Sunteți pe pagina 1din 30

A moeda

Polticas de preo e rendimentos Alteram o que resulta do livre jogo das forcas do mundo - Ao nvel dos preos nomeadamente atravs da fixao dos preos mximos em estabelecimentos de sade, educao e em bens alimentares essenciais. - Ao nvel de rendimentos atravs do estabelecimento de mnimos ou mximos (salrio mnimo, penso social.)

Quando falamos das funes da moeda temos que obrigatoriamente falar da evoluo desta que esta diretamente relacionada com a evoluo das sociedades. O surgimento da moeda As sociedades primitivas produziam de acordo s suas necessidades, ou seja, apenas aquilo que iriam consumir viviam portanto num regime de autossuficincia ou autossubsistncia. Com o passar do tempo, evoluiu-se para outro nvel de produo, onde sectores como o agrcola e o pecurio foram ficando especializados na produo de determinados produtos, possibilitando, assim, a criao de um certo excedente dispensvel, que no era necessrio para o consumo do dia-a-dia. Surgiu, ento, a possibilidade de trocar esse excedente por outro excedente de outra atividade, trocando produtos e bens que no eram necessrios para a autossubsistncia (trocava-se ento produto por produto). Esta situao perdurou algum tempo. Novas exigncias apareciam devido ao alargamento do mercado, tornando-se difcil a troca de certos produtos (ex. transporte de

animais para troca) havia a necessidade de assistir uma coexistncia temporal das trocas, ou seja, eu tenho de comprar e vender num nico momento, o desfasamento colocou um certo entrave aquilo que a troca direta do produto. Comea-se a procurar por produtos que sejam aceites como intermedirios como por exemplo o sal, o azeite, o vinho, que surgem como moeda de mercadoria. So bens que facilitam a mobilidade, so divisveis e fceis de guardar, mas tem outro tipo de defeitos, o que levou procura por outro tipo de moeda de mercadoria, passando a ser conotado com aquilo que so os metais (exemplo: cobre e ferro) evoluindo para metais mais preciosos como a prata e o ouro. A moeda mercadoria de metal era no perecvel e homognea (no havia preferncias independentemente de ser de ferro ou cobre tendo todas o mesmo valor). Com o surgimento dos bancos surge tambm outro tipo de moeda como o caso do papel, notas, cheques, etc E aquilo que passa ser valorizado so as funes que a prpria moeda desempenha, permitindo ultrapassar o desfasamento no tempo. Hoje surge reforado o papel dos bancos (transferncias bancarias, pagamentos ou multibanco) o aspeto fsico da moeda perde importncia e significado tendo mais relevncia a nvel das funes especficas que desempenha.

Funes da moeda A moeda qualquer bem que possa desempenhar alguma ou algumas das seguintes funes:
a) Moeda

como

meio

definitivo

de

pagamento:

meio

de

pagamento significa que a moeda assumida como meio geral e definitivo de pagamento. -permite transaes entre os agentes econmicos no mercado de bens e servios.

-permite a remunerao dos fatores produtivos nomeadamente do fator trabalho. o instrumento privilegiado para a remunerao no meio empresarial. -deixa de ser necessria coincidncia temporal das trocas/ a compra e a venda no jogam em termos de momentos especficos e de gastos (por exemplo os gastos particulares no impedem o fato de se poder transacionar) -mais do que um intermedirio o meio de pagamento daquilo que se vende e que se compra. -a sua aceitabilidade universal, geral bem como definitiva, uma vez que, efetuado o pagamento, o negcio est realizado e concludo.

b) A moeda como unidade de conta: a moeda o padro que

mede os valores relativos dos diferentes bens e servios que se transacionam no mercado. - Tendo mltiplas e submltiplas d-nos uma escala de valores em relao a todos os bens de mercado. - o metro, a unidade de conta que serve de padro de referncia para todos os bens. um instrumento de medida.

c) A moeda como reserva de valor: a moeda permite desfazer as trocas no tempo, guardar rendimento para gastar futuramente, realizar poupanas e solicitar crditos. -permite efetuar pagamentos agora e no futuro. -ter moeda ter valor (o qual diminui medida que aumenta a inflao) -bem econmico (aceitabilidade geral, disponibilidade e um ativo). um ativo financeiro importante e poderoso.

