Sunteți pe pagina 1din 24

Mdulo 3

UNIDADE

6
Funes do setor pblico Funes do setor pblico

105

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Objetivo
Nesta Unidade, voc vai compreender o porqu da regulao na economia, os mecanismos de interveno do setor pblico e o papel desempenhado pelo Estado na atualidade.

106

Mdulo 3

A interveno governamental

Caro estudante! Nesta Unidade, vamos apresentar a voc os mecanismos de interveno do setor pblico na economia, a partir do estudo das principais doutrinas econmicas: Clssica, Marxista, Neoclssica, Keynesiana e da Escola da Regulao. Vamos conhecer, ainda, o porqu da necessidade da regulao da economia. praticamente impossvel, nos dias de hoje, procurar entender o funcionamento da economia sem considerar o papel do setor pblico nesse contexto. Vimos, anteriormente, que o setor pblico fundamental na organizao do sistema econmico. Portanto, torna-se necessrio compreender algumas questes relativas sua dinmica. E ento, o que est esperando para iniciar a leitura? Vamos juntos na busca de mais conhecimento!

comum ouvir a tese de que o setor privado mais eficiente do que o governo, que uma economia em que as empresas operam mais livremente funciona com maior eficincia do que uma economia onde ocorre uma forte atuao governamental. Como defender a participao do governo numa determinada economia diante da defesa do Estado mnimo, que influencia boa parte da sociedade em quase todos os pases? A regulao econmica est intrinsecamente ligada ao do Estado na economia. Quando se fala em regulao econmica, vem tona a necessidade da interveno do Estado na economia. Para o professor Ronaldo Fiani, no artigo Teoria da regulao econmica: Estado atual e perspectivas futuras, publicado pela UFRJ IE em 1998 e disponvel em www.ie.ufrj.br/grc/pdfs/teoria_da_regulacao_ economica, a ao do Estado tem por finalidade limitar os graus de liberdade dos agentes econmicos no seu processo de tomada de decises.
107

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

A discusso sobre regulao econmica comeou a tomar maior expresso na agenda nacional a partir dos anos 1980 e tornou-se, hoje, questo essencial no processo de tomada de deciso em todos os cantos do mundo. Para melhor situar o debate, necessrio observar que essa contradio entre regulamentao e desregulamentao reflete bem o nvel e a amplitude que o tema assumiu na contemporaneidade. Para Ronaldo Fiani (1998, p. 2):
[...] na verdade, a antinomia regulamentao versus desregulamentao, que vem presidindo at aqui a maior parte do debate, reflete em maior medida as vicissitudes da controvrsia poltica do que exatamente a natureza dos processos econmicos envolvidos no tema. Com efeito, esta polaridade s existe a partir da noo de mercado como instituio distinta e de comportamento autnomo frente s demais instituies sociais. Esta noo de mercado como um elemento que pode ser percebido como isolado do restante da sociedade, ainda que em vrios contextos de anlise possa se revelar um artifcio simplificador bastante til, quando se trata de discutir qualquer tema que envolva as relaes entre economia e Estado, quase sempre conduz a um reducionismo equivocado, cujo efeito empobrecedor sobre o debate acaba produzindo concluses que avanam muito pouco alm do mero aperfeioamento de teses poltico-partidrias.

Nessa mesma linha de argumentao, o professor Ha-Joon Chang (2002) escreveu o artigo Rompendo o modelo: uma economia poltica institucionalista alternativa teoria liberal do mercado e do Estado, que foi publicado em 2002 no livro Brasil, Mxico, frica do Sul, ndia e China: dilogo entre os que chegaram depois, da EDUnesp. Segundo o autor, o debate iniciado entre os intervencionistas e os defensores do livre mercado a partir dos anos 1970 marca, de forma mais categrica, um novo processo de interveno do Estado na economia. Sem querer entrar no debate do que vai ocorrer em conseqncia dessa polmica, o certo que uma nova onda de desenvolvimento comeou a ocorrer nas economias capitalistas mais desenvolvidas, se espalhando, em seguida, para a periferia do sistema, atravs do que ficou conhecido como neoliberalismo, a partir dos anos 1990.

