Sunteți pe pagina 1din 6

MATERIAL DE APOIO Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron Entenda a crise econmica, com um pouco de economs!

Um dos efeitos da crise econmica um perodo de recesso. Recesso ocorre quando, sem novos investimentos e desaquecimento do consumo, h queda na produo e conseqente decrscimo no PIB, a soma das riquezas produzidas de um pas, por um perodo prolongado. Dados do National Bureau of Economic Research (NBER), um dos rgos mais respeitados do setor, apontaram recentemente que os Estados Unidos esto em recesso desde 2007. Crises econmicas fazem parte do jogo. Elas ocorrem desde o sculo 17, e as solues da ltima trazem as sementes da prxima. A crise atual um exemplo disso. Depois da chamada "bolha" da internet, em 20011, uma das medidas adotadas nos Estados Unidos para estimular consumo e produo foi a reduo da taxa de juros para emprstimos. Os norte-americanos comearam ento a comprar casas e apartamentos, seduzidos pelas prestaes com juros baixos (que chegaram a 1% ao ano). Essas mesmas pessoas enxergaram no mercado imobilirio uma oportunidade de ganhar dinheiro, refinanciando a casa - dando como garantia o prprio imvel - e usando o dinheiro do banco para pagar as prestaes e obter lucro. Os bancos, por sua vez, transformaram as hipotecas (as casas oferecidas como garantia de pagamento) em ttulos e repassaram aos investidores. O problema foi que a inflao levou alta das taxas de juros, provocando queda no preo dos imveis e aumento nas mensalidades. Os muturios no tiveram mais como pagar os financiamentos, os bancos perderam dinheiro com os calotes e os ttulos tiveram o valor reduzido. Basicamente, o que mantm o sistema funcionando a confiana. Quando se perde a confiana, os bancos deixam de oferecer crdito e as empresas abandonam negcios de risco, em busca de segurana. Com isso, o dinheiro circula menos, as pessoas no consomem e cai o faturamento das empresas. Uma construtora, por exemplo, depende de emprstimos para construir um prdio. Sem dinheiro, abandona o projeto e os pedreiros ficam desempregados. nestas situaes que o governo interfere, salvando instituies financeiras com dinheiro pblico (pode parecer injusto dar dinheiro para especuladores que causaram a crise, mas a nica forma de evitar maiores danos), colocando mais dinheiro em circulao e regulando o mercado, por exemplo.
A bolha da internet, fenmeno observado entre 1995 e 2001, representa o momento mais importante da internet nos ltimos dez anos. Iniciada em 1995 quando o Netscape fez um IPO (sigla em ingls para oferta pblica inicial de aes), a bolha gerou trilhes de dlares em investimentos na internet e colaborou para o desenvolvimento de novas tecnologias e sites atualmente conceituados, como o Google. Durante este perodo de tempo empresas criadas a partir da INTERNET tiveram seus valores super estimados pelo mercado, at empresas que tinham como objetivos negcios completamente esdrxulos, s pelo fato de serem empresas criadas partir da INTERNET tinham um valorizao absurda. Quando os mercados caram na real, o que se convencionou chamar de o estouro da bolha, muitas empresas ponto com fecharam e investidores perderam enormes quantidades de dinheiro. Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron
1

agosto de 2009

A questo que um problema local, que comeou com um setor econmico estadunidense, prejudica o mundo todo. Como a economia norte-americana a maior do mundo, todos os outros pases dependem dela, inclusive o Brasil.

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-recuperacao-fragil-daeconomia-mundial-em-2010=f529853 O desemprego

FONTE: http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-recuperacao-fragil-daeconomia-mundial-em-2010=f529853
Com os investimentos previstos no seu plano de recuperao econmica, Barack Obama espera ser capaz de impedir o fechamento ou criar 2,5 milhes de postos de trabalho at 2011. Refletindo a crise econmica, o desemprego vem crescendo nos Estados Unidos e, segundo dados oficiais, 533 mil vagas foram fechadas em novembro. Esse reflexo da crise tambm pode ser visto em outras regies do planeta. No Japo o desemprego o mais alto dos ltimos seis anos. A taxa de desemprego no ms de junho chegou a 5,5% - a maior alta dos ltimos seis anos no pas -, segundo dados oficiais divulgados nesta sextafeira. Em maio, o ndice foi de 5,2%. O nmero de desempregados aumentou em 830 mil em junho, chegando a um total de 3,48 milhes - 31,3% a mais que no mesmo ms no ano passado. Enquanto isso, a oferta de emprego caiu - hoje, para cada cem pessoas procurando trabalho, h 43 vagas. No Brasil, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, destacou, na audincia pblica na Comisso de Assuntos Econmicos (CAE), no Senado, que, pela primeira vez, a economia brasileira atingiu

Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron

agosto de 2009

um nvel de desemprego abaixo do da Europa. Ele disse no haver dvida de que a economia brasileira vem apresentando uma taxa de desemprego menor do que nos pases da Europa e nos Estados Unidos. Na audincia, Meirelles apresentou dados mostrando que, enquanto o desemprego comeou a cair no Brasil, depois de ter subido com a crise financeira, a Europa mantm taxa de crescimento. No Brasil, o desemprego, que chegou a 9% em maro de 2009, caiu para 8,1% em junho. Na Europa, onde tambm estava em 9% em maro, subiu para 9,4%. O nvel atual de desemprego no Brasil, embora mais alto do que o de 2008, est abaixo do registrado em 2007, observou Meirelles.

As mensagens txicas de Wall Street


Um dos legados desta crise ser uma batalha de alcance global em torno de idias. Ou melhor, em torno de que tipo de sistema econmico ser capaz de trazer o mximo de benefcio para a maior quantidade de pessoas. possvel que a crise atual no tenha ganhadores. Mas sem dvida produziu perdedores e, entre esses, os defensores do tipo de capitalismo praticado nos EUA ocupam lugar de destaque, conforme a anlise de Joseph Stiglitz2. Segundo o professor de economia, toda crise tem um fim, e ainda que hoje as coisas paream obscuras, esta crise econmica tambm passar. O certo em todo caso que nenhuma crise, e muito menos uma to grave como a atual vai-se sem deixar um legado. Um dos legados desta crise ser uma batalha de alcance global em torno de idias. Ou melhor, em torno de que tipo de sistema econmico ser capaz de trazer o mximo de benefcio para a maior quantidade de pessoas. Em lugar algum essa batalha mais inflamada do que no chamado Terceiro Mundo. Algo como 80% da populao mundial vive na sia, na Amrica Latina e na frica. Dentre esses, uns 1,4 bilhes subsistem com menos de 1,25 dlares por dia. Nos Estados Unidos, chamar algum de socialista pode no ser mais que uma desqualificao exagerada. Em boa parte do mundo, contudo, a batalha entre capitalismo e socialismo ou ao menos entre o que muitos estadunidenses consideram socialismo segue na ordem do dia. possvel que a crise atual no tenha ganhadores. Mas sem dvida produziu perdedores e, entre esses, os defensores do tipo de capitalismo praticado nos EUA ocupam lugar de destaque. No futuro, de fato, viveremos as consequncias dessa constatao. Para resolver problemas globais, fundamental que exista um sentido de cooperao e confiana, assim como um certo sentido de valores compartilhados. Essa confiana nunca foi slida, e no fez seno debilitar-se nos ltimos tempos. No mundo em desenvolvimento, as pessoas olham para Washington e vem o sistema de governo que permitiu a Wall Street prescrever uma srie de regras que puseram a economia global em risco e que, quando o caso de assumir as consequncias, volta a recorrer a Wall Street para gestionar sua recuperao. Vem permanentes redistribuies de riqueza para o topo da pirmide, claramente s custas dos cidados comuns. Vem, em suma, um problema bsico de falta de controle no sistema democrtico estadunidense. E depois que se tenha visto tudo isso preciso apenas um pequeno passo para concluir que h algo que funciona inevitavelmente mal com a prpria democracia. A economia estadunidense e, at certo ponto, o prestgio norte-americano no exterior vo eventualmente se recuperar. Durante muito tempo os Estados Unidos foram o pas mais admirado do mundo, e ainda o mais rico. Talvez seja verdade que o mundo se encaminha para o fim da histria3? O fato que agora se trata de navegar contra o vento e de sermos capazes de definir o custo das coisas.

