Sunteți pe pagina 1din 8

Climatologia I Prof.

Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

Unidades Climticas Brasileiras. Considerando a extenso do territrio brasileiro que se estende desde aproximados 32o de latitude Sul at 5o de latitude norte natural encontrarmos uma diversidade de tipos climticos que variam desde climas quentes e secos/midos a climas frios e midos. Tambm se faz necessrio considerar a variao altimtrica que varia de prximo de 0 metro em grande extenso da plancie litornea a 3014 metros no pico da neblina (AM). No bastasse a variao latitudinal (norte a sul) e altimtrica alia-se a esta diversidade de fatores que influenciam os climas do Brasil o efeito da maritimidade/continentalidade pela presena de extensa massa de guas a leste do continente (Oceano Atlntico). A exemplo a amplitude trmica mdia no ms de julho em Salvador (BA) de 4,8 oC e em Cuiab (MT) de 15,2 oC (INMET, 1992). Vale lembrar que ambas as localidades esto em latitudes prximas. Aliado a esses fatores encontra-se uma dinmica de circulao atmosfrica onde as massas de ar transportam as caractersticas das regies de origem para outras regies, a exemplo da massa polar atlntica (mPa) que, predominante, nos meses do inverno avanam pelo centro-sul do Brasil promovendo redues significativas da temperatura do ar. As classificaes climticas podem ser efetuadas por meio de ndices climticos ou baseandose na paisagem natural. O segundo critrio baseia-se no fato de a vegetao ser um integrador dos estmulos do meio ambiente e serviu de base para as primeiras classificaes quando ainda no se tinham registros dos elementos do clima em grande parte do territrio nacional, principalmente as regies geogrficas do centro-oeste, norte e parte ocidental do nordeste. Qual seria a classificao que melhor integre todos esses fatores e elementos do clima? Para resolver esse embate optou-se pelo uso da classificao das unidades climticas brasileiras proposta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) no afirmando que esta seja a melhor proposta encontrada na literatura (consulte figura abaixo).

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

Saiba mais consulte os stios abaixo: http://www.iac.sp.gov.br/Ciiagro/ Clicar em mapas climticos Material publicado pelo professor no almanaque Scio Ambiental.
A localizao de cerca de 92% do territrio brasileiro na zona intertropical e as baixas altitudes do relevo explicam a predominncia de climas quentes, com mdias de temperatura superiores a 20 C . Os tipos de clima presentes no Brasil so: equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlntico, semi-rido e subtropical. O clima equatorial domina a regio amaznica e se caracteriza por temperaturas mdias entre 24 C e 26 C e amplitude trmica anual (diferena entre a mxima e a mnima registrada durante um ano) de at 3 C. As chuvas so abundantes (mais de 2.500 mm/ano) e regulares, causadas pela ao da massa equatorial continental. No inverno, a regio pode receber frentes frias originrias da massa polar atlntica. Elas so as responsveis pelo fenmeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10 C. Extensas reas do planalto central e das regies Nordeste e Sudeste so dominadas pelo clima tropical. Nelas, o vero quente e mido e o inverno, frio e seco. As temperaturas mdias excedem os 20 C, com amplitude trmica anual de at 7 C. As chuvas variam de 1.000 a 1.500 mm/ano. O tropical de altitude predomina nas partes altas do Planalto Atlntico do Sudeste, estendendo-se pelo norte do Paran e sul do Mato Grosso do Sul. Apresenta temperaturas mdias entre 18 C e 22 C e amplitude trmica anual entre 7 C e 9 C. O comportamento pluviomtrico igual ao do clima tropical. As chuvas de vero so mais intensas devido ao da massa tropical atlntica. No inverno, as frentes frias originrias da massa polar atlntica podem provocar geadas. A faixa litornea que vai do Rio Grande do Norte ao Paran sofre atuao do clima tropical atlntico. As temperaturas variam entre 18 C e 26 C, com amplitudes trmicas crescentes conforme se avana para o sul. Chove cerca de 1.500 mm/ano. No litoral do Nordeste, as chuvas intensificam-se no outono e no inverno. Mais ao sul, so mais fortes no vero. O clima semi-rido predomina nas depresses entre planaltos do serto nordestino e no trecho baiano do vale do Rio So Francisco . Suas caractersticas so temperaturas mdias elevadas, em torno de 27 C, e amplitude trmica em torno de 5 C. As chuvas, alm de irregulares, no excedem os 800 mm/ano, o que leva s secas do Nordeste os longos perodos de estiagem. , O clima subtropical predomina ao sul do Trpico de Capricrnio, compreendendo parte de So Paulo, Paran e Mato Grosso do Sul e os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por temperaturas mdias inferiores a 18 C, com amplitude trmica entre 9 C e 13 C. Nas reas mais elevadas, o vero suave e o inverno frio, com nevascas ocasionais. Chove entre 1.500 mm e 2.000 mm/ano, de forma bem distribuda ao longo das estaes. (Fonte: http://www.guianet.com.br/brasil/mapaclima.htm)

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

O mapa abaixo apresenta uma sntese da classificao climtica de Koppen.

