Sunteți pe pagina 1din 27

DESAPARECIDOS: Coloque no seu Blog! DivulgandoDesaparecidos.

org
TERA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2010

Deficincia mental ou deficincia intelectual?


Deficincia mental ou deficincia intelectual? Solucione sua dvida e entenda a posio do Instituto Indianpolis http://www.indianopolis.com.br/si/site/1163

medida que o movimento inclusivo se espalha pelo mundo, palavras e conceituaes mais apropriadas ao atual patamar de valorizao dos seres humanos esto sendo incorporadas ao discurso dos ativistas de direitos, por exemplo, dos campos da deficincia e da sade mental. O termo que se adotou utilizao recente deficincia intelectual, porm o Instituto Indianpolis mantm o termo deficincia mental em seu site e em sua comunicao, devido ao grande conhecimento e uso deste por parte da populao.

Com o objetivo de auxiliar pais, profissionais e estudantes na rea de deficincia mental e autismo, optamos por facilitar o encontro de informaes na Internet. Desta forma, faz-se necessrio utilizar a terminologia que tem um maior conhecimento.

O uso do termo deficincia mental considerado correto no campo de deficincia. Apenas como outros termos da cincia so adaptados de acordo com as necessidades da sociedade.

Com a responsabilidade de fornecer informaes corretas a todos os interessados no assunto Deficincia Mental/Intelectual, ressaltamos que a utilizao da nova terminologia acompanhar as necessidades de nossos usurios. Desta forma, disponibilizamos este artigo com informaes sobre a atualizao semntica, para maior entendimento do processo de mudana.

Agradecemos a compreenso de todos.

Um abrao, Coordenao do Instituto Indianpolis

--------------------------------------------------------------------------------

Artigo - Atualizaes semnticas na incluso de pessoas: deficincia mental ou intelectual?

Considere, em primeiro lugar, a questo do vocbulo deficincia. Sem dvida alguma, a traduo correta das palavras (respectivamente, em ingls e espanhol) "disability" e discapacidad" para o portugus falado e escrito no Brasil deve ser deficincia. Esta palavra permanece no universo vocabular tanto do movimento das pessoas com deficincia como dos campos da reabilitao e da educao. Trata-se de uma realidade terminolgica histrica. Ela denota uma condio da pessoa resultante de um impedimento (impairment, em ingls). Exemplos de impedimento: leso no aparelho visual ou auditivo, falta de uma parte do corpo, dficit intelectual. O termo impairment pode, ento, ser traduzido como impedimento, limitao, perda ou anormalidade numa parte (isto , estrutura) do corpo humano ou numa funo (isto , funes fisiolgicas) do corpo, de acordo com a Classificao Internacional de Funcionalidade, Deficincia e Sade (CIF), aprovada pela 54 Assemblia da Organizao Mundial da Sade em 22 de maio de 2001. Segundo a CIF, as funes fisiolgicas incluem funes mentais. O termo anormalidade utilizado na CIF estritamente para se referir a uma variao significativa das normas estatsticas estabelecidas (isto , como um desvio da mdia da populao dentro de normas mensuradas) e ele deve ser utilizado somente neste sentido.

O conceito de deficincia no pode ser confundido com o de incapacidade, palavra que uma traduo, tambm histrica, do termo "handicap". O conceito de incapacidade denota um estado negativo de funcionamento da pessoa, resultante do ambiente humano e fsico inadequado ou inacessvel, e no um tipo de condio. Exemplos: a incapacidade de uma pessoa cega para ler textos que no estejam em braile, a incapacidade de uma pessoa com baixa viso para ler textos impressos em letras midas, a incapacidade de uma pessoa em cadeira de rodas para subir degraus, a incapacidade de uma pessoa com deficincia mental/intelectual para entender explicaes conceituais, a incapacidade de uma pessoa surda para captar rudos e falas. Configura-se, assim, a situao de desvantagem imposta s pessoas COM deficincia atravs daqueles fatores ambientais que no constituem barreiras para as pessoas SEM deficincia.

Formalmente, devemos manter a palavra deficincia no singular. Por exemplo: pessoas com deficincia visual (e no pessoas com deficincias visuais). Outro exemplo: pessoas com deficincia intelectual (e no pessoas com deficincias intelectuais). importante flexionarmos no singular ao nos referirmos deficincia e/ou ao tipo de deficincia, independentemente de, no idioma ingls, ser utilizado o plural ("persons with disabilities", "persons with intellectual disabilities") ou o singular ("persons with a disability", "persons with an intellectual disability"). Assim, incorreto escrevermos, por exemplo: "Fulano tem deficincias intelectuais", "Sicrano uma pessoa com deficincias fsicas", "Beltrano um aluno com deficincias visuais".

Agora, um comentrio sobre os vocbulos deficincia mental e deficincia intelectual. Ao longo da histria, muitos conceitos existiram e a pessoa com esta deficincia j foi chamada, nos crculos acadmicos, por vrios nomes. Mas, atualmente, quanto ao nome da condio, h uma tendncia mundial (brasileira tambm) de se usar o termo deficincia intelectual.

A primeira razo tem a ver com o fenmeno propriamente dito. Ou seja, mais apropriado o termo intelectual por referir-se ao funcionamento do intelecto especificamente e no ao funcionamento da mente como um todo.

A segunda razo consiste em podermos melhor distinguir entre deficincia mental e doena mental, dois termos que tm gerado confuso h vrios sculos. O primeiro passo no estudo independente da condio da deficincia mental ocorreu no incio do sculo 19, quando se estabeleceu a diferenciao entre a idiotia e a loucura. H cinco dcadas, especialistas se preocupam em explicar a diferena que existe entre os fenmenos deficincia mental e doena mental, pois so termos parecidos, que muita gente pensa significarem a mesma coisa. Ento, em boa hora, vamos separar os dois construtos cientficos. Tambm no campo da sade mental (rea psiquitrica), est ocorrendo uma mudana terminolgica significativa, que substitui o termo doena mental por transtorno mental. Permanece, sim, o adjetivo mental (o que correto), mas o grande avano cientfico foi a mudana para transtorno. Em 2001, o Governo Federal brasileiro publicou uma lei sobre os direitos das pessoas com transtorno mental (Lei n. 10.216, de 6/4/01), na qual foi utilizada exclusivamente a expresso transtorno mental. Aqui tambm se aplica o critrio do nmero: pessoa(s) com transtorno mental e no pessoa(s) com transtornos mentais, mesmo que existam vrias formas de transtorno mental. Segundo especialistas, o transtorno mental pode ocorrer em 20% ou at 30% dos casos de deficincia mental/intelectual, configurando-se aqui um exemplo de deficincia mltipla.

Hoje em dia cada vez mais se est substituindo o adjetivo mental por intelectual. A Organizao Pan-Americana da Sade e a Organizao Mundial da Sade realizaram um evento (no qual o Brasil participou) em Montreal, Canad, em outubro de 2004, evento esse que aprovou o documento DECLARAO DE MONTREAL SOBRE DEFICINCIA INTELECTUAL. (Observe-se que o termo intelectual foi utilizado tambm em francs e ingls: Dclaration de Montreal sur la Dficince Intelectuelle, Montreal Declaration on Intellectual Disability).

A expresso deficincia intelectual foi oficialmente utilizada j em 1995, quando a Organizao das Naes Unidas (juntamente com The National Institute of Child Health and Human Development, The Joseph P. Kennedy, Jr. Foundation, e The 1995 Special Olympics World Games) realizou em Nova York o simpsio chamado INTELLECTUAL DISABILITY: PROGRAMS, POLICIES, AND PLANNING FOR THE FUTURE (Deficincia Intelectual: Programas, Polticas e Planejamento para o Futuro).

A propsito, uma influente organizao espanhola mudou seu nome, conforme notcia publicada em 2002: Espanha - Resoluo exige a substituio do termo deficincia mental por deficincia intelectual. A Confederao Espanhola para Pessoas com Deficincia Mental aprovou por unanimidade uma resoluo substituindo a expresso deficincia

mental por deficincia intelectual. Isto significa que agora a Confederao passa a ser chamada Confederao Espanhola para Pessoas com Deficincia Intelectual (Confederacin Espaola de Organizaciones en favor de Personas con Discapacidad Intelectual). Esta organizao aprovou tambm o novo Plano Estratgico de quatro anos para melhorar a qualidade de vida, o apoio institucional e os esforos de incluso para pessoas com deficincia intelectual (in Digital Disnnet Press Agency, Digital Solidarity, n 535, Bogot, 3/12/02).
PEDAGOGIA ESPECIAL

Necessidades Educativas Especiais em foco

Pgina inicial > Deficincia Mental X Doena Mental Deficincia Mental X Doena Mental 2010-07-23 14:47

Em alguns casos, alm da deficincia intelectual, o indivduo poder apresentar doena ou transtorno que lhe afete a mente. Razovel, ento, que indique as principais caractersticas e algumas diferenas existentes entre esses dois diagnsticos clnicos. Deficincia intelectual (mental) Segundo a Associao Americana de Deficincia e o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais, por deficincia mental entende-se o estado de reduo notvel do funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, associado a limitaes pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicao e cuidados pessoais, competncias domsticas, habilidades sociais, utilizao dos recursos comunitrios, autonomia, sade e segurana, aptides escolares, lazer e trabalho. Todos esses aspectos devem ocorrer durante o desenvolvimento infantil, ou seja, antes dos 18 anos, para que um indivduo seja diagnosticado como deficiente intelectual.

