Sunteți pe pagina 1din 29

O Plano De Deus Para a Salvao

H uma maneira definida do Senhor Jesus lidar com os descrentes para os salvar, para os equipar para servio e para os preparar para a vida eterna no cu. De acrdo com as normas fixas da Bblia, a boa vontade e a total cooperao de cada um de ns so necessrias, se quizermos evitar a tragdia de um falso arrependimento. Todos ns podemos partilhar da maravilhosa experincia de sermos chamados pelo Senhor, da escurido do pecado para a Sua maravilhosa luz. Convido o leitor a explorar comigo a imperscrutvel riqueza do amor e graa salvadora de Deus, e a aceit-las pela f.

1. O chamamento
A humanidade tem o problema comum de ser pecadora e de ter de enfrentar as consequncias da separao de Deus e do castigo eterno no inferno, se no se arrepender e no aceitar Cristo como seu Salvador. A Bblia diz: O pecado entrou no mundo atravs de um homem, e a morte atravs do pecado, e assim a morte tornou-se o destino de todos os homens, porque todos pecaram (Rom.5:12; Rom. 3:9-12). O pecado entrou no mundo atravs do pecado de Ado, e subsequentemente espalhou-se a toda a humanidade, penetrando toda a raa humana. A razo porque a morte se espalhou que todos pecaram. E o castigo para o pecado a morte tanto espiritual como fsica: O salrio do pecado a morte (Rom. 6:23; veja tambm 7:13). Todos os seres humanos herdaram a natureza pecadora de Ado depois da Queda, vindo ao mundo como pecadores (Salmo 51:5). O apstolo Paulo afirma que ns estamos mortos em trespasses e pecados e necessitamos de ser espiritualmente restaurados e avivados por Deus (Efsios 2:1). O prprio Deus mostra-nos o primeiro passo a dar para a converso de pecadores. le chama-nos ao arrependimento e providencia o caminho para a nossa salvao: Deus demonstrou o Seu prprio amor para connosco com a morte de Cristo por ns enquanto ramos anda pecadores(Rom.5:8). Uma vez que o preo de todas as nossas transgresses foi pago, toda a gente em toda a parte convidada a vir ao Senhor Jesus, para receber dle o perdo dos seus pecados: Vinde a Mim todos vs que estais sobrecarregados, e Eu vos darei descano (Mat. 11:28).

Vinde agora, e conversemos juntos, diz o Senhor:-Embora os vossos pecados sejam como o escarlate, les sero brancos como a neve; embora les sejam como o carmezim, les sero como a l (Isaas 1:18). Deus chama-nos e mesmo comanda-nos (instrui-nos ou instiga-nos) em toda a parte, a que nos arrependamos (Actos 17:30-31 - 2 Pedro 3:9). A razo porque Jesus Cristo veio ao mundo foi para oferecer a remisso de pecados humanidade perdida (Lucas 24:46-47). Portanto, a Sua misso principal foi chamar os pecadores ao arrependimento. Diz le: Eu no vim chamar os justos ao arrependimento, mas sim os pecadores (Mat. 9:13). Porque o Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19:10). Leitor: importante reconheceres pessoalmente o chamamento especfico do Senhor Jesus, pois isso determinar a maneira como vais responder Sua chamada. essencial que uma pessoa compreenda a extenso total do seu problema, isto , que a pessoa, sem o Senhor Jesus, est a caminho do desastre. No h lugar para complacncia ou auto-justificao, no estado de escurido espiritual em que uma pessoa se encontre, porque no h ningm justo, no, nem um s(Rom. 3:10; Salmo 53:2-3). Uma pessoa deve compreender a totalidade da natureza do pecado e da sua gravidade aos olhos de Deus especialmente dos pecados de cada um de ns que nos separam dle (Isaas 59:2). No deve haver a mnima dvida na nossa mente que Deus imps a pena de morte para o pecado (Ezeq. 18:4, 31-32; Rom. 6:23). Consequentemente, todas as pessoas no-salvas esto a caminho da condenao eterna pelo Juiz justo. Se no esto salvas, a seguinte sentena cair sbre as suas cabeas a quando do julgamento do trono branco: Afastai-vos de Mim amaldioados, para o fgo eterno preparado para o diabo e seus anjos (Mat. 25:41). Quando Deus Pai nos chama atravs do Seu Filho Jesus Cristo, le no s identifica o nosso problema do pecado e condenao, mas tambm nos oferece a soluo para o problema. A Boa Nova que Deus nos ama e providenciou para o nosso perdo por meio da morte apaziguadora de Jesus na cruz.

Nisto h amor, no que ns tenhamos amado Deus, mas que le nos amou, e nos enviou o Seu Filho para ser propiciao pelos nossos pecados (1 Joo 4:10). Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unignito para que todo aquele que nle creia no perea mas tenha a vida eterna (Joo 3:16). Porque Cristo tambm sofreu uma vez pelos nossos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus, mortificado na carne mas vivificado pelo Esprito (1 Pedro 3:18). Imploramo-vos por Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Pois quele que no conhecia o pecado le O fez pecado por ns, para que nle fssemos feitos justia de Deus (2 Cor. 5:20-21; Rom. 8:3; Gal. 3:13). O chamamento de Deus aos no-salvos deve ser ouvido por les com tanta clareza, que compreendam inteiramente as suas implicaes e o preo de se tornarem cristos. Jesus fez compreender a Nicodemo que os conhecimentos teolgicos e uma vida ba no so o suficiente para herdar o reino de Deus: le tinha de nascer de novo. A condio para receber perdo e a vida eterna a confisso e abandono de todos os pecados conhecidos e acreditar em Jesus Cristo como Salvador. O Senhor Jesus disse ao jvem rico, que em primeiro lugar tinha de abandonar o pecado do materialismo (Lucas 18:22). A ste jvem, que por outro lado era muito religioso, foi muito difcil abandonar o seu pecado habitual, e portanto afastou-se com tristeza. Muitas pessoas acham difcil arrependerem-se, porque na realidade no desejam abandonar os seus pecados. Jesus Cristo diz a todas elas: Esforai-vos por entrar pela porta estreita, pois Eu digo-vos que muitos procuraro entrar e no conseguiro (Lucas 13:24). Lembremo-nos que o dom da vida eterna algo que no merecemos ou podemos comprar. O considerarmos o preo est relacionado com a nossa vontade de nos despirmos das vestes nojentas da nossa velha vida, antes de podermos ser vestidos com o manto da rectido de Cristo (Efsios 4:22-24). Os pecadores que recebem o chamamento de Deus ao arrependimento, so acordados para compreenderem a sua qualidade de perdidos isto , que no tm esperana alguma ou futuro sem Deus. A sua conscincia avivada para reconhecerem a sua qualidade de pecadores e a soluo que Deus lhes

oferece para o seu problema. Os pecadores acordados anda no esto salvos, mas ouviram o bater porta dos seus coraes com a mensagem: Acordai vs que dormis, levantai-vos dos mortos e Cristo vos dar luz (Efsios 5:14). Aqueles cujas conscincias foram avivadas, podem reagir de duas maneiras sua convico de pecadores: Podem obedecer ao convite do Esprito Santo que os convence do pecado, da rectido e do julgamento (Joo 16:8), confessar os seus pecados e aceitar o sacrifcio de Cristo por si na cruz, sendo ento perdoados e escapando assim aos julgamentos de Deus. Para sua eterna ruina, podem por outro lado resistir ao cha mamento de Deus para a sua salvao: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, no endureeis os vossos coraes (Hebr. 3:7-8). Se continuarmos a endurecer os nossos coraes, a voz do Esprito Santo ser gradualmente silenciada, tornando-se mais difcil responder-Lhe. No permitamos que os nossos coraes se enduream a tal ponto, que voltemos as costas a Deus, excluindo-O da nossa vida juntamente com a Sua Palavra, a Bblia.

