Sunteți pe pagina 1din 18

Seja inteligente, viva feliz, cuide da sade, brinque muito e estude sempre.

Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto.


ISBN 978-85-7694-174-3

Ilustraes
9 788576 941743

Edu A. Engel

A A ND ID VE OIB PR

Responsveis pelo projeto Adriana Gomes Beatriz Ferreira Neves Cludia Arcari Silva Entidade executora Colaboradores Regiamar Filomena Silva Costa Jos Maurcio Cagno Fundao SOBECCan Hospital do Cncer de Ribeiro Preto
Realizao Fundao Educar DPaschoal www.educardpaschoal.org.br F: (19) 3728-8129

Agradecimentos Leila Bortolazzi

Reviso Ana Maria Dilguerian Jos Alves Martins Viviane Rodrigues

Esta obra foi impressa na Grfica Editora Modelo Ltda. em Couch Suzano Matte, produzido pela Suzano Papel e Celulose a partir de florestas renovveis de eucalipto. Cada rvore foi plantada para este fim. Esta a 1 edio, datada de 2008, com tiragem de 5.000 exemplares. Agradecemos aos nossos parceiros a colaborao na distribuio destes livros: Argius Transportes Ltda., Atlas Translog, Hiperion Logstica, Reunidas Catarinense, RTE Rodonaves, Transportadora Capivari Ltda., Transportadora JPN Ltda., TRN Pavan.

Ilustrado por Edu A. Engel

A tiragem e a prestao de contas referentes a esta publicao foram conferidas pela Deloitte. Sobre a Fundao Educar DPaschoal A Fundao Educar DPaschoal investimento social do grupo DPaschoal foi criada h 18 anos com o objetivo de estimular pessoas a adotarem a educao para a cidadania como estratgia de transformao social e econmica. Em oito anos, por meio do projeto "Leia Comigo!", j editou 30 milhes de livros infantis distribudos gratuitamente a escolas pblicas, organizaes sociais e bibliotecas. Mais que isso, este projeto preocupa-se com um contedo que estimule o gosto pela leitura, reforce valores e incentive a atitude cidad. Com a "Academia Educar", promove o desenvolvimento de jovens do Ensino Mdio, tendo a escola pblica como centro de cidadania na comunidade; e com o projeto "Trote da Cidadania", forma futuros lderes socialmente responsveis, que utilizam sua energia para a mobilizao universitria.

Diogo e Olvia eram bons amigos. Alis, Diogo era o melhor amigo de Olvia, e vice-versa.

Por mais incrvel que possa parecer, as crianas tinham a mesma idade, estudavam na mesma escola e moravam na mesma rua... em quarteires diferentes, mas na mesma rua.
3

Alm de tudo isso, seus pais tambm eram muito amigos, o que facilitava as coisas para que eles estivessem sempre juntos.
4

Os pais de Olvia haviam nascido no Sul do Brasil e, dessa forma, tinham costumes diferentes dos da famlia de Diogo, que era do Nordeste, do Cear. Isso era engraado, pois agora todos moravam no interior do Estado de So Paulo, longe dos pampas do Sul e das praias do Nordeste.
5

A cidade em que eles moravam era muito bacana e tranqila. Olvia andava de bicicleta para l e para c, e todas as tardes Diogo jogava futebol com os amigos no campinho, pois ambos sabiam como importante a prtica diria de exerccios.

As crianas passavam a manh na escola, aprendendo coisas interessantes e, lgico, muito importantes; e, tarde, brincavam de tudo o que se pode imaginar.

Havia tanta coisa legal para fazer, que televiso e videogame s em dia de chuva, e, mesmo assim, depois que eles j estavam cansados de desenhar, de jogar mico-preto, ligue-4, resta-1 etc.

E todas as brincadeiras eram muito bacanas, no campinho ou em casa. O mais importante era que as crianas estavam em boa companhia e se divertindo muito. Afinal, o que pode ser mais gostoso do que aproveitar a infncia entre amigos e brincadeiras saudveis?
10 11

Diogo e Olvia eram to amigos que uma vez foram passar as frias juntos, na praia...

...e, como era de se esperar, as duas famlias ficaram na mesma casa, bem em frente ao mar.

12

13

Olvia e Diogo aproveitaram muito a temporada: nadaram, construiram castelos de areia, pescaram siris, marias-farinhas e peixes de todos os tamanhos durante aquelas frias, no foram as brincadeiras de areia a coisa mais importante que as crianas aprenderam.

14

15

Como Olvia era muito branquinha, de pele bem clara mesmo, cabelos loiros e olhos claros, os cuidados que sua me tomava com o sol eram intensos...
16

...o que chamou muito a ateno da me de Diogo, que, por ser morena de olhos escuros como ele, nunca havia se preocupado com isso.
17

Justamente naquelas frias na praia, tanto Diogo quanto sua me aprenderam que, apesar de maravilhoso e essencial para a sade, sol em excesso ou em horas erradas do dia pode ser muito prejudicial pele, podendo causar desde um simples aparecimento de sardas ou manchas at queimaduras e doenas realmente srias.
18 19

A me de Olvia, muito consciente dos efeitos dos raios solares, explicou que mesmo as pessoas mais morenas devem ter cuidados especiais com a pele, como:

evitar expor-se ao sol nos horrios em que seus raios so mais intensos, ou seja, entre as 10 horas da manh e as 4 da tarde;

utilizar sempre protetor solar, de acordo com seu tipo de pele; no abusar nunca, levando sempre para a praia ou para a piscina chapu, camiseta e guarda-sol.
20 21

Foi ento que Diogo lembrou que ele e seus amigos ficavam sempre no sol a essa hora, andando de bicicleta, jogando futebol, brincando de um monte de outras coisas...

...o que o fez pensar que as crianas tambm devem tomar cuidado (usar sempre bon e camiseta) e evitar expor-se ao sol.

22

23

Do mesmo modo, Olvia tambm aprendeu muito durante aquele vero. Seguindo seus hbitos, a me de Diogo fez questo de que todas as refeies na praia fossem balanceadas, oferecendo todos os dias legumes, verduras, peixe ou carne magra, leite e frutas para as crianas, alm de muita gua e suco de frutas...

24

25

...o que foi uma novidade para Olvia, acostumada com lanches, muito refrigerante e fast-food. A me dela, f de frituras, de carne vermelha e de hambrgueres de caixinha, ficou muito impressionada com o apetite da menina, que, lgico, se transformou em apetite de leo (criana sabe o que bom!).

26

27

Da em diante, eles passaram muitas frias juntos... Mas foi naquelas frias que Diogo e Olvia aprenderam muito sobre hbitos de vida saudvel, como comer melhor, a que horas se exercitar e como cuidar da pele. Entretanto, h outros hbitos com que devemos nos preocupar:

fumar ou ficar em ambientes fechados com pessoas que fumam no faz bem a ningum; pelo contrrio, pode causar doenas muito, muito graves a quem fuma e a quem est por perto; consumir bebidas alcolicas tambm prejudica bastante a sade! No bom, no faz bem!

28

29

Agora, olha s o Diogo jogando futebol de camiseta e bon! E vocs viram que horas so? Cinco horas da tarde!

E o prato de comida da Olvia! Vejam s que colorido e gostoso!

30

31

E as outras crianas? Vocs viram como elas esto? Acho que Diogo e Olvia j conversaram com elas sobre o que aprenderam na praia...

32

33

S-ar putea să vă placă și