Sunteți pe pagina 1din 42

Captulo 1 - fundamentos da navegao astronmica.

"E pur si muove" Galileu Galilei

ngulos, ngulos, ngulos...


ngulos, como veremos neste captulo, so a matria prima do astrnomo. As posies dos astros e dos objetos sobre a Terra so dadas por ngulos. O sextante um instrumento que mede ngulos. At as distncias na superfcie da Terra podem ser expressas na forma de ngulos. Por esta razo, cabe uma pequena discusso sobre o assunto. Os ngulos so medidos em graus, minutos e segundos. A circunferncia completa tem 360. Um grau corresponde a 60 minutos. Os segundos de grau no so usados na navegao, uma vez que o sextante no tem preciso suficiente para medi-los. A menor unidade de ngulo para o navegador astronmico o dcimo de minuto. A milha nutica (=1852 m) uma medida que foi definida convenientemente de modo a simplificar as converses entre ngulos e distncias. Uma milha nutica corresponde a um arco de um minuto de grau sobre a superfcie terrestre. A qualquer momento podemos converter ngulos de graus para milhas e vice-versa. ngulos e distncias so, portanto, equivalentes. Uma exceo so os minutos de longitude, que valem uma milha somente nas proximidades do Equador terrestre. Uma outra equivalncia importante da navegao entre horas e graus de longitude. Como a Terra faz uma volta de 360 a cada 24 horas, cada hora corresponde a 15 de longitude.

A Terra e a Esfera Celeste


Vamos imaginar por um momento que a Terra esteja no centro do universo. Embora hoje saibamos que este modelo pouco realista, ele foi adotado por muito sculos e pode nos ajudar a compreender a navegao astronmica. Imaginemos que em torno da Terra est uma outra esfera maior, centrada no mesmo ponto, onde os astros esto fixados, como se estivessem pintados na sua parede. Esta outra bola chamada de Esfera Celeste.

fig. 1 - A Terra e a Esfera Celeste Para especificar nossa posio na Terra, usamos um sistema de coordenadas que consiste de dois ngulos. A latitude a distncia em graus medida a partir do Equador terrestre na

direo Norte-Sul. A longitude o ngulo no polo entre os meridianos de Greenwich (na Inglaterra) e do ponto considerado (fig. 2).

fig.2 - Sistema de coordenadas terrestres De modo anlogo, a posio de um astro na esfera celeste pode ser descrita por dois ngulos. medida equivalente latitude do astro na esfera celeste chamamos declinao. A declinao medida na direo Norte-Sul a partir do equador celeste. A medida correspondente longitude do astro na Esfera Celeste denominada Ascenso Reta, ou AR. A figura 3 mostra o sistema de coordenadas celestes. Assim como a longitude medida a partir de um meridiano arbitrrio (Greenwich), a Ascenso Reta medida a partir do chamado Ponto Vernal (tambm chamado de primeiro ponto de ries).

fig.3 - Sistema de coordenadas celestes

O movimento aparente dos astros


As estrelas tem suas posies quase fixas na Esfera Celeste. O Sol, a Lua e os planetas se movem ao longo do ano, mas este movimento lento quando comparado ao movimento devido rotao da Terra. Consideremos por hora que os astros tem posies fixas na Esfera Celeste. Usando ainda o conceito da Terra como centro do universo, vamos imaginar que a Terra esteja parada e que a Esfera Celeste gire em torno dela, completando uma volta a cada 24 horas. O Eixo de rotao da Esfera Celeste passa pelos polos da Terra e da Esfera Celeste. Os equadores da Terra e da Esfera Celeste esto, assim, no mesmo plano (fig. 1).

Os astros, fixos na Esfera Celeste, tambm giram em torno da Terra. Os polos celestes, estando no eixo de rotao, ficam parados no cu. Assim, um astro situado prximo a um polo da Esfera Celeste parecer estar esttico quando visto da Terra. o caso da estrela Polaris, que se situa nas proximidades do polo Norte Celeste (sua declinao de 8905'N). Ela est sempre na direo Norte. fcil, portanto, determinar o Norte pela estrela Polaris. Infelizmente ela no pode ser vista aqui do hemisfrio Sul e no existe nenhuma estrela to convenientemente posicionada no Polo Sul Celeste.

Determinao da posio pelos astros


Suponha agora que em um determinado instante traamos uma reta ligando o centro de um astro ao centro da Terra. O ponto onde esta reta "fura" a superfcie da Terra chamado de Posio Geogrfica do astro, ou simplesmente PG (fig.4). Um observador colocado sobre a PG de um astro ver este astro diretamente na vertical, sobre a sua cabea.

Fig.4 - Posio Geogrfica do Astro Uma vez que o astro gira junto com a Esfera Celeste, a sua PG se move na superfcie da Terra. A PG do Sol, por exemplo, se move a uma velocidade de aproximadamente 900 ns - cerca de 1 milha nutica a cada 4 segundos. Outros astros mais prximos dos polos se movem mais lentamente. A PG de Polaris se move bem lentamente (cerca de 14 ns), uma vez que ela est prxima do Polo Norte. Como os equadores terrestre e celeste esto no mesmo plano, a latitude da PG igual declinao do astro. A longitude da PG chamada de ngulo Horrio em Greenwich ou AHG, numa aluso correspondncia entre horas e longitude. Podemos determinar, com auxlio do Almanaque Nutico, a Posio Geogrfica (AHG e declinao) de um astro em qualquer instante. Para isso de fundamental importncia que saibamos o momento exato que nos interessa. Como vimos, 4 segundos de erro podem significar at 1 milha de erro na PG do astro. Isto d idia da importncia de se ter um relgio com a hora precisa para a navegao. Um outro ponto importante o Znite. O Znite o ponto da esfera celeste situado na vertical, sobre a posio do navegador. A reta que une o Znite ao centro da Terra fura a superfcie terrestre na posio do navegador, a posio que pretendemos determinar. Temos ento as seguintes correspondncias entre pontos:

Superfcie da Terra Esfera Celeste Posio Geogrfica do Astro Centro do Astro Posio do navegador Znite Na figura abaixo, a PG do astro representada pela letra X e o Znite pela letra Z.

fig. 5 - PG do astro e Znite A distncia XZ do ponto X (PG do astro) ao ponto Z do navegador chamada de distncia Zenital. Esta distncia pode ser expressa em tanto em milhas como em graus, j que representa um arco sobre a superfcie esfrica da Terra. O ngulo horizontal que XZ forma com o norte verdadeiro chamado Azimute (Az) do astro (fig. 6). Azimute, assim, a direo ou rumo em que se encontra a PG do astro.

fig. 6 - Azimute do astro Os astros esto a grande distncia da Terra de modo que os raios de luz provenientes deles que incidem sobre a PG (ponto X) e sobre o navegador (ponto Z) so paralelos. Deste modo, conforme ilustrado na figura 7, podemos concluir que a distncia zenital (XZ), medida em graus, igual ao ngulo que o navegador observa entre o astro e a vertical. Vou repetir. A distncia zenital, medida em graus, igual ao ngulo que o navegador observa entre o astro e a vertical.

fig.7 - Altura e distncia zenital de um astro difcil, porm, medir este ngulo dada a dificuldade de se determinar com preciso a direo vertical. mais fcil medir o ngulo formado entre a horizontal e o astro. Este importante ngulo para a navegaco denominado altura (H) do astro. A altura do astro tomada com o sextante na vertical, medindo-se o ngulo entre o horizonte e o astro. Ainda pela figura 7, podemos ver que a distncia zenital igual a 90 menos a altura do astro. Vimos como determinar a distncia zenital de um astro usando o sextante. A distncia zenital e a PG do astro, contudo, ainda no so suficientes para determinarmos nossa posio. Com esses valores, sabemos somente que nossa posio real est sobre o crculo cujo o centro a PG do astro e o raio a distncia zenital. Este crculo chamado crculo de altura. A figura 8 mostra um crculo de altura. O ponto X a PG do astro.

fig.8 - Crculo de altura Qualquer observador posicionado sobre este crculo v o astro com a mesma altura, s que em Azimutes diferentes. No exemplo da figura, suponhamos que um navegador posicionado sobre o crculo observe o astro a uma altura de 65. Como j vimos, distncia zenital 90-H, ou 25. Para determinar a distncia zenital em milhas, multiplicamos por 60, pois cada grau equivale a 60 milhas. Assim, a distncia zenital do exemplo da figura, que tambm o raio do crculo, de 1500 milhas. Se pudssemos determinar com a bssola a direo exata em que se encontra a PG do astro - o Azimute - poderamos dizer em que ponto do crculo de altura estamos. Esta

determinao, contudo, no possvel com a preciso necessria navegao. Ainda no exemplo da figura 8, um erro de apenas 3, normal em leitura de bssolas, corresponde a um erro de 78 milhas na posio! Tomemos ento uma estimativa de nossa posio. Por mais perdidos que estejamos, sempre possvel estimar mais ou menos nossa posio. Poderemos, a partir da Posio Geogrfica do astro (obtida no Almanaque Nutico) e da distncia zenital (calculada com a altura do astro medida com o sextante), determinar o erro de nossa estimativa na direo do astro. Este erro pode tanto ser no sentido do astro como no sentido contrrio ao astro. chamado de Delta.

