Sunteți pe pagina 1din 8

EXERCCIOS DE FUSOS HORRIOS PROFESSOR REGINALDO - GEOGRAFIA

1.

OBSERVE:

1. Pelo sistema de fusos horrios, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, cada um equivalendo a 15 no sentido das longitudes. 2. O equador o crculo mximo que marca o incio da contagem das horas. 3. Quando o Meridiano de Greenwich marcar 19 horas, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30W, a hora legal ser de 21 horas. 4. O Brasil possui 4 fusos horrios, todos situados ao oeste de Greenwich. 5. Um avio, ao cruzar a linha internacional (da data), no sentido oeste-leste, retrocede 1 (um) dia no calendrio.

Esto corretos apenas os itens: a) 2, 4 e 5; b) 1, 3 e 4; c) 3, 4 e 5; d) 1, 4 e 5; e) 1, 2 e 4.

2.

Para responder a esta questo, considere os mapas a seguir.

Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa 1 = longitude; mapa 2 = latitude; mapa 3 = zonas climticas b) mapa1 = meridianos; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = zonas climticas

c) mapa1 = latitude; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = fusos horrios d) mapa1 = paralelos; mapa 2 = meridianos; mapa 3 = zonas climticas e) mapa1 = meridianos; mapa 2 = longitude; mapa 3 = fusos horrios

3.

Sobre os fusos horrios, INCORRETO afirmar que,

a) no Brasil, como em qualquer outro pas do Ocidente, a hora legal est adiantada em relao hora legal dos pases do Oriente. b) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horrios so definidos em relao ao fuso horrio inicial que, por conveno, o delimitado pelo meridiano de Greenwich. c) no Brasil e em muitas outras reas do globo, os limites tericos so substitudos por limites prticos que levam em conta fronteiras polticas. d) no Brasil e em muitos outros pases do globo, as diferenas de fusos horrios devem-se grande extenso longitudinal de seus territrios.

4. O tempo, como conhecido hoje, uma inveno relativamente recente. A padronizao da hora internacionalmente aceita foi estabelecida h pouco mais de cem anos. Como o mundo entrou na era cientfica moderna, o advento da navegao ocenica, a comunicao telegrfica, os horrios de trens e navios etc. demandaram uma coordenao, e um sistema de fusos horrios foi implantado. Com o auxlio da representao do globo na figura adiante e sabendo que, por conveno, um novo dia na Terra surge primeiramente zero hora, a partir do antimeridiano denominado linha internacional da data, julgue os itens que se seguem.

(1) Se, na linha internacional da data, exatamente zero hora, ento, a 2230' a leste desse antimeridiano, so 21 h do dia anterior. (2) Atravessando-se a linha internacional da data, acrescenta-se ou diminui-se uma hora, conforme o sentido do deslocamento. (3) Observando-se as quebras nas linhas do antimeridiano, indicadas na figura, reconhece-se a

adequao dos limites dos meridianos em conformidade com objetivos econmicos e polticos.

5. Marque, no quadro a seguir, a opo que indica corretamente o nmero de fusos horrios que o territrio brasileiro compreende e sua situao em relao ao horrio do fuso de Londres (GMT), respectivamente:

Gabarito: B

6. "O 'rveillon' deste ano ser a maior celebrao coletiva da histria da humanidade [...]. Cem milhes de pessoas vo romper o ano fora de casa. Oficialmente, o novo milnio s comea no dia 1 de janeiro de 2001. Mas quem se interessa pelo calendrio oficial? Em todos os lugares, as pessoas esto encantadas pela magia do nmero cheio. [...] No Pacfico Sul, navios de cruzeiro vo ancorar na Linha Internacional de Mudana de Data para celebrar o 'rveillon' antes do resto do planeta. Depois navegam em direo ao prximo fuso horrio para comemorar novamente a chegada do milnio..." (Modificado de "VEJA", 21/07/1999.)