Motivos de preferncia pela liquidez Quais as situaes que justificam que as pessoas possam reter a moeda independentemente do seu valor poder mudar? a) Motivo de transaes importante dispor-se de alguma liquidez para situaes de vida que podem surgir porque no existe correspondncia entre recebimentos e pagamentos (motivo rendimento e motivo negocio) b) Motivo de precauo Guardar moeda no para gastos correntes mas para fazer face a gastos maiores. um dos mais importantes para justificar o facto de se guardar moeda. c) Motivo especulao Decorre daquilo que so vantagens, oportunidades, benefcios que todos podem comprar para depois poder vender (ex. bolsa) a moeda nomeadamente pelo aumento do seu valor. d) Motivo de financiamento Tem a ver com as espectativas de se poder fazer um investimento atrativo e) Motivo de colocao Deter a moeda como forma de deteno de riqueza/ reserva de valor

Espcies de moeda Traduzem tambm alteraes ao longo da histria e modificaes que ocorrem com a evoluo das sociedades

a) Moeda metal -A moeda metal foi o primeiro tipo de moeda com relevo, cunhagem de metais raros de alto valor, inclui dois tipos de moeda: -moeda mercadoria: nem sempre foi moeda metlica, comeou por dizer respeito a vrios bens utilizados como moeda, mas a partir de determinado momento a moeda mercadoria passa a ser moeda metal cujo valor decorre do seu peso, ou seja existe uma equivalncia entre o valor facial escrito no metal e o valor do metal correspondente. Isto significa que se quisesse vender a moeda a peso no mercado dos metais o seu valor correspondia ao da inscrio. - A moeda de trocos ou divisionria: o seu valor facial muito superior ao valor do metal nelas contido. Moedas que utilizam metais ou ligas de metais com pouco valor para se precaver numa eventual subida do preo dos metais em que o valor do metal seria superior ao valor facial e ento mais valeria vender as moedas pelo seu peso. A moeda de trocos no permite fazer com elas a totalidade de pagamentos, so apenas utilizadas no ato de pequenas quantias em relao ao montante exato a pagar (acerto de pequenas quantias naquilo que o montante a pagar)

b) Moeda papel - A moeda representativa: no passado (sc. VII) muitas pessoas possuam grandes quantidades de valor de metal, de ouro e procediam ao seu depsito junto de comerciantes e ourives, hoje banqueiros, por razoes de segurana. Em troca os depositrios entregavam certificados de depsitos feitos.

Em caso de necessidade o dinheiro era levantado mediante a apresentao destes certificados. Generalizou-se a situao, por questes de comunidade e de segurana, dos depsitos e do recebimento de certificados (minimizao de riscos). A moeda representativa traduz a situao em que os

certificados representam montantes correspondentes ao total de moedas metlicas ou outros valores depositados. - A moeda fiduciria: o termo fidcia tem na sua origem na confiana, ou seja, o tipo de moeda que circula na confiana dos bancos. Moeda papel (ordens pagamento, ttulos de crdito). Os ourives / bancos passaram a emitir certificados sem correspondente depsito em metal (ouro/prata) dado que com o tempo viram que os seus clientes no exigiam a convertibilidade simultnea dos seus depsitos. A partir da foram implementadas e aceites as notas como forma de pagamento constitudo de modo legal. As notas dispensavam a sua converso (quem pague com notas fica dispensado do seu compromisso).
c) Moeda escritural ou bancaria:

-resulta da circulao dos depsitos feitos pelos particulares e pelas empresas nos bancos. -depsitos ordem que conferem toda a disponibilidade para fazer pagamentos. -custos e riscos para transporte/ deslocao de quantias elevadas -ganham importncia os pagamentos feitos apenas por via bancaria nomeadamente atravs de cheques (ttulos atravs dos quais dada uma ordem de pagamento - moeda cheque), transferncias bancarias ou pagamentos por multibanco.

d) Os agregados monetrios A quantidade total de moeda que existe numa economia responsabilidade tanto do banco central (autoridade monetria) como do conjunto de sistema bancrio e conduz formao da massa monetria.

Para definio de massa monetria recorre-se distino entre meios imediatos e pagamento de outros ativos que muitas vezes se denominam de quase ativos.

Agregado monetrio M1 - Inclui os meios imediatos de pagamento (podem ser utilizados imediatamente ordem. para efetuar pagamentos sem custos adicionais). Moedas e notas de circulao mais depsitos

M1= C +DO

Agregado monetrio, M2 Inclui para alm dos meios de pagamento imediato includos em M1 os depsitos a prazo (DP), isto , depsitos com prazo at dois anos e os depsitos mobilizveis com pr-aviso at trs meses.

M2= M1 + DP

M2= C+ DO+DP

Agregado monetrio M3

Tem menor liquidez, M3 inclui M2, e tambm outro tipo de aplicaes de menor liquidez, isto , outras aplicaes que tambm podem exercer alguma ou algumas das funes da moeda. Exemplo: acordos de compra, ttulos de mercado imobilirio, ttulos de clinica pblica at 2 anos.