Como a Posio Geogrfica do astro normalmente est a milhares de milhas de nossa posio, o crculo de altura extremamente grande e o pequeno pedao deste crculo que nos interessa - aquele nas proximidades de nossa posio estimada - pode ser considerado uma reta perpendicular ao Azimute do astro. Esta reta chamada de Reta de Altura (fig. 9).

fig. 9 - reta de altura Conseguimos, a partir da medida da altura de um astro em um instante e de nossa posio estimada, traar na Carta Nutica uma reta de altura. Sabemos que nossa posio real est em algum ponto ao longo desta reta. Para determinar este ponto deveremos traar uma segunda reta obtida de forma anloga para um outro astro. O cruzamento das duas ser nossa posio real ou Posio Astronmica. Normalmente repetiremos o procedimento para um terceiro astro, obtendo outra reta de altura, para nos certificarmos dos resultados. Dada a impreciso inerente s medidas com o sextante, provvel que as trs retas de altura no se cruzem em um mesmo ponto, formando um pequeno tringulo. Nossa Posio Astronmica provavelmente estar em algum ponto deste tringulo (fig. 10). Quanto menor o tringulo, melhor. Normalmente assumiremos que nossa posio astronmica est no centro do tringulo.

fig. 10 - Tringulo formado pela interseco de 3 retas de altura Na figura 10 podemos ver como os crculos de altura de 3 astros determinam as 3 retas de altura r1, r2 e r3. Na navegao astronmica tradicional, a determinao da reta de altura a partir da altura de um astro envolve a determinao da PG do astro (AHG e Declinao) usando o Almanaque Nutico e a soluo por tabelas do tringulo de posio PXZ; formado pelo Polo terrestre (P), a PG do astro (X) e a posio estimada do navegador (Z) (figura 11). Estes dados fornecem a altura calculada e o Azimute do astro. A diferena, em minutos de grau, entre a altura calculada e a altura do astro medida no sextante a distncia em milhas nuticas entre a reta de altura e a posio estimada - o erro Delta da posio estimada.

fig. 11 - Tringulo de posio PXZ Usando Navegador light, a PG do astro e o tringulo de posio so resolvidos por frmulas pelo computador. Tudo que voc tem que informar a leitura do sextante (data, hora e altura), nome do astro e a posio estimada.

Determinao grfica da Posio Astronmica


Embora no seja necessrio traar as retas de altura na Carta Nutica quando navegando com Navegador light, interessante saber como isto feito. Uma reta de altura traada na Carta Nutica (projeo de Mercator), da seguinte forma: 1) Plote a posio estimada.

2) Com o auxlio da rgua paralela, trace uma reta passando pela posio estimada na direo do Azimute do astro. 3) Com um compasso marque sobre esta reta o erro Delta da posio estimada - na direo do Azimute astro ou na direo contrria, conforme o sentido do Delta calculado. 4) Trace ento por este ponto a reta de altura, perpendicular reta do Azimute. Cartas nuticas detalhadas so disponveis apenas para locais prximos costa. Assim, quando em alto mar, normalmente no temos uma carta com a escala adequada para plotar as retas de altura e determinar a posio astronmica. Na navegao tradicional, este problema resolvido usando folhas de plotagem - a Folha DHN 0620 N-7, publicada pela Marinha Brasileira, por exemplo - ou papel quadriculado. A plotagem em papel quadriculado envolve alguns clculos extras. Um minuto de longitude corresponde a uma milha apenas nas proximidades do Equador. Como os meridianos convergem na direo dos polos, o minuto de longitude vai se tornando cada vez menor a medida que nos afastamos do Equador. Assim, se usarmos 1 quadradinho = 1 milha como escala e plotarmos as retas de altura, determinando a posio astronmica, teremos que converter a distncia horizontal da posio estimada at a astronmica de milhas para minutos de longitude usando a seguinte relao: nmero de minutos de longitude = nmero de milhas na horizontal / Cos ( Latitude ) O uso das folhas de plotagem mais simples, pois elas tem uma escala grfica para converso de milhas em minutos de longitude. Na navegao usando Navegador light, o programa determina todos os cruzamentos das retas de altura e a calcula a posio astronmica algebricamente, no havendo necessidade de plotar as retas. Um mapa simplificado desenhado na tela do computador, mostrando os paralelos, meridianos, retas de altura e a posio astronmica .

O sextante
O sextante um instrumento para medio de ngulos. A figura 12 mostra esquematicamente um sextante. A Luneta est apontada para o espelho pequeno, que fixo no quadro do aparelho. Este espelho tem uma metade espelhada e a outra transparente. Pela parte transparente, o navegador pode avistar o horizonte diretamente. A parte espelhada reflete a imagem que vem do espelho grande. O espelho grande mvel e gira juntamente com o brao do sextante. Fazendo isso, variamos o ngulo entre os espelhos pequeno e grande. O astro avistado atravs da reflexo no espelho grande. A Altura do astro medida na Escala. Normalmente existe um tambor micromtrico para ajuste fino do ngulo. A leitura feita tomando-se os graus inteiros na escala e os minutos no tambor micromtrico. Como sabemos, cada minuto da altura corresponde a uma milha e cada grau a 60 milhas.

fig. 12 - Sextante O Sextante conta tambm com dois jogos de filtros coloridos para suprimir o excesso de luz, principalmente no caso do Sol. O uso de dois ou mais filtros na frente do espelho grande quando observando o Sol imprescindvel para proteo do olho. Graves leses oculares podem resultar da observao desprotegida do Sol. Olhando pela luneta e ajustando o ngulo do sextante para a altura de um astro, temos a seguinte imagem :

fig. 13 - Imagem do astro no sextante As leituras com o sextante devem sempre ser tomadas com o aparelho na vertical. Inclinando levemente o aparelho j ajustado veremos que a imagem do astro descreve um pequeno arco que toca o horizonte em um ponto prximo ao centro do espelho. Nesta situao, o ngulo est ajustado e podemos fazer a leitura da altura do astro na escala. Antes de usar o valor medido da altura (ou altura instrumental) em clculos, devem ser feitas algumas correes. Essas correes so altura do olho, semi dimetro do astro, erro instrumental, refrao e paralaxe. Como a maioria destas correes dependem apenas do astro selecionado e da altura, elas so feitas automaticamente por Navegador light. As nicas informaes que voc dever fornecer ao programa so relativas altura do olho e ao erro instrumental. A aplicao das correes na altura instrumental fornece a altura corrigida.

Um observador posicionado em um lugar alto observar um astro com uma altura maior do que outro ao nvel do mar. A altura do olho (ou Dip) corresponde a este erro decorrente da altura do observador. Em pequenos veleiros esta altura no ultrapassa 2 metros e o erro na leitura do sextante pequeno. Contudo, se o navegador se encontrar na ponte de comando de um grande navio, o erro pode ser considervel. A figura 14 mostra este desvio exageradamente para ilustrar. Tipicamente ele de poucos minutos de grau.

fig. 14 - Erro de leitura do sextante devido altura do olho (Dip). O erro instrumental (EI) devido a uma pequena diferena de paralelismo entre os dois espelhos do sextante quando ajustado para um ngulo de 000'. Embora este erro possa ser corrigido atravs da aferio do sextante, mais prtico descont-lo da altura instrumental do astro. Para ler o erro instrumental do sextante, ajuste o ngulo na escala para 000.0' e aponte para o horizonte. Na figura 15 da esquerda, vemos a imagem de um erro instrumental. Gire o parafuso micromtrico at que as duas imagens do horizonte formem uma nica linha (fig.15 direita). Leia ento o erro instrumental no tambor micromtrico.

fig. 15 - Erro instrumental do sextante na luneta O Erro Instrumental pode ser para dentro da escala do aparelho (ngulo positivo) ou para fora (ngulo negativo) conforme ilustrado na figura 16.

fig. 16 - Sinal do Erro Instrumental

Aferio do sextante
A forma de regulagem do sextante varia de modelo para modelo. De modo geral ela feita atravs dos parafusos de suporte dos espelhos. Para verificar a aferio do aparelho, ajuste o ngulo na escala para 000.0' e aponte-o para uma estrela (ou outro objeto distante). Se o sextante estiver aferido, a imagem direta do astro dever superpor a refletida. Esta condio dever permanecer mesmo inclinando o sextante de lado.

Os desvios podem ser na vertical ou na horizontal. Um pequeno desvio vertical tolervel e pode ser descontado atravs da introduo do erro instrumental em Navegador light. Um desvio horizontal significativo deve ser corrigido atravs da aferio do aparelho. Consulte o manual do sextante sobre o procedimento de aferio.

Captulo 2 - Usando Navegador light


"Tudo deve ser feito o to simples quanto possvel, porm no mais simples." Albert Einstein

A determinao de uma reta de altura usando Navegador light semelhante determinao pelo mtodo de navegao tradicional. A nica diferena que o programa faz as consultas ao "Almanaque Nutico" e resolve o tringulo de posio. O resultado do clculo de uma reta de altura consiste no erro da estimada em milhas (Delta), o Azimute do astro e a direo do Delta - mesma ou contrria ao Azimute. Duas ou mais retas, obtidas para astros diferentes - ou mesmo astro em instantes diferentes - permitem o clculo da Posio Astronmica. Para calcular uma reta de altura para um astro, voc dever informar os seguintes dados: 1) Nome do astro observado. 2) Data, hora e altura instrumental do astro. 3) Posio estimada (Latitude e Longitude). 4) Dados instrumentais do sextante e do relgio.

