Sunteți pe pagina 1din 9

O QUE EU FARIA NA IBC SE EU FOSSE SATANS? Os Evanglicos, no sculo vinte e um, esto onde nunca esperaram estar no Brasil.

Temos nos expandido alm dos sonhos mais ousados dos primeiros missionrios que aqui chegaram e continuamos a nos expandir. Quando nasci e fui levado igreja aos oito dias de idade em 1965, e de donde nunca sa, existiam mais de 1 milho de evanglicos em todo o Brasil. Este nmero aumentou para mais de 2 milhes em 1970, 3,5 milhes em 1980, perto de 7 milhes em 1990 e ao redor de 11 milhes em 2000. Segundo dados atuais, podemos encontrar 25 milhes de evanglicos hoje, e previmos 40 milhes entre 2025 e 2030, se chegarmos at l. Que mudana do ano de 1891, quando existiam cerca de 100 fiis. Se algum deles tivesse predito 25 milhes de evanglicos 125 anos depois, menos de 2 geraes, os outros, como Sara, esposa de Abrao, provavelmente teriam rido. Entretanto, este crescimento tem trazido complicaes e desafios. As coisas eram simples nos primeiros dias. Todos falavam a mesma lngua missiolgica ganhar o Brasil para Cristo! Havia a Igreja Batista, Presbiteriana, Assemblia de Deus e a Pentecostal e a despeito de diferenas de culto e doutrina, tinham as mesmas esperanas e valorizavam as mesmas expectativas: fazer a diferena atravs de uma vida crist autntica onde o que se pregava era o que se vivia preto no branco, palavra dada palavra cumprida, sim/sim, no/no, Bblia na mo e pecados no altar. No ano 2011, tudo est longe de ser simples. Somos mais de 200 denominaes, (NOMES DE IGREJAS). E enquanto uns tem por objetivo maior o nutrir o rebanho e produzir trabalhadores qualificados para o Reino de Deus ovelhas que gerem ovelhas outros procuram produzir reservas financeiras e de mercado ovelhas que sejam tosquiadas e convenam a si e a outras que o bom mesmo andar sem pelagem mesmo num frio desgraado! Felizmente, nosso Deus o Deus do impossvel. Para o melhor ou pior Ele escolheu usar instrumentos humanos e falhos a fim de finalizar Sua obra. E aqui estamos ns, IBC.

Na verdade, se eu fosse o diabo, planejaria minha estratgia com muito cuidado. Eu formularia um plano muito bem estruturado para frustrar a igreja na realizao da misso. Se eu fosse o diabo (um dos meus jogos favoritos), concentraria todas as minhas energias no elemento humano, que trabalha no plano de Deus enquanto Sua igreja procura caminhar do presente ao futuro. A primeira tarefa na minha agenda seria concernente a gerao de jovens e adolescentes na igreja. Se eu fosse o diabo, concentraria todas as minhas energias fazendo com que a igreja rejeitasse as idias e planos da nova gerao. E isso no seria to difcil j que como na maioria dos lugares, aqui na IBC, eles no se vestem, cantam ou pensam como os membros mais velhos. Quando conseguir que os de mais idade protestem contra as guitarras e baterias em alturas inconcebveis para os ouvidos mais velhos, farei com que ao mesmo tempo estes mesmos mais velhos se esqueam no passado no permitamos nada alm de rgos em nossas igrejas. Mesmo um pianinho j era hertico. Teclado com violinos nem nos sonhos mais diablicos eram concebidos para uso durante o culto. Providenciaria tambm para que os mais velhos se esquecessem que Jesus usou estrias de fico como a do homem rico e Lzaro, para que quando o ministrio de teatro ou pantomima se apresentassem a rejeio fosse imediata e as crticas as piores possveis. Sendo satans, eu certamente encorajaria os membros mais velhos a encarar esse assunto como um grande mal ao invs de simples parbolas. Faria a IBC esquecer que comeamos a apenas 7 anos passados basicamente com pessoas jovens cujas idias executadas eram criativas e de inovao. Amados, o diabo no burro. Ele sabe que se puder desencorajar nossos jovens a abraar a liderana da igreja, ser o fim dela. Para alcanar a gerao jovem, devemos aprender a nos comunicarmos maneira deles, tal como Jesus usou a linguagem de Seus dias. Se a igreja insistir em usar a linguagem do sculo dezenove para alcanar os jovens e adolescentes do sculo vinte e um vai acontecer o mesmo ocorrido com os Amishes (comunidade tradicional americana que preserva valores religiosos e sociais dos seus ancestrais), que mantiveram suas formas e tradies porm perderam a noo de seu objetivo no mundo.