2. Tristeza divina
Os no-crentes que se encontram sob grande convico do pecado e da sua condio de perdidos, compreendem a necessidade de se reconciliarem com Deus. Sentem-se acusados e condenados por causa do que fizeram. O seu remorso e sentimento de culpa dirigem-os a Cristo Aquele que pagou o preo morrendo uma morte cruel para a salvao dos pecadores. Leitor, j sentiste essa tristeza intensa que leva ao arrependimento? A Bblia diz: Porque a tristeza divina produz o arrependimento que leva salvao(2 Cor. 7:10). A tristeza ou remorso a que a Bblia se refere, ter um corao arrependido, que conduzir a uma converso verdadeira a Cristo: Arrepende-te portanto e converte-te, para que os teus pecados possam ser perdoados (Actos 3:19). Uma parafrase dste texto seria: Arrepende-te portanto sente culpa e tristeza genuina pelos teus pecados e converte-te muda por completo para que os teus pecados possam ser perdoados. Quando Pedro negou Jesus Cristo, le sau e chorou amargamente (Mat. 26:75). Isso foi verdadeiro arrependimento. le no teve pena de si prprio mas sim passou por um terrvel sentimento de remorso por causa da mgua

que causara ao Senhor Jesus. Os no-crentes devem compreender que atravs dos seus pecados ofendem Deus ao pecar contra le. Isto arrependimento divino e conduz a uma confisso verdadeira, do corao, que constitui condio bblica para o perdo. Como que pessoas podem verdadeiramente confessar os seus pecados, antes de darem ao Esprito Santo a oportunidade para as convencer das consequncias abominveis do pecado? Esta convico cresce nos nossos coraes quando lemos com ateno a Bblia ou um livro cristo, ou escutamos um bom sermo. Quando o Senhor Jesus nos chama ao arrependimento, le mostra-nos com exactido a nossa posio em relao Sua pessoa. O remorso que ento se verifica em ns, de acrdo com a Sua vontade, coloca-nos no caminho que conduz ao verdadeiro arrependimento e renovao espiritual pelo Esprito Santo. No h lugar para orgulho oculto e auto-justificao quando nos aproximamos de Deus para salvar as nossas almas, pois isso seria contrrio disposio de quebranto e remorso do corao: Deus resiste ao orgulhoso, mas concede graa ao humilde (Tiago 4:6). Ns devemos pr fim dependncia de ns prprios e admitir que fizemos um fracasso das nossas vidas. Apenas ento podemos pr incondicionalmente a nossa confiana no Senhor Jesus para nos salvar. Ns no merecemos o que quer que seja.

3. Arrependimento ou converso
Quando os pecadores arrependidos compreendem a necessidade de se reconciliarem com Deus, les devem abandonar os seus anteriores estilos de vida pecadores, confessar-Lhe os pecados e pedir-Lhe perdo. Devem ardentemente pedir a Deus o perdo dos seus pecados e aceitar a condio do perdo, confessando honesta e completamente todos os pecados conhecidos. Se dissermos que no temos qualquer pecado, enganamo-nos a ns prpros e a verdade no est em ns. Mas se confessarmos os nossos pecados, le fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e para nos limpar de toda a injustia (1 Joo 1:8-9). O Senhor Jesus espera de ns que confessemos os nossos pecados (no plural, o que significa todos les) e que lhes voltemos as costas. Ns devemos abandonar os nossos pecados e decidir firmemente no os cometer de novo. A Bblia diz: Aquele que esconde os seus pecados no prosperar,

mas quem quer que os confesse e os abandone obter misericrdia (Prov. 28:13). Os pecadores em arrependimento bem assim como os cristos rebeldes que voltam de novo a envolver-se em pecado e injustia, devem estar preparados para abandonar essas suas vidas anteriores, confessando e abandonando todos os seus pecados. O filho prdigo da parbola resolveu em definitivo abandonar os seus pecados ao dizer: Vou-me levantar e vou ter com meu pai, e dizer-lhe Pai, eu pequei contra os cus e perante ti (Lucas 15:18). O rei David disse: Reconheo as minhas transgresses e o meu pecado est sempre minha frente. Contra Ti, Ti apenas, eu pequei e fiz ste mal a Teus olhos lava-me e ficarei mais branco que a neveapaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um corao limpo (Salmo 51:34,7,9-10). Uma confisso apressada, superficial e menos sincera dos pecados, no suficiente. Uma pessoa deve fazer mais do que simplesmente dizer Perdoa todos os meus pecados. A confisso deve ser minuciosa e no apressada e confessar os pecados um a um, conforme o Esprito Santo nos convence dles. Outra condio muito importante para a confisso dos pecados e recebimento de Jesus Cristo como Salvador, que tudo deve ser feito com f. Os pecadores que anda no responderam ao chamamento de Deus, esto mortos em pecados e anda no tm f, uma vez que continuam nocrentes, de coraes endurecidos. A mensagem do evangelho o que os acorda para reconhecerem a sua condio pecadora e perdida. E ento,a graa de Deus que traz a salvao(Tito 2:11) entra nos seus coraes, tornando-lhes possvel pr a sua confiana em Jesus para os salvar. Como o penitente colector de taxas, ento podem exclamar: Deus, tem compaixo de mim um pecador! (Lucas18:13). Paulo explica como podemos receber f Lendo a Palavra de Deus, que nos leva ao verdadeiro arrependimento: Assim pois, a f vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rom. 10:17). Quando os no crentes lem, ou escutam bas mensagens evanglicas sbre o arrependimento, o Esprito Santo coloca f nos seus coraes para acreditarem na mensagem e reagirem bem mesma. Contudo, existem aquelas pessoas que insistem que simplesmente no podem acreditar. A soluao para ste problema no est na argumentao teolgica, nem em convencer as pessoas de que devem apenas aceitar os factos com a mente. Essas pessoas necessitam posterior

exposio Palavra de Deus, porque o princpio mantem-se que a f vem pela Palavra de Deus. Portanto, lendo longas seces do Novo Testamento e escutando bons sermes bblicos, a f vir a essas pessoas, na altura certa, ao receberem a Palavra viva de Deus nos seus coraes. O Senhor Jesus disse notvelmente: As palavras que Eu vos falo so esprito e so vida (Joo 6:63). Quando a f em Jesus como Salvador penetra os pecadores acordados e convictos, les podem ter a certeza de que Deus os receber de braos abertos, como na parbola do filho prdigo (Lucas 15:11-24), e que Deus justo e justifica aquele que tem f em Jesus (Rom. 3:26). Sem f impossvel agradar-Lhe, porque aquele que vem a Deus deve acreditar que le e que le Quem recompensa aqueles que diligentemente O procuram (Hebr. 11:6). Uma vez que Deus demonstrou o Seu amor para connosco em que, enquanto eramos anda pecadores Cristo morreu por ns(Rom. 5:8), podemos ter a certeza de que a porta da graa de Deus est aberta para ns e que podemos entrar por ela em arrependimento e f! Jesus disse: Aquele que vier a Mim Eu de forma alguma repudiarei (Joo 6:37). Se confessarmos os nossos pecados, (Deus) fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda a Injustia (1 Joo 1:9). Acreditar em Jesus (Joo 3:16; Actos 16:31) inclui mais que acreditar que le veio ao mundo para morrer para a nossa salvao. Ns devemos ter um conhecimento bsico da Sua divindade, do plano de Deus para a salvao, da nossa responsabilidade e tambm da promessa de santificao feita a todos os crentes. Devemos acreditar: Que le o verdadeiro Deus e vida eterna, e o nico Salvador do mundo (1 Joo 5:20; Lucas 19:10). Que temos de nos arrepender, com a confisso dos nossos pecados para obter o Seu perdo (Mat. 9:13; Actos 17:30). Que le capaz de fazer de ns novas criaturas, que as coisas velhas podem passar, e que tudo pode ser feito novo (2 Cor. 5:17). Que le nos comprou com o Seu sangue e que, se O rece bermos como Salvador, da em diante Lhe pertencemos para sermos usados por Si (1 Cor. 6:19-20; 1 Pedro 1:18-19). Que, por causa do novo nascimento, ns iniciamos uma vida nova, que implica um processo de crescimento para atingir a maturidade espiritual (Efes. 4:13-14; Hebr. 5:12 6:1) e

Que devemos estar cheios do Esprito Santo, estudar a Bblia e dedicarmo-nos a uma vida de servio como testemunhas do Senhor (Actos 1:8; Efsios 5:18; 2 Pedro 3:18; 2 Tim. 3:16-17; 2 Tim. 4:2).

