Sunteți pe pagina 1din 17

ANTROPOLOGIA

01.Conceito:

a cincia que tem como objeto o estudo o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimenses (Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre)

A Antropologia o estudo do homem como ser biolgico, social e cultural. (A antropologia no Brasil Mariza Corra)

a cincia da humanidade e da cultura.(Hoebel e Frost)


1

01.01.Etimologia: a)Anthropos: HOMEM b)Logos: ESTUDO


Significa o Estudo do Homem

02.Trplice Aspectos: Porque ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade

a)Cincia Social: Homem Grupos Sociais

b)Cincia Humana:
O Homem como um Todo

a)Cincia Natural: Conhecimento Psicossomtico do Homem e sua Evoluo

03.Dimenses:

03.01.Dimenso Biolgica Antropologia Fsica

03.02.Dimenso Sociocultural: Antropologia Social e/Ou Cultural

03.03.Dimenso Filosfica: Empenho em responder indagao: O que o Homem?

04.Objeto de Estudo da Antropologia:


O Homem e suas Obras

05.Objetivo da Antropologia:
O Estudo da Humanidade como um todo a)Objetivo bastante Amplo b)Homem Expresso Global: Biopsicocultural
4

06.Divises e Campos da Antropologia

06.01.Antropologia Fsica ou Biolgica:


Estuda a Natureza fsica do homem(Origem, e Evoluo, Estrutura Anatmica, Processos Fisiolgicos, Diferenas raciais das Populaes Humanas , Antigas e Modernas. a)PALEONTOLOGIA: Estuda a Origem e a Evoluo Humana Palaios: Antigo - Onto: Ser - Logos: Estudo b)SOMATOLOGIA: Diferenas Fsicas Individuais Diferenas Sexuais - Tipos sanguineos, metabolismo basal(Quantidade Calrica ou energtica que o organismo usa), adaptao, etc. Soma: Corpo - Logos: Estudo c)RACIOLOGIA: Histria Racial do Homem; Classificao da Espcie Humana em Raas, Miscigenao, Caractersticas Fsicas, etc. Raa: Etnia - Logos: Estudo

d)ANTROPOMETRIA:
Tcnicas de Medio, Procedimento Quantitativo; Instrumento Antropmetro. Anthropos: Homem - Metria: Medida e)ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO: Diferenas Grupais(ndices de Crescimento, Alimentao, Exerccios Fsicos, Maturidade Sexual, etc).

06.Divises e Campos da Antropologia 06.02.Antropologia Cultural:


Estudo do Homem como Sujeito e Produto da Cultura. *Cincia Social: Problema da Relao entre Modos de Comportamento Instintivo(Hereditrio) e Adquirido(Por Aprendizagem), Bases Biolgicas gerais como Estruturas Capacidades Culturais do Homem. a)ARQUEOLOGIA: Estuda as Culturas do passado, extintas, que desenvolveram Culturas, fases da Humanidade no registrada em Documentos Escritos(Vestgios e restos materiais). Archaos: Antigo - Logos: Estudo b)ETNOGRAFIA: Descrio das Sociedade Humanas. Observao e Anlise de Grupos Humanos considerados em suas particularidades(LviStraus). Objeto centra-se mais nas Culturas Simples(Primitivas ou grafas)

O Etngrafo observa, descreve, analisa e reconstitui culturas. Investigador de Campo.


thnos: Povo - Graphein: Escrever c)ETNOLOGIA: Pesquisadores utilizam os Dados Coletados e oferecidos pelo Etngrafo.

