Sunteți pe pagina 1din 71

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 06

ASSUNTO: Servios Pblicos: conceito e princpios; delegao: concesso, permisso e autorizao

311. (FCC/TCE-GO/2009) Determinada concessionria de servio pblico contraiu financiamento, perante instituies financeiras, para o regular desempenho de suas atividades. Todavia, deixou de honrar os compromissos assumidos relativamente ao financiamento e, nos termos do respectivo contrato, a instituio credora poder assumir o controle societrio da concessionria devedora. Se isto vier a acontecer, o contrato de concesso a) ser automaticamente rescindido, pois proibida a alterao do controle societrio da concessionria. b) poder ser rescindido pela Administrao, se no for conveniente a alterao do controle societrio da concessionria. c) no ser rescindido, se este contrato assim o permitir e os financiadores atenderem s exigncias de regularidade jurdica e fiscal. d) no ser rescindido, se este contrato assim o permitir e os financiadores atenderem s qualificaes tcnicas de prestao do servio. e) no ser rescindido, porque a relao jurdica decorrente da concesso no se altera em funo da alterao do controle societrio da concessionria. Comentrios: Nas condies estabelecidas no contrato de concesso, o poder concedente autorizar a assuno do controle da concessionria por seus financiadores para promover sua reestruturao financeira e assegurar a continuidade da prestao dos servios (Lei n 8.987/95, art. 27, 2). Nesta hiptese, o poder concedente exigir dos financiadores que atendam s exigncias de regularidade jurdica e fiscal (art. 27, 3). Portanto, a resposta desta questo a letra c.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 312. (FCC/TJ-PA/2009) Com referncia aos servios pblicos INCORRETA a afirmao: a) Os servios pblicos podem ser gerais ou individuais, sendo aqueles o que a Administrao presta sem ter usurios determinados; e estes quando os usurios so determinados e a utilizao particular e mensurvel para cada destinatrio. b) Os servios industriais so imprprios do Estado, por consubstanciarem atividade econmica que s pode ser explorada diretamente pelo Poder Pblico quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. c) O Estado pode delegar a execuo de servio pblico por meio de concesso a empresas ou consrcios de empresas, os quais o executa por sua conta e risco. d) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. e) Os servios pblicos so incumbncia do Estado, que os presta sempre diretamente, podendo faz-lo de forma centralizada ou por meio de entidades da Administrao indireta. Comentrios: Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao dos servios pblicos (CF, art. 175). Servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controle estatais, para satisfazer necessidades essenciais e secundrias da coletividade ou simples continncia do Estado (Hely Lopes Meirelles). Servio pblico uma atividade administrativa desempenhada pelo Estado ou por quem lhe faas as vezes, sob regime jurdico ora exclusivamente pblico, ora hbrido (regime privado derrogado por normas pblicas), destinada a atender concretamente os interesses pblicos e coletivos (Maria Sylvia Zanella Di Pietro).

Com base nas definies acima conclumos que a letra e est errada. Pois, os servios pblicos podem ser prestados de forma direta ou indireta. Logo, a resposta desta questo a letra e.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 313. (FCC/MPE-SE/2009) modalidade de transferncia da execuo de servio pblico a particulares, caracterizada pela contratualidade e pela possibilidade de revogao unilateral pelo poder concedente, a: a) encampao. b) autorizao. c) permisso. d) reverso. e) delegao. Comentrios: De acordo com o art. art. 2, IV, da Lei n 8.987/95, considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. Ademais, a permisso de servio pblico ser formalizada mediante contrato de adeso, que observar os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente (art. 40). Por isso, a resposta desta questo a letra c.

314. (FCC/PGE-RJ/2009) A retomada da execuo do servio pelo poder concedente, quando a concesso se revelar contrria ao interesse pblico, antes do prazo estabelecido, denomina-se: a) reverso, sem pagamento de indenizao ao concessionrio. b) concesso patrocinada, na qual mais de 70% da remunerao paga pela Administrao. c) encampao, fazendo jus o concessionrio ao ressarcimento dos prejuzos regularmente comprovados. d) concesso administrativa, na qual a remunerao pode exclusivamente por contraprestao de natureza no pecuniria. ser

e) caducidade, indenizando-se apenas a parcela no amortizada do capital. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Segundo o art. 37 da Lei n 8.987/95, considera-se encampao a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. Logo, a resposta desta questo a letra c.

315. (FCC/TCE-PI/2009) Na concesso comum de servios pblicos, a) a responsabilidade civil por danos causados aos usurios dos servios ser objetiva, mesmo sendo a concessionria pessoa jurdica de direito privado. b) as desapropriaes eventualmente necessrias prestao do servio pblico pela concessionria devero ser promovidas pelo poder concedente. c) se aplica amplamente a regra da exceptio non adimleti contractus (exceo do contrato no cumprido), em favor da concessionria. d) no aplicvel o instituto da reverso de bens, com fundamento no princpio da continuidade do servio pblico. e) a encampao definida legalmente como o modo de extino da concesso em razo da inexecuo do contrato por parte da concessionria. Comentrios: Incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendolhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade (Lei n 8.987/95, art. 25). Alm disso, nos termos do art. 37, 6 da CF, as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Assim, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 316. (FCC/TCE-PI/2009) Com base nas contribuies doutrinrias em matria de servios pblicos, classifica-se o servio de sade, quanto ao objeto, como servio pblico a) prprio. b) no exclusivo. c) uti singuli. d) administrativo. e) social. Comentrios: Quanto ao objeto, os servios pblicos classificam-se administrativos; comerciais (ou industriais); e sociais. em:

Servios pblicos administrativos: so aqueles que a Administrao executa para atender s suas necessidades internas ou preparar outros servios que sero prestados ao pblico, tais como os da imprensa oficial. Servios pblicos comerciais ou industriais: so aqueles que a Administrao executa, direta ou indiretamente, para atender s necessidades coletivas de ordem econmica. So remunerados por tarifas ou preos pblicos. Esses servios so executados por empresas comerciais ou industriais, por concesso ou permisso. Exemplos: telecomunicaes, energia eltrica etc. Servios pblicos sociais: so aqueles que atendem as necessidades coletivas em que a atuao do Estado essencial, mas que convivem com a iniciativa privada, tal como ocorre com os servios de sade, educao, previdncia, cultura, meio ambiente etc. Por isso, a resposta desta questo a letra e.

317. (FCC/TRT-18Regio/2008) Explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado; organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso os servios de transporte coletivo; promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e da ocupao do solo urbano, so servios pblicos de competncia, respectivamente, a) da Unio, do Estado e do Municpio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) do Estado; do Municpio e do Municpio. c) do Estado; do Estado e do Municpio. d) do Municpio; do Estado e do Estado. e) do Municpio, do Estado e da Unio. Comentrios:

Estado

Explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado (CF, art. 25, 2). organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso os servios de transporte coletivo (CF, art. 30, V). promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e da ocupao do solo urbano (CF, art. 30, VIII).

Municpio

Com efeito, a resposta desta questo a letra b.

318. (FCC/TRT-19Regio/2008) Associao representativa de moradores de determinado bairro de um municpio pretende instalar servio de radiodifuso comunitria. Tratando-se de servio pblico, mas que pode ser explorado por particular, a associao depende de autorizao do poder pblico, cuja competncia a) exclusiva da Unio. b) exclusiva do Estado Membro onde se localiza a associao. c) exclusiva do municpio onde se localiza a associao. d) concorrente entre a Unio e o Estado Membro onde se localiza a associao. e) comum entre a Unio e o Estado ou Municpio onde se localiza a associao. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de radiodifuso sonora, e de sons e imagens (CF, art. 21, XII, a). Logo, a resposta desta questo a letra a.

319. (FCC/TCE-AM/2008) item estranho ao rol de direitos dos usurios de servios pblicos, nos termos da lei geral sobre concesses, a) receber servio adequado. b) receber do poder concedente informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos. c) receber da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos. d) receber o servio, observados os princpios da universalidade, gratuidade e continuidade. e) obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. Comentrios: So direitos e obrigaes dos usurios: receber servio adequado; receber do poder concedente e da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos; obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao servio prestado; comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos praticados pela concessionria na prestao do servio; contribuir para a permanncia das boas condies dos bens pblicos atravs dos quais lhes so prestados os servios.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Dentre outros, os servios pblicos so regidos princpio da modicidade das tarifas, segundo o qual as tarifas devem ser cobradas em valores que facilitem o acesso ao servio posto a disposio do usurio. Ou seja, o servio pblico deve se prestado da forma mais barata possvel, de acordo com a tarifa mnima. Contudo, isso no significa que os servios pblicos devero ser prestados de forma gratuita. Assim, a resosta desta questo a letra d.

320. (FCC/TCE-AL/2008) Com relao a formas de delegao de servios pblicos, correto afirmar: a) Os chamados consrcios pblicos ou administrativos consistem em acordos firmados entre pessoas jurdicas polticas ou entre pessoa jurdica poltica e entidade privada, com vistas ao fomento de atividade privada caracterizada como servio pblico. b) Dos convnios decorre, por fora de lei, a constituio de nova pessoa jurdica, responsvel pela execuo do servio pblico, podendo revestirse de personalidade jurdica de direito pblico ou de direito privado. c) A transferncia da execuo de um servio pblico de uma entidade ministerial para uma autarquia constitui mera redistribuio interna de funes entre os vrios rgos da Administrao Direta e no uma forma de delegao de servio pblico. d) Nas concesses de servio pblico (concesses comuns), a modalidade licitatria adequada a concorrncia. e) Considera-se caducidade a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo de concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. Comentrios: Considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (Lei n 8.987/95/05, art. 2, II). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 321. (FCC/Metr-SP/2008) Sobre concesso, autorizao e permisso, considere: I. Concesso forma de delegao de servio pblico feita mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas. II. Permisso forma de delegao de servio pblico feita por licitao somente pessoa fsica. III. Permisso forma de delegao de servio pblico feita a ttulo precrio, mediante licitao, pessoa fsica ou jurdica. IV. Autorizao ato administrativo vinculado ou discricionrio, por meio do qual o Poder Pblico permite ao interessado o exerccio de uma atividade. V. Concesso forma de delegao de servio pblico, a ttulo precrio, mediante qualquer modalidade de licitao. Est correto o que consta SOMENTE em a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V. Comentrios: Caractersticas bsicas da concesso de servios pblicos: celebrada por contrato administrativo; por tempo determinado; Exige licitao, na modalidade concorrncia; Pode ser feita por pessoas jurdicas e consrcios de empresas; Exige lei autorizativa prvia. Caractersticas bsicas da permisso de servios pblicos: celebrada por contrato de adeso, de carter (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); por tempo determinado; Exige licitao, concorrncia; mas no necessariamente na modalidade precrio

Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Exige lei autorizativa prvia. Caractersticas bsicas da autorizao de servios pblicos: formalizada por ato administrativo, unilateral, de carter precrio (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); Pode ser feita por prazo indeterminado; No exige licitao; Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; No exige lei autorizativa prvia. Pelo exposto, a resposta desta questo a letra b.

322. (FCC/TCE-SP/2008) Determinada concessionria de servio pblico, agindo no cumprimento do contrato de concesso, promove desapropriao de terreno urbano, previamente declarado de utilidade pblica para essa finalidade pelo poder concedente. Ao faz-lo, porm, ocupa irregularmente terreno vizinho por acreditar que estava compreendido no mbito da desapropriao, demolindo construo ali existente. Neste caso, a responsabilidade por danos ao imvel vizinho imputvel a) concessionria, porque no poderia promover a desapropriao por conta prpria. b) concessionria, desde que se comprove que agiu com dolo ou culpa grave. c) exclusivamente desapropriante. ao poder concedente, na qualidade de ente

d) ao poder concedente, desde que se comprove erro na descrio das confrontaes do imvel desapropriado. e) concessionria, mesmo que se trate de pessoa privada no integrante da Administrao. Comentrios: Incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendolhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade (Lei n 8.987/95, art. 25).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Ademais, as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (CF, art. 37, 6). Logo, a resposta desta questo a letra e.