4. Justificao
H dois aspectos na salvao de pecadores, isto , o perdo e absolvio dos seus pecados (justificao) e o receber de nova vida (novo nascimento). stes dois aspectos esto ntimamente ligados, porque a humanidade cada est espiritualmente morta devido ao pecado e ao seu afastamento de Deus. Ela necessita de ser justificada e de ser reavivada. A justificao requere a obedincia lei de Deus, que decreta a pena de morte para os pecadores (Rom. 6:23). Todos os pecadores necessitam de algum para morrer em seu lugar (uma morte substitutiva). E apenas algum sem pecado pode substituir uma humanidade pecadora, visto que os pecadores apenas podem morrer (e perder-se para a eternidade) por causa dos seus prprios pecados no pelos pecados de outros. A nica base para o perdo dos pecados a morte substitutiva de Jesus na cruz, o Cordeiro de Deus que retira o pecado do mundo (Joo 1:29). Por meio dste supremo acto de amor, le aceitou o castigo pelos nossos pecados para podermos obter um perdo livre, na condio de nos arrependermos, confessarmos os nossos pecados e acreditarmos nle: Porque todos pecaram e esto destituidos da glria de Deus, sendo justificados gratuitamente pela Sua graa, atravs da redeno que h em Cristo Jesus, O qual Deus props para ser propiciao pela f no Seu sangue, para demonstrao da Sua justia (Rom. 3:23-25). le foi ferido pelas nossas transgresses, e modo pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sbre le e pelas suas pisaduras fomos curados (Isa. 53:5). Nle temos redeno atravs do Seu sangue e o perdo dos pecados, de acrdo com a riqueza da Sua graa (Efsios 1:7). Todo o pecador dste mundo possui uma lista quase infindvel de pecados que o condenam. As suas numerosas transgresses da lei do amor de Deus tm de ser eliminadas, antes de uma pessoa poder ser reconciliada com Deus. A pergunta que se pe se ns tomamos a srio a lista dosnossos pecados considerando-os sistemticamente, confessando-os e abandonando cada um dles, e aceitando o perdo de Deus pela f? le perdoar ento os nossos pecados tornando-nos espiritualmente vivos:

E vs, que estveis mortos nas vossas transgresses e na incircunciso da vossa carne, le vivificou com le, perdoando-vos todas as ofensas, tendo apagado a acusao que era contra ns e contrria a ns nas Suas ordenanas, e pregando-a na cruz (Col. 2:13-14).

5. Novo nascimento
A clara exortao bblica para nascermos de novo do mais alto significado na salvao dos pecadores. Com ste conceito, Deus ensina-nos claramaente: Que, por causa do pecado e do nosso afastamento de Deus, estamos espiritualmente mortos e necessitmos dle para nos dar vida e Que a nossa natureza do Velho Ado uma natureza cada e pecadora, que Deus afirma no poder ser melhorada ou alterada, e que por conseguinte temos de nascer de novo para nos tornarmos novas criaturas (2 Cor. 5:17).

Jesus disse a Nicodemo: Na verdade na verdade te digo, que aquele que no nascer de novo no pode ver o reino de Deus (Joo 3:3). A nova vida do crente, em Cristo, pode-se comparar espiritualmente ressurreio de Jesus Cristo. Com a Sua morte por ns, ns somos perdoados, e Deus v-nos como espiritualmente crucificados com Cristo (Gal. 2:20), mas vivos para Deus atravs dle e capazes de caminhar em novidade de vida (Rom. 6:4,11). Abenoado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, de acrdo com a Sua abundante compaixo, nos gerou de novo para uma esperana viva atravs da ressurreio de Jesus Cristo de entre os mortos (1 Pedro 1:3). Deus no s nos perdoa os nossos pecados le tambm nos d uma nova vida e uma nova natureza. Ns devemos conhecer o Senhor Jesus como nosso Salvador e como a ressurreio e a vida. Deus insufla a nova vida em todos os crentes atravs do Esprito Santo: de acrdo com a Sua compaixo, le salvou-nos atravs da lavagem de regenerao e renovao do Esprito Santo, O qual le derramou abundantemente sbre ns atravs de Jesus Cristo nosso Salvador (Tit. 3:5-6). O batismo de gua dos crentes, por imerso, aponta simblicamente para a experincia acima, e constitui tambm uma declarao de f no Senhor

Jesus (Marc. 16:16). O testemunho de f em Jesus Cristo, uma condio para o batismo, visto que o batismo em si no pode salvar qualquer pessoa. Notemos o exemplo a seguir: E quando les desciam a estrada, encontraram alguma gua. E o eunuco disse Vde, aqui temos gua. Que que me proibe que eu seja batizado? Ento Filipe disse se acreditas com todo o teu corao podes ser. E o eunuco respondeu dizendo Eu acredito que Jesus Cristo o Filho de Deus (Actos 8:36-37). E ento le foi batizado. Paulo e outros convertidos tambm foram batizados pouco depois de terem sido salvos (Actos 9:18; 10:47-48; 16:31-33). Na grande comisso, (Mat. 28:19), declara-se claramente que salvao se segue o batismo e depois a santificao e o crescimento cristo.

6. Santificao
Os membros nascidos de novo da verdadeira igreja de Jesus Cristo so instruidos no sentido de se negarem a si prprios, caminharem no Esprito e produzirem o fruto do Esprito (Gal. 5:22-23). Ns somos chamados a uma vida de sobriedade e verdadeira santidade. O primeiro princpio da santificao e discipulado -nos indicado claramente pelo prprio Senhor Jesus: Ento le disse a todos, se algum desejar seguir-Me, que se negue a si prprio, tome a sua cruz diriamente e Me siga (Lucas 9:23). De acrdo com Lucas 14:27-33, a cruz da auto-negao est relacionada com a considerao cuidada do custo do discipulado. Deve-se fazer uma escolha definitiva entre querermos agradar aos desejos da carne (a velha natureza), ou estarmos preparados para renunciar ao mundo e servir o Senhor com todo o nosso corao e tudo quanto temos. Ns no podemos agarrar-nos riqueza e fama dste mundo e ao mesmo tempo seguir e agradar verdadeiramente ao Senhor Jesus. Poderemos ns testemunhar como Paulo, que estamos crucificados com Cristo? (Gal. 2:20), considerando-nos atravs da Sua cruz mortos para o mundo e seus enganosos e passageiros prazeres do pecado? (Hebr. 11:25; Rom. 6:2). Deus me livre que me vanglorie a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo (Gal.6:14). Se ns rejeitarmos as tendncias pecadoras da velha natureza, Deus recompensar-nos- com uma vida de vitria e verdadeira felicidade. Paulo exortou claramente os cristos de Efso a

Quanto vossa conduta passada, despojai-vos do velho homem que se corrompe com as concupiscncias enganosas e renovai-vos no esprito da vossa mente revestindo-vos do novo homem, que foi criado por Deus em justia e verdadeira santidade (Efsios 4:22-24). Ns devemos carregar diriamente a cruz da auto-negao. Apenas dessa maneira podemos ser verdadeiros vencedores santificados na vida crist, e capazes de obedecer s seguintes exortaes das Escrituras: Portanto eu digo: Caminhai no Esprito e no seguireis as concupiscncias da carne (Gal. 5:16). Mas, como Aquele que vos chamou santo, sede vs tambm santos em toda a vossa conduta, porque est escrito, Sede santos porque Eu sou santo (1 Pedro 1:15-16; Lev. 11:44-45). Porque esta a vontade de Deus a vossa santificao Porque Deus no nos chamou para a imundcia mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita isto no rejeita o homem, mas rejeita Deus, que tambm nos deu o Seu Esprito Santo (1 Tessal. 4:3, 7-8).