A igreja precisa reconhecer que as novas geraes s mostraro lealdade e permanncia quando a unio e a unidade cantada pelos adultos for exatamente o que diz ser e que est usando seus recursos pessoais e financeiros de maneira a custear todos os ministrios em suas necessidades. Quanto a vocs, jovens e adolescentes da igreja, seu eu fosse satans, eu os faria esquecer que vocs so a maior fora de trabalho e captao que a IBC possui, e que os jovens de fora so o seu campo missionrio presente e futuro. Vocs so a maior oportunidade da IBC em termos de crescimento e sucesso, ao mesmo tempo so seu mais srio desafio. Se eu fosse satans, eu tentaria fazer voc se acostumar a viver dubiamente, a ser um falso religioso, e a a IBC no ter outro futuro seno o mesmo de tantas igrejas ao nosso redor, cheia de jovens adultos batendo o carto de ponto no domingo e vivendo como o diabo gosta durante e principalmente nos finais de semana. Se eu fosse satans tentaria de todas as formas fazer vocs esquecerem que vocs so a IBC do futuro, hoje. Se eu fosse o diabo, faria com que a igreja pensasse pequeno. Esta ttica semelhante quela de frustrar os jovens, porque os jovens pensam ousadamente. Conheo crentes que podem apontar 110 razes para quase tudo que seja proposto no possa ser feito. Tais apstolos do negativismo aparentemente nunca leram a Bblia e a Histria dos Batistas em Alagoas (Pr. Evilzio Prado), ou se no ouviram, j esqueceram da mensagem de 3 domingos atrs sobre CALEBE e os GAFANHOTOS! Essas pessoas precisam aprender a lio do besouro. aerodinamicamente impossvel para um besouro voar, mas como ele no sabe disto, voa de qualquer maneira. Pensar grande na IBC significa batizar 50 pessoas em 2011, e no 25; significa chegar aos 1000 membros e congregados em 2014 e no 2025 . Pensando pequeno a IBC permanecer neste planeta ainda por um longo tempo. Nosso alvo ter 100 pequenos grupos ou NEBIS de 12-15 membros cada at 2014 e j devamos estar trabalhando arduamente para esta expanso. Isto viso ou iluso? Pode ser que estes conceitos estejam quase que se confundindo. Porm nunca esquea que Jesus disse aos discpulos para levar o evangelho a todo o mundo e essa tambm foi a tarefa impossvel com a qual se depararam os primeiros missionrios eu chegaram ao Brasil a 125 anos. O que