323. (FCC/TCE-AM/2007) Nos contratos de concesso de servio pblico, a subconcesso a) em regra expressa. admitida, independentemente de previso contratual

b) em regra admitida, desde que haja previso contratual expressa e independentemente de autorizao do poder concedente. c) em regra admitida, desde que haja autorizao do poder concedente e nos termos do contrato. d) s admitida quando autorizada pelo poder concedente, ainda que proibida pelo contrato. e) em regra inadmitida, independentemente de previso contratual expressa. Comentrios: admitida a subconcesso, nos termos previstos no contrato de concesso, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente (Lei n 8.987/95, art. 26). Portanto, a resosta desta questo a letra c.

324. (FCC/TCE-AM/2007) A resciso de contrato de concesso de servio pblico medida que compete a) exclusivamente ao concessionrio, que pode tom-la por meio de ao judicial intentada com essa finalidade. b) exclusivamente ao concessionrio, que pode tom-la unilateralmente, desde que haja inadimplemento do poder concedente por 3 (trs) meses consecutivos. c) exclusivamente ao poder concedente, que pode tom-la apenas por meio de ao judicial intentada com essa finalidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) exclusivamente ao poder concedente, que pode tom-la unilateralmente, havendo inadimplemento do concessionrio. e) tanto ao concessionrio quanto inadimplemento da parte contrria. Comentrios: O contrato de concesso poder ser rescindido por iniciativa da concessionria, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ao judicial especialmente intentada para esse fim (Lei n 8.987/95, art. 39). Nessa hiptese, os servios prestados pela concessionria no podero ser interrompidos ou paralisados, at a deciso judicial transitada em julgado (art. 39, pargrafo nico). Por isso, a resposta desta questo a letra a. ao poder concedente, havendo

325. (FCC/TCE-MG/2007) Segundo a Lei n 8.987/95, na concesso de servio pblico a) h a delegao da titularidade de determinado servio pblico a pessoa jurdica ou a consrcio de empresas. b) exige-se prvia licitao, na modalidade tomada de preos, sendo vedada qualquer preferncia em razo da nacionalidade dos licitantes. c) necessrio que este se constitua em empresa antes de celebrar o contrato de concesso, em sendo o licitante vencedor um consrcio. d) os respectivos contratos podero prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, como a arbitragem. e) a encampao dispensa lei autorizativa especfica, mas exige prvio pagamento da indenizao concessionria. Comentrios: O contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em lngua portuguesa (art. 23-A). Assim, a resposta desta questo a letra d. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

326. (FCC/TCE-MG/2007) Consoante a Lei n 11.079/04, as parcerias pblico-privadas so firmadas pelo Poder Pblico e pela entidade privada interessada mediante a) consrcio administrativo. b) contrato de concesso. c) convnio. d) permisso de servio pblico. e) autorizao de servio pblico. Comentrios: De acordo com o art. 2 da Lei n 11.079/04, parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa. Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Por isso, a resposta desta questo a letra b.

327. (FCC/TCE-MG/2007) Sobre a parceria pblico-privada prevista na Lei federal n 11.079/04, correto afirmar que a) se formaliza por meio de contrato de consrcio celebrado entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. b) se formaliza por meio de contratos de concesso ou de permisso celebrados entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) se formaliza por meio de contratos de consrcio ou de concesso celebrados entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. d) admite a concesso patrocinada de obra ou servio pblicos, segundo a qual a entidade privada remunerada exclusivamente mediante contraprestao pecuniria do Poder Pblico. e) somente admite concesses de obras ou servios pblicos que envolvam contraprestao pecuniria do Poder Pblico entidade privada. Comentrios: No constitui parceria pblico-privada a concesso comum, assim entendida a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. (art. 2, 3). Com efeito, a resposta desta questo a letra e.

328. (FCC/ISS-SP/2007) Nos termos do tratamento legal da matria, a a) concesso e a permisso de servios pblicos so contratos. b) concesso de servios pblicos contrato, mas a permisso ato unilateral. c) permisso de servios pblicos contrato, mas a concesso ato unilateral. d) concesso e a permisso de servios pblicos so atos unilaterais. e) concesso de servios pblicos contrato e a permisso de servios no mais existe. 329. (FCC/TCE-CE/2006) A permisso de servios pblicos distingue-se da concesso em razo a) de sua precariedade. b) da possibilidade de ser rescindida unilateralmente pela Administrao. c) da desnecessidade de prvia licitao. d) da prescindibilidade de contrato escrito. e) de no ter natureza contratual.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Caractersticas bsicas da concesso de servios pblicos: celebrada por contrato administrativo; por tempo determinado; Exige licitao, na modalidade concorrncia; Pode ser feita por pessoas jurdicas e consrcios de empresas; Exige lei autorizativa prvia. Caractersticas bsicas da permisso de servios pblicos: celebrada por contrato de adeso, de carter (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); por tempo determinado; Exige licitao, concorrncia; mas no necessariamente na modalidade precrio

Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; Exige lei autorizativa prvia. Portanto, a resposta das questes 328 e 329 a letra a

330. (FCC/ARCE/2006) A legislao vigente prev algumas hipteses em que o concessionrio pode, licitamente, paralisar ou interromper a execuo do servio. Dentre essas hipteses incluem-se a) razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes e imposio de prazos rigorosos ao contratado. b) inadimplemento do usurio e razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes. c) inadimplemento do usurio e aplicabilidade da exceptio non adimplementi contractus contra a Administrao por descumprimento de normas contratuais. d) desinteresse da concessionria em continuar a prestar o servio e razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes. e) ausncia de fiscalizao pelo poder concedente e inadimplemento do usurio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando (Lei no 8.987/95, art. 6, 3): motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, por inadimplemento coletividade. do usurio, considerado o interesse da

Logo, a resposta desta quersto a letra b.

331. (FCC/ARCE/2006) So princpios inerentes ao regime jurdico de concesses dos servios pblicos: a) qualidade e irregularidade. b) cortesia e pontualidade. c) faculdade de prestao e neutralidade. d) insegurana e gratuidade. e) modicidade nas tarifas e universalidade. Comentrios: So princpios regedores dos servios pblicos: Princpio da continuidade (ou da permanncia): os servios pblicos devem ser prestados de forma contnua, sem interrupes, a fim de evitar que a paralisao provoque prejudique as atividades particulares. Princpio da eficincia: o Estado deve prestar um servio adequado com o menor custo possvel. Princpio da mutabilidade do regime jurdico: permite a alterao do regime incidente sobre a prestao dos servios pblicos a fim de adaptlo s exigncias sempre variveis do interesse pblico, da vida coletiva e de novas tcnicas. Princpio da flexibilidade ou da adaptabilidade: o Estado dever adequar os servios pblicos modernizao e atualizao das necessidades dos administrados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Princpio da cortesia na prestao (ou da urbanidade no tratamento): exige que o administrado seja tratado de modo educado e corts. Princpio da obrigatoriedade do Estado de prestar o servio pblico: um encargo inescusvel que deve ser prestado pelo Poder Pblico de forma direta ou indireta. Princpio da supremacia do interesse pblico: os servios devem atender as necessidades da coletividade. Princpio da universalidade (ou da generalidade): os servios devem estar disponveis a todos (erga omnes). Princpio da impessoalidade: no pode haver discriminao entre os usurios. Princpio da motivao: o Estado tem que fundamentar as decises referentes aos servios pblicos. Princpio da modicidade das tarifas: as tarifas devem ser cobradas em valores que facilitem o acesso ao servio posto a disposio do usurio. Ademais, o servio pblico deve se prestado da forma mais barata possvel, de acordo com a tarifa mnima. Contudo, isso no significa que os servios pblicos devero ser prestados de forma gratuita. Princpio do controle: deve haver um controle rgido e eficaz sobre a correta prestao dos servios pblicos. Princpio da regularidade: exige a manuteno da qualidade do servio prestado. Princpio da atualidade: exige que os servios sejam prestados de acordo com as tcnicas mais atuais. Princpio da segurana: o servio pblico no pode colocar em risco a vida dos administrados, os administrados no podem ter sua segurana comprometida pelos servios pblicos. Por isso, a resposta desta questo a letra e.

332. (FCC/ARCE/2006) Determinado ente pblico celebra, com particular, contrato por meio do qual outorga a este a concesso de servio pblico, por prazo determinado e em carter no-precrio, tendo como elemento essencial a necessidade de o ente pblico aportar recursos prprios para a realizao de obra vinculada execuo do servio. Esta modalidade de avena tipificada como concesso a) administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) patrocinada. c) precedida de obra. d) simples. e) onerosa. Comentrios: Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa (Lei n 11.079/04, art. 2). Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Assim, a resposta desta questo a letra b.

333. (FCC/PC-MA/2006/Adaptada) O Governo do Estado de So Paulo, conforme disposto na Lei n 8.987/95, delegou a um particular a execuo de um servio pblico que, entretanto, foi retomada pelo poder concedente, durante o prazo da concesso, por motivos de interesse pblico e mediante lei autorizativa especfica. Nesse caso, a extino da concesso configura a a) reintegrao de servio pblico, tendo o concessionrio direito ao prvio pagamento de indenizao. b) caducidade, situao esta que desonera o concedente do ressarcimento de prejuzos sofridos pelo particular ante a supremacia do interesse pblico. c) encampao, hiptese em que o particular far jus ressarcimento dos prejuzos regularmente comprovados. ao prvio

d) resciso, situao em que no resulta para o contratante qualquer espcie de responsabilidade em relao aos encargos da concessionria. e) reverso, hiptese em que o concessionrio ter direito ao ressarcimento de quaisquer prejuzos suportados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: De acordo com o art. 37 da Lei n 8.987/95, considera-se encampao a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. Assim, a resposta desta questo a letra c.

334. (FCC/Manaus-AM/2006). Em matria de concesso de servios pblicos, considere: I. A retomada do servio, antes de findar-se o prazo da concesso, em decorrncia de resciso unilateral do contrato, ou ainda, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e prvio pagamento de indenizao. II. A incorporao dos bens da concessionria ao patrimnio do concedente, ao cabo da concesso de servio, seja qual for a hiptese de extino, deve ser feita com indenizao dos bens ainda no amortizados. III. A extino antecipada da concesso de servio pblico em conseqncia de uma lei dispondo que determinado servio pblico deixe de ser oferecido mediante esse regime de direito pblico. Tais situaes, dizem respeito, respectivamente, a a) interveno, afetao e reverso. b) interveno, encampao e afetao. c) reverso, desafetao e encampao. d) afetao, interveno e desafetao. e) encampao, reverso e afetao. Comentrios:

Encampao

A retomada do servio, antes de findar-se o prazo da concesso, em decorrncia de resciso unilateral do contrato, ou ainda, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e prvio pagamento de indenizao. A incorporao dos bens da concessionria ao patrimnio do concedente, ao cabo da concesso de servio, seja qual for a hiptese de extino, deve ser feita com indenizao dos bens

Reverso

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ainda no amortizados. Afetao A extino antecipada da concesso de servio pblico em conseqncia de uma lei dispondo que determinado servio pblico deixe de ser oferecido mediante esse regime de direito pblico.

Assim, a resposta desta questo a letra e.

