Sunteți pe pagina 1din 84

1

Al Berto: um corpo de incndio no jardim da melancolia

Por Tatiana Pequeno da Silva Departamento de Letras Vernculas

Dissertao de Mestrado em Letras Vernculas, rea de Concentrao: Literatura Portuguesa, apresentada Coordenao dos Cursos de Ps-Graduao da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito para obteno do ttulo de Mestre em Letras Vernculas. Orientador: Professor Doutor Jorge Fernandes da Silveira.

Rio de Janeiro, 1. Semestre de 2006 DEFESA DE DISSERTAO

PEQUENO DA SILVA, Tatiana. Al Berto: um corpo de incndio no jardim da melancolia. Dissertao de Mestrado em Letras Vernculas. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, UFRJ, 2006.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________________________ Orientador: Professor Doutor Jorge Fernandes da Silveira - UFRJ

___________________________________________________________ Professor Doutor Mrio Csar Lugarinho - UFF

___________________________________________________________ Professora Doutora Teresa Cristina Cerdeira da Silva - UFRJ

SUPLENTES:

_____________________________________________________________ Professora Doutora Ida Maria Santos Ferreira Alves - UFF

______________________________________________________________ Professora Doutora Mnica do Nascimento Figueiredo - UFRJ

Defendida a dissertao: Em ________/__________________/2006

Para meu pai Elmir, pela msica. Para meu tio Rolando, pela poesia. E para o meu av Sebastio, pela linguagem do desassossego. Todos in memoriam. AGRADECIMENTOS

minha me Maria da Graa pelas mais evidentes e todas razes. Porque eu muito pouco seria, no fosse tanto amor, lucidez e fora. minha irm Fernanda pela fora do afeto & todas as suas ligaes com seda e ao. Ao meu irmo Marcelo, pela retido, pelos silncios e todos incentivos. Alice, pela amizade, o carinho contnuo e pelos muitos livros que me ensinaram tanto. Ao Raphael, o meu anverso da melancolia, por toda alegria, espontaneidade e sorrisos. Zez, que me ensinou sobre a vida. Ao Sandro, companheiro de (quase) todas as horas, pela convivncia, amizade, exemplo e tudo o que me ensinou e estimulou a entender o que de fato Pesquisa. Aqui registro meu carinho, minha admirao e toda minha gratido, sobretudo pela presena nas horas em que desistir parecia sempre mais fcil e porque me mostrou o alm di unillimitata gioia. Aos amigos Andr Abreu, Marcel Amorim, Isabel Carneiro, Fbio Portugal, Juliana Berlim, Victor, Hugo Langone, Luisa Marques e Pedro Kalil, porque estiveram sempre muito perto apesar de, s vezes, to longe. Ao Bruno (BG), meu fornecedor nico de udio al bertiano com espaos para Nina Simone. Ceclia, pela amizade de tantos anos, pela confiana e pelo amor. Ao Mauro, pelo que aprendi atravs de toda (s) a (s) experincia (s) da Poesia. Ao Fausto, por Rachels e pelo primeiro Al Berto. Ao Rogrio, pelo Low, por Meape e pelos meus rins. Pelo o segundo Al Berto & aquela hortnsia dentro do meu Anjo Mudo. Ao Fbio, que me dizia coisas quando eu s pensava no silncio. Ao Gustavo, meu doce amigo mais recente, pelos dilogos al bertianos frutos nem sempre de melancolia, todas as horas. Ao Emerson, pela doura e alegria de sempre amigo to querido e apaziguador dos ltimos dias to angustiados.

Ao Luiz Cludio Maffei, companheiro de poesia. Pela confiana & pelas palavras sempre to ternas. Aos professores Joo Ramos e Zulene Reis do Colgio Pedro II, que desde o primeiro ano do ensino mdio estimularam em mim o encantamento pelas Letras. Professora Ana Flvia Lopes Magela Gerhardt, pelas viagens, pela morfologia e por todos os abraos na ocasio de no estar s. Professora Ana Alencar, pelos dilogos ps-estruturalistas e por ter sido a primeira a me apontar possveis relaes entre Al Berto e Deleuze. Professora Maria de Lourdes Soares, pela delicadeza nica e porque compreendeu minha paixo, ainda na graduao, durante um curso optativo sobre Erotismo em Literatura Portuguesa. Professora Mnica Figueiredo pelos conselhos mais recentes, ensinamentos ltimos e prazeres oitocentistas. Reitero minha admirao e agradeo todas as acolhidas no sem-fim de conversas. Agradeo o carinho e o conforto e as muitas conversas quando, em geral, de pouco tempo dispunha. Professora Teresa Cerdeira, minha Mestra para sempre, por ter sido a primeira a acreditar que havia um encantamento em mim pelas coisas portuguesas e por ter me ensinado tanto sobre tudo. Por ter sido a primeira a reconhecer em mim a paixo pela poesia nos anos em que os livros no tinham ainda minha total ateno, mas tinham meu entusiasmo. Aqui registro a minha admirao contnua e apaixonada desde Literatura Portuguesa I. Ao meu to querido orientador, Jorge Fernandes da Silveira, meu Mestre de Poesia, por tudo que me ensinou. A ele todo meu carinho e agradecimento por toda a pacincia, pelos conselhos e pela leitura pontual de cada frase escrita que eu apresentava nas tardes em que muitas vezes cansado, pacientemente corrigia meu texto e me ensinava. E porque me encantou desde o dia em que, ainda na graduao, o ouvi falar de Luiza Neto Jorge.

Cleidi, Cristiane, Danieli, Danielle, Elias, Helen, Marcelle, Priscila, Tnia, Juliana e Renata aqueles que muitas vezes sofreram com minha paixo irritadia pelas coisas portuguesas. Aquelas que me fazem cada vez mais aprender a ser Mestre, aprendendo. Celeste, Waldenea, Magda, Maristela, Rosana, Rita, Syleide e Wanessa, pela doura e pelo carinho, a seu modo cada uma. Ao Departamento de Letras Vernculas, particularmente Professora Clia Lopes, pelo envolvimento, apoio e incentivo aos bolsistas. Fundao CAPES, pela oportunidade da bolsa concedida.

O mundo o conjunto dos sintomas cuja doena se confunde com o homem. A literatura aparece, ento, como um empreendimento de sade: no que o escritor tenha forosamente uma sade de ferro (...) mas ele goza de uma frgil sade irresistvel , que provm do fato de ter visto e ouvido coisas demasiado grandes para ele, fortes demais, irrespirveis, cuja passagem o esgota, dando-lhe contudo devires que uma gorda sade dominante tornaria impossveis. Do que viu e ouviu, o escritor regressa com os olhos vermelhos, com os tmpanos perfurados. Qual sade bastaria para libertar a vida em toda parte onde esteja aprisionada pelo homem e no homem, pelos organismos e gneros e no interior deles? Gilles Deleuze, A Literatura e a Vida . Vi demais. A viso revia pelos ares. Tive demais. Sons de cidade, tarde, e ao sol, e sempres. Soube demais. As paradas da vida. sons e Vises! Partida entre afeto e rudo novos! Jean-Nicolas Arthur Rimbaud, Partida. ...amamos os que arriscam tudo, tanto na poesia como na filosofia. S nos seduzem os espritos que se destruram por terem querido dar um sentido sua vida. E. M. Cioran, A tentao de existir .

Aqui te fao os relatos simples dessas embarcaes perdidas no eco do tempo cujos nomes e proveito de mercadorias ainda hoje transitam de solido em solido. Al Berto, Salsugem .

RESUMO PEQUENO DA SILVA, Tatiana. Al Berto: (entre) o horto e o incndio. Rio de Janeiro, 2006. Dissertao (Mestrado em Letras Vernculas). Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro.86p. Leitura da obra Horto de Incndio, do poeta portugus Al Berto ( Alberto Raposo Pidwell Tavares) orientada por uma viso terica da melancolia segundo Eduardo Loureno e Moacyr Scliar, com referncias a alguns outros pensadores que estabeleceram algum critrio no entendimento dessa manifestao tanto social, fisiolgica quanto filosfica. A partir do entendimento de uma historiografia da melancolia primeiramente ocidental e depois portuguesa, possvel depreender as razes que caracterizam esta ltima obra al bertiana como um discurso da inquietude, do desassossego e da morte. Inegavelmente portugus, o enunciador potico dos textos de Al Berto leva-nos a crer que sua dor reside sobretudo numa ferida existencial, aguada por todo um imaginrio cultural que o estimula a tecer uma potica de adeuses. A memria e a nostalgia tambm acompanham a via-sacra de um devir marcado pela busca do phrmakon, elixir que para alm de sua farmacutica o sinnimo da escrita, cuja existncia s pde ser efetivada na superao da primeira morada do silncio, conforme o prprio poeta esclarecia desde os primeiros livros. Assim, encontrados estes elementos que circundam a melancolia (nostalgia, memria, trnsito, dor e desassossego) possvel apontar Horto de Incndio como um projeto discursivo da morte, cuja celebrao foi devidamente ritualizada no Coliseu de Lisboa, a 20 de novembro de 1996.

Palavras-chave: Poesia portuguesa, Al Berto, Melancolia.

RESUMEN

PEQUENO DA SILVA, Tatiana. Al Berto: (entre) o horto e o incndio. Rio de Janeiro, 2006. Dissertao (Mestrado em Letras Vernculas). Faculdade de Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 86p. Lectura de la obra Horto de Incndio, del poeta portugus Al Berto ( Alberto Raposo Pidwell Tavares) orientada por una visin terica de la melancola segundo Eduardo Loureno y Moacyr Scliar, con referencias a algunos otros pensadores que establecieron algn criterio en el entendimiento de esa manifestacin tanto social, fisiolgica como filosfica. A partir del entendimiento de una historiografa de la melancola, primeramente occidental y luego portuguesa, es posible identificar las razones que caracterizan esta ltima obra al bertiana como un discurso de la inquietud, del desasosego y de la muerte. Inegablemente portugus, el enunciador potico de los textos de Al Berto nos lleva a creer que su dolor reside, sobretodo, en una herida existencial, puesta en relieve por un imaginario cultural que lo estimula a tejer una potica de adioses. La memoria y la nostalgia tambin acompaan la va sacra de un devir marcado por la bsqueda del phrmakon, elixir que para adems de su farmaceutica es el sinnimo de la escritura, cuya existencia slo ha podido ser efectivada en la superacin de la primera morada del silencio, conforme el propio poeta esclareca desde sus primeros libros. Entonces, encontrados estos elementos que rodean la melancola (nostalgia, memoria, trfico, dolor y desasosego) es posible apuntar Horto de Incndio como un proyecto discursivo de la muerte, cuya celebracin ha sido debidamente ritualizada en el Coliseu de Lisboa, a los 20 de noviembre de 1996.

SUMRIO

10

1. Introduo...............................................................................................11 2. Sobre Poesia ...........................................................................................16 3. Este corpo de incndio ..........................................................................32 4. Breve Histria da Melancolia ..............................................................42 4.1 Da Melancolia Portuguesa .............................................................52 5. Para alm dos Jardins ..........................................................................56 6. Rimbaud & a Morte .............................................................................73 7. Consideraes Finais ............................................................................80 8. Referncias Bibliogrficas .................................................................. 83

11

1. INTRODUO No ano de 2000, cursando ainda Literatura Portuguesa I na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ouvi a professora Teresa Cerdeira ler o poema
1

Sebastio Rei de Fiama Hasse Pais Brando. A leitura apaixonada e comovente fez-me ir atrs desta poeta que tanto me encantou. Das tardes em que pesquisei na biblioteca Jos de Alencar todas as formas possveis para o nome completo desta poeta, acabei chegando ao livro daquele que meu orientador de agora. Conversando com colegas de Internet, via salas de bate-papo sobre poesia, comentei sobre Fiama e tudo que havia lido sobre o Poesia 61. Uma destas pessoas que um pouco melhor me conhecia, disse Mas Fiama muito austera. Conheo um poeta que se parece mais com voc. Apresentou-me ento um link para uma pgina de Internet, ainda em construo, que esboava textos de Al Berto. Lembro dos primeiros versos de O Medo (I) que li:
29 de Julho por trs de cada verso nasce uma ave, um silncio ferido, ou um mineral que se enterra slaba a slaba no corpo, esto contaminados de claridade os alicerces daquilo que escrevo. Uma cidade exterminadora vem do odor da tinta permanente, palavra a palavra escavo no corao do texto. Por trs de cada poema existe o corpo que o gerou num instante de pnico . Mas uma dvida persiste, nada fica acabado, definitivo. Ilumina-se outro corpo pela insnia, desassossegado. Nenhuma mscara consegue esconder, nem proteger o rosto magoado. Nenhuma imagem tua se revela no acar das veias.

(AL BERTO, 1997, p.231) Passei a procurar avidamente por qualquer texto que fizesse referncia a Al Berto. Busquei teses, dissertaes, artigos e s o que achava, a princpio, eram textos disponveis na Web. Comprei O Medo e o li em dois dias. Terminada a leitura, eu que entrara na Faculdade de Letras para poder estudar aprofundadamente a poesia de Ana Cristina Cesar, decidi por fazer ps-graduao em Literatura Portuguesa por causa do arrebatamento que toda a poesia
1

Optei por utilizar a primeira pessoa do singular apenas na Introduo desta dissertao exatamente por caracterizar esta parte de forma subjetiva, apesar de nesta parte existirem as principais intenes que s as subjetividades da leitura de poesia foram capazes de, mais tarde, amadurecer uma linguagem (supostamente) cientfica.

12

portuguesa havia me causado. E categoricamente posso dizer que os professores das seis disciplinas de Literatura Portuguesa que cursei incentivaram-me, ainda que indiretamente, pois aguaram em mim a crtica, a reflexo terica, importante para entender a literatura alm de sua linha unicamente hermtica. E tambm deram-me condies intelectuais para ir adiante nos estudos de Letras Vernculas. Os trabalhos j confeccionados que tratam exclusivamente da poesia al bertiana so poucos. As maiores referncias referem-se s obras do jovem ensasta portugus Manuel de Freitas: Me, Myself and I: autobiografia e imobilidade na poesia de Al Berto e Noite dos Espelhos. H ainda Joaquim Manuel Magalhes a dedicar algumas pginas de seus Um Pouco da Morte e Os Dois Crepsculos sobre a poesia portuguesa actual e outras crnicas sobre Al Berto. Fernando Pinto do Amaral, em sua reunio de ensaios O Mosaico Fluido, apresenta um texto-chave que guiar este trabalho: Al Berto: um lirismo do excesso e da melancolia. No Brasil, pelo menos na regio sudeste, os artigos pioneiros so os de Mrio Csar Lugarinho, professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua abordagem reside principalmente na questo enunciatria do homoerotismo, a partir da leitura de Al Berto como poeta queer, levando em considerao a ambincia portuguesa. Atualmente, os trabalhos que abordam exclusivamente a potica al bertiana so os de Gustavo Cerqueira-Guimares, uma Dissertao de Mestrado (Al Berto procura do vento no jardim dagosto) em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Geral (UFMG), j defendida, alm ainda de uma outra Dissertao, tambm da UFMG de Alexsandra Cortes, ainda sem ttulo, que compara Cesrio Verde ao autor do corpus que escolhi para compor este trabalho. Em nvel de Doutorado, importante a tese de Emerson da Cruz Incio (UFRJ), defendida e aprovada sob a orientao tambm do professor Doutor Jorge Fernandes da Silveira, cuja abordagem pretende relacionar Al Berto a uma herana histrica de carter

13

homoertico, evidenciada sobretudo pela marca invisvel das vanguardas de Orpheu e Presena. A delimitao deste trabalho consiste numa abordagem investigativa acerca da melancolia (e seus desdobramentos semnticos) no ltimo livro publicado em vida, de Al Berto, intitulado Horto de Incndio. Para tanto, pretendemos pesquisar bibliograficamente o percurso histrico do conceito de melancolia para enfim entend-la em seus mltiplos aspectos e mltiplas referncias dentro da poesia al bertiana. A inteno de trabalhar com uma abordagem sobre a melancolia pde ser amadurecida a partir da leitura do texto j acima citado de Fernando Pinto do Amaral, especialista acadmico e potico no tema com a publicao de um conjunto de ensaios chamado Na rbita de Saturno, alm de seu emblemtico livro de poemas intitulado Acedia .
2

Os objetivos aqui pretendidos podem ento ser seguidamente apontados: i) encontrar os principais vestgios de uma enunciao potica melanclica; ii) apontar as principais relaes que esta melancolia mantm com o imaginrio cultural e artstico portugus; iii) depreender os principais desdobramentos desta melancolia e relacion-los a uma escrita da morte do sujeito lrico. As hipteses com que trabalho so, portanto: i) Horto de Incndio, ltimo livro de Al Berto, possui um tom melanclico que o aproxima de uma escrita trgica em sua dimenso existencial; ii) Horto de Incndio a escrita da contingncia final: a morte; iii) A melancolia presente em Horto de Incndio resultado tambm de uma predisposio artstico-cultural existente no imaginrio portugus. Seguindo estes parmetros, optei por esboar no segundo captulo um breve percurso histrico da lrica ocidental. Ainda neste captulo, delimito mais o foco e percorro, tambm em poucas palavras, uma breve trajetria do lirismo portugus, at finalmente chegar na lrica
2 Acedia

uma derivao do processo melanclico por que passam os monges medievais que escolhem a ascese como caminho. A grafia tambm alternada: em Portugal verifica-se Acdia, enquanto no Brasil optase pela ausncia da acentuao.

14

portuguesa que se configura a partir das ltimas dcadas do sculo XX, contexto do qual emerge Al Berto, no comeo dos anos setenta. Em funo disto, no terceiro captulo deste trabalho optei por uma viso panormica da obra de Al Berto, na medida em que o fato de trabalhar com o ltimo livro deste autor exige buscar as devidas recorrncias temticas e estruturais que se constroem ao longo de uma obra de mais de vinte anos de escrita. No quarto captulo, que consiste numa fundamentao terica sobre a melancolia, procurei equacionar as linhas histricas deste assunto com o seu estatuto legitimamente portugus inscrito nas principais leituras que buscam compreender o espao deste conceito aliado temtica da saudade e do trauma, numa literatura que, ciclicamente, construda sobre uma potica de adeuses e de traumas. Finalmente, no quinto e ltimo captulo, interessa-me aprofundar algumas reflexes j anteriormente sugeridas, sobretudo no que se refere a uma leitura mais atenciosa sobre os poemas que compem Horto de Incndio, buscando entender as relaes a existentes entre a melancolia, a morte e uma escrita que confirma, com isso, seu estatuto trgico. Cabe mencionar tambm que, apesar de circundar determinados temas que se aproximam da melancolia, esta Dissertao de Mestrado no tem a inteno de explor-los, como o caso da Memria e da Nostalgia. Esses temas, ainda que relacionados ao universo al bertiano, sero evidentemente mais aprofundados numa outra esfera concernente a outros contextos.

15

Dessa forma, aproveito tambm para esclarecer que a pertinncia da enunciao homoertica na poesia al bertiana evidente, mas no ser tomada como norte neste trabalho, uma vez que a delimitao do nosso tema e do nosso corpus j foram anteriormente explicitados. Pretendo assim apresentar, em princpio, uma estratgia que se constri em abismo: primeiro falar de uma arte que pressupe uma relao com os liames da existncia. Em seguida, a opo diz respeito a uma categoria menos geral: a lrica portuguesa. At finalmente chegar na lrica al bertiana, limitando tambm a um tema, o da melancolia. Com exceo do captulo que se refere histria da melancolia, preocupei-me em localizar seguidamente as informaes com o texto potico al bertiano. E apesar de serem os dois ltimos captulos os responsveis por uma leitura mais aprofundada sobre o Horto de Incndio, insisto no fato de que desde o primeiro captulo busco preparar o leitor, informandolhe sobre questes primeiras ao longo da obra de Al Berto, uma vez que uma ltima obra pressupe a existncia de inmeras outras, marcadas evidentemente por variados problemas. Aproveito tambm para esclarecer que as leituras aqui estabelecidas no tm a inteno de encerrar a poesia de Al Berto. Como no h, pelo menos que eu conhea, nenhum trabalho mais aprofundado, que trate exclusivamente da(s) temtica(s) de Horto de Incndio, julgo

conveniente apontar que esta Dissertao pretende ser, antes de mais nada, dilogo. E como tal supe quase infinitas trocas.

