Sunteți pe pagina 1din 8

Curso: Educao e Comunicao Multimdia 2ano, 1 Semestre Unidade Curricular: tica e Deontologia da Comunicao Docente: Ramiro Marques Discente:

Pedro Miguel Cardoso Baptista 110233031 Ano Lectivo: 2012/2013

Biografia
Immanuel Kant (Knigsberg, 22 de abril de 1724 Knigsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filsofo prussiano, geralmente considerado como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna. Depois de um longo perodo como professor secundrio de geografia, comeou em 1755 a carreira universitria ensinando Cincias Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrtico da Universidade de Knigsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e s dedicada aos estudos filosficos. Realizou numerosos trabalhos sobre cincia, fsica, matemtica, etc.

Kant operou, na epistemologia, uma sntese entre o racionalismo continental (de Ren Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocnio dedutivo), e a tradio emprica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a induo).

Kant famoso sobretudo pela elaborao do denominado idealismo transcendental: todos ns trazemos formas e conceitos a priori partindo daquilo que vem antes (aqueles que no vm da experincia) para a experincia concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do sculo XX.

No entanto, muito provvel que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporneas, como por exemplo o Ps-modernismo.

A tica de Kant
Kant (1724-1804) foi um filsofo prussiano, considerado geralmente como o ltimo grande filsofo dos princpios da era moderna, representante do iluminismo, uma das suas maiores influncias. Para se entender melhor os posicionamentos mais marcantes de Kant, torna-se imprescindvel uma procura no processo histrico em que se encontrava, justificando as suas principais influncias e o dilema em que o mesmo se encontrava: Racionalismo e Empirismo. O Racionalismo foi um movimento filosfico e histrico que comeou com Descartes (1596-1650) e os seus principais seguidores so: Nicolas Malebranche, Baruch Espinosa, G.W. Leibniz e Christian Wolf. O Empirismo foi tambm um movimento histrico filosfico, que iniciou-se com Francis Bacon e os seus seguidores: Thomas Hobbes, John Locke, Berkeley e David Hume.

Kant encontra-se na fase final desses dois grandes movimentos e herdeiro directo deles, alm de ser o criador de uma nova tendncia e influncia filosfica. Para Kant tanto os racionalistas como os empricos estavam certos em parte. Afirmava que os racionalistas tinham esquecido a importncia da experincia dos sentidos, enquanto os empricos no quiseram ver que a razo co-determina a nossa concepo do mundo.

Kant tem como elemento componente da razo humana a lei da causalidade. Esta, explica ele, eterna e absoluta, simplesmente porque a razo humana considera tudo o que acontece dentro de uma relao de causa e efeito. A lei da causalidade est na natureza e no em ns mesmos. Explica-nos que no podemos saber com certeza como o mundo em si. S podemos saber como o mundo para mim e assim para todos os homens. Essa diferena a mais importante contribuio de Kant para a filosofia.

Kant tambm chamou a ateno para o facto de haver limites bem definidos para o que o homem pode saber, pois a razo impe esses limites. Questes como, se Deus existe, se o universo infinito ou no, so questes que o homem jamais seria capaz de chegar a um conhecimento seguro acerca delas, justamente porque cada ser humano v uma coisa atravs de pensamentos diferentes, o que existe para uns talvez no exista para outros, e tudo isso com tanta convico e fundamento que assim nunca se chegar a uma certeza absoluta, porque nas grandes questes dois pontos de vistas exactamente opostos parecero sempre igualmente provveis e igualmente improvveis, por isso essas questes para Kant devem ser deixadas maneira de cada um.

Essas questes so inerentes ao ser humano, porm a razo actua quase sempre fora dos limites daquilo que ns, seres humanos, podemos compreender.

Quando se questiona de onde vem o mundo e discutimos algumas respostas, a nossa conscincia no consegue produzir uma resposta exacta porque no possui material sensorial, experincia para processar, isso porque nunca iremos experimentar toda a realidade de que somos uma pequena parte.

Para Kant as premissas de que a alma imortal, de que existe um Deus e de que o homem possui livre-arbtrio eram pressupostas de certa forma imprescindveis para a moral do homem. A isto Kant d o nome de postulado prtico f numa alma imortal, em Deus e no livre arbtrio do homem, no sendo a razo, e sim a f, que o levou at este ponto. Como postulado, Kant entende que algo que precisa ser afirmado para a prtica do homem; para o seu agir, e assim para a sua moral. moralmente necessrio supor a existncia de Deus.