335. (ESAF/RFB/2009) Em se tratando de permisso e concesso da prestao de servio pblico, ante o disposto na Lei n. 8.987/95, marque a opo incorreta. a) Ocorrer a caducidade da concesso caso a concessionria no cumpra as penalidades impostas por infraes, nos devidos prazos. b) Caracteriza-se como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso quando por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. c) O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio. d) Sempre que forem atendidas as condies do contrato, considera-se mantido seu equilbrio econmico-financeiro. e) Extinta a concesso, haver a imediata assuno do servio pelo poder concedente que ocupar as instalaes e utilizar todos os bens reversveis. Comentrios: A letra a est certa. A caducidade da concesso poder ser declarada pelo poder concedente quando (art. 38, 1): o servio estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critrios, indicadores e parmetros definidores da qualidade do servio; a concessionria descumprir clusulas contratuais ou disposies legais ou regulamentares concernentes concesso; a concessionria paralisar o servio ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipteses decorrentes de caso fortuito ou fora maior; a concessionria perder as condies econmicas, tcnicas ou operacionais para manter a adequada prestao do servio concedido; www.pontodosconcursos.com.br 20

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a concessionria no cumprir infraes, nos devidos prazos; as penalidades impostas por

a concessionria no atender a intimao do poder concedente no sentido de regularizar a prestao do servio; e a concessionria for condenada em sentena transitada em julgado por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais.

A letra b est errada. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando (art. 6, 3): motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, por inadimplemento coletividade. do usurio, considerado o interesse da

A letra c est certa. O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes (art. 32). Essa interveno ser feita por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor, o prazo da interveno e os objetivos e limites da medida. A letra d est certa. Sempre que forem atendidas as condies do contrato, considera-se mantido seu equilbrio econmico-financeiro (art. 10). A letra e est certa. Extingue-se a concesso por (art. 35): advento do termo contratual; encampao; caducidade; resciso; anulao; e falncia ou extino da empresa concessionria e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual. Com a extino da concesso: retornam ao poder concedente todos os bens reversveis, direitos e privilgios transferidos ao concessionrio conforme previsto no edital e estabelecido no contrato. haver a imediata assuno do servio pelo poder concedente, procedendo-se aos levantamentos, avaliaes e liquidaes necessrios Logo, a resposta desta questo a letra b.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

336. (ESAF/SEFAZ-SP/2009) Acerca dos servios pblicos, assinale a opo correta. a) Vrios so os conceitos encontrados na doutrina para servios pblicos, podendo-se destacar como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de outras pessoas (delegados), com o objetivo de satisfazer s necessidades coletivas, respeitando-se, em todo caso, o regime jurdico inteiramente pblico. b) Pode-se dizer que toda atividade de interesse pblico servio pblico. c) A legislao do servio pblico tem avanado, apresentando modelos mais modernos de prestao, em que se destaca, por exemplo, a parceria pblico-privada, com duas previses legais: patrocinada ou administrativa. d) So princpios relacionados ao servio pblico: continuidade do servio pblico, imutabilidade do regime jurdico e o da igualdade dos usurios. e) Para que seja encarada a atividade do Estado como servio pblico, devese respeitar a gratuidade quando de sua aquisio pelo usurio. Comentrios: A letra a est errada. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, servio pblico uma atividade administrativa desempenhada pelo Estado ou por quem lhe faas as vezes, sob regime jurdico ora exclusivamente pblico, ora hbrido (regime privado derrogado por normas pblicas), destinada a atender concretamente os interesses pblicos e coletivos. A letra b est errada. Nem toda atividade de interesse pblico constitui servio pblico. No Brasil, a atividade em si no define se um servio pblico ou no. Pois, existem atividades essenciais, como educao, que so exploradas por particulares sem regime de delegao, bem como h servios totalmente dispensveis, como as loterias, que so prestados pelo Estado como servios pblicos. A letra c esta certa. Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa (Lei n 11.079/04, art. 2). Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. www.pontodosconcursos.com.br 22

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens.

As letra d e e esto erradas. So princpios regedores dos servios pblicos: Princpio da continuidade (ou da permanncia): os servios pblicos devem ser prestados de forma contnua, sem interrupes, a fim de evitar que a paralisao provoque prejudique as atividades particulares. Princpio da eficincia: o Estado deve prestar um servio adequado com o menor custo possvel. Princpio da mutabilidade do regime jurdico: permite a alterao do regime incidente sobre a prestao dos servios pblicos a fim de adaptlo s exigncias sempre variveis do interesse pblico, da vida coletiva e de novas tcnicas. Princpio da flexibilidade ou da adaptabilidade: o Estado dever adequar os servios pblicos modernizao e atualizao das necessidades dos administrados. Princpio da cortesia na prestao (ou da urbanidade no tratamento): exige que o administrado seja tratado de modo educado e corts. Princpio da obrigatoriedade do Estado de prestar o servio pblico: um encargo inescusvel que deve ser prestado pelo Poder Pblico de forma direta ou indireta. Princpio da supremacia do interesse pblico: os servios devem atender as necessidades da coletividade. Princpio da universalidade (ou da generalidade): os servios devem estar disponveis a todos (erga omnes). Princpio da impessoalidade: no pode haver discriminao entre os usurios. Princpio da motivao: o Estado tem que fundamentar as decises referentes aos servios pblicos. Princpio da modicidade das tarifas: as tarifas devem ser cobradas em valores que facilitem o acesso ao servio posto a disposio do usurio. Ademais, o servio pblico deve se prestado da forma mais barata possvel, de acordo com a tarifa mnima. Contudo, isso no significa que os servios pblicos devero ser prestados de forma gratuita. Princpio do controle: deve haver um controle rgido e eficaz sobre a correta prestao dos servios pblicos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Princpio da regularidade: exige a manuteno da qualidade do servio prestado. Princpio da atualidade: exige que os servios sejam prestados de acordo com as tcnicas mais atuais. Princpio da segurana: o servio pblico no pode colocar em risco a vida dos administrados, os administrados no podem ter sua segurana comprometida pelos servios pblicos. Assim, a resposta desta questo a letra c.

337. (ESAF/MPOG/2008) O servio pblico, modernamente, busca melhorar e aperfeioar o atendimento ao pblico. Analise os itens a seguir: I. considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas; II. considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica ou consrcio de empresas; III. toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado que satisfaa as condies de atualidade compreendendo a modernidade das instalaes e a sua conservao; IV. as concessionrias de servios pblicos de direito privado, nos Estados, so obrigadas a oferecer ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item III est correto. c) Todos os itens esto corretos. d) Apenas o item IV est incorreto. e) Apenas o item II est incorreto. Comentrios: O item I est certo. Considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (Lei n 8.987/95, art. 2, II). O item II est errado. Considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica (consrcio de empresas no!) que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco (Lei n 8.987/95, art. 2, IV). O item III est certo. De acordo do o art. 6 da Lei n 8.987/95, toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios. O item IV est certo. As concessionrias de servios pblicos, de direito pblico e privado, nos Estados e no Distrito Federal, so obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos (Lei n 8.987/95, art. 7-A). A resposta desta questo, portanto, a letra e.

338. (ESAF/CGU/2008) Sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos correto afirmar: a) nos contratos de financiamento, as concessionrias no podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso. b) para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, no se admite que as concessionrias cedam ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros. c) incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros. A responsabilizao ser atenuada em razo da existncia da fiscalizao exercida pelo rgo competente. d) o contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) a encampao e a caducidade no extinguem a concesso, vez que sua extino ocorrer pelo advento do termo contratual, pela resciso, ou pela anulao. Comentrios: A letra a est errada. Nos contratos de financiamento, as concessionrias podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso, at o limite que no comprometa a operacionalizao e a continuidade da prestao do servio (art. 28). A letra b est errada. Para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, as concessionrias podero ceder ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros, observadas as condies previstas em lei (art. 28-A). A letra c est errada. Incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade (art. 25). A letra d est certa. O contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em lngua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996 (art. 23-A). A letra e est errada. Extingue-se a concesso por (art. 35): advento do termo contratual; encampao; caducidade; resciso; anulao; e falncia ou extino da empresa concessionria e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual. Portanto, a resposta desta questo a letra d.

339. (ESAF/TCE-GO/2007) Sobre a interveno, pelo poder concedente, na concesso de servio pblico, assinale a opo correta. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) A interveno d direito indenizao prvia. b) No se admite declarao de interveno sem prvia observncia do princpio da ampla defesa, em favor da concessionria. c) O procedimento atinente interveno deve ser conduzido em juzo, constituindo hiptese de jurisdio voluntria. d) A interveno, da mesma forma da declarao de caducidade, d-se por decreto do poder concedente. e) Por no se tratar de hiptese de extino da concesso, o trmino da interveno conduzir ao direito da concessionria de retomada da concesso. Comentrios: A letra a est errada. Se ficar comprovado que a interveno no observou os pressupostos legais e regulamentares ser declarada sua nulidade, devendo o servio ser imediatamente devolvido concessionria, sem prejuzo de seu direito indenizao (art. 33, 1). Portanto, se for o caso, a indenizao ser posterior a interveno. As letras b e c esto erradas. Declarada a interveno, o poder concedente dever, no prazo de 30 dias, instaurar procedimento administrativo para comprovar as causas determinantes da medida e apurar responsabilidades, assegurado o direito de ampla defesa (art. 33). Portanto, admite-se a interveno sem prvia observncia do princpio da ampla defesa. Ademais, o procedimento atinente interveno no deve ser conduzido em juzo. Na verdade, o poder concedente dever instaurar procedimento administrativo. A letra d est certa. A interveno ser feita por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor, o prazo da interveno e os objetivos e limites da medida (art. 32, pargrafo nico). Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplncia, a caducidade ser declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenizao prvia, calculada no decurso do processo (art. 38, 4). A letra e est errada. Cessada a interveno, se no for extinta a concesso, a administrao do servio ser devolvida concessionria, precedida de prestao de contas pelo interventor, que responder pelos atos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ praticados durante a sua gesto (art. 34). Logo, a concesso pode ser extinta aps a interveno. Por isso, a resposta desta questo a letra d.

340. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) Assinale a opo que contenha condies que no so tidas como necessrias para a caracterizao do servio adequado, nos termos da Lei n. 8.987/95. a) Regularidade/modicidade das tarifas. b) Continuidade/cortesia. c) Controle/economicidade. d) Eficincia/generalidade. e) Atualidade/segurana. Comentrios: Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas (art. 6, 1). Logo, a resposta desta questo a letra c.

341. (ESAF/MTE/2006) Quanto ao servio pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) Pela Constituio Federal, no Brasil, s possvel a prestao de servios pblicos de forma indireta. b) A permisso e a autorizao para a prestao de servios pblicos depende de prvia licitao. c) Os servios pblicos, no Brasil, so prestados sob regime jurdico especial, distinto do comum, seja exercido pelo Estado ou por empresas privadas. d) Os servios pblicos, quando prestados pelo Poder Pblico, s podem ser executados por entidades ou rgos de direito pblico. e) A frmula do denominado "servio adequado" no foi positivada pelo direito brasileiro.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: A letra a est errada. Nos termos do art. 175 da Constituio Federal de 1988, incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao dos servios pblicos. A letra b est errada.

Concesso Permisso

Exige licitao, na modalidade concorrncia. Exige licitao, mas no necessariamente na modalidade concorrncia.

Autorizao No exige licitao.

A letra c est certa. Na lio de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, nos termos da Constituio Federal e das leis em geral, sempre que um servio for um servio pblico ele ser prestado, obrigatoriamente, sob regime jurdico de direito pblico. Por outro lado, sempre que um servio for prestado sob regime jurdico de direito privado ele ser um servio privado. A letra d est errada. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista podem prestar servios pblicos, embora sejam entidades de direito privado. A letra e est errada. Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas (Lei n 8.987/95art. 6, 1). Com efeito, a resposta desta questo a letra c.