108

Mdulo 3

O elemento central e norteador desse debate se refere ao novo papel do Estado na economia. Milton Friedman, Friedrich Von Hayek, George Stigler, James Buchanan, Gordon Tullock e Anne Krueger destacam-se entre os nomes que defendem uma menor participao do Estado na economia. Sem a pretenso de esgotar o assunto, prosseguimos com uma pequena reflexo sobre o Estado na economia. O Estado torna-se elemento fundamental na anlise, quando se quer estudar a problemtica da regulao econmica. Torna-se tambm o elo principal na modelao da relao, e influencia o sentido, a direo e o prprio contedo que d substncia a esse conjunto de preocupaes. Considerando a Economia como a cincia das relaes de produo dentro de condies historicamente determinadas, a no incluso do Estado como tema da economia se evidencia como uma omisso injustificvel. importante saber que a prpria gnese do capitalismo, na fase de acumulao primitiva, est relacionada a uma forma de Estado, e medida que a indstria nascente foi se desenvolvendo, o Estado Absolutista* e as classes que o garantiam abriram caminhos para o Estado liberal, cuja entrada em cena foi correspondida por mudanas na forma de funcionamento dos princpios econmicos. No transcorrer da evoluo do capitalismo, o Estado acompanhou de maneira ordenada a prpria maturao do sistema. O Estado existente no capitalismo competitivo, que foi dominante no sculo XIX, se desenvolveu, passando do Estado liberal do capitalismo competitivo para o Estado regulador e autoritrio do capitalismo de Estado. O carter da influncia exercida pelo Estado na economia muda, portanto, conforme a fase histrica.

Conhea mais sobre estes importantes autores no Saiba mais.

GLOSSRIO *Absolutismo doutrina poltica que prega a concentrao de todos os poderes na autoridade mxima. Originou-se da necessidade de implantar o Estado-nao e da crise do feudalismo. Fonte: Lacombe (2004).

importante esclarecer para voc a influncia que tem o Estado no desempenho da economia, atravs das principais doutrinas econmicas. Tal esclarecimento procede, tendo em vista o grau de relacionamento que teve e tem o Estado, em momentos de crise, com os principais setores da economia.
109

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Vamos, ento, s diferentes correntes de pensamento econmico?

Correntes do pensamento econmico


Os tericos clssicos acreditavam que o Estado no deveria se opor ao livre funcionamento das foras que operavam no mercado. O prprio mercado seria o mecanismo auto-regulador do processo econmico, ao mesmo tempo em que controlaria possveis eventualidades decorrentes de desequilbrios temporrios do sistema capitalista. O Estado deveria, fundamentalmente, proteger o mercado de qualquer tipo de interveno. Estas limitaes impostas ao Estado se fundamentam na crena de que o prprio sistema econmico de livre mercado se encarregaria de realizar a alocao tima dos recursos. O Estado estaria a servio de toda a sociedade, portanto, limitando-se a mediar e reconciliar os antagonismos naturais da sociedade competitiva, atravs de sua atuao como aglutinador do poder poltico. a corrente liberal. Em contraposio a esta concepo liberal, a corrente marxista criticou sistematicamente a ndole do sistema capitalista. Para isto, mostrou que o modo de produo capitalista est fundado na explorao do trabalho assalariado. E, a partir desta constatao, procurou demonstrar que o Estado liberal se constitua em um Estado dominado pela classe que detinha a propriedade dos meios de produo. Em adio ao seu papel poltico de garantir a dominao de classe e a prpria funo ideolgica de racionalizar a subordinao existente no sistema capitalista, o Estado desempenharia uma funo econmica de fundamental importncia no pensamento marxista, qual seja, a de assegurar as condies exteriores de produo e reproduo social. O Estado passaria a ser o guardio protetor da reproduo do capital, guardio que, em certos momentos, chegaria mesmo a impor prpria classe dominante os limites da explorao da fora de trabalho. Assim, na doutrina marxista, o Estado tornou-se a expresso mais
110