Como iniciar o programa Navegador light


No palmtop HP 95LX usando o Filer, aponte o arquivo NAV.EXE e tecle [F4]. Este procedimento roda o programa para a tela de 40 colunas e usa a interface grfica do LX. Para os demais modelos de PCs, Notebooks ou Laptops use o comando NAVPC [Enter]. Com este comando, o programa roda para telas de 80 colunas e placas grficas CGA, EGA ou VGA.

Os comandos do programa so ativados pelo menu. O menu aparece pressionando-se a tecla espao. Tecle ESC para fazer o menu desaparecer. Voc pode executar os comandos pressionando diretamente a primeira letra (p.e. DE para Dados Estimada) ou movendo o cursor com as setas e apertando Enter.

Formatos para entrada de dados


1) ngulos. Os ngulos devem ser digitados em graus, minutos e dcimos de minutos, no formato GGG.MMD. A tabela abaixo mostra como digitar alguns exemplos de ngulos:
ngulo Digite

2325.4' 4500.0' 301.0'

23.254[Enter] 45[Enter] 3.01[Enter]

Se os ngulos corresponderem latitude ou longitude, use a seguinte conveno de sinais:


Latitude: Sul: ngulo positivo Norte: ngulo negativo Leste: ngulo negativo

Longitude: Oeste: ngulo positivo

Exemplo: Para Latitude igual a 3326.0' N, digite -33.26

Nota: A conveno de sinais e o formato que deve ser usado aparecem na tela no momento da introduo dos dados, no havendo necessidade de decor-los.

2) Horrios. Os horrios so digitados no formato HH.MMSS. A hora dever ser usada no sistema de 24hs. Assim, 10hs da noite correspondem a 22hs. A tabela abaixo exemplifica como digitar alguns horrios:
Hora 22h15m22s 12h08m00s 5h00m03s Digite 22.1522[Enter] 12.08[Enter] 5.0003[Enter]

3) Data. As datas so introduzidas usando-se o formato DD/MM/AA. Exemplo: Para entrar a data 26/02/1993 digite 26/2/93.

Seqncia de introduo de dados


A seqncia de introduo de dados pode variar, desde que todos os dados necessrios sejam introduzidos antes do clculo da reta de altura (comando Calc Reta). Dados que no mudam de uma leitura para outra no precisam ser redigitados. Os dados so mostrados na tela do computador para conferncia. Seja cuidadoso ao digitar os dados, pois um pequeno erro pode coloc-lo a centenas de milhas da Posio Astronmica correta.

Os dados so gravados em disco quando o programa termina (dados dos instrumentos, posio estimada, leitura do sextante e retas de altura), sendo recarregados automaticamente no prximo uso. A data inicializada pelo relgio interno do micro. O astro inicialmente selecionado sempre o Sol. Os dados necessrios ao clculo de uma reta de altura so: 1) Dados relativos aos instrumentos de medio (comando Dados Instrumentos). Informe: Sextante: Altura do olho (Dip) - Altura, em metros, do olho do navegador quando tomou a leitura com o sextante. Exemplo: Se a leitura foi tomada com o olho do navegador a 2.5 m sobre o nvel do mar digite 2.5[Enter]. Erro instrumental (EI) - O erro instrumental deve ser medido pelo menos uma vez a cada srie de medidas com o sextante, pois seu valor pode flutuar com a temperatura ambiente e manuseio do aparelho. O erro instrumental deve ser digitado em minutos de grau, sendo positivo quando para dentro da escala do sextante e negativo quando para fora. Exemplo: Se o EI for de 6' para fora da escala do sextante digite -6[Enter] Relgio: Fuso horrio - Nmero de fusos horrios at Greenwich. Para a costa brasileira, este valor +3. Na ilha de Trindade e em Fernando de Noronha +2. Locais com longitudes Oeste tem valores do fuso positivos. Longitudes Leste tem fusos negativos. Se voc for usar um relgio com a hora de Greenwich (GMT) nas leituras do sextante, o valor do fuso dever ser ajustado para zero. Exemplo: Para o Hava, o fuso +10. Para o Japo, -9. Erro do relgio - Informe o erro do relgio usado nas leituras do sextante em minutos e segundos. Este valor pode ser obtido comparando a hora do relgio usado nas leituras com sinais horrios, hora do Brasil etc. Use um valor positivo se o relgio estiver adiantado e negativo se atrasado. Exemplo: Se o relgio estiver 1m25s adiantado, digite 1.25 [Enter].

Nota: Embora os microcomputadores tenham um relgio interno, eles so imprecisos. Use um relgio a quartzo de boa qualidade para as leituras das alturas.

2) Posio Estimada (comando Dados Estimada).

A posio estimada consiste na latitude e longitude estimadas. Ao contrrio da navegao pelo mtodo tradicional, aqui no necessrio arredondar a posio estimada para valores inteiros. Assim, voc pode usar a mesma posio estimada para vrios astros. Exemplo: Posio Estimada 3532.0'W 1345.0'N digite:
Longitude: 35.32 Latitude: -13.45

Observe que a latitude Norte digitada como um ngulo negativo. O mesmo vlido para longitudes Este. A preciso da estimativa da posio, embora no influa significativamente no clculo da Posio Astronmica, importante quando usando os comandos Astro Visveis, Astro Qual e Astro Dados. Por esta razo mantenha sempre a Navegao Estimada em dia, anotando as leituras do log do barco e o rumo navegado. Ela pode ser muito til no caso de mal tempo prolongado, quando no possvel fazer a navegao astronmica. 3) Nome do Astro observado. (comando Astro Seleciona). Escolha o nome do astro nas listas de estrelas, planetas ou nas opes Sol e Lua. Na lista de estrelas voc pode procurar uma estrela com as setas do teclado ou atravs da digitao do nome. Tecle Enter quando o cursor estiver sobre a estrela desejada.

Nota: A opo ries* do menu se refere ao primeiro ponto de ries, ou Ponto Vernal, que a origem para a medida da Ascenso Reta dos Astros. Ele foi includo apenas para permitir a obteno do AHG de ries, que aparece tabelado no Almanaque Nutico. No se trata, portanto, de um astro real. Para obter o AHG de ries, use o comando Astro Seleciona ries*, Astro Dados.

4) Data da observao (opo Dados Data) . Entre a data da observao. Use Enter para aceitar a data mostrada ou H para data de hoje (data do micro). Para datas aps o ano 2000, digite o ano completo. Exemplo: Para entrar a data 31/12/1994 digite 31/12/94. 5) Leitura do sextante (opo Dados Leitura). Informe a hora da leitura e a altura instrumental do astro. A hora de leitura poder ser informada tanto em horrio civil (local) como em horrio de Greenwich. Se usando hora de Greenwich, voc deve ajustar o fuso horrio para zero. Se usando a hora local, use o valor do fuso horrio adequado. Exemplo: Altura do astro s 15h12m31s , hora local, igual a 4512.5'. Digite:
Hora: 15.1231 Altura instrumental: 45.125

Observe que a altura informada a instrumental, sem nenhuma correo. No caso do Sol e da Lua, a altura instrumental dever ser relativa ao limbo inferior do astro - a parte mais baixa do astro - conforme ilustrado na figura abaixo.

Tambm a hora deve ser digitada sem correo. O programa far as correes necessrias quando for calcular a reta de altura.

Clculo da reta de altura


Aps a digitao de todos os dados, selecione a opo Calc Reta. O resultado aparecer na forma do erro da estimativa (Delta), direo do erro (mesma ou contrria ao Azimute do astro) e Azimute do astro. O exemplo abaixo mostra um clculo completo de uma reta de altura. Exemplo: Dados da leitura: Data: 20/10/77 Astro: Sol Erro instrumental: 1' para dentro da escala. Altura do olho: 6m. fuso horrio: 3 horas Relgio atrasado 1m30s. Posio Estimada: Lon: 4756.0'W Lat: 2700.0'S Leitura - Hora local: 9h03m06s Altura instrumental: 4637.6' Os resultados com esses dados so: Astro: Sol - 20/10/1977 - 12h04m36s GMT GHA: 456.7' Dec: 1024.0 S LHA: 31700.7' Correo total da altura: +9.8' Altura do sextante corrigida: 4647.4' Altura calculada: 4618.2' Os resultados referentes reta de altura, usados para plotar a reta, so: Erro da estimada : 29.2 milhas nuticas na direo do astro.

Azimute do astro: 76

Nota: Algumas vezes pode ocorrer da hora GMT resultar maior que 24h. Por exemplo, s 23h no Brasil so 26h GMT. Isto, claro, significa que em Greenwich j so 2h do dia seguinte. Navegador light usa a hora calculada sem fazer a mudana de dia. Do ponto de vista dos clculos astronmicos os dois procedimentos so equivalentes. No estranhe, portanto, se encontrar uma hora GMT superior a 24h.

Clculo da Posio Astronmica


Se os dados estiverem corretos e os resultados forem compatveis com o esperado, salve a reta com o comando Retas Salva. Repita ento o procedimento de clculo de retas de altura para outros astros. Voc pode salvar at 5 retas de altura de cada vez. Tendo salvo duas ou mais retas, voc pode obter a Posio Astronmica atravs do comando Calc Pos
astronmica.