Crise econmica pode acelerar ascenso dos BRICs

* Joseph Stiglitz professor de teoria econmica na Universidade Columbia, foi Presidente do Council of Economic Advisers entre 1995 e 1997, ganhou o Nobel de Economia em 2001. Atualmente preside a comisso de especialistas nomeada pelo presidente da Assemblia Geral da ONU para o estudo de reformas no sistema monetrio e financeiro internacional. 3 Durante um certo perodo parecia que a derrota do comunismo supunha a vitria segura do capitalismo, particularmente do capitalismo de tipo estadunidense. Francis Fukuyama chegou a proclamar o fim da histria, definiu o capitalismo de mercado democrtico como a ltima etapa de desenvolvimento social e declarou que a humanidade toda avanaria nessa direo.

Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron

agosto de 2009

A crise econmica global no impedir que os pases do grupo dos BRIC estejam entre as maiores economias do mundo, segundo afirma o prprio autor do conceito dos BRICs, Jim O'Neill, economista-chefe do banco de investimentos Goldman Sachs. Em entrevista exclusiva BBC Brasil, O'Neill afirma que em 2020 a China, por exemplo, poder estar prxima de disputar com os Estados Unidos o posto de maior economia do mundo. Segundo ele, os demais pases dos BRICs podero ter economias de tamanho equivalente de pases como Alemanha, Frana ou Reino Unido. Para O'Neill, at 2020 a grande massa de consumo do mundo estar nas economias dos BRICs. A China j ultrapassou a Alemanha e se tornou a terceira maior economia do mundo, curiosamente no momento exato em que era previsto que isso aconteceria. A grande questo se na prxima dcada (a China) vai ultrapassar o Japo e o quo perto vai estar dos Estados Unidos, em 2020. Poder estar bem perto. A grande questo para os outros trs pases ser o quanto estaro perto, em 2020, das principais economias europias. Cada um tem algo em seu favor. A ndia tem essa enorme vantagem demogrfica. O Brasil, como tem sido demonstrado por esta crise, conta com uma estrutura macroeconmica que fornece uma tima base em termos de poltica econmica. A Rssia a que parece mais vulnervel, devido sua excessiva dependncia de energia e ausncia de mudanas, ou de qualquer prova de mudanas internas. Para 2020, a questo para os trs pases saber se o tamanho de suas economias vai estar prximo das de Alemanha, Frana ou Reino Unido.

As opes do governo brasileiro para lidar com os efeitos da crise


A primeira reao do governo tem sido tentar evitar ou atenuar a secura de crdito, cuja expanso foi um dos motores da economia brasileira nos ltimos anos, embora retrica oficial prefira dar mrito ao PAC. Mas, como aconteceu em todas as crises recentes, o pas pode ser obrigado a escolher entre crescimento e inflao -sacrificar o primeiro para evitar a segunda ou, na alternativa menos conservadora, tentar acelerar um correndo o risco de impulsionar a outra. No primeiro caso, a receita conhecida: os juros so mantidos ou at elevados, e o mesmo feito com a meta de supervit primrio (a parcela da arrecadao tributria destinada ao abatimento da dvida pblica). As medidas reduzem o consumo pblico e privado, esfriam a economia e ajudam a impedir que a alta do dlar se transforme em aumento da inflao. Esse era o cenrio traado antes do agravamento da crise, quando as atenes do governo se voltavam para a rpida piora da balana comercial, efeito colateral do consumo em alta. O projeto de Oramento de 2009 j contempla a possibilidade de aumentar supervit primrio.

Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron

agosto de 2009

Mas a perspectiva de contrao econmica acima do esperado levou setores menos ortodoxos da equipe econmica a falar, at aqui no anonimato, em medidas pr-crescimento, de mais gastos pblicos, menos impostos e menos juros. o que os economistas chamam de poltica anticclica: quando a economia vai bem, o governo faz mais economia; quando vai mal, gasta-se. No caso brasileiro, j no h mais tempo para a primeira parte do plano.