precisamos termos f e meditarmos sobre a magnitude da chuva serdia. Como podemos pensar grande e melhor utilizar nossos recursos para tornar nossos sonhos realidade? Se eu fosse o diabo, faria as pessoas acreditarem que existe somente uma maneira de fazer as coisas, e que todos tem que faz-las da mesma maneira. A forma de culto por exemplo. A igreja precisa levar em conta que os estilos de culto por exemplo esto intimamente ligados classe socioeconmica das pessoas. O que alcana uma comunidade de classe mdia alta, pode no ter o mesmo xito com os Pentecostais, Anglicanos, Ortodoxos ou Islmicos. Temos que ter mtodos que alcancem a todos os tipos de pessoas. A IBC no necessita de apenas de um ou dois tipos de culto, mas de 50. Um outro jeito de dizer isso que se todos na igreja parecem comigo, ns no estamos indo muito longe na pregao do evangelho. Falamos sobre formas de culto. O mesmo se aplica ao evangelismo. Nosso Deus criou variedade em todos os lugares. Devemos nos mover alm dos padres e alcanar todos os filhos de Deus. Se quisermos atingir at aqueles mais diferentes de ns mesmos, devemos desenvolver mtodos e procedimentos bem diferentes dos que j temos. difcil como pastor discutir com os irmos todos os dias, que pensam que o rdio, a TV e a INTERNET so "um desperdio do dinheiro do Senhor." E que Propaganda e marketing so inteis! Se eu fosse o diabo, faria dos pastores e administradores o centro do trabalho da igreja. Digo isto irmos porque s pode ter sido do diabo a idia disseminada nas igrejas de que s o pastor deve ensinar estudos bblicos, ser o principal ganhador de almas, o maior visitador e tomar todas as decises pela igreja. Um dia, o Senhor chamou No que morava no Brasil e ordenou-lhe: antes de 21.12.2012, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, at que o Brasil seja coberto pelas guas. Os maus sero destrudos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espcie animal. Vai e constri uma arca de madeira. No tempo certo, os troves deram o aviso e os relmpagos cruzaram o cu. No chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens: - Onde est a arca, No?

- Perdoe-me, Senhor suplicou o homem. Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas: Primeiro tentei obter uma licena da Prefeitura, mas para isto, alm das altas taxas para obter o alvar, me pediram ainda uma contribuio para a campanha de eleio do prefeito. Precisando de dinheiro, fui aos bancos e no consegui emprstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros ... O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de preveno de incndio, mas consegui contornar, subornando um funcionrio (essa o Senhor vai ter que perdoar, estamos no Brasil, Senhor!). Comearam ento os problemas com o IBAMA e a FEPAM para a extrao da madeira. Eu disse que eram ordens SUAS, mas eles s queriam saber se eu tinha um "Projeto de Reflorestamento" e um tal de "Plano de Manejo". Neste meio tempo ELES descobriram tambm uns casais de animais guardados em meu quintal... Alm da pesada multa, o fiscal falou em "Priso Inafianvel" e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei mais branda. Estou respondendo o processo em liberdade. Quando resolvi comear a obra, na raa,apareceu o CREA e me multou porque eu no tinha um Engenheiro Naval responsvel pela construo. Depois apareceu o Sindicato exigindo que eu contratasse seus marceneiros com garantia de emprego por um ano. Veio em seguida a Receita Federal, falando em "sinais exteriores de riqueza" e tambm me multou. Finalmente, quando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pediu o "Relatrio de Impacto Ambiental" sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil. A, quiseram me internar num Hospital Psiquitrico! Sorte que o INSS estava de greve... No terminou o relato chorando, mas notando que o cu clareava perguntou: - Senhor, ento no irs mais destruir o Brasil? - No! - respondeu a Voz entre as nuvens - Pelo que ouvi de ti, No, cheguei tarde! O governo j se encarregou de fazer isso! J falamos sobre a Terceira Reforma Efsios 4:2 (MOEDA OU CHEQUE). Devemos ver a igreja como bem mais do que um centro de entretenimento para santos. Precisamos ter mais crentes interessados em discipular os novos convertidos. Se esperarmos que apenas os pastores ganhem almas e as discipulem para que elas cresam e ganhem outras almas, a igreja vai permanecer na terra mais tempo do que a prpria eternidade. O desafio criar uma gerao de lderes aqui na IBC que se torne uma equipe competente para

