Sunteți pe pagina 1din 11

Produo de Hmus de Minhoca com Resduos Orgnicos Domiciliares

Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMPRAPA

Jozio Luiz dos Anjos Luzia Nilda Tabosa Andrade

Resized to 72% (was 1340 x 1200) - Click image to enlarge

A Natureza dotada de ciclos perfeitos como os da gua e dos nutrientes. A gua dos oceanos transforma-se em nuvens pelo processo de evaporao, depois em chuvas que caem nas florestas, infiltrando-se no solo. Parte da gua do solo absorvida pelas plantas e devolvida atmosfera por transpirao e outros processos.

A gua do solo,no absorvida pelas plantas e no retida , atinge os lenis subterrneos que a levam para os rios e estes para os oceanos, completando o

ciclo. No ciclo dos nutrientes, eles so absorvidos no solo pelas plantas que, aps completarem o crescimento, florescimento e frutificao, morrem e so decompostas pela fauna do solo. Os microrganismos so os principais responsveis pela transformao dessa fitomassa em matria orgnica que, ao ser mineralizada, libera os nutrientes no solo para serem absorvidos novamente por outros vegetais.

Na rea da Cincia, os ciclos da Natureza so estudados visando a compreenso dos fenmenos de continuidade da vida. O paradoxo que esses conhecimentos esto sendo utilizados em tecnologias voltadas para a sobrevivncia e bem estar da humanidade, de forma indiferente aos ciclos, sem que os mesmos se completem, provocando a explorao insustentvel dos recursos naturais. O crescimento vertiginoso das cidades com destruio de reas verdes um exemplo desse desequilbrio. H construes ininterruptas nas reas planas, nos vales e nos morros, com retirada constante de recursos naturais com empobrecimento do ambiente e poluio crescente.

Uma das conseqncias ambientais desse desequilbrio a produo alarmante de lixo, principalmente nas grandes cidades, embora seja problema comum tambm nas sedes de pequenos municpios. Cada ser humano gera, em mdia, 5 kg de resduos slidos por semana, sendo cerca de 60% formado por resduos orgnicos. Isto significa 3kg por semana/pessoa, correspondendo a produo semanal de 150 t de resduos orgnicos numa pequena cidade de 50 mil habitantes.

H alternativas para esse problema? A coleta seletiva do lixo com reciclagem dos resduos slidos orgnicos est entre elas. Em vrias cidades do Brasil, onde a populao e dirigentes pblicos tm maior conscincia socioambiental, h aes nesse sentido visando minimizar as conseqncias ambientais do lixo. Papeles, garrafas e metais so reciclados com resultados positivos de gerao de emprego e renda em sistema cooperativista. Quanto aos resduos orgnicos, uma parte levada para aterros sanitrios, e a outra reciclada em usinas de compostagem e vermicompostagem (compostagem com minhocultura), com transformao desses resduos em adubo orgnico de qualidade para utilizao na agricultura, reflorestamento, parques e jardins municipais.

importante a incluso da minhocultura na reciclagem domiciliar dos resduos orgnicos pela possibilidade de produo de hmus de boa qualidade para ser utilizado em jardins e nas hortas residenciais a baixssimo custo financeiro e enorme ganho ecolgico. Essa conscincia promove a diminuio do envio de resduos orgnicos para os lixes onde geram doenas, favorecem o aparecimento de moscas, ratos e baratas, alm de polurem o solo e gua.

A inoculao de minhocas nos resduos orgnicos (Vermicompostagem) acelera e enriquece o

processo de transformao em adubo orgnico. De acordo com pesquisas, o material orgnico metabolizado por microrganismos benficos, no trato digestivo das minhocas, enriquecido com hormnios e outras substncias de crescimento que favorecem a nutrio equilibrada das plantas e resistncia s doenas. Dos resduos orgnicos ingeridos pelas minhocas, 40% so assimilados e 60% excretados como hmus que constitudo por nutrientes em formas mais assimilveis s plantas.

Nas residncias, o acondicionamento dos resduos orgnicos para a produo de hmus pode ser realizado em recipientes de vrios tipos e tamanhos- caixes de madeira (0,6m x 0,6m x 0,2m de altura), tubos de cimento, tambor descartado de mquina de lavar, caixas plsticas de colheita de frutas etc. Se houver espao no quintal, o processo de vermicompostagem pode ser realizado diretamente no solo.