A criao da moeda

A criao da moeda monetria

Por referncia h moeda mercadoria, existia correspondncia entre o valor facial e o valor metal, j que o mercado procedia a esse ajustamento. A cunhagem e a venda a peso das moedas era livre, isto , arbitrria. Quando falamos de moeda monetria o seu aspeto mais caracterstico a moeda mercadoria. Se a moeda tivesse o valor facial de 100 e o valor do metal fosse 50 significava que para quem tivesse metal valia a pena cunhar moeda. Se o valor do metal subisse, isto , a moeda valor facial de 100 e o valor metal fosse 150, ento valia a pena vender a peso.

Hoje, esta situao em que o valor do metal corresponde ao valor facial escassa, mais comum o valor facial ser muito superior ao valor metal. Neste sentido, para os estados muito rentvel produzir/ cunhar metal nestes termos. Quem tivesse metal podia fazer moeda e quem tivesse moeda podia vende-las a peso. A moeda com valor facial correspondente ao valor do metal e escassa porque envolve metais preciosos. Atualmente, a moeda apresenta um valor facial muito superior ao valor metal. rentvel a cunhagem de moeda sendo que, os ganhos revertem para os estados tal como os monoplios da moeda.

A criao da moeda de papel A questo saber se a emisso da moeda papel (certificados, notas) deve ser livre ou regulamentada. Desde o seculo XIX existe uma polmica e existem duas teses: -Currency school -Bancking school -Currency school (escola monetria) -a moeda de papel devia assentar totalmente na reserva de ouro, sendo portanto representativa. -a obrigao de converter as notas bancrias em ouro sempre que solicitado. -a quantidade de reservas de ano de ouro num pas determina a sua oferta monetria.

-se fossem emitidas notas a descoberto (de valor global superior ao do stock existente) aumentaria a massa monetria em circulao sem contrapartida real inflao Esta tese defende que a moeda de papel tem de ser sempre correspondida a um stock.

-Bancking school (escola Bancaria) Defende a livre emisso de moeda -partidria da livre emisso, defendendo que o volume de notas em circulao no depende da vontade dos bancos mas das operaes que realizam. -no existia um excesso de moeda j que esta situao traria uma elevao do nvel de preos, uma quebra do poder de compra da moeda (fiducia) podendo originar a corrida dos seus detentores ao banco emissor para converte-las em ouro.

Moedas de emisso da moeda de papel a) Cobertura integral da emisso da moeda. (toda a nota emitida pelo banco deveria ter assegurada a sua cobertura, isto , que seja igual ao stock existente) que podia ser: -valores ou ttulos de rendimento (obrigaes) -valores mobilirios (aes) -moeda metlica

Toda a nota emitida deveria ter cobertura bancaria.

b) Cobertura proporcional -o banco emissor era obrigado por lei a garantir com ouro determinada percentagem da moeda fiduciria (ttulos) em circulao. Moeda metlica representava uma percentagem de volume de circulao monetria e a percentagem dos restantes ttulos. Reservas: disponibilidade e pagamentos estrangeiros

c) Mximo legal ou plafond de emisso Estabelecia um mximo de emisso monetria que no podia ser excedido. Atendia-se a consideraes de ordem politica (perodos de lenta expanso)

Criao da moeda escritural ou bancaria Resulta da interveno dos bancos comerciais e da Caixa geral de depsitos -surge com a interveno dos bancos que so intermedirios financeiros que desenvolvem operaes passivas e ativas, tem um ganho muito maior com as operaes ativas. Operaes passivas: o dinheiro que entra no banco, que este fica a dever s pessoas. Operaes ativas: so os crditos, operaes ativas, ou seja , dinheiro que as pessoas ficam a dever a este. As taxas de juros aplicadas as operaes ativas so superiores as das operaes passivas.

Mas existe sempre um montante que os bancos no podem utilizar que chamado reserva de caixa, pelo que, no podem utilizar toda a moeda disponvel nas operaes ativas. Os bancos so intermedirios que recebem dinheiro por via dos depsitos e por outro lado pela cedncia de emprstimos (por via de abertura de crditos)

Operaes do crdito realizados pelos bancos Banco de Portugal Tradicionalmente autoridade monetria de um pas o seu governo que a exercia atravs de um banco central: -nico emissor de moeda legal -executor da poltica monetria, definido pelo governo. O banco de Portugal foi fundado em 1846 a partir de um banco comercial (o Banco de Lisboa) que se fundiu com a companhia de confiana nacional. Desde a sua criao passou a ter o monoplio da emisso das notas. At 1974 manteve-se como sociedade annima (com contracto com o governo) em que garantia o servio pblico de emisso de notas. Apos a nacionalizao (1974) rege-se por lei orgnica e assume a responsabilidade na definio poltica monetria e cambial. Em meados dos anos 80 defende-se a ideia de um banco central independente do governo de um pas, para conduzir a poltica monetria e assegurar a estabilidade dos preos. Tratado de Maastricht (assinado por Portugal em 1992), adoo de uma moeda nica no mbito da independncia do Banco Central.