Sobre esse assunto, correto afirmar:

(01) Os fusos horrios, linhas imaginrias criadas para determinar as horas, tm por base os movimentos de translao e de nutao da Terra. (02) Para calcular a hora exata de qualquer ponto da superfcie terrestre, preciso levar em considerao a latitude, a longitude e a altitude deste ponto. (04) Para que os turistas dos navios de cruzeiro no Pacfico Sul possam celebrar pela segunda vez o Ano Novo, preciso que o deslocamento de um fuso para o outro seja feito no sentido leste. (08) No Brasil, quem optar por passar o 'rveillon' em Fernando de Noronha, ter que aguardar 2 horas a mais para festejar o ano 2000 do que aqueles que esto em Manaus. (16) O alvorecer de 1 de janeiro do ano 2000 vir antes para quem mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, do que em Florianpolis, no Brasil, porque uma cidade est no hemisfrio setentrional e a outra no meridional.

(32) Para 2/3 da populao mundial, incluindo budistas, muulmanos e judeus, a mudana de data, de 31/12/99 para 01/01/00, marca apenas um novo dia porque adotam calendrios diferentes do cristo.

Soma (

7.

Observe a figura a seguir.

A partir da observao da figura, podemos afirmar:

I) Os mais importantes centros financeiros da economia globalizada esto localizados no hemisfrio norte. II) As cidades de Londres e Nova Iorque esto situadas em fusos horrios diferentes, mas suas Bolsas de Valores funcionam simultaneamente durante uma parte do dia. III) A praa financeira mundial permanece aberta durante 24 horas, porque a Bolsa de Valores que est terminando seu horrio de funcionamento passa as cotaes de suas aes para as outras Bolsas que se encontram abertas a oeste.

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I. b) II. c) I e II. d) II e III. e) I, II e III.

8. Responder questo com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma rea do globo terrestre.

Tendo como base a organizao dos fusos horrios legais, as cidades 1 e 4 tm como diferena horria a) 3 horas e 30 minutos. b) 3 horas. c) 2 horas. d) 1 hora e 30 minutos. e) 1 hora.

9. Os jogos da ltima Copa do Mundo, realizados na Coria do Sul e no Japo, foram transmitidos no Brasil com uma diferena de 12 horas, devido ao fuso horrio.

"Trabalhando com Mapas - Introduo Geografia". So Paulo: tica, 1997, p. 21.

O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve incio s 06 horas (horrio de Braslia). Com base no mapa de fusos horrios, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egpcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, s a) 13 horas / 02 horas / 23 horas. b) 23 horas / 13 horas / 02 horas. c) 14 horas / 11 horas / 01 hora. d) 11 horas / 14 horas / 01 hora.

10. Analise o mapa abaixo

(Trabalhando com mapas". v. 1. So Paulo: tica, 1998. p.21)

Os fusos horrios so fundamentais para se determinar as horas em vrios pontos do Planeta. Considerando que so 13 horas em Londres, os horrios em Hong Kong e Nova Iorque so, respectivamente, a) 5 horas e 18 horas. b) 7 horas e 19 horas. c) 21 horas e 8 horas. d) 20 horas e 7 horas. e) 23 horas e 10 horas.

11. Um grupo de pesquisadores partiu de Braslia s 08 horas, rumo cidade de So Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferena entre as duas cidades de 75 de longitude e que o vo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a So Francisco s

a) 11 horas. b) 16 horas. c) 13 horas. d) 23 horas.

12. Observe a ilustrao e leia o texto a seguir:

Em 1884, representantes de vrios pases do mundo reuniram-se em Washington, EUA, para estabelecer uma hora padro comum. A superfcie da Terra foi dividida em 24 regies, chamadas zonas de hora legal, ou fusos horrios. Com base na figura e nos conhecimentos sobre o movimento de rotao da Terra e da fixao de horrios, a partir dos fusos horrios e considerando o estabelecimento padro que no ponto A, localizado nas Amricas, o horrio local so 9:00 h. No mesmo instante, que horas seriam nos pontos B e C? Considere as afirmativas seguintes.

I. Em um ponto B, localizado a 45 Leste, seriam 12:00 h e, no ponto C, localizado a 60 Oeste, seriam 5:00 h. II. Em um ponto B, localizado a 55 Leste, seriam 12:00 h e, no ponto C, localizado a 70 Oeste, seriam 3:00 h. III. Em um ponto B, localizado a 60 Leste, seriam 13:00 h e, no ponto C, localizado a 90 Oeste, seriam 3:00 h. IV. Em um ponto B, localizado a 45 Leste, seriam 6:00 h e, no ponto C, localizado a 60 Oeste, seriam 13:00 h.

Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas. a) I e III.

b) I e IV. c) II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

S-ar putea să vă placă și