capacitar pessoas a usarem seus talentos no trabalho de alcanar o mundo. A IBC enviar seus membros e congregados como sal fora do saleiro, crentes treinados em trazer pessoas para conhecerem a Cristo, e no simplesmente, como as galinhas, colocar seus filhotes embaixo de suas asas, onde estaro seguros. E cocoricarmos dominicalmente em louvor e adorao que no tem respaldo nenhum em nossa vida fora destas paredes. Por esta razo 15 de nossos membros esto estudando Teologia semanalmente aqui em nossa Igreja, sob a superviso do Pr. Glenn Hilley. Se a IBC em 3 anos no gerar outra igreja, deve perder sua condio de inovadora e missionria. Deve entrar para o rol das congregaes em risco de extino. Por esta razo temos mais de 30 diferentes coordenaes e ministrios de trabalho cristo onde voc pode ser til e receber o treinamento necessrio para realizar uma grande obra pessoal lembre-se que um dia voc estar diante do Senhor desta igreja e prestar contas sobre o que fez ou deixou de fazer aaqui na IBC 1CORNTIOS 3 e uma recompensa, ou galardo ser dado ou no a depender disto. Se eu fosse o diabo, subestimaria a importncia da unidade em servio entre vocs. Uma das grandes necessidades da IBC a manuteno de voluntrios vibrantes. Uma congregao saudvel no um grupo de indivduos independentes entre si, mas uma unidade de crentes alcanando a comunidade ao redor e servindo-se uns aos outros em amor. Se eu fosse o diabo, criaria empregos assalariados na igreja com o maior nmero possvel de funcionrios Agora, no me entendam mal. Eu acredito na organizao da igreja. Mas tambm acredito que fundamental que voc construa a sua agenda pessoal e familiar ao redor das necessidades e atividades do Reino de Deus primeiramente sua Igreja e depois as outras atividades de maior nvel que acontecem em cooperaes entre igrejas. Isto para que mais mo de obra e dinheiro fiquem disponveis para finalizar a obra de Deus na terra. Se a IBC tiver que contratar mais 4 pastores para fazer o que voluntrios-lderes podem fazer, quantas Lucianas e Pitanguinhas no podero ser ajudadas, quantos Toms e Rosarias no recebero susutento?

Se eu fosse o diabo, faria com que os membros da IBC ficassem com medo do Esprito Santo. Muitos de ns tememos o pentecostalismo quando se trata do Esprito Santo. Precisamos nos lembrar o que a Bblia nos ensina acerca da necessidade do Esprito Santo no trabalho cristo. Ao recebermos o Esprito Santo, recebemos juntamente outras bnos. E geralmente aqui, alm do dom do Esprito Santo Sua presena em ns como Selo e Penhor de nossa salvao a discusso ou pensamento sempre vai em direo aos dons espirituais. (VER RELAO COMPLETA). Infelizmente esquecemos de Glatas 5:19 ss - Que atitudes podem ser tomadas para permitir que o Esprito Santo ocupe Seu prprio lugar dentro de sua vida e de sua famlia? Ou esperamos completar nossa obra sem Sua presena perturbadora? Se eu fosse o diabo, encorajaria nossa IBC a continuar desprezando a EBD e principalmente o estudo das Profecias dos Fins dos Tempos. Nossa maneira de lidar com a mensagem apocalptica nos planos futuros determinar se nossa igreja continuar a ser uma igreja em movimento e crescimento ou se transformar em um monumento, e eventualmente em um museu evanglico, tal qual a maioria das igrejas que nos cercam. J que estamos no assunto do Apocalipse, importante nos dirigirmos ao povo de nossos dias. As pessoas no se interessaro pelo apocalipse ouvindo falar que houve um grande terremoto em Lisboa em 1755, ou sobre a queda das estrelas em1833. Elas podem at ser tocadas por estes fatos, mas de maior importncia que elas vejam os acontecimentos apocalpticos que esto em andamento em nossos dias. Se eu fosse o diabo, faria vocs acreditarem que basta ser membro da igreja e pronto. Quando a verdade que o centro do cristianismo ter uma relao salvadora com Cristo. Esta relao com Cristo no se iguala a qualquer outra observncia a comportamentos religiosos. Tenho conhecido crentes que dizimam, no faltam aos cultos e que so mais cruis que o prprio diabo. A igreja precisa identificar dentro de suas crenas o que primrio e central e o que secundrio.

