Sunteți pe pagina 1din 10

Durabilidade de Estacas Metlicas Cravadas no Solo

Fabio Domingos Pannoni, Ph.D. Consultor Tcnico Gerdau Aominas, So Paulo, Brasil fabio.pannoni@gerdau.com.br Raquel Palopoli Lazari Engenheira Civil Gerdau Aominas, So Paulo, Brasil Raquel..lazari@gerdau.com.br

Resumo: Este artigo apresenta, de forma sucinta, os mecanismos eletroqumicos envolvidos no processo de corroso de estacas de ao e descreve, com algum detalhe, como o processo controlado pela difuso do oxignio no solo. Ele faz ainda um breve relato das consideraes de durabilidade existentes em alguns dos mais importantes cdigos internacionais, e os compara com a Norma Brasileira, ora em reviso. Abstract: This paper presents the electrochemical mechanism involved with the steel pile corrosion process, and describes, with some detail, how the process is diffusion-controlled by the poor contend and permeability of soil oxygen. It still makes a brief story of the existing durability considerations of some important international codes, and compares them with the Brazilian Standard, currently under revision.

PALAVRAS-CHAVE: Durabilidade, Estacas, Ao, Corroso.

INTRODUO

Estacas de ao tm sido utilizadas em todo o mundo h mais de 120 anos e sua durabilidade tem excedido todas as estimativas tericas de durabilidade, especialmente em solos muito agressivos ou contaminados por produtos qumicos. No h caso relatado na literatura internacional de falha estrutural causada pela corroso de estacas de ao. A farta literatura disponvel tem indicado que os solos naturais so to deficientes em oxignio que o ao no apreciavelmente afetado pela corroso, independentemente do tipo de solo ou de suas propriedades. Caractersticas tais como tipo de solo, drenagem, resistividade eltrica, pH ou composio qumica no so de valia na determinao da corrosividade de um solo. Este artigo tcnico discorre sobre os mecanismos bsicos envolvidos no processo de corroso de estacas de ao cravadas no solo e de como a falta de oxignio acaba por controlar todo o processo. O artigo relata tambm as exigncias de sobre-espessura metlica prescritas em alguns cdigos internacionais e na Norma Brasileira.

O MECANISMO ELETROQUMICO

A corroso metlica em meio aquoso um processo fundamentalmente eletroqumico. Para que ela ocorra, reaes de oxidao (p.ex., a dissoluo do metal, formando ons solveis) e reaes de reduo (como, p.ex., a reduo do prton ou do oxignio) devem acontecer simultaneamente sobre a superfcie metlica. As reaes de oxidao liberam eltrons que, fluindo atravs do metal, so consumidos pelas reaes de reduo. As reaes de oxidao e de reduo esto, desse modo, conectadas pelo fluxo de eltrons no interior do metal e por um fluxo de ons no meio aquoso. Assim, todo o processo fica condicionado existncia de um eletrlito, por onde os ons possam difundir-se, e da manuteno, junto superfcie metlica, de espcies qumicas que possam manter as reaes de reduo ativas. Por exemplo, a corroso do ao em solues aquosas cidas aeradas (pH < 4) pode ser descrita de modo sinttico como: Oxidao: ( 1) Reduo: Resultante: Fe Fe2+ + 2e2H+ + 2e- H2 Fe + 2H+ Fe2+ + H2

( 2) ( 3)

Como segundo exemplo, temos a corroso do ao em solues aquosas aeradas cujo pH esteja situado entre 4 e 6: Oxidao: ( 4) Reduo: Resultante: Fe Fe2+ + 2eO2 + 4H+ + 4e- 2H2O 2Fe + O2 + 4H+ 2Fe2+ + 2H2O

( 5) ( 6)

Um terceiro exemplo trata da corroso do ao em solues aquosas aeradas em que o pH esteja situado entre 6 e 10:

Oxidao: Reduo: Resultante:

2Fe 2Fe2+ + 4eO2 + 2H2O + 4e- 4OH2Fe + O2 + 2H2O 2Fe2+ + 4OH-

( 7) (08) ( 9)

Assim, a reao de dissoluo metlica (M Mn+) acoplada reao catdica (O R), fornecendo a reao global: M + O Mn+ + R (10)

