Sunteți pe pagina 1din 6

2.

CARBONO
INTRODUO
O Carbono um elemento onipresente no planeta. Constituinte essencial da matria viva, tambm se apresenta como parte de um numeroso grupo de rochas, no ar, sob a forma de dixido de carbono, em diversos compostos inorgnicos, como coque e grafita, sob a forma de hidrocarbonetos, como no petrleo e no gs natural, e em diversas outras ocorrncias. Devido a sua alotropia, um elemento digno de nota, podendo se apresentar principalmente em trs formas alotrpicas: A grafita, uma substncia frgil, abundante e condutora de eletricidade; O diamante, a mais dura substncia conhecida, extremamente e rara e no condutora; e os Fulerenos, macromolculas artificiais de formato esfrico. Desta maneira, o carbono se apresenta das mais diversas formas. No planeta, e de interesse especial da Qumica Inorgnica, ele se apresenta principalmente sob a forma de ons carbonato (CO2-) na composio das mais diversas rochas, podendo ser facilmente levado ao dixido de carbono gasoso (CO2) atravs da eroso qumica. Industrialmente de importncia fundamental, uma vez que o principal constituinte dos combustveis fsseis, maior fonte enrgica contempornea, seja sob a forma de petrleo ou de gs natural. Tambm tem grande importncia pelo uso de Coque como fonte de carbono ou de aquecimento nas mais diversas indstrias qumicas. Quimicamente o carbono apresenta principalmente um carter redutor, sendo facilmente oxidado a nmeros de oxidao positivos, geralmente sob a forma dos seus xidos gasosos, como CO e CO2.

OBSERVAES
2.1 Adsoro Quando passadas pelo papel de filtro, ambas as solues ficaram incolores, o que demonstra um resultado diferente do esperado. Uma vez que, em teoria, o carvo ativo realiza adsoro da gua e o carvo vegetal realiza absoro, espera-se que o carvo ativo promova uma filtrao mais eficiente da soluo do que o carvo vegetal, o que no foi verificado. A absoro e adsoro se diferenciam no que a absoro se d pela introduo e fixao da fase mvel na fase fixa, enquanto que a adsoro o fenmeno da adeso de uma fase mvel superfcie da fase fixa, o que extremamente favorecido pela porosidade do material, como a do carvo ativo, resultando assim em uma melhor filtrao. Foi sugerida como explicao do resultado obtido a possibilidade do carvo vegetal no ser verdadeiramente carvo vegetal.

2.2 Carter Redutor Ao levar o tubo ao aquecimento, verificou-se liberao gasosa, que se deve reao de oxi-reduo do carbono com os ons Cu 2+ do xido de cobre, segundo a equao: C0 + 2CuO CO2 + 2Cu0 A reduo total do cobre a Cu0, e no a seu nmero de oxidao intermedirio, Cu2O, favorecida pelos seus respectivos potenciais de reduo, sendo o do Cu2+/Cu0 (+0,34), maior do que o do Cu2+/Cu+ (+0,15). Isso pode ser verificado na prtica pela ausncia da colorao vermelha nos produtos, caracterstica tpica do xido de cobre I. Essa reao corroborada pelas observaes nos experimentos 2 e 3, onde a turbidez da soluo de gua de cal indica a precipitao de CaCO3, segundo as reaes: CO2 + H2O H2CO3 H2CO3 + Ca(OH)2 2H2O + CaCO3 E o clareamento da tonalidade rosa da fenolftalena se deve neutralizao gradual realizada pelo cido carbnico gerado pela passagem de dixido de carbono na soluo: CO2 + H2O H2CO3 2NaOH + H2CO3 Na2CO3+ 2H2O Com a adio em excesso de CO2 na soluo de gua de cal, verificou-se que a turbidez da mesma desapareceu, isso se deveu ao deslocamento do equilbrio CO32- HCO3- promovido pela acidificao e excesso de ons CO32- em soluo. Uma vez que o bicarbonato de clcio solvel em gua, no se verifica precipitao. H+ + CO32- HCO3De acordo com o mesmo equilbrio j descrito, ao adicionarmos mais quantidade de gua de cal na soluo alcalinizamos o pH, o que desloca o equilbrio no sentido da formao de CO32- e provoca novamente a formao e precipitao de CaCO3, originando assim a turvao verificada. A fervura da segunda soluo promove a liberao de CO2 para o meio, o que tende a alcalinizar novamente o pH da soluo, promovendo assim a intensificao verificada na cor da fenolftalena, segundo as equaes:

H2CO3 H2O + CO2 NaHCO3 NaOH + CO2 Na2CO3 + H2O 2NaOH + CO2

Dentre os sais carbonato e bicarbonato de sdio, o que apresenta maior hidrlise relativa o carbonato de sdio. Isto observvel atravs da liberao de CO2 da soluo, fenmeno caracterstico da hidrlise de bicarbonato. Uma vez que este fenmeno quase no percebido em condies ambiente, somente ocorrendo de maneira sensvel em condies extremas como o aumento da temperatura, facilmente se percebe que a hidrlise do on carbonato ocorre em maior escala que a do on bicarbonato.

3. SILCIO
INTRODUO
O Silcio o segundo elemento mais abundante em peso na crosta terrestre, presente principalmente na areia, quartzos, e numa grande variedade de silicatos e argilas, facilmente encontrados por todo o globo. De grande utilidade para a humanidade, seu uso na fabricao de vidros conhecido h centenas de anos, sendo ainda de fundamental importncia na produo de diversos outros produtos bsicos, como cimento, cermicas, argilas, tijolos e silicones. O conhecimento das tcnicas de obteno e purificao de silcio foi fundamental para o desenvolvimento eletrnico e tecnolgico experimentado no ltimo sculo, sendo o silcio utilizado para a fabricao de transistores, semicondutores e diversos chips. Quimicamente um elemento pouco reativo, se apresentando normalmente sob a forma de silicatos, que tendem a formar estruturas inicas infinitas, interagindo uns com os outros estabelecendo cadeias, ou ainda como xido de silcio. Possui apenas um altropo, de estrutura molecular semelhante a do diamante.

OBSERVAES
3.1 Preparao de Silanos Durante a mistura de magnsio metlico com areia e o posterior aquecimento, verificou-se a reao de xi-reduo entre ambos, originando uma colorao branca no magnsio, devida a formao de xido de magnsio, e uma colorao escurecida na areia, causada pela formao de silcio, segundo a reao:

2Mg + SiO2 2MgO + Si0 Uma vez obtido o silcio metlico, este reage com o magnsio metlico segundo a reao: 2Mg + Si Mg2Si Sendo o siliceto de magnsio capaz de reagir com cidos a fim de formar silano, de estrutura SiH4, verificou-se imediatamente sua mistura com a soluo de cido clordrico uma combusto espontnea causada pelo contado do silano com o ar, demonstrando assim sua caracterstica extremamente pirofrica. 3.2 Preparao de silicatos insolveis Clcio Verificou-se a formao de cristais, que ao serem homogeneizados conferiram soluo um aspecto branco caseoso. Nquel Ocorreu a precipitao de silicato de nquel, sendo este verde devido a colorao dos ons de nquel. Cobre Houve formao de um precipitado azul no fundo, identificado como referente ao silicato de cobre II. Cobalto A soluo assumiu uma colorao roxo azulada, ocorrendo uma leve formao de cristais quando homogeneizada. Ferro III Verificou-se a formao de um precipitado alaranjado ao fundo, devido a formao de silicato frrico. A insolubilidade geral dos sais de silicato se deve caracterstica incomum deste nion de se ligar uns aos outros, formando assim longas estruturas inicas em forma de cadeias e de difcil solvatao.