2. SOBRE POESIA
Desce-me o frio dos suores, tremo toda e mais plida que a palha torno-me: na estreita fenda entre o viver e morte pareo-me estar

16

Safo de Lesbos, Tudo o que restou (fragmentos).

A lrica universal no mais do que a perptua tentativa trazer superfcie a barca afundada dos nossos momentos de eternidade. A poesia antiga conhecia bem a dor inexprimvel do tempo que foge, fonte originria da melancolia. Eduardo Loureno, Mitologia da Saudade .

A gnese da lrica ocidental nos leva ao seu percurso desde a Grcia antiga. O que nos resta disso pode servir para que entendamos sua dimenso to remota, e do que ela tratava, na medida em que compunha social e subjetivamente um papel comunicativo, seno para o outro, para o prprio sujeito-poeta. A aporia que tanto a poesia dita ps-moderna considera como principal referncia, tambm mote nos confins de uma histria que leva em considerao a estreita fenda entre o viver e morte to sutilmente explicitadas nos nossos fragmentos epigrficos. Costuma ser curioso, ainda hoje, discutirmos o papel que a arte representa para o mundo concreto, social e to maquinariamente bem-sucedido, mas cheio de vos criados exatamente ali, onde a dimenso mais prosaica no consegue preencher. Entretanto, na tentativa de compreender, ou pelo menos ocupar o lugar exato daquilo que no pode ser nomeado, pelo simples fato de no ser conhecido, permanecemos tentando encontrar linguagem para ir fugir do nosso desamparo genesaco. Ainda que no saibamos nomear especificamente, tanto a arte quanto a filosofia tentaram refletir acerca desse embate do homem contra sua prpria contingncia, mormente diante daquilo que o progresso, a barbrie, os clones, o mapeamento dos cdigos genticos e toda a evoluo informtica no conseguiram resolver... ou silenciar. Nietzsche, apesar de sua

abissal melancolia, encontra fora da ordem ortodoxa do discurso uma das grandes chaves humanas, ao dizer que no Nascimento da tragdia que a arte existiria para que a verdade no nos destrusse.

17

Nos primrdios da histria da literatura, a lrica no ocupa o lugar de destaque porque surge somente aps a epopia homrica. As medidas sficas, que nomeiam at hoje versos de medida especfica, surgem paralelamente produo de Alceu, tornando-se a malha sobre a qual a poesia subjetiva grega ser tecida: a partir da que Anacreonte, Pndaro e Simonides cantam em odes aquilo que a poesia da coletividade e de heris no abarcava. neste contexto, nos sculos quarto e quinto antes de Cristo que a lrica ocidental ento germina para depois influenciar a sua verso latina, seguida por Ovdio, e posteriormente por Juvenal e Marcial, ainda que no com as mesmas caractersticas dos anteriores. Esta

raiz grega da lyriks, verificada desde o sculo VII a.C, traz em sua gnese o carter musical, da melodia aliada palavra. O valor unicamente verbal s se esboa a partir do Renascimento, com o desenvolvimento de ideais antropocntricos que acompanhavam a relao do Homem com seu meio, em funo de uma troca cuja consistncia gira em torno do acentuado carter individualista. Um exemplo clssico disso o que veremos no captulo referente breve histria da melancolia, pois no toa que neste contexto humanista apontaremos densas discusses sobre a conotao deste estado de alma que tambm aumenta medida que o individualismo se desdobra. Voltando, no entanto, ao seu percurso ocidental, a lrica chega no comeo da Idade Mdia para permanecer em correspondncia com a msica, sobretudo atravs dos instrumentos de corda como o alade, a viola de gamba e a guitarra, o que pode ser comprovado atravs dos cancioneiros medievais ibricos. Conforme a lrica vai se desmembrando de sua mediao unicamente musical, vai aumentando sua caracterstica de conjunto de palavras melodiosas. interessante entendermos o que alguns crticos mais contemporneos dizem a respeito da potica do lirismo. Se levarmos em considerao, por exemplo, a leitura que Emil Staiger em seu Conceitos Fundamentais da Potica (1975) prope sobre o assunto, estaremos de certo modo, contradizendo o que a prpria gnese da lrica diz: Aristteles responde sua prpria

18

pergunta, dizendo que se um tratado mdico por ventura for escrito em versos isto no ser poesia. O destaque dado mtrica por Staiger abdica da prpria presena marcante da subjetividade, levando-a em considerao somente no final de sua anlise. A inteno de Staiger, no entanto, parece ser amenizada dada a insistncia do terico em relao solido inequvoca do poeta. Interessa-nos, agora,

localizar a especificidade de uma poesia europia. A lrica medieval ibrica marcada por uma melancolia inerente ao estatuto europeu medieval. repleta pela gravidade dos abismos sociais, explicitados nas pirmides sociais que se reificam nos cantares de amor, por exemplo. A impossibilidade da efetivao do relacionamento traz tona a coyta amorosa, mote contnuo de um doloroso jogo no qual a improbabilidade, a infelicidade e a impossibilidade so apenas variaes semnticas para a inexistncia da dimenso do desejo humano. A tarefa do cavaleiro tambm a de cantar e dominar o seu corpo e sua dor para que o morrer damor seja apenas literrio, uma vez que o brao forte da Igreja define a tica, a moral e, claro, os interditos que somente a arte capaz de tornar discurso, ainda que seja apenas para igualar a viso ao desejo, conforme nos mostram as cantigas de amor. Paralelamente, as cantigas de amigo efetivam o atender feminino, conseqente da posio ininterruptamente marcada pela passividade e por uma espera muitas vezes interminvel. O sculo XIII particularmente importante para a arte europia, na medida em que configura a trade constelao literria do Trecento: Dante, Petrarca e Boccaccio. Os poetas seguiram a escola do Dolce Stilo Nuovo fundada por Guido Guinizelli, considerando a partir de ento novas premissas que diziam respeito ao conceito do feminino, mas sobretudo em relao estrutura formal da poesia por meio dos sonetos decassilbicos e tambm em relao lngua na qual eram os textos escritos. Em substituio do latim, percebemos a o uso de lnguas menos prestigiosas, e no caso de Dante, o florentino. Francesco Petrarca no sculo XIV reafirma alguns dos preceitos defendidos pelo autor da Divina Comdia, produzindo uma

19

poesia voltada para a exaltao do feminino inefvel baseada no neoplatonismo e na retomada da Filosofia Antiga, evidentemente Platnica e com a influncia de Bocio. Na passagem scio-econmica que se d entre o medievo e suas relaes de suserania e vassalagem, o valor monetrio ganha fora atravs do mercantilismo e da mudana do quadro social configurado na Idade Moderna. Em 1453, a tomada de Constantinopla pelos turcos, a ascenso dos Reis Catlicos (Fernando de Arago e Isabel de Castela) em 1469 confirmam definitivamente o fim da Idade Mdia e o comeo da Modernidade histrica, em geral tambm por conta da tomada de Granada por Fernando e Isabel em 1492. Nossa inteno aqui, no a de estabelecer um rigor de demarcaes historicamente intransigentes, inclusive pelo fato de nem mesmo os historiadores precisarem tal posicionamento. Verificamos por exemplo CURTIUS (1996, p. 56) apontar o problema:
Se retomarmos o problema da periodizao da histria ocorre logo a pergunta: quando termina a Idade Mdia? Quando verdadeiramente comeou a Idade Moderna? A resposta pode variam conforme se tome por ponto de partida a histria poltica ou a histria espiritual. Desde 1492 aparecem na Europa Ocidental, como novos complexos histricos, os modernos Estados Nacionais. A Itlia quer que a Idade Moderna comece com a Renascena, e a Alemanha, com a Reforma.

No que diz respeito ao desenvolvimento da lrica na Pennsula Ibrica, podemos verificar que conforme o trnsito jogralesco vai se definhando, mais a poesia encontra o seu momento de declnio. somente posteriormente, com o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende que a lrica portuguesa reencontra a sua trilha por meio da potica palaciana, na qual verificam-se novas postulaes formais:

20

O confronto do Cancioneiro Geral com os cancioneiros primitivos revela-nos, por outro lado, que a velha estrutura paralelstica e repetitiva cara no esquecimento. Agora, a estrutura mais usual de inspirao castelhana, e como razes, ao que parece, no folclore castelhano consiste na glosa, volta (ou desenvolvimento) de um mote colocado cabea da poesia e repetvel como refro. Conforme a maneira e encadear o mote e as voltas, assim se distinguiam diversas formas mtricas: o vilancete compe-se de um mote de dois ou trs versos e de uma volta de sete, sendo o ltimo a repetio, com ou sem variantes, do verso; a cantiga, de tom mais grave e convencional consta de um mote de quatro ou cinco versos e de uma glosa de oito, nove ou dez, com a mesma repetio parcial ou total do mote no final da glosa (...) So cultivados outros gneros mais livres, como a esparsa, composio de uma estrofe s, que varia entre oito, nove e dez versos, e as composies sem nmero determinado de estrofes. Este conjunto de formas versificatrias, com preferncia pela redondilha, constitui aquilo que no sculo XVI se chamar a medida velha, contraposta ao estilo novo, de inspirao italiana, que vir a ser consagrado entre ns por S de Miranda. (LOPES & SARAIVA, 2000, p. 160)

Em seguida, possvel encontrar Francisco S de Miranda, tambm um exmio contribuidor do Cancioneiro Geral, um sujeito que configura em sua potica alguns dos ideais anteriormente propostos pelo Renascimento. Atravs de sua adeso ao estilo novo podemos depreender a importncia de sua viagem Itlia, onde apreende algumas das caractersticas da potica petrarquista para em Portugal enfim divulgar as novidades literrias de ento. Evidenciando problemas entre uma razo religiosa e uma vontade que se aproxima do desejo, S de Miranda relativiza o jogo de descontentamentos que a sua poesia, de acordo com LOPES & SARAIVA (2000). Mas o que de fato nos interessa mostrar aqui algumas matrizes que se constroem na ortodoxia literria portuguesa, ainda que para isso recorramos ou tenhamos recorrido a alguns modelos franceses, italianos ou espanhis. E para isto optamos por agora, selecionar nominalmente algumas dessas matrizes, responsveis por uma edificao no imaginrio cultural lusitano de um conceitual desassossego, marcado em cada poca por algumas aproximaes semnticas que nos levam at a melancolia. Conforme aponta LOURENO (1999), a melancolia europia possui relaes evidentes com o Leal Conselheiro de Dom Duarte no sculo XV, fato que para o ensasta portugus atribui uma singularidade no que diz respeito literatura portuguesa:

21

Os poetas j tinham adivinhado ou exprimido tudo isso por meio do glosar infinito dos tormentos ou das contradies do amor. O que muda a idia ou o papel desse mesmo amor. Na Renascena, com Bernadim Ribeiro e Cames, o amor torna-se viso do mundo, na medida em que a saudade o sublima ou transfigura. A saudade j no objeto de controvrsia. um sentimento avassalador que impregna as pginas do mais belo livro alguma vez escrito em lngua portuguesa, as Saudades, de Bernadim Ribeiro, de uma melancolia suave e dilacerante, como se a saudade mesma se tivesse volvido em escrita. Do mesmo modo, em Cames, em particular nas Canes, a saudade converte-se em canto dedicado a uma ausncia que no somente a do ser amado ou da ptria perdida, mas angstia do ser que vive, pela primeira vez na cultura portuguesa, como Filho do Tempo, quer dizer, como seu prisioneiro. Tudo se passa como se a saudade, consolao do inconsolvel, tocasse os limites da felicidade magoada que destila. Pode dizer-se que se operar nela uma converso, quando a saudade se confundir com a aspirao mais alta realidade e se descobre como lembrana da verdadeira cidade a Jerusalm celeste onde a ferida do amor humano e a ferida mais funda da nossa finitude encontram remdio. (LOURENO, 1999, p. 28)

Dessa forma, tencionamos encontrar em Cames talvez quase todos os elementos que, convergidos, sejam capazes de nos levar a uma, provavelmente a maior, das matrizes melanclicas da literatura portuguesa. Por motivos que pretendemos expor, a cultura portuguesa encontra em Cames o seu Prncipe, colocado em pedestal em funo de seu desajuste com o prprio presente. E tudo o que sente o desconcerto de estar no mundo, cuja operacionalizao realiza uma das mais notveis fissuras entre o sujeito que se encontra diante de um exerccio que parece improdutivo: existir. Nas suas palavras este poeta de triste figura melhor esclarece o que buscamos dizer:

Porque aqueles que esto na noite escura, nunca sentiro tanto o triste abiso, se ignorarem o bem do Paraso. Cano, n mais, que j no sei que digo; mas porque a dor me seja menos forte, diga o prego a causa desta morte. 3

Ou ainda nos sonetos pungentes e cuja citao decerto ocuparia grande parte deste trabalho, como, por exemplo, nos versos de No mundo quis um tempo que se achasse, ou at a
3

CAMES, Lus Vaz de. Canes e Elegias . Direo Literria Dr. lvaro Jlio da Costa Pimpo. Disponvel em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/autores/camoes/cancoeselegias/cancoeselegias_texto.html acessado em 20 de novembro de 2005 s 02:50h.

22

constatao camoniana da premissa amorosa do leitor para o entendimento de sua poesia em Enquanto quis Fortuna que tivesse e em Eu cantarei de amor to docemente.
4

A desventura e a inquietude presentificam o sujeito lrico camoniano, uma vez que este moderniza uma potica renascentista por meio de uma vanguarda melanclica, antecipando o labirinto maneirista de ser e a impreciso barroca aliada a uma fragmentao melanclica levada a cabo pela contemporaneidade. Dessa forma, ainda que a dor de existir de Cames seja vinculada condio Amorosa, o que se verifica uma tendncia do poeta de sabiamente articular a sua dialtica de contrrios, estando no mundo como estrangeiro, mas tambm como ser que busca a compreenso das menores coisas que totalizam o mundo. Al Berto, o poeta do trnsito e da inquietude encerra (ou disponibiliza?) a condio errante, promovendo, tambm no seu tempo, uma potica sisfica cujas bases so tambm a dilacerao do sujeito em nome do amor, ainda que to ps-modernamente. Pensamos que a poesia al bertiana dialoga com a camoniana na medida em que a primeira tambm um intertexto cultural de toda uma tradio portuguesa. evidente que Al Berto possua tambm outras referncias, sobretudo se levarmos em considerao a obra Noite dos Espelhos (1999) de Manuel de Freitas, no entanto, interessa-nos aqui inscrever o corpus literrio do autor de Horto de Incndio tambm numa tradio portuguesa de pungncia e melancolia. Assim, podemos estabelecer alguns contatos entre Cames e Al Berto, sobretudo no que diz respeito presena insistente de um interlocutor: no primeiro a Senhora, e no segundo um -Te ou Tu; em relao tambm impreciso do que sentido pelo sujeito lrico e tambm por conta de uma tendncia hiprbole na tentativa de descrever tal desconcerto:

Tanto de meu estado me acho incerto Que em vivo ardor tremendo estou de frio; Sem causa, juntamente choro e rio; O mundo todo abarco e nada aperto

tudo quanto sinto um desconcerto ;


4 Cf.

SILVEIRA (2003), mais especificamente o ensaio O que move o amor na poesia de Cames.

23

Da alma um fogo me sai, da vista um rio Agora espero, agora desconfio Agora desvario , agora acerto. Estando em terra, chego ao Cu voando. Nu hora acho mil anos, e de jeito Que em mil anos no posso achar u hora. Se me pergunta algum porque assim ando, Respondo que no sei; porm suspeito Que s porque vos vi, minha Senhora.5 I Escrevo-te a sentir tudo isto e num instante de maior lucidez poderia ser o rio as cabras escondendo do delicado tilintar dos guizos nos sais de prata da fotografia Poderia erguer-me como o castanheiro dos contos sussurrados junto ao fogo E deambular trmulo com as aves ou acompanhar a sulfrica borboleta revelando-se na saliva dos lbios Poderia imitar aquele pastor ou confundir-me com o sonho de cidade que a pouco e pouco morde a sua imobilidade Habito neste pas de gua por engano So-me necessrias imagens radiografias de ossos Rostos desfocados mos sobre corpos impressos no papel e nos espelhos repara nada mais possuo a no ser este recado que hoje segue manchado de finos bagos de rom repara como o corao de papel amareleceu no esquecimento de te amar ( AL BERTO, 1997, p. 175)

Tambm nos parece conveniente levar em considerao a relao de impotncia que a voz do poeta eleva n Os Lusadas, ainda que no se trate de lrica, j que o seu n mais, repete-se tambm noutros poemas. E curiosamente, Al Berto um poeta do mar. Mas do mar da Sereia em plstico portugus, das guas repletas de preservativos e lixo que destroem o mito nacional. H outras inmeras possibilidades de dilogo entre Cames e a poesia al bertiana. Como nas Trs Cartas da Memrias das ndias ou ainda num dos textos mais melanclicos que dialogam com o mar portugus: Salsugem. Curiosamente, neste ltimo texto que mencionamos, h uma dupla possibilidade: entend-lo como intertexto medieval, na

CAMES, Lus de. Obra Completa . Rio de Janeiro, Editora Aguilar: 1963. p. 112, grifos nossos.

24

medida em que funciona como interao tanto do masculino quanto do feminino com a natureza, e na sua maioria com o mar e os seus elementos afins; mas tambm pode ser entendido luz do empreendedorismo mercantilista do sculo XVI com uma voz lrica semelhante a do Velho do Restelo que, em Al Berto, sofre mais que condena a iluso das suaves ndias que no conheo( AL BERTO, 1997, p. 299). Segundo LUGARINHO (1998) possvel encontrar na poesia de Al Berto uma eloqncia que diz respeito a essa intimidade com a tradio martima dos portugueses, uma vez que a poesia al bertiana capaz de tambm transgredir para reconstruir uma poesia a partir do caos poltico e de releituras da mitologia portuguesa do mar e tambm da saudade como memria:
Lidar com o mito aqutico, to caro cultura portuguesa, ao ponto de reconhecer a imobilidade histrica lusitana sobre as guas do mito, o meio de se constituir a crtica prpria cultura a fim de nela inserir novos elementos no previstos, no visveis at ento. Em "O mito da sereia em plstico portugus" Al Berto constitui um discurso crtico inusitado da Histria de Portugal, dialogando e discutindo com os mitos fundadores de sua cultura da maneira como o fascismo os entronizara. (...) Do luso mito aqutico do caminho descoberto, da Histria e do destino cumprido, a imobilidade aqutica do pas submerge, desaparecendo nos desvos de uma identidade.