Alm da questo ambiental, h um aspecto tcnico muito importante na utilizao dos resduos orgnicos de cozinha para a produo de hmus de minhoca. Os resduos, assim como o esterco, so fontes de microrganismos imprescindveis no processo de reciclagem. Dessa forma, substituem o esterco minimizando os custos e viabilizando a produo de hmus nas cidades. Outro aspecto positivo na utilizao de resduos orgnicos domiciliares a riqueza em macronutrientes. Observa-se na tabela 1 que os teores de nitrognio e fsforo se destacam nesses resduos, em comparao aos teores existentes no esterco misturado com palha.

Tabela 1 - Composio mdia de NPK dos compostos domiciliar e de esterco+palha.


Fonte: Adaptado do Informe Agropecurio-caf orgnico (2002).

Nutrientes Composto de esterco + palha Composto domiciliar N 0,8% 3,4% P2O5 0,2% 1,2% K2O 0,4% 0,3%

Dicas sobre o Manejo dos Resduos de Cozinha para Transformao em Humus de Minhoca e Aplicao Adquirir trs ou mais recipientes (Caixas de madeira, plsticas ou outras), de acordo com o volume de material orgnico disponvel para realizar a reciclagem nas residncias. Inicialmente, colocar solo de jardim, composto ou vermicomposto nos primeiros 10cm do recipiente para ajudar a acelerar a decomposio dos resduos a serem colocados.

Diariamente, colocar os resduos orgnicos da cozinha, principalmente, restos de verduras, cascas de frutas, borra de caf etc. Pode-se adicionar tambm resduos de jardim ( folhas, galhos finos, gramas cortadas) ;evitar resduos de cozinha que favorecerem o aparecimento de ratos, moscas e baratas como por exemplo, restos de feijo, arroz, cuscuz, po velho. Umedecer regularmente o material nas caixas sem encharcar. Excesso de gua dificulta a decomposio dos resduos, causa mau cheiro e atrai predadores; Na prtica, a condio ideal de umidade pode ser verificada quando surgirem gotas de gua entre os dedos ao apertar com a mo uma amostra do material. Adicionar camada fina (2-3cm) de solo do jardim ou hmus pronto a cada 10- 15cm de camada de resduos de cozinha e podas de jardim. Esse manejo acelera a transformao dos resduos e evita moscas. Ao encher uma caixa com os resduos, adicionar camada fina de solo ou vermicomposto e cobrir com capim seco ou folhas para proteger da luz e para manter a umidade e temperatura adequadas. Umedecer com regularidade. Aps cerca de 2 semanas quando o material no estiver mais esquentando, adicionar minhocas (1 a 2kg/m2) para acelerar a transformao e melhorar a qualidade do hmus. O adubo orgnico est pronto, em mdia, 1,5 a 2,5 meses aps o incio da decomposio, dependendo da qualidade dos resduos orgnicos de cozinha, quantidade de minhocas no sistema, manejo e umidade. Para separar as minhocas do hmus pronto so colocadas cascas de melancia ou outros restos de frutas num canto da caixa, ou saco (com aberturas-saco de batata) com esterco novo para atra-las. Para empresas ou condies mais profissionais, a separao feita por meio de peneiramento. Para utilizao, colocar 100-200 g de hmus no plantio em vasos pequenos e 2 colheres de hmus, mensalmente. Em gramados, 500g /m2 na superfcie para plantio e 300g/m2 2 vezes ao ano. Em fruteiras, colocar 500 a 600g/cova no plantio e 2kg a cada 6 meses, de acordo com a disponibilidade.
Referncias Bibliogrficas INFORME AGROPECURIO. Caf orgnico. EPAMIG: Belo Horizonte, MG. v. 23, n. 214/215. 2002.

"O melhor adubo da terra o suor daquele que trabalha nela.

Aqui algumas consideraes e caractersticas das substncias hmicas.

Propriedades cido-base e de complexao de cidos hmico e flvico isolados de vermicomposto

"Substncias hmicas so agregados moleculares heterogneos que constituem a parte principal da matria orgnica natural de ocorrncia em guas naturais, solos e sedimentos. Tendncias atuais apontam as substncias hmicas como associaes supramoleculares de molculas com massas molares relativamente baixas que se estabilizam por interaes hidrofbicas e pontes de hidrognio, chegando a formar micelas. Estas substncias so formadas em ambientes aquticos e terrestres por decomposio de restos de plantas e animais pela ao de microrganismos. As substncias hmicas so divididas operacionalmente em cido hmico, cido flvico e humina, de acordo com sua solubilidade em diferentes