Mdulo 3

acabada das relaes que caracterizam o capitalismo, em razo da institucionalizao dos interesses comuns dos capitalistas, e mais, devido ao fato de que propriamente o Estado se constitui, por sob as aparncias, em instrumento da classe dominante. Contudo, em flagrante oposio ao pensamento marxista, a corrente neoclssica observou a sociedade como um conjunto de indivduos cuja natureza seria inteiramente independente dos fenmenos sociais em considerao. A realidade social consistiria numa interao de indivduos dotados de natureza invarivel ou permanente. As relaes de propriedade entrariam em cena apenas na medida em que se reconhecia que os resultados do processo distributivo dependiam das condies iniciais relativas posse dos meios de produo. A doutrina neoclssica procurou fazer renascer o conceito do Estado liberal dos clssicos. Assim, no deveria haver interveno, a no ser de maneira muito limitada. Quando houvesse qualquer manifestao do Estado intervindo na economia, isto significaria uma situao patolgica que deveria ser urgentemente eliminada. proporo que o modo de produo capitalista continuou a ser preponderante, no restou alternativa aos simpatizantes desta corrente no pensamento econmico, seno a de apresentar, de modo bastante conveniente, o Estado como um poder ou fora neutra na sociedade, que arbitraria entre as classes ou indivduos. Em contraste com a viso neoclssica, no paradigma keynesiano o Estado chamado a desempenhar papis e funes de suma importncia para a manuteno do modo de produo capitalista. Dentro deste princpio, o Estado pode e deve intervir na economia de mercado com o propsito de diminuir o desemprego involuntrio e aumentar a produo. O elemento-chave da interveno reside na administrao da demanda efetiva por parte do Estado, atravs da poltica fiscal e /ou monetria. Nota-se que a ao do Estado preconizado por Keynes visaria a criar mecanismos de estabilizao em uma economia essencialmente instvel, tendente ao desemprego e s crises cclicas. A interveno do Estado se limitaria, neste sentido, to-somente a promover reformas capazes de preservar o capitalismo, e seu controle no devia interferir na iniciativa privada, com a sua atrao aos lucros, pois era esta a fora motriz da atividade econmica. A no-interveno, em momen111

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

A Escola da Regulao ou Teoria da Regulao uma corrente de pensamento econmico de origem francesa, nascida nos anos 1970, de uma crtica severa economia neoclssica, a qual procura ultrapassar, atravs de uma sntese ecltica entre keynesianismo, marxismo, institucionalismo norte-americano, historicismo alemo e a Escola dos Annales. A obra de Michel Aglietta Rgulation et crises du capitalisme (1976) vale como fundadora desta corrente.

tos de crise, por certo, tornaria o modo de produo presa fcil de suas prprias contradies. A Escola da Regulao definiu como forma institucional ou estrutural toda codificao de uma ou vrias relaes sociais fundamentais reproduo do sistema capitalista. De maneira geral, a combinao do regime de acumulao, modo de regulao e formas institucionais ou estruturais define um padro de desenvolvimento. Ao se considerar o modo de produo como dominante, tem-se trs formas institucionais consideradas fundamentais pelos regulacionistas: moeda; relao salarial; e concorrncia. Para que essas trs formas institucionais funcionem por completo, necessria, basicamente, a existncia do Estado-nao. No se pode conceber a existncia de uma moeda sem imaginar a presena de um territrio nacional contrapondo-se ao internacional. Imaginar uma relao salarial acontecendo sem precisar um pas e perceber as formas de concorrncia sem a presena de centros de acumulao fracionados territorialmente inconcebvel. Assim, a idia de espao do Estado-nao incorporada no arcabouo terico dos regulacionistas. Portanto, a presena do Estado passa a ser considerada como uma importante forma de regulao. importante chamar aqui sua ateno para o fato de que vivemos a falncia do modelo de desenvolvimento implantado ps-Segunda Guerra Mundial, qual seja, o modelo do bem-estar econmico praticado, principalmente, pelos pases desenvolvidos. Quando os primeiros sinais de crise deste modelo se manifestaram, no final dos anos 1960 e 1970, o questionamento maior feito por aqueles que discordavam deste modelo se referia ao excesso de interveno do Estado na economia, como a principal razo para a crise instalada.

112

Mdulo 3

Desse modo, a superao das dificuldades que se avolumavam pareceu exigir alguma explicao, encontrada na mudana de postura em relao maneira de o Estado intervir na economia. E foi assim que surgiu a presena do Estado mnimo* na economia brasileira. Observe, portanto, que no por outra razo que se torna ponto central da discusso no meio poltico e acadmico, a partir desta poca, a oposio entre mercado e interveno do Estado, destacando-se, ento, os estudos sobre os processos de regulao. Segundo Ha-Joon Chang (2002), os economistas neoliberais centravam suas anlises na natureza imperfeita da interveno do Estado na economia. Essa imperfeio resultava em:
[...] falhas de governo, na forma de confisco regulatrio, busca de vantagens, corrupo e assim por diante. E dizem que o custo dessas falhas de governo tipicamente superior ao das falhas de mercado, de modo que melhor que o Estado no procure corrigir estas ltimas, pois pode provocar um resultado ainda pior. (CHANG, 2002, p. 101)

Em nossa opinio, essa interveno se d para corrigir as falhas do mercado e assegurar a cidadania. A crise econmica, independentemente da sua amplitude, significa, em ltima instncia, uma ineficincia econmica. Embora os mercados competitivos funcionem teoricamente bem, na prtica ocorrem falhas. Logo, o governo intervm na economia, porque os mercados no funcionam bem, distorcendo o processo de alocao de recursos.