(LUGARINHO, 1998, p. 07) Acompanhando a evoluo literria, no no sentido de melhora, mas no aspecto do prprio desenrolar histrico que sugere algumas proposies de acordo com a aproximao da Modernidade. Em 1857 Charles Baudelaire publica As Flores do Mal, tornando arte o malestar burgus desprovido de aparente sentido, o que se diferencia um tanto quanto do spleen romntico posto que este tem uma fundamentao em geral amorosa ou oriunda de um excesso da subjetividade. Diferentemente disto, o tdio baudelaireano pode ser tambm compreendido por meio da obra Sobre a Modernidade, longo ensaio de esttica, no qual o poeta advoga em nome do pintor Constantin Guys, imolando a contemporaneidade de sua obra, cujo valor residiria exatamente no fato de tornar paradigma alguns tipos daquele comeo de Decadncia da Paris oitocentista. Dessa forma, a mulher, o militar, o flneur e a cortes, o artista como

25

homem do mundo e sobretudo o dndi capacitariam a desenvolver uma sociologia da arte de ento. Conforme Hugo Friedrich apresenta em Estrutura da Lrica Moderna, a poesia de agora no poderia ser entendida sem que houvesse uma longa reflexo acerca de alguns nomes que compuseram o mosaico potico europeu fin-de-sicle. Baudelaire, Rimbaud e Mallarm sero profundamente estudados, exatamente por terem concebido uma reflexo potica capaz de interagir com as iguais mudanas pelas quais a literatura passava a partir da segunda metade do sculo XIX. Friedrich sugere que a lrica moderna dissonante e no contempla uma relao ipsis litteris com a realidade. Segundo ele, os trs poetas acima mencionados configuram uma constelao prpria porque trouxeram tona conceitos como o de despersonalizao, dissonncia, magia da linguagem, dentre outros. Ainda que tais implicaes no sejam a abordagem explcita com as quais optamos trabalhar nesta Dissertao, interessante notarmos que a teoria friedrichiana abre alguns caminhos relativos especificidade da poesia rimbaudiana, que particularmente nos interessa. Logo, tornar comum tais observaes tambm entender o contexto precedente poesia moderna, como por exemplo o fato de chamar a ateno para a importncia do Romantismo francs, que muito influenciou Baudelaire, Rimbaud e Mallarm, ao trazer para a literatura uma extensa reflexo sobre a dimenso da dor, do sofrimento, da amargura:
A partir das tendncias para a dor dos pr-romnticos do sculo XVIII, estas relaes se inverteram. A alegria e a serenidade desapareceram da literatura. A melancolia e a dor csmica. O romntico Chateaubriand descobre a melancolia sem objeto, eleva a cincia da dor e das angstias meta das artes e interpreta a ciso espiritual como bno do Cristianismo. (...) A conscincia de ser decadente propaga-se e desfrutada como fonte de estmulos inslitos. O destrutivo, mrbido e criminal adquire a categoria de interessante. (...) O conceito do Nada comea a ter sua importncia. (...) assim veremos como estas tendncias continuam em Baudelaire, Rimbaud e Mallarm e como se modificam. (FRIEDRICH, 1978, p. 31)

Um dos modelos al bertianos ,

sem sombra de dvida, Rimbaud, sobretudo se

levarmos em considerao a encenao da Morte em Horto de Incndio, intitulada Morte de

26

Rimbaud. Neste caso, qualquer caracterstica de despersonalizao deve ser questionada, posto que a relao de contigidade entre Rimbaud e Al Berto sugerida comumente pelo segundo, servindo de fonte para intertextos e para uma tentativa de assimilao da biografia rimbaudiana do sujeito lrico al bertiano. Vidente, Bruxo, Adolescente, todos os substantivos para este poeta francs parecem recorrentes e repetitivos. O jovem Arthur Rimbaud escreve em vertigem sua obra at o quase fim de sua adolescncia, tornando poesia o caos e a desorientao (pres)sentidas no seu rompimento com a tradio francesa oitocentista. Abandonando a Frana, viajando pelo mundo desde o ocorrido com Paul Verlaine vive como negociante e traficante de armas num trnsito contnuo, sendo seus nicos escritos aps os dezenove anos terem sido breves cartas e um relatrio burocrtico sobre expedies geogrficas. O gosto de Rimbaud pelo obscuro e pelo inefvel o fez interessar-se pela Alquimia como fonte esotrica e cientfica. A sua contemplao diante das imprecises do mundo, bem como a inteno de que a literatura fosse capaz de abarcar as transies do xtase e da experincia por meio tambm da despersonalizao tornaram-no um admirador de Verlaine, j vinculado ao Simbolismo depois da publicao de seus poemas saturnianos, de forte influncia baudelaireana. Assim, Rimbaud desconstri toda uma tradio voltada ao lirismo do real e da subjetividade senso-comum, dando origem a uma poesia pag, melodiosa, branca, iluminada. propsito da relao Rimbaud Al Berto, cabe-nos apontar que o texto contido em Horto de Incndio no o nico: h tambm uma outra evidncia bvia cujo ttulo Vestgios do Poema Morto / Arthur Rimbaud e est contida no ltimo Anjo Mudo. Trata-se de um gnero que se aproxima da carta, escrita em primeira pessoa, como se fosse o prprio poeta francs. O lirismo do texto pode ser entendido pelo seu tom melanclico que se delineia em meio solido mais absoluta em dilogo com fatos sugeridos pela biografia de ambos. O Eu al bertiano carrega o valor da experincia e conjuga ruptura imposta pela literatura de Rimbaud

27

uma celebrao da juventude, da graa e da concepo mais genuna, mas tambm nadificao humana e s asceses mais puras. De forma que este texto tambm operacionaliza uma finalizao do drama, encerrando na imagem, na personalizao rimbaudiana toda a inspirao potica que a finalmente falece e perece dada a realidade da ltima linha: A perna amputada, o mapa da Abissnia ( AL BERTO, 2000, p. 113.) Para concluirmos enfim este captulo e avanarmos na lrica portuguesa, talvez fosse importante nomearmos j aquele que consideramos a segunda matriz potica al bertiana: Cesrio Verde, poeta finissecular oitocentista. Cesrio o poeta da mais completa vertigem, instalado defronte ao mar ptrido da Civilizao. o poeta do nojo, do tdio e da realidade impressionista, como que de quadros pintados a leos amarelecidos e ftidos. Flneur a (re)conhecer o mundo tal qual Al Berto, Cesrio deambula no Sentimento dum Ocidental at chegar no mais crepuscular Angelus de Horas Mortas. Podemos sugerir algumas semelhanas nos textos que compem Horto de Incndio:
Lisboa I
da escrita dos inumerveis povos quase nada resta deitas-te exausto na lmina da lua sem saberes que o Tejo te corri e te suprime de todas as idades da Europa Mais alm para os lados do corpo permanece a tosse dos cacilheiros os olhos revirados dos mendigos o tecto onde um navio nos separa de um vcuo alimentado a soro. (AL BERTO, 2000, p.41)

Lisboa II
(...) Dirs coisas alucinadas as almas Uma lea de roseiras E da bruma desprende-se O adocicado olor da morte. (...) (AL BERTO, 2000, p.43)

28

Verifica-se nos excertos acima uma apresentao da cidade de Lisboa que consiste em enxerg-la decadente, de um Tejo corrosivo a exalar morte e cinzas. Estes poemas sero importantes para a ambincia criada por Al Berto em Horto de Incndio.

Lisboa III
(...) Imaginaste que em ti permaneceria Esse barulho metlico de continentes abandonados Enfim Ontem foi o ltimo dia Em que conseguiste calar-te essa guerra Que te deixou por sarar Um tnel de veludo ensangentado na cabea. (...) (AL BERTO, 2000, p. 45)

Lisboa IV
Vieste dos remotos desertos africanos onde Semeaste tormentos e filhos negros Enrolas-te agora no pano ardido do tempo De Lisboa rasgas em tiras dolorosas o sonho E tentas navegar pelos sucalcos dos mars Mas a saudade pelos que partiram e agora Se aproximam desta voz vem Um imprio de navios vazios E tu Sob o sol cruel perdido de olhar em olhar Jogando a vida contra o sujo casco dos cacilheiros Vagueias Pelos becos procura de um rosto que imite A felicidade da voz perdida ou um corpo qualquer Para fingir o sono junto ao teu Mas Lisboa feita de fios de sangue De provncias De esperas diante dos cafs De vazio sob um cu plmbeo que ensombra Os jardins de esttuas partidas H um pressentimento de sono sem fim Refugias-te num quarto de penso e dormitas O dia todo para que Lisboa te esquea (AL BERTO, 2000, p.45/ 46).

29

A insistncia do eu lrico em repetir quatro vezes o nome da cidade de Lisboa com certeza no deve ser obliterada. Assim como Al Berto, Cesrio o poeta da cidade, aquele que anuncia poeticamente o fim da genealogia martima para impor urbis que olhe para si mesma diante dos tsicos, das engomadeiras e dos marinheiros que j no possuem o mar do sculo dezesseis. Segundo SILVEIRA (1999), Verde o poeta que se coloca de costas para o passado Cesrio apresenta um elenco de figuras margem da revoluo comercial; na extenso das suas contrariedades, o que ele v so os nufragos da civilizao industrial, os rfos da passada euforia expansionista... . O dilogo com a poesia de Cesrio Verde
6

vai com certeza alm de uma potica de Lisboa. Em ambos os poetas, pode-se perceber uma tentativa de trazer tona uma problemtica da cidade, de um Tejo infeccioso que na verdade funciona talvez como metonmia e metfora de uma humana condio, configurada a partir do resultado de anos doentes, seja de tuberculose, seja da Sida. A possibilidade de encontrarmos uma outra referncia al bertiana por meio da heteronmia pessoana: lvaro de Campos, em febre, e escrevendo. A melancolia presente na nusea contnua do autor das Odes Martima e Triunfal parece assemelhar-se deveras ao descompasso do sujeito lrico al bertiano por exemplo das Trs Cartas das Memrias das ndias. Eduardo Loureno, em Mitologia da Saudade apresenta uma idia que talvez comprove tal relao: os trs avatares de Pessoa representam uma tentativa desesperada de de se instalar na realidade, de se confundir com ela e, em ltima anlise, escapar viso simbolista que a sua fico heteronmica nunca deixou de ser. (LOURENO, 1999, p.71) ou ainda podemos levar tambm em considerao o ensaio Fernando, Rei da nossa Baviera, no qual Loureno aponta que uma das principais razes da formao do Mito-Pessoa residiria basicamente na escrita de uma busca incomensurvel pelo entendimento da existncia fadada ao absurdo. Assim, possvel considerarmos a expresso de ambas as poesias, tanto a de Campos quanto a de Al Berto, como buscas por uma situao de compreenso existencial, na
6 SILVEIRA, 1999,

p.08

30

medida em que ambas repensam o lugar do homem no seu Tempo, promovendo uma escrita tambm da melancolia. De maneira que Campos, no seu tom vertiginoso que tantas vezes o aproxima de um xtase parece estar presente na poesia al bertiana. Ainda que temporalmente distantes, as duas poticas testemunham desconfortos ontolgicos, sobretudo em relao ao meio social do qual fazem parte. Tais inferncias podem ser verificadas tambm na postura com que ambos os poetas deslocam o olhar para o Mar Portugus: com os olhos j previamente enojados do Cesrio que tanto influenciou Orpheu, mas tambm com uma potica do o que h em mim sobretudo cansao . Cansao este que gerencia as profisses da Modernidade instaurada, ao mesmo tempo que sufoca os indivduos na nadificao e na solido:
Noutros tempos possvel que tivesse vivido como aventureiro Como esses homens tristes tisnados pelo mar Viajavam Levando mercadorias e mensagens iam de porto em porto Enriquecendo fornicando rezando e largando enteados e sfilis Quem sabe se no sou habitado pela sombra dum pas qualquer Muito antigo e distante Ou apenas pelo eco duma lngua que estala no corao Uma voz um rosto murmurado um pressgio Ento comecei por atravessar o rio nos cacilheiros De dia e de noite sem me aperceber que o tempo deste rio J o haviam pintado em retbulos magnficos E o rio s existia quando sonhava Como se isto resolvesse alguma coisa ia e vinha Sem nunca ter a sensao de quem chega ou de quem parte Sentia-me como que a boiar num tempo remoto E de mais longe ainda que o meu prprio corpo podia lembrar Um cheiro inquietante a sal devassava-me a intimidade do sonho Corroia-me a memria (AL BERTO, 1997, p. 395)

Fernando Pinto do Amaral (1991) delicadamente tambm sugere alguma semelhana entre a potica pessoana e a al bertiana, posto que ambas utilizam-se de uma problemtica das mscaras. Esclarecendo que no exclusivamente maneira de Pessoa, Al Berto tambm postula determinadas questes relativas a uma escrita de personas, uma vez que sua literatura sofre at mesmo com a dissoluo do prprio nome, conforme apontam as epgrafes que mormente lem-

31

no nos primeiros textos : os corpos de Alberto e Al Berto vergados coincidncia suicidaria


7

das cidades. (AL BERTO, 1997, p. 11). Assim interessante apontar que apesar da similitude nos processos de despersonalizao, Fernando Pessoa no s gerencia uma desconstruo do processo de similitude entre experincia e poesia conforme Baudelaire anunciou precocemente, como tambm o utiliza numa tentativa de captao e compreenso da multiplicidade do real inacabado. Al Berto tambm participa de tal proposio, mas desconstri novamente trazendo tona a confessionalidade to apontada por AMARAL (1991), alm de uma varivel gama de eus que afloram em sua literatura, como por exemplo o travesti Tangerina, as vozes femininas de Salsugem, dentre outros, apontando para um Mar que obviamente funciona como motivo de entendimento, talvez como apresente Al Berto no texto Mar, dO Anjo Mudo: Aprendera, tambm, que o mar, aquele mar- tarde ou cedo s existiria dentro de si: como uma dor afiada, como um vestgio qualquer a que nos agarramos para suportar a melanclica travessia do mundo. (AL BERTO, 2001, p. 59, grifos meus)
8

3. ESTE CORPO DE INCNDIO


metal heart, youre not a worth thing
Chan Marshall, Moon Pix.

Este captulo tem o objetivo de apresentar o autor do corpus desta Dissertao e tambm encontrar algumas recorrncias em suas principais obras, sobretudo no que diz respeito reunio de sua poesia at ento publicada, intitulada O Medo. Este livro editado pela primeira vez pela Contexto em 1987 e rene a toda a obra potica at ento produzida
7 CERQUEIRA-GUIMARES (2005) 8

aponta que o projeto da dissoluo identitria em Al Berto no era pretenso na primeira edio de procura do vento num Jardim d`Agosto .

32

por Al Berto. Em 1991, lanada a segunda edio, cujos poemas vo de 1974 ao ano anterior desta publicao. Somente em 1997 publicada uma nova edio que contm Horto de Incndio e alguns ltimos poemas. E finalmente, a terceira e at agora ltima edio da poesia completa de Al Berto foi publicada em 2005, tambm pela Assrio & Alvim. Apesar de o nosso corpus referir-se apenas a este ltimo livro citado, temos a conscincia de que estas tais recorrncias anteriormente mencionadas so definitivamente confirmadas, mas tambm reelaboradas neste livro final, cujo teor o de um balano a respeito de temas j amplamente visitados, escritos a numa ambincia de fim, cuja reflexo e maturidade aludem ao desvanecimento da utopia do corpo e por conseguinte de sua escrita porque esta agora a escrita da morte . Al Berto a voz cindida e criadora de Alberto Pidwell Raposo Tavares. Nascido em 1948, antes de tudo artista plstico. Segundo a sua breve biografia publicada pela Cmara Nacional de Lisboa (2000), vai para Bruxelas no final dos anos sessenta com a inteno de fugir da possibilidade de servir ao Exrcito Nacional em funo da Guerra Colonial, cuja violncia s se potencializava. Veementemente contra o sistema poltico da ditadura que havia se enraizado em Portugal, Al Berto tambm decide viver este exlio voluntrio para aprofundar-se na cole Nationale Superieure d Architeture et ds Arts Visuels. Sabe-se que desde cedo o adolescente Al Berto destacava-se pela ousadia de sua indumentria e de suas atitudes, nunca condizentes ao status de sua famlia pertencente alta burguesia inglesa. A estirpe nobre no selou seus olhos e ouvidos e desde muito cedo, o que conta Joo Maria do Pacheco, que Al Berto esteve preocupado com a simplicidade, o que no entanto no o impediu de escrever logo numa de suas primeiras obras: fiquei definitivamente adulto, cansado pelos dias que me obrigo a viver. Consola-me a escrita correndo livre nas imensides do deserto, o texto-corpo. (AL BERTO, 2001, p.25)

33

Os ambientes undergrounds da Europa de ento sugeriam antes uma posio deliberada de posturas polticas: os jovens eram a representao dos ideais democrticos, libertrios, cujo smbolo havia sido o Maio de 68 em Paris. As influncias de Al Berto tambm se erguem atravs de enunciaes que questionam todo o aparato do status quo no qual o mundo de uma maneira geral estava inserido. O clich sexo-drogas e rockn roll parecia a nica sada para a impossibilidade da enunciao e dos protestos. O corpo aparece nesta poca como um grande manancial de liberdade, definindo a individualidade e projetando atravs de uma representao contnua os ideais coletivos. Talvez a grande satisfao dos regimes totalitrios sofridos pelo mundo no sculo XX tenha sido a dissoluo dos ideais coletivos em aprofundadas questes niilistas pessoais. Ou a fragmentao do sujeito, conforme os estudos ps-modernos concluram a partir de Lyotard, Baudrillard e Stuart Hall. A fragmentao da obra al bertiana um dado recorrente, de maneira que se configura desde o primeiro livro `A procura do vento num jardim dagosto (1977) um prembulo potico-terico acerca da multiplicidade de vozes existentes na enunciao de Al Berto. Na gnese de sua obra, verificamos o mote da fissura: Eis a deriva pela insnia de quem se mantm vivo num tnel da noite. Os corpos de Alberto e Al Berto vergados coincidncia suicidria das cidades. (AL BERTO, 1997, p.11). Certamente a proposio desta citao nos leva ao encontro do entendimento de um corpo que se quer mltiplo, uma vez que a essncia conceitual reside exatamente neste problema de entend-lo por partes e no como potica de um todo. Assim, tambm possvel associar a fragmentao al bertiana a um possvel dilogo ou possvel reflexo de uma vida que esteve amplamente deriva da sua prpria histria. Nesse sentido, vale lembrar que o Al Berto pintor e escultor esteve frente nos anos iniciais do exlio, tendo havido inclusive a fundao do Montfaucon Research Center, grupo de escritores, escultores, pintores e artistas plsticos que unidos por uma esttica de liberdade, criavam obras de caractersticas mormente surrealistas. Os desenhos al bertianos foram

34

publicados, no entanto, pela Assrio & Alvim no livro Projectos 69 no ano de 2002 confirmando o estatuto plural de sua obra. A pertinncia da imagem no contexto potico de Al Berto deve evidentemente ser levado em considerao, uma vez mencionada a veia plstica do autor. Devemos adicionar a isso todo o processo iconogrfico que envolve as iconografias de suas obras. A capa de seu primeiro livro, por exemplo, foi desenho de prpria autoria. Alm disso, h uma preocupao imagtica al bertiana que reside exatamente no enfoque e no espao dado a uma imagtica de sua poesia, como o caso de A Secreta Vida das Imagens, livro de 1984. As primeiras obras, frutos de uma juventude outsider, nos estimulam a buscar as causas desta fragmentao to precoce. Este primeiro Al Berto sugere relaes diretas com vrios elementos do mundo pop. Bandas como o Joy Division, The Velvet Underground, The Doors e ainda os cantores Nick Cave, David Bowie e o prprio Lou Reed em particular aparecem em sua literatura como evidncias de um mundo rpido e automtico que potencializa estados de xtase e vertigens para alm de proposio anarqusta. a tambm que surgem as influncias de Burroughs, Ginsberg e Lowry, por exemplo. Essas observaes podem ser comprovadas por FREITAS (1998, p.29) Como facilmente se compreender, as aluses msica so mais agressivas e irreverentes nos livros iniciais de Al Berto, escritos em pleno apogeu do punk. Estes discursos misturados a estticas marginais servem tambm para justificar um lugar gauche da escrita al bertiana, cujos recortes tambm apontam textos e intertextos repletos de
9

trechos de msica (em Lunrio, por exemplo) ou em poemas com referncias a personagens do rock, como Ian Curtis. Parece, e isto tentaremos provar nos captulos seguintes, que este modo to cindido de enunciao tambm intimamente ligado ao carter nmade da voz potica al bertiana, ou seja , todo o seu mosaico potico caracteriza uma escrita de viagem que se caracteriza por meio, sobretudo, da experincia:

9 Termo

aqui empregado mais no sentido de margem que propriamente no sentido poltico.