Para analistas, crise e ambiente daro ao Brasil maior influncia em 2020


Seja por meio de organismos internacionais ou na relao direta com outros pases, h espao para o Brasil se tornar ainda "mais influente" nos prximos dez anos, de acordo com especialistas ouvidos pela BBC Brasil. E, em pelo menos duas reas, essa oportunidade maior: economia e meio ambiente. "A crise trouxe uma chance sem precedentes para pases como o Brasil", diz Marco Vieira, professor de Relaes Internacionais do King's College, em Londres. Para ele, a incluso dos pases emergentes nas discusses sobre a recuperao econmica, por meio do G204, "sintomtica", pois j reflete "os novos polos do poder mundial". Na avaliao de Vieira, a estabilidade econmica conquistada nos ltimos anos, aliada a uma participao proativa em fruns internacionais, reforou a percepo de que o pas tem legitimidade para estar presente nos principais debates mundiais. "Nesse ponto temos uma grande vantagem sobre os outros BRIC", diz Vieira. "No somos apenas uma grande economia. Somos um pas democrtico, pacfico e com credibilidade externa", diz. A transferncia de poder econmico dos Estados Unidos para os pases emergentes tambm apontada pelo historiador John Schulz, da Brazilian Business School, como um dos resultados da crise global. Segundo ele, a participao dos pases ricos no PIB mundial j vinha declinando e que a crise "deve acelerar esse processo". "O resultado uma maior participao dos pases emergentes mesa de negociao", diz. A eleio de Barack Obama para a presidncia dos Estados Unidos tambm vista como ponto a favor de um sistema financeiro mundial mais democrtico. "H uma expectativa de que ele seja mais aberto ao dilogo e a uma soluo conjunta para os problemas mundiais", diz Vieira. Est tomando forma um consenso geral em torno da idia segundo a qual "a crise pode constituir uma chance se ela permitir repensar o modo de desenvolvimento", segundo a expresso empregada por JeanMarie Harribey. "Se no houver uma conscientizao generalizada por parte dos dirigentes polticos dos pases ocidentais em relao necessidade de se operar mudanas radicais em suas abordagens", explica Sylvie Faucheux, "isso provocar a morte do sistema dentro de algum tempo, porque inelutavelmente haver conseqncias negativas, e destrutivas, quer no plano social, quer no plano ambiental". Na busca de solues, duas vias principais esto sendo esboada, uma mais tecnolgica, a outra mais social. A primeira defendida por Nicholas Stern, para quem "ns deveramos investir em infra-estruturas que permitam produzir a eletricidade de outras formas, dentro de construes mais eficientes em termos energticos, de maneira a podermos passar para uma economia que emitir pouco carbono". E ele acrescenta: "Est havendo uma oportunidade enorme para tais investimentos, cujo montante total provvel de 1 trilho de dlares por ano no decorrer dos prximos vinte anos. Isso ajudar os pases a sarem da recesso, e, portanto, contribuir para solucionar o problema da distribuio". Contudo, conforme observa Christian Comliau, "o crescimento est sendo questionado, porque o peso da crise financeira acrescenta ao fator ecolgico um elemento de bloqueio". Em vez de valorizar a procura de uma ruptura tecnolgica, a segunda via privilegia a modificao das regras do jogo do sistema econmico. Nesse sentido, segundo Jean-Marie Harribey, " preciso ampliar a esfera no mercantil, cujo impacto ambiental geralmente revela ser bem mais reduzido: a sade e a educao so os dois pilares principais desta gerao de riquezas".
4

Uma oportunidade para reflexo

Quem faz parte do G 20? Os principais pases ricos (Estados Unidos, Japo, Alemanha, Gr Bretanha, Frana, Canad, Itlia, Rssia, alm da Unio Europia) e os principais emergentes (China, ndia, Brasil, frica do Sul, Arbia Saudita, Mxico, Argentina, Austrlia, Indonsia e Coria do Sul). Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron

agosto de 2009

Em todo caso, conforme avalia Benjamin Grebot, "esta a oportunidade ideal para voltarmos a questionar o modo de funcionamento do sistema atual, que visa a rentabilidade a qualquer custo, sem se preocupar com os danos causados ao meio-ambiente. No se trata de sair da economia de mercado, mas sim de organiz-la de outra forma". REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Joseph Stiglitz. As mensagens txicas <http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=59779&edt>. de Wall Street. Disponvel em:

Jos Renato Salatiel. Da bolsa de valores ao bolso Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao. <http://educacao.uol.com.br/atualidades/crise-economica.jhtm>. Rogerio Wassermann. Crise econmica pode acelerar <http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/300309_clusterbrics_ji.shtml>

do consumidor. Disponvel em: dos BRICs.

ascenso

Herv Kempf. O meio-ambiente pode ser beneficiado pela < http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2008/10/21/ult580u3381.jhtm> http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/crisenoseua/ http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/economia_crise.shtml

crise

econmica.

Disciplina(s): AIT / ATUALIDADES Professor: Andr Peron

agosto de 2009

S-ar putea să vă placă și