GLOSSRIO *Estado mnimo Estado derivado das conseqncias do pensamento oriundo da Revoluo Francesa e da Revoluo Americana, que prega o liberalismo. A burguesia conseguiu, aps essas revolues, alcanar esse patamar e fazer com que o Estado interferisse minimamente, cuidando apenas da segurana interna e externa. Fonte: Wikipdia (2007).

Saiba mais...
Sobre Milton Friedman em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Milton_Friedman

   

Sobre Friedrich Von Hayek em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Friedrich_Hayek Sobre George Stigler em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ George_Joseph_Stigler Sobre James Buchanan em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ James_Buchanan
113

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Sobre os modelos tericos, as orientaes polticas, as grandes escolas do pensamento liberal e o neoliberalismo, ver o livro de Reginaldo Moraes Neoliberalismo: de onde vem, para onde vai?. So Paulo: Editora Senac, 2001.

Acesse a palestra proferida pelo professor Jos Luis Fiori no Centro Cultural Banco do Brasil, em setembro de 1996, sobre o que O Consenso de Washington, disponvel nos sites: http://www.dhnet.org.br/direitos/direitosglobais/textos/ consenso_w.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo

 

Pesquise sobre a Escola da Regulao em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_regula%C3%A7%C3%A3o Sobre o modelo de desenvolvimento implantado no ps-Guerra, principalmente o perodo 194573, a ascenso da hegemonia norteamericana, o padro ouro-dlar e o acordo de Bretton Woods, a ruptura geopoltica e econmica de 1973 e as tendncias geopolticas atuais, assista o mais rpido que puder ao Curso de Histria Econmica em DVD sobre a formao do sistema poltico mundial apresentado por Maria da Conceio Tavares e Luiz Fiori, e que se encontra disponvel na videoteca de Economia da UFRJ. Alguns textos da professora Maria da Conceio Tavares sobre esse assunto podem ser encontrados no site http://www.abordo.com.br/ mctavares/.

Por que regular?


A necessidade da regulao torna-se premente em funo da constatao de que os mercados no esto funcionando a contento. Mesmo em situaes de livre mercado, h ocasies em que o mercado no capaz de fazer de maneira eficiente o processo de alocao e distribuio dos recursos. Enquanto a regulao assegura a correo das falhas, a desregulamentao deixa o mercado solto das amarras da regulao. Mas as

114

Mdulo 3

falhas no so apenas do mercado, em alguns casos os governos tambm cometem algumas falhas que no so fceis de serem abordadas. A discusso sobre as falhas de mercado* procura centrar suas anlises sobre o timo de Pareto, segundo o qual ningum consegue aumentar seu prprio bem-estar sem reduzir o de alguma outra pessoa, e faz uso terico da anlise do equilbrio parcial ou geral. Na concepo de Ha-Joon Chang (2002), se o mercado falha porque no est funcionando na condio de mercado ideal. Na viso tradicional, o mercado ideal equivale ao mercado perfeitamente competitivo. O mercado perfeitamente competitivo baseia-se nas seguintes suposies: aceitao de preos; e homogeneidade de produto, com livre entrada e sada de empresas. Em funo da grande quantidade de empresas participantes do mercado, cada uma vende uma parte pequena do total da produo que vai para o mercado, e as suas decises no influenciam no preo praticado. Isso normalmente ocorre em mercados nos quais as empresas produzem produtos idnticos ou quase idnticos. Essa homogeneidade dos produtos que assegura a existncia de preo de mercado nico e de modo consistente com a anlise da oferta e procura. Como as empresas so pequenas, elas podem livremente entrar ou sair deste mercado sem incorrer em grandes custos adicionais. Contudo, h uma implicao os compradores podem facilmente mudar de fornecedores.

GLOSSRIO *Falha de mercado situao em que o mercado deixado por sua prpria conta no capaz de alocar eficientemente os recursos. Entre as principais razes para isso, encontram-se as informaes assimtricas, as externalidades e os chamados bens pblicos. Fonte: Lacombe (2004).

importante destacar que a economia neoclssica a que mais v importncia no funcionamento do mercado, ou seja, o mercado a essncia da economia. Quando h falhas de mercado, h falhas na lgica do modelo de desenvolvimento, podendo ocorrer intervenes por parte do governo, com o intuito de reverter essas falhas que imobilizam a lgica da reproduo do modelo.
115

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

O referido artigo foi publicado em 2003 pelo IPEA e est disponvel no endereo http:// www.ipea.gov.br sob o nmero 941.