342. (ESAF/Analista/ANEEL/2006) Ainda com relao s prescries da Lei n. 8.987, de 13/2/1995, que dispe sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos, assinale a opo correta.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) No julgamento da licitao, devero ser considerados simultaneamente, pelo menos, os critrios do menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado e da melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital. b) So vrias as clusulas essenciais do contrato de concesso, porm elas no incluem as relativas obrigatoriedade, forma e periodicidade da prestao de contas da concessionria ao poder concedente e aos direitos dos usurios para a obteno e utilizao do servio: essas clusulas devem ser tratadas em lei. c) incumbncia do poder concedente intervir na prestao do servio sempre que houver denncia de que ela inadequada ou de qualidade insuficiente. d) O poder concedente poder intervir na concesso, sendo que a interveno ser feita por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor e o prazo da interveno. e) A no-regularizao pela concessionria da prestao do servio aps intimao do poder concedente neste sentido pode gerar a encampao, que uma das razes para a extino unilateral da concesso sem pagamento de indenizao. Comentrios: A letra a est errada. Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, ser objeto de prvia licitao, nos termos da legislao prpria e com observncia dos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critrios objetivos e da vinculao ao instrumento convocatrio (art. 14). No julgamento da licitao ser considerado um dos seguintes critrios (art. 15): I - o menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado; II - a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concesso; III - a combinao, dois a dois, dos critrios referidos nos incisos I, II e VII; IV - melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital; V - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado com o de melhor tcnica; VI - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de maior oferta pela outorga da concesso com o de melhor tcnica; ou

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ VII - melhor oferta de pagamento pela outorga aps qualificao de propostas tcnicas A letra b est errada. So clusulas essenciais do contrato de concesso as relativas: ao objeto, rea e ao prazo da concesso; ao modo, forma e condies de prestao do servio; aos critrios, indicadores, frmulas e parmetros definidores da qualidade do servio; ao preo do servio e aos critrios e procedimentos para o reajuste e a reviso das tarifas; aos direitos, garantias e obrigaes do poder concedente e da concessionria, inclusive os relacionados s previsveis necessidades de futura alterao e expanso do servio e conseqente modernizao, aperfeioamento e ampliao dos equipamentos e das instalaes; aos direitos e deveres dos usurios para obteno e utilizao do servio; forma de fiscalizao das instalaes, dos equipamentos, dos mtodos e prticas de execuo do servio, bem como a indicao dos rgos competentes para exerc-la; s penalidades contratuais e administrativas concessionria e sua forma de aplicao; aos casos de extino da concesso; aos bens reversveis; aos critrios para o clculo e a forma de pagamento das indenizaes devidas concessionria, quando for o caso; s condies para prorrogao do contrato; obrigatoriedade, forma e periodicidade da prestao de contas da concessionria ao poder concedente; exigncia da publicao de demonstraes financeiras peridicas da concessionria; e ao foro e ao modo amigvel de soluo das divergncias contratuais. a que se sujeita a

A letra c est errada e a letra d est certa. O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes (art. 32). Portanto, a interveno facultativa. Ademais, a interveno ser feita por decreto do Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ poder concedente, que conter a designao do interventor, o prazo da interveno e os objetivos e limites da medida. A letra e est errada. A caducidade da concesso poder ser declarada pelo poder concedente quando (art. 38, 1): o servio estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critrios, indicadores e parmetros definidores da qualidade do servio; a concessionria descumprir clusulas contratuais ou disposies legais ou regulamentares concernentes concesso; a concessionria paralisar o servio ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipteses decorrentes de caso fortuito ou fora maior; a concessionria perder as condies econmicas, tcnicas ou operacionais para manter a adequada prestao do servio concedido; a concessionria no cumprir infraes, nos devidos prazos; as penalidades impostas por

a concessionria no atender a intimao do poder concedente no sentido de regularizar a prestao do servio; e a concessionria for condenada em sentena transitada em julgado por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais. Portanto, a resposta desta questo a letra d.

343. (ESAF/ANEEL/2006) A respeito das prescries da Lei n. 8.987, de 13/2/1995, que dispe sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos, assinale a opo incorreta. a) As concesses esto sujeitas fiscalizao contnua e exclusiva pelo poder concedente responsvel pela delegao. Por sua vez, as permisses, por serem delegaes a ttulo precrio, sujeitam-se fiscalizao pelo poder concedente com a cooperao dos usurios. b) Um municpio de um estado brasileiro que, no passado, tenha sido territrio pode ser poder concedente. c) As condies de prestao de um servio adequado incluem continuidade, cortesia na prestao e modicidade das tarifas. d) Os usurios devem levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tomem conhecimento, relativas ao servio prestado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) Os contratos relativos concesso de servios pblicos podero prever mecanismos de reviso tarifria, com a finalidade de manter-se o equilbrio econmico-financeiro. Comentrios: A letra a est errada. As concesses e permisses estaro sujeitas fiscalizao pelo poder concedente responsvel pela delegao, com a cooperao dos usurios (art. 3). A letra b est certa. U, E DF ou M, em cuja competncia se encontre o servio pblico, precedido ou no da execuo de obra pblica, objeto de concesso ou permisso so considerados poderes concedentes (art. 2, I). A letra c est certa. Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas (art. 6, 1). A letra d est certa. So direitos e obrigaes dos usurios (art. 7): receber servio adequado; receber do poder concedente e da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos; obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao servio prestado; comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos praticados pela concessionria na prestao do servio; contribuir para a permanncia das boas condies dos bens pblicos atravs dos quais lhes so prestados os servios.

A letra e est certa. A tarifa do servio pblico concedido ser fixada pelo preo da proposta vencedora da licitao e preservada pelas regras de reviso previstas na Lei n 8.987/95, no edital e no contrato (art. 9). Os contratos podero prever mecanismos de reviso das tarifas, a fim de manter-se o equilbrio econmico-financeiro (art. 9, 2). Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Logo, a resposta desta questo a letra a.

344. (ESAF/CGU/2006) Na concesso de servios pblicos federais, a Unio, que os tenha como seus prprios e privativos, delega a sua prestao a terceiros, os quais se remuneram pela respectiva explorao, como o caso a) da educao escolar. b) da informtica c) da assistncia sade. d) das telecomunicaes. e) do gs canalizado. Comentrios: Compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais (CF, art. 21, XI). Ademais, cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao (CF, art. 25, 2). Logo, a resposta desta questo a letra d.

345. (ESAF/PGFN/2006) A legislao federal estabelece como formas de Parceria Pblico-Privada apenas: a) a concesso comum. b) a concesso patrocinada. c) a concesso patrocinada e a concesso administrativa. d) as concesses comum, patrocinada e administrativa. e) as formas de concesso admitidas em direito, e demais contratos administrativos. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa (Lei n 11.079/04, art. 2). Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Assim, a resposta desta questo a letra c.

346. (ESAF/TCU/2006) De acordo com a Constituio Federal, a prestao de servios pblicos dar-se- diretamente pelo Poder Pblico ou mediante concesso ou permisso. O texto constitucional prev, ainda, lei que regrar esta prestao. Assinale, no rol abaixo, o instituto que no est mencionado na norma constitucional como diretriz para esta mencionada lei. a) Direitos dos usurios. b) Poltica tarifria. c) Obrigao de manter servio adequado. d) Condies de caducidade e resciso da concesso ou permisso. e) Critrios de licitao permissionrios. Comentrios: Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos (CF, art. 175). A lei dispor sobre: o regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso da concesso ou permisso; os direitos dos usurios; poltica tarifria; para a escolha dos concessionrios ou

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a obrigao de manter servio adequado. Portanto, a resposta desta questo a letra e.

347. (ESAF/SRF/2005) Na concesso de servio pblico, considera-se encargo da concessionria a) arcar com as indenizaes de desapropriaes promovidas pelo Poder Pblico de bens necessrios execuo do servio concedido. b) permitir acesso da fiscalizao do poder concedente e dos usurios aos seus registros contbeis. c) captar recursos financeiros, junto ao poder concedente, necessrios prestao do servio. d) dar publicidade peridica de seus resultados financeiros aos usurios, nos termos contratuais. e) constituir servides administrativas autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato. Comentrios: Incumbe concessionria (Lei n 8.987/95, art. 31): prestar servio adequado, na forma prevista nesta Lei, nas normas tcnicas aplicveis e no contrato; manter em dia o inventrio e o registro dos bens vinculados concesso; prestar contas da gesto do servio ao poder concedente e aos usurios, nos termos definidos no contrato; cumprir e fazer cumprir as normas do servio e as clusulas contratuais da concesso; permitir aos encarregados da fiscalizao livre acesso, em qualquer poca, s obras, aos equipamentos e s instalaes integrantes do servio, bem como a seus registros contbeis; promover as desapropriaes e constituir servides autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato; zelar pela integridade dos bens vinculados prestao do servio, bem como segur-los adequadamente; e

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ captar, aplicar e gerir os recursos financeiros necessrios prestao do servio. Logo, a resposta desta questo a letra e.

348. (ESAF/TRT-7Regio/2005) A forma mais moderna de prestao de servios pblicos a denominada parceria pblico-privada, regida pela Lei n 11.079/04. No mbito dessa norma, foram previstas vrias formas de garantia para sustentar as obrigaes pecunirias contradas pelo Poder Pblico. Assinale, no rol abaixo, aquela garantia que no est prevista na norma citada. a) Instituio ou utilizao de fundos especiais previstos em lei. b) Contratao de seguro-garantia com as companhias seguradoras que no sejam controladas pelo Poder Pblico. c) Garantias prestadas por empresa estatal criada para essa finalidade. d) Garantia prestada por instituio financeira, de qualquer natureza. e) Garantia prestada por organismos internacionais. Comentrios: As obrigaes pecunirias contradas pela Administrao Pblica em contrato de parceria pblico-privada podero ser garantidas mediante (Lei n 11.079/04, art. 8): vinculao de receitas, observado o disposto no inciso IV do art. 167 da Constituio Federal (o referido dispositivo constitucional veda a vinculao de receitas de impostos a fundo, rgo ou despesa, ressalvadas as hipteses de vinculao previstas na prpria Constituio) instituio ou utilizao de fundos especiais previstos em lei; contratao de seguro-garantia com as companhias seguradoras que no sejam controladas pelo Poder Pblico; garantia prestada por organismos internacionais ou instituies financeiras que no sejam controladas pelo Poder Pblico; garantias prestadas por fundo garantidor ou empresa estatal criada para essa finalidade; outros mecanismos admitidos em lei. Com efeito, a resposta desta questo a letra d. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

349. (ESAF/MPOG/2005) Com referncia poltica tarifria do regime de prestao de servios pblicos mediante concesso ou permisso, correto afirmar: a) as tarifas no podero ser diferenciadas em relao ao atendimento de distintos segmentos de usurios. b) possvel a previso, no edital e a favor da concessionria, de outras fontes complementares de receitas, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, desde que com exclusividade. c) somente nos casos expressamente previstos em lei, a cobrana da tarifa poder ser condicionada existncia de servio pblico alternativo e gratuito para o usurio. d) os mecanismos de reviso de tarifas, para a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do contrato, podero ser alterados unilateralmente pelo Poder concedente. e) a criao, alterao ou extino de qualquer tributo ou encargo legal poder implicar a reviso da tarifa, caso se comprove o seu respectivo impacto. Comentrios: A letra a est errada. As tarifas podero ser diferenciadas em funo das caractersticas tcnicas e dos custos especficos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usurios (Lei n 8.987/95, art. 13). A letra b est errada. No atendimento s peculiaridades de cada servio pblico, poder o poder concedente prever, em favor da concessionria, no edital de licitao, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessrias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas (Lei n 8.987/95, art. 11). A letra c est certa. A tarifa no ser subordinada legislao especfica anterior e somente nos casos expressamente previstos em lei, sua cobrana poder ser condicionada existncia de servio pblico alternativo e gratuito para o usurio (Lei n 8.987/95, art. 9, 1). A letra d est errada. Os contratos podero prever mecanismos de reviso das tarifas, a fim de manter-se o equilbrio econmico-financeiro. Em havendo alterao unilateral do contrato que afete o seu inicial Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ equilbrio econmico-financeiro, o poder concedente dever restabelec-lo, concomitantemente alterao (Lei n 8.987/95, art. 9, 2 e 4). A letra e est errada. Ressalvados os impostos sobre a renda, a criao, alterao ou extino de quaisquer tributos ou encargos legais, aps a apresentao da proposta, quando comprovado seu impacto, implicar a reviso da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso (Lei n 8.987/95, art. 9, 3). Logo, a resposta desta questo a letra c.