35

Um dia li num livro: << Viajar cura a melancolia.>> Creio que, na altura, acreditei no que lia. Estava doente, tinha quinze anos. No me lembro da doena que me levara cama, recordo apenas a impresso que me causara, ento, o que acabara de ler.... A verdade que desde os quinze anos nunca mais parei de viajar. Atravessei cidades inspitas, perdi-me entre mares e desertos, mudei de casa quarenta e quatro vezes e conheci corpos que deambulavam pela vasta noite... Avancei sempre, sem destino certo. Tudo comeou a seguir quela doena.

(AL BERTO, 2001, p.09) importante assinalarmos o peso semntico da palavra viagem, sobretudo se levarmos em considerao a nacionalidade do poeta-errante. Exatamente numa cultura como a portuguesa, cuja literatura aporta desde o sculo XVI em mares nunca dantes navegados, que passa pelo romantismo garrettiano de viagens na prpria terra, e sobretudo de um Fernando Pessoa, ou melhor, de um lvaro de Campos em passagens de horas escrevendo precisamente o seu Opirio: A vida a bordo uma coisa triste, embora a gente se divirta s vezes.../ E a minha mgoa de viver persiste... / No posso estar em parte alguma./ A minha Ptria onde no estou./ Sou doente e fraco... (PESSOA, 1986, p. 235) seria at leviano se no refletssemos a respeito dessa recorrncia na obra de Al Berto. E a viagem seja talvez o tema preferido da obra O Anjo Mudo, antologia de textos de revistas, folderes e catlogos de exposies reunidos. Neste livro, a prosa potica de Al Berto resiste s anotaes de viagens, e s observaes de um narrador lrico sempre em trnsito. Consideramos alguns textos fundamentais para o entendimento do nosso corpus literrio e a partir disso demonstraremos com excertos alguns trechos:
Viajamos porque necessrio enfrentarmos o desamparo dos dias, ao mesmo tempo que procuramos um lugar para descansar e nele ansiarmos por um regresso. (...) Eu digo: - Andei tempo a mais pelas ruas. Vivi nelas ao sabor do vento. Dormi em casas abandonadas, e nunca conheci ningum que me amasse. Encostado-se ao vidro da janela, a Helena diz: - E se nos calssemos enquanto a memria se esvazia? Est tudo por acontecer. Mesmo o sono, se vier, ter um peso de lume, um sabor a terras mortas e areias salgadas. No sei... est tudo ainda por acontecer. (AL BERTO, 2001, p. 38/ 39)

36

em estado de enamoramento que avano noite dentro. Amo esta cidade, secretamente, at ao romper da Alba. Mas, as cidades talvez se tenham metamorfoseado em desertos onde nos habituamos a passear a melancolia. Lisboa , provavelmente, um desses desertos o mais melanclico que conheo. (AL BERTO, 2001, p. 41, grifo do autor)

Haver na obra de Al Berto quase uma obsesso relativa cidade de Lisboa, conforme j mencionamos nos poemas apresentados. Os excertos acima lidos podem referendar aquilo que diremos sobre os poemas intitulados Lisboa em Horto de Incndio. Para alm de uma predisposio cultural, h tambm uma tradio melanclica necessariamente geogrfica. Afinal, Portugal onde a terra acaba e o mar principia, ou a finisterra de um mar que termina para enfim a terra existir? Cames e Saramago acreditaram em ambas as possibilidades, j que tornaram literatura e intertexto literrio, respectivamente, tal questo. Al Berto, para alm dos intertextos, fundamenta um leitmotiv, compondo dessa forma uma fuso entre espao e o seu corpo: Recordas um rosto pousado no ombro. E as cidades, com seus jardins nocturnos, suas feridas de asfalto, onde as mos se recolheram noutras mos. Finisterra do corpo .Mapas de cinza. (AL BERTO, 2001, p.148) Atravs da cronologia de sua obra podemos comprovar que esta potica de trnsito e vertigem notabiliza sua poesia que, no entanto, sofre o esgotamento de um tempo interno. Expliquemos: h uma urgncia nos livros de Al Berto, postulada desde os primeiros livros, inclusive nos poemas escritos em francs. No toa que Horto de Incndio no apenas o seu ltimo livro, mas tambm a sua obra de testemunho final, cujo cansao repercute na autenticao de uma poesia visionria e experimental, proposta por Rimbaud no sculo XIX e finalmente fertilizada pela morte deste, na segunda parte desta obra, intitulada Morte de Rimbaud. Logo, so notrias as palavras urgncia e experincia na poesia al bertiana. Apesar de toda esta maturidade ser fruto de uma aprendizagem deflagrada atravs da dor, notrio apontar que mesmo durante as enunciaes mais libertinas dos primeiros livros,

37

existe ainda assim um aparente fio condutor de uma melancolia que se estabelece a partir de uma reflexo existencialista em potencial:
Na existncia h o regozijo da vida que se auto-realiza e a dor de estar-se perdido. Irrompendo em oposio a ambas, todavia, acha-se a dessatisfao com a mera existncia, o tdio da repetio, e o medo na situao-limite do fracasso completo: toda existncia contm os germes de sua destruio. (JASPERS, 1983, p. 26)

Comprovemos com este excerto do poema Nota autobiogrfica & Stop:


STOP Guitarras eltricas um rock insuportvel uma cantata nocturnar em cores nova orleans yes i shot the king por causa disso apresentamos uma programa de msica ininterrupta corpos nus em arabescos de mesquitas antigas p hermafrodita gelatinoso sobremesa compacta de morangos plastificados... no pagvamos o gs porque o contador estava ligado ao contador do outro andar. No escrevamos porque nada tnhamos para contar, e no pagvamos a luz porque h muito habitvamos a treva absoluta.

(AL BERTO, 1997, p. 55)

Devemos lembrar que este poema pertence ao primeiro livro do autor, escrito at 1974, auge de seu exlio na Europa. Esta mera existncia a que se refere Jaspers justifica o contexto da gerao de Al Berto e tambm parece ceder espao quilo que Adorno nos apresenta em seu Discurso sobre Lrica e Sociedade. Neste texto, cuja principal inteno reler a questo esttica do lirismo a partir de uma filosofia hegeliana para contrap-la a uma postura crtica e necessariamente histrica, este destacado pensador da Escola de Frankfurt promove uma reviso sobre a questo da subjetividade tal qual se conhecia. Para Adorno a lrica o exato lugar da incongruncia do sujeito que representa uma coletividade inerte e incapaz de mover-se do estado de apatia profunda, gerada sobretudo pela barbrie contnua a que o sculo XX esteve subordinado. O poeta , portanto, aquele que investe contra a massificao e obviedade do mundo atravs de sua linguagem sem regras, o nico capaz de externalizar a melancolia atravs de justaposies contnuas, como nas primeiras linhas do trecho do poema em prosa acima transcrito e o nico capaz de enunciar as ltimas palavras do discurso que perverte o sistema da escurido, treva absoluta.

38

A proposio de Adorno converge apenas teoricamente para aquilo que pode ser demonstrado desde muito cedo, ao menos em literatura portuguesa. Levando em considerao novamente o percurso histrico da lrica a partir de sculo XVI, verificaremos que a poesia concede privilgios ao discurso, privilgios estes que mormente sero cantados por Cames em toda sua modernidade avant la lettre, antecipando at mesmo a crise do sujeito. A lrica camoniana apresenta a latncia do desejo e introduz a melancolia pr-maneirista no arcabouo literrio portugus em pleno templo renascentista da racionalizao, inaugurando desta forma o embate contnuo que este devir da condio do poeta, conforme tambm nos apresenta Deleuze numa das epgrafes desta Dissertao, conforme tambm j verificamos no captulo anterior. Mas poderemos questionar se esta idia de continuidade que todo devir apresenta pode ser vista como uma clssica recorrncia na periodizao literria. De certa maneira o porque assim como Adorno pensou, a reflexo sobre a histria caracterstica do discurso potico, que por sua vez s se constri a partir da inquietude diante das questes mais imanentes a esta histria da humanidade. Isto pode ser ainda comprovado com a finita variedade a que a temtica lrica est subordinada: lrica amorosa, lrica filosficoexistencial, lrica religiosa, etc. Parece-nos claro que esta tradio de corrupo do discurso usual s potencializada ao longo da histria literria portuguesa. Para no nos alongarmos nesta questo basta que assinalemos, finalmente, todo o lirismo finissecular oitocentista. Al Berto foi, como j verificamos, notadamente influenciado por poetas como Cesrio Verde, Antnio Nobre, Florbela Espanca, Camilo Pessanha e Fernando Pessoa. A atmosfera decadentista, que pode ser encontrada em cada um destes, ecoa na potica de O Medo (1997), mais precisamente no poema 2./1979:
leio baixinho aquele poema Eu de Belaflor nocturna sombra de corpo embriagado fogos por descuido acesos no hmido leito de juncos altssima margem ... inacessvel noite de Florbela e o soneto dizia: Sou aquela que passa e ningum v Sou a que chamam triste sem o ser Sou a que chora sem saber porqu

39

(AL BERTO, 1997, p.289)

Ao longo das obras de Al Berto podemos verificar ecos de uma flnerie que o torna to semelhante a Cesrio no Sentimento dum Ocidental. A abordagem de um certo nomadismo j mencionada como caracterstica da poesia al bertiana vincula-se a este despertencimento geogrfico, territorial, ao qual o famoso poema de Cesrio Verde alude. A transitoriedade, a flnerie que necessariamente est articulada a uma sinestsica viso melanclica do sujeito lrico pode ser ainda evidenciada nos poemas intitulados Lisboa, do corpus que analisamos. A idia do exlio, mesmo voluntrio e a perseguio da solido que so enunciadas por Antnio Nobre em seu S, potencialmente em seus sonetos e elegias, encontra ecos na obsesso al bertiana por estes temas que amalgamam-se de forma to homogeneizada pelas vias de uma recuperao da memria. Antnio Nobre o poeta que em Paris canta a Santa Iria e mesmo inserido na megalpole moderna do fim do sculo, acredita que o provinciano deve ser evocado, talvez at por remeter infncia, ao tempo sem solido. Em Al Berto freqente esta manifestao constante a Sines, onde viveu grande parte de sua adolescncia, e tambm aos lugares de passagem, como podemos comprovar em O Anjo Mudo. Essas passagens so evidentemente lugares de um devir que acomete o sujeito lrico desta prosa potica, ocasionando sempre encontros (e desencontros) e deslumbramentos que sugerem algum tipo de luminescncia, semelhante aprendizagem da protagonista Lri em Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres, de Clarice Lispector. Estes lugares quase epifnicos so recorrentes na poesia al bertiana e tambm os personagens que a existem protagonizam a iluminao, a gnese de uma epifania que o enunciador vai sofrer. A ensasta Rosa Maria Martelo (2004) dir que o termo nomadismo nem mesmo caber mais escrita de Al Berto, na medida em que estes no-lugares ou lugares efetivamente de passagem (cais de embarque, aeroportos, ferrovias) notadamente presentes em sua poesia podem ser considerados territrios neutros. O que nos interessa, no entanto, que mesmo

40

nomeando o sujeito lrico como errante, preferimos a condio de estrangeiro. Como no romance sisfico de Camus, o emissor da lrica que estudamos deambula pelas situaes de contingncia, sofre por tentar compreender o mundo e a si mesmo e finalmente estabelece como defesa uma espcie de indiferena que o protege das experincias dos excessos de vertigens. evidente que a comparao aqui no atinge todos os nveis de todas as obras de Al Berto, mas podem ser verificadas em sua grande maioria, ou em pelo menos Lunrio, O Anjo Mudo, O Medo (1 e 2) e Horto de Incndio. Indiferena e silncio so marcas da abordagem que pretendemos estabelecer para este trabalho: a melancolia, na sua raiz histrica traz consigo uma inrcia fsica. Basta lembrarmos da famosa tela de Drer, A Melancolia, na qual notamos uma figura com olhar distante e vago, bastante pensativa, cujas observaes mais pertinentes faremos no captulo sobre a histria da melancolia. Al Berto dir que a escrita a tua primeira morada de silncio, o que pode ser interpretado atravs da teoria de Blanchot sobre as relaes entre escrita e morte, a partir da idia de que esta primeira sempre fala daquilo que necessariamente memria e toda memria , pelo menos no presente, algo que j no se estabelece em continuidade. Alm disso, para

Blanchot tambm importante levar em considerao que a arte tende a se aproximar de um espao de contingncia, aproximando-se assim ao devir proposto por Deleuze em Crtica e Clnica. Essa proposio cclica, que circunda em estgio constante geruntivo da escrita literria significa dizer que somente por meio da experincia extremada, aquilo denominado em O Espao Literrio como a morte contente, somente pode ser entendido como manifestao de um conhecimento profundo de si, pois somente por meio desta experincia, no necessariamente pessoal e em primeira pessoa, que possvel ir alm da linguagem comum ou da afasia.

41

4. BREVE HISTRIA DA MELANCOLIA

Ns que medimos a morte, no entramos de roldo desassossegando o mundo. Alimentamo-nos de seres menores nons macios controlados por ogres, bolas de sabo que em silncio estoiram. E s jazidas do smen, ao tenro veio da madre sculo aps sculo retornamos . Luiza Neto Jorge, A Lume. os poemas adormeceram no desassossego da idade. Fulguram na perturbao de um tempo cada dia mais curto. E, por vezes, ouo-os no transe da noite. Assolam-me as imagens, rasgam-me as metforas insidiosas, porcas... e nada escrevo. O regresso escrita terminou. A vida toda fodida

42

e a alma esburacada por uma agonia tamanho deste mar. Al Berto, Notas para o Dirio In: Horto de Incndio .

Para que compreendamos as estruturas que se configuram atravs dos poemas de Al Berto, importante que tracemos um percurso histrico da melancolia a partir de suas mltiplas acepes. O ensasta Fernando Pinto do Amaral, no texto Al Berto um lirismo do excesso e da melancolia (1991) buscou caracterizar a obra al bertiana como uma escrita que se constri pelo vis de uma solido erigida luz da autodestruio. Esta conscincia de finitude pretende compreender o mundo a partir de uma busca sinestsica quer pelos seus objetos, quer pelas sensaes de uma errncia que em Horto de Incndio tenciona ir em busca do tempo perdido. AMARAL (1991):
O mundo de Al Berto pode considerar-se (...) um dos mais melanclicos da nossa poesia recente. Seu tem sido o culto dessa difcil arte da melancolia ( LR), essa sensao psico-afetiva herdeira da acedia medieval e em que se conjugam, saturnianamente e numa indefinvel mistura o torpor, a nostalgia e o tdio.

Comprovemos, portanto, seu carter melanclico de acordo com

Os diversos significados que a melancolia carrega percorrem a histria da humanidade. Para que a fragilidade deste termo no se afunde em sua polissemia mais contempornea, optamos por traar alguns pontos imanentes sua dimenso histrica, porque humana. Seguindo esta inteno partiremos de trs autores que conjugam vises semelhantes acerca do nosso objeto de abordagem: Walter Benjamin, sobretudo em seu Origem do drama barroco alemo publicado em 1984 pela Editora Brasiliense; o j referido professor e ensasta portugus Fernando Pinto do Amaral, cuja obra Na rbita de Saturno (1991) um conjunto de textos que lem o tema da melancolia na literatura portuguesa, Moacyr Scliar, que atravs do livro Saturno nos trpicos a melancolia europia chega ao Brasil (2003) busca justificar a presena da blis negra na literatura brasileira a partir de sua trajetria desde o Oriente (com evidentemente outro nome), passando pelos gregos, at chegar Europa Medieval e finalmente

43

a obra Filosofia Cinza a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (2004) de Mrcia Tiburi. A obra de Scliar parece-nos bastante pertinente uma vez que a formao mdica do escritor articulada a uma preocupao arqueolgica e portanto cultural da melancolia. J a viso filosfica e potica de Mrcia Tiburi permite que busquemos aprofundamento sobre as entranhas do corpo incendiado de Al Berto. A instabilidade semntica deste conceito pode ser determinada desde a sua mais hipottica gnese. De acordo com Scliar (2003), no Antigo Testamento pode ser encontrada uma de suas grandes fontes: Saul, primeiro rei de Israel tem a sua aura decalcada nas razes orientais do adjetivo melanclico. Ele o novo monarca do territrio que convivia quela poca com o trnsito dos hebreus e que lutava para administrar a responsabilidade e a honra de um reinado que exigia a sbia dialtica entre o velho e o novo. A partir da morte de Samuel, aquele que o ungiu para o trono, uma espcie de maldio toma conta do esprito jovem de Saul e o leva loucura e ao suicdio. Esta leitura de parte do Levtico validada pelas proposies de Benjamin acerca da melancolia que acomete os prncipes. Num fragmento da Origem do Drama Barroco Alemo, intitulado de Tristeza do Prncipe, podemos confirmar que atravs da conhecida frase o Prncipe o paradigma do melanclico. o poder se estabelece em relao
10

contgua s concesses que se fazem em seu nome, da o carter ambguo que o leva indeciso, indiferena, e freqentemente inrcia. Os gregos encontravam nas deusas Hgia e Panacia, a sade e a cura, respectivamente. Da mxima mente s num corpo so eles encontraram, pela primeira vez, atravs de Hipcrates, aquele que representa a paternidade sobre a medicina, e de seus parcos conhecimentos sobre a anatomia a possibilidade de redigir um tratado mdico racional, cujas explicaes tentam justificar atravs de fenmenos naturais as possveis causas para as doenas. O processo de patologizao da melancolia deriva da. Hipcrates foi o primeiro a pensar no desequilbrio entre o quatro humores fundamentais para o agravamento da doena. Segundo ele, o sangue, a
10 BENJAMIN (1984)

44

linfa, a bile amarela e a bile negra so responsveis pelas associaes entre corpo e mente. Os de fluxo sangneo acentuado eram normalmente calorosos, tendendo clera. Os fleumticos, aqueles de excessivo fluxo de linfa potencializado, eram necessariamente serenos e tranqilos. J a demasia da blis amarela ou branca representava o indivduo normalmente agressivo. Finalmente, os problemas sobre a blis negra eram diretamente incidentais no bao. O mais interessante, no entanto, que o aumento deste rgo implicava numa doena cujo nome esplenomegalia, o que nos remete a pelo menos um dos radicais a conhecidos sple, que em ingls derivou para spleen. O tdio e a lassido inerentes aos posteriores romnticos estavam ligados, portanto, a uma patologia da blis negra, ou seja, a uma manifestao fisiolgica que culminava na melancolia. Segundo o Dicionrio Etimolgico de Lngua Portuguesa, de Antnio Geraldo da Cunha (1982), o nome melancolia toma o seguinte caminho:
Melancolia , sf. estado de tristeza, depresso XV, melanconia XIII,
Mencoria XIV, manencoria XV, malancolia XV etc.| Do latim melan cholia, derivado do grego melagcholia: de melan(os) negro, sombrio, triste, funesto + chol blis, fel, veneno.