Estas regies, espacialmente distintas, so conhecidas como anodo (o local onde ocorre a dissoluo metlica) e catodo (o local onde ocorre a reao de reduo). Como os eltrons so liberados pela reao andica e consumidos pela reao catdica, a corroso pode ser considerada em termos de uma corrente eletroqumica que flui da rea andica para a rea catdica. Aqui, M corresponde ao metal, O o oxignio ou outro reagente oxidante (como o H+), n+ o mltiplo de carga eletrnica e R a espcie reduzida. O processo de corroso , assim, descrito como duas (ou mais) reaes separadas, que ocorrem em locais distintos, sobre a mesma superfcie metlica (figura 1). Estas regies distintas so conhecidas como anodo (o local onde ocorre a dissoluo metlica) e catodo (o local onde ocorre a reao de reduo).

Figura 1: Esquema simplificado do processo de corroso de um metal imerso em gua, mostrando as principais reaes envolvidas, a separao espacial das regies andica e catdica, assim como os principais fatores controladores do processo: difuso de ons no meio aquoso, difuso do agente oxidante at a regio catdica e fluxo de eltrons dentro do metal.

Como pode ser observado na figura 1, o metal sob corroso equivalente a uma bateria produtora de energia eltrica que est em curto-circuito, na qual a energia dissipada durante o consumo do reagente catdico e a formao de produtos de corroso. Para a manuteno do balano de massa, a quantidade de reagente catdico consumido deve ser igual, em termos qumicos e eletroqumicos, quantidade de produto de corroso formado. Como os eltrons so liberados pela reao andica e consumidos pela reao catdica, a corroso pode ser considerada em termos de uma corrente eletroqumica que flui da rea andica para a rea catdica. Se convenientemente registrada, esta corrente pode ser vista como uma medida da velocidade do processo de corroso, e, portanto, a velocidade com que o ao corrodo. A corrente, conhecida como corrente de corroso, icorr, e a quantidade de material corrodo esto relacionadas pela Lei de Faraday:

icorr t =

nFm M

(11)

onde icorr a corrente de corroso, (Ampres), t o tempo (segundos) durante o qual a corrente flui, nF o nmero de Coulombs requerido para converter 1 mol do metal a produtos de corroso (onde n o nmero de eltrons envolvidos na dissoluo metlica e F a constante de Faraday), M peso molecular do metal (gramas) e m a massa do metal corrodo (gramas). Uma considerao adicional deve ser feita a respeito figura 1. Vrias reaes catdicas podem suportar, simultaneamente, a corroso metlica. Por exemplo, em solues cidas oxigenadas, a corroso do ao pode acontecer tendo como reaes catdicas a reduo do prton e a reduo do oxignio (Eq. 5). Em adio, quando uma liga complexa corri, o processo a soma de mais de um processo de dissoluo andica. A corrente de corroso , assim, igual soma das correntes parciais:

icorr = i a = ic

(12)

A CORROSO DE ESTACAS DE AO

A reao global que descreve o enferrujamento de uma estaca cravada em um solo com pH 7 pode ser descrita pelas mesmas reaes descritas anteriormente (eq. 7 9). Desde que haja livre-trnsito dos ons no solo, teremos a combinao, na fase aquosa, dos ons Fe2+ e OH-, formando o Fe(OH)2. Havendo algum oxignio disponvel, esta espcie qumica ser rapidamente transformada em FeOOH (ferrugem) sobre a superfcie metlica. Assim, assume-se que a velocidade de corroso seja controlada tanto pelo processo andico quanto catdico. Para que a corroso acontea, entretanto, o agente oxidante deve chegar superfcie do ao. Do mesmo modo, os produtos de reao devem ser eliminados da superfcie metlica atravs do transporte para o interior do eletrlito, isto , da gua existente entre as partculas constituintes do solo. Se o transporte de massa dos reagentes ou produtos for lento, a concentrao de espcies qumicas prxima da superfcie da estaca ser consideravelmente diferente daquelas verificadas no seio do solo, distante da estaca. Sob estas novas condies, as reaes envolvidas no processo de corroso acabam por consumir espcies qumicas que, devido difuso, no so repostas rapidamente. Devido ao fato de que a velocidade da reao catdica proporcional concentrao do reagente na superfcie metlica, a velocidade da reao ser limitada pela diminuio da concentrao do oxidante. Desse modo, o processo de corroso ser totalmente controlado pelo transporte de massa. Como a velocidade de corroso agora determinada pela velocidade de transporte dos reagentes at o local onde acontece a corroso, este fluxo necessita, de algum modo, ser calculado. Trs mecanismos contribuem para o transporte de massa no interior do eletrlito: difuso, conveco e migrao. Para espcies neutras tais como o oxignio dissolvido e para espcies inicas presentes em pequenas quantidades no solo, as contribuies da migrao e da conveco so desprezveis. O transporte ocorre, basicamente, por difuso. A descrio do transporte por difuso feita, em geral, pelo modelo da camada de difuso de Nerst (uma simplificao da Equao de Fick), que postula que o volume de eletrlito pode ser dividido em duas regies. O oxidante (O) ser transportado uma velocidade que proporcional ao gradiente do perfil concentrao-distncia. Este o postulado da primeira lei de Fick, que se aplica sob condies de equilbrio, isto , a concentrao do oxidante e o gradiente de concentrao so constantes com o tempo:

Co J = D x

(11)

onde J o fluxo, D a constante de proporcionalidade conhecida como coeficiente de difuso e Co a concentrao no ponto x. A linha contnua na figura 2 representa o perfil de concentrao calculado pela Lei de Fick.

Figura 2: Perfil concentrao-distncia para o reagente catdico O, exaurido na superfcie da estaca de ao. A linha slida mostra o tratamento de Fick, e a linha tracejada indica a aproximao conhecida como Camada de Difuso de Nerst.

Uma anlise simplificada pode ser obtida atravs da linearizao do perfil concentrao-distncia, de acordo com o tratamento conhecido como camada de difuso de Nerst . A resistncia ao transporte de massa acontece dentro da camada de difuso e a linearizao fornece uma clara demarcao na distncia d a partir da superfcie metlica, de modo que, para x > , a concentrao do oxidante no solo mantida por processos de conveco (que no ocorrem de modo aprecivel). Em contraste, para x , o reagente O transportado at a superfcie somente por difuso. Utilizando o tratamento simplificado, a eq. (11) pode ser escrita como:

J=

sup D (Co erfcie Coseio )

(12)

sup seio onde C 0 erfcie a concentrao do reagente (catdico) na superfcie x = 0 e C 0 a concentrao para

x . Para que o estado de equilbrio seja mantido, todo o reagente transportado deve reagir eletroquimicamente, gerando uma corrente:
sup icatdico D(Co erfcie Coseio ) = nF sup Sob a condio limite C 0 erfcie 0 , uma corrente mxima obtida: sup nFDoCO erficie

(13)

(icatdico ) lim ite =

(14)

Como esta a mxima corrente catdica que pode fluir, ela tambm representa a mxima velocidade de corroso que pode ser atingida:

(icorroso )max = (icatdico )lim ite = nFDO CO

sup erficie

(15)

A equao acima indica que, para uma reao catdica controlada pelo transporte de massa, a velocidade diretamente proporcional concentrao do reagente catdico e inversamente proporcional espessura da camada de difuso, que determinada pela velocidade do fluido. Um ponto fundamental, j visto anteriormente, deve ser ressaltado: para que a corroso da estaca acontea, em solos cujo pH esteja situado entre 4 e 10 (isto , quase que a totalidade dos solos naturais encontrados), torna-se necessria a presena simultnea de gua e oxignio. Na ausncia de um deles, a corroso no acontecer. justamente esta a situao verificada na quase totalidade dos solos naturais encontrados: a concentrao de oxignio to pequena abaixo do primeiro metro de solo que a velocidade de corroso torna-se nfima. Este o motivo pelo qual os resultados experimentais disponveis tem revelado que o ao no apreciavelmente afetado pela corroso, independentemente do tipo de solo ou de suas propriedades. Na condio especfica e incomum de solos com pH < 4, a baixa concentrao de oxignio no solo no mais empecilho ao ataque, visto que ele agora independe da existncia do oxignio. Estacas imersas em solos com esta condio, independentemente da sua constituio, ao ou concreto, necessitaro de proteo contra o ataque corrosivo. A figura 3 ilustra o comportamento das estacas de ao imersas em solos com diferentes pHs.