Dados do Censo Demogrfico do IBGE, levantados no ano de 2000, indicam que 8,3% dos tipos de deficincia so de natureza intelectual, o que equivale a 2.844.936 pessoas (sendo 1.545.462 homens e 1.299.474 mulheres). importante ressaltar que muitas vezes (em 42% dos casos), mesmo com a utilizao de sofisticados recursos diagnsticos, no possvel definir com clareza a etiologia (causa) da deficincia intelectual, se ela, invariavelmente, decorre de inmeras e complexas causas, que englobam fatores genticos (29%), hereditrios (19%) e ambientais (10%).

Doena ou transtorno mental A doena ou o transtorno mental, conforme assinala a Associao Brasileira de Psiquiatria engloba um amplo espectro de condies que afetam a mente (nosso mapa gentico, qumica cerebral, aspectos de nosso estilo de vida, acontecimentos passados). Seja qual for a causa, a pessoa que desenvolve a doena ou o transtorno mental muitas vezes se sente em sofrimento, desesperanada e incapaz de levar sua vida em plenitude. Caracteriza-se, portanto como uma variao mrbida do normal, capaz de produzir prejuzo no desempenho global da pessoa nos mbitos social, ocupacional, familiar e pessoal. Dessa forma, se na deficincia o indivduo apresenta desenvolvimento intelectual reduzido ou incompleto, no dispondo, por conseguinte, de instrumentos necessrios boa compreenso de todas ou de parte das coisas, na doena ou no transtorno mental ele detm os instrumentos intelectuais necessrios, os quais, entretanto, apresentam funcionamento comprometido. Texto adaptado para divulgao no site do Instituto Indianpolis.

26
de

maro

Diferena entre deficincia intelectual e doena mental - Associao Nova Projeto.


Diariamente em funo do programa de capacitao profissional que oferecemos, analisamos diversos diagnsticos para selecionar as pessoas que se enquadram nas exigncias da lei de cotas, para encaminhamento ao mercado de trabalho. Estabelecer a diferena entre as duas patologias, deficincia intelectual e doena mental, nem sempre tarefa fcil, pois envolve aspectos difceis de serem definidos e separados. Pessoas que nos procuram com laudo medico de doena mental, tm dificuldade em aceitar que no se enquadram nas cotas para deficientes. Muitas pessoas confundem esses dois diagnsticos. Contudo, neste momento, a lei de cotas para incluso no mercado de trabalho destinada para pessoas com deficincia. Definio de Deficincia Intelectual da AAIDD American Association on Intellectual and Developmental Disabillities ( Associao Americana de Deficincia Intelectual e do Desenvolvimento).

A Deficincia Intelectual definida como limitaes importantes que afetam o funcionamento intelectual, significativamente abaixo da mdia, acompanhado de limitaes significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes reas de habilidades: comunicao, auto cuidados, competncia domstica, habilidades sociais, interpessoais, uso de recursos comunitrios, auto suficincia, habilidades acadmicas, trabalho, lazer, sade e segurana. O inicio deve ocorrer antes dos 18 anos. Essa definio, adotada para diagnostico de deficincia intelectual, no considera apenas o QI baixo como at a pouco era diagnosticado, mas tambm, uma avaliao abrangente das habilidades e dificuldades da pessoa deficiente em se relacionar com o meio ambiente, na execuo das atividades dirias, nos cuidados pessoais, no aprendizado acadmico e na atuao no meio onde vive. Exemplificando, as pessoas com deficincia intelectual se relacionam com o mundo de forma diferenciada da maioria das pessoas. So mais lentas, levam mais tempo para aprender ou seja precisam de apoio na escola e no trabalho. Essas dificuldades variam de intensidade podem ser leves ou mais acentuadas. As mais leves so mais difceis de serem identificadas, porque no so evidentes. So a principio observadas pelas famlias e posteriormente diagnosticadas na idade escolar. Assim, nas diversas formas que se apresentam, vo precisar de mais ou menos apoio. A deficincia intelectual no uma doena mas, uma incapacidade intelectual, em determinadas reas de acordo com o comprometimento de cada pessoa. Doena Mental. No deve ser confundida com deficincia intelectual, a diferena que na doena mental a pessoa perde a noo de si mesma e da realidade a sua volta. Pode ser mais branda ou mais severa ocasionando muitas vezes dificuldade de raciocnio lgico e concentrao. Essas pessoas apresentam humor variado e grande dificuldade de relacionamento. So as psicoses, as depresses, a sndrome do pnico, as esquizofrenias. Esses casos devem ser tratados com medicao e com atendimento teraputico. A doena mental no caracterizada como deficincia mas como doena. Apesar de ser um quadro diferente da deficincia mental, algumas pessoas possuem as duas patologias. Por exemplo, possvel que uma pessoa tenha deficincia intelectual associada a um quadro depressivo, assim como a doena mental mais grave pode ocasionar um limite intelectual. Tenho observado no meu dia a dia, que a pessoa com diagnstico de doena mental, dependendo do nvel de comprometimento, tambm vai precisar de apoio e oportunidades. importante que os profissionais responsveis pela emisso de laudos mdicos considerem os limites intelectuais ocasionados pela doena mental.

Nos dois diagnsticos, so pessoas que, com apoios adequados, podero ser produtivas e integradas socialmente.

Deficincia mental ou Deficincia intelectual?


Por Paulo Generoso - 1 de agosto de 2011Postado em: Artigos, Deficincia mental, Destaques
0 0Orkut 0 0

Essa coluna patrocinada por IFbrica Por Paulo Generoso medida que o movimento inclusivo se espalha pelo mundo, palavras e conceituaes mais apropriadas ao atual patamar de valorizao dos seres humanos esto sendo incorporadas ao discurso dos ativistas de direitos, por exemplo, dos campos da deficincia e da sade mental. O conceito de deficincia no pode ser confundido com o de incapacidade. O conceito de incapacidade denota um estado negativo de funcionamento da pessoa, resultante do ambiente humano e fsico inadequado ou inacessvel, e no um tipo de condio. Exemplos: a incapacidade de uma pessoa cega para ler textos que no estejam em braile, a incapacidade de uma pessoa com baixa viso para ler textos impressos em letras midas, a incapacidade de uma pessoa em cadeira de rodas para subir degraus, a incapacidade de uma pessoa com deficincia intelectual para entender explicaes conceituais, a incapacidade de uma pessoa surda para captar rudos e falas. Ou seja, no a pessoa COM deficincia que incapaz, mas, o ambiente ou a situao que promovida de forma a impedir que a pessoa com deficincia haja normalmente. Configura-se, assim, a situao de desvantagem imposta s pessoas COM deficincia atravs daqueles fatores ambientais que no constituem barreiras para as pessoas SEM deficincia.