A teoria dos quatro humores passa a ser a gnese para o estudo da melancolia. O problema no era apenas este, pois classificar tal estado de esprito atribuindo-lhe causas unicamente fsicas, patolgicas era reduzir algo que era visivelmente articulado com o corpo e o esprito. Hipcrates sugeriu a possvel querela e alm disso foi capaz de muito avant la lettre apontar dois tipos para este padecimento da Blis Negra: uma melancolia endgena que aprisiona o indivduo num mundo de isolamento e personalidade taciturna, sem motivo nenhum aparente, enquanto a melancolia exgena era provocada por um trauma necessariamente externo, do mundo concreto. Algum tempo depois, por volta de 330 a.C, Aristteles tenta resolver a questo em sua Problemata XXX , texto no qual o filsofo sugere a intrnseca
11

11

No h certeza filolgica acerca da autoria deste texto. Contudo, de praxe, tanto para os historiadores, quanto para os filsofos, atribuir a composio do texto a Aristteles.

45

ligao entre a melancolia e a genialidade. Partindo do princpio de que somente aqueles que travavam relaes diretas com as artes de uma maneira geral poderiam sofrer de melancolia, sobretudo por estarem voltados para o silncio que buscava sua superao por meio da criao humana. A poesia de Al Berto sempre discutiu esta perniciosa relao entre o corpo que padece e uma alma em desassossego. Desde os seus primeiros poemas, inerente ao estatuto do enunciador lrico aquilo que o fustiga e o leva a providenciar por meio da escrita um espao para a compreenso deste carter dissonante que subjaz a toda e qualquer vertigem. Verifiquemos: 6Estou longe de ti com o tempo, diluste-me nas veias das mars, na saliva de meu corpo sofrido Agora, tuas mquinas trituram-me, cospem-me, interrompem o sono Habito longe, no corao vivo das areias, no cuspo lmpido dos corais... e no ventre impossvel das cidades nocturnas A solido tem dias mais cruis (...) apenas possuo o corpo magoado destas poucas palavras tristes que se cantam. (AL BERTO, 1997, p. 158)

A Medicina da Antigidade foi ainda responsvel por diversos apontamentos no que diz respeito ao tratamento da melancolia. Dentre os principais mdicos, destacamos Rfus de feso e Galeno de Prgamo. No Oriente, a Medicina rabe preocupou-se com o tema, levado em considerao sobretudo pelo famoso Constatinus Africanus, geralmente associado posteriormente a Escola de Salerno. no final da Idade Antiga, portanto, por volta do sculo VIII e IX que so promovidas as primeiras associaes entre a melancolia e os astros. O sanguneo era correspondente a Jpiter, o fleumtico seria regido por Vnus, o colrico por Marte e o melanclico por Saturno. Logo, podemos comprovar que dessa raiz etimolgica provm o adjetivo derivativo soturno.

46

Na Idade Mdia surge a acedia, doena mormente verificada entre os monges religiosos. Era na plenitude da solido que este acometimento, tambm uma espcie de pecado, configurava uma espcie de desolao naqueles que sofriam de seu mal, gerando uma inquietude quase paralisante e sonolncia excessiva. Os textos religiosos em geral acusam a acedia de ser uma das causas de um dos maiores pecados: a preguia. curioso aqui verificar que h muito de acedia na poesia al bertiana, com devidas variaes, evidentemente. O aspecto solitrio dos enunciadores lricos ganham, ao longo de sua evoluo, uma dimenso potencialmente existencial, marcada pela inrcia e pela lassido, o que de certa maneira contraria a literatura de Al Berto das primeiras fases, como por exemplo em Lunrio, procura do vento num jardim dagosto, enfim, livros nos quais a velocidade vertiginosa do rock, das drogas e do sexo tornavam o mundo um local propcio para flanar e errar. Por outro lado, a melancolia contempornea, de acordo com Tiburi (2004), evidencia um carter ambguo de trnsito contnuo e inrcia ao mesmo tempo, dada a velocidade desse nosso tempo, o que j fora previsto pelo antroplogo Roger Batra citado por Scliar conforme verificaremos adiante. O Homem do Renascimento, nas experincias contemporneas das Grandes Navegaes, um sujeito que vivencia o limiar de uma nova poca, e com certeza um Homem que encarna a relativizao existencial. Em 1514, o alemo Albrecht Drer pinta a tela intitulada Melancolia. A celebrada pintura, , sem sombra de dvida, at hoje a referncia para aqueles que trabalham na compreenso dos aspectos polissmicos que circundam este nosso tema. No pretendemos aqui fazer (mais) uma leitura da j nomeada pintura de Drer, na medida em que grandes nomes como Walter Benjamin e Erwin Panofsky j o fizeram, com maior propriedade. Panofsky, por volta de 1938-1939 estabelece algumas das principais resolues acerca da pintura renascentista, desenvolvendo maiores reflexes acerca da Iconologia e da Iconografia considerando toda a historiografia ocidental da melancolia para promover a sua tese de leitura sobre Drer.

47

Talvez o maior dos impasses relativos ao critrio categorizador da melancolia consista no fato de entendermos que no foi durante o Renascimento que houve finalmente a dissociao entre doena ou manifestao de um desassossego existencial. Segundo Scliar, o contexto renascentista, sobretudo depois da instaurao do Tribunal do Santo Ofcio na Espanha em 1478, desenvolveu um conjunto social de medo, trnsito e angstia, exatamente por espalhar a insegurana. De acordo com o antroplogo Roger Batra (Apud SCLIAR, 2003: p.105)
A melancolia era uma doena de transio e de transformao, uma doena de gente deslocada, de migrantes (...). Uma doena que atacava aqueles que tinham perdido algo e ainda no haviam encontrado o que buscavam. Doena de fugitivos, de recm-chegados. A melancolia desequilibrava aqueles que transgrediam limites proibidos, que invadiam espaos pecaminosos e que nutriam perigosos desejos.

Dessa forma, consideramos importantssima a literatura ibrica dos sculos XV/ XVI, uma vez que ela evidencia, para alm da euforia dos Eldorados descobertos na Amrica e no mundo, a angstia e o temor dos navegantes e dos homens daquela poca. Ainda segundo o mdico e escritor Moacyr Scliar, possvel entender a inerente melancolia portuguesa por meio de suas tradies literrias, sobretudo a partir das proposies de Eduardo Loureno em Mitologia da Saudade, dentre outros. No incio da Idade Moderna duas obras chamam a ateno: A Teatrise of Melancholy, publicada em 1586 pelo escritor Timothy Bright, que tornara-se um objeto de inspirao por parte de Shakespeare na composio do Hamlet e a obra Discourse on the Hypochondria Melancholy, de John Hawkins, publicada em 1633. tambm neste contexto que surge um dos mais famosos mdicos: o suo Paracelso, responsvel por toda uma filosofia alqumica relacionada aos principais denominadores comuns s prticas cirrgicas, revolucionadas por ele. Segundo Scliar: Paracelso acreditava que a doena (a melancolia) era o resultado da falncia do Archeus, uma fora vital que tinha como funo manter unidos os elementos constituintes do organismo, elementos esses provindos da cadeia universal dos seres.
12

12 SCLIAR, 2003,

p. 78.

48

Como j mencionamos, para fins histricos a Idade Moderna somente entendida a partir das Grandes Navegaes. Interessa-nos, no entanto, aqui entender de que maneira a arqueologia da melancolia pode ser entendida no mundo depois do sculo XVI. Em relao s manifestaes literrias concernentes ao sculo XVII de fcil raciocnio notar que depois de 1580, com a Unio Ibrica, ainda que civilmente as administraes portuguesas tivessem permanecido em Portugal, perceba-se uma clara diminuio da produo cultural. Curiosamente, os estudos acerca do nosso tema parecem silenciar quanto aos sculos XVII e XVIII, muito provavelmente em funo do desenvolvimento mercantilista dos modos de produo, por meio do contnuo avano nos processos pr-industriais. O pice deste processo pode ser entendido luz do movimento da Ilustrao ou do Iluminismo no sculo XVIII que estrutura um corpo terico acerca da Poltica, da Economia e sobretudo da Sociedade, levando em considerao o racionalismo e a deflagrao da cincia (herdeira do empirismo de Bacon no sculo XVII), mormente defendidos pela filosofia kantiana. Em relao ao estudo da Melancolia, pode-se levar em considerao apenas a obra j citada de Robert Burton, Anatomia da Melancolia. Entendendo o assunto como uma manifestao patolgica, o autor o primeiro nome a pensar a melancolia como uma associao entre dois vrtices fundamentais: doena e dimenso existencial. Citamos:

Para Burton a melancolia era, como a depresso, uma doena, mas no s uma doena: era uma experincia existencial . Tristeza sim, e tristeza duradoura, e talvez at tdio, mas uma condio existencial envolta em aura filosfica , o que lhe dava dignidade e distino. Esta concepo mudar nos sculos seguintes. (SCLIAR, 2003, p. 58)

a partir da que a semntica da melancolia nos interessa. Ainda que anteriormente todo o valor aristotlico sobre a relao entre melancolia e genialidade para a arte seja claro, interessa-nos aqui localizar a presena deste agravante da esfera existencial. Segundo TIBURI (2004) tambm necessrio entender a melancolia como manifestao de um processo

49

dialtico de silncio, j que este se configura como um grande meio que operacionaliza a experincia do sujeito interna e a linguagem externa do mundo que o cerca. Entre os sculos XVIII e XIX a melancolia ganha outras leituras: passa a ser associada mania, como se fosse parte operante de um mesmo problema. necessrio esclarecermos aqui que no temos, em nenhum momento, a inteno de localizar uma obra literria dentro de um universo ao qual nosso corpo terico no se circunscreve, a saber: a psiquiatria. Nem tambm tencionamos apontar a melancolia da obra al bertiana como doena tal qual verificado pelos sistemas contemporneos de estudo da depresso como aproximao mais direta da melancolia. O que interessa aqui neste trabalho valer-se deste tema como uma manifestao de uma inquietao existencial que envolve necessariamente alguma caracterizao fsica para fins argumentativos, sobretudo. A partir do final do sculo XVIII notria a tendncia que passa a aproximar o entendimento da melancolia com o que conhecemos atualmente. Isto significa dizer que o revestimento quase que glamouroso que a relacionava arte, e produo humana comea a dar espao a um esvaziamento afetivo concernente a uma solido progressiva. a que surgem as teorias de Phillipe Pinel, inventariando as doenas e inquietaes mentais por meio de uma observao assistida. Posteriormente, o seu discpulo ttiene Esquirol, j no sculo XIX, fundamentar mais sistematicamente uma teoria com o texto Da lipemania ou melancolia, estabelecendo critrios de definio para a melancolia que dizem respeito a uma mania da tristeza. Para fins tericos, o grande marco dos estudos acerca da melancolia e suas mltiplas acepes com certeza o surgimento das teorias elaboradas por Sigmund Freud. Certamente nosso interesse neste trabalho com a psicanlise bastante pontual e busca situar apenas historicamente uma importncia terica. Como j foi dito anteriormente, no nosso objetivo, tampouco de nossa alada desenvolver ou aprofundar classificaes psicanalticas para uma

50

obra literria, at porque em relao manifestaes, caractersticas do indivduo portador de melancolia, bem como sintomas, j foram apresentados antes mesmo do desenvolvimento da psicanlise. Luto e Melancolia, publicado em 1917 nos traz vastas contribuies de carter conceitual. Neste texto, Freud prope em perspectiva comparativa tanto o luto quanto a melancolia, estabelecendo critrios determinantes para a apreenso tanto de uma quanto da outra. Assim, possvel entender que o luto decretado pelo indivduo na ocasio de uma perda (de objetos simblicos e/ou de entes importantes) natural. O sofrimento neste contexto plenamente aceitvel e no deve nem ser interrompido, de maneira que no haja qualquer patologizao de sua experincia. Por outro lado, a melancolia rege uma espcie de luto continuado que parece no ter perspectiva de fim, alm claro do melanclico sofrer de uma problemtica que fundamentalmente o diferencia do experienciador do luto: a auto-estima. A melancolia funcionaria para alm de um luto: ela atacaria como um roedor da prpria concepo de si que cada sujeito estabelece, criando nesse universo uma busca no inteligvel pelo objeto perdido que no pode ser encontrado porque nunca foi nomeado ou inteligvel. A melancolia, a partir dos estudos psicanalticos, encarada como uma hipomanifestao de um mesmo cerne que tem na mania a sua hipermanifestao. Ou seja, ela psicanaliticamente oposta mania. Segundo a psicanalista 50rnia Peres, na obra Depresso e Melancolia:

O discurso do melanclico pode nos apontar direes: pensamento vazio, perda de sentido, monotonia ao falar, a impresso de um domnio da sonoridade da palavra s expensas de sua significao, como se algo faltasse para dar consistncia palavra. A melancolia nos falaria, ento, de uma fragilidade, ou insuficincia constitutiva, estrutural. Pedindo auxlio metapsicologia, aos textos posteriores, podemos especular sobre uma possvel dificuldade nas relaes entre as representaes-coisa e representaes-palavra, entre o inconsciente e a organizao do pr-consciente que vo ter conseqncias em uma m estruturao do eu e se traduzem no acentuado sentimento de vazio do qual o melanclico portador. Essa fragilidade, ou falta de adequao, nas representaes tem conseqncias no investimento do objeto, o que poderia nos levar a supor uma falha na constituio deste, pois o objeto no se constitui a partir de uma satisfao

51

experimentada mas surge vazio, dentro de uma realidade lgica vazia. O discurso do melanclico tem uma lgica niilista . nesse ponto matricial original, nas primeiras entradas do sujeito, que algo claudica, e tambm por esse caminho que podemos acompanhar a importncia da noo de luto como paradigma normal da melancolia. (PERES, 2003, p. 32-33, grifos nossos)

Assim, parece importante esclarecer que os fundamentos da psicanlise e dos eminentes estudos de seu escopo terico levam em considerao aspectos significativos da dimenso humana, como por exemplo o discurso. A valorizao discursiva do homem, j que marca sua entrada no mundo simblico, permite que a relacionemos com uma necessidade da palavra ou de quaisquer manifestaes de discurso. Nossa inteno, portanto, entender o discurso artstico como representao de linguagem cujas intenes perpassam fundamentalmente pela busca de uma gnese matricial, como se a arte reconstitusse a ferida matricial humana, numa tentativa de superar cada vez mais o tom melanclico e de dvida que o indivduo mantm com seu discurso. Atualmente, para as possveis relaes entre melancolia, corpo e escrita, Mrcia Tiburi estabeleceu algumas linhas que podem facilitar o entendimento dessa trade, j que nos interessa entend-la numa leitura contempornea das suas mediaes e contextos. Para a ensasta, primordial compreender que a melancolia atual fundamenta-se na prpria histria da filosofia. E a partir desse seu lugar possvel localiz-la como carter moderno do questionamento, do desconcerto do sujeito frente existncia como tragdia inequvoca do conhecimento, como era o desespero grego do Homem antigo quando abandonado pelos deuses. Com efeito, a melancolia teria no corpo o principal aliado, uma vez que nele que reside a persistncia da morte:
A melancolia foi na histria do pensamento, a guardi-mor do corpo enquanto velou-lhe a morte, sendo ela mesma a morte que se arma na teoria, a morte que guarda a morte para ensinar o sentido vida. A melancolia a fala da morte na filosofia, a morte que a faz e a diferencia da literatura esta se salva da morte na fico, aquela vive a morte, distanciada da exigncia da verdade como exigncia de libertao do tormento da dvida e do no saber sobre o insuspeito que h entre

52

o cu e a terra. (...) A melancolia esse saber advindo da morte, relatado por fantasmas, por vozes, por aqueles que participam de um outro mundo.

(TIBURI, 2004, p. 50) 4.1 DA MELANCOLIA PORTUGUESA A presena da melancolia na cultura portuguesa pode ser localizada desde o comeo de sua lrica, conforme j demonstramos no captulo inicial desta Dissertao. Cabe-nos, no entanto, localizar algumas outras referncias que confirmem nossa hiptese. Na transio do sculo XIV para o XV, verifica-se o reinado de Dom Duarte (1391-1438), nobre da rgia estirpe que preocupado em seguir a figura paterna, v-se na solido do mais alto poder e debrua-se no estudo e na escritura de seu Leal Conselheiro, obra cuja viso humana e existencial deve ser entendida luz de uma busca pela compreenso dos sentimentos que mais o dominavam: a saudade, a tristeza, o nojo e claro, a melancolia. Segundo Loureno (1999), o sofrimento melanclico do Rei era de fato uma enfermidade tanto do corpo quanto da alma, cujas bases estariam ainda ligadas a um desespero da ausncia divina. Nesse caso, s foi possvel curar-se dela mediante um sofrimento que expurgasse a sua alma e novamente o fizesse reconhecer o terno contorno do rosto de Deus, o que no contexto foram o padecimento e finalmente a morte da rainha, sua me, por conta da Peste que assolava ento a Europa. Apontando semelhanas entre os sentimentos, Dom Duarte relacionar melancolia a saudade e sua dimenso to legitimamente portuguesa, conferindo a esse estudo uma fulcral importncia no que diz respeito constituio de uma cultura notadamente marcada pela saudade como possvel mitologia. Ainda que a psicanlise no seja um sistema terico voltado para uma aglomerao coletiva, Eduardo Loureno buscou aplicar algumas de suas terminologias para entender de que maneira Portugal criou para si uma conscincia trgica, a partir da qual podemos inferir uma matriz melanclica a justificar-se abaixo.

53

Foi somente por causa de uma existncia criada sobre o conflito, o inslito e o trauma que a cultura portuguesa permitiu que a interpretssemos por meio de um imaginrio melanclico. No longo ensaio Psicanlise Mtica do Destino Portugus, contido em O Labirinto da Saudade, Eduardo Loureno aponta alguns fatos histricos que justificariam uma essncia portuguesa erigida numa histria de fragilidades. Elegendo pelo menos quatro causas legitimamente histricas, Loureno operacionaliza um sistema terico que interpretar tais acontecimentos de forma a refletir uma realidade que o povo portugus pouco foi capaz de perceber, levando em considerao, claro, a data de produo do texto: 1977. O primeiro e inaugural trauma da concepo portuguesa reside exatamente no seu processo de formao: a independncia. A relao entre Afonso Henriques e D. Tareja resultou no nascimento caracterizado desde ento como um tipo de rebento incrivelmente frgil para ter podido aparecer, e misteriosamente forte para ousar subsistir. Num segundo
13

momento, e atendendo ao desenrolar histrico, podemos destacar a falncia da Batalha de Alccer-Quibir e a dissoluo do Imprio Portugus em nome da Unio Ibrica em seus sessenta anos. Loureno aponta a uma situao que provocaria para sempre fissuras conscientes e inconscientes, na medida em que a presena dO Desejado toda reafirmada ao longo da Dinastia Filipina. O povo portugus nunca depositou tanto a soluo do seu martrio e sua dor em algo to irreal e inslito:
nas camadas populares ou nos que esto mais prximos delas, que o vinculo imediato ao ser nacional resiste, mesmo inconscientemente, coexistncia superficialmente pacfica de espanhis e portugueses. Elas que tm o largo hbito do desamparo curtem segunda experincia de desamparados de rei prximo e aos poucos forjam uma relao diferente com a totalidade do ser nacional. Nesses sessenta anos o nosso ser profundo mudou de sinal . Como portugueses esperamos do milagre, no sentido mais realista palavra, aquilo, razoavelmente, no podia ser obtido por fora humana.14

O terceiro trauma da histria portuguesa diz respeito a um sculo que Eduardo Loureno considera como esquizofrnico, o XIX. Em nenhum outro contexto Portugal esteve
13 LOURENO (1982: 14 LOURENO (1982:

p. 20) p. 24, grifo do autor)

54

to margem da Europa, funcionando por meio de operaes vexatrias desde a fuga da famlia real a partir da perseguio napolenica de 1808, passando por 1822 com a independncia do Brasil e culminando finalmente no Ultimatum de 1890. A literatura portuguesa de ento funciona talvez como nico meio de experincia da conscincia: nomes como os de Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Ea de Queirs e Oliveira Martins parecem equacionar genialmente a decadncia com uma melancolia prpria de um fim de era com todo seu esgotamento mais profundo de desamparo e desassossego. Finalmente, como ltimo e mais prximo trauma, entende-se a durao da ditadura salazarista e a forma com que passivamente esta foi aceita. Loureno destaca ainda que a
15

literatura produzida a partir deste contexto exerce papel de fora motriz no que diz respeito autognose to necessria conscincia portuguesa. Dessa forma, tanto o neo-realismo e sua vinculao a uma ideologia marxista quanto o surrealismo tardio servem de exemplo para uma maneira de repensar a institucionalizao do poder totalitrio. Assim, Scliar (2003) tambm aponta que toda tradio portuguesa de perdas contnuas e de traumas pouco elucidados ou resolvidos caracterizariam uma tendncia do imaginrio cultural portugus estar repleto dessa relao entre memria-saudade-melancolia.
16

E evidentemente como resultado de toda essa Histria escrita e inscrita que a poesia da segunda metade do sculo XX surgir, tambm como discurso, na inteno de esclarecer que para alm do orgulho solitrio que Salazar impunha em seus discursos por meio da repetio do estamos orgulhosamente ss, a poesia estar nas ruas.

