Sunteți pe pagina 1din 33

Direito Administrativo Noes Gerais

Direito Pblico e Direito Privado O Direito administrativo s existe no direito pblico, no existe do direito privado Direito Privado: rege pelo princpio da igualdade (isonomia) entre os indivduos horizontariedade nas relaes jurdicas pelo estado indivduo x indivduo. Direito Pblico: rege pelo princpio da desigualdade porque o estado x indivduo. O estado sempre superior ao indivduo porque se relaciona com interesses pblicos enquanto o indivduo com interesses privados. Porque o estado superior ao indivduo? Porque o estado segue dois princpios. 1 Supremacia do interesse pblico sobre o privado 2 Indisponibilidade do interesse pblico

Observaes importantes: O direito administrativo s est presente no direito pblico, no existe direito administrativo no direito privado. O Direito privado regido pelo cdigo civil enquanto o direito pblico regido por normas de direito pblico.

Fontes do Direito Administrativo Lei Jurisprudncia Doutrina Costumes 1 Lei : a fonte principal do direito administrativo. Jurisprudncia, Doutrina e os Costumes so consideradas fontes derivadas da lei. A Lei tambm a nica fonte do direito administrativo considerada ESCRITA onde voc vai buscar e achar o direito administrativo na lei. Jurisprudncia a doutrina e os costumes so consideradas fontes derivadas do direito administrativo e tambm fontes no escritas. Importante: O direito administrativo est escrito, porm no est codificado. Ou seja, temos que buscar na lei na jurisprudncia e na doutrina as fontes para se formar o direito administrativo. No existe um livro codificando o direito administrativo como existe no caso do direito constitucional ( CF88). Para se formar o direito administrativo tem que se basear em diversos categorias do direito.

2 Jurisprudncia: Conjunto de decises semelhantes ( fonte derivada) dividida em 3 partes - jurisprudncia especfica smula e smula vinculante. Jurisprudncia Especfica: so decises de tribunais, que decidem sobre determinados casos no se baseando em leis. quando um tribunal se baseia em deciso baseada em outro para tomar uma deciso que no se encontra em lei. A jurisprudncia no tem fora vinculante, ou seja no porque um tribunal tomou uma deciso baseada na jurisprudncia de outro tribunal que os demais tero que seguir essa deciso, ou seja no tem carter de smula vinculante.

Smulas: resumo de tribunais de maneira clara e direta sem carter de smula vinculante. um resumo de decises dos tribunais, voc tem ela como referncia, mas no obrigatoriedade segui-la. Smulas vinculantes: S podem ser editadas pelo STF Superior tribunal federal. As smulas so editadas por qualquer tribunal, mas as smulas vinculantes s podem ser editadas pelo STF. O efeito vinculante quando os outros tribunais so obrigados a seguir.

3 Doutrina: So entendimentos de autores que escrevem a cerca da lei. So entendimentos de doutores ou escritores referentes as leis. 4 Costumes: Conjunto de regras informais que passam a ser observadas pelos agentes pblicos como se fossem obrigatrias em virtude da ausncia ou deficincia da lei. de observncia por falta de lei administrativa. Exemplo: No est na lei como o servidor de um tribunal deve se vestir, porm por costumes ele vai de carter e isso uma regra de costume. Observao: Dentro dessa estrutura tirada o direito administrativo. A seguir:

Direito Administrativo

Lei Jurisprudncia Doutrina Costumes Jurisprudncia espefcica - smulas smulas vinculantes

Direito Pblico Direito Administrativo Direito Administrativo (conceito): o ramo do direito pblico que tem por objetivo os rgos , agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a administrao pblica , a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a administrao pblica.

Direito Pblico

rgos

Agentes

Pessoas Jurdicas

Atividade no contenciosa ( SISTEMA ADMINISTRATIVO)

Sistema Ingls

Sistema Francs

Atividade no contenciosa: no fazer coisa julgada, s o tribunal pode fazer uma coisa julgada.