A Posio Astronmica (PA) calculada determinando todos os cruzamentos das retas de altura salvas e tirando as mdias das latitudes e longitudes destes cruzamentos. Exemplo: Calculando retas de altura para 3 astros obtivemos os seguintes resultados. Qual a posio astronmica?
Reta 1 2 3 Lat.Est Lon.Est. Erro da Estimada (Delta) 10.3MN -10.0MN -6.2MN Az do astro 280 73 157

2324.5'S 4641.5'W 2324.5'S 4641.5'W 2324.5'S 4641.5'W

Para inserir as retas manualmente, use o comando Retas Edita Manual. No caso de retas calculadas pelo programa, voc pode salvar usando o comando Retas Salva. Inserindo as retas e usando o comando Calc Pos astronom teremos o resultado:

Teclando C, teremos a lista dos cruzamentos entre as retas. O comando D lista as distncias da Posio Astronmica aos cruzamentos das retas de altura. Verifique sempre se algum

dos cruzamentos est a uma distncia muito grande da PA, indicando provavelmente uma reta com erro. Tecle M para desenhar o mapa das retas.

Mapa da Posio Astronmica


O mapa da Posio Astronmica de Navegador light simplificado, servindo apenas como referncia. Ele no inclui nenhum acidente geogrfico e uma projeo do tipo Mercator. O crculo central aponta a Posio Astronmica. As retas de altura podem ser identificadas por seus nmeros. As retas pontilhadas unem a posio estimada com as retas de altura, na direo dos Azimutes. Os paralelos e meridianos mais prximos so indicados por retas horizontais e verticais. Cada tick na escala (a direita e abaixo) corresponde a 10' (10 milhas se na escala vertical ).

Os seguintes comandos podem ser usados no mapa: Tecla Funo + Zoom para perto. - Zoom para longe. R Desenha/apaga retas de altura. W Desenha/apaga waypoints (ver captulo 3) U Une waypoints por retas. Setinhas Move mapa de 1 na direo especificada. PgUp e PgDn Move mapa de 5.

Home retorna para a posio inicial. Esc retorna pagina anterior

Desvios no clculo da Posio Astronmica


Eventualmente uma das Retas de Altura pode prejudicar o clculo da Posio Astronmica (PA). Isto pode ocorrer por dois motivos: 1) Erro em uma Reta de Altura - Erros em Retas de Altura podem ser devidos a erro na leitura do sextante ou do relgio, erro de anotao, erro de aferio dos instrumentos, digitao incorreta de dados ou identificao errada do astro. Se a PA foi calculada com 4 ou 5 retas, esse tipo de erro se torna evidente quando observamos o mapa. No mapa que segue, a reta 4 est aparentemente errada, pois est distante dos cruzamentos das retas 1, 2 e 3. Isto est deslocando a PA calculada para o Sul.

Para corrigir esse erro podemos apagar a reta 4. Para apagar uma reta use o comando Retas
Edita Deleta.

Se preferir no apagar a reta, voc pode desselecion-la do clculo da PA. Use o comando Retas Edita Sel/Desselec. Na lista de retas, as retas selecionadas aparecem com um asterstico * ao lado do nmero. No mapa, as retas desselecionadas so pontilhadas. Recalculando a PA com a reta 4 desselecionada, teremos seguinte mapa:

Observe que a PA se deslocou para o centro do tringulo formado pelas retas 1, 2 e 3, conforme esperado. 2) Duas Retas de Altura com inclinaes semelhantes- Se duas retas de altura tem inclinaes semelhantes (ngulo entre elas inferior a 15), o seu cruzamento tender a ser longe dos cruzamentos das outras retas. Isto pode afetar negativamente o clculo da PA. Na figura abaixo, as retas 3 e 4 tem inclinaes muito prximas. O cruzamento destas retas est deslocando a PA para Oeste. O comando ngulos do menu da Posio Astronmica lista os ngulos entre as retas. Caso ocorram retas com inclinaes semelhantes, apague ou desselecione uma delas retas e recalcule a PA.

No caso de clculo de PA com apenas duas retas, desconfie do resultado se o ngulo entre as retas for inferior a 30. Um nmero maior de retas (3, 4 ou 5 ) sempre prefervel. A opo Retas do menu permite que voc salve, apague, edite, insira manualmente ou plote o mapa das retas de altura. Antes de calcular uma nova Posio Astronmica, use a opo Retas Edita Zera lista para apagar todas as retas antigas. Para retornar tecle ESC.

Os crepsculos
Durante o dia, apenas o Sol e a Lua podem ser observados. No caso de estrelas e planetas, os melhores momentos para observao so os crepsculos (antes do nascer e depois do pr do Sol) quando est suficientemente escuro para se ver estes astros e suficientemente claro para se ver o horizonte.

Os crepsculos civis correspondem aos momentos, de manh e tarde, em que o Sol se encontra a uma altura de 6 abaixo do horizonte. Estes so considerados os melhores momentos para a tomada das alturas de estrelas e planetas. Eles ocorrem aproximadamente 30 minutos antes do nascer e depois do pr do Sol, variando este tempo com as condies atmosfricas e latitude. Navegador light fornece os instantes do nascer, passagem meridiana e ocaso de qualquer astro. No caso do Sol so tambm mostrados os crepsculos civis matutinos e vespertinos. Para obter estes horrios na posio estimada, selecione o Sol usando Astro Seleciona Sol e use o comando Astro Dados. Comece as suas observaes pelo menos uns 10 minutos antes destes horrios. Na tela a seguir temos os dados do Sol, 10/3/93, 14h40m21s horrio local (fuso=3), na posio 4641.5'W, 2324.5'S.

Nota: Os horrios do nascer, pr, passagem meridiana e crepsculos so apresentados sem a correo relativa ao erro do relgio. Trata-se, portanto, do horrio local exato.

A Preparao do Cu
Achar uma estrela com a luneta do sextante pode ser difcil. Isto por que a luneta focaliza o astro indiretamente atravs do sistema de espelhos do aparelho. O balano do barco tambm no ajuda nada. Uma alternativa usar o sextante de ponta-cabea, apontando a luneta diretamente para a estrela e trazendo o horizonte com o brao do sextante. Uma alternativa melhor a Preparao do Cu. A Preparao do Cu consiste no clculo prvio das Alturas e Azimutes dos astros que sero observados. Ela feita antes do incio das observaes. Navegador light faz a preparao do cu automaticamente, fornecendo uma lista dos astros visveis. Para obter esta lista, digite a posio estimada. Selecione a opo Astro Visveis. Digite a hora local prevista para as observaes - a do crepsculo por exemplo. No caso de preparao na vspera, no se esquea de ajustar tambm a data para o dia seguinte. O programa fornecer a lista dos astros que estaro visveis na data e horrio especificados, na Posio Estimada, dando a altura calculada (Hc) e Azimute (Az) para cada astro. um comando que exige muitos clculos, sendo um pouco demorado.

Navegador light considera visvel qualquer astro com altura positiva. Isto nem sempre verdadeiro. Alm do problema bvio do cu encoberto por nuvens; as estrelas no podem ser vistas durante o dia pois so ofuscadas pela luminosidade maior do Sol. Tambm os planetas e a Lua, no tendo luz prpria, dependem de uma posio favorvel em relao ao Sol para serem visveis, mesmo que tenham altura positiva. o caso da Lua nova, que embora esteja alta durante o dia, no pode ser avistada por estar com a face escura voltada para a Terra.

A tela acima mostra a lista de astros visveis para o crepsculo civil matutino do dia 10/3/93 (5h44m local). Para ver os demais astros, use as setas do teclado. Observe que alturas calculadas so sem as correes instrumentais. Tecle ESC para retornar. Escolha os astros com os quais voc tenha maior familiaridade. D preferncia a astros cujas alturas estejam entre 15 e 65, e que tenham Azimutes separados por ngulos superiores a 30 para no obter retas de altura quase paralelas. Anote os valores dos astros escolhidos em um papel. J no convs do barco, ajuste a altura no sextante; e, com o auxlio de uma alidade, aponte o sextante para o Azimute aproximado do astro (no se esquea de descontar o desvio da agulha). Se tudo foi feito corretamente o astro dever estar no campo de viso da luneta. Ajuste ento o sextante para obter a leitura da altura instrumental. Caso voc tome a altura de um astro desconhecido (estrela ou planeta), digite a leitura, a posio estimada e use o comando Astro Qual. O programa mostrar a lista dos astros que tem alturas prximas especificada (mais ou menos 1). O astro desconhecido pode ento ser identificado pelo Azimute. Isto, claro, funciona s para os astros usados pelo programa, que so os mais brilhantes.

Latitude pela meridiana


A passagem meridiana de um astro o momento em que a sua Posio Geogrfica cruza o meridiano do observador. Neste momento, o astro atinge a altura mxima, iniciando ento o movimento descendente. No caso do Sol, ela ocorre por volta do meio dia legal, variando mais ou menos 15 minutos de acordo com a poca do ano.

Como na passagem meridiana, a PG do astro est sobre o meridiano do observador, uma reta de altura obtida neste instante perpendicular a este meridiano, ou seja, tem latitude constante. Deste modo, a latitude da Posio Astronmica pode ser determinada com uma s reta de altura. A passagem meridiana portanto um momento muito propcio para obteno da latitude. Durante a passagem meridiana o astro passa do movimento ascendente para descendente e a sua altura permanece quase inalterada por alguns instantes. Deste modo fica mais fcil obter uma leitura precisa com o sextante. Tambm o erro decorrente de impreciso na hora do relgio minimizado. Navegador light fornece o horrio da passagem meridiana para qualquer astro atravs do comando Astro Dados.