Para a economista Lcia Helena Salgado (2003), em seu artigo Agncias regulatrias na experincia brasileira: um panorama do atual desenho institucional:
[...] o grande desafio para regulamentao econmica encontrar o ponto timo que viabilize a lucratividade, de um lado, e o bem-estar dos consumidores, de outro, na forma de disponibilidade de bens e servios de qualidade e a preos razoveis. (SALGADO, 2003, p. 2)

De maneira geral, as funes da regulao so: proporcionar o desenvolvimento econmico, atravs da promoo do bem-estar de consumidores e produtores; reproduzir as condies de competio; e garantir a existncia do mercado como instituio capaz de assegurar regularidade de comportamento aos membros da sociedade. Atente para a verso neoclssica do momento, que aponta algumas razes para justificar a ocorrncia destas falhas, portanto, justificando a interveno do Estado. So elas: poder de mercado: ocorre quando algum empresrio de algum fator de produo possui capacidade de influir no preo de seu produto. Enquanto, para uma empresa competitiva, o preo igual ao custo marginal, para a empresa com poder de mercado o preo superior ao custo marginal; informaes incompletas: significa que os consumidores (demanda do mercado) no possuem todas as informaes a respeito dos preos ou da qualidade do produto. Isto pode levar o mercado a operar de forma no eficiente, gerando assimetria de informaes; externalidades: so aes pelas quais um produtor ou um consumidor influencia outros produtores e consumidores, sem sofrer as conseqncias disto sobre o preo de mercado.
116

Mdulo 3

Quando o sistema de preos funciona de forma eficiente, isto no acontece. Assim sendo, quando h externalidades (positivas ou negativas), significa que est ocorrendo alguma falha de mercado. A existncia de externalidades implica dizer que o funcionamento do mercado no mais eficiente; bem pblico: aquele que no apresenta rivalidade em seu consumo, exclusivo e disputvel. Dentro dessas caractersticas, o mercado no consegue ofertar com freqncia e quantidade suficiente esse tipo de produto aos consumidores, e com isso o mercado se torna ineficiente. Isto significa que o custo marginal de oferec-lo para um consumidor adicional zero, e as pessoas no podem ser excludas de seu consumo. Exemplo: utilizao de uma praa pblica; segurana pblica. ocorrncia de desemprego e inflao: quando h desemprego, significa dizer que os recursos humanos disponveis no esto sendo bem utilizados, portanto, h uma falha de mercado na alocao destes recursos. O mesmo acontece com o fenmeno da inflao. Quando ocorre inflao existe algum desequilbrio na economia, e desta forma, uma falha de mercado. Podemos notar que o livre funcionamento do mercado no garante a soluo de problemas como a existncia de altos nveis de desemprego e inflao. Assim, h espaos para a interveno do Estado, no sentido de se implementarem polticas econmicas, objetivando-se a manuteno da estabilizao, atravs do maior controle do desemprego e da estabilidade de preos. Uma das questes centrais em economia, muitas vezes desconsiderada pelos crticos, se refere existncia de conflitos entre os objetivos perseguidos pela autoridade governamental atravs do uso da poltica econmica. preciso ter clareza de que os objetivos de poltica econmica no so independentes, sendo, no mais das vezes, conflitantes. Afinal, a economia uma cincia social. Para alcanar os objetivos de poltica econmica, tais como crescimento da produo e aumento do emprego, controle da inflao, equilbrio das contas externas e distribuio de renda, entre outros, o governo dispe de alguns instrumentos, entre eles:
117

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

poltica fiscal; poltica monetria; poltica cambial e de comrcio exterior; e poltica de rendas.

J falamos sobre a poltica monetria na Unidade 4, da poltica cambial e de comrcio exterior na Unidade 5. Agora, chegou o momento de entender um pouco mais a poltica fiscal.

O que poltica fiscal?


O termo poltica fiscal refere-se ao comportamento e administrao das receitas e despesas do setor pblico. As despesas do governo derivam da prestao de servios e/ou da produo de bens pelo setor pblico, tais como o pagamento de salrios de funcionrios pblicos, obras, aposentadorias, etc., alm do pagamento de juros, que, atualmente, o mais pesado, correspondendo a gastos improdutivos, ou seja, gasto que no traz nenhum bem-estar para a sociedade. As receitas resultam, basicamente, da arrecadao de impostos e contribuies, cuja finalidade principal financiar as despesas.