Sistemas administrativos: Sistema ingls e Sistema Francs. Sistema Ingls: Utilizado no Brasil, o sistema de unicidade de jurisdio ou seja no h tribunais administrativos somente quem julga so os tribunais jurdicos. Por exemplo: A demisso de um servidor pblico pode ser julgada pelos tribunais, ou seja o servidor pode recorrer a algum tribunal de justia para sua sentena, ( no contencioso).

Princpios da Administrao Pblica Os princpios da administrao pblica podem ser explcitos e implcitos e todos eles esto da CF88. Os princpios da administrao pblica so: 1 Principio da Legalidade: este principio est particularmente em duas formas da constituio. Primeiro se refere aos particulares e em segundo aos servidores. Primeiro aos particulares que diz: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer coisa alguma se no em virtude de lei

Esse princpio diz que ao particular permitido fazer tudo aquilo que a lei no proba. Ou seja o individuo se reserva e poder fazer aquilo que a lei no restringe. Nesse caso chamamos de principio da legalidade em lato sensu.

Por outro lado temos o principio da legalidade descrito do artigo 37 da CF que diz A Administrao pblica direta ou indireta de qualquer um dos poderes da unio, dos estados, do distrito federal e dos municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Aqui o princpio da legalidade totalmente diferente, ou seja, enquanto ao particular facultado tudo aquilo que a lei no proba, ao administrador pblico s direito de fazer tudo aquilo que a lei autorize ou determine , assim se no estiver em lei ele no poder cumprir. Aqui chamamos o princpio da legalidade em strictu sensu. Art 5 - lato sensu ao particular permitido fazer tudo o que a lei no proba.

LEGALIDADE

Art 37 - strictu sensu - ao administrador pblico s permitido fazer aquilo que est em lei, o que a lei manda e autoriza ele a fazer em prol da administrao pblica.

2 Princpio da Impessoalidade: Esse princpio tambm est vinculado de duas formas distintas. A primeira como norteador de toda a administrao pblica, tambm chamada de princpio da finalidade. Aqui o administrador pblico despe-se de toda a inteno pessoal , todos os recursos e esforos no propsito do bem coletivo ( administrao pblica). Na segunda forma veda ao administrador pblico a promoo de qualquer espcie para o bem prprio. a publicidade dos atos , programas, obras ou servios e campanha de rgos pblicos dever ter carter educativo , informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes , smbolos ou imagens que caracterizam promoo social de qualquer espcie.

Fins pblicos, finalidade coletiva.

IMPESSOALIDADE (Finalidade)

Proibio de promoo pessoal, probe a vinculao de imagens do administrados ou de partidos polticos.

3 Princpio da Moralidade: Esse princpio transforma em tica a conduta do administrador pblico. A moralidade administrativa deve ser entendida como o conjunto de normas concernentes as condutas dos administradores pblicos. Essa conduta deve ser pautada em determinaes legais, uma vez que o administrator s pode fazer aquilo que est determinado pela lei ou o que a lei autoriza ele a fazer. Intimamente ligado a este princpio est o dever de ser probo, ou seja, ser honesto, ser justo. Lembrando que a moralidade princpio e probidade dever. Contudo ambos esto ligados porque um administrador que no probo est ferindo o princpio da moralidade administrativa. os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, na perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e ao ressarcimento ao errio. qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular o ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade que o estado participe , moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Como de se ver , a constituio estatui que, qualquer cidado pode propor ao popular visando a anular ato que venha a lesionar a atividade administrativa.

4 Princpio da publicidade: este princpio est relacionado em duas vertentes da constituio federal.

O primeiro diz que obrigatrio a publicao dos atos administrativos com requisito de eficcia para os atos que devam produzir algum efeito externo ou dos atos que geram despesas para a administrao pblica. Em segundo, no basta publicar o ato administrativo, o mesmo deve se tornar pblico, ou seja, deve se tonar acessvel ao ato, o que torna obrigatrio a transparncia do ato. Lembrando que como regra geral nenhum ato administrativo deve ser sigiloso, e sim transparente tanto para a comunidade como para os administradores. Porm pode ocorrer excees como por exemplo em casos onde os atos administrativos coloquem em risco a segurana da sociedade ou do estado ou ainda quando o contedo da restrio a intimidade. Publicar no DO

PUBLICIDADE

No basta publicar, tem que tornar pblico.