Atualmente no contexto da UEM, a poltica monetria definida pelo Banco Central Europeu (conselho de administradores que engloba os governadores dos bancos centrais dos pases aderentes moeda nica): Desde 2002, o BCE o nico banco responsvel pela emisso de euros e o BP uma delegao do BCE que s pode emitir euros com a autorizao do BCE. Com a UEM compete ao BCE controlar a evoluo da massa monetria de toda a zona euro. Para alm do BP: Instituies de Crdito: empresas cuja atividade consiste em receber do pblico depsitos a fim de os aplicarem por conta prpria mediante a concesso de crditos: -bancos -instituies financeiras de crdito -caixa de crdito agrcola

Sociedades Financeiras: empresas que no so instituies de crdito -corretoras -sociedades mediadoras -sociedades gestoras de patrimnio -Agencias de cmbio Operaes passivas: os depsitos atravs destas operaes que os bancos recolhem fundos avultados nas vrias formas de depsitos: depsitos ordem (M1) e depsitos a prazo (M2)

Os depsito ordem: no so remunerados com juros ou tem juros muito baixos-imobilizao reduzida. Os bancos no podem contar com os respetivos montantes para operaes ativas de medio ou longo prazo.

Operaes ativas: emprstimo de dinheiro -descontos (utilizao de letras) por parte do tomador da letra (o sacador) -aberturas de crdito, via pela qual os bancos emprestam dinheiro: simples (esgotam-se com a simples utilizao do dinheiro numa s vez) ou de conta corrente.

O Euro Unio Econmica Monetria: um acordo entre naes europeias que partilham uma moeda nica. O euro a nica medida econmica que impe condies de responsabilidade fiscal. - composto por 27 estados-membros os quais tem diferentes graus de integrao na UEM: 17 adotaram, 3 no tem planos de adoo e 7 encontram-se em diferentes estdios de adoo (Romnia, Litunia, Letnia, Polonia, Hungria, R.C., Bulgria). Evoluo cronolgica -aps a 2 guerra a maioria das divisas encontravam-se ligadas ao dlar. -a supremacia do dlar e a desvalorizao das vrias divisas europeias- polticos europeus procuram reduzir este desequilbrio.

-1969 comeam os planos para a moeda nica na cimeira dos 6 estados-membros da CEE e fixam o objetivo da UEM (plano / Relatrio de Barne) - 1971 plano de Werner prope convergncia das economias nacionais visando dotar A CEE de moeda nica. -1979 criado o sistema monetrio Europeu e o mecanismo europeu de taxas de cmbio que visam proceder a uma maior ligao entre as moedas nacionais e visam minimizar as flutuaes entre estas moedas defendendo que se deveria situar nos 2,5 para facilitar o comrcio internacional. -1980 verifica-se que h um alargamento do mercado em cada Estado-membro e vo surgindo como constrangimentos no comrcio e troca , as flutuaes cambiais trazem grande constrangimento ao mercado de cada estado-membro defendendo-se a necessidade de se caminhar para a adoo de uma moeda nica. -1986 a Comisso Europeia presidida por Jacque aprova o ato nico europeu que visa eliminar barreiras institucionais entre os pases e estabelece como meta a criao da Unio Econmica Monetria. Existe livre circulao de capitais, abolindo todos os controlos relativos s taxas de cambio. -1992 assinatura do tratado de Maastricht que define os critrios de convergncia para a adoo de moeda nica. Sendo estes critrios os seguintes: Defende-se que a taxa de juro a longo prazo no devia ultrapassar em mais do que 2% relativamente aos 3 estados que apresentavam melhor referencia. A taxa de inflao no podia ultrapassar 1,5% do estado melhor posicionado

Divida oramental publica teria de ser inferior a 60% do PIB e do Dfice oramental inferior a 3%

-1995 cimeira de Madrid, a Alemanha faz mudar a designao de EUC para Euro e nesta altura que so consolidadas outro tipo de elemento que visa imprimir determinadas politicas que visam orientar e consolidar a UEM -1999 Euro adotado em 11 Estados-membros -2002 Portugal adere ao Euro