Posio astronmica pela meridiana do Sol


A posio astronmica pode ser determinada pela passagem meridiana do Sol. Este o nico caso em que uma s leitura de um astro fornece a Posio Astronmica. Para fazer esta determinao, comece a anotar as alturas do Sol, uma a cada minuto, uns 15 minutos antes do horrio previsto para a passagem meridiana. Durante a passagem, anote o valor mximo da altura. Aps a passagem, continue observando o Sol. Quando ele passar por uma altura igual a uma altura obtida uns 15 minutos antes da passagem, anote este horrio. O horrio da passagem a mdia dos dois. Com o comando Dados Leitura, informe o horrio da passagem e a altura mxima do Sol. Para calcular a PA, use Astro Seleciona Sol, Calc Meridiana. Exemplo: Data: 9/7/93 fuso horrio = 3. relgio adiantado 1m30s. Erro instrumental 5' para dentro da escala. Altura do olho 2.0 m. leitura s 11h53m00s = 3205' altura mxima observada 3213' (na direo Norte) leitura s 12h24m50s = 3205' (a mesma altura das 11h53m00s). O horrio da passagem a mdia entre 11h53m00s e 12h24m50s, ou 12h08m55s. Introduzimos como leitura os valores 12h08m55s e 3213'. Usando Calc Meridiana temos a posio 4533.0'W, 3521.6'S (Sol ao Norte) A Longitude obtida por este mtodo tem preciso menor que pelo mtodo das retas de altura. No necessria a especificao de posio estimada para este comando.

Transporte de retas
possvel obter a posio astronmica usando duas retas de altura de um mesmo astro (o Sol por exemplo). Isto feito tomando retas de altura em instantes diferentes. Estas medidas devem estar separadas por vrias horas. Se estivermos andando, nossa posio ter mudado quando formos tomar a segunda medida. Teremos ento que deslocar a primeira reta usando uma estimativa da distncia percorrida no perodo entre as duas observaes. Para transportar retas com Navegador light use o comando Retas Transportaa. Informe a velocidade em ns, o rumo verdadeiro e o tempo de navegao. O transporte da reta feito pela alterao da posio estimada desta reta. Exemplo: Reta 1 medida s 8h10m, reta 2 medida s 12h15m. Rumo = 275. Velocidade mdia = 5.5 ns. Dados da Reta 1: Pos.Est.: 4641.5'W, 2324.5'S Delta = 10.3 MN Az = 275 Soluo: Neste caso, o tempo de navegao entre os instantes 1 e 2 4h05m. Para transportar a reta 1 usamos o comando Reta Transporta. Digite:
Velocidade: 5.5 Rumo verdadeiro: 275 Tempo : 4.05

A posio Astronmica obtida com essas duas retas ser para o instante 2 (12h15m). A reta 1 transportada ficar : Pos.Est.: 4705.9'W, 2322.5'S Delta = 10.3MN Az = 275 Se preferir introduzir a distncia percorrida ao invs da velocidade e tempo, use o tempo igual a uma hora e velocidade igual distncia percorrida.

Treinamento em navegao astronmica


Se voc vive longe do mar e deseja treinar navegao astronmica, vai encontrar a dificuldade de no ter um horizonte de mar para tomar as alturas dos astros. Neste caso voc pode usar um horizonte artificial. Para fazer um horizonte artificial, pegue uma vasilha grande ou forma rasa - tipo de pizza de preferncia com fundo escuro. Coloque-a sobre uma superfcie plana e ponha gua. A medida da altura ser feita fazendo a imagem direta do astro sobrepor o seu reflexo na

gua. O horizonte artificial s dever ser usado quando no houver vento. A superfcie de uma piscina pode tambm ser usada desde que no haja nenhum vento.

O ngulo medido no sextante, como podemos ver na figura, ser igual a duas vezes a altura do astro. Como Navegador light faz algumas correes na altura instrumental automaticamente, voc dever proceder da seguinte forma para obter resultados corretos usando um horizonte artificial. 1) Ajuste a altura do olho em Navegador light para zero. 2) Ajuste o erro instrumental em Navegador light para um valor igual ao semidimetro do astro. Use o valor aproximado de +16' para o Sol e Lua e zero para planetas e estrelas. 3) Aponte o sextante para a vasilha e faa a medida do ngulo entre o astro e seu reflexo, fazendo-os sobrepor perfeitamente. Anote a hora precisa da observao. 4) Desconte o erro instrumental do sextante do ngulo medido (some se o erro for para fora da escala do sextante e subtraia se for para dentro). 5) Divida o ngulo resultante por dois para obter a altura (lembre-se que 1 = 60' ). 6) Introduza a hora da observao e a altura calculada no item 5 usando o comando Dados Leitura. Proceda ento o clculo da reta de altura normalmente. Como os sextantes medem ngulos at 120, voc s poder, por este mtodo, calcular retas para astros com alturas at 60. Embora este mtodo est sujeito a um pequeno desvio devido a acelerao de Coriolis sobre a superfcie da gua, pode ser usado para fins didticos.

Anotao das observaes


A tabela a seguir d uma sugesto de como organizar a observao das alturas dos astros. Na pgina seguinte h uma tabela igual em branco. Faa vrias cpias desta tabela e use para as suas anotaes. A observao das alturas dos astros mais fcil se feita por duas pessoas: uma maneja o sextante e a outra l o relgio e faz as anotaes. Exemplo de anotao de alturas: Data: ___ / ___ / ___

Posio Estimada Lon: ____________ Lat:____________ Hora do Crepsculo: _____ : _____ Erro instrumental em minutos ( negativo se p/ fora da escala ): _______ Erro do relgio (mm:ss): __________ fuso horrio (horas):_________
Astro # 1 2 3 4 5 Nome Preparao do Cu Alt. prev. Az. prev. Observao Hora Altura Hi Resultados Delta Dir Azim.

Pos. Astronmica. para ____ retas : Lon: ____________ Lat:____________ O cabealho traz informaes gerais sobre a observao (Data, Pos. Estimada, etc). Na coluna Astro da tabela coloque os nomes dos astros observados. As colunas da Preparao do Cu so usadas para anotar as previses de Altura e Azimute para cada astro na hora da observao (p.e. do crepsculo). Preencha estas colunas com os dados obtidos usando o comando Astros Visveis de Navegador light. As colunas da Observao so para anotao da Altura Instrumental. Anote tambm a hora precisa de cada observao. As colunas de Resultados servem para anotao dos resultados obtidos no clculo das retas de altura. Delta o erro da Posio Estimada em milhas. Dir a direo do erro (use M para mesma do astro e C para contrria do astro). Guarde as Folhas de Anotao usadas. Elas servem como documentao da sua navegao.

Folha de Anotao de Observao Astronmica

Para uso com o programa Navegador light Data: ___ / ___ / ___ Posio Estimada: Lon: ____________ Lat:____________ Hora do Crepsculo: _____ : _____ Erro instrumental em minutos ( negativo se p/ fora da escala ): _______ Erro do relgio (mm:ss): __________ fuso horrio (horas):_________ Rumo Verdadeiro: ____________ Velocidade: __________ ns Log: _______________
Astro # 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Nome Preparao do Cu H prev. Az. prev. Observao Hora H inst Reta de altura Delta Dir Azim.

Posio Astronmica para ____ retas : Lon: ____________ Lat:____________

Captulo 3 - Waypoints e Navegao de Grande Crculo


"Comece do comeo, e prossiga at chegar ao fim: ento pare." Rei de Copas em Alice no pas das maravilhas

Alm da navegao astronmica, Navegador light oferece alguns recursos para auxili-lo no planejamento e acompanhamento de um percurso de navegao: os waypoints e a Navegao de Grande Crculo.

Navegao de Grande Crculo


A superfcie da Terra esfrica, enquanto que as Cartas Nuticas so representaes planas. Assim, necessrio que seja feita uma projeo da Terra em um plano para obter a Carta. Existem vrios tipos de projeo e todos apresentam aspectos positivos e negativos.

A projeo mais conhecida, usada na navegao costeira, a de Mercator. Neste tipo de projeo, os Meridianos da Terra so representados por retas paralelas. As retas, nestas cartas, tem rumo constante. Prticas para pequenos percursos, as projees de Mercator tem um inconveniente. Nestas projees, a representao da menor distncia entre dois pontos no uma reta e sim uma curva! Para pequenas distncias, a diferena pequena. Para distncias mais longas (acima de 500 milhas) porm, as projees de Mercator so inadequadas para determinao do percurso mais curto. Devemos ento usar as Linhas de Grande Crculo. Linha de Grande Crculo (ou LGC) toda a linha que est contida num plano que passa pelo centro da Terra, como a linha AB da figura.

O menor percurso entre dois pontos na superfcie da Terra sempre a Linha de Grande Crculo que passa por estes pontos. Nas projees de Mercator as nicas retas que representam LGCs so os meridianos e o Equador. Todas as demais LGCs so representadas por curvas. Uma LGC tem rumo varivel. Tomemos, por exemplo, o percurso entre Buenos Aires (5820'W, 3425'S) e Cidade do Cabo (1820'E, 3410'S). As duas cidades tem quase a mesma latitude. Assim, o rumo "reto" entre os dois pontos em uma projeo de Mercator seria 90 (rumo leste) e a distncia de 3813 milhas. A Linha de Grande Crculo entre as duas cidades tem rumo inicial 114 (Leste-Sudeste) e distncia de 3699 milhas, um percurso 114 milhas mais curto. Observe a diferena de 24 entre o rumo reto da carta de Mercator e o rumo inicial da LGC. Nas proximidades da Cidade do Cabo, o rumo da mesma LGC 66 (LesteNordeste). Em latitudes maiores essa diferena ainda mais pronunciada.