Dficit e supervit
Supervit, apesar de comumente ser considerado um bom resultado, nem sempre o , vai depender do contexto macroeconmico em que ocorre e dos fatores que o geraram. Se, por exemplo, for fruto de uma carga tributria excessivamente elevada, podendo, futuramente,
118

Mdulo 3

haver sonegao de impostos, no considerado um bom resultado. Podemos citar um outro exemplo, se for fruto de uma reduo dos gastos pblicos essenciais economia, tambm no pode ser considerado um bom resultado. Da mesma forma, o dficit nem sempre o vilo da economia. Se puder ser facilmente financiado e tiver sido provocado pelo governo, visando, incentivar um aumento do nvel de produo e emprego na economia, passa a ser um bom resultado. Podemos falar ainda em dficit ou supervit primrio e nominal, atravs de dois conceitos: conceito primrio: seja ele dficit, seja supervit, quando nos referimos ao conceito primrio estamos levando em considerao as contas do governo sem incluir pagamentos de juros da dvida (externa ou interna) e sem incluir ajustes financeiros. Ento: Resultado Primrio: receitas despesas (sem incluir pagamentos de juros); e conceito nominal: seja ele dficit, seja supervit, inclui pagamento de juros da dvida (interna ou externa), correo monetria e correo cambial. Ento: Resultado Nominal: receitas despesas (inclui pagamentos de juros).

Para verificar o entendimento do contedo at aqui, analise a frase: O governo gasta muito; h supervit primrio, mas h dficit nominal. O supervit primrio est mostrando que o governo arrecadou mais do que gastou. O conceito primrio indica no-pagamento de juros da dvida, como j vimos anteriormente. Significa que o que o governo gasta apenas com educao, sade, segurana, transporte, saneamento bsico, etc., alcanou um resultado superavitrio. Por que, ento, o dficit nominal indicado na frase? Devido ao pagamento de juros da dvida.
119

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Dessa forma, observa-se que, somando todas as receitas e descontando os gastos com sade, educao, etc., foi alcanado um resultado positivo. Ao se pagarem juros da dvida, verifica-se dficit nas contas pblicas. Ento, perguntamos, o governo gasta muito? Justifique a sua resposta!

Opes de poltica fiscal


O governo pode assumir duas posturas de interveno na economia: sentido expansivo: aumentar os gastos pblicos e reduzir os impostos, com o objetivo de ampliar a produo e o emprego na economia; e carter restritivo: reduzir a produo, proporcionando o aumento do desemprego: os gastos pblicos so diminudos, e os impostos so aumentados. Normalmente, essas posturas so assumidas pelos governos em funo dos seus objetivos de poltica econmica. Portanto, antes de qualquer crtica, importante entender o que o governo deseja. Para aplicao das polticas econmicas, principalmente a poltica fiscal, devem-se verificar quais os resultados previstos. Se o alcance dos objetivos envolve custos econmicos ou sociais elevados, ainda que a eficcia seja comprovada, a poltica pode no ser recomendvel.

Dficit X nvel de atividade


O governo pode provocar dficit atravs da poltica fiscal expansiva, visando a incentivar um aumento do nvel de produo e emprego, ou melhor, elevar o nvel de atividade da economia.
120

Mdulo 3

O aumento dos gastos pblicos estimula um aumento da produo das firmas por duas vias: diretamente: quando o setor pblico compra bens e servios das empresas e famlias; e indiretamente: quando as famlias, de posse de uma renda maior, elevam a sua demanda por bens de consumo, e, portanto, aumentam as vendas das que atuam neste setor. A reduo de impostos tambm estimula a produo, visto que permanecer uma maior renda no setor privado, podendo este reinvestir mais, assim como um acrscimo da renda das famlias, podendo estas aumentar o consumo. Ento, uma reduo dos impostos altera o nvel de emprego e salrio. Logicamente, essa alterao no nvel de emprego e salrio depender da propenso dos contribuintes a poupar, que se refere capacidade de poupana das famlias, ou seja, o quanto da renda disponvel o contribuinte consegue poupar em determinado tempo. J o aumento dos impostos representa um vazamento da renda do setor privado, que poderia ser alocada na compra de bens e servios no mercado. Dessa forma, age sobre a demanda agregada (todas as demandas do pas) no sentido oposto ao de suas despesas, ou seja, reduz a produo. Como voc observou, o aumento dos gastos pblicos estimula o nvel de atividade econmica direta e indiretamente (atravs do consumo). Devido a esse estmulo indireto ao consumo, diz-se que os gastos do governo tm um efeito multiplicador sobre a atividade econmica, porque resultam em um aumento mais que proporcional na demanda agregada e tambm no PIB (Produto Interno Bruto). Ou seja, um aumento dos gastos do governo provocar igual aumento da renda da economia. medida que esse primeiro aumento da renda comea a estimular novos gastos de consumo, a demanda agregada por bens e servios novamente acrescida. Assim, esses novos gastos de consumo vo gerar um novo aumento da renda da economia. Geralmente, essa maior tendncia a consumir acontece nas economias menos desenvolvidas (pases subdesenvolvidos), onde existe