Figura 3: Ilustrao do comportamento das estacas de ao imersas em solos com diferentes pHs. Estacas imersas em solos com pH > 4 no apresentam corroso, pois dependem da difuso de oxignio no solo, que muito pequena. Por outro lado, estacas (de ao ou concreto) imersas em solos com pH < 4 apresentam corroso, pois a reao catdica independe da difuso do oxignio. importante ressaltar que a adio de cobre aos aos estruturais no parece ter qualquer efeito aprecivel na reduo da velocidade com que so corrodos quando imersos no solo ou na gua (Morley e Bruce 1983). Desse modo, no se justifica o uso de aos estruturais resistentes corroso atmosfrica, como os aos patinveis, em estruturas enterradas.

PRESCRIES NORMATIVAS

A corroso de estacas de ao cravadas no solo tem sido estudada extensivamente (Bjerrum 1957, Booth et al. 1967, Bruce 1979, Morley 1977, Morley e Bruce 1978c, Steel Bearing Piles Guide 1977, Trethwey 1988). Uma reviso abrangente, feita por Morley (1978a), utilizando dados obtidos na Inglaterra e em vrios outros pases, conclui que, a menos que o solo seja extremamente cido (pH < 4), a corroso de estacas cravadas em solos naturais desprezvel, independentemente do tipo de solo e de suas caractersticas. O pequeno ataque atribudo aos baixos nveis de oxignio presentes nos solos naturais. As conseqncias prticas destas observaes podem ser encontradas nas prescries de durabilidade de cdigos internacionais, tais como a BS 8004 (1986), o cdigo da AASHTO (1994) e o Eurocode 3: Design of Steel Structures Part 5: Piling (1993), que sero detalhados a seguir.

BS 8004:1986 British Standard Code of Practice for Foundations

A Norma Inglesa BS 8004 (1986), em sua mais recente verso, afirma que a velocidade de corroso de estacas de ao cravadas em solos naturais, incluindo solos de praias, rios, lagos, mar, enseadas e portos, muito pequena, independentemente do tipo de solo encontrado. Propriedades do solo tais como composio qumica, resistividade, potencial redox e pH no so de ajuda na previso da velocidade de corroso do ao. Ao contrrio, seu uso parece acarretar uma superestimativa das velocidades de corroso. A Norma cita um grande nmero de resultados experimentais, como Romanoff (1957), Shreir (1976), Morley (1978b), Beckwith (1979), Eadie (1979), Eadie e Kinson (1980) e Morley e Bruce (1983). A leitura destes artigos mostra que, em muitos casos, a espessura residual da estaca de ao cravada em solos naturais se encontra dentro das tolerncias das espessuras de laminao, mesmo aps muitas dcadas de servio.

ENV 1993-5 Eurocode 3: Design of Steel Structures Part 5: Piling

O Eurocode 3: Design of Steel Structures Part 5: Piling (1993) indica que a espessura a ser descontada da estaca funo das caractersticas do solo e da vida til de projeto da fundao. A Tabela 1 traz a prescrio do Eurocode. Considera-se que as velocidades de corroso de aterros compactados sejam menores do que as encontradas em aterros no compactados, onde o teor de oxignio muito superior. Assim, os valores prescritos na Tabela para aterros devem ser divididos por dois, caso o aterro seja considerado compactado. importante ressaltar que o Eurocode rene a experincia prtica de muitos pases europeus, com diferentes condies de clima e solos, o que torna seu uso extremamente abrangente e confivel.

LRFD Design Specifications for Highway Bridges da AASHTO

A AASHTO considera que as estacas de ao cravadas em solos naturais no so afetadas pela corroso, e, portanto, nenhuma proteo especial necessria. A corroso localizada, por pites, pode ocorrer na parte

superior da estaca, em certos solos aerados. Entretanto, estas reas so normalmente protegidas da corroso atravs do emprego dos blocos de coroamento, em concreto.

