Sunteți pe pagina 1din 3

Psicologia do esporte e psicofisiologia do exerccio:

uma anlise comparativa


Heglisson Custdio Toledo*

Nos ltimos anos percebemos um notvel crescimento em pesquisas relacionadas Psicologia do Esporte. Paralelamente a este comportamento cientfico nota-se o crescimento de pesquisas que denotam uma preocupao em compreender fenmenos fisiolgicos provenientes de comportamentos esportivos. Este fato faz-nos acreditar que a anlise dos fenmenos comportamentais esportivos est caminhando para uma aproximao psicofisiolgica. Este termo psicofisiolgico reporta condio de uma anlise de fenmenos psicolgicos e fisiolgicos de maneira simultnea. Esta caracterizao se deve ao fato da necessidade de compreenso no somente do comportamento psicolgico esportivo, mas tambm como este comportamento se origina. Para situarmos esta anlise comparativa entre duas tendncias cientficas, so necessrias a compreenso e a distino de cada cincia. Neste caso, a Psicologia do Esporte e a Psicofisiologia do Exerccio. A Psicologia do Esporte uma disciplina que investiga as causas e os efeitos das ocorrncias psquicas que apresenta o ser humano antes, durante e aps o exerccio ou o esporte, sejam estes de cunho educativo, recreativo, competitivo ou reabilitador (BECKER JR., 2000; WEINBERG; GOULD, 200; RIBEIRO et al., 2000; SAMULSKI, 2002). Neste sentido, esta cincia objetiva compreender as demandas implcitas nas atividades, assim como os processos e conseqncias da regulao psicolgica, diferentes dimenses de conduta afetiva, cognitiva, motivacional ou motora. A psicologia do esporte emana da psicologia, mais especificamente da psicologia aplicada, utiliza-se da Psicologia Geral, Psicologia do De-

senvolvimento, Psicologia Social, Psicologia da Personalidade e outros ramos da cincia-me Psicologia. Shiling/Pilz (apud THOMAS, 983) demonstra bem a aplicabilidade da Psicologia do Esporte:
Novos impulsos resultaram da ambio do homem de melhorar constantemente as performances no esporte de competio de alto nvel, ao aperfeioar-se a atividade desportiva. (...) agora cabe psicologia do Esporte, por meio de seus conhecimentos na Psicologia Geral e de suas prprias pesquisas, ajudar a desenvolver por completo a capacidade de performance em potencial e a disposio do atleta, de modo que ele seja capaz de realizar a performance desportiva no momento decisivo.

Na perspectiva da Psicologia do Esporte, os fenmenos ocorridos devem ser conhecidos e analisados para se ter um melhoramento dos seus comportamentos, j que cabe ao interventor captar o instante psicolgico de seus atletas(alunos) para identificar os motivos de sua manifestao, buscando amadurecimento e independncia, para produzir uma melhor performance global (MOSQUERA; STOBAS, 984). Por outro lado, o mundo do exerccio e do esporte atualmente tem buscado a compreenso dos fenmenos fisiolgicos que originam determinados comportamentos, referindo-se melhoria constante da performance. Esta busca resulta na focalizao e ampliao de um campo de conhecimento que a Psicofisiologia, mais especificamente a Psicofisiologia do Exerccio. Os primeiros escritos a respeito da Psicofisiologia foram produzidos por Wilhelm Wundt em 874 em seu livro-texto Foundations of Physiology Psychology. A partir deste fato, ocorreu uma exploso do conhecimento em Biologia Experimental e o conseqente entendimento da Fisiologia do comportamento.

* Doutorando em Educao Fsica (Gesto do Conhecimento) pela UGF, RJ. Professor da Faculdade Estcio de S de Juiz de Fora.