Comparativa, preocupa-se com a Anlise, a interpretao e a Comparao entre as mais variadas Culturas existentes
thnos: Povo - Logos: Estudo
6

06.Divises e Campos da Antropologia


d)LINGUISTICA: *Linguagem Meio de Comunicao Instrumento do Pensamento

*A grande Diversidade de Lnguas acompanha a grande Variedade de Culturas. e)FOLCLORE: *Estudo da Cultura Espontnea dos Grupos Humanos Rurais e Urbanos. * uma Cincia Socioantropolgica: Estudo de determinados aspectos da Cultura Humana. *Preocupa-se: A Cultura Material e Espiritual(Originadas espontaneamente, permanecem no seio do povo, tendo determinada funo) f)ANTROPOLOGIA SOCIAL: *Interesse centrado na Sociedade e nas Instituies *Antropolgo Social: Conhecer as Relaes Sociais que regem as Diferenas existentes entre Grupos Humanos. g)CULTURA E PERSONALIDADE: *O Indivduo: Agente de Mudana Cultural, desempenhando papel Dinmico e Inovador. Portador de Caracteres(Biopsicolgicos) e de experincia Sociocultural prprios, que lhe confere um tipo de Personalidade que determina aes e reaes, pensamentos e sentimentos, ou seja, seu comportamento na busca de melhor adaptao aos valores socioculturais do grupo.
7

*O Indivduo Participante

De uma Sociedade De uma Cultura

07.Cincias Afins:

*A ANTROPOLGIA relaciona-se com outras Cincias, trocando Experincias e Conhecimentos. *Mantm Relaes Interdisciplinares mais ntimas com as cincias que centram seu interesse especificamente no Estudo do Homem.
*INTERDISCIPLINARIDADE: Interao entre duas ou mais disciplinas, buscando a composio de um objeto comum entre elas. necessria porque, na maioria das vezes, os fenmenos cientficos e tecnolgicos no podem ser explicados por um campo do conhecimento.

PORTUGUS GEOGRAFIA HISTRIA

CINCIAS MATEMTICA ARTES

07.Cincias Afins:
a)Embora autnoma a Antropologia relaciona-se com outras Cincias

Social: Oferece e recebe dados tericos e metodolgicos da Sociologia, da Histria, da Psicologia, da Geografia, da Economia e da Cincia Poltica
b)Como Cincia Biolgica ou Natural, liga-se Biologia, Gentica, Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Medicina, Geologia, Zoologia, Botnica, Qumica, Fsica. c)A Antropologia se sistematizou e progrediu como Cincia do Homem, aps os conhecimentos da clula e da evoluo terem sido formulados e aplicados ao homem

d)Mantm Relaes Interdisciplinares mais ntimas com as Cincias que centram seu estudo especificamente no estudo o homem.
9

07.01.Sociologia a Cincia que estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando os processos de interaes que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da diviso da sociedade, da mobilidade social, dos processos de cooperao, competio e conflito na sociedade. a que mantm relaes mais ntimas com a Antropologia.

Ambas valem-se de teorias, conceitos, mtodos e tcnicas desenvolvidas pelos seus especialistas

Auxiliam-se na compreenso do carter global do homem, enquanto ser reunido em sociedade.

Kluckholm: A abordagem sociolgica tem-se inclinado para o que prtico e presente; a antropolgica, para o que pura compreenso e passado.
10

07.02.Psicologia a Cincia que estuda o comportamento humano e animal.

Ambas tm como foco de interesse o comportamento humano. A Antropologia: Comportamento grupal A Psicologia: Comportamento individual

Diferenas Individuais: so explicadas pelas variveis: Fatores biolgicos, ambientais e culturais

A Antropologia busca, nos dados levantados pela Psicologia, explicaes para a complexidade das culturas e do comportamento humano e para a interpretao dos sistemas culturais relacionados com os tipos de personalidade correspondentes.

11

07.03.Economia e Poltica A Economia a Cincia que estuda as atividades humanas ligadas produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios. A Poltica a Cincia que estuda a distribuio de poder na sociedade, assim como a formao e o desenvolvimento das vrias formas de governo. As relaes Interdisciplinares com a Economia e a Poltica: A Antropologia ao se preocupar com a globalidade da cultura enfatiza o conhecimento das instituies econmicas e polticas.

A Economia: explica, de modo geral, todo o procedimento econmico humano.

A Sociedade se organiza politicamente atravs de um complexo de instituies que regula o poder, a ordem e a integridade do grupo.

12

08.Outras Cincias

Histria: A reconstruo das culturas que j desapareceram(Origens dos fenmenos que se relacionam com o Homem.

