Sunteți pe pagina 1din 4

TESTE DE AVALIAO FSSEIS

Cincias Naturais 7 ano

Nome __________________________________________ n. ____

Turma ____

Data: ____________

Classificao: ____________________________ Professor(a): _______________ Enc. Educao ______________

L com ateno cada uma das questes que te so propostas e responde de forma clara a cada uma delas. 1 Os fsseis so extremamente importantes na reconstituio da Histria da Terra. 1.1 Fsseis so: A Vestgios da atividade de organismos que viveram h muitos anos. B Restos de seres vivos que ficaram preservados nas rochas. C Marcas de animais que ficaram presos nas rochas. D Restos ou vestgios da atividade de seres vivos que ficaram preservados nas rochas. 1.2 Explica por palavras tuas como que se forma um fssil.

1.3 Explica porque que os fsseis so importantes.

1.4 A fossilizao um processo raro na Natureza. Porqu?

1.5 Classifica cada uma das afirmaes seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F). Para que se formem fsseis necessrio que se renam determinadas condies: ____ A - os organismos tm de ser isolados da ao da atmosfera e da gua. ____ B - os organismos, aps a sua morte, devem ficar expostos ao e animais necrfagos que vo facilitar a fossilizao dos ossos. ____C - os organismos devem sofrer decomposio muito rpida, aps a sua morte, para que possa haver fossilizao das partes duras. ____D - os organismos devem possuir, preferencialmente, partes duras e esquelticas, como ossos, dentes, conchas e caules. _____ E - aps a morte, os organismos devem ser imediatamente recobertos por sedimentos finos e impermeveis.

www.espacociencias.com - Teste de Avaliao CN7

Pgina 1

2 Observa atentamente os fsseis que a seguir se apresentam:

Turritella marcada nas rochas

Inseto preservado no mbar

Pegada de dinossauro

Folha de feto

Crnio de dinossauro

Trilobite preservada na rocha

2.1 Faz corresponder a cada um dos tipos de fossilizao presentes na coluna I a frase da coluna II que o descreve. Coluna I A Moldagem B Incarbonizao B Marcas C Mineralizao D Mumificao Coluna II 1 So vestgios fsseis deixados pelos seres vivos depois da sua passagem num determinado local. 2 Implica que fiquem preservadas pelo menos algumas das partes moles dos seres vivos. 3 Tipo de fossilizao em que fica reproduzida na rocha a forma interna ou externa do ser vivo. 4 Ocorre quando as partes duras de um ser vivo so transformadas lentamente em minerais dando lugar a uma rocha. 5 Ocorre quando os tecidos vegetais progressivamente se transformam em carvo. A - ____ ; B - _____ ; C - _____ ; D - _______ ; E - ______

2.2. Indica que tipo de informaes nos podem fornecer: A os ovos de dinossauro _________________________________________________________ B pegadas ____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ C coprlitos ___________________________________________________________________

Pgina 2

BioGeoLearning - Teste de Avaliao CN7

4 Observa atentamente o quadro da figura ao lado, que representa a distribuio de alguns seres ao longo da Histria da Terra.

4.1 Indica qual a espcie que constitui um melhor fssil de idade. Justifica a tua resposta.

4.2 Se num determinado estrato for encontrado um fssil de Ceratites, podes afirmar que: A o estrato formou-se provavelmente durante a era Paleozica. B o estrato formou-se provavelmente antes da era Paleozica. C o estrato formou-se provavelmente durante a era Mesozica. D no podes tirar qualquer concluso quanto idade provvel do estrato.

4.3 possvel encontrar fsseis de animais marinhos na Serra de Valongo, que relativamente distante do mar. Perante estes achados, podemos concluir que: A as rochas onde se encontraram os fsseis foram formadas no mar. B os animais se deslocaram do mar para a terra. C os fsseis foram l colocados pelo Homem. D os fsseis l encontrados permitem datar as rochas. 4.4 Os corais podem ser considerados bons fsseis de fcies ou de ambiente porque: A pelo facto de terem vivido em condies muito diversas permitem indicar as condies do ambiente em que as rochas que os contm se formaram. B pelo facto de terem vivido em condies muito especficas permitem determinar a era ou mesmo o perodo em que as rochas que os contm se formaram. C pelo facto de terem vivido num curto espao de tempo permitem determinar a era ou mesmo o perodo em que as rochas que os contm se formaram. D pelo facto de terem vivido em condies muito especficas permitem indicar as condies do ambiente em que as rochas que os contm se formaram.

4.5 Relativamente aos fsseis vivos, pode afirmar-se que... A - s fsseis de animais aquticos. B - So fsseis que ainda respiram. C - So fsseis de espcies muito antigas que praticamente no sofreram evoluo. D - So fsseis de espcies que j se extinguiram.

www.espacociencias.com - Teste de Avaliao CN7

Pgina 3

5 O Archaeopteryx pertence a uma espcie fssil que apresentava caractersticas semelhantes s aves atuais, como penas e bico, mas tambm outras caractersticas semelhantes aos rpteis, nomeadamente dentes, vrtebras na cauda e garras nos membros superiores. Pensa-se que ser um antepassado comum aos rpteis e aves actuais. 5.1 Indica que designao atribuda a fsseis que, como o Archaeopteryx, apresentam caractersticas semelhantes a seres vivos de dois grupos atuais.
Archaeopteryx fssil

5.2 Explica qual a importncia destes fsseis.

6 Observa atentamente a figura seguinte, que representa duas formaes de estratos rochosos com fsseis, distanciadas vrios quilmetros uma da outra.

6.1 Indica qual do estratos do local I o : Mais antigo ________ Mais recente _______

6.2 Justifica a tua resposta questo 6.1.

6.3 Liga com um trao os estratos que tm a mesma idade. 6.4 Justifica a tua resposta questo anterior.

6.5 Indica o nome do princpio estratigrfico que te permitiu responder questo 6.3

Bom trabalho.
Pgina 4

A professora:

Ana Rita Rainho


BioGeoLearning - Teste de Avaliao CN7

S-ar putea să vă placă și