Benefcios da adoo do euro -associados aos efeitos de eficincia que resultam da adoo de uma moeda econmica fazendo-se sentir no plano financeiro e macroeconmico. -deixa de haver custos de transao (perdas diretas com as trocas, demoras com as transferncias bancarias, inter-bancarias) -deixa de haver imprevisibilidade em relao a possveis variaes cambiais custos de incerteza. No e necessrio consultar e calcular cmbios para se saber o preo dos bens evitando-se custos de informao de clculo. No plano macroeconmico -benefcios que resultam da estabilidade dos preos (no mbito da UEM) com menores variaes. -esta estabilidade fixada como objetivo pelo Sistema Europeu de Bancos Centrais - Eurosistema, isto , impossibilidade de os bancos recorrem via monetria e cambial para se resolver problemas de ndole conjuntural (ex: inflao)

No plano financeiro -sendo reduzida a necessidade de reservas com uma nica moeda no conjunto comunitrio (no tem custos de emisso, cunhagem) -a cunhagem gera receita, ganhos que no eram para a sociedade mas sim para o prprio estado.

Com a introduo do Euro a Europa: -consegue diminuir o peso do dlar -aparece o euro como uma das moedas mais utilizadas nas relaes econmicas internacionais -maior a capacidade de influncia da unio -reduz-se os custos de transao, de incerteza, de informao e clculo nos pagamentos em transaes comerciais com pases terceiros que so feitas em euro

Implicaes para Portugal - Portugal uns pais com menor nvel de desenvolvimento -a premissa base da UEM fomentar uma maior proximidade entre os pases/ as economias, e ter como consequncia um maior crescimento global e uma maior aproximao entre pases e regies mais desfavorecidas (perifricas). Benefcios diretos: os ganhos com eficincia decorrentes do

afastamento dos custos de transao, incerteza e clculo beneficiam os pases menos desenvolvidos da Europa comunitria. Menores benefcios: para intervir conjunturalmente (no possvel promover a desvalorizao e a reduo de oferta de moeda/ restrio

no credito) em caso de desemprego ou inflao para recuperar a competitividade das economias. No plano financeiro: -dos argumentos assinalados com a adoo do euro, salienta-se que com a perda de ganhos de emisso surgem ganhos indiretos. Com a emisso do euro h ganhos para o BCE que so receitas dos pases participantes. A distribuio para estes decorre da dimenso das economias e Portugal surge ento favorecido. -os benefcios de equidade, estabilidade dos e reduo dos juros pela moeda nica

Os espaos regionais e a globalizao A integrao econmica tem uma evoluo recente por volta dos anos 60. Tem vindo a assistir-se aquilo que a formao de espaos (reas) de integrao, blocos regionais que podem indiciar que se tratam de espaos fechados, protecionistas em relao ao exterior. Os movimentos de integrao tem caractersticas diferentes podendo distinguir-se de vrias formas. Tipos de integrao econmica -so reas criadas por meio de acordos de livre comrcio entre dois ou mais estados. -tem como objetivo estimular o comrcio entre os pases

participantes, isto , existe entre os pases membros liberdade de movimentos da generalidade dos produtos. -os pases acordam abolir os impostos alfandegrios, tarifas, quotas e preferncias que recaem sabre a maior parte ou todos os bens importados e exportados para aqueles pases.

- exemplo : a EFTA (associao europeia de comercio livre). Foi fundada a 4 de janeiro de 1960 na cidade de Estocolmo, Sucia, Reino Unido, Portugal. ustria, Dinamarca, Noruega e Sua, pases que no tinham aderido a CEE. Hoje a EFTA constituda apenas por 4 pases.

Unio Advaneira uma rea de livre comrcio com uma tarefa externa comum. Entre um grupo de pases ou territrios que instituem uma unio advaneira, h livre circulao de bens (reas de livre comercio) e uma tarifa advaneira comum a todos os membros, valida para importaes provenientes de fora da rea. Os pases que a adotam costumam ter objetivo de aumentar a sua eficincia econmica e estabelecer laos polticos e culturais mais estreitos entre si. A unio advaneira formada por meio de acordo comercial. Ex: Mercosul O mercado comum acumula caractersticas da unio advaneira e as zonas de comrcio livre. Acrescenta todo um conjunto de polticas e regulamentao de produtos e com liberdade de circulao de todos os fatores de produo, isto , terra, trabalho e capital. Em tese a circulao de capital, trabalho, bens e servios entre os membros deve ser tao livre como dentro do territrio de cada participante. Ex: Unio Europeia. Unio econmica e monetria

- Uma UEM um mercado comum dotado de uma moeda nica. No deve ser confundida com uma simples unio monetria. -consiste na coordenao das polticas econmicas dos pases membros e na criao de um nico banco central para emitir a moeda que ser utilizada, por todos, que o caso da unio europeia. - A UEM tem como principal objetivo a implementao de u ma moeda nica. A UEM teve inicio em 1990 e existem trs grandes fases que a estruturam: 1992 tratado de Maastricht, 1993 acordo do modelo que os vrios pases tem de assinar e em 1995 surgimento do conjunto de politicas.