Ao longo da histria, muitos conceitos existiram para definir a pessoa com deficincia intelectual. J foram chamados, nos crculos acadmicos, por vrios nomes: oligofrnica; cretina; tonta; imbecil; idiota; dbil profunda; criana subnormal; criana mentalmente anormal; mongolide; criana atrasada; criana eterna; criana excepcional; retardada mental em nvel dependente/custodial, treinvel/adestrvel ou educvel; deficiente mental em nvel leve, moderado, severo ou profundo (nvel estabelecido pela Organizao Mundial da Sade, 1968); criana com dficit intelectual; criana com necessidades especiais; criana especial etc. Atualmente, quanto ao nome da condio, h uma tendncia mundial (brasileira inclusive) de se usar o termo deficincia intelectual, com o qual se faz apropriado concordar por duas razes. - A primeira razo tem a ver com o fenmeno propriamente dito. Ou seja, mais apropriado o termo intelectual por referir-se ao funcionamento do intelecto especificamente e no ao funcionamento da mente como um todo. - A segunda razo consiste em podermos melhor distinguir entre deficincia mental e doena mental, dois termos que tm gerado confuso h vrios sculos. O primeiro passo no estudo independente da condio da deficincia mental ocorreu no incio do sculo 19, quando se estabeleceu a diferenciao entre a idiotia e a loucura. H cinco dcadas, especialistas se preocupam em explicar a diferena que existe entre os fenmenos deficincia mental e doena mental Pois so termos parecidos, que muita gente pensa significarem a mesma coisa. Ento, em boa hora, vamos separar os dois conceitos cientficos. Tambm no campo da sade mental (rea psiquitrica), est ocorrendo uma mudana terminolgica significativa, que substitui o termo doena mental por transtorno mental. Permanece, sim, o adjetivo mental (o que correto), mas o grande avano cientfico foi a mudana para transtorno. Em 2001, o Governo Federal brasileiro publicou uma lei sobre os direitos das pessoas com transtorno mental (Lei n. 10.216, de 6/4/01), na qual foi utilizada exclusivamente a expresso transtorno mental. Hoje em dia cada vez mais se est substituindo o adjetivo mental por intelectual. A Organizao PanAmericana da Sade e a Organizao Mundial da Sade realizaram um evento (no qual o Brasil participou) em Montreal, Canad, em outubro de 2004, evento esse que aprovou o documento DECLARAO DE MONTREAL SOBRE DEFICINCIA INTELECTUAL. Observe-se que o termo intelectual foi utilizado tambm em francs e ingls: Dclaration de Montreal sur la Dficince Intelectuelle, Montreal Declaration on Intellectual Disability). A expresso deficincia intelectual foi oficialmente utilizada j em 1995, quando a Organizao das Naes Unidas realizou em Nova York o simpsio chamado INTELLECTUAL DISABILITY: PROGRAMS, POLICIES, AND PLANNING FOR THE FUTURE (Deficincia Intelectual: Programas, Polticas e Planejamento para o Futuro). A propsito, uma influente organizao espanhola mudou seu nome, conforme notcia publicada em 2002: Espanha Resoluo exige a substituio do termo deficincia mental por deficincia intelectual. A Confederao Espanhola para Pessoas com Deficincia Mental aprovou por unanimidade uma resoluo substituindo a expresso deficincia mental por deficincia intelectual. Isto significa que agora a Confederao passa a ser chamada Confederao Espanhola para Pessoas com Deficincia Intelectual (Confederacin Espaola de Organizaciones en favor de Personas con Discapacidad Intelectual). Paulo Generoso

Bibliografia: Esse texto foi desenvolvido atravs de pesquisa: - Revista Nacional de Reabilitao, ano IX, n. 43, mar./abr. 2005.

- Romeu Kazumi Sassaki Consultor e autor de livros sobre incluso social.

O que Deficincia Intelectual ou atraso cognitivo? Deficincia intelectual ou atraso mental um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitaes no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicao, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitaes provocam uma maior lentido na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. As crianas com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competncias necessrias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprendero, mas necessitaro de mais tempo. possvel que algumas crianas no consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que tambm no consegue aprender tudo. 2. Quais so as causas da Deficincia Intelectual ou Atraso Cognitivo? Os investigadores encontraram muitas causas da deficincia intelectual, as mais comuns so: Condies genticas: Por vezes, o atraso mental causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razes de natureza gentica. Alguns exemplos de condies genticas propiciadoras do desenvolvimento de uma deficincia intelectual incluem a sndrome de Down ou a fenilcetonria. Problemas durante a gravidez: O atraso cognitivo pode resultar de um desenvolvimento inapropriado do embrio ou do feto durante a gravidez. Por exemplo, pode acontecer que, a quando da diviso das clulas, surjam problemas que afetem o desenvolvimento da criana. Uma mulher alcolica ou que contraia uma infeco durante a gravidez, como a rubola, por exemplo, pode tambm ter uma criana com problemas de desenvolvimento mental. Problemas ao nascer: Se o beb tem problemas durante o parto, como, por exemplo, se no recebe oxignio suficiente, pode tambm acontecer que venha a ter problemas de desenvolvimento mental. Problemas de sade: Algumas doenas, como o sarampo ou a meningite podem estar na origem de uma deficincia mental, sobretudo se no forem tomados todos os cuidados de sade necessrios. A mal nutrio extrema ou a exposio a venenos como o mercrio ou o chumbo podem tambm originar problemas graves para o desenvolvimento mental das crianas. Nenhuma destas causas produz, por si s, uma deficincia intelectual. No entanto, constituem riscos, uns mais srios outros menos, que convm evitar tanto quanto possvel. Por exemplo, uma doena como a meningite no provoca forosamente um atraso intelectual; o consumo excessivo de lcool durante a gravidez tambm no; todavia, constituem riscos demasiados graves para que no se procure todos os cuidados de sade necessrios para combater a doena, ou para que no se evite o consumo de lcool durante a gravidez. A deficincia intelectual no uma doena. No pode ser contrada a partir do contgio com outras pessoas, nem o convvio com um deficiente intelectual provoca qualquer prejuzo em pessoas que o no sejam. O atraso cognitivo no uma doena mental (sofrimento psquico), como a depresso, esquizofrenia, por exemplo. No sendo uma doena, tambm no faz sentido procurar ou esperar uma cura para a deficincia intelectual. A grande maioria das crianas com deficincia intelectual consegue aprender a fazer muitas coisas teis para a sua famlia, escola, sociedade e todas elas aprendem algo para sua utilidade e bem-estar da comunidade em que vivem. Para isso precisam, em regra, de

mais tempo e de apoios para lograrem sucesso. 3. Como se diagnostica a Deficincia Intelectual ou Atraso Cognitivo? A deficincia intelectual ou atraso cognitivo diagnostica-se, observando duas coisas: A capacidade do crebro da pessoa para aprender, pensar, resolver problemas, encontrar um sentido do mundo, uma inteligncia do mundo que as rodeia (a esta capacidade chama-se funcionamento cognitivo ou funcionamento intelectual) A competncia necessria para viver com autonomia e independncia na comunidade em que se insere (a esta competncia tambm se chama comportamento adaptativo ou funcionamento adaptativo). Enquanto o diagnstico do funcionamento cognitivo normalmente realizado por tcnicos devidamente habilitados (psiclogos, neurologistas, fonoaudilogos, etc.), j o funcionamento adaptativo deve ser objeto de observao e anlise por parte da famlia, dos pais e dos educadores que convivem com a criana. Para obter dados a respeito do comportamento adaptativo deve procurar saber-se o que a criana consegue fazer em comparao com crianas da mesma idade cronolgica. Certas competncias so muito importantes para a organizao desse comportamento adaptativo: As competncias de vida diria, como vestir-se, tomar banho, comer. As competncias de comunicao, como compreender o que se diz e saber responder. As competncias sociais com os colegas, com os membros da famlia e com outros adultos e crianas. Para diagnosticar a Deficincia Intelectual, os profissionais estudam as capacidades mentais da pessoa e as suas competncias adaptativas. Estes dois aspectos fazem parte da definio de atraso cognitivo comum maior parte dos cientistas que se dedicam ao estudo da deficincia intelectual. O fato de se organizarem servios de apoio a crianas e jovens com deficincia intelectual deve proporcionar uma melhor compreenso sobre a situao concreta da criana de quem se diz que tem um atraso cognitivo. Aps uma avaliao inicial, devem ser estudadas as potencialidades e as dificuldades que a criana apresenta. Deve tambm ser estudada a quantidade e natureza de apoio de que a criana possa necessitar para estar bem em casa, na escola e na comunidade. Esta perspectiva global d-nos uma viso realista de cada criana. Por outro lado, serve tambm para reconhecer que a viso inicial pode, e muitas vezes devem mudar ou evoluir. medida que a criana vai crescendo e aprendendo, tambm a sua capacidade para encontrar o seu lugar, o seu melhor lugar, no mundo aumenta. 4. Qual a freqncia da Deficincia Intelectual? A maior parte dos estudos aponta para uma freqncia de 2% a 3% sobre as crianas com mais de 6 anos. No a mesma coisa determinar essa freqncia em crianas mais novas ou em adultos. A Administrao dos EUA considera o valor de 3% para efeitos de planificao dos apoios a conceder a alunos com atraso cognitivo. Esta percentagem um valor de referncia que merece bastante credibilidade. Mas no mais do que um valor de referncia. 5. Orientao aos Pais: Procure saber mais sobre deficincia intelectual: outros pais, professores e tcnicos podero ajudar. Incentive o seu filho a ser independente: por exemplo, ajude-o a aprender competncias de vida diria, tais como: vestir-se, comer sozinho, tomar banho, arrumar-se para sair.