350. (ESAF/STN/2005) A inovao na prestao de servios pblicos no Brasil a recente legislao sobre PPP - parceria pblico-privada. Por essa norma, entende-se por concesso patrocinada: a) a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas, de que trata a Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. b) o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento ou instalao de bens. c) a concesso comum, abrangida pela Lei n 8.987/95, que no envolve a contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. d) a concesso de servios ou de obras pblicas, regidas pela Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente ao recebimento da tarifa cobrada pelo usurio, o pagamento de contraprestao do parceiro privado ao parceiro pblico. e) o contrato de prestao de servios ou de obras pblicas, nos quais o parceiro privado patrocinado por um terceiro, entidade financeira, nacional ou internacional, com responsabilidade de pagamento pelo parceiro pblico. Comentrios: De acordo com o art. 2 da Lei n 11.079/04, parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios, contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens. Por isso, a resposta desta questo a letra a.

351. (ESAF/MRE/2004) Tratando-se de servio pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) O conceito de atualidade previsto na noo de servio adequado refere-se ao valor das tarifas. b) No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo, aps aviso prvio, por inadimplemento do usurio, considerado o interesse geral. c) Os critrios de julgamento na licitao para concesso de servio pblico so os mesmos da lei geral de licitao. d) Na licitao, em caso de igualdade de condies, ser dada preferncia proposta apresentada pela empresa com o maior nmero de empregados. e) facultada a outorga da subconcesso, a critrio da concessionria, desde que previamente admitida pelo poder concedente e prevista no contrato. Comentrios: A letra a est errada. Servio adequado o que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas. A atualidade compreende a modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio (Lei no 8.987/95, art. 6, 1 e 2). A letra b est certa. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando (Lei no 8.987/95, art. 6, 3):

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, por inadimplemento coletividade. do usurio, considerado o interesse da

A letra c est errada. No julgamento da licitao ser considerado um dos seguintes critrios (Lei no 8.987/95, art. 15): I - o menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado; II - a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concesso; III - a combinao, dois a dois, dos critrios referidos nos incisos I, II e VII; IV - melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital; V - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado com o de melhor tcnica; VI - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de maior oferta pela outorga da concesso com o de melhor tcnica; ou VII - melhor oferta de pagamento pela outorga aps qualificao de propostas tcnicas. A letra d est errada. Em igualdade de condies, ser dada preferncia proposta apresentada por empresa brasileira (Lei no 8.987/95, art. 15, 4). A letra e est errada. admitida a subconcesso, nos termos previstos no contrato de concesso, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente. Portanto, a outorga da subconcesso, que ser sempre precedida de concorrncia, no a critrio da concessionria (Lei no 8.987/95, art. 26). Por isso, a resposta desta questo a letra b.

352. (ESAF/MTE/2003) Tratando-se de concesso de servios pblicos, assinale a afirmativa verdadeira quanto caducidade da concesso. a) A caducidade pode ser declarada pelo poder concedente ou por ato judicial.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) Declarada a caducidade, o poder concedente responde por obrigaes com os empregados da concessionria. c) A declarao de caducidade depende de prvia indenizao, apurada em processo administrativo. d) A caducidade pode ser declarada caso a concessionria seja condenada por sonegao de tributos, em sentena transitada em julgado. e) Constatada a inexecuo parcial do contrato impe-se, como ato vinculado, a declarao de caducidade. Comentrios: A letra a est errada. A caducidade da concesso poder ser declarada pelo poder concedente, mas no por ato judicial (Lei no 8.987/95, art. 38, 1). A letra b est errada. Declarada a caducidade, no resultar para o poder concedente qualquer espcie de responsabilidade em relao aos encargos, nus, obrigaes ou compromissos com terceiros ou com empregados da concessionria (Lei no 8.987/95, art. 38, 6). A letra c est errada. Instaurado o processo administrativo e comprovada a inadimplncia, a caducidade ser declarada por decreto do poder concedente, independentemente de indenizao prvia, calculada no decurso do processo (art. 38, 4). A letra d est certa. A caducidade da concesso poder ser declarada pelo poder concedente quando (Lei no 8.987/95, art. 38, 1): o servio estiver sendo prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo por base as normas, critrios, indicadores e parmetros definidores da qualidade do servio; a concessionria descumprir clusulas contratuais ou disposies legais ou regulamentares concernentes concesso; a concessionria paralisar o servio ou concorrer para tanto, ressalvadas as hipteses decorrentes de caso fortuito ou fora maior; a concessionria perder as condies econmicas, tcnicas ou operacionais para manter a adequada prestao do servio concedido; a concessionria no cumprir as penalidades impostas por infraes, nos devidos prazos;

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a concessionria no atender a intimao do poder concedente no sentido de regularizar a prestao do servio; e a concessionria for condenada em sentena transitada em julgado por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais.

A letra e est errada. A inexecuo total ou parcial do contrato acarretar, a critrio do poder concedente, a declarao de caducidade da concesso ou a aplicao das sanes contratuais (Lei no 8.987/95, art. 38). Portanto, a declarao de caducidade da concesso ato discricionrio. Logo, a resposta desta questo a letra d.

353. (Cespe/TRE-MT/2010) Assinale a opo correta quanto aos servios pblicos. a) Servio pblico toda atividade material que a lei atribui diretamente ao Estado, sob regime exclusivo de direito pblico; assim, as atividades desenvolvidas pelas pessoas de direito privado por delegao do poder pblico no podem ser consideradas como tal. b) Servios pblicos imprprios so aqueles que o Estado assume como seus e os executa diretamente, por meio de seus agentes, ou indiretamente, por meio de concessionrios e permissionrios. c) Tanto os servios pblicos prestados por pessoas da administrao descentralizada quanto os prestados por particulares colaboradores devem ser controlados pela administrao, devendo a entidade federativa respectiva aferir a forma de prestao, os resultados e os benefcios sociais alcanados, entre outros aspectos. d) Considera-se de execuo direta o servio pblico que prestado diretamente pelo Estado ou que, mesmo executado por entidades diversas das pessoas federativas, objeto de regulamentao e controle por parte delas. e) Em ateno ao princpio da livre iniciativa, apenas os servios prestados pelas pessoas de direito privado que integram a administrao pblica indireta podem sofrer uma disciplina normativa que os regulamente. Comentrios: A letra a est errada. Servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controle estatais, para Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ satisfazer necessidades essenciais e secundrias da coletividade ou simples continncia do Estado (Hely Lopes Meirelles). Portanto, as atividades desenvolvidas pelas pessoas de direito privado por delegao do poder pblico so consideradas como tal. A letra b est errada. Servios pblicos prprios so aqueles que o Estado assume como seus e os executa diretamente, por meio de seus agentes, ou indiretamente, por meio de concessionrios e permissionrios (Maria Sylvia Zanella Di Pietro). A letra c est certa. Se a determinada pessoa federativa foi outorgada competncia para instituir o servio, seu dever auferir as formas de prestao, os resultados alcanados, os benefcios sociais, a necessidade de ampliao, reduo ou substituio (Jos dos Santos Carvalho Filho). A letra d est errada. Considera-se de execuo direta o servio pblico que prestado diretamente pelo Estado. Por outro lado, diz-se que h execuo indireta quando os servios so prestados por entidades diversas das pessoas federativas. A letra e est errada. Os servios pblicos s podem ser executados (pelas pessoas de direito pblico ou de direito provado) se existir uma disciplina normativa que os regulamente. Por isso, a resposta desta questo a letra c.

354. (Cespe/TRE-MT/2010) Tendo em vista os conceitos de autorizao, permisso e concesso de servio pblico, assinale a opo correta. a) A autorizao ato administrativo vinculado por meio do qual a administrao consente que o indivduo desempenhe servio pblico que no seja considerado de natureza estatal. b) Permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. c) A concesso pode ser contratada com pessoa fsica ou jurdica e por consrcio de empresas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) A concesso, caracterizando-se como contrato administrativo, pode ser outorgada por prazo indeterminado. e) A permisso de servio pblico, diferentemente da concesso, configura delegao a ttulo precrio e no exige licitao. Comentrios: So modalidades de delegao de servio pblico: concesso, permisso e autorizao. Concesso de servio pblico: a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado; (Lei n 8.987/ 95, art. 2, II).

IMPORTANTE: Caractersticas bsicas da concesso de servios pblicos: celebrada por contrato administrativo; por tempo determinado; Exige licitao, na modalidade concorrncia; Pode ser feita empresas; por pessoas jurdicas e consrcios de

Exige lei autorizativa prvia.

Permisso de servio pblico: a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. (Lei n 8.987/ 95, art. 2, IV).

IMPORTANTE: Caractersticas bsicas da permisso de servios pblicos: celebrada por contrato de adeso, de carter (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); precrio

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ por tempo determinado; Exige licitao, concorrncia; mas no necessariamente na modalidade

Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; Exige lei autorizativa prvia.

Autorizao de servio pblico: modalidade de delegao adequada para satisfazer interesses coletivos instveis ou situaes de emergncia transitria, em que no se faz necessrio grandes especializao do prestador de servio, nem grandes investimentos para a sua implantao.

IMPORTANTE: Caractersticas bsicas da autorizao de servios pblicos: formalizada por ato administrativo, unilateral, de carter precrio (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); Pode ser feita por prazo indeterminado; No exige licitao; Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; No exige lei autorizativa prvia.

Logo, a resposta desta questo a letra b.

355. (Cespe/Bacen/2009) No que se refere a concesses, permisses e autorizaes, assinale a opo correta. a) Se uma empresa apresentar-se como licitante para firmar contrato de concesso e, na fixao da tarifa apresentada como proposta, estiverem includos subsdios especficos que a empresa possua, no disponveis para os demais licitantes, nesse caso, a proposta dever ser analisada. b) Diante do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, o contrato de concesso no poder prever o emprego de mecanismos privados para a resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, como a arbitragem. c) Incumbe concessionria a execuo do servio concedido e cabe-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade. d) Nas concesses de parcerias pblico-privadas, no se admite a emisso de empenho em nome dos financiadores do projeto em relao s obrigaes pecunirias da administrao pblica. e) A constituio da sociedade de propsito especfico dar-se- aps a celebrao do contrato de concesso, no mbito das parcerias pblicoprivadas. Comentrios: A letra a est errada. Considerar-se- desclassificada a proposta que, para sua viabilizao, necessite de vantagens ou subsdios que no estejam previamente autorizados em lei e disposio de todos os concorrentes (Lei no 8.987/95, art. 17). A letra b est errada. O contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em lngua portuguesa, nos termos da Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996 (art. 23-A). A letra c est certa. Incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa o responsabilidade (Lei n 8.987/95, art. 25). A letra d est errada. Os contratos de PPP podero prever adicionalmente (Lei n 11.079/04, art. 5, 2): os requisitos e condies em que o parceiro pblico autorizar a transferncia do controle da sociedade de propsito especfico para os seus financiadores, com o objetivo de promover a sua reestruturao financeira e assegurar a continuidade da prestao dos servios; a possibilidade de emisso de empenho em nome dos financiadores do projeto em relao s obrigaes pecunirias da Administrao Pblica; a legitimidade dos financiadores do projeto para receber indenizaes por extino antecipada do contrato, bem como pagamentos efetuados pelos fundos e empresas estatais garantidores de parcerias pblico-privadas. www.pontodosconcursos.com.br 47

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A letra e est errada. Antes da celebrao do contrato, dever ser constituda sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria (Lei n 11.079/04, art. 9). Com efeito, a resposta desta questo a letra c.