Atravs da santificao e da fiel dedicao ao Senhor, que dela resulta, le pode transformar-nos em instrumentos puros e eficazes, aptos para o Seu servio. le habilita-nos a produzir o fruto do Esprito, a fazermos frente aos ataques de Satans, (Efsios 6:10-11), a obedecer a todas as exigncias do discipulado, a manter-mo-nos fiis aos princpios divinos perante a oposio e as tentaes, e a perseverar no caminho estreito at vinda do Senhor Jesus (Hebr. 12:1-2). Deixar de obedecer ao comando de sermos santos, reduz muitos cristos ao deplorvel baixo estado espiritual e moral evidente na igreja de Corinto: E eu, irmos, no podia falar-vos como a pessoas espirituais mas sim como a carnais, como a recm-nascidos em Cristo. Eu alimentei-vos com leite e no com alimento slido, pois at agora no reis capazes de o receber e mesmo agora anda no sois capazes. Pois continuais a ser carnais. Pois onde h inveja, luta e divises entre vs, no sereis carnais e a proceder como simples homens? (1 Cor. 3:1-3; Carnal da carne e refere-se velha natureza que deve ser crucificada). No mundo de hoje, muitas igrejas esto cheias de membros no-espirituais, infrutferos, sem poder, zaragateiros, mundanos, amantes de diverses, cujo servio se limita a problemas sociais sem contarmos os membros que so

apenas crentes nominais tendo apenas uma semelnana de santidade (2 Tim. 3:5). Anda pior a reao de alguns membros de congregaes decadentes e voltadas rebeldia, que at se exprimem abertamente contra a doutrina bblica da santidade. Durante perodos de reavivamento em que evangelistas como John Wesley proclamavam com zlo o evangelho da salvao, do novo nascimento e da santificao, registou-se um grande acordar espiritual. Muitos arrependeramse do pecado, foram verdadeiramente salvos e nascidos de novo, tornandose testemunhas de Cristo e levando o evangelho aos campos missionrios do mundo. Nestes tempos do fim, o poder do Esprito Santo tambm est nossa disposio, para nos habilitar a fazer grandes coisas para o Senhor. Tudo depende da nossa determinao em O servir com todo o corao. Ns devemos ser obedientes e estar dispostos a dedicarmo-nos a servir Cristo. A pergunta : Ir le encontrar-nos ocupados na Grande Comisso, quando voltar para levar os Seus santos para as suas manses celestiais? Ou ir encontrar-nos na companhia de membros da igreja preguiosos, comprometedores, no espirituais e at no regenerados, espiritualmente a dormir? (Mat. 25:1-13). O Senhor Jesus deseja discpulos que Lhe sejam verdadeiramente dedicados e ao Seu trabalho na Terra, e no aqueles que afirmam acreditar nle mas no Lhe do mais que magra ateno. Ns devemos ser testemunhas da Sua graa salvadora e levar vidas santas marcadas pela orao e servio. Os crentes nominais que apenas Lhe do uma aceitao mental sem dedicao do corao, ho-de verificar que se enganaram a si mesmos: Nem todos os que Me dizem Senhor, Senhor, vo entrar no reino do cu, mas sim aqueles que fazem a vontade de Meu Pai que est no cu (Mat. 7:21). Atravs do poder do Esprito Santo possvel fazer a vontade do Pai e viver uma vida agradvel a Deus. Se uma pessoa no se deleita em fazer a Sua vontade na Terra, como que essa pessoa vai ser feliz no cu, onde apenas a Sua vontade feita? O trabalho que ns fazemos para o Senhor, no feito como esfro para sermos salvos, mas sim porque estamos salvos. Jesus disse: Da mesma maneira que o Pai Me enviou, assim Eu vos envio tambm (Joo 20:21). Aqueles que so capazes e esto dispostos a isso, le envia a todas as partes do mundo a levar a boa nova do evangelho a todas as gentes. O

Esprito Santo d-nos o poder para levar a cabo esta obra vitalmente importante. Est o leitor pronto e disposto a isso?

7. Glorificao
O passo final na salvao completa a glorificao. Ela tem lugar na primeira ressurreio, quando todos os verdadeiros cristos vo receber corpos ressurrectos, glorificados e imortais: Olhai, Eu digo-vos aqui um mistrio: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a ltima trombeta. Pois a trombeta soar, os mortos ressuscitaro incorruptveis e ns seremos transformados (1 Cor. 15:51-52). Os pormenores completos do nosso estado de glorificados no cu anda no nos foram revelados, mas ns sabemos que, quando Jesus aparecer em todo o Seu explendor, ns seremos como le. le o Noivo da Sua igreja e o Rei dos Reis e ns partilharemos da Sua glria. A nossa cidadania no cu, de onde ardentemente esperamos pelo Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformar o nosso pobre corpo, para ser conforme o Seu glorioso corpo (Fil. 3:20-21). Amados, agora somos filhos de Deus, e anda no nos foi revelado o que vamos ser, mas sabemos que, quando le for revelado, seremos como le, porque O veremos como le . E todo aquele que tem esta esperana nle purifica-se, mesmo como le puro (1 Joo 3:2-3). Em antecipao da nossa glorificao, agora ns devemos estar preparados para a prxima vida no cu, sendo puros e santos em toda a nossa conduta. O nosso estado espiritual presente, determina a nossa futura posio. Alm de sermos nascidos de novo, devemos viver vidas de dedicao ao Senhor cheias do Esprito. Receberemos recompensas pelos nossos labores pelo Senhor a quando do julgamento do assento de Cristo (2 Cor. 5:10). A Bblia menciona as coroas seguintes, para nos encorajar a nveis mais altos de servio cristo: A coroa incorruptvel para uma vida santa e vitoriosa (1Cor. 9:24-25) A coroa da alegria para os que ganham almas (1Tess. 2:19). A coroa de glria para os bons pastores (1Pedro 5:2-4). A coroa da vida para os mrtires cristos (Apocal. 2:10).

A coroa da justia para os que amaram a vinda do Senhor (2Tim. 4:8).

Ir o leitor apresentar-se de mos vasias nesse dia, salvo como pelo fgo? (1Cor. 3:15), ou ser declarado servo fiel do seu Mestre? Ser digno nesse dia de palavras do Senhor como estas: O seu Senhor disse-lhe: Bem te vai servo bom e fiel; foste fiel em algumas coisas, sbre muitas coisas te colocarei. Entra no gzo do teu Senhor (Mat. 25:21). Torna-se claro que o Senhor Jesus Cristo veio no s para nos salvar do inferno, como tambm para fazer de ns Seus discpulos. le deseja ser o nosso Salvador e Messias, mas tambm o nosso Amigo, Pastor, Mestre, Senhor, Rei e Noivo Celestial. Vs sois uma gerao escolhida para poderdes proclamar os louvores dAquele que vos chamou da escurido para a Sua luz maravilhosa (1Pedro 2:9). Depois da nossa salvao, somos chamados e dedicados a servir Cristo, participando em trabalho evanglico tanto em casa como no estrangeiro, para sermos membros eficientes da Sua igreja na Terra e colaboradores de Deus e de Jesus Cristo (1 Cor. 3:9). Durante esta vida estamos tambm a ser preparados para o nosso papel futuro de governar como reis com o Senhor Jesus no Seu prximo reino. A igreja glorificada cantar ao Cordeiro: Fste morto e redimiste nos para Deus, com o Teu sangue, de todosos povos e reinaremos na Terra (Apocal. 5:9-10). Em antecipao dste papel, agora ns devemos sobreprnos ao pecado nas nossas vidas. Devemos tambm travar batalha contra Satans no vil mundo presente, e obter vitrias em Nome de Jesus. No devemos contentar-nos apenas com estar salvos, mas devemos dedi carnos por inteiro Sua causa e seguiLo e serviLo enquanto le permitir que aqui estejamos. A mentalidade mundana e a baixa espiritualidade de muitas igrejas modernas, esto muito longe das normas de conduta e santidade do Senhor. A maior parte dos cristos mostra-se satisfeita com a sua pobre condio espiritual e no consegue viver de harmonia com o alto chamamento de Deus em Jesus Cristo (Fil- 3:14). A razo dste estado de coisas, que muitos de tais cristos no so verdadeiramente nascidos de novo, enquanto que alguns que so no vivem vidas vitoriosas de vencedores no Esprito Santo (Actos 1:8; Efs. 6:10-11; Apocal. 3:11-12, 21). Os cristos cheios do Esprito devem servir o Senhor activamente. Produzimos ns fruto prprio do

arrependimento e usamos ns os talentos que Deus nos deu ao servio do Senhor? Desejo desafiar-vos a avaliar a fundo a vossa vida espiritual luz da Palavra de Deus. Examinai as vossas fundaes espirituais para verdes se estais de verdade na f (2 Cor. 13:5). Na seco seguinte vamos discutir uma srie de falsas fundaes em que muitas pessoas baseiam as suas vidas, enganandose a si mesmas e pensando que so cristos nascidos de novo. Ns no podemos dar-nos ao luxo de ter dvidas cerca da nossa condio espiritual, pois o nosso destino eterno depende dela.