Tabela 1: Perda de espessura (mm) devido corroso, para estacas de ao cravadas em solos, independentemente do nvel do lenol fretico. Vida til requerida de projeto Solos naturais (areia, silte, argila, etc.) Solos naturais poludos e aterros industriais Solos naturais agressivos (pntanos, turfa, etc.) Aterros no compacta-dos e no agressivos (argila, areia, silte, etc.) Aterros no compacta-dos agressivos (cinzas, escrias, etc.) 05 anos 0 0,15 0,2 0,18 25 anos 0,3 0,75 1 0,7 50 anos 0,6 1,5 1,75 1,2 75 Anos 0,9 2,25 2,5 1,7 100 anos 1,2 3 3,25 2,2

0,5

3,25

4,5

5,75

O cdigo apresenta, semelhana do Eurocode, certas condies do solo que so indicativas de sua possvel agressividade: Solos com resistividades menores do que 100 .mm-1; Solos com pH < 5,5; Solos com 5,5 < pH < 8,5 que contenham alto teor de matria orgnica; 2 Solos com [ SO4 ] > 0,10 %; Aterros recentes ou solos contendo cinzas; Solos sujeitos drenagem de minas ou de drenagem de indstrias; Misturas de solos altamente alcalinos, de alta e baixa resistividade.

Como resposta, temos que as estacas cravadas em solos naturais no necessitam de qualquer tipo de proteo (incluindo sobre-espessura). Para solos que possuam uma ou mais das condies descritas acima, torna-se necessria uma avaliao tcnica de modo a definir o melhor modo de proteo requerido (p.ex., pintura, proteo catdica, etc.). importante ressaltar que estas condies vlidas tanto para o ao quanto para o concreto.

NBR 6122: 1996 Projeto e Execuo de Fundaes

A Norma Brasileira NBR 6122 (1996) prescreve que as estacas de ao devem resistir corroso pela prpria natureza do ao ou por tratamento adequado. Do mesmo modo que os cdigos internacionais, ela indica que as estacas, quando enterradas em solos naturais, independentemente da situao do lenol fretico, dispensam qualquer tratamento especial uma viso compartilhada pelo cdigo norte-americano. Entretanto, no pargrafo 7.8.2.3.2., ela afirma que Quando a estaca trabalhar total e permanentemente enterrada em solo natural, deve-se descontar da sua espessura 1,5 mm por face que possa a vir a entrar em contato com o solo, excetuando-se as estacas que dispe de proteo especial de eficincia comprovada corroso. Embora no existam registros claros da origem desta imposio, ela parece ser oriunda do cdigo

ingls, visto anteriomente. importante ressaltar que a BS 8004 (1986) utiliza, nesta prescrio, dados provenientes da Inglaterra e tambm de outros pases. Foram nela incorporados alguns dos piores resultados obtidos no Japo (Osaki 1982), conseguidos em solos especialmente cidos (pH < 4). Assim, o valor sugerido para o desconto de espessura prescrito pela BS 8004 (1986) , sabidamente, exagerado. Isto to verdadeiro que a exigncia foi abrandada no Eurocode 3: Design of Steel Structures Part 5: Piling (1993), que substituiu a BS 8004 (1986). O trabalho do Ohsaki tratou da observao, por um perodo mdio de 10 anos, de 126 estacas de ao, totalizando 1,93 km, cravadas nos mais variados tipos de solos e nvel de lenos fretico. Devido ao fato de que este trabalho universalmente considerado um marco no entendimento do fenmeno, tratou-se de reproduzir, a seguir, suas mais importantes concluses: <1>No houve variao, na magnitude da corroso, para diferentes tipos de ao ou de solos; <2>A taxa de corroso, na regio prxima superfcie do terreno, pouco maior do que no restante da estaca, mas, mesmo assim, muito pequena; <3>No foi observada nenhuma correlao entre a consistncia, ou compacidade dos solos e a corroso; <4>Verificou-se uma leve tendncia, que no foi considerada significativa, para o aumento da velocidade de corroso em solos cidos; <5>Nenhuma relao foi estabelecida entre a corroso e a variao do nvel fretico; <6>A renovao da gua do sub-solo por circulao no alterou as taxas de corroso das estacas; <6>Verificou-se que as soldas foram um pouco mais corrodas do que as estacas, mas os aumentos nas taxas de corroso foram desprezveis; <7>No houve influncia das correntes de fuga, nem de subestaes, nem de ferrovias, nas taxas de corroso das estacas; e, <8>As velocidades de corroso em ambas as faces das estacas tubulares foram da mesma ordem de grandeza. CONCLUSES Estacas de ao cravadas no solo apresentam enorme durabilidade devido baixa concentrao e difusividade do oxignio nos solos naturais. Assim, o controle do processo de corroso dado pelo transporte de massa (do oxignio) at a superfcie metlica, limitando o processo de reduo catdica. Alguns dos mais importantes cdigos normativos internacionais consideram que a corroso da estaca, em solos naturais, muito pequena, ou mesmo inexistente: o cdigo norte-americano no prescreve sobreespessura; o Eurocode apresenta uma tabela onde apresenta a sobre-espessura a ser aplicada, que funo das caractersticas do solo e da vida til de projeto da fundao. A comparao dos cdigos internacionais analisados com a Norma Brasileira indica a aplicao, no Brasil, de uma grande sobre-espessura de ao (1,5 mm), no havendo resultados experimentais locais que justifiquem esta exigncia. A NBR 6122 (1996) passa, atualmente, por um perodo de reviso. O autor sugere que a comisso encarregada desta reviso considere a discusso da adoo de exigncias de sobre-espessura consagradas internacionalmente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Beckwith, N.R. (1979). Corrosion Test Programme of Steel Piles in River Murray Swamp Land South Australia, Engineering and Water Supply Dept., South Australia. Bjerrum, L. (1957). Norwegian Experiences with Steel Piles to Rock, Geotechnique, Vol. 7, p. 73. Booth, G.H., Cooper, A.W. e Wakerley, D.S. (1967). Criteria of Soil Aggressiveness Towards Buried Metals Part I, II e III British Corros. J., 2, May.