Para Kant no podemos querer entender o que somos, podemos talvez entender um objecto, mas nunca ns mesmos. E muito menos esperar entender tudo. Kant tinha uma grande impresso que a diferena entre o certo e o errado tinha de ser mais do que uma questo de sentimento. Concordando com os racionalistas para que a diferenciao entre o certo e o errado era algo inerente razo humana. Kant acreditava que todos os homens possuem uma razo prtica, que nos diz o que certo e o que errado no campo moral. Para ele a boa vontade independentemente dos fins que pode alcanar, boa em si mesmo e diz ser a boa vontade a condio que nos torna dignos de felicidade. Para Kant a moral mais importante que o Direito, pois ela universal e impessoal. Kant considera a lei moral como um imperativo categrico, sendo imperativo porque um dever moral, uma ordem e inevitvel, e categrico porque atinge a todos e todas as situaes sem excepo. Amplia a regra da lei de ouro que diz: Faa aos outros o que gostaria que fizessem para si, de modo que seja: Faa para os outros o que gostaria que todos fizessem para todos. Kant formulou o imperativo categrico de modo que tratemos as pessoas sempre como um fim em si mesmo, e no como um simples meio para se chegar a outra coisa. No devemos, assim, usar as outras pessoas em proveito prprio, pois todas as pessoas so um fim em si mesmas, no valendo isso s para os outros, valem tambm para ns. Da mesma forma no devemos usar ns mesmos como meios para se chegar outra coisa. Essa uma directriz formal que compreende todas as possibilidades de escolhas ticas. A isso Kant deu o nome de lei moral, que descreve a conscincia humana.

A autonomia do querer o ponto culminante da tica kantiana. Para Kant a liberdade s est presente quando se segue de forma rigorosa e disciplinada as leis morais, no havendo negociaes, no havendo excepes, o que h uma universalidade, mostrando a base kantiana do sistema jurdico actual. Fundamenta a sua tica no indivduo racional, que cria leis que podem vir a tornarem-se leis scio-culturais cuja obedincia d-se pelo respeito e dever auto imposto e no por sofrimento e dor infringidos no caso de desobedincia dos mesmos.

Assim uma aco s ser vista como um comportamento tico por parte do indivduo quando factores internos envolvidos o motivam a executar a mesma por um profundo sentimento de respeito lei e jamais por medo ou na expectativa de expectativas futuras, sendo considerada essa aco como no tica. Para Kant o importante que o homem faa algo que realmente considere certo. A sua atitude est correcta e a atitude correcta para Kant decisiva para que possamos chamar algo de moralmente correcto, e no as consequncias da aco. Por esse motivo que tambm a tica de Kant pode ser chamada de tica da atitude. A liberdade para Kant justamente isso, exactamente quando ns mesmos sabemos que estamos agindo segundo a lei moral, pois s assim agimos em liberdade.

Immanuel Kant tem um papel importante na histria do conhecimento humano, pela sua reflexo crtica sobre o papel do ser humano em sociedade e os limites do conhecimento desse mesmo ser humano.

Para Kant o homem no apenas um ser dotado de sentidos como propunham os empricos. tambm dotado de razo. Dotados de sentidos significa dizer que pertencemos inteiramente ordem da natureza; consequentemente, tambm estamos sujeitos lei da causalidade. Desse ngulo, no possumos livre- arbtrio.

Como seres dotados de razo, temos em ns uma parte do mundo em si, ou seja, do mundo que existe independentemente dos nossos sentidos. S quando seguimos a nossa razo prtica, que nos habilita a fazer uma escolha moral, que possumos livrearbtrio. Isto porque ao nos submetermos lei moral somos ns mesmos que estamos determinando lei que vai nos governar.

Concluso
Kant ensina que algumas questes so inerentes ao seres humanos, porm as suas respostas sempre sero relativas, pois no existem certezas e nem verdades absolutas. Kant encerra um embate entre empricos e racionalistas que defendiam ora a experincia dos sentidos, ora a razo que impulsionava o ser humano na sua concepo de mundo. Uma das grandes lies de Kant a explicao de que no podemos saber como o mundo em si, mas sim como o mundo se mostra para todos os homens, no havendo uma s verdade.

Kant tambm apresenta os limites da razo humana, limites esses que nos impedem de ver alm, de entender algumas questes como por exemplo o surgimento do universo ou mesmo a existncia de Deus, para Kant questes como essa no podem ser respondidas pela razo e por esse motivo devem ser deixadas maneira do homem.

A rigidez kantiana na sua lei da moral que tem a mesma e absoluta validade das leis fsicas sendo impostas para todas as pessoas em todas as sociedades em todos os tempos, mostra-nos a preocupao de Kant de impor limites a todos em todas as situaes para que o convvio em sociedade seja possvel. Para ilustrar destaco a clebre frase: s faz aos outros o que gostarias que fizessem contigo. Eis a base da tica kantiana, que permanece moderna at os nossos dias.

Bibliografia
http://www.aartedepensar.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant Livro de Filosofia A arte de Pensar 10ano

S-ar putea să vă placă și