Atribua-lhe tarefas prprias e de responsabilidade. Tenha sempre em mente a sua idade real, a sua capacidade para manter-se atento e as suas competncias. Divida as tarefas em passos pequenos. Por exemplo, se a tarefa do seu filho a de pr a mesa, pea-lhe primeiro que escolha o nmero apropriado de guardanapos; depois, pea-lhe que coloque cada guardanapo no lugar de cada membro da famlia. Se for necessrio, ajude-o em cada passo da tarefa. Nunca o abandone numa situao em que no seja capaz de realizar com sucesso. Se ele no conseguir, demonstre como deve ser. Elogie o seu filho sempre que consiga resolver um problema. No se esquea de elogiar tambm quando o seu filho se limita a observar a forma como se pode resolver a tarefa: ele tambm realizou algo importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro. Procure saber quais so as competncias que o seu filho est aprendendo na escola. Encontre formas de aplicar essas competncias em casa. Por exemplo, se o professor lhe est ensinando a usar o dinheiro, leve o seu filho ao supermercado. Ajude-o a reconhecer o dinheiro necessrio para pagar as compras. Explique e demonstre sempre como se faz, mesmo que a criana parea no perceber. No desista, nem deixe nunca o seu filho numa situao de insucesso, se puder evitar. Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em atividades sociais, por exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de desporto. Isso o ajudar a desenvolver competncias sociais e a divertir-se. Fale com outros pais que tenham filhos com deficincia intelectual: os pais podem partilhar conselhos prticos e apoio emocional. No falte s reunies de escola, em que os professores vo elaborar um plano para responder melhor s necessidades do seu filho. Se a escola no se lembrar de convidar os pais, mostre a sua vontade em participar na resoluo dos problemas. No desista nunca de oferecer ajuda aos professores para que conheam melhor o seu filho. Pergunte tambm aos professores como que pode apoiar a aprendizagem escolar do seu filho em casa. 6. Orientao aos Professores: Aprenda tudo o que puder sobre deficincia intelectual. Procure quem possa aconselhar na busca de bibliografia adequada ou utilize bibliotecas, internet, etc. Reconhea que o seu empenho pode fazer uma grande diferena na vida de um aluno com deficincia ou sem deficincia. Procure saber quais so as potencialidades e interesses do aluno e concentre todos os seus esforos no seu desenvolvimento. Proporcione oportunidades de sucesso. Participe ativamente na elaborao do Plano Individual de Ensino do aluno e Plano Educativo. Este plano contm as metas educativas, que se espera que o aluno venha a alcanar, e define responsabilidades da escola e de servios externos para a boa conduo do plano. Seja to concreto quanto possvel para tornar a aprendizagem vivenciada. Demonstre o que pretende dizer. No se limite a dar instrues verbais. Algumas instrues verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de suporte, desenhos, cartazes. Mas tambm no se limite a apoiar as mensagens verbais com imagens. Sempre que necessrio e possvel, proporcione ao aluno materiais e experincias prticas e oportunidade de experimentar as coisas. Divida as tarefas novas em passos pequenos. Demonstre como se realiza cada um desses passos. Proporcione ajuda, na justa medida da necessidade do aluno. No deixe que o aluno abandone a tarefa numa situao de insucesso. Se for necessrio, solicite ao aluno que seja ele a ajudar o professor a resolver o problema. Partilhe com o aluno o prazer de encontrar uma soluo. Acompanhe a realizao de cada passo de uma tarefa com comentrios imediatos e teis para o prosseguimento da atividade. Desenvolva no aluno competncias de vida diria, competncias sociais e de explorao e

conscincia do mundo envolvente. Incentive o aluno a participar em atividades de grupo e nas organizaes da escola. Trabalhe com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que respeite as necessidades do aluno. Partilhe regularmente informaes sobre a situao do aluno na escola e em casa. 7. Que expectativas de futuro tm as crianas com Deficincia Intelectual? Sabemos atualmente que 87% das crianas com deficincia intelectual s sero um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianas na aprendizagem e aquisio de novas competncias. Muitas vezes mesmo difcil distingui-las de outras crianas com problemas de aprendizagem sem deficincia intelectual, sobretudo nos primeiros anos de escola. O que distingue umas das outras o fato de que o deficiente intelectual no deixa de realizar e consolidar aprendizagens, mesmo quando ainda no possui as competncias adequadas para integr-las harmoniosamente no conjunto dos seus conhecimentos. Daqui resulta no um atraso simples que o tempo e a experincia ajudaro a compensar, mas um processo diferente de compreender o mundo. Essa diferente compreenso do mundo no deixa, por isso, de ser inteligente e mesmo muito adequada resoluo de inmeros problemas do quotidiano. possvel que as suas limitaes no sejam muito visveis nos primeiros anos da infncia. Mais tarde, na vida adulta, pode tambm acontecer que consigam levar uma vida bastante independente e responsvel. Na verdade, as limitaes sero visveis em funo das tarefas que lhes sejam pedidas. Os restantes 13% tero muito mais dificuldades na escola, na sua vida familiar e comunitria. Uma pessoa com atraso mais severo necessitar de um apoio mais intensivo durante toda a sua vida. Todas as pessoas com deficincia intelectual so capazes de crescer, aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, todas as crianas com deficincia intelectual podem viver de forma satisfatria a sua vida adulta. 8. Que expectativas de futuro tm as crianas com Deficincia Intelectual na Escola? Uma criana com deficincia intelectual pode obter resultados escolares muito interessantes. Mas nem sempre a adequao do currculo funcional ou individual s necessidades da criana exige meios adicionais muito distintos dos que devem ser providenciados a todos os alunos, sem exceo. Antes de ir para a escola e at ao trs anos, a criana deve beneficiar de um sistema de interveno precoce. Os educadores e outros tcnicos do servio de interveno precoce devem pr em prtica um Plano Individual de Apoio Famlia. Este plano define as necessidades individuais e nicas da criana. Define tambm o tipo de apoio para responder a essas necessidades. Por outro lado, enquadra as necessidades da criana nas necessidades individuais e nicas da famlia, para que os pais e outros elementos da famlia saibam como ajudar a criana. Quando a criana ingressa na Educao Infantil e depois no Ensino Fundamental, os educadores em parceria com a famlia devem por em prtica um programa educativo que responda s necessidades individuais e nicas da criana. Este programa em tudo idntico ao anterior, s que ajustado idade da criana e sua incluso no meio escolar. Define as necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extra-escolar. A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de competncias adaptativas, necessrias para viver, trabalhar e divertir-se na comunidade. Algumas destas competncias incluem: A comunicao com as outras pessoas. Satisfazer necessidades pessoais (vestir-se, tomar banho). Participar na vida familiar (pr a mesa, limpar o p, cozinhar). Competncias sociais (conhecer as regras de conversao, portar-se bem em grupo, jogar e divertir-se). Sade e segurana.

Leitura, escrita e matemtica bsica; e medida que vo crescendo, competncias que ajudaro a crianas na transio para a vida adulta.

termo Deficincia Mental, vem sendo gradativamente alterado para deficincia intelectual, num sentido de diferenciar a Deficincia Mental da Doena Mental. A doena mental caracteriza-se por quadros psiquitricos, como por exemplo a esquizofrenia, que no esto necessariamente associados a dficit intelectual.

Deficincica Intelectual:"Incapacidade caracterizada por limitaes significativas no funcionamento intelectual e comportamento adaptativo e est expressa nas habilidades sociais, conceituais e prticas. A incapacidade se origina antes dos 18 anos de idade ALMEIDA (2004)

Sobre a Deficincia Intelectual O que

Sobre a Deficincia Intelectual



O que Como prevenir Como diagnosticar Como tratar Direitos e benefcios Notcias e matrias sobre DI

O QUE

A Deficincia Intelectual, segundo a Associao Americana sobre Deficincia Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior mdia (QI), associado a limitaes adaptativas em pelo menos duas reas de habilidades (comunicao, autocuidado, vida no lar, adaptao social, sade e segurana, uso de recursos da comunidade, determinao, funes acadmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.

No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficincia Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficincia Intelectual resultado, quase sempre, de uma alterao no desempenho cerebral, provocada por fatores genticos, distrbios na gestao, problemas no parto ou na vida aps o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da rea que em grande parte dos casos estudados essa alterao no tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes no se chega a estabelecer claramente a origem da deficincia. Principais causas Os fatores de risco e causas que podem levar Deficincia Intelectual podem ocorrer em trs fases: pr-natais, perinatais e ps-natais. Pr-natais Fatores que incidem desde o momento da concepo do beb at o incio do trabalho de parto: Fatores genticos Alteraes cromossmicas (numricas ou estruturais) - provocam Sndrome de Down, entre outras. Alteraes gnicas (erros inatos do metabolismo): que provocam Fenilcetonria, entre outras. Fatores que afetam o complexo materno-fetal Tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos teratognicos (capazes de provocar danos nos embries e fetos). Doenas maternas crnicas ou gestacionais (como diabetes mellitus). Doenas infecciosas na me, que podem comprometer o feto: sfilis, rubola, toxoplasmose. Desnutrio materna. Perinatais Fatores que incidem do incio do trabalho de parto at o 30. dia de vida do beb: Hipxia ou anoxia (oxigenao cerebral insuficiente). Prematuridade e baixo peso: Pequeno para Idade Gestacional (PIG). Ictercia grave do recm-nascido (kernicterus). Ps-natais Fatores que incidem do 30. dia de vida do beb at o final da adolescncia: Desnutrio, desidratao grave, carncia de estimulao global. Infeces: meningites, sarampo. Intoxicaes exgenas: envenenamentos provocados por remdios, inseticidas, produtos qumicos como chumbo, mercrio etc. Acidentes: trnsito, afogamento, choque eltrico, asfixia, quedas etc. Principais tipos de Deficincia Intelectual Entre os inmeros fatores que podem causar a deficincia intelectual, destacam-se alteraes cromossmicas e gnicas, desordens do desenvolvimento embrionrio ou outros distrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do crebro.