Na navegao tradicional, a determinao dos rumos de uma LGC feita com o auxlio das projees Gnomnicas, tipo de carta nutica onde estas linhas so retas. Uma outra maneira de determinar os rumos de uma Linha de Grande Crculo usando as equaes da trigonometria esfrica. Esta a tcnica usada por Navegador light.

Rumos e Distncias reais usando Navegao de Grande Crculo

Navegador light permite que voc calcule a distncia real e o rumo inicial de qualquer trecho de navegao usando a LGC. O trecho pode ter desde poucas milhas at milhares de milhas. Para fazer este clculo, use o comando Calc Trecho. Especifique os pontos Inicial e final do percurso. O rumo inicial e a distncia real sero mostrados na tela juntamente com os pontos. Os pontos inicial e final podem ser introduzidos manualmente; pela escolha da posio astronmica calculada ou pela seleo de um waypoint (os waypoints sero explicados a seguir). Observe que a medida que um trecho longo vai sendo percorrido, o rumo vai mudando. Por este motivo, trechos longos devem ser divididos em partes menores.

Waypoints
Todo percurso de navegao pode ser dividido em trechos ou etapas. O ponto onde termina um trecho e comea o prximo conhecido como waypoint do trecho. Este termo foi popularizado pelo seu uso em aparelhos de navegao tipo GPS. Na figura que segue temos um percurso entre os pontos A e B que foi dividido em 5 trechos. Os waypoints destes trechos so os pontos 1, 2, 3, 4 e B, respectivamente.

Um waypoint se caracteriza por um nome (ou nmero) e pelas coordenadas (Latitude e Longitude). O objetivo do navegador em cada trecho da viagem atingir o waypoint. A escolha dos waypoints faz parte do planejamento de um percurso. Navegador light permite a especificao de at 100 waypoints. Os seguintes fatores influenciam na seleo dos waypoints:

Acidentes geogrficos e reas rasas. Ventos e correntes predominantes. Rotas de navios e reas restritas navegao. reas com gelo, tempestades frequentes ou neblina. Linhas de Grande Crculo (a rota mais curta).

Trechos longos devem ser divididos em partes menores especificando waypoints intermedirios.

Para inserir um waypoint novo, use o comando Waypts Insere. Especifique o nome (ou nmero, se preferir) e as coordenadas. Um waypoint pode ser inserido no meio da lista ou no fim. A ordem importante para uso do comando "U", que une os waypoints por retas no mapa. Voc pode ainda Listar, Deletar e Editar os waypoints usando os comandos correspondentes do menu de WayPts. O comando Waypts Mapa desenha o mapa dos waypoints. Pressionando U, o programa une os waypoints por retas na ordem em que foram especificados. Os waypoints com nomes iniciados por '*' no so unidos. Use esta conveno para especificar waypoints que no fazem parte do percurso. Os waypoints podem tambm ser usados como ponto inicial e/ou final no clculo do rumo e da distncia relativa a um trecho, usando comando Calc Trecho. Aps cada clculo de posio astronmica, interessante que o navegador proceda o ajuste do rumo do barco e o clculo da distncia para o trmino do trecho. Isto tambm feito com o comando Calc Trecho, usando a posio astronmica como ponto inicial e o waypoint do trecho como ponto final. A seguir esto listados alguns waypoints com coordenadas aproximadas para uso em exerccios:
Rio de Janeiro 4310'W 2255'S Santos 4620'W 2400'S Florianpolis 4835'W 2735'S Cabo Frio 4200'W 2302'S Salvador 3830'W 1300'S I. Trindade 2920'W 2030'S F. Noronha 3225'W 351'S Miami 8015'W 2545'N P.Stanley 5750'W 5140'S Mar del Plata 5735'W 3800'S C. Horn 6710'W 5600'S

Exemplo: Calcule o trecho de Santos Port Stanley (ilhas Malvinas): Usando o comando Calc Trecho com ponto inicial 4620'W, 2400'S e final 5750'W, 5140'S temos o rumo inicial de 195 (rumo verdadeiro) e distncia de 1742 milhas.

Captulo 4 - Identificao dos astros


"Era uma estrelinha assim, branquinha..."

O Sol e a Lua so velhos conhecidos de todos ns. A identificao de estrelas e planetas requer algum treinamento. Procure se familiarizar com um grupo de estrelas de cada vez.

Com o tempo voc vai aprender a identificar as constelaes e nelas as estrelas usadas na navegao. Navegador light permite a navegao usando 4 planetas - Vnus, Jpiter, Saturno e Marte e 59 estrelas. As estrelas usadas pelo programa so aquelas de maior brilho. Abaixo est uma lista destas estrelas e as constelaes em que elas se encontram. A lista est ordenada por brilho decrescente, sendo Sirius a mais brilhante seguida de Canopus e assim por diante.
Estrela Sirius Canopus Rigil Kent Vega Capella Betelgeuse Arcturus Rigel Procyon Achernar Hadar Altair Aldebaran Acrux Antares Pollux Spica Fomalhaut Deneb Regulus Gacrux Bellatrix Shaula Miaplacides Constelao Co Maior Carina Centauro Lira Auriga Orion Boieiro Orion Co Menor Eridano Centauro guia Touro Cruzeiro do Sul Escorpio Gmeos Virgem Peixe Austral Cisne Leo Cruzeiro do Sul Orion Escorpio Carina (Falsa Cruz)

Outras estrelas (tambm ordenadas por brilhos decrescentes): Adhara ,Alioth, Avior, Alnilam, Elnath, Atria, Mirfak, Alkaid, Castor, Dubhe, Kaus Austr., Nunki, Rosalhague, Peacock, Al Na'ir, Alphard, Alpheratz, Diphda, Hamal, Kochab, Suhail, Denebola, Menkent, Alphecca, Ankaa, Eltanin, Enif, Schedar, Markab, Sabik, Gienah, Menkar, Zubenelgen, Acamar, Albireo. Uma maneira conveniente de identificar as estrelas usar uma carta celeste, como a Carta Celeste do Brasil (Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro - Ed. Francisco Alves). As cartas celestes so projees do cu centradas nos polos celestes - Norte ou Sul. Infelizmente apenas as estrelas muito brilhantes aparecem com os nomes na Carta Celeste. Os planetas se movem lentamente durante o ano sobre a Eclptica, passando pelas constelaes do Zodaco. Para determinar a posio de um planeta na Eclptica, basta obter sua Ascenso Reta usando os comandos Astro Seleciona Planeta, Astro Dados. A carta celeste tem uma escala de Ascenso Reta em horas. Os planetas so de modo geral

mais brilhantes que as estrelas, sendo fceis de serem identificados uma vez sabida a sua posio. Vnus o mais brilhante e orbita sempre prximo ao Sol, sendo visvel apenas nos crepsculos. Jpiter tambm um planeta bem brilhante. Pela Preparao do Cu voc pode descobrir quais os planetas mais bem posicionados para observao.

Algumas Constelaes
O Polo Celeste, como j vimos, o ponto fixo do cu em torno do qual giram os astros. Na figura que segue podemos ver como se moveriam dois astros em torno de um Polo ao longo de algumas horas.

De qualquer posio na Terra, poderemos avistar apenas um dos Polos Celestes. Olhando para o cu no hemisfrio Sul, voc ver o Polo Sul Celeste na direo Sul, a uma altura igual sua latitude. Se voc est a uma latitude de 35S por exemplo, o Polo Sul Celeste estar na direo Sul, a uma altura de 35. Uma constelao muito conhecida que est prxima ao Polo Sul o Cruzeiro do Sul. A parte maior da cruz aponta aproximadamente para o Polo Sul Celeste. Gacrux a estrela do Cruzeiro mais afastada do Polo Sul e Acrux a mais prxima. Formando um alinhamento com Gacrux esto as duas estrelas mais brilhantes da constelao do Centauro: Hadar e Rigil Kentauro.

Estas estrelas so muito boas para a navegao no hemisfrio Sul pois so quase sempre visveis. Outro grupo de estrelas de fcil identificao Orion. Orion est situado sobre o Equador Celeste, sendo visvel de praticamente toda a Terra no incio e fim do ano. No seu centro esto as Trs Marias. A Maria "do meio" chamada Alnilam. Em torno delas esto Rigel, Betelgeuse e Bellatrix.

Betelgeuse uma estrela do tipo supergigante vermelha. Seu dimetro 300 vezes superior ao do Sol e est a 400 anos luz da Terra. Seu brilho varivel. A sua colorao avermelhada se deve temperatura relativamente baixa de sua superfcie (cerca de 3000K). Rigel, a outra estrela forte de Orion, tem cor branco-azulada. Rigel, na verdade uma estrela dupla. Sua companheira, contudo, s pode ser vista com telescpio. Na constelao de Co maior, prxima a Orion; est Sirius, a estrela mais brilhante de todo o cu. O grande brilho de Sirius se deve ao fato de ela emitir 20 vezes mais luz que o Sol e estar relativamente prxima Terra (cerca de 9 anos luz). De fato, Sirius duas vezes mais brilhante que a segunda estrela mais brilhante, Canopus. Sirius branca.

Escorpio tambm uma constelao de formato peculiar e fcil reconhecimento. Ela se situa no hemisfrio Sul celeste. Antares a estrela mais brilhante desta constelao, tendo colorao visivelmente avermelhada. Shaula fica no outro extremo do escorpio.