Os espaos regionais e a globalizao -a evoluo recente: o segundo regionalismo e que tem a ver com a constituio e surgimento de outros blocos com inteno de contrabalanar o peso da Eu ou seguir o bom exemplo da Europa. Como facto de relevo aparecem os EUA a participar no bloco formal. NAFTA tratado Norte-Americano do Livre Comercio MERCOSUL mercado Comum do Sul NAFTA um tratado constitudo e fundamentado basicamente pelo Canada, Mxico e EUA. Falamos de um tratado de 1992 definido, na altura, no prazo de 15 anos eliminar as barreiras alfandegrias e facilitar a circulao de movimento de bens e servios entre os territrios dos pases participantes (ex. veculos, computadores, tecidos, etc) A NAFTA perdura ainda Hoje e tem permitido promover condies para uma competio justa dentro da rea livre de comrcio.

Aumenta substancialmente a oportunidade de investimento dos pases participantes. Oferece proteo efetiva e adequada garante os direitos propriedade intelectual no territrio de cada um dos participantes. de

MERCOSUL Agrega o Brasil, a Argentina, Paraguai e Uruguai; uma unio advaneira (livre comercio intra-zona e politica comercial comum externa. A formao original data de 1991. uma aliana comercial que visa dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, foras de trabalho e capitais
Comrcio internacional Grau de abertura da economia: Z =(1/2)*((X + M)/PIB)*100 onde, Z o grau de abertura da economia, X o total das exportaes e M o total das importaes

Teoria Clssica Os pressupostos desta teoria so: O nico fator de produo determinante no valor dos bens o trabalho (1). Existe mobilidade perfeita da fora de trabalho dentro de cada pas (geogrfica e sectorial). As funes de produo so diferentes para cada bem (bem A e bem B) e em cada pas (pas I e pas II).

As condies tecnolgicas so conhecidas. As preferncias dos consumidores so idnticas em ambos os pases. Ausncia de restries ao comrcio internacional. Sendo w a taxa de salrio os custos de produo seriam os seguintes: Custo A = w *1A Custo B = w * 1B Sendo os salrios iguais nos dois sectores, havendo concorrncia e refletindo-se os custos de produo nos preos. Os preos relativos dos bens A e B seriam determinados pelo trabalho neles incorporados: PA= 1A PB= 1B

Tendo em conta os pressupostos enunciados, Adam Smith (Teoria das Vantagens Absolutas) defendeu que: Apenas haveria comrcio internacional se houvesse diferenas absolutas nos custos de produo, ou seja, se um dos bens (Bem A) fosse produzido com menos horas de trabalho num dos pases (Pas I), e o outro bem (Bem B) fosse produzido com menos horas de trabalho no outro pas (Pas II). Donde, o Pas I deveria especializar-se na produo do Bem A. E o Pas II deveria especializar-se na produo do Bem B. Desta forma, os pases iriam melhorar a sua afetao dos recursos, levando a um ganho geral com o comrcio internacional. Tendo em conta os pressupostos enunciados, David Ricardo (Teoria das Vantagens Relativas ou Comparativas) defendeu que mesmo que um pas um pas tenha vantagem absoluta na produo dos dois bens vai estar interessado no comrcio internacional, no caso de existir uma vantagem comparativa.

Um pas ter uma vantagem comparativa na produo de um dos bens, se o preo relativo desse mesmo bem for inferior ao preo relativo no outro pas. Portanto, cada pas deve-se especializar na produo do bem, no qual existe uma vantagem relativa na produo. Teoria Neoclassica: Esta teoria assume as seguintes hipteses: - Existem dois fatores de produo: trabalho e capital. - Existe mobilidade perfeita dos fatores de produo dentro de cada pas -geogrfica e sectorial). -As funes de produo so iguais em cada pas, mas diferente para cada bem, pois, o tipo de produo em um dos pases capital-intensiva e no outro pas trabalho-intensiva. - As condies tecnolgicas so conhecidas. - As preferncias dos consumidores so idnticas em ambos os pases. -Ausncia de restries ao comrcio internacional. Assim, o preo do fator trabalho no pas I mais barato, e o preo do fator capital mais barato no pas II. Tambm, a funo de produo do bem A mais trabalho-intensivo, e a funo de produo do bem B mais capitalintensivo Portanto, de acordo com o teorema H-O-S, o Pas I deve especializar-se na produo do Bem A, e o Pas II deve especializar-se na produo do Bem B.