FUNDAES FALSAS
H vrias fundaes falsas que o inimigo das nossas almas e seus cmplices oferecem s pessoas, quando elas desejam tornar-se crists. O seu primeiro objectivo evitar que elas decidam acreditar no Senhor Jesus para nascerem verdadeiramente de novo. No entanto, se no consegue bons resultados com o Plano A, le no abandona os seus esforos mas experimenta o Plano B, que inclui toda a espcie de espertamente delineados estratagemas para enganar os novos convertidos com mundanismo e ignorncia das verdades bblicas, que os impedem de se tornar cristos maduros cheios do Esprito.O que segue so algumas das fundaes falsas base das quais muitas pessoas constroiem as suas vidas, aderindo assim a uma forma de Cristianismo no-bblico, concebido pelo homem e que destituido de verdadeira vida espiritual.

A ausncia de um chamamento claro


Como resultado de uma prgao deficiente e de livros cheios de mensagens pobres, muitas pessoas no recebem um chamamento claro para se reconciliarem com o Senhor. Os prgadores conduzem as congregaes a um estado de sonolncia espiritual, deixando-as com a impresso de que so crists por serem membros de uma igreja e por concordarem com a sua profisso de f. Os membros no so encorajados a desejar um relacionamento pessoal com o Senhor, e contentam-se com uma semelhana de rectido exterior.

Moralizao
muitas vezes instilada nas pessoas que vo igreja, a ideia que so bas pessoas por obedecerem a uma norma que se espera ser seguida por cristos. Sendo elogiadas por esta ideia, elas no sentem a convico do

pecado nem a necessidade do arrependimento e da f em Cristo como Salvador. No com preendem que esto perdidas. Agarram-se a crer nas suas vidas como moralmente irrepreensveis e por isso esforam-se por fazer bas obras na esperana de obter a aprovao da sociedade e de Deus. Trgicamente, estas bas pessoas esto a caminho do inferno se no se arrependerem.

Regenerao batismal
Muitos milhares de pessoas que vo igreja baseiam as suas vidas na fundao falsa da chamada regenerao batismal. Elas acreditam que o batismo de infantes lhes garante a segurana eterna. Agarram-se ideia enganadora, que as cerimnias do batismo e da confirmao numa igreja lhes garantem a salvao. Depois de tais ritos, -lhes dito que, com les, estabelecem um acrdo eterno com Deus. Pensam que atravs do batismo nasceram de novo e esto a caminho do cu. A Bblia afirma que a religiosidade, no precedida do arrependimento e da f na obra de redeno culminada em Cristo, no nos livrar do julgamento de Deus e do inferno (Hebr. 4:2; 2 Tim. 3:5).

Conceitos alterados
A religio de muitas pessoas consiste apenas numa mudana de conceitos. Muita da prgo caracterizada por palavras persuasivas de sabedoria humanae no em demonstrao do Esprito e de poder (1 Cor. 2:4). Como resultado disso, a mentes dos que ouvem enchem-se de argumentos teolgi cos frios, destituidos de algo que mova as suas almas em resposta ao Senhor Jesus. Os ouvintes podem confess-LO com a bca, mas os seus coraes esto longe dle (Mat. 15:8). Os seus coraes no sofreram alterao, mas sim apenas os seus conceitos mentais, o que os confunde e os leva a pensar que so cristos guiados pelo Esprito Santo, o que pode no ser verdade. A auto-rectido de nada vale: Vs sois daqueles que se justificam a si mesmos perante os homens, mas Deus donhece os vossos coraes. Porque aquilo que altamente estimado entre os homens uma abominao aos olhos de Deus (Lucas 10:15). Tais pessoas nunca sentiram a santa tristeza que leva ao arrependimento pelos seus pecados (2 Cor. 7:10). No podem verdadeiramente testemunhar que esto salvas e nascidas de novo, pois registou-se apenas uma mudana superficial nas suas vidas.

O arrependimento emocional
Muitas pessoas so tocadas pela mensagem do evangelho apenas emocionalmente. Decidem-se por Cristo, no em f e arrependidas, mas movidas apenas pela emoo. Porque as emoes vm e vo, tais decises muitas vezes no duram muito. Mas aquele que recebeu a semente em lugar pedregoso, aquele que escuta a palavra e a recebe imediatamente com alegria; no entanto, no tem raiz em si, e aguenta-se apenas algum tempo. Pois quando as tribulaes ou perseguio chegam por motivo da palavra, le logo tropea (Mat. 13:20-21). Notemos que a pessoa a que nos referimos recebeu a Palavra de Deus com alegria uma emoo que no se deve confundir com verdadeira f. Uma resposta emocional e superficial, no constitui verdadeiro e profundo arrependimento dos nossos pecados, nem f no Senhor Jesus como Salvador e como nico caminho para a salvao pode ser um arrependimento falso. Algumas pessoas podem at mencionar a data em que receberam o Senhor com alegria, mas sem arrependimento e f em Cristo no foram verdadeiramente salvas.

Apenas acreditar
Outra verso dos ensinamentos de uma graa barata, que uma pessoa necessita apenas de acreditar e o cu est garantido, nada mais h a fazer! Franze-se o nariz s obras incluindo ao arrependimento do pecado. Os professores falsos que tal ensinam referem-se ao seguinte: Pois pela graa fostes salvos atravs da f, e isso no de vs mesmos, isso ddiva de Deus, no pelas obras, para que ningum se vanglorie (Efsios 2:8-9). Embora isso seja verdade, continuamos a no poder ser salvos pela graa atravs da f sem que primeiro nos arrependamos profunda e genunamente de todos os nossos pecados conhecidos, confessando-os a Deus, abandonando o pecado e contando com a Sua compaixo. Se fomos salvos pela graa, devemos comear prontamente a viver uma vida de servio a Deus com bas obras no para obter a salvao, pois j a temos mas sim para agradar a Deus ao obedecermos Sua Palavra. A seguir ao verso acima mencionado, o verso seguinte friza as bas obras que devemseguir a salvao: Pois ns somos a Sua obra, criados em Jesus Cristo para bas obras, que Deus preparou de antemo para que caminhemos nelas (Efsios 2:10). A vida crist requere de ns a nossa cooperao consistente e dedicada com Deus, na aplicao do Seu plano para as nossas vidas e para o mundo, tornando-nos assim Seus colaboradores (1 Cor.3:9). Isto exige um acto

disciplinado da nossa vontade, confiando ao mesmo tempo na fra abundante e graaa de Deus atravs de Jesus Cristo. Paulo afirma que a graa do Senhor lhe tornou possvel trabalhar com ardor no cumprimento do seu ministrio (1 Cor. 15:10).

Imprprias palavras de confrto


Os pecadores acordados sob a convico do pecado, procuram muitas vezes conselho entre outros cristos para o seu profundo sentimento de culpa. pouco sbio dizer a essas pessoas que no so to ms como julgam. Membros de famlia fazem isso muitas vezes, para as ajudar a diminuir tal sentimento. Tal atitude pode destruir o trabalho de convico do Esprito Santo sbre o pecado para as levar salvao. Elas devem ser ajudadas a compreender que todo o pecado to mau, que merece o castigo eterno no inferno. A ba nova do evangelho, que Deus providenciou a soluo ideal para o problema, isto , que o Senhor Jesus foi castigado na cruz pelos nossos pecados, e que, acreditando, podemos obter um perdo gratuito e a ddiva da vida eterna. le veio para destruir as obras do diabo (1 Joo 3:8), e para nos libertar de todos os nossos pecados e do castigo para eles.

Auto-comiserao
Ns sentimos muitas vezes pena de ns mesmos, quando graves acontecimentos ocorrem nas nossas vidas e pensamos que no tivemos culpa disso. Nada de bom pode resultar de tal sentimento, pois a tristeza do mundo produz a morte (2 Cor. 7:10). A tristeza que vem da convico do pecado a obra do Esprito Santo para nos levar ao arrependimento e a acreditar na obra de redeno de Cristo ao morrer por ns na cruz. A autocomiserao leva-nos a apresentar desculpas e a procurar simpatia (e solues humanas) para os nossos problemas. Isto leva-nos tambm rua abaixo ao desastre e no ao arrependimento e vitria sbre os nossos pecados. Devemos ler a Bblia e passar pela verdadeira convico do Esprito Santo, que nos levar por sua vez a pedir a Deus a Sua compaixo, perdo e ajuda. Os nossos problemas so aliviados no Calvro, onde o preo pelos nossos pecados j foi inteiramente pago.