14. ESTANHO
INTRODUO
O estanho um metal conhecido e empregado pela humanidade desde a antiguidade, sendo obtido a partir do minrio cassiterita (SnO2). Seus principais empregos atualmente so na fabricao da folha de flandres, tratamento altamente resistente a corroso, e em diversas ligas, como a solda e o bronze. Apresentando dois altropos, estanho alfa e beta, corrodo por diversos cidos concentrados, mas resiste bem a guas doces ou salgadas. Seu sal de cloreto empregado na fixao de tintas em tecidos e tambm adicionados a diversos sabes e perfumes a fim de manter sua cor e perfume. Podem ser ainda utilizadas finas pelculas de SnO2 em vidros, que conferem resistncia mecnica e ao risco. Estas mesmas pelculas tambm so aplicadas com o objetivo de promover maior isolamento trmico e evitar a formao de gelo em janelas de avies, uma vez que conduz eletricidade e pode ser usado como resistor.

Quimicamente, o estanho se apresenta sob dois diferentes nmeros de oxidao, II+ e IV+, tendo assim caractersticas oxidantes ou redutoras, de acordo com as circunstncias.

OBSERVAES
14.1 Comportamento frente a cidos - cido Ntrico Ocorreu forte reao com o cido ntrico concentrado, promovendo liberao gasosa e forte exotermia. O gs liberado era de colorao castanha, o que indica que o estanho foi oxidado no pelo carter cido da soluo, mas pelos ons NO3- do cido, segundo a reao: 2Sn0 + 4HNO3 2Sn2+ + 2NO2 + 2H2O + 2NO3Na reao com o cido ntrico diludo foi verificada apenas uma fraca liberao gasosa, identificada como o mesmo fenmeno, porm em escala mais fraca. - cido Clordrico Quando submetido a aquecimento, a mistura com cido clordrico concentrada demonstrou intenso desprendimento gasoso, devido a oxidao do Sn0 pelos ons hidrnio da soluo cida, produzindo assim gs H2, que era liberado para o meio: 2HCl + Sn0 SnCl2 + H2 O mesmo comportamento se verificou no cido clordrico diludo, porm em menor escala e somente quando este era submetido a forte aquecimento. - cido Sulfrico Assim como no cido clordrico concentrado, verificou-se a oxireduo entre os ons hidrnio e o metal estanho, promovendo assim a liberao de gs hidrognio a partir da soluo. O mesmo comportamento s pde ser observado no cido sulfrico diludo quando a soluo era submetida a forte aquecimento. H2SO4 + Sn0 SnSO4 + H2 Uma vez que o iodeto de potssio do laboratrio no se encontrava em condies, no foi possvel realizar a identificao de ons Sn2+ em nenhuma das solues. No tendo o iodeto de potssio mudado de colorao mesmo nas solues em que se havia certeza da presena de ons Sn2+. 14.2 Propriedade redox do Sn2+ Ao adicionar-se zinco slido soluo, verificou-se alguma liberao gasosa, atribuda a reaes de oxi-reduo com o cido clordrico ainda remanescente da obteno da soluo de Sn2+. Uma

vez cessada a liberao gasosa, pde ser observada a formao de uma pelcula prateada na superfcie do zinco granulada, identificada como estanho esponjoso sendo formado por oxi-reduo com o zinco: Sn2+ + Zn0 Sn0 + Zn2+ Quando adicionado ao cloreto de mercrio em excesso e rapidamente, verificou-se a formao de um precipitado branco em grandes quantidades, identificado como cloreto mercuroso. Sn2+ + 2HgCl2 Hg2Cl2 + Sn4+ + 2ClEstas reaes demonstram o carter redox do on Sn2+, que pode atuar como redutor ou oxidante, dependendo das condies reacionais. BIBLIOGRAFIA - LEE, J. D.; Qumica Inorgnica no to Concisa, So Paulo, 1999, 5 edio, Editora Edgard Blcher. - KOTZ, John C. & TREICHEL, Paul M. Jr.; Qumica Geral e Reaes Qumicas, vol. 1, So Paulo, 2006, 5 edio, Editora Thomson. - VOGEL, Arthur Israel; Qumica Analtica Qualitativa, So Paulo, 1981, 1 edio, Editora Mestre Jou. - GOMES, Maria de Ftima Teixeira; Apostila Qumica Inorgnica Terica I, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

S-ar putea să vă placă și