Sndrome de Down alterao gentica que ocorre na formao do beb, no incio da gravidez. O grau de deficincia intelectual provocado pela sndrome varivel, e o coeficiente de inteligncia (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a viso relativamente preservada. As interaes sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distrbios como hiperatividade, depresso, entre outros. Sndrome do X-Frgil alterao gentica que provoca atraso mental. A criana apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, alm de comprometimento ocular e comportamento social atpico, principalmente timidez. Sndrome de Prader-Willi o quadro clnico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No perodo neonatal, a criana apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos. Sndrome de Angelman distrbio neurolgico que causa deficincia intelectual, comprometimento ou ausncia de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difcil, alteraes no comportamento, entre outras. Sndrome Williams alterao gentica que causa deficincia intelectual de leve a moderada. A pessoa apresenta comprometimento maior da capacidade visual e espacial em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na msica.

Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonria, Hipotireoidismo congnito etc.) alteraes metablicas, em geral enzimticas, que normalmente no apresentam sinais nem sintomas sugestivos de doenas. So detectados pelo Teste do Pezinho, e quando tratados adequadamente, podem prevenir o aparecimento de deficincia intelectual. Alguns achados clnicos ou laboratoriais que sugerem esse tipo de distrbio metablico: falha de crescimento adequado, doenas recorrentes e inexplicveis, convulses, atoxia, perda de habilidade psicomotora, hipotonia, sonolncia anormal ou coma, anormalidade ocular, sexual, de pelos e cabelos, surdez inexplicada, acidose lctea e/ou metablica, distrbios de colesterol, entre outros. Deficincia Intelectual x Doena Mental Muita gente confunde Deficincia Intelectual e doena mental, mas importante esclarecer que so duas coisas bem diferentes. Na Deficincia Intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas. J a doena mental engloba uma srie de condies que causam alterao de humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Essas alteraes acontecem na mente da pessoa e causam uma alterao na sua percepo da realidade. Em resumo, uma doena psiquitrica, que deve ser tratada por um psiquiatra, com uso de medicamentos especficos para cada situao

Retardo Mental e Deficincia Intelectual: o que dizer da terminologia


Recentemente uma colega de trabalho me questionou sobre a distino entre os termos "deficincia intelectual" e "retardo mental", bem como qual seria o uso mais apropriado dos mesmos. Para alm da discusso sobre a utilizao de termos tcnicos corretamente, entendo que algumas terminologias associadas defasagem intelectual apontam para discusses ideolgicas e trazem um sentido, nem sempre apropriado, para a populao a qual nos referimos. H algum tempo, o uso do termo "deficincia mental" incluia pessoas com defasagem cognitiva, alm daquelas pessoas com transtorno mental ou psiquitrico. Atualmente, temos caminhado para a distino entre "pessoa com transtorno mental" e "deficincia intelectual". O primeiro referindo-se aos pacientes psiquitricos e o segundo, as pessoas com defasagem cognitiva. Nessa progresso, o "retardo mental", termo comumente utilizado enquanto sinnimo de "deficincia intelectual", paulatinamente vem sendo criticado e tendo seu uso mais restrito entre membros da comunidade cientfica e tericos e profissionais que atuam na rea do desenvolvimento infantil. O que estes autores entendem que primeiro, o termo "retardo mental" atualmente obsoleto. Mais importante ainda a compreenso de que o termo carrega, socialmente, um sentido de excluso da criana ou de qualquer outro sujeito ao qual se refere, trazendo crenas associadas a menos valia, incapacitao e impossibilidade de participao social. Paradoxalmente ao avano que essas discusses tem promovido, esto os nossos sistemas classificatrios. O DSM (Manual de Diagnstico e Estatstica dos Transtornos Mentais) ainda adota o termo "retardo mental" como parmetro para a definio diagnstica, sendo bastante frequente na comunicao entre psiquiatras, psiclogos e outros profissionais da rea da sade e desenvolvimento infantil. Possivelmente, caminhamos para que essas discusses sejam contempladas em edies futuras desse manual. Enquanto isto no acontece, a prtica com crianas com defasagem cognitiva ou deficincia intelectual tem apontado para a compreenso de que o seu desenvolvimento muito nico e multideterminado. H possibilidades diversas de caminhos para o desenvolvimento a depender das potencialidades e dificuldades de cada criana. Os termos tcnicos podero ser utilizados como forma de aprimorar a comunicao entre profissionais do meio e a comunidade cientfica, mas sempre carecero de mais a se dizer sobre esse sujeito

Diferena entre Doena Mental e Deficincia Intelectual


Publicado por Sheila em 26 de julho de 2010 1 Comentrio Sheila Rosskamp Nomenclatura Deficincia Intelectual Outras Principais Causas denominaes Deficincia Mental Paralisia Cerebral e (DM) ou Retardo Hidrocefalia. Mental Conseqncia

Alterao cognitiva como: lentid de raciocnio, dficit de memria ateno. Dificuldade na tomada de decises, julgamento, resoluo d problemas e noo de limites,

Transtorno Mental Doena Mental e de Comportamento

Depresso, AVC, TCE, Esquizofrenia, Transtornos alimentares, stress, TOC, alcoolismos, uso contnuo de drogas, fobias

Alterao cerebral onde as principais alteraes so as comportamentais, sendo que o cognitivo no precisa necessariamente estar afetado.

Dicas Importantes: Comportamento Dificuldade de concentrao, distrao Raciocnio e reaes lentas Dificuldade de se situar Falta de memria

Nervosismo Pessoas inquietas, agitadas Dificuldade em executar a tarefa

Piadas Comportamento infantilizado, dificuldade em lidar com a frustrao Baixo rendimento Comportamento socialmente no aceito

O que fazer Olhe nos olhos dele para ter certeza de que ele est prestando ateno. Fale em tom de voz normal com perguntas simples e diretas. Ele trabalhar melhor em ambiente calmo, silencioso e com poucas pessoas Fale em tom de voz normal com perguntas simples e diretas. No fale muito. Diga quem vc , onde ele est e o que ele ir fazer. Incentive-o a usar uma pequena agenda onde esto seus compromissos. Incentive a consulta-la sempre. Repita vrias vezes o que ele deve fazer pergunte o que ele entendeu. No incio pode ficar apreensivo e amedrontado. Acalme-o dizendo que ele est seguro. Permita intervalos e mudanas freqentes de atividades. Passe as instrues passo-a-passo. Repita as coisas. Pode ser necessrio auxili-lo a comear uma atividade. Certifique-se de que ele entendeu. Converse sobre suas dificuldades sem critic-lo. Evite brincadeiras e piadas pois podem levar tudo ao p da letra, tendo dificuldade em compreender. Faa freqentes elogios, incentive-o a fazer o que est ao seu alcance e que seja independente.

Tenha pacincia, continue tentando e procure os pequenos progressos. No ria, e lentamente desencoraje atos destrutivos ou ignore. Volte a da ateno quando ele estiver calmo.

O mais importante: AFETO E ACEITAO. Toda pessoa quer antes de mais nada, afeto, compreenso e respeito. Sentindo-se aceita, ela desenvolve ao mximo suas potencialidades. Se ao contrario, for seguidamente criticada e ignorada, no se sentir estimulada para progredir.
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2011

Diferena entre Deficincia Mental Intelectual) e Doena Mental


Muita gente confunde deficincia mental e doena mental. Essa confuso fcil de entender: os nomes so parecidos; as situaes envolvidas, para leigos, so tambm parecidas. Mas so duas coisas bem distintas.