Sinais e maravilhas
Uma grave forma de decepo emergente em algumas igrejas, a ideia que Deus revela-se atravs de sinais e maravilhas pelas actividades do Esprito Santo. Isto deu origem a uma teologia de manifestaes fsicas dramticas em que se acredita que, se os sinais no so evidentes, sinal que Deus

no est presente. Muitas pessoas convencem-se que so crists, porque tiveram determinada experincia dramtica, e no por terem tido a convico dos seus pecados e se terem arrependido deles. Algumas caiem ao cho e tm ataques de riso, uma viso, ou so curadas, e por isso acreditam que Deus as tocou e salvou devido a tais experincias. Milhes de pessoas so enganadas desta maneira, alimentando a sua f emocional em servios de viva adorao acompanhados de msica rtmica, aliviando assim as suas conscincias e levantando os seus espritos durante alguns dias, para depois deles necessitarem de nova dose emocionalmente estimulante do mesmo. Tais pessoas deviam ler as suas Bblias e compreender sriamente que, quando se apresentarem diante do trono do Senhor, de nada lhes valer dizer-Lhe: Senhor, Senhor, nofizemos ns muitas maravilhas em Teu nome? Pois le lhes dir Nunca vos conheci, afastai-vos de Mim (Mat. 7:22-23). E nessa altura ser demasiado tarde para nos arrependermos e obtermos a verdadeira e nica vida que nos pode transformar em discpulos do Senhor Jesus.

Todos os cristos so cheios do Esprito


H tambm fundaes falsas para uma vida de Santidade. Uma presuno muito comum que, uma vez que todos os cristos so nascidos de novo pelo Esprito Santo, les tambm esto cheios do Esprito. Muitos crentes afirmam que, porque o Esprito Santo uma pessoa que no pode ser diminuda ou acrescentada, ns no necessitamos de ser cheios de novo com o Esprito medida que crescemos em graa (2 Pedro 3:18). Esta afirmao contrria ao que a Bblia ensina, e priva muitos cristos de uma vida vitoriosa e cheia do Esprito. O facto que a nossa velha natureza deve ser negada e crucificada, antes da completa autoridade do Esprito Santo ser estabelecida nas nossas vidas. Os cristos carnais de 1 Corntios 3:1-3 por certo que no eram cristos cheios do Esprito, e tinham grande necessidade da experincia da santificao. Todos os crentes necessitam saber que o Espriton Santo reside neles e que devem ser guiados por le. O Senhor Jesus disse: Quando o Esprito da verdade vier, le vos guiar em toda a verdade (Joo 16:13).

O evangelho no-ofensivo
Muitas das falsas fundaes discutidas acima convergem no movimento moderno para o crescimento da igreja. Os pastores so encorajados por um esprito humanista de pensamento positivo e de sucesso, que os leva a

apresentar o evangelho do Senhor Jesus como no-ofensivo, e to agradvel ao mundo quanto possvel. Isto feito para atrair largas multides de seguidores populares de Jesus Cristo. E, nesta maneira positivista de apresentar o evangelho, no se faz qualquer meno das coisas negativas, como por exemplo das pessoas no-salvas serem pecadoras, do julgamento do pecado por Deus, da existncia de falsos profetas, do Anticristo etc. Tais prgadores tambm evitam falar da cruz e do sangue de Cristo, por essas coisas estarem relacionadas com o julgamento de Deus sbre o pecado. um evangelho sem alma, em que se dizem muitas coisas bas cerca do Senhor Jesus, mas em que se oferecem as Suas bnos a toda a gente sem se mencionarem as consequncias destruidoras do pecado e o futuro dos pecadores no contexto da ira de Deus sbre les, o que no traz qualquer benefcio real. Anda mais, tal evangelho no conduz a uma apreciao s da natureza da morte de Cristo na cruz para perdo dos nossos pecados, e falta-lhe valor prtico como directiva para a nossa vida, pois todos os aspectos negativos como a decepo espiritual no so mencionados e so deliberadamente ignorados. Desta maneira, a mensagem verdadeira do evangelho rebaixada e eventualmente silenciada. Por meio de prgao desta natureza, incluindo programas de dedicao de 40 dias, as pessoas so privadas das armas espirituais necessrias a fazer frente s artimanhas do diabo (Efsios 6:10-12).

COMO CRESCER EM GRAA


A vida crist deve ser uma peregrinao de santificao enquanto caminhamos na luz da presena de Deus, comunicando com o Senhor Jesus e sendo contnuamente lavados de todo o pecado pelo Seu sangue (1 Joo 1:7): O caminho do justo como o Sol brilhante, que brilha cada vez mais para um dia perfeito (Prov. 4:18). Exige-se dedicao: ponhamos de lado todo o pso e o pecado que to fcilmente nos enreda, e corramos com perseverana a corrida que est nossa frente (Hebr. 12:1). A seguir at ao fim dste livrinho, damos um sumrio de um guia para crescer em graa, pelo conhecido prgador revivalista Charles Finney, tirado dos seus livros Prelees sbre reavivamento e Poder das alturas. Estas directivas foram dadas a novos convertidos que aceitaram Cristo como Salvador, durante as suas campanhas de reavivamento: Mas crescei em graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18).

Graa favor. Na Bblia, a palavra graa significa muitas vezes uma prenda gratuita. Assim, a graa de Deus um favor de Deus, a Sua prenda gratuita para ns. O comando para crescermos em graa no quere dizer que devemos abandonar gradualmente o pecado. Estranhamente, algumas pessoas pensam que sse o significado. Mas a Bblia em lugar algum nos comanda que abandonemos o pecado pouco a pouco. Pelo contrrio, cada palavra exige de ns que o abandonemos por completo e de imediato. Ns devemos crescer no favor de Deus, na Sua estima por ns, na Sua satisfao connosco e em procurar merecer o Seu favor.

Condies para o crescimento espiritual


O que se segue so algumas das condies bsicas a que devemos obedecer, se quizermos crescer em graa: J devemos estar em graa. Da mesma maneira que o crescimento ou aumento de qualquer coisa implica um como, o crescimento no favor de Deus implica que j obtivemos favor a Seus olhos. J estamos em dvida pela graa recebida; na qualidade de um dos favoritos de Deus, j estamos em graa. Os nossos pecados foram abandonados e perdoados. O crescimento em graa pressupe que j nos arrependemos dos nossos pecados, que, na prtica, j abandonmos todo o pecado conhecido. Ser aprovado por Deus implica que fomos perdoados e favorecidos por le por amor ao nosso Senhor, Jesus Cristo. O Seu favor pressupe que renuncimos rebelio contra Deus. Ns nunca podemos manter-nos no favor de Deus se conscientemente pecarmos contra le. Crescimento contnuo. Quando a graa comea, passa a haver lugar em ns para um crescimento eterno. medida que conhecermos melhor Deus, seremos capazes de O amar mais, mostrando uma confiana mais vasta e profunda nle. Deus revela-Se-nos em Jesus Cristo, e nle descobrimos a verdadeira personalidade do Deus infinito. O texto diz portanto: Crescei na graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quanto mais amarmos, acreditarmos e conhecermos Deus se nos conformarmos com ste conhecimento mais Deus se agradar de ns; e, quanto mais nos elevarmos no Seu favor, mais le nos abenoar e usar ao Seu servio.