No hemisfrio Norte talvez o grupo de estrelas de mais fcil localizao seja Ursa Maior. Esta constelao, com estrelas de brilho mdio (segunda magnitude) tem o formato de uma panela. Alioth e Dubhe so duas estrelas que podem ser usadas na navegao com Navegador light. O alinhamento de Dubhe e Merak aponta para a estrela Polaris, prxima ao Polo Norte Celeste.

Outra constelao do hemisfrio Norte Cygnus, ou Cisne. Apesar do nome, Cisne melhor descrita como uma cruz e popularmente conhecida como a Cruz do Norte. Deneb e Albireo so estrelas desta constelao.

Estas so apenas algumas das estrelas. Para identificar as demais, gaste algum tempo observando o cu com a Carta Celeste nas mos. Se tiver dvida sobre o nome de alguma estrela brilhante, leia a altura com o sextante e use o comando Astro Qual para ajudar a identific-la. Gradativamente voc vai se familiarizar com elas. No necessrio, claro, conhecer todas as 59 estrelas. Navegao pelos astros no nenhum bicho de sete cabeas. Suprimida a parte cansativa dos clculos e das tabelas, ela pode se tornar uma atividade bastante agradvel e divertida.

Exerccios propostos
1- No dia 26 de julho de 1993 com o relgio marcando 13h15m22s hora local, um navegador tira a altura do Sol com o sextante, obtendo o valor instrumental 5558'. A posio estimada 2419'W, 4819'N. Calcule a reta de altura sabendo ainda que: fuso horrio +2 horas, relgio 1m30s adiantado, altura do olho 2.5 m, erro instrumental 5' para dentro da escala do sextante. 2- Quais os horrios dos crepsculos civis e da passagem meridiana do Sol na posio 2910'W 2230'S, no dia 15/01/94 ? (fuso horrio = +2 horas, relgio exato). 3- Com os mesmos dados do exerccio 2, no horrio do crepsculo matutino, quais as alturas calculadas e azimutes de Acrux, Jpiter, Antares e Arcturus ? 4- Em 4 de outubro de 1995, aps um perodo sem tirar a posio astronmica, um navegador tira as seguintes leituras no crepsculo vespertino:

Estrela GMT Altura Instrumental Mirfak 18h46m00s 1937.5' Altair 18h46m35s 4750.0' Arcturus 18h47m00s 2644.0' A posio pela navegao estimada 930'W 5011' N. Fuso horrio=0 (usando GMT), relgio 1m12s atrasado, altura do olho 2.0 m, erro instrumental 3' para fora da escala. Qual a posio astronmica e qual o erro da posio estimada ? 5- No dia 10/7/1997, posio estimada 3530.0'W 1300.0'S, um navegador tira a altura do Sol s 8h12m15s (hora local, fuso horrio +2 horas) obtendo 1815'. Navega ento por algumas horas a 5.5 ns no rumo 195V. s 12h42m15s tira uma segunda altura instrumental do Sol obtendo 5433'. Qual a posio astronmica no horrio da segunda medida, sabendo que: altura do olho 3.0m, erro instrumental 3' para dentro da escala e relgio 30s adiantado ? 6- Estando na posio 4521'W 2346'S no dia 21 de julho de 2010, um navegador tira a altura de uma estrela brilhante s 18h00m00s horrio local obtendo o valor instrumental 7530'. Sabendo que o azimute aproximado 330, que estrela essa ? (relgio exato, altura do olho = 2m, Erro instrumental = 0, fuso=3) 7- Qual a distncia e o rumo inicial do percurso entre Cabo Frio (4200'W 2302'S) e a Ilha de Trindade (2920'W 2030'S) ? Respostas aos exerccios propostos: 1- Delta=18.5 MN na direo do astro. Azimute = 220 (rumo verdadeiro). Lembre-se que a latitude Norte negativa. 2- Crepsculo matutino s 5h01m, crepsculo vespertino s 19h11m, passagem meridiana 12h06m05s (horrios locais). 3- Alturas calculadas s 5h01m local (use o comando Astros Visveis). Acrux Hc=4920.8' Az=183 Jpiter Hc=6114.1' Az=78 Antares Hc=3840.3' Az=107 Arcturus Hc=4230.1' Az=30 4- Posio astronmica 1008.1'W, 4939.8'N. Erro da posio estimada (usando o comando Calcula Trecho) = 39.7 MN.

5- Use Retas Transporta na reta 1. A posio astronmica s 12h42m15s 3538.1'W, 1257.2'S. 6- Spica (use o comando Astro Qual). 7- 721.7 MN, rumo 80V.

Bibliografia
Navegao Astronmica, Geraldo L.M. de Barros (Edies Martimas) - Texto completo e abrangente sobre navegao astronmica e salvatagem. Ideal para quem deseja aprender a navegao astronmica tradicional para obter a carta de capito amador. Ocean Yachtmaster - Celestial Navigation, Pat Langley-Price e Philip Ouvry (Adlard Coles Nautical) Davis Master Sextant - How to find your position with the master sextant - Este pequeno manual que vem com os sextantes Davis ensina a ajustar o sextante e obter a posio pelo mtodo da passagem meridiana. Este mtodo pode ser muito til em emergncias, pela sua simplicidade. Carta Celeste do Brasil - Ronaldo Rogrio de Freitas Mouro (Ed. Francisco Alves) Carta para identificao das estrelas. Traz os nomes das estrelas mais brilhantes e das constelaes. The Monthly Sky Guide - I. Ridpath, W. Tirion (Cambridge University Press).

Glossrio
A seguir esto definidos alguns termos usados neste manual: Altura do astro ( H ) - ngulo vertical formado entre o horizonte e o astro. Altura calculada ( Hc ) - Altura calculada do astro na posio estimada. Altura corrigida ( Hcorr ) - Altura resultante da aplicao de correes na Altura instrumental. Altura instrumental ( Hi ) - Altura obtida na leitura do sextante, antes das correes. ngulo Horrio em Greenwich (AHG ) - Longitude da Posio Geogrfica de um astro. Ano luz - Medida de distncia usada na astronomia. Corresponde distncia percorrida pela luz no vcuo no perodo de um ano (aproximadamente 9.467.280.000.000 Km). A

estrela mais prxima da Terra, Alfa Centauro, fica a 4.3 anos luz. O Sol fica a 8 minutosluz e a Lua a pouco mais de 1 segundo-luz. Ascenso Reta (AR) - ngulo entre o meridiano do ponto vernal e o meridiano do astro, na direo Leste-Oeste. A Ascenso Reta Versa (ARV ou SHA), listada no Almanaque Nutico para as estrelas pode ser calculada pela frmula ARV = 360 - AR em graus. AR normalmente expressa em horas. Azimute do astro (Az) - ngulo horizontal formado entre o Norte verdadeiro e a direo da Posio Geogrfica de um astro. o rumo verdadeiro da PG do astro. Crepsculo civil - Horrios antes do nascer e depois do ocaso do Sol, quando este se encontra a uma altura de 6 abaixo do horizonte. So os horrios ideais para medida da altura das estrelas e planetas, pois as estrelas e o horizonte esto visveis ao mesmo tempo. Correes instrumentais - Correes aplicadas altura instrumental para obter a altura corrigida. So elas: Erro instrumental, Altura do olho, Refrao, Paralaxe da altura e Semidimetro do astro. Declinao (d)- Latitude de um astro na Esfera Celeste. Distncia Zenital - Distncia, na superfcie da Terra, entre a Posio Geogrfica de um astro e o Znite do observador. Eclptica - Trajetria que o Sol, a Lua e os planetas descrevem na Esfera Celeste. Esfera Celeste - Esfera imaginria que suporta os astros. Esta centrada no centro da Terra e d uma volta a cada 24 horas. GMT - (Greenwich Meridian Time) - Horrio no meridiano de Greenwich, na Inglaterra. GPS - (Global Positioning System) - Sistema de navegao por satlites baseado em sinais de rdio sincronizados emitidos por satlites. Na verso civil, d preciso de 0.1 milhas. Latitude - Distncia, medida em graus, a partir do equador terrestre at o paralelo do observador, na direo Norte-Sul. A latitude pode ser N ou S. Limbo inferior - Corresponde a parte mais baixa do Sol e da Lua. A leitura do sextante usando o Limbo Inferior corresponde medida obtida fazendo a parte inferior do astro tocar o horizonte. Linha de Grande Crculo (LGC) - Linha na superfcie da Terra contida em um plano que passa pelo centro da Terra. As LGCs so o caminho mais curto entre dois pontos. Longitude - ngulo formado entre o meridiano de Greenwich na Inglaterra e o meridiano do observador, na direo Leste-Oeste. A longitude pode ser E ou W.

Mercator - Tipo de projeo plana usado em cartas nuticas onde os meridianos so paralelos e 1 milha na direo NS = 1 milha na direo WE. Passagem meridiana - o horrio em que o astro atinge a altura mxima. No caso do Sol, ela ocorre em torno do meio dia. A passagem meridiana o horrio ideal para obteno da latitude, pois uma reta de altura obtida neste horrio perpendicular ao meridiano do observador (Latitude constante). Posio Astronmica (PA) - Posio do navegador. o resultado que pretendemos determinar pela navegao astronmica. Posio Geogrfica de um astro (PG) - Ponto na superfcie da Terra determinado pela reta que passa pelo centro da Terra e centro do Astro. Waypoint - Destino de um trecho de navegao. caracterizado por um nome e por uma posio. Znite (Z) - Ponto na esfera celeste na vertical sobre o observador. a posio na esfera celeste corresponde posio astronmica do navegador.