condies de pH. cido hmico solvel em meio alcalino, mas insolvel em meio cido. cido flvico solvel, tanto em meio alcalino, como em meio cido. J a humina o material hmico insolvel, quer em meio alcalino ou em meio cido. Substncias hmicas tm um grande nmero de stios ionizveis, especialmente grupos carboxlicos e fenlicos, que lhes conferem uma aprecivel capacidade de formarem complexos estveis com ctions de metais pesados. Em funo desta propriedade, as substncias hmicas exercem importante papel na mobilidade, no transporte e na atividade de ons metlicos no meio ambiente. cido flvico uma frao com molculas menores e maior quantidade de stios ionizveis por unidade de massa em comparao ao cido hmico. Entretanto, poucos so os trabalhos que comparam as duas fraes isoladas de uma mesma matriz. No presente trabalho ser apresentada uma comparao das concentraes e constantes de dissociao dos stios ionizveis de cidos hmico e flvico isolados de vermicomposto. A influncia desta composio nas propriedades de complexao de ons Cu(II) foi estudada realizando-se titulaes potenciomtricas de complexao monitoradas com eletrodo seletivo a Cu(II) visando determinar parmetros relacionados com as energias de ligao, bem como com a capacidade de ligao. Os resultados obtidos foram ento discutidos em relao a estudos da literatura efetuados tanto com outras substncias hmicas, como com compostos modelos. "

"A estrutura qumica das substncias hmicas bastante desconhecida apesar dos constantes esforos em pesquisas nesta direo. A diferena mais importante entre os cidos hmicos e flvicos que os cido hmicos so colides orgnicos muito complexos, enquanto os cidos flvicos compostos de peso molecular relativamente baixo. Isto implica grande diferena de solubilidade. Fora o tamanho da molcula, trata-se de compostos orgnicos bastante similiares, com um contedo de carbono entre 40% e 60% (Maior nos cidos hmicos), e de oxignio entre 30 e 50% (Maior nos cidos flvicos). Este maior contedo de oxignio dos cidos flvicos implica uma maior riqueza em grupos oxigenados relacionados com os processos de quelatao de metais. Estes grupos so ente outros: carbxilos, hidroxifenoles, hidroenoles, hidroenoles, hidroxiquinonas, lactonas, teres e hidroxialcholes "

As plantas nos alimentam, o que no utilizamos alimenta as minhocas, o excremento das minhocas (hmus) alimenta as plantas, e as plantas nos alimentam.

O humus nada mais que o excremento das minhocas, uma substncia extremamente rica em matria orgnica decomposta, um produto inodoro, leve, macio, solto, finamente granulado, assptico e rico em sais minerais assimilveis pelas plantas. O Hmus estvel, com pH 7 (neutro) e, portanto, no mais sujeito a fermentaes podendo, por essa razo, ser colocado diretamente sobre as razes das plantas, um corretivo do solo por ser rico em nutrientes e ter de 250 a 300 milhes de elementos vivos, sendo que isso um dos principais fatores de melhoria do solo. Sendo finamente particulado, possibilita a formao de razes secundrias e at pelos radiculares, que por sua vez proporcionam otimizao quase total na nutrio radicular das plantas. Principais nutrientes encontrados e suas funes:

Nitrognio (N) : desenvolve as folhas e d a cor verde-escura, prpria dos vegetais. Fsforo (P) : auxilia a fixao da planta no solo. Fortalece as raizes e contribui para formao dos frutos. Potssio K) : contribui para o fortalecimento geral da planta, tornando-a mais resistente s doenas.

moradadafloresta.org

Por que criar minhocas

Em 1924, Rudolf Steiner, filsofo e cientsta Austraco que desenvolveu o conceito de agricultura biodinmica, referia-se1 s minhocas da seguinte forma: "Ora, evidente o aspecto singular que podemos ver no modo como, em realidade, animais subterrneos j muito afastados do carter larval tm, por sua vez, a capacidade de regular a vitalidade etria no solo, quando esta se torna muito elevada. Se o solo se torna, digamos, excessivamente vivo e sua vivacidade exagerada, estes animais subterrneos cuidam para que a vitalidade excessivamente forte seja liberada de dentro dele. Eles se tornam, assim, maravilhosas vlvulas e dispositivos reguladores para a vitalidade presente na terra. Esses preciosos animais que por isso tm uma importncia muito especial para o solo, so as minhocas." Dessa forma, no sentido de melhorar as condies fsicas, qumicas e biolgicas do solo contamos com as minhocas e suas relaes com os microorganismos para a consecuo de nossos objetivos. A vida no solo determinada pela presena de milhes desses microorganismos que pode ser potencializada pela ao das minhocas no incessante trabalho que realizam na reciclagem de resduos orgnicos, abertura de galerias e deposio de excrees. 1 Fonte: Fundamentos da Agricultura Biodinmica - 7a conferncia Rudolf Steiner - Ed. Antroposfica)