Segundo o DSM IV (Manual de Diagnstico e Estatstica de Distrbios Mentais, edio de 1994), a deficincia mental caracterizada por: Um funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, acompanhado de limitaes significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes reas de habilidades: comunicao, autocuidados, vida domstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitrios, auto-suficincia, habilidades acadmicas, trabalho, lazer, sade e segurana. O incio deve ocorrer antes dos 18 anos. Ou seja, a deficincia mental, ou deficincia intelectual, no representa apenas um QI baixo, como muitos acreditam. Ela envolve dificuldades para realizar atividades do dia-adia e interagir com o meio em que a pessoa vive.
mental ou transtorno mental? O termo doena mental ou transtorno mental engloba um amplo espectro de condies que afetam a mente. Doena mental provoca sintomas tais como: desconforto emocional, distrbio de conduta e enfraquecimento da memria. Algumas vezes, doenas em outras partes do corpo afetam a mente; outras vezes, desconfortos escondidos no fundo da mente podem desencadear outras doenas do corpo ou produzir sintomas somticos. Os transtornos mentais como a ansiedade, depresso, distrbios alimentares, mau uso de drogas e lcool, demncia e esquizofrenia podem afetar qualquer pessoa em qualquer poca da sua vida. Na realidade, elas podem causar mais sofrimento e incapacidade que qualquer outro tipo de problema de sade.
(Pgina 1 de 3)

23PrximoFim

J a doena mental engloba uma srie de condies que tambm afetam o desempenho da pessoa na sociedade, alm de causar alteraes de humor, bom senso e concentrao, por exemplo. Isso tudo causa uma alterao na percepo da realidade. As doenas mentais podem ser divididas em dois grupos, neuroses e psicoses. As neuroses so caractersticas encontradas em qualquer pessoa, como ansiedade e medo, porm exageradas. As psicoses so fenmenos psquicos anormais, como delrios, perseguio e confuso mental. Alguns exemplos de doenas mentais so depresso, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno bipolar e esquizofrenia. O tratamento das duas condies tambm diferente. Uma pessoa com deficincia mental precisa ser estimulada nas reas em que tem dificuldade. Os principais profissionais envolvidos so educadores especiais, psiclogos, fonoaudilogos e terapeutas ocupacionais. Medicamentos so utilizados quando a deficincia mental associada a doenas como a epilepsia. Alguns dos profissionais citados tambm participam do tratamento da doena mental, como os psiclogos e terapeutas ocupacionais. Mas, alm deles, imprescindvel o acompanhamento de um psiquiatra. Esse mdico coordena o tratamento, alm de definir a medicao utilizada para controlar os sintomas apresentados pelo paciente.

Em resumo, a principal diferena entre deficincia mental e doena mental que, na deficincia mental, h uma limitao no desenvolvimento das funes necessrias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doena mental, essas funes existem mas ficam comprometidas pelos fenmenos psquicos aumentados ou anormais. importante destacar que as duas podem se apresentar juntas em um paciente. Pessoas com deficincia mental podem ter, associada, doena mental. Sendo assim, o tratamento deve levar em conta as duas situaes.

O que deficincia intelectual (mental)? A deficincia intelectual um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitaes no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas, como as de comunicao, cuidado pessoal e de relacionamento social. Essas limitaes provocam uma maior lentido na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. Muitas vezes confundida, a deficincia intelectual no uma doena, pois no pode ser contrada a partir do contgio com outras pessoas, nem o convvio com um deficiente mental provoca qualquer prejuzo em pessoas que no o sejam. O atraso mental no uma doena mental, como a depresso, por exemplo. No sendo uma doena, tambm no faz sentido procurar ou esperar uma cura para a deficincia mental. A grande maioria das crianas com deficincia intelectual consegue aprender a fazer muitas coisas teis e de bem-estar para a comunidade em que vivem. Para isso precisam, em regra, de mais tempo e auxlio de professores especializados. Portanto o deficiente intelectual, na maioria das vezes, apresenta dificuldades ou ntido atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor, na aquisio da fala e outras habilidades (comportamento adaptativo). Enquanto a doena mental uma psicopatologia ou distrbio mental que devemos entender como qualquer anormalidade na mente ou no seu funcionamento. Isso importante para que as pessoas tenham conhecimento de que, uma vez diagnosticada, a pessoa necessita de atendimento especializado voltado s suas reais necessidades e que as diferenas permitem que os estigmas venham abaixo em torno do assunto. Um outro ponto importante que comea a estar presente no cenrio acadmico entre os pesquisadores o efeito do cigarro nas pessoas com distrbio mental e deficientes intelectuais. O cigarro h muito tempo vem tendo na mdia um espao dedicado a chamar para si milhares de adolescentes e adultos para que consumam esse produto que leva a pessoa a se sentir de bem com a vida. Com isso, a cada ano vem agregando para si milhes de pessoas em todo o mundo, entre elas os deficientes intelectuais e as pessoas com distrbio mental, que, em sua maioria, tambm procuram prazer para suas vidas, sem saber que o cigarro causa, sim, dependncia e pode prejudicar todo o trabalho que vem sendo realizado para com ele.
(Pgina 2 de 3)

IncioAnterior13PrximoFim

Fale Conosco

Centro de Apoio Operacional s Promotorias de Justia de Defesa dos Direitos de Pessoas Portadoras de Deficincia
CENTRO DE APOIO OPERACIONAL S PROMOTORIAS DE JUSTIA DE DEFESA DOS DIREITOS DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA

Diferena entre deficincia Mental e Doena Mental e a atuao do Ministrio Pblico Diferena entre deficincia Mental e Doena Mental e a atuao do Ministrio Pblico BREVES CONSIDERAES ACERCA DA DIFERENA ENTRE DEFICINCIA MENTAL E DOENA MENTAL E A ATUAO DO MINISTRIO PBLICO Rosana Beraldi Bevervano Promotora de Justia Substituta em Segundo Grau, Coordenadora dos CAOPs PPD e Idoso do MPPR

As presentes consideraes destinam-se primordialmente a fixar o entendimento do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia acerca do tema, buscando subsidiar o trabalho dos agentes ministeriais no Estado do Paran. que no raras vezes h confuso entre realidades distintas: deficincia mental e doena mental, isso importando em dvidas quanto atuao da Promotoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia ou da Promotoria de Proteo Sade Pblica, quando os dois misteres no esto afetos ao mesmo profissional. Assim, inicia-se pela definio de pessoa portadora de deficincia e, nesse sentido, Luiz Alberto David ARAJO busca defini-la na medida da integrao social: O que define a pessoa portadora de deficincia no a falta de um membro nem a viso ou audio reduzidas. O que caracteriza pessoa portadora de deficincia a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. O grau de dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. O grau de dificuldade para a integrao social que definir quem ou no portador de deficincia [...] A deficincia, portanto, h que ser entendida levando-se em conta o grau de dificuldade para a integrao de uma falha sensorial ou motora, por exemplo. No h dvida sobre a necessidade de definio que permita, em caso concreto, para a aplicao legal, tanto maior especificidade quanto possibilidade de interpretao benfica em favor da pessoa portadora de deficincia, j que a lei brasileira (Lei n 7.853/89) estabelece que para sua aplicao e interpretao sero considerados como valores bsicos a igualdade de tratamento e oportunidades, da justia social, do respeito dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros, indicados na Constituio ou justificados pelos princpios gerais de direito.

Importa ressaltar, conforme Antnio Herman de Vasconcelos e BENJAMIN que "nem sempre o termo 'deficiente' tem significado idntico para a Medicina e para o Direito. Este est mais preocupado com as conotaes sociais e culturais do problema do que

com suas manifestaes patolgicas. Assim, em alguns casos, o sujeito, ainda que considerado 'normal' pela medicina, pode ser merecedor da tutela legal, vez que 'visto' como deficiente pelo grupo social" seja, h uma definio cultural para deficincia que exercer um papel determinante em muitos casos. O Programa de Ao Mundial Para As Pessoas Com Deficincia adota o conceito da Organizao Mundial da Sade para deficincia: "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica". Adota tambm o conceito de incapacidade: "toda restrio ou falta (devido a uma deficincia) da capacidade de realizar uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano". E ainda, impedimento: "situao desvantajosa para um determinado indivduo, em conseqncia de uma deficincia ou de uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de uma papel que normal em seu caso (em funo de idade, sexo e fatores sociais e culturais)". Predito programa agrega a seguinte explanao acerca do impedimento: "O impedimento est, por conseguinte, em funo da relao entre as pessoas incapacitadas e seu ambiente. Ocorre quando as ditas pessoas enfrentam barreiras culturais, fsicas ou sociais que as impedem de ter acesso aos diversos sistemas da sociedade disposio dos demais cidados. O impedimento , portanto, a perda ou a limitao das oportunidades de participar na vida da comunidade na igualdade de condies com os demais. Rubens Valtecides ALVES v uma trilogia de elementos conceituadores: "O que denominamos de trilogia de elementos conceituadores, so os trs termos apresentados pela Organizao Mundial de Sade (OMS), em 1980, pelos quais foram diferenciadas na essncia as 'deficincias' em trs dimenses bsicas: no plano fsico (impedimento), funcional (inabilidade) e no plano social (incapacidade)". Tais definies adotadas pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social em 1999, foram no Decreto n. 3.298/99, por assim dizer, aglutinadas, pois a definio de deficincia carregou para si tambm o componente incapacidade: "deficincia - toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padro considerado normal para o ser humano." (artigo 3., inciso I). A associao das definies de deficincia e incapacidade j era criticada antes mesmo do Decreto referido e, sem dvida, potencialmente prejudicial para a pessoa portadora de deficincia especialmente quanto ao trabalho. Nesse sentido, Rubens Valtecides ALVES afirma: "[...] Considerar uma 'pessoa portadora de deficincia fsica' como 'incapaz' equivale a reduzi-la a um ser intil e isto no coaduna com a realidade. Em alguns casos, os 'deficientes fsicos', no podem exercer certos trabalhos, mas na maioria das situaes so trabalhadores em potencial, como qualquer outra pessoa". O mesmo Decreto, adiante, vem definindo incapacidade que soma vrios componentes: integrao social, necessidade de equipamentos, adaptaes e recursos, comunicao necessria ao bem-estar e desempenho de funo ou atividade, in verbis: "incapacidade - uma reduo efetiva e acentuada da capacidade de integrao social, com necessidade de equipamentos, adaptaes, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficincia possa receber ou transmitir informaes necessrias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de funo ou atividade a ser exercida." (artigo 3., inciso III)