356. (Cespe/MCT/2009) No que concerne s concesses e permisses de servios pblicos, assinale a opo correta. a) A concesso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio sem licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho. b) Apenas mediante lei especfica, o poder concedente pode intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes. c) Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, deve ser objeto de prvia licitao, segundo a legislao prpria observando aos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critrios objetivos e da vinculao ao instrumento convocatrio. d) Encampao a retomada do servio pelo poder concedente, mediante decreto, aps o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico e independentemente de pagamento da indenizao. e) A permisso de servio pblico deve ser formalizada mediante contrato de adeso, que no pode ser revogado de forma unilateral pelo poder concedente. Comentrios: A letra a est errado. Considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado (Lei n 8.987/95, art. 2, II).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra b est errada. O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes (Lei n 8.987/95, art. 32). Essa interveno ser feita por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor, o prazo da interveno e os objetivos e limites da medida. A letra c est certa. Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, ser objeto de prvia licitao, nos termos da legislao prpria e com observncia dos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critrios objetivos e da vinculao ao instrumento convocatrio (Lei n 8.987/95, art. 14). A letra d est errada. Considera-se encampao a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao (Lei n 8.987/95, art. 37). A letra e est errada.

IMPORTANTE: Caractersticas bsicas da permisso de servios pblicos: celebrada por contrato de adeso, de carter (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); por tempo determinado; Exige licitao, concorrncia; mas no necessariamente na modalidade precrio

Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; Exige lei autorizativa prvia.

Logo, a resosta desta questo a letra c.

357. (Cespe/TRE-MA/2009) A prestao de servio pblico no abrange o desempenho de atividades de natureza comercial e industrial. Comentrios: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Errado. Quanto ao objeto, os servios pblicos classificam-se em: administrativos; comerciais (ou industriais); e sociais. Servios pblicos administrativos: so aqueles que a Administrao executa para atender s suas necessidades internas ou preparar outros servios que sero prestados ao pblico, tais como os da imprensa oficial. Servios pblicos comerciais ou industriais: so aqueles que a Administrao executa, direta ou indiretamente, para atender s necessidades coletivas de ordem econmica. So remunerados por tarifas ou preos pblicos. Esses servios so executados por empresas comerciais ou industriais, por concesso ou permisso. Exemplos: telecomunicaes, energia eltrica etc. Servios pblicos sociais: so aqueles que atendem as necessidades coletivas em que a atuao do Estado essencial, mas que convivem com a iniciativa privada, tal como ocorre com os servios de sade, educao, previdncia, cultura, meio ambiente etc.

358. (Cespe/TRE-MA/2009) No contrato de concesso de servio pblico, havendo a encampao, o concessionrio no tem direito indenizao por eventuais prejuzos. Comentrios: Errado. Considera-se encampao a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao (Lei n 8.987/95, art. 37).

359. (Cespe/TRE-MA/2009) A autorizao de servio pblico constitui ato administrativo bilateral, vinculado e precrio. Comentrios: Errado.

IMPORTANTE: Caractersticas bsicas da autorizao de servios pblicos: formalizada por ato administrativo, unilateral, de precrio (revogvel a qualquer tempo pela Administrao); www.pontodosconcursos.com.br carter

Prof. Anderson Luiz

50

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Pode ser feita por prazo indeterminado; No exige licitao; Pode ser feita por pessoas fsicas ou jurdicas; No exige lei autorizativa prvia.

360. (Cespe/OAB/2009) Conforme dispe a lei geral de concesses, a encampao consiste a) no retorno dos bens pblicos aplicados na execuo do objeto do contrato de concesso ao poder concedente. b) na declarao de extino do contrato de concesso em face da inexecuo total ou parcial do contrato, desde que respeitados o devido processo legal, o contraditrio e a ampla defesa. c) na retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. d) no fim do contrato de concesso, por iniciativa do concessionrio, quando houver descumprimento das condies do contrato pelo poder concedente. Comentrios: Considera-se encampao a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao (Lei n 8.987/95, art. 37).

Assim, a resposta desta questo a letra c.

At a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 311. (FCC/TCE-GO/2009) Determinada concessionria de servio pblico contraiu financiamento, perante instituies financeiras, para o regular desempenho de suas atividades. Todavia, deixou de honrar os compromissos assumidos relativamente ao financiamento e, nos termos do respectivo contrato, a instituio credora poder assumir o controle societrio da concessionria devedora. Se isto vier a acontecer, o contrato de concesso a) ser automaticamente rescindido, pois proibida a alterao do controle societrio da concessionria. b) poder ser rescindido pela Administrao, se no for conveniente a alterao do controle societrio da concessionria. c) no ser rescindido, se este contrato assim o permitir e os financiadores atenderem s exigncias de regularidade jurdica e fiscal. d) no ser rescindido, se este contrato assim o permitir e os financiadores atenderem s qualificaes tcnicas de prestao do servio. e) no ser rescindido, porque a relao jurdica decorrente da concesso no se altera em funo da alterao do controle societrio da concessionria. 312. (FCC/TJ-PA/2009) Com referncia aos servios pblicos INCORRETA a afirmao: a) Os servios pblicos podem ser gerais ou individuais, sendo aqueles o que a Administrao presta sem ter usurios determinados; e estes quando os usurios so determinados e a utilizao particular e mensurvel para cada destinatrio. b) Os servios industriais so imprprios do Estado, por consubstanciarem atividade econmica que s pode ser explorada diretamente pelo Poder Pblico quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. c) O Estado pode delegar a execuo de servio pblico por meio de concesso a empresas ou consrcios de empresas, os quais o executa por sua conta e risco. d) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. e) Os servios pblicos so incumbncia do Estado, que os presta sempre diretamente, podendo faz-lo de forma centralizada ou por meio de entidades da Administrao indireta. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

313. (FCC/MPE-SE/2009) modalidade de transferncia da execuo de servio pblico a particulares, caracterizada pela contratualidade e pela possibilidade de revogao unilateral pelo poder concedente, a: a) encampao. b) autorizao. c) permisso. d) reverso. e) delegao. 314. (FCC/PGE-RJ/2009) A retomada da execuo do servio pelo poder concedente, quando a concesso se revelar contrria ao interesse pblico, antes do prazo estabelecido, denomina-se: a) reverso, sem pagamento de indenizao ao concessionrio. b) concesso patrocinada, na qual mais de 70% da remunerao paga pela Administrao. c) encampao, fazendo jus o concessionrio ao ressarcimento dos prejuzos regularmente comprovados. d) concesso administrativa, na qual a remunerao pode exclusivamente por contraprestao de natureza no pecuniria. ser

e) caducidade, indenizando-se apenas a parcela no amortizada do capital. 315. (FCC/TCE-PI/2009) Na concesso comum de servios pblicos, a) a responsabilidade civil por danos causados aos usurios dos servios ser objetiva, mesmo sendo a concessionria pessoa jurdica de direito privado. b) as desapropriaes eventualmente necessrias prestao do servio pblico pela concessionria devero ser promovidas pelo poder concedente. c) se aplica amplamente a regra da exceptio non adimleti contractus (exceo do contrato no cumprido), em favor da concessionria. d) no aplicvel o instituto da reverso de bens, com fundamento no princpio da continuidade do servio pblico. e) a encampao definida legalmente como o modo de extino da concesso em razo da inexecuo do contrato por parte da concessionria.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 316. (FCC/TCE-PI/2009) Com base nas contribuies doutrinrias em matria de servios pblicos, classifica-se o servio de sade, quanto ao objeto, como servio pblico a) prprio. b) no exclusivo. c) uti singuli. d) administrativo. e) social. 317. (FCC/TRT-18Regio/2008) Explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado; organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso os servios de transporte coletivo; promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e da ocupao do solo urbano, so servios pblicos de competncia, respectivamente, a) da Unio, do Estado e do Municpio. b) do Estado; do Municpio e do Municpio. c) do Estado; do Estado e do Municpio. d) do Municpio; do Estado e do Estado. e) do Municpio, do Estado e da Unio. 318. (FCC/TRT-19Regio/2008) Associao representativa de moradores de determinado bairro de um municpio pretende instalar servio de radiodifuso comunitria. Tratando-se de servio pblico, mas que pode ser explorado por particular, a associao depende de autorizao do poder pblico, cuja competncia a) exclusiva da Unio. b) exclusiva do Estado Membro onde se localiza a associao. c) exclusiva do municpio onde se localiza a associao. d) concorrente entre a Unio e o Estado Membro onde se localiza a associao. e) comum entre a Unio e o Estado ou Municpio onde se localiza a associao.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 319. (FCC/TCE-AM/2008) item estranho ao rol de direitos dos usurios de servios pblicos, nos termos da lei geral sobre concesses, a) receber servio adequado. b) receber do poder concedente informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos. c) receber da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos. d) receber o servio, observados os princpios da universalidade, gratuidade e continuidade. e) obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. 320. (FCC/TCE-AL/2008) Com relao a formas de delegao de servios pblicos, correto afirmar: a) Os chamados consrcios pblicos ou administrativos consistem em acordos firmados entre pessoas jurdicas polticas ou entre pessoa jurdica poltica e entidade privada, com vistas ao fomento de atividade privada caracterizada como servio pblico. b) Dos convnios decorre, por fora de lei, a constituio de nova pessoa jurdica, responsvel pela execuo do servio pblico, podendo revestirse de personalidade jurdica de direito pblico ou de direito privado. c) A transferncia da execuo de um servio pblico de uma entidade ministerial para uma autarquia constitui mera redistribuio interna de funes entre os vrios rgos da Administrao Direta e no uma forma de delegao de servio pblico. d) Nas concesses de servio pblico (concesses comuns), a modalidade licitatria adequada a concorrncia. e) Considera-se caducidade a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo de concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. 321. (FCC/Metr-SP/2008) Sobre concesso, autorizao e permisso, considere: I. Concesso forma de delegao de servio pblico feita mediante licitao, na modalidade de concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas. II. Permisso forma de delegao de servio pblico feita por licitao somente pessoa fsica.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ III. Permisso forma de delegao de servio pblico feita a ttulo precrio, mediante licitao, pessoa fsica ou jurdica. IV. Autorizao ato administrativo vinculado ou discricionrio, por meio do qual o Poder Pblico permite ao interessado o exerccio de uma atividade. V. Concesso forma de delegao de servio pblico, a ttulo precrio, mediante qualquer modalidade de licitao. Est correto o que consta SOMENTE em a) I, II e V. b) I, III e IV. c) II e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V. 322. (FCC/TCE-SP/2008) Determinada concessionria de servio pblico, agindo no cumprimento do contrato de concesso, promove desapropriao de terreno urbano, previamente declarado de utilidade pblica para essa finalidade pelo poder concedente. Ao faz-lo, porm, ocupa irregularmente terreno vizinho por acreditar que estava compreendido no mbito da desapropriao, demolindo construo ali existente. Neste caso, a responsabilidade por danos ao imvel vizinho imputvel a) concessionria, porque no poderia promover a desapropriao por conta prpria. b) concessionria, desde que se comprove que agiu com dolo ou culpa grave. c) exclusivamente desapropriante. ao poder concedente, na qualidade de ente

d) ao poder concedente, desde que se comprove erro na descrio das confrontaes do imvel desapropriado. e) concessionria, mesmo que se trate de pessoa privada no integrante da Administrao. 323. (FCC/TCE-AM/2007) Nos contratos de concesso de servio pblico, a subconcesso a) em regra expressa. admitida, independentemente de previso contratual

b) em regra admitida, desde que haja previso contratual expressa e independentemente de autorizao do poder concedente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) em regra admitida, desde que haja autorizao do poder concedente e nos termos do contrato. d) s admitida quando autorizada pelo poder concedente, ainda que proibida pelo contrato. e) em regra inadmitida, independentemente de previso contratual expressa. 324. (FCC/TCE-AM/2007) A resciso de contrato de concesso de servio pblico medida que compete a) exclusivamente ao concessionrio, que pode tom-la por meio de ao judicial intentada com essa finalidade. b) exclusivamente ao concessionrio, que pode tom-la unilateralmente, desde que haja inadimplemento do poder concedente por 3 (trs) meses consecutivos. c) exclusivamente ao poder concedente, que pode tom-la apenas por meio de ao judicial intentada com essa finalidade. d) exclusivamente ao poder concedente, que pode tom-la unilateralmente, havendo inadimplemento do concessionrio. e) tanto ao concessionrio quanto inadimplemento da parte contrria. ao poder concedente, havendo