Paradoxo de Leontief Tendo em conta, o referido sobre o Teorema H-O-S seria de esperar que os testes empricos fossem confirmar as suas predies. O economista Leontief elaborou uma srie de testes empricos atravs de matrizes intersectoriais ao comrcio internacional do E.U.A., e apurou que

este pas exportava mais bens trabalho-intensivos, e importava mais bens capital-intensivos.

As explicaes para a no aplicabilidade do teorema H-O-S prendem-se com as hipteses do modelo, ou seja: -O teorema assume a hiptese da existncia de fatores de produo homogneos - O teorema assume a hiptese da existncia de apenas dois fatores de produo - O teorema assume a hiptese de que as funes de produo so idnticas -O teorema assume a hiptese de que as preferncias so idnticas O teorema assume a hiptese de ausncia de restries ao comrcio internacional Restries ao Comrcio As formas de restrio Restries ao comrcio so as seguintes: aos Impostos

alfandegrios,

quantitativas,

Restries

pagamentos,

Variao da taxa de cmbio As restries ao comrcio podem ter efeitos sobre: o consumo, a produo, a balana de pagamentos, as receitas fiscais, os rendimentos, o bem-estar dos consumidores

Argumentos a favor do Protecionismo - O argumento dos termos do comrcio: um pas com uma parcela significativa das compras mundiais ter interesse em adotar uma poltica protecionista, pois, dessa forma vai diminuir a procura global, fazendo com que o preo dos bens adquiridos desa. No havendo alterao dos preos dos bens por ele exportados. Logo, vai haver uma melhoria dos seus termos de troca.

-O argumento das indstrias nascentes: de modo a proteger uma determinada atividade produtiva no seu perodo inicial (de implantao), os pases podem adotar uma poltica protecionista de modo a encarecer os produtos importados (mais competitivos), para que os produtos nacionais possam conquistar um espao no mercado interno.

Crescimento Fatores de crescimento: naturais, humanos, capital e progresso tecnolgico. Q=AF(R,L;K) Q - produo A nvel de desenvolvimento tecnolgico FR - naturais L - Humanos K Capital

1- Fatores naturais

H sempre uma relao entre a abundancia dos recursos naturais e o desenvolvimento dos pases. A inalterabilidade (constrangimento) dos recursos naturais um fator condicionante. O fator climatrico: capacidade agrcola, abundancia de

recursos minerais.

Um aspeto que se coloca hoje, tem a ver com algum receio da insuficincia dos recursos naturais, duas perspetivas: -perspetiva pessimistas de Malthus (1798 e 1820) se as pessoas ou agregados viverem com recursos superiores aos bsicos tendero a ter mais filhos e a entrar num ciclo vicioso. -perspetiva otimista de Adam Smith (1791) refere que o aumento que o aumento da populao levaria a um aumento das produes o que positivo. Degradao e delapidao dos recursos naturais, por via da interveno humana leva ao desaparecimento dos recursos naturais. Os pases mais ricos so os que mais contribuem para a degradao dos recursos.

2- Fator humano

-o crescimento depende do fator humano (mais mo de obra corresponde a mais produo, bem como atravs da melhoria da qualificao das pessoas.

Dilema a nvel dos fatores humanos: como se h-de adaptar as vertentes do ensino e formao profissional produtividade das pessoas. Como fomentar o espirito de iniciativa / predisposio para a criao de novas empresas.

3- Fator capital

Capital um fator de crescimento e medida que vai havendo mais capital por trabalhador (remunerao) aumenta o produto por trabalhador (aumento cada vez menor que tende para a estagnao da remunerao)

4- Fator tecnolgico

importante para fazer deslocar a curva de possibilidades de produo para uma situao mais afastada da origem. Modelo de Solow a tendncia para a estagnao da remunerao do capital ultrapassado pelo fator da tecnologia.

Problema do subdesenvolvimento -pobreza mundial: mos pases desenvolvidos manifesta-se na existncia de sem-abrigo e de subrbios pobres. -banco mundial: define pobreza extrema como viver com menos de 1 dolar por dia e pobreza moderada como viver com cerca de 1 a 2 dolares por dia

Inflao A inflao um desajuste de ordem econmica que se reflete em um processo de aumento generalizado de preos de produtos e servios, que incide de modo diferente em cada setor da economia causando uma redistribuio de renda, quase sempre perversa.