A opo em se definir o que seja pessoa portadora de deficincia no Decreto, por sua vez, deteve-se no estritamente tcnico posto que relaciona dados, decibis, graus, e outros para cada espcie de deficincia (artigo 4.). Portanto, o Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, trouxe vrias inovaes na rea, dentre elas est a definio de deficincia, pessoa portadora de deficincia e incapacidade, com classificao das deficincias. Ao fazer isso, por conseguinte, define tecnicamente o que pessoa portadora de deficincia auditiva, visual, fsica, mental e mltipla. Ao longo do trabalho por ns realizado nesta rea, sempre se defendeu a idia de que o legislador no deveria definir o que deficincia tecnicamente, porque alm do constante avano da cincia isso pode gerar muita injustia, pois algum poder ser excludo da tutela legal especial por dcimos, fraes ou poucos graus, o que ao longo da vida do indivduo eventualmente acarretou excluses, dificuldade de acesso ao ensino, inabilitao para o trabalho e assim por diante, mas quando diante da lei, poder ser considerado uma pessoa dita normal ou nos termos do Decreto "dentro do padro considerado normal para o ser humano". Em razo disso, entende-se, que necessrio sempre associar ao conceito legal o conceito doutrinrio para, conforme antes dito, propiciar interpretao benfica ao indivduo e favorecer uma justa contextualizao na realidade social a que pertence. A Conveno Interamericana Para Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra as Pessoas Portadoras de Deficincia, da OEA, realizada na Guatemala, em 28 de maio de 1999, resolveu adotar a seguinte definio para deficincia: "O temo deficincia significa uma restrio fsica, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitria, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diria, causada ou agravada pelo ambiente econmico e social." A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia que foi aprovada pelo Brasil, em 9 de julho de 2008, via o DECRETO LEGISLATIVO N 186, DE 2008, alm de reconhecer que a deficincia um conceito em evoluo e resulta da interao entre pessoas com deficincia e as barreiras devidas s atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participao na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, tambm conceitua a pessoa com deficincia da seguinte forma em seu artigo 1: Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas. Contudo, tecnicamente, no Brasil, quanto aos tipos de deficincia temos atualmente classificao legal, via Decreto n. 3.298/99, em deficincia fsica, auditiva, visual e mental. Essa classificao encontra quase que uma uniformidade nas obras e textos sobre o tema - jurdicas ou no -, mesmo anteriores edio do Decreto.

Para o presente trabalho, vamos nos limitar ao conceito legal de deficincia mental: Artigo 4, IV - deficincia mental funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicao; b) cuidado pessoal; c) habilidades sociais; d) utilizao dos recursos da comunidade; e) sade e segurana; f) habilidades acadmicas; g) lazer; e h) trabalho;. Tambm o Decreto n 5.296/04, que regulamenta as Leis ns 10.048/2000 e 10.098/2000, define deficincia mental no artigo 5, pargrafo 1, d, reproduzindo integralmente o dispositivo antes transcrito. A esta altura, oportuna a lembrana da distino entre deficincia e incapacidade referida inclusive no prprio Decreto n. 3.298/99, antes citado. Pois bem, agora busquemos a definio de doena mental. Evidentemente o presente e singelo estudo limitar-se- a conceitos bsicos apenas para nortear a atividade jurdica no mbito do MPPR, sem a pretenso de incurses na cincia mdica psiquitrica. A Lei Federal n 10216/2001 que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental, no conceitua as doenas mentais. Tambm no h conceitos na Lei Estadual n 11189/95, que dispe sobre condies para internaes em hospitais psiquitricos e estabelecimentos similares, de cidados com transtornos mentais. No MANUAL DIAGNSTICO E ESTATSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS assim abordado o transtorno mental: (...) a definio de transtorno mental presente no DSM-III e no DSM-III-R aqui apresentada por ser to til quanto qualquer outra definio disponvel e por ter ajudado a orientar decises relativas a que condies, nos limites entre a normalidade e a patologia, devem ser includas no DSM-IV. Neste, os transtornos mentais so concebidos como sndromes ou padres comportamentais ou psicolgicos clinicamente importantes, que ocorrem num indivduo e esto associados com sofrimento (p.ex., sintoma doloroso) ou incapacitao (p.ex.,prejuzo em uma ou mais reas importantes do funcionamento) ou com um risco significativamente aumentado de sofrimento, morte, dor, deficincia ou perda importante da liberdade. Alm disso, essa sndrome ou padro no deve constituir meramente uma resposta previsvel e culturalmente aceita diante de um determinado evento, por exemplo, a morte de um ente querido. Qualquer que seja a causa original, a sndrome deve ser considerada no momento como uma manifestao da disfuno comportamental, psicolgica ou biolgica do indivduo. Nem o comportamento desviante (p.ex.,poltico, religioso ou sexual), nem conflitos entre o indivduo e a sociedade so transtornos mentais, a menos que o desvio ou o conflito sejam sintomas de uma disfuno no indivduo, como descrito antes. Um equvoco comum consiste em pensar que uma classificao de transtornos mentais classifica pessoas, quando na verdade o que se classifica so os transtornos que as

pessoas apresentam. Por esse motivo, o DSM-IV (assim como o DSM-III-R) evita o uso de expresses tais como um esquizofrnico ou um alcolico, em vez disso, utilizando expresses mais precisas, ainda que claramente mais incmodas, tais como um indivduo com Esquizofrenia ou um indivduo com Dependncia de lcool. Adiante, na obra, uma importante observao da questo em contextos jurdicos: Quando as categorias, os critrios e as descries do DSM-IV so empregados para fins judiciais, existem riscos significativos de mau uso ou de incompreenso das informaes diagnsticas. Esses perigos surgem por no haver uma concordncia perfeita entre as questes de interesse da justia e as informaes contidas em um diagnstico clnico. Na maioria das situaes, o diagnstico clnico de um transtorno mental do DSM-IV no suficiente para estabelecer a existncia, para fins legais, de transtorno mental, incapacidade mental, doena mental ou deficincia mental. Para determinar se um indivduo satisfaz um parmetro jurdico especfico (p.ex.,para interdio, responsabilizao criminal ou inimputabilidade),geralmente so necessrias informaes adicionais, alm daquelas contidas no DSM-IV, podendo incluir informaes acerca dos prejuzos funcionais do indivduo e sobre como esses prejuzos afetam as aptides especficas em questo. Precisamente porque os prejuzos, as aptides e as deficincias variam amplamente dentro de cada categoria diagnstica, a atribuio de determinado diagnstico no implica um nvel especfico de prejuzo ou incapacitao. (...) Quando usados apropriadamente, os diagnsticos e as informaes diagnsticas podem auxiliar os detentores do poder de deciso em suas deliberaes.(...) as informaes diagnsticas envolvendo o curso longitudinal podem melhorar a tomada de decises, quando a questo legal envolve o funcionamento mental de uma pessoa no passado ou em algum momento futuro. No documento das Naes Unidas A Proteo de Pessoas Acometidas de Transtorno Mental e a Melhoria da Assistncia Sade Mental a determinao de um transtorno mental (...) ser feita de acordo com os padres mdicos aceitos internacionalmente. (grifos nossos) No mbito do Ministrio Pblico do Paran, quando da existncia do CENTRO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DA CIDADANIA, o Ncleo de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia publicou um valioso Manual onde se v a conceituao de pessoa portadora de deficincia e, ento, de pessoa portadora de transtorno mental: Pessoa com comprometimento em alguma das seguintes reas: percepo, pensamento, linguagem, humor, comportamento e relacionamento, demandando tratamento psiquitrico e/ou psicolgico. Nestes casos, normalmente esto indicados servios vinculados a rede de sade, como hospitais, ambulatrios e na maioria das vezes com uso controlado de medicamentos. (...) O desenvolvimento da poltica de sade mental acompanhado na rea de Sade Pblica, pelo que se sugere consulta ao site do Ministrio Pblico do Paran na seo CAOP das Promotorias de Proteo Sade. (grifo no original) Importante

