Sunteți pe pagina 1din 3

Roteiro de Biomol metabolismo e carboidratos 1. As vitaminas so micronutrientes. A niacina a vitamina necessria para acontecer a gliclise e a via das pentoses.

s. Onde ela est presente? sintetizada partir do aminocido triptofano. encontrada no citosol.

2. A glicose com frequncia administrada por via intravenosa a pacientes como uma fonte alimentar. Um de seus colegas questiona a administrao de glicose 6-fosfato no lugar da glicose. Voc se lembra, das aulas de Funcionamento da Vida II, que a transformao de glicose em glicose 6-fosfato necessita de ATP e voc considera a possibilidade de que, administrando glicose 6-fosfato, preservaria a energia do paciente. Voc utilizaria glicose 6-fosfato? No, pois aps a adio do fosfato molcula de glicose, ela passa a ater uma carga eltrica negativa. Como a membrana plasmtica impermevel s molculas que exibem cargas eltricas, a glicose 6-fosfato no conseguiria adentrar clula.

3. A reao catalisada pela enzima alostrica fosfofrutoquinase 1 mostrada a seguir. Frutose 6A) Explique porque o ATP pode ser tanto um substrato quanto um inibidor da enzima? O ATP pode ser tanto um substrato quanto um inibidor da enzima porque quem controla essa sua atividade o ADP; quando o ADP esta em maior quantidade que o ATP, o ATP exerce funo de substrato e quando o ADP esta em menor quantidade que o ATP ele ir exercer a funo de inibidor da via. B) Qual o papel do ADP na atividade dessa enzima? O adp se liga ao stio alostrico da enzima , agindo como ativador. Ele determina para qual direo o ATP vai seguir, se ele virar substrato ou inibidor.

4. Existe um tipo de anemia hemoltica causada por deficincia parcial da piruvato quinase, que catalisa a seguinte reao: Fosfoenolpiruvato + ADP + H+ piruvato + ATP Qual a consequncia para a hemcia dessa deficincia?

A consequncia, uma reduo na velocidade da gliclise, que leva uma diminuio na produo de ATP. que seria necessria para manter o funcionamento normal da bomba de NaK da membrana do eritrcito. Nesta situao, o K e H2O so perdidos pela clula, desidratando-a, essas hemcias lisadas perdem a capacidade de deformidade e so destrudas no bao, causando anemia.

5. O arsenato pode substituir o Pi na reao catalisada pela gliceraldedo 3-fosfato desidrogenase. O composto resultante no substrato para a fosfoglicerato quinase, sofrendo hidrlise espontnea e imediata, produzindo arsenato e 3-fosfoglicerato. Hemcias e hepatcitos supridos apenas de glicose foram incubados com excesso de arsenato. Quais clulas sobrevivero a este tratamento? Apenas os hepatcitos sobrevivero. os hepatcitos tm mitocndrias, o piruvato ir adentrla normalmente, produzindo muitos atps depois da fosforilao oxidativa. O que no acontece na hemcia, que no possui mitocndria e depende da energia gerada na gliclise.

6) A via glicoltica reversvel ou irreversvel? Comente. irreversvel, pois algumas de suas reaes so termodincamicamentes inviveis, o que as torna irreversveis.

7) Quais so os possveis destinos metablicos do piruvato produzido pela gliclise? Explique as circunstncias que favorece cada um deles. Na presena de oxignio, o piruvato ir sofrer uma oxidao completa, at C0. Ele adentrar a mitocndria, onde ser convertido em acetil-CoA, esta ltima ir alimentar o ciclo de Krebs. Sem oxignio, ir para a fermentao , que produzir lactato, ou em microorganismos poder produzir etanol.

8) As afirmaes esto certas ou erradas? Justifique cada uma delas. A) No msculo, em condies anaerbicas, o piruvato convertido em lactato.
Verdade. Na falta de oxignio, feita a fermentao ltica, que importante para repor os intermedirios do ciclo do cido ctrico.

B) Em cultura de levedura, crescendo em condies anaerbicas, o piruvato convertido em etanol.


Verdade. Sem oxignio para a fosforilao oxidativa, a levedeira realiza a fermentao alcolica.

C) A reduo do piruvato em lactato regenera um cofator essencial para a gliclise.


Verdade. Regenera o NADH para sua forma oxidada, o NAD+

D) Em condies anaerbicas no h formao de piruvato porque no ocorre a gliclise


Falsa. No h necessidade de oxignio na gliclise, este s ser utilizado na cadeia respiratria.

9. Agentes antimalricos, como a primaquina, estimulam a produo de perxidos, que causam a lise das hemcias. No entanto, as hemcias possuem formas de prevenir os danos causados pelos perxidos de uma forma dependente da oxidao da glicose pela via das pentoses, explique afirmao ?
- A clula utiliza tripeptdeo, a glutamina reduzida, para destoxificar o perxido, regenerar a glutationa para sua forma reduzida. utilizada a enzima glutationa-redutase, que utiliza o NADPH, proveniente da via das pentoses, como fonte de eltrons redutores.

S-ar putea să vă placă și