121

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

um alto grau de concentrao de renda (ou nmero elevado de famlias de baixa renda em comparao com as de renda elevada). Nesses pases, quando h um aumento na renda, a tendncia maior a de consumir, e no a de poupar. Assim, um pequeno aumento dos gastos do governo capaz de produzir um grande impulso na demanda agregada e tambm no nvel de atividade da economia. Dessa forma, podemos concluir que um aumento de gasto pblico (G) gera aumento no emprego (E), que gera mais salrios (W), o que faz aumentar a renda (Y) e aumentar o consumo (C). Aumentando o consumo, aumenta a receita (R) do governo, pois mais impostos sero recolhidos. E assim sucessivamente.

Financiamento
Voc saberia dizer como financiado o dficit?

Ao longo do sculo XX, na maioria dos pases, o setor pblico aumentou sua participao na atividade econmica, o que o fez incorrer em custosos dficits (particularmente com o pagamento de juros). Isso implica necessidades crescentes de financiamento. Para atender a essas necessidades, pode-se contar com trs procedimentos: impostos: ainda que apaream como uma forma natural de financiar gastos pblicos, apresentam uma srie de limitaes, pois, quando existe dficit, os impostos so insuficientes para atender aos gastos. Alm disso, seria uma medida impopular o aumento dos impostos, e, em perodo de recesso, agravaria, ainda mais, a situao (pois inibiria a produo privada, por exemplo); emisso de moeda: consiste na emisso de moeda (criao de dinheiro), pois, como j vimos, o setor pblico, por meio do Banco Central, o responsvel pela emisso do dinheiro. Com isso, poderamos pensar que basta recorrer emisso
122

Mdulo 3

monetria para atender s necessidades de financiamento do dficit. No entanto, este procedimento implicaria o aumento da presso inflacionria e a perda do valor dinheiro; e emisso da dvida pblica: quando o Estado pe venda ttulos pblicos. Essa iniciativa tambm tem implicaes monetrias, dado que os fundos financeiros no so ilimitados e que a emisso da dvida pblica pode reduzir as possibilidades de financiamento da iniciativa privada, assim como contribuir para aumentar a taxa de juros.

Poltica fiscal e taxa de juros


Pode-se dizer que a poltica fiscal influencia a taxa de juros em duas situaes: quando se decide vender ttulos no mercado: o que faz reduzir a quantidade de dinheiro no mercado que poderia ser destinado aos investimentos privados. Assim, quando ocorre procura de emprstimos por parte das empresas e famlias, para realizarem investimento, a taxa de juros tende a aumentar, pois a oferta de dinheiro para investimentos foi reduzida, j que foi destinada para compra de ttulos; e quando se decide atrair capital especulativo: atravs do aumento da taxa de juros, para financiar gasto pblico, pagar juros de dvida e amortizar a dvida.

Tributao
a principal e a maior forma de receita do governo. Os impostos so uma imposio do Estado a indivduos, unidades familiares e
123

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

empresas, para que paguem uma certa quantidade de dinheiro em relao a determinados atos econmicos (consumo, salrios, lucros, etc.).

Tipos de imposto
Os impostos podem ser de diferentes tipos. Veja: diretos: incidem sobre os indivduos (contribuintes), e no sobre os bens. Exemplo: Imposto de Renda; indiretos: incidem sobre bens e servios adquiridos pelas pessoas. Exemplos: Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios (ICMS), e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); progressivos: o caso do imposto direto, ou seja, quanto maior a renda, mais se paga de imposto; regressivos: o caso do imposto indireto, ou seja, independentemente da renda, todos pagam o mesmo imposto para adquirir os bens e servios. Dessa forma, h uma incidncia maior do imposto sobre as pessoas que tm menor renda; e proporcionais: seu percentual permanece constante em relao renda. O Quadro 2 mostra um exemplo de como a participao dos impostos progressivo, regressivo e proporcional em relao renda familiar:
Renda Familiar
R$ 1.000,00 R$ 2.000,00

Imposto Progressivo
20% 25%

Imposto Regressivo
20% 15%

Imposto Proporcional
20% 25%

Quadro 2: Participao dos impostos Fonte: elaborado pelos autores


124

Mdulo 3

No Brasil, a estrutura tributria fortemente regressiva, em funo da predominncia de impostos indiretos, ao contrrio do que se observa em outros pases. Uma maior incidncia de impostos indiretos penaliza mais a classe de renda baixa.