Significado dos smbolos da classificao de Kppen: 1 letra maiscula, representa a caracterstica geral do clima de uma regio: A clima quente e mido B clima rido ou semi-rido C clima mesotrmico ( subtropical e temperado) 2 letra minscula, representa as particularidades do regime de chuva: f sempre mido m monnico e predominantemente mido s chuvas de inverno s- chuvas do outono e inverno w chuvas de vero w chuvas de vero e outono 3 letra - minscula, representa a temperatura caracterstica de uma regio: h quente a veres quentes b veres brandos Ex: Clima tipo Cfa: Clima mesotrmico, sempre mido e veres quentes. Podemos encontrar nos livros didticos em uma linguagem mais adequada ao nvel de escolaridade outras mapas climticos mais simplificados, como veremos a seguir:

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

Os Domnios Climticos Brasileiros.

Climas Controlados por Massas de Ar Equatoriais e Tropicais Equatorial mido (Convergncia dos Alsios) Tropical (Inverno seco e vero mido) Tropical Semi-rido (Tendendo a seco pela irregularidade da ao das massas de ar) Litorneo mido (Influenciado pela Massa Tropical Martima) Climas Controlados por Massas de Ar Tropicais e Polares Subtropical mido (Costas orientais e subtropicais, com predomnio da Massa Tropical Martima)
Fonte: Atlas Geogrfico Escolar - Maria Elena Simielli/Mrio De Biasi

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

CLASSIFICAO CLIMTICA DE ARTHUR STRALER As massas de ar que interferem mais diretamente na distribuio do clima brasileiro so a equatorial continental (mEc), equatorial atlntica (mEa), a tropical continental (mTc), tropical atlntica (mTa) e a polar atlntica (mPa). De acordo com a classificao climtica de Arthur Strahler, predominam no Brasil cinco grandes climas, a saber:
? ? ? ? ?

clima equatorial mido da convergncia dos alsios, que engloba a Amaznia; clima tropical alternadamente mido e seco, englobando grande parte da rea central do pas e litoral do meio-norte; clima tropical tendendo a ser seco pela irregularidade da ao das massas de ar, englobando o serto nordestino e vale mdio do rio So Francisco; e clima litorneo mido exposto s massas tropicais martimas, englobando estreita faixa do litoral leste e nordeste; clima subtropical mido das costas orientais e subtropicais, dominado largamente por massa tropical martima, englobando a Regio Sul do Brasil.

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

Em especial, as massas de ar que interferem mais diretamente no Brasil, segundo o Anurio Estatstico do Brasil, do IBGE, so a Equatorial, tanto Continental como Atlntica; a Tropical, tambm Continental e Atlntica; e a Polar Atlntica, proporcionando as diferenciaes climticas. Nessa direo, so verificados no pas desde climas supermidos quentes, provenientes das massas Equatoriais, como o caso de grande parte da regio Amaznica, at climas semiridos muito fortes, prprios do serto nordestino.O clima de uma dada regio condicionado por diversos fatores, dentre eles pode-se citar temperatura, chuvas, umidade do ar, ventos e presso atmosfrica, os quais, por sua vez, so condicionados por fatores como altitude, latitude, condies de relevo, vegetao e continentalidade. Quanto aos aspectos trmicos tambm ocorrem grandes variaes. Como pode ser observado no mapa das mdias anuais de temperatura a seguir, a Regio Norte e parte do interior da Regio Nordeste apresentam temperaturas mdias anuais superiores a 25oC, enquanto na Regio Sul do pas e parte da Sudeste as temperaturas mdias anuais ficam abaixo de 20oC.

Acima de 25C Entre 20C e 25C Abaixo de 20C

Mapa Mdias Anuais de Temperatura


Fonte: Atlas Escolar Melhoramentos

De acordo com dados da FIBGE, temperaturas mximas absolutas, acima de 40oC, so observadas em terras baixas interioranas da Regio Nordeste; nas depresses, vales e baixadas do Sudeste; no Pantanal e reas rebaixadas do Centro-Oeste; e nas depresses centrais e no vale do rio Uruguai, na Regio Sul. J as temperaturas mnimas absolutas, com freqentes valores negativos, so observadas nos cumes serranos do sudeste e em grande parte da Regio Sul, onde so acompanhadas de geadas e neve. Seque abaixo o mapa mdio das massas de ar que atuam sobre o Brasil nos meses de junho e julho.

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL POSIO MDIA NO VERO

Climatologia I Prof. Emerson Galvani Departamento de Geografia - USP

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL POSIO MDIA NO INVERNO

A classificao geral das massas de ar pode ser: Tropicais - martimas Tropicais - mT - continentais Tropicais - cT Equatoriais - martimas Equatoriais - mE - continentais Equatoriais - cE Polar - martima Polar mP ou Pa - continental Polar - cP

S-ar putea să vă placă și