A Bblia clara em dizer que o cristianismo genuno vem de uma relao salvadora com Jesus Cristo. muito fcil ser um batista sem ser um cristo. O desafio estruturar nossa vida conscientemente, para que as pessoas vejam a Cristo em ns e atravs de ns (BIBLLY GRAHAM) e assim se tornem crists e conseqentemente batistas, pois ser membro ou congregado da IBC sem cristianismo-relao pessoal e ntimo com Deus Pai, Filho e Esprito Santo ser vazio e sem significado. Se eu fosse o diabo, faria com que os irmos comeassem a se desentender. Qualquer assunto serviria: Formas de culto, teologia, formas de vesturio, etc. Afinal, se eles estivessem atingindo uns aos outros com sua munio, no acertariam nada em mim. O diabo tem sido vitorioso nesta estratgia. Por vezes, aqui mesmo na IBC ele tem promovido discrdia, nos deixando indiferentes para com a misso. Reconheo que existem injustias que precisam ser analisadas e situaes complexas difceis de serem solucionadas. Minha splica que nas situaes mais difceis e injustas nos comportemos como irms e irmos nascidos em Cristo, em condies de discutir os assuntos sem perder de vista a misso da igreja. Finalmente, se eu fosse o diabo, faria com que os crentes ficassem entediados durante a sua vinda igreja. Muitos de ns agimos como se a vinda igreja fosse a pena por sermos cristos, e no um sinal de nossa salvao e as maiores bnos da semana. Esta atitude desafortunada est presente em muitas de nossas igrejas. J estive em igrejas nas quais no fui sequer cumprimentado. No querendo que os irmos se sentissem mal, no disse nada. S que eles no sabiam que eu era o pregador naquele dia. Ento, durante o sermo perguntei: "Se vocs no fossem membros daqui, e estivessem visitando esta igreja, voltariam algum dia?" Eu certamente jamais voltaria. necessrio muito mais do que apenas doutrinas para encher uma igreja. Precisamos de Jesus. Bem, j cansei de brincar de diabo. Aonde entra Deus em tudo isto?

Se eu fosse Deus, encorajaria todos vocs a pensarem, planejarem e agirem de maneira a combater os planos do inimigo. Os encorajaria tambm a multiplicar o poder das bnos e a encarar os desafios de maneira honesta e crist e ainda,a concentrar suas energias em maximizar suas oportunidades. O sucesso no vem por acaso. o produto de planejamento e ao. Os encorajaria a buscar oportunidades para expressar entre vocs o amor que vocs dizem sentior por mim (1Joo...). Os encorajaria a exercitarem a fidelidade financeira para com a igreja pois s assim eu poderia fazer abundar recursos financeiros em suas vidas (FIEL NO POUCO SOBRE o MUITO COLOCADO). Se eu fosse Deus eu o encorajaria a ser a melhor ovelha que este pastor limitado pode ter, a ser o melhor servo que este povo veria servindo, a ser o mais apaixonado leitor e estudioso da Bblia que algum pudesse contemplar e a ser o mais feliz e agradecido ser humano que algum pudesse perceber, pelo simples fato de que voc j FILHO DE DEUS e COHERDEIRO do REINO DE DEUS na eternidade! A tarefa hoje para cada um de ns e teremos a oportunidade de fazer uma lista do que ele ou ela considera ser grandes oportunidades para a igreja hoje e os grandes desafios na medida em que ela espera completar sua misso no sculo vinte e um.

S-ar putea să vă placă și