Tornar acessvel, tornar pblico.

5 Princpio da Eficincia:

Legalidade; Impessoalidade (Finalidade); Moralidade (est intimamente ligado a Probidade); Publicidade; Eficincia.
Devemos nos atentar para o princpio da impessoalidade para fins de concurso s pblicos. Isso se d porque no texto da Constituio Federal, embora no conste expressamente o princpio da finalidade, e sim, somente o princpi o da impessoalidade, juntamente com os outros quatro princpios, j est pacificado tanto pela doutrina como pela jurisprudncia que o princpio da finalidade sinnimo do princpio da impessoalidade.Os cinco princpios expressos na CF(legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia) so os chamados pr incpios constitucionais explcitos, os quais constam expressamente em nossa Constituio. No entanto,

existem os princpios constitucionais implcitos em nosso ordenamento jurdic o, os quais no esto expressos no texto constitucional, mas que tambm so de total importncia, quais sejam:

Existem ainda os princpios constitucionais implcitos, eles no esto efetivamente escritos na constituio federal, mas norteiam a administrao pblica. So eles:

Razoabilidade; Proporcionalidade; Supremacia do interesse pblico sobre o privado Autotutela; Continuidade dos servios pblicos.
Princpio da Razoabilidade e da proporcionalidade: so chamados de princpios da proibio de excesso , a teoria do homem mdio, ou seja, fazer tudo o que seus pares fariam na mesma situao. Por outro lado entendemos a proporcionalidade como a fora aplicada pela administrao pblica proporcional a falta cometida pelo administrado, assim, falta grande, fora grande, falta pequena, fora pequena. Exemplo: Voc um fiscal sanitrio, e responde pelos princpios da expressos da administrao pblica LIMPE. E tambm se passeia nas atribuies de suas funes administrativas para promover a suas funes de fiscal sanitrio. Existem 2 supermercados distintos em sua cidade e como fiscal sanitrio voc encontra um determinado produto vencido no supermercado 1, nesse caso um pote de margarina, nesse caso voc poderia aplicar uma sanso de 1 a 90 dias ou uma multa, como foi apenas um pote de margarina voc opta por recolher o produto e aplicar apenas uma pequena multa ( razoabilidade). No supermercado 2, voc encontra uma grande quantidade de carne estragada sendo comercializada, neste caso voc tambm pode recolher o produto, aplicar uma multa, ou sanso de 1 a 90 dias. Como no seu manual de fiscal sanitrio no est descrito a quantidade de produto nem o tipo de produto relacionada com o tipo de multa, aqui voc decide pela (proporcionalidade) e decide aplicar uma multa de 90 dias de sanso.

a omisso da administrao pblica tida como abuso de poder assim no se pode fazer a mais do que permitido nem menos do que delegado, tornando-se um abuso do poder pblico. Por isso deve se atentar ao princpio da razoabilidade e proporcionalidade nos atos administrativos. O PRINCIPIO DA PROIBIO DE EXCESSOS.

Princpio da supremacia do interesse pblico: a relao da verticalidade entre as partes, onde o estado est superior ao indivduo. dito tambm como um principio norteador do direito administrativo ( assim como todos os outros). dito tambm como o princpio mais importante da administrao pblica. Os poderes administrativos so derivados deste princpio e so os verdadeiros mecanismos para que o administrador pblico alcance os fins pblicos e coletivos.

Princpio da autotutela: est prevista na smula do STF 473, que traz a administrao pode anular seus prprios atos , quando de vcios que o tornem ilegais, porque deles no se originam direitos. ou revoga-los por motivo de convenincia ou oportunidade.