15 Loureno 16 Optamos

destaca o populismo salazarista como forma de convencimento. por delimitar as discusses tericas acerca dessa trade no captulo que se refere como proposio de leitura de Horto de Incndio .

55

5. PARA ALM DOS JARDINS


A melancolia a fuga do niilismo, uma fuga de sua prpria lama. Por isso, ela se ope depresso, pois ela duvida da certeza e da dvida que se eleva certeza. Mrcia Tiburi, Filosofia Cinza .

A edio de Horto de Incndio com que trabalhamos a terceira e ltima, de dezembro de 2000, trazendo capa o rosto em cena do prprio poeta. As cinzas que compem este livro so emolduradas por uma apresentao negra, com luz insidiosa sobre o olho esquerdo do poeta que parece no tencionar mais ver. Podemos ler essa proposio aproveitando a repetio do tema da viso em sua obra, que se refere basicamente idia de que o que visto j no se pode ser contado ou cantado. Os olhos semitampados de Al Berto parecem sugerir uma rstia de luminosidade e desejo de que esta sua viso sejam trazidos tona por meio de uma chama lcida. Do rosto que apresenta tambm algumas rugas, surgem suas mos que impedem essa mesma luz de se transformar numa linguagem que luta contra a afasia, contra a doena, contra a morte. Tanto Rimbaud quanto Deleuze apontaram a importncia da viso daqueles que viram demais e obtiveram a experincia em excesso. E como toda fotografia, a representao de Al Berto sugere uma nova tenso dialtica de sombra e luz, jardins e cinzas. Esta viso recorrente em toda sua poesia parece querer dizer: por meio desta rstia luminosa que enxergo o mundo e mantenho a lucidez e esta mesma luz que incide sobre a minha pele, sobre o meu corpo, queimando-me a carne-viva. Horto de Incndio um livro composto de duas partes. A primeira consiste num grupo de vinte e nove textos organizados, ora em versos, ora em prosa potica. J a segunda parte

56

composta por quatro textos poticos escritos em prosa, intitulada Morte de Rimbaud. Para a examinarmos mais atentamente, tencionamos seguir tambm uma linha benjaminiana terica, que equaciona questes da memria desde a Modernidade, justificando da uma tendncia naturalmente melanclica dos modernos, sobretudo daqueles surgidos depois da Grande Guerra (1914-1918). O pensamento de Walter Benjamin est necessariamente ligado ao da melancolia que envolve a Modernidade. Escritor das novas teses Sobre o conceito da Histria, vai dar sustentao idia de que o historicismo tal qual foi desenvolvido at ento no serve para nada, alm de legitimar o poder daqueles que invertem e simplesmente o trocam eventualmente entre si. Este, como um dos textos mais atuais vai representar toda a tentativa benjaminiana de resolver a aporia finissecular por meio do aprofundamento em relao experincia humana. Benjamin aponta a falncia da experincia coletiva, levando em considerao toda a manifestao cultural que se fixa no sculo XIX: somente porque a noo de tradio, de narrativa-experincia coletiva foi superada pela burguesia que so capazes de avultar o romance e a imprensa: a matriz do romance o Homem em sua solido, extirpado do seu povo. 17Os romances, no entanto, tm seus heris desorientados na medida em que cruzam a linha tnue da fragmentao, da que enxergue-se em Em busca do tempo perdido de Proust uma procura que se torna metonmia deste novo homem, que por meio da inexorabilidade tenta compreender e definir o seu lugar diante do mundo que se concebe e sobretudo porque tenciona articular o passado com o presente, tornando essa relao o espao generoso da aprendizagem. A modernidade segue, a, imbricada entre a perda contnua da capacidade de partilhar experincias e a deflagrao dos holocaustos que avultam da barbrie iminente. Na stima tese sobre o conceito da histria, Benjamin evidencia o papel da acedia em relao ao sujeito histrico. Como a j referida doena que acometia os monges da Idade
17 BENJAMIN, Walter.

A crise do romance IN: Magia, tcnica, arte e poltica . Rio de Janeiro, Brasiliense:

2004. 3. Ed.

57

Mdia e os isolava ainda mais num processo de encontro completo com a solido e com a tristeza, a acedia era necessariamente um mote para que os religiosos se considerassem tocados pela mo de Deus que escreve a histria. Este acometimento tambm funciona como uma espessa metfora daqueles que exercem o poder e escrevem a histria objetivando calar a verdadeira viso do mundo. E somente por meio da arte que o homem ser capaz de compreender o mundo e o seu lugar, superando o estado de surpresa, de maneira que qualquer ato de criao ser, pelo menos para Benjamin, uma declarao de guerra. A melancolia benjaminiana tem, portanto, um carter negativo porque radicaliza o sujeito histrico num aprisionamento de inrcia e inadaptao contnua: seu melhor exemplo o do monge medieval, trancafiado dor do mundo e isolado pela rotina de seu silncio. A arte, ainda que evidencie poderes burgueses ou reafirme poderes outrora estabelecidos, sempre uma busca existencial, sempre uma tentativa de superao do estado prolongado de estar preso (sur-presa). Nesse sentido, Horto de Incndio pode ser lido com o auxlio da capa que o introduz, j que os olhos completamente fechados impediriam voluntariamente o exerccio da observao e da viso. Ao contrrio disso, a poesia de Al Berto obriga o leitor a um estado permanente de conscincia, posto que seu carter evocatrio tambm nos permite a dialogar mormente com o ambiente concreto no qual se est inserido. Segundo Julia Kristeva (1987) tambm a transio do sculo XIX para o XX caracteriza uma enorme gama de acontecimentos que provocariam uma instabilidade psicolgica nos indivduos. Para a semiloga blgara, importantssimo entender todas as manifestaes melanclicas do sculo XX entendendo toda a arte a manifestada como uma retrica contra o silncio e contra a barbrie. Apesar da procedncia das observaes de Kristeva, importante levarmos em considerao as proposies que tendem a um escopo filosfico de Mrcia Tiburi acerca da melancolia enquanto discurso. Tiburi aponta para

58

experincia da melancolia enquanto fala, provando que o melanclico antes de mais nada um eloqente de sua vivncia, seja por meio do discurso, seja por meio de seu silncio. Uma vez expostas tais linhas tericas, cabe-nos questionar que tipo de manifestao sofre a melancolia nesta ltima obra de Al Berto. Conforme j foi exposto por PEQUENO DA SILVA (2005), h algumas evidncias lricas que podem ser verificadas ao longo dos vinte e nove poemas que compem Horto de Incndio. Composto por poemas de ttulos simples e nominais, esta primeira parte do livro pode ser entendida como um grande corolrio da retrica do desamparo e do esgotamento, manifestados num sujeito enunciador que s pode ser compreendido se imerso numa lrica melanclica de um tempo hoje/ nenhuma palavra pode ser escrita/ nenhuma slaba permanece na aridez das pedras/ ou se expande pelo corpo estendido (...) onde se pode num vocabulrio reduzido e obsessivo at que o relmpago fulmine a lngua/ e nada mais se consiga ouvir. (AL BERTO, 2000. p. 11) ou ainda na alternncia entre tempos passado e presente, numa contraposio evidente dos sintagmas Noutros tempos versus Hoje ou Agora, como podemos verificar no poema Vestgios. Estas observaes vo ao encontro do que prope Eduardo Loureno sobre essa presena significativa da memria ao longo da histria da literatura portuguesa nas obras que j citamos. Desse modo, possvel afirmar que existe uma preocupao esttica legitimamente portuguesa em Al Berto no que diz respeito experincia da nostalgia e da melancolia, ainda que a princpio, sobretudo nos anos iniciais, sua obra esteja intimamente ligada a outros referenciais. Tal inferncia pode, no entanto, correr o risco de ser mal-interpretada se no levarmos em considerao o contexto do exlio no qual o poeta viveu a partir de 1967. A necessidade de uma potica comprometida com a liberdade tornava o poeta uma espcie de deflagrador de convulses, ocasionadas pelos anos de represso e totalitarismo, o que endossa a tese benjaminiana de que a arte capaz de reanimar o Homem ainda que diante do horror contnuo e da barbrie. Essas observaes podem ser verificadas

59

tambm mediante as proposies de Antnio Guerreiro no breve ensaio Palavras que embriagam (1998: p. 02):
Esta diferena substancial de tom e de dbito das imagens torna ainda mais evidente a encenao dramtica do poema que marca uma parte significativa da poesia de Al Berto. Uma encenao que , alis, tanto maior quanto mais o poema supe uma proximidade com o vivido. Digamos que, nestes casos, se toma muito evidente essa fico herica do poeta. Talvez s depois dos livros posteriores Secreta Vida das Imagens (1984/85) que a sua poesia ganha uma muito maior consistncia.

Tambm devemos levar em considerao algumas questes relativas ao entendimento das relaes entre Literatura e Memria. Joaquim Manuel Magalhes foi um dos primeiros a identificar e possivelmente relacionar a questo da memria na obra de Al Berto. Referindo-se a esta escrita, o crtico reconhece em Os dois crepsculos que a matria potica al bertiana parece buscar exlio na prpria escrita:
Poder-se- sentir, ainda, a presena das convenes ps-surrealistas e psbeatnick. Mas acontece que essas convenes so apenas o pano de fundo continuamente ultrapassado por uma vertigem prpria e por uma marca de abismo que , indiscutivelmente, pessoal. Este seu livro ( Meu fruto de morder, todas as horas ) um livro de memria que se fixa como exorcismo dessa memria. um inventrio de ternura e despedida, de mgoa e de agresso que se organiza como um sabath melanclico de metforas sexuais, de lugares malditos, de corpos cercados que partem em flibusteiras incurses. A quimera urbana deste ciclo de litanias e exaltaes aventura-se em poses audazes que desvendam e simultaneamente denncias as vrias inquisies que esto sempre prestes a voltar a atear-se.

(MAGALHES, 1981, p. 271) interessante notarmos que, apesar de Magalhes referir-se a um livro que data da dcada de oitenta, possvel apreender e aplicar tais caractersticas enunciadas na obra de Horto de Incndio. Com efeito, ao considerarmos sentenas como inventrio de ternura e despedida, bem como a utilizao do adjetivo melanclico ao sabath da poesia al bertiana, possvel depreender da uma poesia que se configura a partir desse abismo para o qual a nica sada ou a nica reificao possvel parece ser a Arte. E mais: j que o nosso corpus avana no tempo, tendo sua primeira edio sido publicada em maro de 1997, ou seja, meses antes do falecimento do autor, possvel entend-lo como um grande balano avaliativo

60

da vida do sujeito lrico que sempre esteve no epicentro do excesso e da alta voltagem de uma escrita eltrica no sentido experimental do amor, da dor: da febre. Seguindo uma linha de pensadores que problematizaram esse possvel dilogo, LUGARINHO (1993) aponta que a memria deve ser entendida luz de determinadas proposies de Benjamin que necessariamente aliam-se aos conceitos de experincia e vivncia, observando que a primeira fundamento da tradio e das mais antigas formas narrativas, enquanto a segunda orienta o advento da modernidade na medida em que caracteriza experincias mais solitrias, retiradas da essncia partilhadora que configurava um modus operandi capitalista. Alm disso a leitura benjaminiana de Bergson entende a vida ativa como matria, enquanto a atividade contemplativa resulta na memria. Seguindo o Benjamin preocupado com as questes pertinentes aos gneros, possvel depreender que a partir de Sobre alguns temas em Baudelaire, possvel entender que o poeta recupera tambm a memria coletiva na medida em que transforma a vivncia em experincia, compartilhando-a como Arte e tornando a lrica, a partir claro de uma perspectiva estruturalista, um discurso. Discurso esse que funciona para alm da representao do passado no presente: como o passado al bertiano marcado pela mgoa, pela dor, tambm necessariamente doloroso entender o processo que o torna discurso como complexo e por conseguinte tambm melanclico que pode ser encontrado no Al Berto de Dispersos de Milfontes (1979):
Tenho o olhar preso aos ngulos escuros da casa Tento descobrir um cruzar de linhas misteriosas, e com elas quero construir um templo em forma de ilha Ou de mos disponveis para o amor (...) dizem, que ao possuir tudo isto poderia ter sido um homem feliz, que tem por defeito interrogar-se acerca da melancolia das mos esta memria-lmina incansvel (AL BERTO, 1997, p.167, grifos nossos)

61

Certamente a coexistncia de dois vocbulos to importantes num mesmo poema nos leva a crer que tal relao recorrente na obra al bertiana, uma vez que para aqueles que teorizaram sobre a melancolia notrio o exerccio da rememorao como tentativa de compreenso e/ ou de superao. Dessa forma, a alternncia entre passado e presente em Horto de Incndio atinge seu ponto mximo, caracterizando uma urgncia, um Clamor:
Vs no espelho o homem Cuja solido atravessou quase cinco dcadas e Est agora ali a olhar-te queixando-se da tosse Da dor de dentes e do golpe que a lmina fez Num deslize perto da asa do nariz

(AL BERTO, 2001, p. 59)

interessante notar que estas observaes convergem para algumas questes enunciadas por Derrida, uma vez que s possvel entender por exemplo o carter da escrita enquanto discurso por meio de uma interpretao ps-estruturalista que concebe uma literatura pragmtica, por assim dizer. Assim, podemos entender a poesia al bertiana como discurso na medida em que nele possvel reencontrar o fio do tecido da rememorao, nica frmula de perpetuar no corpo da escrita, objeto no-perecvel, a memria. De acordo com Manuel Frias Martins em As trevas inocentes possvel entender a poesia portuguesa da dcada de 90 como soma de crises existenciais ( sobretudo por uma necessidade anteriormente preocupada em mascarar ou dramatizar o Eu) e de paradigmas, gerando a uma poesia substancialmente presentificada por Eus autobiogrficos, preocupados ou no com a esttica de ser Outro. possvel, com isso, compreender a persistncia de elementos que caracterizam uma memria quase obsessiva, conforme a tela de Salvador Dali A persistncia da Memria, na qual os relgios parecem estar em processo de dissoluo ou pelo menos liquefao, como no poema Outro Dia:
Mas se a noite vier Cheia de luzes ilegveis de vus De relgios parados ergue-se as asas Fere o ar que te sufoca e no te mexas

62

Para que eu fique a ver-te estilhaar Aquilo que penso e j no escrevo aquilo Que perdeu o nome e se bebe como cicuta Junto ao precipcio e beleza do teu corpo. ( AL BERTO, 2000, p. 13)

O sujeito lrico al bertiano de Horto de Incndio tambm parece adequar tal proposio de alternncia nostlgica e melanclica a um passado de beleza, de acontecimentos plenos, por meio dos quais um xtase era sempre possvel. Esse xtase anterior era da ordem de uma vertigem que necessariamente se ope a um presente de sessenta comprimidos letais ao pequeno almoo. (IDEM, p. 12) que ainda assim sempre foi projetado ou esperado como resultado de uma poesia que sempre tencionou compreender o corpo triste calejado pelos golpes do mundo que Al Berto esboava na Quinta de Santa Catarina no comeo dos anos oitenta. No poema a seguir, intitulado Acordar tarde, percebe-se uma retomada de outra estratgia potica al bertiana j apontada por Fernando Pinto do Amaral (1997): a presena de uma constante interpelao. Um tu constantemente chamado discusso, convocado em geral para dar justificativas e explicaes da impossibilidade de se vivenciar na atualidade a experincia amorosa. De fato, Al Berto institui em quase maioria de seus livros, mas sobretudo neste de que tratamos, uma enunciao da solido. Seus sujeitos lricos so notadamente marcados pelo desamparo e pelo abandono, talvez principal caracterstica que nos leve a entender sua obra como registro potico melanclico, uma vez que este Eu busca sempre a tentativa libertar-se dos Fantasmas:
verdade bateram porta Mas no podias abrir Nesta casa s sobrevive a memria turva Dos poemas amados mais ningum mais nada Alm da parede de lodo e da caixa de sapatos Cheia de slabas preciosas e uma mesa pequena Com um albatroz empalhado para te vigiar a alma.18

18 AL BERTO, 2000,

p.25, grifos nossos.

