Sunteți pe pagina 1din 15

OBRIGAO TRIBUTRIA: 1.Conceito, Natureza 2.Elementos da Obrigao tributria; 3.Obrigao Principal e Obrigao Acessria; 4.

Sujeito Ativo da Obrigao Tributria; 5.Sujeito Passivo da Obrigao Tributria; 6.Capacidade Tributria; 7.Responsabilidade Tributria; 8.Obrigao Tributria Principal; 9.Obrigao Tributria acessria; Fato gerador: 1.Elementos; 2.Classificao;

Segundo o Prof. Aliomar Baleeiro a obrigao tributria constitui o ncleo do Direito Tributrio, como direito obrigacional que o , embora vrios mestres do Direito Financeiro, durante muito tempo, advertiram que este no possui conceito prprio, tendo buscado na construo do direito em geral, especialmente, no direito privado.

Segundo Harada, obrigao jurdica o vinculo jurdico pelo qual uma pessoa (credora) pode exigir de outra (devedora) uma prestao consistente em entregar alguma coisa (dar), ou em praticar certo ato

Podemos ainda afirmar que obrigao o poder jurdico pelo qual uma pessoa (sujeito ativo), com base em lei pode exigir de outra, (sujeito passivo), o cumprimento de uma prestao possvel, lcita, determinvel e possuindo expresso econmica (objeto).

O Ilustre Jurista Ives Gandra3 relata em seu texto que a obrigao nasceu no mbito do direito privado e j foi por ns herdada do Direito Romano. A obrigao tributria uma obrigao de Direito Pblico. Esta obrigao uma obrigao ex lege. lege.

Rubens Gomes de Souza, em seu Compndio de Legislao Tributria, a legislao tributria tem trs fontes: a lei, o fato previsto na lei (fato gerador) e o lanamento.

A partir dos conceitos vistos, podemos inferir que a obrigao tributria o vnculo jurdico pelo qual o Estado, com base exclusivamente na lei, pode exigir do particular uma prestao tributria.

O art. 113 do CTN dispe que a obrigao tributria principal ou acessria. O Cdigo estabelece que a obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dela decorrente.

E que a obrigao acessria decorrente da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos.

Observa ainda a norma tributria que a obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

Os elementos da obrigao tributria so os seguintes: a) a lei; b) o fato gerador; c) os sujeitos (ativo e passivo); d) a prestao ou objeto.

FATO GERADOR Paulo Gusmo nos ensina que toda obrigao depende de suporte jurdico, que a doutrina francesa denomina de fato jurdico, ou seja, so "os acontecimentos a que o direito atribui conseqncias jurdicas, aptos a criar, modificar, transmitir ou extinguir relaes jurdicas. jurdicas."

FATO GERADOR, SEGUNDO O CTN:


Art. 114. Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia. Art. 115. Fato gerador da obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal.

Fato gerador da obrigao principal:


a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia. Assim, a lei refere-se de forma genrica e abstrata a uma situao como hiptese de incidncia do tributo, correspondendo obrigao tributria abstrata. Quando a situao descrita na lei materializar-se, ocorrer a incidncia do tributo.

S-ar putea să vă placă și