Na inter-relao dos processos mentais e fsicos visto pelo prisma psicofisiolgico, observase a necessidade de compreender as funes do Sistema Nervoso Central. importante perceber que h um consenso de que o comportamento a principal funo do sistema nervoso. Neste sentido, a funo cerebral o controle do movimento. Desta forma se d a origem da compreenso da aprendizagem, controle motor e performance motora e conseqentemente ocorre a aproximao deste campo de conhecimento com a Educao Fsica. Por este motivo, a denominao de Psicofisiologia do Exerccio. A evoluo dos estudos em Psicofisiologia do Exerccio se d atravs da compreenso da origem fisiolgica do comportamento, este entendimento se tem na relao dos fenmenos psicolgicos e fisiolgicos, como descritos por Garvin, Koltyn; Morgan (997) que identificaram uma significativa produo de lactato em pessoas normais sob uma alta carga de stress. Estes autores suspeitam que a produo de lactato durante o exerccio pode ser um possvel mecanismo responsvel para a ausncia de uma resposta ansioltica para o exerccio de resistncia. Toledo (2000) relata meios psicolgicos que viabilizam a reduo e a velocidade de remoo do lactato, favorecendo no somente a recuperao atltica, mas tambm a melhora da performance motora em esforo subseqente. Bara Filho (999) analisa o fenmeno Burnout relativizando com os nveis de cortisol no sangue. Ribeiro (993), por sua vez, afirma que o atleta tem habilidade de modificar suas respostas psicofisiolgicas atravs de vias psicolgicas.

Para efetivarmos a anlise comparativa, importante notar algumas caractersticas especficas de cada cincia. No caso da Psicologia do Esporte, nota-se uma tendncia nova, com teorias e mtodos independentes, dificuldade na mensurao da performance e sua interveno envolve os aspectos psicolgicos do esporte. No caso da Psicofisiologia do Exerccio, percebe-se uma tendncia atual, com teorias e mtodos independentes, mensura a performance e sua interveno utiliza-se das relaes de feedback entre as dimenses fsicas e psquicas. Alm disto, os estudos psicofisiolgicos permitem medidas objetivas, quantitativas e confiveis da conduta. No entanto, a tarefa dos estudiosos em Psicofisiologia do Exerccio explicar o comportamento em termos fisiolgicos, e no simplesmente estabelecer reducionismos. No suficiente observar comportamentos e correlacion-los a eventos fisiolgicos simultneos. Necessitamos compreender psicologicamente a causa de um comportamento especfico para entender fisiologicamente como se deu a ocorrncia. Neste sentido, a Psicofisiologia do Exerccio envolve-se com a generalizao e reduo, ou seja, se baseia em muitas observaes de fenmenos similares, e tambm descreve os processos subjacentes mais elementares. Cabe argumentar que as cincias Psicologia do Esporte e Psicofisiologia do Exerccio tm um elo umbilical, o que nos permite dizer que o estudioso em Psicofisiologia do Exerccio tem que ser conhecedor de Psicologia do Esporte e de Fisiologia do Exerccio, para apropriar-se de recursos de maneira que lhe permita uma interveno psicofisiolgica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARA FILHO, M. G. Efeitos Psicofisiolgicos do fenmeno do Burnout em nadadores. (Dissertao de Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 999. BECKER Jr, Benno. Manual de Psicologia do Esporte e Exerccio. Porto Alegre: Novaporta, 2000. GARVIN, A. W.; KOLTIN, K.F.; MORGAN, W.P Influence of Acute Physical Activity and Relaxation on . State Anxiety and Blood Lactate in Untrained College Males. International Journal Sports Medicine. 8, 470-476, 997. MOSQUERA, J.J.M.; STOBAUS, C. D. Psicologia do Desporto. Porto Alegre: Ed. da Universidade/ UFRGS, 984. RIBEIRO, L. C. S. Efeito do nvel de ansiedade nas respostas Psicofisiolgicas ao estresse em atletas de alto-nvel. (Tese de Livre-Docncia). Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 993. RIBEIRO, L. C. S. et al. Psicofisiologia do Exerccio: conceitos e aplicaes. Edio eletrnica CDROM produzido por Jamit Sport & Marketing ltda. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2000. SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte. Barueri: Manole, 2002. THOMAS, A. Esporte: Introduo Psicologia. Rio de Janeiro: Ao livro Tcnico, 983. TOLEDO, H. C. Efeitos da Aplicao da Tcnica de Relaxamento Progressivo de Jacobson na reduo dos nveis de lactato. (Dissertao de mestrado) Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 2000. WEINBERG, R. & GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exerccio. Porto Alegre: Artmed, 200.

S-ar putea să vă placă și