Ressalta-se a constante interface existente entre a deficincia e o transtorno mental, fazendo-se necessria uma avaliao criteriosa por profissional especializado para diferenciar os quadros e definir condutas a serem adotadas, que vo caracterizar melhor a legislao e rede de recursos a ser acionada. Comumente o deficiente mental apresenta quadro irreversvel e exige terapias mais especficas para preservao e desenvolvimento das potencialidades existentes. Numa busca em sites sobre o tema, encontramos algumas abordagens elucidativas: Popularmente h uma tendncia em se julgar a sanidade da pessoa, de acordo com seu comportamento, de acordo com sua adequao s convenincias scio-culturais como, por exemplo, a obedincia aos familiares, o sucesso no sistema de produo, a postura sexual, etc. Medicamente, entretanto, Doena Mental pode ser entendida como uma variao mrbida do normal, variao esta capaz de produzir prejuzo na performance global da pessoa (social, ocupacional, familiar e pessoal) e/ou das pessoas com quem convive.Organizao Mundial de Sade diz que o estado de completo bem estar fsico, mental e social define o que sade, portanto, tal conceito implica num critrio de valores (valorativo), j que, lida com a idia de bem-estar e mal-estar. (http://gballone.sites.uol.com.br/voce/doen.html) Muita gente confunde deficincia mental e doena mental. Essa confuso fcil de entender: os nomes so parecidos; as situaes envolvidas, para leigos, so tambm parecidas. Mas so duas coisas bem distintas. Segundo o DSM IV (Manual de Diagnstico e Estatstica de Distrbios Mentais, edio de 1994), a deficincia mental caracterizada por:

Um funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, acompanhado de limitaes significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes reas de habilidades: comunicao, autocuidados, vida domstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitrios, auto-suficincia, habilidades acadmicas, trabalho, lazer, sade e segurana. O incio deve ocorrer antes dos 18 anos. Ou seja, a deficincia mental, ou deficincia intelectual, no representa apenas um QI baixo, como muitos acreditam. Ela envolve dificuldades para realizar atividades do diaa-dia e interagir com o meio em que a pessoa vive. J a doena mental engloba uma srie de condies que tambm afetam o desempenho da pessoa na sociedade, alm de causar alteraes de humor, bom senso e concentrao, por exemplo. Isso tudo causa uma alterao na percepo da realidade. As doenas mentais podem ser divididas em dois grupos, neuroses e psicoses. As neuroses so caractersticas encontradas em qualquer pessoa, como ansiedade e medo, porm exageradas. As psicoses so fenmenos psquicos anormais, como delrios, perseguio e confuso mental. Alguns exemplos de doenas mentais so depresso, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno bipolar e esquizofrenia. O tratamento das duas condies tambm diferente. Uma pessoa com deficincia mental precisa ser estimulada nas reas em que tem dificuldade. Os principais profissionais envolvidos so educadores especiais, psiclogos, fonoaudilogos e terapeutas ocupacionais. Medicamentos so utilizados quando a deficincia mental

associada a doenas como a epilepsia. Alguns dos profissionais citados tambm participam do tratamento da doena mental, como os psiclogos e terapeutas ocupacionais. Mas, alm deles, imprescindvel o acompanhamento de um psiquiatra. Esse mdico coordena o tratamento, alm de definir a medicao utilizada para controlar os sintomas apresentados pelo paciente. Em resumo, a principal diferena entre deficincia mental e doena mental que, na deficincia mental, h uma limitao no desenvolvimento das funes necessrias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doena mental, essas funes existem mas ficam comprometidas pelos fenmenos psquicos aumentados ou anormais. importante destacar que as duas podem se apresentar juntas em um paciente. Pessoas com deficincia mental podem ter, associada, doena mental. Sendo assim, o tratamento deve levar em conta as duas situaes.(http://renatapinheiro.com/deficiencia-mental-xdoenca-mental) Artigo - Deficincia intelectual e doena mental: uma singela distino, apesar da linha tnue que as separa. Em alguns casos, alm da deficincia intelectual, o indivduo poder apresentar doena ou transtorno que lhe afete a mente. Razovel, ento, que indique as principais caractersticas e algumas diferenas existentes entre esses dois diagnsticos clnicos. Deficincia intelectual (mental)

Segundo a Associao Americana de Deficincia e o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais, por deficincia mental entende-se o estado de reduo notvel do funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, associado a limitaes pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicao e cuidados pessoais, competncias domsticas, habilidades sociais, utilizao dos recursos comunitrios, autonomia, sade e segurana, aptides escolares, lazer e trabalho. Todos esses aspectos devem ocorrer durante o desenvolvimento infantil, ou seja, antes dos 18 anos, para que um indivduo seja diagnosticado como deficiente intelectual. Dados do Censo Demogrfico do IBGE, levantados no ano de 2000, indicam que 8,3% dos tipos de deficincia so de natureza intelectual, o que equivale a 2.844.936 pessoas (sendo 1.545.462 homens e 1.299.474 mulheres). importante ressaltar que muitas vezes (em 42% dos casos), mesmo com a utilizao de sofisticados recursos diagnsticos, no possvel definir com clareza a etiologia (causa) da deficincia intelectual, se ela, invariavelmente, decorre de inmeras e complexas causas, que englobam fatores genticos (29%), hereditrios (19%) e ambientais (10%). Doena ou transtorno mental A doena ou o transtorno mental, conforme assinala a Associao Brasileira de Psiquiatria engloba um amplo espectro de condies que afetam a mente (nosso mapa gentico, qumica cerebral, aspectos de nosso estilo de vida, acontecimentos passados). Seja qual for a causa, a pessoa que desenvolve a doena ou o transtorno mental muitas vezes se sente em sofrimento, desesperanada e incapaz de levar sua vida em plenitude. Caracteriza-se, portanto como uma variao mrbida do normal, capaz de produzir prejuzo no desempenho global da pessoa nos mbitos social, ocupacional, familiar e pessoal. Dessa forma, se na deficincia o indivduo apresenta desenvolvimento intelectual reduzido ou incompleto, no dispondo, por conseguinte, de instrumentos necessrios

boa compreenso de todas ou de parte das coisas, na doena ou no transtorno mental ele detm os instrumentos intelectuais necessrios, os quais, entretanto, apresentam funcionamento comprometido. Texto adaptado para divulgao no site do Instituto Indianpolis. (http://www.indianopolis.com.br/si/site/1137) Trazidos os dados referidos e que certamente no esgotam e nem pretendem esgotar to vasta matria, j nos possibilitam, contudo, e para o objetivo da presente reflexo, concluir que: 1 No que pertine deficincia mental (atualmente denominada deficincia intelectual), contamos com a definio legal do artigo 4, IV, do Decreto n 3298/99, funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas (...), conforme rol exemplificativo que traz. Para o portador de transtorno mental, o critrio a nos guiar deve ser a concluso mdica, necessariamente detalhado para a avaliao correta por parte do operador do Direito; 2 - Na atividade ministerial, recomendvel que o profissional esteja atento para as diferenas existentes entre deficincia mental e doena mental, pois, como antes dito, so realidades e polticas pblicas diversas e, para a consecuo da misso institucional de proteo de direitos tanto em uma rea como em outra, de rigor o respeito s distines mencionadas; 3 Em se tratando de questes relativas ao portador de deficincia mental, a atribuio ser do Promotor de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia e, quanto s questes relativas ao portador de transtorno mental, a atribuio da Promotoria de Proteo Sade Pblica. ARAJO, Luiz Alberto David. A proteo constitucional das pessoas portadoras de deficincia. Publicao oficial da Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia CORDE. Braslia, p. 24-25, 1994. Idem, p.16-17. BRASIL. Ministrio da Justia. CORDE. PROGRAMA DE AO MUNDIAL PARA AS PESSOAS COM DEFICINCIA. Traduo: Edilson Alkimin da Cunha. Publicao Oficial. Braslia, 1996, p. 13. ALVES, Rubens Valtecides. Deficiente fsico : Novas dimenses da proteo ao trabalhador, 1992, p. 61. BRASIL. Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. ATENO PESSOA PORTADORA DE DEFICINCIA NA REA DE ASSISTNCIA SOCIAL. Publicao Oficial, Braslia, p. 5, 1999. ALVES, Rubens Valtecides, op. cit., p. 44. ORGANIZAO DOS ESTADOS AMERICANOS - OEA. Conveno Interamericana Para Eliminao De Todas As Formas De Discriminao Contra As Pessoas Portadoras

De Deficincia. Guatemala, maio de 1999. NP. Coord. MIGUEL R. JORGE, Ed. ARTMED, Porto Alegre, 4 ed.rev., 2002, p. 27-28. Idem, p.29-30. N.A/46/49 de 17.12.1991. Coord. JOO ZAIONS JUNIOR, MPPR, Curitiba, 2003, p. 116.

S-ar putea să vă placă și