Apndice I - Usando Navegador light no HP 95LX


O HP 95LX no tem drive para disquete. Como ento copiar o programa para dentro dele? A maneira mais simples - o que no quer dizer que ela seja realmente simples - usar a porta de comunicaes serial do LX, transferindo o programa a partir de um PC. Para isso, voc deve ter o cabo serial do LX (HP part 82222A), que pode ser encontrado nos revendedores HP. Conecte o LX porta serial do PC com o cabo. Para fazer a transferncia voc deve ter no PC um software de comunicaes que suporte o protocolo XModem ou Kermit. Um exemplo o programa Terminal, que vem gratuitamente com o Windows. Se voc no tem um software de comunicaes no PC, pode adquirir o Connectivity Pack (HP part F1001A) da HP, que vem com software e cabo para o LX. Se voc tem, compre s o cabo, que bem mais barato. Ative o programa de comunicaes no PC e a tecla COMM no LX. Ajuste os parmetros de comunicao no LX e no PC para 19200 bps, 8 data bits, 1 stop bit, paridade none, protocolo de transferncia XModem (o protocolo Kermit pode tambm ser usado). Faa ento a transferncia binria do arquivo NAV.EXE do disquete no PC para o disco RAM do LX. Esta transferncia leva em torno de 2 minutos. Para ativar o programa no LX, use o FILER. Aponte o arquivo NAV.EXE com o cursor e tecle F4 (Run). Para mais informaes sobre os programas COMM e FILER, consulte o manual do LX.

Navegador light usa somente 180 Kbytes de memria, no sendo necessria expanso de memria no LX. Eventualmente pode ser necessrio um ajuste do tamanho do RAM Disk, o que pode ser feito no programa Setup.

Nota: Mantenha as pilhas e a bateria de backup do LX sempre carregadas pois o programa desaparecer no caso de falha conjunta dos dois sistemas de baterias. As pilhas duram em torno de 2 meses. A bateria de backup, em torno de um ano. No SETUP do LX voc pode ver um grfico da carga das pilhas. Verifique a carga periodicamente e mantenha sempre baterias de reserva de ambos os tipos.

Nota: Evite usar o palm top no convs do barco. Trata-se de um instrumento delicado, no sendo conveniente que receba respingos de gua salgada.

Apndice II - Diferenas entre PCs e PALM TOPs


As duas diferenas principais entre palm tops HP e PCs so o tamanho da tela e a interface grfica. Os palm tops HP tem tela de 40 colunas e interface grfica prpria. Para usar o programa em palm top HP, rode o programa usando o comando NAV [Enter]. Em PCs (Laptops, Notebooks etc) use NAVPC [Enter]. A tela de 80 colunas permite que voc visualize mais informaes simultaneamente. No caso de PCs, o arquivo de interface grfica .BGI deve estar presente no mesmo diretrio de Navegador light. Os arquivos de interface grfica so: CGA.BGI Para vdeos padro CGA. EGAVGA.BGI Para vdeos padro EGA ou VGA. HERC.BGI Para vdeos padro Hercules. So arquivos de dados criados pelo programa: NAV.DAT Contm os dados (Posio Estimada, Leitura do Sextante etc) RETAS.DAT Contm as retas de altura. WAYPTS.DAT Contm os waypoints. O arquivo LEIAME.TXT traz as ultimas alteraes no programa, ainda no includas no texto do manual. Sua leitura recomendada.

Nota: No copie arquivos de dados (*.DAT) pela porta de comunicaes usando o protocolo xmodem. Esse protocolo pode alterar o tamanho original do arquivo, causando erro na hora da leitura. Neste caso prefervel o protocolo Kermit.

Apndice III - Implementao de Navegador light


Este apndice fornece informaes sobre as tcnicas usadas na implementao de Navegador light. Sua leitura no necessria para o uso do programa servindo apenas como referncia para os mtodos usados. 1) Clculo da Posio dos Astros (Ascenso Reta e Declinao) 1.1) Sol - A posio do Sol foi calculada por frmulas aproximadas, tendo uma preciso de 0.01 (melhor que 0.6') entre os anos 1950 e 2050. 1.2) Estrelas - Para as estrelas foram usadas como base as posies em 1/1/1993 0hs UT, sendo as posies para outros instantes calculadas adicionando correes relativas a precesso, nutao e aberrao. No foram computados os efeitos relativos ao movimento prprio das estrelas que so, de modo geral, pequenos. A preciso melhor que 0.2' de grau. Posies vlidas pelo menos at 2050. 1.4) Planetas - Para os planetas so calculadas as coordenadas retangulares heliocntricas do planeta e da Terra por sries numricas aproximadas (teoria VSOP 87). Descontado o efeito do tempo de propagao da luz, foram calculadas as coordenadas Geocntricas do planeta e acrescentados os efeitos da nutao e aberrao. A preciso melhor que 0.2' de grau. 1.5) Lua - As coordenadas da Lua foram calculadas por srie numrica aproximada, tendo uma preciso de 0.7' de grau. 1.6) O GHA dos astros foi obtido pela formula: GHA=15* (GAST-RA) Onde GAST o Tempo Sideral Aparente em Greenwich, calculado tambm por frmula aproximada com preciso de 0.2 seg. As imprecises combinadas dos vrios valores calculados produz um erro de posio inferior a 0.7 milhas nuticas (0.7' de grau na altura calculada) para o Sol, planetas e estrelas. Para a Lua, este desvio pode chegar a 0.8 MN. Esta preciso obtida, no pior dos casos, para datas entre os anos 1960 e 2020. 2) Soluo do Tringulo de posio PXZ (usado no clculo das retas de altura e na Navegao de Grande Crculo) O tringulo de posio PXZ (ver figura 11, captulo 1) foi resolvido algebricamente pelas seguintes frmulas da trigonometria esfrica: Altura calculada Hc : sin (Hc)=sin j . sin d + cos j . cos d . cos (LHA)

Azimute Calculado Az: tan (Az) = sin (LHA) / (cos ( LHA) . sin j - tan d . cos j) onde: j : Latitude do observador d : Declinao do astro LHA : ngulo Horrio Local do Astro ( LHA = GHA - Longitude do observador) Foram usadas ainda as relaes (ver fig 11): j =90-PZ d =90-PX XZ=90-Hc 3) Correes da altura instrumental - A altura instrumental corrigida com as frmulas: Hc = Hi + CorrTotal e CorrTotal = IC + Dip - R + SD + Par onde: CorrTotal : Correo Instrumental Total , Hc : Altura corrigida, Hi : Altura instrumental IC : Correo devida ao Erro Instrumental (EI) Dip: Correo devida altura do olho Calculada pela frmula Dip = -0.97 . Sqrt(h/0.3048)) onde h altura do olho em metros. R: Refrao atmosfrica (Calculada por frmula aproximada em funo da altura do astro) SD: Semidimetro do astro (Calculado para a Lua, +16' para o Sol, 0 para planetas e estrelas). Par: Paralaxe na altura do astro (Calculada somente para a Lua, 0 para os outros astros). 4) Soluo da Posio Astronmica (PA) Para determinao da PA, so usadas as seguintes relaes: Para cada reta de altura vale: LatQ = LatE + d. Cos Az LonQ = LonE - d. Sen Az / Cos LatE a = Az + 90 onde: d : Erro da estimada na direo do Azimute. E : Posio estimada. Q : Posio de interseco entre a reta de azimute e a reta de altura.

a : ngulo formado entre a reta de altura e o Norte verdadeiro. Az : Azimute do astro. A equao de uma reta i no plano pode ser expressa por: Lat = ai . Lon + bi Nessas condies podemos concluir que: ai = - cos (LatQ) / tan ai e bi = LatQ + Lon Q . cos (LatQ) / tan ai Observe que o fator Cos(LatQ) faz a converso de milhas horizontais para graus de longitude. Fazendo a interseco de duas retas i e j, temos: LatX = ( bi . aj - bj . ai ) / ( aj - ai) e LonX = ( LatX - bi ) / ai onde X o ponto de interseco das duas retas. A Posio Astronmica determinada fazendo-se a mdia ponderada das coordenadas de todos os cruzamentos, como segue: L= S (Lij . cos aij ) / S cos aij ,p/ todo i diferente de j Onde Lij a latitude ou longitude do cruzamento das retas i e j e aij o ngulo entre elas. O uso do cosseno para ponderao d menor valor a cruzamentos de retas que tenham inclinaes semelhantes. Preencha o carto de registro abaixo, destaque esta folha e envie por carta ou fax para: Navegador light - Orion Astronomia e Navegao R. Dr. Alberto Seabra, 448 CEP: 05452-000 So Paulo - SP fax: (011) 831-2150 Fazendo isso voc receber informaes sobre futuras atualizaes deste programa e sobre outros assuntos relacionados tecnologia de navegao e astronomia.

Navegador light - verso 1.0 para DOS - Carto de registro


Nome : ___________________________________________________________

Endereo: _________________________________________________________ Cidade: ____________________ Estado: ____________ CEP: _____________ Fone: _________________ Fax: ___________________ Onde adquiriu o programa: ______________________ Como ficou sabendo da existncia do programa: _______________________ Tem conhecimentos de navegao costeira? sim no ____ anos Tem conhecimentos sobre navegao astronmica? sim no ____ anos J fez algum curso de navegao astronmica? sim no qual? ___________ Tem interesse por outros tpicos em astronomia? sim no Tem carteira de: Arrais Amador Mestre Amador Capito Amador ___ anos Comentrios:

S-ar putea să vă placă și