63

Invariavelmente possvel encontrar tambm na poesia de Horto de Incndio um compromisso com descries objetiva e subjetiva do ambiente que cerca o sujeito enunciador. No excerto anterior encontramos elementos que justificam tal problema. Vejamos: neste poema, para alm da tenso existencial, h toda uma descrio do real e concreto. O albatroz empalhado funciona adiante do simplesmente ornamental, trazendo imageticamente uma reflexo acerca do que essncia e aparncia, apontando para ele prprio, um referente que dialoga com as investidas do sujeito lrico. Este elemento possivelmente tambm o que corrobora nas teorizaes acerca da paridade entre sujeito lrico e Alberto Raposo Pidwell Tavares, uma vez que ambos experienciam uma sorte de acontecimentos e espaos iguais ou minimamente semelhantes. Essa preocupao descritiva da obra al bertiana permite-nos compreender a sua potica do espao, na medida em que a apreenso do geogrfico, em geral sufocante ou em decomposio nos ltimos livros, reafirma uma potica estrangeira (exlio europeu do fim dos anos sessenta at meados da dcada de setenta) e tambm uma potica de (pre)ocupao do espao nacional ( a partir de O Mito da Sereia em Plstico Portugus [1979], sobretudo). Alm disso, essa preocupao recorrente com a paisagem do entorno, promove uma espcie de evocao contnua para com o mar, sobretudo, conforme tambm j apontou Antnio Guerreiro (1998). Este ltimo livro de Al Berto deve ser estudado tambm luz de uma singular preocupao com este espao considerado nacional ou simplesmente prximo. Ao contrrio dos primeiros livros, nos quais percebe-se uma Europa lato-sensu como espao acolhedor e propiciador do xtase, nesse segundo momento encontra-se um Portugal ainda ermo e spero, mas inegavelmente territrio prprio, no qual possvel envelhecer (deste pas que escolhi para definhar) e perecer conforme se verifica nos poemas j anteriormente sugeridos Lisboa (1), Lisboa (2), Lisboa (3), Lisboa (4), ainda que em quase todos os outros poemas exista uma meno ao lugar, sobretudo a cidades compostas de paisagens muitas vezes idlicas,

64

de pssaros, albas e invariavelmente mar. Inmeras so as passagens nas quais verificamos a insistncia do sujeito lrico em nomear o que h de prximo desse mar em que possvel ouvir o atlntico uivando de abandono/ enquanto os dedos se cansam a pouco e pouco/ na lenta escrita de um dirio- depois/ fecho o mapa e vou/ pela crueldade desta dcada sem paixo (AL BERTO, 2000, p. 54). Assim, importante assinalar a recorrncia de elementos martimos a presentes, de forma a elencar uma srie de aproximaes semnticas que remetem a uma proximidade entre sujeito lrico e tais objetos. Os poemas abaixo, escritos em dilogo, uma vez que sugerem uma aproximao com a solido postulada pelo filsofo Jean-Jacques Rousseau, podem ser lidos como resumo das questes observadas at aqui. Constituem quase uma arte potica de uma gerao que aprendeu a conformar-se com a solido e com a conscientizao do estado freqente de abismo que os Homens acabam por experimentar :
Carta de mile
A minha cidade tinha um rio donde sobe hoje o cheiro a coraes de lodo e um eflvio de enxofre e de moscas cercando as cabeas dos vivos As pontes as que vi rurem nas imagens dos jornais continuam de p algures na memria Mas no podamos sair dali ir falar ou trocar fosse o que fosse ou resistir -porque no tnhamos nada para trocar excepto a fome e a vontade inabalvel de viver nem po nem balas nem esperana e cada um de ns metamorfoseou-se num cemitrio ambulante cada um de ns sepultou na alma uma quantidade desumana de dor e de mortos tudo se decompe apodrece e as mos enterram-se no estrume das horas assim te escrevo sentado na parte mais triste do meu corpo noite adentro a boca a encher-se-me de ossos at que irrompa a manh e os tiros recomecem e a cinza do cigarro caia no cho e em mim cresa uma alegria maligna

65

( AL BERTO, 2000, p. 48-49)

Resposta a mile
A guerra daqui no mata - mas abre fissuras nos nervos o que te posso dizer deste pas que escolhi para definhar A cidade um amontoado de lixo de tapumes de sucata e de casas que se desmoronam a realidade estragou os olhos das crianas No fim do corpo em que escondo espalhou-se a treva onde guardo a corola azulnea de tua ausncia E o marulho ntido de um mar que canta E um calor ssmico nos lbios que beijaste -me difcil continuar a escrever-te O que destri sei que estou fodido E tu j no s meu Preparo-me para entreabrir os olhos E deixar escorrer a convulso oleosa das lgrimas E das coisas tristes.

(AL BERTO, 2000, p.50-51) A utilizao do mile iluminista no contexto da obra al bertiana pode ser entendida de acordo com a temtica teorizada por Rousseau de que nossa essncia necessariamente corroda pela socializao, o que torna suas teorias sobre a educao descrentes da vida em sociedade, e por conseguinte descrente dos Homens, uma vez que eles so os componentes fundamentais do tecido social. O Emlio de Al Berto evidencia uma solido abismal, cuja residncia principal o espao da morte como ltima metamorfose de cada indivduo transformado em cemitrios ambulantes para alm das bocas tomadas de ossos de indivduos que, torturados seja pelo sistema, seja pela prpria solido, caminham na corrupo at mesmo da alegria que no presente da enunciao, maligna. Os poemas de Horto de Incndio aproximam-se de uma reflexo sobre a morte, uma vez que apresentam um discurso impregnado de uma contaminao elegaca, exatamente de reflexo sobre um luto de seres retirados de sua essncia para uma transformao, talvez as

66

mltiplas metamorfoses das quais o sujeito enunciador irrompe : e cada um de ns metamorfoseou-se/ num cemitrio ambulante cada um de ns/ sepultou na alma uma quantidade desumana/ de dor e de mortos. Podemos ainda localizar esta preocupao fnebre do enunciador lrico dos poemas, uma vez que temos dentro deste jardim incendiado uma busca por tempos perdidos por exemplo no texto O senhor da asma.
Senhor da asma
Deitado h muito tempo o cigarro luzindo Com um olho de tigre vindo da noite e L fora Ainda se apercebe a hmida incandescncia das frsias o rumor surdo de vozes belas pelo jardim onde a florida macieira se recorta no intenso cu de vero (...) mas nada perfeito (...) falta-me o tempo para procurar o tempo perdido...

(AL BERTO, 2000. p.32-33) Neste excerto de um poema que dialoga no s com a figura, mas tambm com a obra de Marcel Proust, que era acometido pela asma, temos exatamente uma situao de contingncia, na qual nem mesmo a ambientao idlica da natureza permite que o sujeito enunciador seja tocado por ela. Parece que numa atmosfera de doena, na conscincia de sua finitude, o Eu confirma o seu ser-para-a-morte heideggeriano. O dilogo com a obra proustiana nos remete a uma fixao de determinados acontecimentos, cujo registro marcado pela passagem do tempo e sua inexorvel ao. A asma a, tal qual a Proust, limita, condiciona e provoca o aprofundamento da reflexo, enfatizando uma atmosfera de sufocamento e ausncia de faculdades mais primrias ( respirao, nomeadamente), o que podemos tornar dilogo juntamente com a pertinncia da viso j mencionada anteriormente. De qualquer maneira, importante destacar aqui que tambm conforme aponta Deleuze (1997), o escritor levado a perverter a sua linguagem para no se perder na afasia, por meio da inteno de criar uma nova

67

lngua dentro da lngua, capaz de reinventar formas de superar o desamparo do mundo atravs de sua superao mais admica .
19

possvel, a partir disso, tentar entender a trajetria da poesia al bertiana por meio de um slido e contnuo paradoxo entre hortos e incndios; entre o prazer da experincia e o recolhimento daquilo que esta gerou atravs de uma profunda reflexo a que os sujeitos poticos de Al Berto se propem a pensar. A dimenso existencial da obra al bertiana consiste, portanto, nessa dialtica tenso entre a dramatizao emprica, levada s ltimas conseqncias e o pensamento acerca dessa prpria teatralizao erigida sobre a multiplicidade de vozes existentes em sua obra. Maurice Blanchot parece concordar com o que j foi aqui apontado de Deleuze em relao experincia:
E aquele que escreve igualmente aquele que ouviu o interminvel e o incessante, que o ouviu como fala, ingressou no seu entendimento, manteve-se na sua exigncia, perdeu-se nela e, entretanto, por t-la sustentado corretamente, f-la cessar, tornou-a compreensvel nessa intermitncia, proferiu-a relacionando-a firmemente com esse limite, dominou-a ao medi-la. (BLANCHOT, 1987, p.29)

Em todas as obras de Al Berto podemos verificar uma espcie de fixao obsessiva por uma juventude, mormente ilustrada em seus poemas por dilogos entre um sujeito enunciador suficientemente adulto com um adolescente. Em Horto de Incndio, temos exatamente o pice dessa dialtica, numa perspectiva piorada, na medida em que este ltimo sujeito lrico do poeta encontra-se definitivamente esgotado e definhado conforme aponta, por exemplo Joo Barrento (2000) ao referir-se a este livro como uma metfora da morte e da doena, seguindo a linha da pensadora Susan Sontag (A doena como metfora). Considerando a Aids como uma das maiores epidemias que acometeram a humanidade, possvel relacionar o conceito sontagiano com algumas observaes aqui j propostas (SCLIAR, 2003) no que diz respeito atividade da melancolia em estrangeiros, migrantes, e sobretudo
19 Estas

observaes podem ser verificadas tambm no meu texto intitulado Al Berto: (entre) o horto e o incndio publicado nos Anais do XX Encontro da ABRAPLIP (2005).

68

indivduos que compunham sociedades e contextos com grandes doenas ou padecimentos fsicos maiores. Acreditamos, com isso, que o poema Sida sintetiza tambm um discurso melanclico posto que registra a gravidade de uma doena que ataca dialeticamente, uma vez que operacionaliza um deterioramento fsico e tambm afunila e fustiga o Homem na sua mais perene condio: a certeza de estar muito prximo de sua finitude:
SIDA
Aqueles que tm nome e nos telefonam um dia emagrecem partem deixam-nos dobrados ao abandono no interior duma dor intil muda E voraz Arquivamos o amor no abismo do tempo e para l da pele negra do desgosto pressentimos vivo o passageiro ardente das areias o viajante que irradia um cheiro a violetas nocturnas Acendemos ento uma labareda nos dedos acordamos trmulos confusos a mo queimada junto ao corao E mais nada se move na centrifugao dos segundos tudo nos falta nem a vida nem o que dela resta nos consola e ausncia fulgura na aurora das manhs e com o rosto ainda sujo de sono ouvimos O rumor do corpo a encher-se de mgoa Assim guardamos as nuvens breves os gestos Os invernos o repouso a sonolncia O vento arrastando para longe as imagens difusas daqueles que amamos e no voltaram a telefonar

Delicadamente, Al Berto nos apresenta um poema denso da dor do luto, mas lcido diante do perecimento implacvel a que estamos subordinados. Com um campo semntico voltado para a idia de dor e de perda, o texto se apresenta atravs de uma aguda tentativa de superao, que no entanto no parece ser possvel contornar: nem a vida, nem o que dela resta nos consola. No poema, cuja voz enunciadora a de quem permanece, sofrendo a ausncia daqueles que um dia emagrecem partem, a corroso se d em nome da solido de

69

quem deve acostumar-se com o vazio e com a conscincia de uma igual finitude. O tempo funciona como aliado, na tentativa do esquecimento e da superao do luto em funo da morte prxima em funo da Aids que o ttulo submete : o vento arrastando para longe as imagens difusas daqueles que amamos. No obstante, a doena, metfora social, funciona para alm de uma fissura, cancro que atinge a coletividade, apontando a falncia dos tempos, a decadncia recorrente a que a Histria invariavelmente retorna. E somente por meio desses entendimentos que somos capazes de ler o poema Mektoub, interpretando-o como o Fado do qual no possvel distanciar-se, j que este representa o deserto da impossibilidade e da solido mais completa. A morte o que est escrito, e a escrita a fonte da qual irrompem paisagem e discurso, onde/ talvez se esconda/ o contorno quase terno do rosto de deus (AL BERTO, 2000, p. 29) Finalmente, tomemos os poemas que intitulam a obra: Horto e Incndio. O primeiro pode ser lido como sntese de uma paisagem por meio da qual o Homem atinge sua dimenso genesaca. a aproximao mais primria entre a origem, como representao do paraso. Neste jardim inicial possvel encontrar homens cegos (que) procuram a viso do amor (AL BERTO, 2000, p. 15), provavelmente por conta j de uma corrupo desse lugar idlico, onde lrios assumem-se como instrumentos silenciadores e a sara que se acende subitamente por dentro (AL BERTO, 2000. p. 16), indicando no uma manifestao exterior do divino, mas uma ardncia interior, quase que do drama, no qual a figura Al Berto est inserida. Outrossim, estes dois poemas no podem ser compreendidos se no levarmos em considerao a cultura judaico-crist, na qual inevitavelmente o poeta e o sujeito lricos esto inseridos, o que nos levaria a supor que este horto tambm lugar da conscincia do abandono, como uma estao da Via-Sacra, na qual verifica-se a passagem de Jesus pelo Horto das Oliveiras. No nos esqueamos ainda que a capa dO Medo, publicado em 1987 pela Contexto traz exatamente uma meno Na capa: Retrato de Al Berto encenado por Paulo Nozolino em homenagem

70

Caravaggio. conhecida a admirao que o poeta nutria pela pintura caravaggiana, uma vez que uma de suas maiores qualidades residia exatamente na pertinncia da pintura enquanto drama, barroco, evidentemente, o que nos remete a uma suposio de que a encenao de Nozolino remete conseqentemente Al Berto e seu Medo a uma via dos maiores smbolos da ascese que o Cristo na sua Paixo. possvel existir num mesmo autor questes to conceitualmente contrrias como a representao do imaginrio-sofredor cristo-portugus e uma potica queer, que subverta o entendimento da prpria cultura portuguesa (Cf. LUGARINHO [1998])? Tal qual o pintor italiano possvel sim articular, sobretudo por meio da atuao e da superao da mesma, conforme toda uma tradio potica, s vezes inegavelmente portuguesa. Finalmente, em Notas para o dirio, poema caracterizado por uma estrutura que mais se aproxima da prosa, podemos encontrar um tipo de ladainha que tenciona suprir esse lugar de abandono, do afastamento mais completo at mesmo da proteo celestial (pernoito sempre no lado sagrado do meu corao, ou de onde o medo tem a precariedade doutro corpo) em
20

favor de uma mitologia da linguagem, leia-se escrita e corpo: deus tem que ser substitudo rapidamente por poemas, slabas, sibilantes, lmpadas acesas, corpos palpveis, vivos e limpos. (AL BERTO, 2000, p. 39) para que seja possvel estar no mundo para alm da dor de todas as ruas vazias. (AL BERTO, 2000, p. 39). Porque as relaes possveis entre lrica e dor residem, segundo Ronaldo Lima Lins (2002), exatamente na dialtica entre dito e interdito, posto no ser possvel haver lrica em existncias triviais, comuns e evidentes. tambm por causa desse suspense que passa a existir a deflagrao entre a interioridade e a exterioridade da escrita:
A lrica possui este problema: tem de falar e no pode falar. um dilema que Adorno coloca na narrativa para explicar a disjuno, nela flagrante, entre a interioridade e a exterioridade. A dor na qual se alimenta a necessidade de falar, aqui, no encontra eco. uma dor trada. Trada pelo fracasso das expectativas criadas no ps-Renascimento, quando os sonhos, saindo da imaginao dominaram
20 AL BERTO, 2000,

p. 39, grifo nosso.

71

os fatos. A lrica resolve, quando bem-sucedida, o desafio embaraoso de continuar impassvel e se mostrar transbordante, de ser e de no ser um veculo das angstias.

(LINS, 2002, p. 314) O que vai ao encontro do que o prprio sujeito lrico enuncia:
Os poemas adormeceram no desassossego da idade. Fulguram na perturbao de um tempo cada dia mais curto, e, por vezes, ouo-os no transe da noite. Assolamme as imagens, rasgam-me as metforas insidiosas, porcas... e nada escrevo. O regresso escrita terminou. A vida toda fodida e a alma esburacada por uma agonia tamanho deste mar. A dor de todas as ruas vazias. (AL BERTO, 2000, p. 40)

Ou ainda em No cantes:

Antes e depois da alegria Antes e depois do pnico

Mas sempre durante o sofrimento

No cantes (AL BERTO, 2000, p. 58, grifos nossos)

6. RIMBAUD & A MORTE

A morte , pela literatura, silenciosa e falante e justifica-se no tom cortante de seu jamais dizer-se. Mrcia Tiburi, Filosofia Cinza . O que vejo j no se pode cantar. Al Berto, Morte de Rimbaud.

72

A ltima parte do livro Horto de Incndio composta pela obra Morte de Rimbaud dita em voz alta no Coliseu de Lisboa a 20 de novembro de 1996. Divididos em quatro poemas menores, escritos em prosa potica, estes textos funcionam quase como um posfcio, uma matria finalizadora e conclusiva, uma vez que encerram a obra publicada em vida do poeta Alberto Raposo Pidwell Tavares, apresentando os principais temas j visitados e concluindo sua arte potica por meio de uma enunciao que vai alm do sujeito lrico Al Berto, valendo-se da voz de um Rimbaud beira do silncio. Os temas recorrentes obra de Al Berto podem ser relacionados em sua maioria aos da potica do jovem Jean-Nicolas Arthur Rimbaud e tambm porque Al Berto promoveu, antes de Horto de Incndio, citaes e aluses rimbaudianas, como o caso na obra Regresso s histrias simples, de 1985 (AL BERTO, 1997, p. 532):
6. embebedavas-te na travessia daquele vero bebias muito vinho na vertigem de fogosos corpos pouco sabias acerca do cime e da traio confiavas demasiado em ti eras alto e magro nunca traficaras armas em Harar tinhas o peito cansado o andar lento e jamais pernoitaras sob o cu da Alexandria escura a partir de hoje abandono-te para sempre ao silncio de quem escreve versos em Portugal tens trinta e sete anos como Rimbaud talvez seja o tempo de comeares a morrer.

A partir dos elementos que dispomos neste poema, possvel identificar um espao rimbaudiano no s na clara referncia ao poeta, mas tambm quando mencionada a geografia percorrida por Jean-Nicolas a partir das referncias histricas ( sobretudo verificadas ao longo de sua extensa correspondncia) de sua errncia pela Europa e depois pela frica a lidar com negcios e comrcio de armas. Para Al Berto, no entanto, comear a de fato morrer

73

significa no poder mais contar e cantar e celebrar a morte da escrita com o silncio tambm deve ser a possibilidade de tornar exerccio a sua prpria antecipao, j que sujeito lrico al bertiano sempre esteve prximo desse abismo final que se entende por morte. Sem ttulo, iniciados apenas por algarismos romanos de I a IV, estes poemas, sobretudo os trs primeiros estabelecem a princpio um pacto com o leitor, preparando-o para a representao que ali ser feita. Mas esteticamente, o que significa dizer uma morte? No seria transform-la em discurso, na medida em que este discurso sirva para expurgar e livrar finalmente o Homem de suas incorrees e de seus deslizes? Acreditamos, com isso, que estamos diante de um estatuto trgico de enunciao, uma vez que a experincia da mscara aqui aparece para funcionar como catarse e amenizao de hamartias as paixes que desvirtuam os Homens. Dessa forma, de nosso interesse nomear a Morte de Rimbaud como poema trgico-romntico, na medida em que h a a a reunio de elementos destes dois gneros literrios. No I, podemos encontrar um prembulo com tipificao de cenrio e aproximao de um locus horrendus: a noite, o que pode ser verificado na repetio de a noite est prxima (AL BERTO, 2000, p.63). Nesse poema, possvel tambm verificar novamente a insistncia de uma memria resumitiva, que retrocede atravs das lembranas para a composio de uma cena onde se capaz de inventar outra vez o rio das palavras (AL BERTO, 2000, p.65) uma vez que o regresso ao tempo perdido no mais possvel. Reitera tambm o enunciador lrico a mxima acerca do trnsito e da vida em viagem, das tentativas sucessivas de superao do real e fuga:
A verdade que passei a vida a fugir, de cidade em cidade, com um sussurro cortante nos lbios. E atravessei cidades e ruas sem nome, estradas, pontes que ligam uma treva a outra treva. Caminho como sempre caminhei, dentro de mim rasgando paisagens, sulcando mares, devorando imagens.

(AL BERTO, 2000, p. 64)

74

A instaurao da modernidade literria, sobretudo no que diz respeito lrica, melhor compreendida medida que tomamos conhecimento da arte ento produzida. Jean-Nicolas Arthur Rimbaud dispensa apresentaes, e caso fosse obrigatrio tratar de inquritos sobre ele, mais fcil seria recorrer sua poesia e s suas cartas. Das suas Iluminaes possvel depreender o enunciador que cria uma nova potica a partir no de seu eu absoluto e romantizado, mas de um eu que s pode ser entendido diante dos objetos, da prpria problemtica do ser e do mundo como tal. H atualmente um texto bastante difundido pelos professores de Teoria da Literatura que trabalham com Lrica: O sujeito lrico fora de si, de Michel Collot, traduzido pelo professor Alberto Pucheu. Neste artigo, o professor francs questiona a relao de imanncia entre a lrica e a subjetividade, apontando que no possvel pensar em lrica sem entender que, pelo menos na modernidade, sua reificao s possvel mediante um xtase, como se o poeta s pudesse entender a subjetividade que nele impera por meio de sua relao com o exterior. No obstante, utilizando-se de trs poetas, nomeadamente Rimbaud, Ren Char e Francis Ponge, Collot encontra neles significativos exemplos de enunciaes lricas que projetam o eu para alm da interioridade com a qual que se acostumou entender o poema lrico. Citamos:
Pelo menos desde Plato, sabe-se que o sujeito lrico no se possui, na medida que ele possudo por uma instncia ao mesmo tempo a mais ntima de si e radicalmente estrangeira. Essa possesso e esse desapossamento so tradicionalmente referidos ao de um outro, quer se trate, no lirismo mstico ou ertico, de um deus ou do ser amado, no lirismo elegaco, ao do Tempo, ou ao chamado do mundo que arrebata o poeta csmico.