325. (FCC/TCE-MG/2007) Segundo a Lei n 8.987/95, na concesso de servio pblico a) h a delegao da titularidade de determinado servio pblico a pessoa jurdica ou a consrcio de empresas. b) exige-se prvia licitao, na modalidade tomada de preos, sendo vedada qualquer preferncia em razo da nacionalidade dos licitantes. c) necessrio que este se constitua em empresa antes de celebrar o contrato de concesso, em sendo o licitante vencedor um consrcio. d) os respectivos contratos podero prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, como a arbitragem. e) a encampao dispensa lei autorizativa especfica, mas exige prvio pagamento da indenizao concessionria. 326. (FCC/TCE-MG/2007) Consoante a Lei n 11.079/04, as parcerias pblico-privadas so firmadas pelo Poder Pblico e pela entidade privada interessada mediante

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) consrcio administrativo. b) contrato de concesso. c) convnio. d) permisso de servio pblico. e) autorizao de servio pblico. 327. (FCC/TCE-MG/2007) Sobre a parceria pblico-privada prevista na Lei federal n 11.079/04, correto afirmar que a) se formaliza por meio de contrato de consrcio celebrado entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. b) se formaliza por meio de contratos de concesso ou de permisso celebrados entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. c) se formaliza por meio de contratos de consrcio ou de concesso celebrados entre o Poder Pblico e a entidade privada interessada, depois de constituda sociedade de propsito especfico incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. d) admite a concesso patrocinada de obra ou servio pblicos, segundo a qual a entidade privada remunerada exclusivamente mediante contraprestao pecuniria do Poder Pblico. e) somente admite concesses de obras ou servios pblicos que envolvam contraprestao pecuniria do Poder Pblico entidade privada. 328. (FCC/ISS-SP/2007) Nos termos do tratamento legal da matria, a a) concesso e a permisso de servios pblicos so contratos. b) concesso de servios pblicos contrato, mas a permisso ato unilateral. c) permisso de servios pblicos contrato, mas a concesso ato unilateral. d) concesso e a permisso de servios pblicos so atos unilaterais. e) concesso de servios pblicos contrato e a permisso de servios no mais existe. 329. (FCC/TCE-CE/2006) A permisso de servios pblicos distingue-se da concesso em razo Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) de sua precariedade. b) da possibilidade de ser rescindida unilateralmente pela Administrao. c) da desnecessidade de prvia licitao. d) da prescindibilidade de contrato escrito. e) de no ter natureza contratual. 330. (FCC/ARCE/2006) A legislao vigente prev algumas hipteses em que o concessionrio pode, licitamente, paralisar ou interromper a execuo do servio. Dentre essas hipteses incluem-se a) razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes e imposio de prazos rigorosos ao contratado. b) inadimplemento do usurio e razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes. c) inadimplemento do usurio e aplicabilidade da exceptio non adimplementi contractus contra a Administrao por descumprimento de normas contratuais. d) desinteresse da concessionria em continuar a prestar o servio e razes de ordem tcnica ou segurana das instalaes. e) ausncia de fiscalizao pelo poder concedente e inadimplemento do usurio. 331. (FCC/ARCE/2006) So princpios inerentes ao regime jurdico de concesses dos servios pblicos: a) qualidade e irregularidade. b) cortesia e pontualidade. c) faculdade de prestao e neutralidade. d) insegurana e gratuidade. e) modicidade nas tarifas e universalidade. 332. (FCC/ARCE/2006) Determinado ente pblico celebra, com particular, contrato por meio do qual outorga a este a concesso de servio pblico, por prazo determinado e em carter no-precrio, tendo como elemento essencial a necessidade de o ente pblico aportar recursos prprios para a realizao de obra vinculada execuo do servio. Esta modalidade de avena tipificada como concesso a) administrativa. b) patrocinada.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) precedida de obra. d) simples. e) onerosa. 333. (FCC/PC-MA/2006/Adaptada) O Governo do Estado de So Paulo, conforme disposto na Lei n 8.987/95, delegou a um particular a execuo de um servio pblico que, entretanto, foi retomada pelo poder concedente, durante o prazo da concesso, por motivos de interesse pblico e mediante lei autorizativa especfica. Nesse caso, a extino da concesso configura a a) reintegrao de servio pblico, tendo o concessionrio direito ao prvio pagamento de indenizao. b) caducidade, situao esta que desonera o concedente do ressarcimento de prejuzos sofridos pelo particular ante a supremacia do interesse pblico. c) encampao, hiptese em que o particular far jus ressarcimento dos prejuzos regularmente comprovados. ao prvio

d) resciso, situao em que no resulta para o contratante qualquer espcie de responsabilidade em relao aos encargos da concessionria. e) reverso, hiptese em que o concessionrio ter direito ao ressarcimento de quaisquer prejuzos suportados. 334. (FCC/Manaus-AM/2006). Em matria de concesso de servios pblicos, considere: I. A retomada do servio, antes de findar-se o prazo da concesso, em decorrncia de resciso unilateral do contrato, ou ainda, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e prvio pagamento de indenizao. II. A incorporao dos bens da concessionria ao patrimnio do concedente, ao cabo da concesso de servio, seja qual for a hiptese de extino, deve ser feita com indenizao dos bens ainda no amortizados. III. A extino antecipada da concesso de servio pblico em conseqncia de uma lei dispondo que determinado servio pblico deixe de ser oferecido mediante esse regime de direito pblico. Tais situaes, dizem respeito, respectivamente, a a) interveno, afetao e reverso. b) interveno, encampao e afetao. c) reverso, desafetao e encampao. d) afetao, interveno e desafetao. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) encampao, reverso e afetao. 335. (ESAF/RFB/2009) Em se tratando de permisso e concesso da prestao de servio pblico, ante o disposto na Lei n. 8.987/95, marque a opo incorreta. a) Ocorrer a caducidade da concesso caso a concessionria no cumpra as penalidades impostas por infraes, nos devidos prazos. b) Caracteriza-se como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso quando por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. c) O poder concedente poder intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio. d) Sempre que forem atendidas as condies do contrato, considera-se mantido seu equilbrio econmico-financeiro. e) Extinta a concesso, haver a imediata assuno do servio pelo poder concedente que ocupar as instalaes e utilizar todos os bens reversveis. 336. (ESAF/SEFAZ-SP/2009) Acerca dos servios pblicos, assinale a opo correta. a) Vrios so os conceitos encontrados na doutrina para servios pblicos, podendo-se destacar como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de outras pessoas (delegados), com o objetivo de satisfazer s necessidades coletivas, respeitando-se, em todo caso, o regime jurdico inteiramente pblico. b) Pode-se dizer que toda atividade de interesse pblico servio pblico. c) A legislao do servio pblico tem avanado, apresentando modelos mais modernos de prestao, em que se destaca, por exemplo, a parceria pblico-privada, com duas previses legais: patrocinada ou administrativa. d) So princpios relacionados ao servio pblico: continuidade do servio pblico, imutabilidade do regime jurdico e o da igualdade dos usurios. e) Para que seja encarada a atividade do Estado como servio pblico, devese respeitar a gratuidade quando de sua aquisio pelo usurio. 337. (ESAF/MPOG/2008) O servio pblico, modernamente, busca melhorar e aperfeioar o atendimento ao pblico. Analise os itens a seguir: I. considera-se concesso de servio pblico a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, mediante licitao, na modalidade concorrncia, pessoa jurdica ou consrcio de empresas; Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. considera-se permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, mediante licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica ou consrcio de empresas; III. toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado que satisfaa as condies de atualidade compreendendo a modernidade das instalaes e a sua conservao; IV. as concessionrias de servios pblicos de direito privado, nos Estados, so obrigadas a oferecer ao usurio, dentro do ms de vencimento, o mnimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus dbitos. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item III est correto. c) Todos os itens esto corretos. d) Apenas o item IV est incorreto. e) Apenas o item II est incorreto. 338. (ESAF/CGU/2008) Sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos correto afirmar: a) nos contratos de financiamento, as concessionrias no podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso. b) para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, no se admite que as concessionrias cedam ao mutuante, em carter fiducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros. c) incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros. A responsabilizao ser atenuada em razo da existncia da fiscalizao exercida pelo rgo competente. d) o contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei. e) a encampao e a caducidade no extinguem a concesso, vez que sua extino ocorrer pelo advento do termo contratual, pela resciso, ou pela anulao. 339. (ESAF/TCE-GO/2007) Sobre a interveno, pelo poder concedente, na concesso de servio pblico, assinale a opo correta. a) A interveno d direito indenizao prvia. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 62