Como conhecer as minhocas

A seguir algumas das principais caractersticas das minhocas. O seu conhecimento facilita o manejo de criao nos nveis domstico e comercial: * tm o corpo formado por anis, os quais dependendo da espcie variam de 7 a 500 aneis, como o. caso dos minhocuus; * a cabea onde est localizada a boca fica na extremidade do tero do clitelo, um anel mais destacado que indica a maturidade das minhocas; * a cor, nas espcies comerciais, avermelhada e est relacionada com o contedo do intestino e serve, tambm, para auxiliar na identificao das espcies; * embora se desloquem para frente e para trs, elas no tm sentido de direo e a lgica de seu deslocamento se deve capacidade de captar vibraes do meio ambiente onde se encontram; * graas forma como se dispersam, vm sendo utilizadas em programas de inoculao direto no campo como no caso do plantio na palha e em reas com proteo de cobertura morta; * so hermafroditas, isto , possuem os dois aparelhos reprodutores, masculino e feminino, e so de reproduo cruzada, isto , quando cruzam as duas minhocas se fecundam; * duas minhocas adultas em um ano produzem at 3.500 filhotes; * comem, por dia, o equivalente a trs vezes o prprio peso; * so capazes de movimentar at 60 vezes o peso do corpo; * na extremidade inversa da cabea est o orifcio anal por onde excretam o hmus. A urina excretada pelos, poros prximo aos anis e o muco viscoso que sai pela pele, alm de impermeabilizar as paredes das galerias, tem propriedades imunizadoras; * a carne muito rica em protena, da a sua utilizao como fonte energtica.

Classificao da minhocas

Operacionalmente, as minhocas se classificam em dois grandes grupos: 1. Gefagas ou comedouras de terra. Nesse grupo esto as minhocas nativas que ingerem grande quantidade de terra procura de partculas orgnicas. 2. Detritvoras so as que se alimentam de detritos orgnicos em decomposio. So, ainda, denominadas de minhocas comerciais com destaque para as espcies Gigante Africana (Eudriltus eugeniae) e Vermelhas da Califrnia (Eisenia faetida). A ao dos dois grupos de forma racional e integrada resulta em extraordinria transformao de solos estreis em reas frteis .

O que as minhocas comem

Podemos afirmar que as minhocas se alimentam de matria orgnica em decomposio e, desse modo, a matria humificada ou estabilizada no lhe serve de repasto; por isso, quando o composto est totalmente reciclado as minhocas migram para outras areas. Quando manejamos canteiros ecolgicos ou leiras, no caso de grandes reas, observamos que as minhocas nativas so atradas pela presena de substrato e da umidade e que elas se deslocam abrindo galerias no solo num processo continuado de ingesto e excreo,j que no tm mos para abrir caminho. Isto no significa que as minhoas se alimentam de partculas minerais; na realidade, elas buscam a poro orgnica nos substratos da superfcie e levam para o subsolo. Essas espcies nativas no tem aptido para criao confinada, todavia, a sua ao no solo de incontestvel valor.

Onde as minhocas vivem

As minhocas vivem onde elas comem, isto porque, para os resduos do substrato entrarem em processo de decomposio so necessrias duas variveis: umidade e aerao, que criam as condies ambientais necessrias para a sobrevivncia das minhocas. Esse conceito tanto vale para a criao de minhocas confinadas em canteiros quanto para criao em espaos abertos no campo.

S pra complementar: Anlise Mdia da composio do Hmus de Minhoca Umidade........................................... 45 a 58% pH.................................................. 7,11 a 7,54 Matria Orgnica................................. 42 a 56% Nitrognio......................................... 1,66 a 2,04% Fsforo............................................ 1,42 a 3,82% Potssio........................................... 1,44 a 2,23% Clcio.............................................. 5,44 a 7,26%

Magnsio.......................................... 0,88 a 1,32% Magnsio.......................................... 0,88 a 1,32% Ferro............................................... 0,82 a 1,84% Mangans......................................... 552 a 767 Zinco............................................... 418 a 1235 Cobre.............................................. 193 a 313 Cobalto............................................ 15 a 37 Carga Bacteriana................................. 5x10.8 a 2x10.12

isso...

S-ar putea să vă placă și