(COLLOT, 2005, p.02) Mediante tais consideraes cabe perguntarmos se possvel relacionar a exposio de Collot a Al Berto. Para confirmar esta possibilidade necessrio que assinalemos que a experincia do enunciador Rimbaud em Al Berto se d exatamente nessa perspectiva, porque somente por meio da experincia e do exerccio de uma enunciao rimbaudiana que o sujeito

75

lrico de Al Berto explicita sua subjetividade. Essa questo tambm pode ser entendida atravs daquilo que nomeamos anteriormente por poesia da experincia em Al Berto, culminando finalmente no aniquilamento da escrita de que tudo se afogue na gordura das manhs, que tudo silencie... e uma lngua de fogo atinja os livros que no escreverei (AL BERTO, 2000, p.68). Esta relao com a experincia, inegavelmente permite que reconheamos a tambm um pouco da histria de que une Rimbaud poesia al bertiana, como por exemplo a preferncia pelas fugas inumerveis a que o poeta francs se submetia, no esquecendo com isso do retorno sempre fiel s suas origens de Charleville. No caso da deambulao al bertiana, cabe reiterar que o trnsito pde ser registrado na obra j citada O Anjo Mudo e ainda nas referncias existentes na Morte de Rimbaud. Mas a Charleville al bertiana pode ser inequivocamente representada na Sines portuguesa, uma vez que da que muitas vezes irrompe o sujeito lrico de Al Berto evocando sua natureza, sua infncia e sobretudo o seu mar. Conforme aponta FREITAS (1999) notria a recorrncia da presena rimbaudiana na obra de Al Berto. Mais que influncia, o poeta francs pode ser lido como modelo estruturador que inclusive antecede Horto de Incndio. Segundo Herberto Helder, Rimbaud nos deixou dois exemplos: um da escrita e o outro do silncio, sendo que este ltimo superou o primeiro em eloqncia, legando s geraes posteriores uma potica que subentende a extenso e a validade do seu canto. Paralelamente a isso, interessa-nos encontrar traos da melancolia nessa aporia que por si s j permite que entendamos o contexto no qual o sujeito lrico est inserido. Explicamos: uma vez no sendo possvel mais justificar a escrita e no sendo mais capaz o eu de cant-la, resta o silncio to perturbador do poema II: harrar, aden, lisboa, este silncio... capaz de desordenar o mundo. O canto sublime das miragens. ( AL BERTO, 2000, p. 66) Silncio esse resultado do impasse. Cessando a exterioridade e a escrita s possvel entender o mundo para dentro de sua doena, tal qual afirmou Deleuze no nosso fragmento

76

epigrfico. S h espao, portanto, para inscrever, finalizando a escrita melanclica, mas ainda escrita e celebrando a morte na mudez da possvel cripta: e eu, Rimbaud, vejo a minha alma diluir-se no interior frio de um gro de areia. Este fragmento de Vestgios do Poema Morto contido nO Anjo Mudo (2001, p.111), provavelmente escrito anteriormente publicao de Horto de Incndio, esclarece a proposio da identidade por meio da alteridade: Alberto Raposo Pidwell Tavares somente atravs de Al Berto, que por conseguinte tambm s o diante de outros, das mltiplas vozes que falam na longa extenso de sua poesia e foram capazes de amenizar a melancolia das imagens que compunham a sua memria da existncia: imagens, imagens que se colam ao interior das plpebras imagens de neve e de misria, de cidades obsessivas, de fome e de violncia, de sangue, de aquedutos, de esperma, de barcos, de comboios, de gritos... talvez...talvez uma voz.( AL BERTO, 2000, p. 67). Outra observao aqui necessria a questo da ausncia representada nessa experincia de deserto comeada na parte anterior de Horto de Incndio. A enunciao de afastados, tudo o que nos resta comear a imitar a vida um do outro. (AL BERTO, 2000, p. 66) poderia referir-se a um Verlaine ausente, confirmando o estatuto de abandono da voz al bertiana j que segundo BARTHES (2001) a angstia da falta, to semelhante melancolia, torna o presente insustentvel porque exatamente operacionaliza uma oposio clara de distncias, o que no entanto caracteriza o incio da linguagem propriamente dita, uma vez que em funo da ausncia que as invocaes so possveis. A invocao, no obstante, surge como maneira de nomear no mundo o outro ausente, a partir de objetos que o faam enxergar a um esboo, uma sombra ou um breve contorno que suspenda ou amenize a certeza de que nenhum abrao chega para atenuar a dor da separao. (AL BERTO, 2000, p. 66). No obstante, a presena constante de uma sinestesia pode assemelhar a potica rimbaudiana de Al Berto ao desregramento dos sentidos da poesia de Lus Miguel Nava, sobretudo no que refere elementos que compem o cenrio natural do mundo, a que Rosa Maria Martelo chama de

77

esttica do sublime no ensaio O mar no conjuntivo e a fulgurao sublime nexos a partir da poesia de Lus Miguel Nava. Conforme j foi apontado anteriormente no que se referia potica da experincia al bertiana e sua relao com o exterior, importante destacar tambm que h nessa questo toda uma teorizao gestada pelo prprio Rimbaud nA Carta do Vidente, por exemplo:

O Poeta se faz vidente por meio de um longo, imenso e refletido desregramento de todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sofrimento, de loucura; ele procura ele mesmo, ele esgota nele todos os venenos , para s guardar as quintessncias. Indizvel tortura na qual ele precisa de toda a f, de toda a fora sobre-humana, onde ele se torna entre todos o grande doente, o grande criminoso, o grande maldito e o supremo Sbio! Pois ele mais do que nenhum! Ele chega ao desconhecido ! Porque ele cultivou a sua alma, j rica, mais do que nenhum! Ele chega ao desconhecido , e quando enlouquecido, ele acabaria por perder a inteligncia de suas vises, ele as viu ! Que ele morra no seu salto pelas coisas incrveis e inomveis: chegaro outros horrveis trabalhadores; eles comearo pelos horizontes onde o outro se curvou! (RIMBAUD, 2002, p.80, grifos do autor)

Dessa forma, possvel entender a poesia do desconhecido como relao direta com a morte, dado o grau de profundidade dessa experincia, conforme aponta tambm Blanchot nO espao literrio. A melancolia a, surge como espao, como local do experimento que necessariamente leva o poeta a vivenciar suas formas de amor, de sofrimento, de loucura... todos os venenos tambm al bertianos: uma golada de veneno e eis que se acende o talento. o rumor precioso das slabas. o choro e o riso. o brilho gelado das imagens. ento, ergo o cachimbo e fumo um tempo futuro, ajeito o cinturo onde guardo o ouro e vou pelo engano das palavras. (AL BERTO, 2000, p. 70, grifos nossos). A escrita farmacutica de Al Berto a ambigidade contnua do Horto ( jardins, delcias, espao frtil a reproduzir arte e escrituras) e do Incndio como febre, convulso, cemitrios e de vertigens ocasionadas pelo contrato que a poesia al bertiana tem com a verdade e com a conscincia absoluta dessa ferida matricial da descontinuidade humana, cuja

78

restituio s poderia ser possvel mediante a reunio de todas as quintessncias, palavra to cara poesia de Rimbaud. As imagens melanclicas da perna amputada, da viva chaga e das casas repletas de gemidos ilustram o mote para a escrita que, funcionando como o phrmakon derridiano alento ou veneno convida o poeta a narrar. E nossa, desde o Oriente, a clebre concluso da literatura de que necessrio contar para no morrer. Talvez porque, parodiando Montaigne, escrever tambm seja uma forma de aprender a morrer. Ou a conviver com a convulso diria da dor, a perna amputada, a chaga viva, o sangue a latejar o mapa da abissnia. ( AL BERTO, 2000, p. 72)

7. CONSIDERAES FINAIS

A beleza tem apenas uma origem: a ferida, singular, diferente para cada um, oculta ou visvel, que o indviduo preserva e para onde se retira quando quer deixar o mundo para uma solido temporria, porm profunda. A arte parece querer descobrir essa ferida secreta de todo ser e mesmo de todas as coisas, para que ela os ilumine. Jean Genet , O ateli de Giacometti .

Conforme foi proposto de acordo com os nossos objetivos e as nossas hipteses, possvel ler a obra al bertiana Horto de Incndio como uma grande representao da morte, sobretudo no que diz respeito aos poemas de Morte de Rimbaud. Essa passagem, celebrada

79

por meio da poesia, no pde, no entanto, ser realizada de forma inclume, ela necessitou de uma representao que atendeu composio de uma cartografia dos afetos, erigida a partir de espaos vivenciados na convulso da busca melanclica pelo excesso de experincias, em primeiro lugar para correr em busca da quintessncia de si e em segundo lugar para fugir daquele fio de non condutor da memria. Tal representao tambm s existiu de acordo com a inegvel tendncia de Al Berto caracterizar-se por uma persona melanclica, uma vez que por meio da poesia que seu sujeito lrico tentar superar a sucesso de traumas e a sucesso de perdas, alm claro de toda uma predisposio contida no seu imaginrio cultural portugus, tambm acostumado a uma potica de adeuses. Para tanto, o sujeito lrico al bertiano se utilizar de sua memrialmina, por meio da qual possvel recuperar com alguma preciso o passado fingidamente esquecido e superado, mas vertiginoso e -flor-da pele conforme verificamos ao longo de suas enunciaes. A poesia de Al Berto encontra-se, portanto, num contexto do qual emergem sujeitos cindidos, mas conscientes de sua finitude. A melancolia, dessa maneira, surge como agente que torna inteligveis ou pelo menos suportveis simples e remotas existncias que encontram na Arte um subterfgio para voltar ao estado de conscincia. Verificamos, alm disso, que os desdobramentos melanclicos podem ser entendidos se considerarmos a poesia experimental al bertiana como manifestao dessa busca quase frentica que expe e notadamente marca o sujeito lrico, emergindo da uma poesia em carne-viva no necessariamente autobiogrfica, mas sobretudo visceral. Conforme apontou Maurice Blanchot, a experincia com a morte acusa no s uma solido essencial, mas sobretudo uma inegvel relao com a maior das profundezas de si, uma vez que a morte se localiza a partir daquela estreita fenda entre a vida e o abismo posterior a ela. Conseqentemente, possvel entender a poesia da experincia em Al Berto como

80

multiplicidade numa busca pela unidade. A escrita, remdio e veneno, o phrmakon derridiano que, para alm de seu elixir, invoca toda uma simbologia cujas bases encerram corpo e memria. A melancolia , portanto, espao-entre. Entre-lugar do nascimento e da morte, uma vez que por meio dela, ou melhor, nela que o poeta torna-se capaz de desafiar as sentenas do absurdo maior que comisera o seu corpo: o espao da escrita, do verbo, da enunciao que o qualifica a tomar-se como sujeito de sua histria, capaz de intervir nas intermitncias da morte. A poesia al bertiana violenta, portanto, a tradio de lricas amorosas, superando as

interlocues usuais e agenciando uma contnua busca pela verdade de um seu amor perdido, que tanto pode ser a sua prpria imagem na gua narcsica de um mar cosmopolita, mas sobretudo portugus, como a procura incessante por um outro desconhecido, alter-ego ou persona, cujo encontro jamais poder se dar porque sua essncia tambm a de viver em fuga. Pudemos concluir tambm que talvez o nico lugar possvel para a reconstituio da melanclica fragmentao al bertiana seja a poesia que, mesmo diante de tantos imperativos e tantas fugas esteve presente, sobretudo sempre durante o sofrimento. Desse modo, parece inegvel que a escrita configura a o desassossego e a solido a que inegavelmente estamos subordinados, mas cujas experincias e encenaes s foram possveis para Al Berto, corpo de incndio no jardim da melancolia, numa morada (im)possvel do silncio:

Penso na morte mas sei que continuarei vivo no epicentro das flores no abdmen ensangentado doutros-corpos-meus na concha hmida de tua boca em cima dos nmeros mgicos anunciando o ciclo das guas e o estado do tempo A memria dos dias resiste no olhar dum retrato continuo s e sinto o peso do sorriso que no me cabe no rosto improviso um vo de alma sem rumo mas nada me consola imprevista a meteorologia das paixes pssaros minerais afastam-se suspensos vislumbro um corpo de chuva cintilando na areia

81

At que tudo se perde na sombra da noite... alm junto salgada pele de longnquos ventos

(AL BERTO, 1997, p. 251)

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ADORNO, T. Lrica e sociedade. In: Benjamin, W. e Outros. Textos Escolhidos. Trad. Rubens Torres Filho. So Paulo: Abril Cultural, 1980. pp. 193-208 [ Os pensadores] AMARAL, F. P. O mosaico fluido. Lisboa, Assrio & Alvim: 1997. BARRENTO, Joo. A dor tambm faz cantar. In: Umbrais. Viseu, Cotovia: 2000. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves: 2001. BENJAMIN, Walter. A Origem do drama barroco alemo. Rio de Janeiro, Brasiliense: 1984. ______. Magia, tcnica, arte e poltica. Rio de Janeiro, Brasiliense: 2004. BERTO, Al. Lunrio. Lisboa, Assrio & Alvim: 2000. ______. Horto de Incndio. Lisboa, Assrio & Alvim: 2000. ______. O Anjo mudo. Lisboa, Assrio & Alvim: 2001.

82

______. O Medo. Lisboa, Contexto: 1984. ______. O Medo. Lisboa, Assrio & Alvim: 1997. ______. (Org.) Sio. Lisboa, Ed. dos Autores: 1987. BLANCHOT, Maurice. La part du feu. Paris, Gallimard: ______. O Espao Literrio. Rio de Janeiro, Rocco: 1987. CERQUEIRA-GUIMARES, Gustavo. Al Berto procura do vento no jardim dagosto. Dissertao de Mestrado em Estudos Literrios, UFMG, 2005. COLLOT, M. O Sujeito-lrico fora de si. Traduo de Alberto Pucheu. In: Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, 7 Letras, ano VIII, n. 11, pp. 165-177, 2004. CURTIUS, Ernst Robert. Literatura Europia e Idade Mdia Latina. So Paulo, Edusp:1996. DELEUZE, Gilles. Crtica e Clnica. Rio de Janeiro, Editora 34: 1997. DERRIDA, Jacques. A Farmcia de Plato. So Paulo, Iluminuras: 1991. ELIAS, N. A solido dos moribundos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar: 2001. FIGUEIREDO, Mnica do N. Portugal, o mtico cais da saudade uma reflexo sobre Eduardo Loureno. In: XIII Encontro de Professores universitrios brasileiros de Literatura Portuguesa. Rio de Janeiro, Fundao C. Gulbenkian/ UFRJ: 1992. FREITAS, Manuel de. A Noite dos Espelhos. Lisboa, Frenesi: 1999. FREUD, S. Luto e Melancolia in: Obras Completas. Rio de Janeiro, Imago: 1990. FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lrica Moderna. So Paulo, Livraria Duas Cidades: 1978. GUERREIRO, Antnio. Palavras que embriagam. Caderno Dois, Expresso, Jul. 1998. HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A: 2001. JASPERS, Karl. Filosofia da Existncia. Rio de Janeiro, Imago: 1985. INCIO, Emerson da C. A herana invisvel. Tese de Doutorado em Letras Vernculas, UFRJ, 2006. KRISTEVA, J. Sol Negro depresso e melancolia. Rio de Janeiro, Rocco: 1987. LINS, Ronaldo L. A Dor. In: O Felino Predador. Rio de Janeiro, EDUFRJ: 2002. LOPES, Denlson. Ns os mortos. Rio de Janeiro, Sette Letras: 1999.

83

LOPES, Oscar & SARAIVA, Antnio J. Histria da Literatura Portuguesa. Porto, Porto Editora: 2000. LOURENO, Eduardo. A nau de caro. Rio de Janeiro, Companhia das Letras: 2001. ______. Mitologia da saudade. Rio de Janeiro, Companhia das Letras: 1999. ______. O Labirinto da saudade. Lisboa, Publicaes Dom Quixote: 1982. LUGARINHO, Mrio C. Mnemosyne e a lrica angolana. Dissertao de Mestrado em Literaturas de Lngua Portuguesa, PUC-RJ, 1993. ___________. Al Berto, In Memoriam,o luso princpio queer. Anais do XVIII Encontro da Abraplip, Belo Horizonte, UFMG: 1998. MAGALHES, Joaquim M. Os dois crepsculos: sobre poesia portuguesa actual e outras crnicas. Lisboa, A Regra do Jogo: 1981. ______. Um pouco da Morte. Lisboa, Editorial Presena: 1989. MARTELO, Rosa M. Em parte incerta. Lisboa, Campo das Letras: 2004. __________. O mar no conjuntivo e a fulgurao sublime nexos a partir da poesia de Lus Miguel Nava. In: Relmpago. Lisboa, nmero 03: 1998. MARTINS, Manuel F. As trevas inocentes. Lisboa, Aron: 2001. OLIVEIRA, Jorge M. de. Os rumores dos objectos alma e adereos do poeta Al Berto. Sines, Atlntida: 2005. PEQUENO DA SILVA, Tatiana. Al Berto: (entre) o horto e o incndio In: Anais do XX Encontro de Professores de Literatura Portuguesa. Niteri, EdUFF: 2005 PERES, Urania T. Depresso e Melancolia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar:2003 PERRONE-MOISS, Leyla. O Silncio de Rimbaud. In: Intil Poesia. So Paulo, Companhia das Letras: 2000. RIMBAUD, A. Iluminaes. So Paulo, Iluminuras: 1996. _________. Uma Correspondncia. Porto Alegre, L&PM: 1983. _________. Uma Estadia no Inferno. So Paulo, Martin Claret: 2002. SABINE, Mark. Um olhar consumidor:o antropofagismo luso-queer nos Truques de ilusionismo de Al Berto. In: LOPES, Denlson et alii. Imagem & Diversidade sexual: Estudos da Homocultura. So Paulo: Nojosa, 2004. p. 240-245.

84

SCLIAR, Moacyr. Saturno nos trpicos a melancolia europia chega ao Brasil. Rio de Janeiro, Companhia das Letras: 2003. SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Verso com verso. Coimbra, ngelus Novus: 2004. SONTAG, Susan. A doena como metfora. So Paulo, Graal: 1984. ________. Diante da dor dos outros. Rio de Janeiro, Companhia das Letras: 2003. ________. Sob o signo de Saturno. So Paulo, LP&M: 1986. TIBURI, Mrcia. Filosofia Cinza a melancolia e o corpo nas dobras da escrita. Porto Alegre, Escritos Editora, 2004.

ENDEREOS ELETRNICOS VISITADOS:

http://www.mun-sines.pt/concelho/F-alberto.htm acessado em 1. de maro de 2005 s 18:25h.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_negra#A_Peste_em_Portugal acessado em 27 de outubro de 2005 s 03:45h. CAMES, Lus Vaz de. Canes e Elegias. Direo Literria Dr. lvaro Jlio da Costa Pimpo. Disponvel em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/autores/camoes/cancoeselegias/cancoeselegias_texto.ht ml acessado em 20 de novembro de 2005 s 02:50h. http://www.nottingham.ac.uk/hispanic/research/Publications/mark-luso-queer.htm acessado em 10 de maro de 2006 s 22:00h.

S-ar putea să vă placă și