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) No se admite declarao de interveno sem prvia observncia do princpio da ampla defesa, em favor da concessionria. c) O procedimento atinente interveno deve ser conduzido em juzo, constituindo hiptese de jurisdio voluntria. d) A interveno, da mesma forma da declarao de caducidade, d-se por decreto do poder concedente. e) Por no se tratar de hiptese de extino da concesso, o trmino da interveno conduzir ao direito da concessionria de retomada da concesso. 340. (ESAF/SEFAZ-CE/2007) Assinale a opo que contenha condies que no so tidas como necessrias para a caracterizao do servio adequado, nos termos da Lei n. 8.987/95. a) Regularidade/modicidade das tarifas. b) Continuidade/cortesia. c) Controle/economicidade. d) Eficincia/generalidade. e) Atualidade/segurana. 341. (ESAF/MTE/2006) Quanto ao servio pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) Pela Constituio Federal, no Brasil, s possvel a prestao de servios pblicos de forma indireta. b) A permisso e a autorizao para a prestao de servios pblicos depende de prvia licitao. c) Os servios pblicos, no Brasil, so prestados sob regime jurdico especial, distinto do comum, seja exercido pelo Estado ou por empresas privadas. d) Os servios pblicos, quando prestados pelo Poder Pblico, s podem ser executados por entidades ou rgos de direito pblico. e) A frmula do denominado "servio adequado" no foi positivada pelo direito brasileiro. 342. (ESAF/ANEEL/2006) Ainda com relao s prescries da Lei n. 8.987, de 13/2/1995, que dispe sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos, assinale a opo correta.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) No julgamento da licitao, devero ser considerados simultaneamente, pelo menos, os critrios do menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado e da melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital. b) So vrias as clusulas essenciais do contrato de concesso, porm elas no incluem as relativas obrigatoriedade, forma e periodicidade da prestao de contas da concessionria ao poder concedente e aos direitos dos usurios para a obteno e utilizao do servio: essas clusulas devem ser tratadas em lei. c) incumbncia do poder concedente intervir na prestao do servio sempre que houver denncia de que ela inadequada ou de qualidade insuficiente. d) O poder concedente poder intervir na concesso, sendo que a interveno ser feita por decreto do poder concedente, que conter a designao do interventor e o prazo da interveno. e) A no-regularizao pela concessionria da prestao do servio aps intimao do poder concedente neste sentido pode gerar a encampao, que uma das razes para a extino unilateral da concesso sem pagamento de indenizao. 343. (ESAF/ANEEL/2006) A respeito das prescries da Lei n. 8.987, de 13/2/1995, que dispe sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos, assinale a opo incorreta. a) As concesses esto sujeitas fiscalizao contnua e exclusiva pelo poder concedente responsvel pela delegao. Por sua vez, as permisses, por serem delegaes a ttulo precrio, sujeitam-se fiscalizao pelo poder concedente com a cooperao dos usurios. b) Um municpio de um estado brasileiro que, no passado, tenha sido territrio pode ser poder concedente. c) As condies de prestao de um servio adequado incluem continuidade, cortesia na prestao e modicidade das tarifas. d) Os usurios devem levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tomem conhecimento, relativas ao servio prestado. e) Os contratos relativos concesso de servios pblicos podero prever mecanismos de reviso tarifria, com a finalidade de manter-se o equilbrio econmico-financeiro. 344. (ESAF/CGU/2006) Na concesso de servios pblicos federais, a Unio, que os tenha como seus prprios e privativos, delega a sua prestao a terceiros, os quais se remuneram pela respectiva explorao, como o caso a) da educao escolar. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) da informtica c) da assistncia sade. d) das telecomunicaes. e) do gs canalizado. 345. (ESAF/PGFN/2006) A legislao federal estabelece como formas de Parceria Pblico-Privada apenas: a) a concesso comum. b) a concesso patrocinada. c) a concesso patrocinada e a concesso administrativa. d) as concesses comum, patrocinada e administrativa. e) as formas de concesso admitidas em direito, e demais contratos administrativos. 346. (ESAF/TCU/2006) De acordo com a Constituio Federal, a prestao de servios pblicos dar-se- diretamente pelo Poder Pblico ou mediante concesso ou permisso. O texto constitucional prev, ainda, lei que regrar esta prestao. Assinale, no rol abaixo, o instituto que no est mencionado na norma constitucional como diretriz para esta mencionada lei. a) Direitos dos usurios. b) Poltica tarifria. c) Obrigao de manter servio adequado. d) Condies de caducidade e resciso da concesso ou permisso. e) Critrios de licitao permissionrios. para a escolha dos concessionrios ou

347. (ESAF/SRF/2005) Na concesso de servio pblico, considera-se encargo da concessionria a) arcar com as indenizaes de desapropriaes promovidas pelo Poder Pblico de bens necessrios execuo do servio concedido. b) permitir acesso da fiscalizao do poder concedente e dos usurios aos seus registros contbeis. c) captar recursos financeiros, junto ao poder concedente, necessrios prestao do servio. d) dar publicidade peridica de seus resultados financeiros aos usurios, nos termos contratuais.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) constituir servides administrativas autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato. 348. (ESAF/TRT-7Regio/2005) A forma mais moderna de prestao de servios pblicos a denominada parceria pblico-privada, regida pela Lei n 11.079/04. No mbito dessa norma, foram previstas vrias formas de garantia para sustentar as obrigaes pecunirias contradas pelo Poder Pblico. Assinale, no rol abaixo, aquela garantia que no est prevista na norma citada. a) Instituio ou utilizao de fundos especiais previstos em lei. b) Contratao de seguro-garantia com as companhias seguradoras que no sejam controladas pelo Poder Pblico. c) Garantias prestadas por empresa estatal criada para essa finalidade. d) Garantia prestada por instituio financeira, de qualquer natureza. e) Garantia prestada por organismos internacionais. 349. (ESAF/MPOG/2005) Com referncia poltica tarifria do regime de prestao de servios pblicos mediante concesso ou permisso, correto afirmar: a) as tarifas no podero ser diferenciadas em relao ao atendimento de distintos segmentos de usurios. b) possvel a previso, no edital e a favor da concessionria, de outras fontes complementares de receitas, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, desde que com exclusividade. c) somente nos casos expressamente previstos em lei, a cobrana da tarifa poder ser condicionada existncia de servio pblico alternativo e gratuito para o usurio. d) os mecanismos de reviso de tarifas, para a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do contrato, podero ser alterados unilateralmente pelo Poder concedente. e) a criao, alterao ou extino de qualquer tributo ou encargo legal poder implicar a reviso da tarifa, caso se comprove o seu respectivo impacto. 350. (ESAF/STN/2005) A inovao na prestao de servios pblicos no Brasil a recente legislao sobre PPP - parceria pblico-privada. Por essa norma, entende-se por concesso patrocinada: a) a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas, de que trata a Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. b) o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento ou instalao de bens. c) a concesso comum, abrangida pela Lei n 8.987/95, que no envolve a contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado. d) a concesso de servios ou de obras pblicas, regidas pela Lei n 8.987/95, quando envolver, adicionalmente ao recebimento da tarifa cobrada pelo usurio, o pagamento de contraprestao do parceiro privado ao parceiro pblico. e) o contrato de prestao de servios ou de obras pblicas, nos quais o parceiro privado patrocinado por um terceiro, entidade financeira, nacional ou internacional, com responsabilidade de pagamento pelo parceiro pblico. 351. (ESAF/MRE/2004) Tratando-se de servio pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) O conceito de atualidade previsto na noo de servio adequado refere-se ao valor das tarifas. b) No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo, aps aviso prvio, por inadimplemento do usurio, considerado o interesse geral. c) Os critrios de julgamento na licitao para concesso de servio pblico so os mesmos da lei geral de licitao. d) Na licitao, em caso de igualdade de condies, ser dada preferncia proposta apresentada pela empresa com o maior nmero de empregados. e) facultada a outorga da subconcesso, a critrio da concessionria, desde que previamente admitida pelo poder concedente e prevista no contrato. 352. (ESAF/MTE/2003) Tratando-se de concesso de servios pblicos, assinale a afirmativa verdadeira quanto caducidade da concesso. a) A caducidade pode ser declarada pelo poder concedente ou por ato judicial. b) Declarada a caducidade, o poder concedente responde por obrigaes com os empregados da concessionria. c) A declarao de caducidade depende de prvia indenizao, apurada em processo administrativo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) A caducidade pode ser declarada caso a concessionria seja condenada por sonegao de tributos, em sentena transitada em julgado. e) Constatada a inexecuo parcial do contrato impe-se, como ato vinculado, a declarao de caducidade. 353. (Cespe/TRE-MT/2010) Assinale a opo correta quanto aos servios pblicos. a) Servio pblico toda atividade material que a lei atribui diretamente ao Estado, sob regime exclusivo de direito pblico; assim, as atividades desenvolvidas pelas pessoas de direito privado por delegao do poder pblico no podem ser consideradas como tal. b) Servios pblicos imprprios so aqueles que o Estado assume como seus e os executa diretamente, por meio de seus agentes, ou indiretamente, por meio de concessionrios e permissionrios. c) Tanto os servios pblicos prestados por pessoas da administrao descentralizada quanto os prestados por particulares colaboradores devem ser controlados pela administrao, devendo a entidade federativa respectiva aferir a forma de prestao, os resultados e os benefcios sociais alcanados, entre outros aspectos. d) Considera-se de execuo direta o servio pblico que prestado diretamente pelo Estado ou que, mesmo executado por entidades diversas das pessoas federativas, objeto de regulamentao e controle por parte delas. e) Em ateno ao princpio da livre iniciativa, apenas os servios prestados pelas pessoas de direito privado que integram a administrao pblica indireta podem sofrer uma disciplina normativa que os regulamente. 354. (Cespe/TRE-MT/2010) Tendo em vista os conceitos de autorizao, permisso e concesso de servio pblico, assinale a opo correta. a) A autorizao ato administrativo vinculado por meio do qual a administrao consente que o indivduo desempenhe servio pblico que no seja considerado de natureza estatal. b) Permisso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. c) A concesso pode ser contratada com pessoa fsica ou jurdica e por consrcio de empresas. d) A concesso, caracterizando-se como contrato administrativo, pode ser outorgada por prazo indeterminado. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 68

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) A permisso de servio pblico, diferentemente da concesso, configura delegao a ttulo precrio e no exige licitao. 355. (Cespe/Bacen/2009) No que se refere a concesses, permisses e autorizaes, assinale a opo correta. a) Se uma empresa apresentar-se como licitante para firmar contrato de concesso e, na fixao da tarifa apresentada como proposta, estiverem includos subsdios especficos que a empresa possua, no disponveis para os demais licitantes, nesse caso, a proposta dever ser analisada. b) Diante do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, o contrato de concesso no poder prever o emprego de mecanismos privados para a resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, como a arbitragem. c) Incumbe concessionria a execuo do servio concedido e cabe-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros, sem que a fiscalizao exercida pelo rgo competente exclua ou atenue essa responsabilidade. d) Nas concesses de parcerias pblico-privadas, no se admite a emisso de empenho em nome dos financiadores do projeto em relao s obrigaes pecunirias da administrao pblica. e) A constituio da sociedade de propsito especfico dar-se- aps a celebrao do contrato de concesso, no mbito das parcerias pblicoprivadas. 356. (Cespe/MCT/2009) No que concerne s concesses e permisses de servios pblicos, assinale a opo correta. a) A concesso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio sem licitao, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho. b) Apenas mediante lei especfica, o poder concedente pode intervir na concesso, com o fim de assegurar a adequao na prestao do servio, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes. c) Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, deve ser objeto de prvia licitao, segundo a legislao prpria observando aos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critrios objetivos e da vinculao ao instrumento convocatrio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) Encampao a retomada do servio pelo poder concedente, mediante decreto, aps o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico e independentemente de pagamento da indenizao. e) A permisso de servio pblico deve ser formalizada mediante contrato de adeso, que no pode ser revogado de forma unilateral pelo poder concedente. 357. (Cespe/TRE-MA/2009) A prestao de servio pblico no abrange o desempenho de atividades de natureza comercial e industrial. 358. (Cespe/TRE-MA/2009) No contrato de concesso de servio pblico, havendo a encampao, o concessionrio no tem direito indenizao por eventuais prejuzos. 359. (Cespe/TRE-MA/2009) A autorizao de servio pblico constitui ato administrativo bilateral, vinculado e precrio. 360. (Cespe/OAB/2009) Conforme dispe a lei geral de concesses, a encampao consiste a) no retorno dos bens pblicos aplicados na execuo do objeto do contrato de concesso ao poder concedente. b) na declarao de extino do contrato de concesso em face da inexecuo total ou parcial do contrato, desde que respeitados o devido processo legal, o contraditrio e a ampla defesa. c) na retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento da indenizao. d) no fim do contrato de concesso, por iniciativa do concessionrio, quando houver descumprimento das condies do contrato pelo poder concedente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ GABARITO

311-C 321-B 331-E 341-C 351-B

312-E 322-E 332-B 342-D 352-D

313-C 323-C 333-C 343-A 353-C

314-C 324-A 334-E 344-D 354-B

315-A 325-D 335-B 345-C 355-C

316-E 326-B 336-C 346-E 356-C

317-B 327-E 337-E 347-E 357-E

318-A 328-A 338-D 348-D 358-E

319-D 329-A 339-D 349-C 359-E

320-D 330-B 340-C 350-A 360-C

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. Lei de Licitaes e Contratos

JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

71

S-ar putea să vă placă și