A Biologia: geral e a Biologia Humana devem fazer parte da formao do Antroplogo Fsico(Interesse Evoluo do Homem) Anatomia e Gentica(Elementos para a compreenso do Homem fssil, das diferenas raciais, etc).

Antropologia

Geografia: Ambas interessam-se pela adaptao do homem e pela modificao do meio ambiente. O Gegrafo estuda as mudanas do habitat provocadas por tecnologias novas, e por inovaes culturais, etc.

Outras Cincias: Metalrgia(Estuda os metais), a Arquitetura, a Engenharia, a Zoologia, a Botnica, a Fisiologia, a Anatomia, a Farmacologia, as Artes.

13

09.Mtodos da Antropologia: 09.01.Mtodo Histrico: Investigar os eventos passados, afim de compreender os modos de vida do presente. 09.02.Mtodo Estatstico: Coleta de dados, anlise, reduo quantitativos demonstrados em tabelas, grficos, quadros, etc. a termos

09.03.Mtodo Etnogrfico: Anlise descritiva das sociedades humanas, principalmente as das primitivas ou grafas e de pequena escala. O Estudo Descritivo requer alguma generalizao e comparao, implcita ou explcita. 09.04.Mtodo Etnolgico: Mtodo Comparativo permite verificar diferenas e semelhanas apresentadas pelo material coletado. Compara padres, costumes, estilos de vida, culturas do passado e do presente, grafas ou letradas. 09.05.Mtodo Monogrfico ou Estudo de Caso: Anlise de instituies, sob todos os aspectos(Processos culturais e de todos os setores da cultura). 09.06.Mtodo Genealgico: Estudo do parentesco com todas as suas implicaes sociais(Estrutura familiar, relacionamento de marido e mulher, pais e filhos, a vida cerimonial nascimento, casamento, morte, etc)

09.07.Mtodo Funcionalista: Estudo das culturas sob o ponto de vista da funo, ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global.
14

10.Tcnicas de Pesquisa da Antropologia 10.01.Observao: Os sentidos Ver e Ouvir Instrumento do Observador a.01.Direta: Fenmenos observados pessoalmente, no local da investigao. a)Sistemtica: Fenmenos observados sistematicamente, em determinado perodo de tempo. a.02.Indireta: Fatos outras pessoas observados por

b)Participante: Disponibilidade de permanncia no campo.

c)Entrevista: Contato direto, face a face, entre pesquisador e o entrevistado

c.01.Dirigida: Segue roteiro preestabelecido

c.02.No Dirigida ou livre: Informal

15

EXPERINCIA INTERDISCIPLINAR

MATEMTICA

PORTUGUS

HISTRIA

TEMA

CINCIAS

GEOGRAFIA

ARTES

16

EXPERINCIA INTERDISCIPLINAR
01.TEMA: A Dengue
a)CINCIAS: Pesquisa sobre o Conceito, Caractersticas, Causas, Consequncias, Preveno, Tipologia, Tratamento. b)MATEMTICA: Pesquisa sobre a evoluo quantitativa dos casos de dengue na regio, como tambm o No. De plaquetas que determina a existncia da dengue. O professor explora os conceitos de porcentagem ao calcular com os alunos o percentual da dengue na regio e o, de proporo ao calcular a relao No. De plaquetas existentes em cada ml de sangue. c)PORTUGS:

Elaborao de questionrios para entrevistar a comunidade, diagnosticando a conscincia ou no do problema e, como a mesma est enfrentando e, relatrio descrevendo o trabalho de campo e concluso.
d)GEOGRAFIA: Trabalhar a questo climtica e ecolgica, como determinantes do problema da dengue. e)HISTRIA: Anlise da relao entre desenvolvimento e conjuntura/estrutura social e a problemtica da dengue, estabelecendo a evoluo da mesma nos diversos contextos histricos. f)ARTE: Confeco de cartazes, panfletos com informaes sobre a dengue, utilizando material alternativo e reciclvel.

17

S-ar putea să vă placă și