Bruce, D.W. (1979): Corrosion of Steel Piles at BTP Tioxide Site at Hartlepool, Technical Note No T/CS/TN/19/79/D, British Steel Technical, Teesside Laboratories. BS 8004 (1986) British Standard Code of Practice for Foundations, British Standards Institution, Milton Keynes, UK. Eadie, G.R. (1979). The Durability of Steel Piles in Soils, Broken Hill Proprietary Co. Ltd., Melbourne Research Laboratories. Eadie, G.R. e Kinson, K. (1980). Examination of Steel Piling Recovered From Port Adelaide After 52 Years Service, Broken Hill Proprietary Co. Ltd., Melbourne Research Laboratories. Eurocode 3: Design of Steel Structures Part 5: Piling (1993), European Committee for Standardization, Bruxelles, Belgium. LRFD Design Specifications for Highway Bridges (1994). American Association of State Highway and Transportation Officials (AASHTO), Washington, D.C.. Morley, J. (1977). A Corrosion Examination of Extracted Larssen Piles, Report T/CS/906/3/77/C, British Steel Technical, Teesside Laboratories. Morley, J. (1978a). A Review of the Underground Corrosion of Steel Piling, Report T/CS/1114/1/78/C, British Steel Technical, Teesside Laboratories. Morley, J (1978b). A Corrosion Examination of Extracted Piles from Beach Groynes, Report T/CS/906/6/78/C, British Steel Technical, Teesside Laboratories. Morley, J. e Bruce, D.W. (1978). A Corrosion Examination of an Extracted H-Bearing Pile: Scotswood Bridge, Report T/CS/906/5/78/C, British Steel Technical, Teesside Laboratories. Morley, J. e Bruce, D.W. (1983). Survey of Steel Piling Performance in Marine Environments, ECSC Sponsored Research Contract No. 7210, KB/804, BSC Ref. No. 597 811. NBR 6122 (1996) Projeto e Execuo de Fundaes, Associao Brasileira de Normas Tcnicas, Rio de Janeiro, Brasil. Osaki, Y. (1982). Corrosion of Steel Piles Driven in Soil Deposits, Soil and Foundations, Vol. 22, No. 3, September. Romanoff, M. (1957). Corrosion of Steel Piling in Soil, National Bureau of Standards, Monograph No. 58, US Dept. of Commerce, Washington, DC. Shreir, L.L. (1976). Corrosion 2nd. Ed., Newnes-Butterworths, London. Steel Bearing Piles Guide (1997). Publication Number P156, The Steel Construction Institute. Trethewey, K.R. e Chamberlain, J. (1988). Corrosion for Students of Science and Engineering, Longman Scientific & Technical, Harlow (UK).

S-ar putea să vă placă și