Causas: Predomnio dado a fatores de procura: explicao monetria Tradicionalmente dava-se prevalncia a fatores monetrios na linha da teoria quantitativa da moeda, isto , os preos variam no mesmo sentido (podemos mesmo at dizer na mesma proporo) que a quantidade de moeda em circulao. Assim as inflaes foram primeiro explicadas pelo

acrscimo de moeda metal resultantes resultante da descoberta de novas minas, e neste seculo por excesso de papel-moeda, emitida sem ponderao devida: geralmente na procura da resoluo de problemas governamentais. Parece de facto claro que a um aumento da quantidade de moeda ou da sua velocidade de circulao estar ligada a uma maior presso do lado da procura. Mas enquanto escritores monetaristas (como Friedman) entendem que o primeiro aumento referido que constitui o elemento causal, muitos outros, numa linha keynesiana, privilegiam diferentes fatores de aumento da procura. Fatores que podem levar a um agravamento das despesas: despesas privadas em consumo ou investimento, despesas pblicas, servios correntes, investimento e defesa, despesas exteriores traduzidas num excesso de exportaes sobre as importaes. Pode todavia acontecer que ao acrscimo de gasto corresponda de imediato um aumento da oferta, designadamente por no se estar ainda numa fase de pleno emprego. Neste caso o podero os preos manter-se como explica a figura seguinte: d d s s A insuficincia da oferta pode resultar da dificuldade ou impossibilidade de fazer importaes, que de outro modo garantiriam produo e a oferta.

Predomnio dado a fatores de custo: Diferena entre inflao-procura e inflao custo. A autonomizao desta categoria de inflao foi fundamentalmente motivada por se ter constatado que em alguns casos a subida continuada dos preos comeou a dar-se sem que houvesse a presso assinalvel do lado da procura, mas apenas porque alguns custos haviam tido uma elevao autnoma. Foi dado ento grande importncia inflao-salario. Na verdade se um aumento autnomo de salrios no absorvido por uma reduo de lucros ou por um aumento de produtividade pode ser o elemento desencadeador da subida. Libertao de preos de certos servios como o transporte, elevao dos preos de bens importados como por exemplo bens alimentares ou matrias-primas.

Predomnio de fatores estruturais Em alguns casos a subida de preos ter tido inicio sem que houvesse qualquer tipo de presso assinalvel do lado da procura ou do lado dos custos:os caso mais citados so a formao de preos pelas empresas em monoplio e oligoplio, que independentemente da presso fixam uma determinada margem de lucro e a fixao de preos pelas autoridades.

Efeitos Efeitos da Inflao As distores provocadas pela inflao em economias mais fracas geram uma srie de efeitos como: Efeito sobre a distribuio de renda, sobre o balano de pagamentos, o mercado de capitais, a alocao de recursos, entre outros. Como j foi definida, a inflao uma alta generalizada dos preos dos produtos da economia. Com isso os agentes econmicos que dependem de salrios fixos, perdem o seu poder aquisitivo. Pois, a moeda encontra-se desvalorizada. Analogamente quem mais sente os efeitos da inflao o trabalhador de baixa renda. A inflao provoca reduo do poder de consumo dos seguimentos da populao que dependem de rendimentos fixos com prazo legal de reajustes. Os proprietrios de imveis alugados tambm so vtimas da inflao, pois os aluguis geralmente so contratados por um determinado perodo de tempo. Por outro lado, numa economia inflacionria os imveis tendem a valorizar e se tornam uma interessante forma de investimento. A inflao em ndices muito altos torna o produto nacional mais caro do que o internacional, isso estimula as importaes e desestimula as exportaes. Numa economia na qual as importaes so maiores que as exportaes a demanda agregada diminui e consequentemente todos os seus fatores sejam eles investimentos, gastos do governo, consumo e exportaes. Durante um perodo inflacionrio a moeda tende a desvalorizar muito rpido, com isso a aplicao em poupana, ttulos e outros investimentos financeiros se torna pouco atraente, apesar de existir pessoas que, a curto prazo, ganham dinheiro com inflao, porm, a longo prazo todos perdem. Os indivduos que dependem de salrios fixos perdem parte do seu poder de

compra e que neste se encontra tambm os que recebem aluguis contratados para um determinado perodo, porm apesar de o valor real dos aluguis reduzirem-se o imvel tende a valorizar. Com isso investir em bens de raiz uma boa opo de investimento durante crises inflacionrias. Como a inflao causa srios impactos na economia, chegando ao ponto de no se saber o que pode acontecer dum dia para outro, fazer um investimento que dar retorno a curto tempo se torna menos perigoso.

S-ar putea să vă placă și