Completa dedicao a Deus. Para crescer em graa devemos aumentar o conhecimento que temos do significado de nos termos entregado completamente a Deus. A verdadeira converso inclui a nossa consagrao a Deus com tudo quanto possuimos. Os novos crentes no se apercebem de tudo quanto as mais elevadas formas de consagrao exigem: A entrega completa de tudo quanto somos, possuimos, desejamos e amamos logo que qualquer dstes elementos entre na nossa mente, e que uma das condies do crescimento no favor de Deus. medida que recebemos nova luz, a nossa consagrao deve alargar-se cada dia e cada hora, para o nosso crescimento no parar. Quando no colocamos tudo no altar da consagrao, nesse mesmo instante paramos de crescer. Que esta verdade entre fundo nos nossos coraes. Conformidade com o ensino do Esprito Santo. Uma nova condio para o crescimento a constante conformidade com os ensinamentos do Esprito Santo. Ns temos de aprofundar a nossa prtica crist, procurando luz espiritual atravs da iluminao do Esprito Santo. No ganharemos qualquer conhecimento espiritual efectivo, seno atravs do ensino interior do Esprito Santo. Devemos orar constante e instantemente pelo Seu ensino, e evitarmos resistir-Lhe e ofend-LO, continuando sempre na atitude de um discpulo de Cristo. le no nos ensinar atravs do Esprito Santo, se no renunciarmos ao eu, no vivermos sempre submetidos a le, e no seguirmos as Suas instrues na Bblia. Inabalvel f em Deus. Uma f em Deus cada vez mais implcita conduz ao crescimento. Ns necessitamos de uma confiana to profunda no carcter de Deus, que confiamos nle tanto nas trevas como na luz, tanto quando compreendemos os Seus caminhos e exigncias como quando no compreendemos. A f implcita uma f firme e inquestionvel, um estado mental baseado em Deus, nas Suas promessas, na Sua fidelidade e no Seu amor independentemente do grau de dificuldade e aparente falta de senso que os seus comandos e circunstncias orientadoras nos possam parecer. Completa santificao. Uma alma mais profundamente santificada o centro dos nossos desejos, amizades, emoes, sentimentos, apetites e paixes outra das condies para o crescimento no favor de Deus. Na sua condio depravada, a natureza humana horrenda no todo. Embora a vontade esteja submetida a Deus, a alma pode continuar a ser desagradvel queles que podem ver o seu desejo, paixo e concupiscncia. E atravs da alma que a tentao nos ataca. A vontade batalha contra stes apetites

para os manter sujeitos vontade de Deus, e se a vontade humana mantiver a sua integridade e se agarrar vontade de Deus, o pecado no acontece. No entanto, estas tendncias rebeldes prejudicam a vontade, no servio de Deus: Porque a carne contra o Esprito e o Esprito contra a carne; e stes opem-se um ao outro, de forma que vs no fazeis as coisas que desejais (Galatas 5:17). Quando a alma se torna cada vez mais entregue e em harmonia com a devoo da vontade a Deus, ns ficamos livres para prestar servio desimpedido a Deus. E assim, quanto mais completa fr a santificao da alma, mais completamente ns estaremos no favor de Deus. Cheios com o Esprito Santo. Crescer em Deus depende de uma crescente presena do Esprito Santo. Cada passo na vida do cristo deve ser dado sob a orientao do Esprito Santo, de maneira a sermos guiados em todas as coisas pelo Esprito de Deus. Caminhai no Esprito e no seguireis a concupiscncia da carne (Gal. 5:16). Lembremo-nos que para crescer em graa devemos crescer na plenitude do Esprito Santo. Um conhecimento mais ntimo de Cristo. Antes do crescimento em graa, devemos obter um conhecimento e experincia pessoais mais profundos de Cristo, e da maneira como le opera e se relaciona connosco. A Bblia apresenta-nos Cristo como uma Pessoa viva. O que nos dito sbre le deve levar-nos a procurar intimidade com le, visto que com um relacionamento pessoal com Cristo, Deus faz-nos como le. Conheamo-LO na Sua plenitude, apropriando-nos pessoalmente de Cristo pela f, em todas as reas do nosso relacionamento com le. Devemos vestir-nos com Cristo, tomando-O como nosso , pois le a nossa sabedoria, a nossa rectido, santificao e redeno, o nosso Profeta para nos ensinar, o nosso Rei para nos governar, o nosso Sumo Sacerdote para nos reconciliar, o nosso Mediador, o nosso Advogado, a nossa fra, o nosso Salvador, o nosso esconderijo, a nossa trre alta, o nosso Capito e Chefe, o nosso escudo, a nossa defesa, o nosso prmio. Conheamo-LO pessoalmente em cada uma destas reas, apropriando-nos dle pela f. Isto uma condio indispensvel para o crescimento no Seu favor.

Sinais falsos de crescimento em graa


H um nmero de coisas que nos podem levar erradamente a pensar que estamos a crescer em graa, quando no estamos. Tais coisas so sinais falsos de progresso espiritual:

Crescer em conhecimentos no constitui evidncia conclusiva de crescimento em graa. Os conhecimentos so indispensveis para caminhar no favor de Deus e so uma das condies para o crescimento em graa. Mas os cocnhecimentos em si no so graa. Uma pessoa pode explodir em conhecimentos, e no entanto no estar de facto em graa. O conhecimento da Bblia deve levar a uma dedicao mais profunda a Deus e ser assim transformado em riqueza espiritual. O crescimento em dons no prova de que uma pessoa esteja a viver mais perto de Deus. Uma pessoa que professa Cristo pode orar com mais fluncia, prgar com mais eloquncia e exortar com mais poder, sem no entanto ser mais santa. comum acontecer pessoas que no tm qualquer favor de Deus, serem excelentes em prticas religiosas exteriores. Apenas por uma pessoa pensar que est a crescer espiritualmente, no quere dizer que de facto esteja. Uma pessoa pode estar impressionada com o seu crescimento espiritual, ao passo que outras pessoas esto a ver claramente o seu declnio. Uma pessoa que esteja a apodrecer espiritualmente, raramente d conta disso. Isso natural. A conscincia de uma pessoa em declnio espiritual torna-se cada vez mais endurecida medida que resiste luz. Essa pessoa pensa que est a progredir, precisamente porque tem um menor sentido do pecado. E enquanto a sua conscincia dorme, ela pode continuar a ser vtima de fatal iluso.

Provas de crescimento em graa


Existem tambm vrias provas de que estamos a viver no favor de Deus e a progredir na nossa vida espiritual: Se ns verificamos que estamos a exercer mais completa e mais infantil confiana em Deus, isso prova que estamos a crescer em graa. Quando a nossa vida, atitude e esprito manifestam esta sempre crescente f em Deus, ns demonstramos a toda gente que estamos a crescer no Seu favor. Se estivermos separados do mundo e das suas tentaes, crescemos em graa. Uma alma crucificada para o mundo mostra progresso espiritual.

Uma resistncia menor ao sermos chamados a exercer autonegao, tambm revela crescimento em graa e isso mostra-nos que os sentimentos do crente so menos despticos, que a sua vontade est a ganhar domnio sbre les e que a alma est a harmonizar-se com a inteno da vontade e com os ditames da mente. Uma menor tentao para pecar por omisso outro sinal de crescimento. Uma menor tentao para nos afastarmos da cruz, de responsabilidades desagradveis, da orao, da leitura das Escrituras, das devoes pessoais e em famlia, mostra da mesma forma crescimento. Uma intensidade mais profunda e firmeza de zlo para com as causas de Deus, revelam crescimento no favor de Deus. s vezes o zlo de um cristo arrefece, outras vezes aumenta; umas vezes dedicado, outras instvel e passageiro. medida que os cristos crescem em devoo, o seu zlo torna-se profundo, intenso e firme. Uma baixa na auto-conscincia e respeito pelo eu em todas as aces da vida, revelam crescimento no favor de Deus. Algumas pessoas mostram-se to cheias de si mesmas em tudo quanto dizem e fazem, que prejudicam a sua vida crist. Os novos cristos, por exemplo, no podem falar, orar, ou fazer algo em pblico, sem se sentirem ou orgulhosos ou envergonhados por terem agido na frente de outros. Mas ao abandonarem o eu e consistentemente trabalharem para a glria de Deus, crescem no Seu favor. Impermeabilidade lisonja ou condenao, significa crescimento em graa. Paulo considerou coisa pouca o ser julgado por outros. le apenas procurava a aprovao de Deus. Uma crescente ba disposio na aceitao de toda a vontade de Deus, revela crescimento espiritual. Algumas pessoas rebelam-se contra a Sua vontade ou o Seu contrlo dos acontecimentos. Mas os cristos que esto a crescer em graa abraam toda a Sua revelada vontade com um amor cada vez maior. Calma no meio das adversidades demonstra crescimento. Ela mostra que a alma est firmemente ancorada em Cristo, e asssim apta a fazer frente s tempestades da vida.