Qualidade de vida X distribuio de renda


A qualidade de vida da populao est altamente associada distribuio de renda. Esta depende do conjunto de impostos de um pas, e tambm das transferncias e dos pagamentos que o governo faz para a sociedade. Se for feita uma poltica com base na tributao e no pagamento de transferncias (penses, aposentadorias, auxlio-remdios, etc.), possvel ter vrios tipos de renda. Tributando as classes mais ricas, via modificaes de impostos, pode-se aliviar as classes mais pobres. Essa mudana na incidncia tributria pode ser feita pela modificao de impostos regressivos para impostos progressivos. Quando se reduz a carga regressiva (IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano, IPI Imposto sobre Produtos Industrializados, IPVA Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores) e aumenta a carga progressiva, est-se distribuindo renda e melhorando as condies de vida da populao. Pode-se usar, ainda, a poltica fiscal para aumentar o pagamento de transferncias da populao mais pobre, ou seja, aumentar aposentadorias, criar auxlio-remdios, etc. Pode-se, tambm, reduzir o pagamento de transferncias da populao com renda mais elevada (cortando privilgios e reduzindo altas aposentadorias, por exemplo). O governo pode, tambm, adotar uma poltica salarial favorvel ao trabalhador. Ao ajustar ou estabelecer um salrio mnimo corrigido periodicamente, permite que o ganho real dos trabalhadores no seja deteriorado e at mesmo elevado.

125

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Com uma distribuio mais igualitria de renda, consegue-se uma melhor qualidade de vida da populao. No entanto, essa no a realidade brasileira. A m distribuio de renda no Brasil chama a ateno pela concentrao nas mos de poucos. Dessa forma, qualquer projeto de desenvolvimento para o pas deve objetivar a reverso dessa desigualdade.

Saiba mais...
  
Sobre o processo de regulao na economia brasileira em: http://www.cade.gov.br/ No site do professor Gesner de Oliveira: http://www.goassociados.com.br/

Sobre a Poltica Fiscal no Brasil, visite o site do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto: http://www.planejamento.gov.br/

RESUMO
Aqui foram destacados o pensamento das principais Escolas Econmicas sobre as intervenes do setor pblico na economia e a presena do Estado como regulador. No que diz respeito indagao levantada no texto sobre por que regular, esperamos que voc tenha percebido que para corrigir as falhas no mercado.

Atividades de aprendizagem
Para que voc possa se certificar de que entendeu o que foi abordado nesta Unidade, apresentamos alguns questionamentos. importante que voc procure respond-los e, caso
126

Mdulo 3

encontre dvidas em alguma questo, volte, releia o texto e tambm conte com seu tutor para auxili-lo.

1. Faa um levantamento de quanto foi o supervit do setor pblico de 2000 a 2006, quanto foi pago de juros nominais nesse perodo e como est o servio de gua, energia eltrica, telefonia e transporte na sua regio. 2. Levante a participao do gasto pblico no PIB no Brasil de 2000 a 2006. 3. A Constituio Federal de 1988 tornou o gasto pblico mais rgido no Brasil? Quais foram as principais vinculaes da arrecadao que j tm destinao garantida para serem gastas? 4. Quais so as transferncias constitucionais para Estados e Municpios existentes no Brasil? 5. Faa uma reflexo sobre o sistema tributrio brasileiro. 6. Quais so as formas de financiamento do dficit pblico encontradas no Brasil? 7. Quais so os riscos para um pas ter uma dvida pblica elevada?

Caro estudante! Nesta Unidade, voc conheceu ou relembrou, caso j conhea, os mecanismos de interveno do setor pblico na economia a partir do estudo das principais doutrinas econmicas. Estes conhecimentos so fundamentais para o sucesso desta disciplina. Caso tenha ficado com dvidas em algo que lhe foi apresentado, volte, releia e faa contato com seu tutor para esclarecer. igualmente importante que voc busque ampliar seus conhecimentos nas indicaes de leitura do Saiba mais e tambm em outras fontes de pesquisa que sejam de seu conhecimento e que, inclusive, podero ser compartilhadas com seus colegas de curso atravs do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Procure estar sempre atualizado, pois isto fundamental para um bom profissional.
127

S-ar putea să vă placă și