A tranquilidade perante sbitos e esmagadores desastres e perdas. Quanto mais tranquila est a alma quando as tempestades de circunstncias repentinamente a assolam, levando os seus queridos e destruindo as suas esperanas terrenas, maior a prova de que est no favor de Deus. Pacincia perante a provocao e uma menor tendncia para a preocupao. Quando no s toleramos mas aceitamos a vontade de Deus quando sofremos, e podemos aguentar pacientemente e com alegria, isso mostra que estamos a crescer no favor de Deus. Um aumento na impermeabilidade a todas as coisas que o mundo nos oferece e a todas as suas ameaas. Uma menor tendncia para focar a ateno nos nossos problemas e falar deles aos outros, mostra que pensamos menos em ns e aceitamos tais problemas com uma maior submisso a Deus. Pensarmos menos nas faltas e incapacidades dos outros, virandonos para as solues bblicas dos problemas. Uma oratria amvel em vez de sarcstica, severa ou menos caridosa e uma maior delicadeza e ternura ao falarmos das faltas reais ou supostas dos outros. Uma maior relutncia em tratar ou pensar em algum como inimigo, a par de uma maior facilidade em tratar sse algum com bondade, orando do corao com essa pessoa e fazendo-lhe bem. Uma habilidade para perdoar em vez de guardar ressentimentos, e no desejarmos vingar-nos das injrias recebidas. A conformidade com Deus e o crescimento na Sua graa, esto claramente patentes num crescente ciume pela honra de Deus e pelo desejo de ver a pureza da igreja num mundo corrupto.

Fortalecermo-nos na f
Ns podemos crescer em graa cumprindo as condies do cresimento espiritual mencionadas nas discusses acima. Devemos lembrar-nos que cada passo no crescimento espiritual deve ser dado pela f e no pelas obras. Alguns bons cristos fizeram rros verdadeiramente espantosos a ste

respeito. Muitos ensinam que o caminho para a santificao est em trabalharmos para isso, chamam santificao pela f um absurdo e descrevem o crescimento em graa como a formao de hbitos de obedincia a Deus. Isto surpreendente. O facto que cada passo de progresso na vida crist dado por meio de una nova e mais completa possesso de Cristo pela f, um enchimento mais profundo do Esprito Santo. Como as nossas fraquezas, enfermidades e renovados pecados so revelados pelas circunstncias que enfrentamos, o nosso nico auxlio para lhes fazermos frente est em Cristo. Ns s crescemos se passo a passo nos apoderarmos dle mais completamente e nos vestirmos mais com le. Ns s amadurecemos quanto mais depressa nos despirmos da nossa autodependncia, renunciarmos a qualquer esperana de formar hbitos santos atravs da nossa obedincia, se pela f participarmos em cada vez mais fundos enchimentos do Esprito Santo, e se mais completamente nos vestirmos com o Senhor Jesus Cristo. Somos santificados pela f, to certo como somos justificados pela f. Digo-o entristecido: Os ensinamenos de muitos pastores so uma pedra de tropo para a igreja. Sob a sua instruo, os convertidos nunca so estabelecidos em graa, e nunca se tornam teis ou vivem vidas que honrem Cristo. Tais professores no sabem les mesmos como crescer. Para instruir convertidos e manter a igreja a caminhar em santidade, o prprio pastor deve caminhar em frente. le deve ser um verdadeiro e vital cristo em crescimento. As igrejas deviam recusar-se a ordenar ou chamar um pastor que no tenha mostrado progresso na experincia crist e que no possua a habilidade espiritual necessria a manter a igreja acordada. Muitas igrejas em muitas localiddes lamentam-se por falta de devoo viva e crescimento nos seus pastores. Os seus ministrios so intelectuais, literrios, filosficos e teolgicos no ensino, mas tristemente deficientes em uno, com pouco poder com Deus ou junto do povo. Ensinam o intelecto mas no o corao, porque pregam um evangelho inteletual e no espiritual. bvio porque tantas pessoas se rebelam (voltam ao antigo). A razo de ser disto a falta de apropriada e oportuna instruo sbre a santifico e o discipulado. Mas, para ser apropriada e oportuna, a instruo deve ser ungida pelo Esprito Santo, de maneira a que as pessoas possam ser dotadas com poder das alturas (Lucas 24:49). Os novos convertidos devem ser guiados em coisas espirituais que os tornem estveis e eficientes no trabalho de

Deus. E esta a nica maneira de ser vestido com Cristo e de prestar servio eficiente no Seu reino (Fim da contribuio de Finney).

O fim da viagem
O destino da peregrinao do cristo das trevas para a luz, a nossa morada eterna no cu na Nova Jerusalm, onde o Senhor Jesus est a preparar um lugar para ns (Joo 14:2-3). Durante os dias difceis das nossas vidas na Terra, em que somos estrangeiros num mundo vil, a f em Deus e a garantia do nosso futuro maravilhoso do-nos a fra necessria a resistir s tentaes e a perseverar em santidade at ao fim. A esperana na vinda de Cristo e na nossa glorificao, constituem uma ncora forte e digna de confiana para as nossas almas, ligando-nos a Deus no Seu trono de graa (Hebr. 6:19). O prprio Senhor Jesus a nossa ncora. Ns sabemos que o nosso futuro est seguro nas Suas mos, e que le nos guiar ao longo da estrada. Portanto no perdemos coragem. Mesmo que o nosso homem exterior esteja a perecer, o homem interior est a ser renovado dia a dia (2 Cor. 4:16). Infelizmente, h aqueles que perdem a coragem e arrefecem no seu amor (Mat.24:12). Em Efso, a maior parte dos crentes abandonou o seu primeiro amor, mas mantiveram-se membros devotos da congregao. No de forma alguma aceitvel ao Senhor Jesus, que a Sua igreja na Terra se transforme numa organizao apenas com uma semelhana de rectido, em que le adorado no s de maneira nominal, mas em que de facto posto de lado por dirigentes, estruturas eclesisticas e organizaes humanas. le claramente exprime o seu desagrado com tal estado de coisas e afirma que se les continuarem com a sua rebelio, lhes retirar o candelabro do seu meio: Eu tenho isto contra ti, que abadonaste o teu primeiro amor. Portanto lembra-te de onde caste; arrepende-te e faz as primeiras obras, ou ento Eu virei a ti rpidamente e removerei o teu candelabro do seu lugar a no ser que te arrrependas (Apocal. 2:4-5). Dispamos as roupas sujas da rectido humana (Isa. 64:6), ajoelhemos junto cruz e confessemos toda a aco pecadora e atitude que nos separam do Senhor Jesus. Renovemos a nossa confisso de f e rendamo-nos incondicionalmente ao Salvador, quele que nos ama com um amor eterno.

A lavagem contnua com o sangue do Cordeiro e o poder sustentador do Esprito Santo, levar-nos-o a caminhar cada vez com mais nimo no caminho do Senhor. Se nos tornarmos fortes no Senhor, e no poder da Sua fra (Efes. 6:10), nunca seremos contados entre os cristos carnais, fracos e retrgrados. Enquanto crescermos em direco estatura da plenitude de Cristo, aperfeioaremos sentidos treinados no discernimento do bem e do mal (Efes. 4:13; Hebr. 5:14). E ento progrediremos rpidamente no caminho do Senhor, ao dedicarmo-nos a fazer obras de valor eterno.

APNDICE
Stio na rde www.bibleguidance.co.za No nosso stio na rde h muitos livros e artigos em cinco lnguas, Ingls, Afrikaans, Portugus, Russo e Swahili. Estes manuscritos podem ser computerizados gratuitamente. importante saber e acreditar na Palavra de Deus, uma vez que estamos a viver numa poca de apostasia espiritual e declnio moral em larga escala. A Palavra de Deus a nica verdade que nos pode libertar (Joo 8:32; 17:17). Jesus Cristo a Palavra, que se tornou carne (Joo 1:14) de forma a cumprir as Suas promessas de salvao e julgamento. Todo o joelho se vai dobrar Sua frente (Fil. 2:10-11). Ns podemos faz-lo ou voluntriamente ao dobrarmo-nos perante o Seu trono da graa para O aceitar como Salvador ou, se continuarmos em rebelio, um dia compareceremos perante o grande trono branco para sermos julgados e condenados por le. muito melhor aceitar o Seu convite agora para irmos at Si para a salvao, do que no ligarmos importncia e seguirmos um caminho em que finalmente teremos de O enfrentar como Juiz.

Sbre o autor
Johan Malan um professor aposentado da Escola de Cincias Sociais da Universidade de Limpopo, (dantes com o nome de Universidade do Norte), perto de Polokwane, na provncia do Limpopo na frica do Sul. le e sua esposa Wilma tm um ministrio cristo inter-denominacional, e muitos dos seus livros e artigos encontram-se no seu stio da rde na Internet.

S-ar putea să vă placă și