ANULAO: a anulao parte sempre do critrio de legalidade, pois somente pode anular aquilo que no legal. Dessa forma tanto a administrao pblica quando o poder judicirio podem anular um ato administrativo. Seus efeitos so retroativos, ou seja, retornam de onde o ato ilegal partiu. As atos ilegais so considerados atos nulos e deles no geram direitos adquiridos. REVOGAO: a revogao trata do mrito do administrador pblico. Mrito significa liberdade de atuao do administrador perante um ato administrativo, segundo suas convices e os princpios da administrao pblica. Somente se pode revogar aquilo que lega, se no for legal somente se pode anular o ato. Por se tratar de mrito da administrao pblica, o poder judicirio no poder revogar um ato administrativo, revogar um ato somente poder da administrao pblica. Pode se afirmar que os atos revogados no atingem os direitos adquiridos. (pode o ato ter direito adquirido, porm ao revogar ele no atinge esse direito).

Anulao -> efeito retroativo Revogao -> efeito prospectivo.

Princpio da continuidade do servio pblico: est intimamente ligada ao princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Esse princpio diz que os servios essenciais no devem ser parados em razo de que estes so de carter coletivo. Exemplo: voc ganha uma licitao para alimentos de uma escola. Como delegado desse servio voc dever fornecer esses alimentos de forma contnua, mesmo que o estado, por exemplo, fique inadimplente com voc, por que este um servio de carter coletivo e essncia. S poder ocorrer interrupes quando se tratar de emergncia ou aviso prvio. Exemplo: voc dono de uma rede que distribui energia eltrica para a cidade, porm voc precisar interromper esse fornecimento para arrumar a rede. S poder interromper esse acesso por aviso prvio., ou em caso de calamidade.

(errad0 certo certo)

TERIDA DO ORGO E PODERES DO ESTADO rgo pblico: o rgo pblico no possui patrimnio prprio nem vontade prpria, nem possui personalidade jurdica. Ele est na administrao pblica direta e tambm na administrao pblica indireta. Para explicar o que um rgo pblico ns temos 3 teorias. Teoria da representao: essa teoria existe, porm no usada. ( se cair t errada) Teoria do mandato: tambm no existe para o administrativo, no usada. ( se cair t errada) Teoria do rgo: essa utilizada e explica o que o rgo pblico. Diz que o rgo pblico no possui nada, no tem nada. Caractersticas do rgo pblico:

- o rgo pblico no possui patrimnio prprio . exemplo: polcia federal. um rgo pblico mas tudo o que a polcia federal tem da unio. - no possui vontade prpria. Ele trabalha e faz tudo o que a pessoa jurdica manda. So as pessoas jurdicas diretas e indiretas. Estado, unio, distrito federal, municpios etc. - no possui personalidade jurdica. rgo pblico no pessoa. - ao agentes agem em imputao a pessoa jurdica a qual est ligada.

Dentro dos rgos pblicos nos temos os agentes, porm estes tambm esto imputados a pessoa jurdica ao qual o rgo est submetido. Imputado pra quem o agente responde.

Exemplo: policial atira em um bandido que est com uma refm, e acaba acertando a refm. Para a responsabilidade civil quem ir responder no ser o policial, e sim a unio. Porque o agente (policial) est imputado a um rgo, mas reponde a pessoa jurdica, no caso a unio. Observao importante: o rgo no possui patrimnio prprio, porm ele ainda tem uma pequena autonomia poltica ( uma exceo). Ou seja., ele pode impetrar mandato de segurana para garantir direitos subjetivos. Mas no qualquer rgo que pode isso, somente os rgos maiores, de alto patamar. Classificao dos rgos pblicos: so 4 os tipos de rgos 1- rgos independentes: so os diretamente previsto no CF so aqueles sem qualquer subordinao hierrquica ou funcional. As atribuies destes rgos so exercidas pelos agentes polticos. So a maior estrutura, e esto hauridos a suas competncias pelas constituio federal. Ex: presidncia da repblica. (agente poltico) ( no sofre subordinao. 2- rgos autnomos: situam-se na cpula da administrao, logo abaixo dos rgos independentes , possuem ampla autonomia administrativa financeira e tcnica, se caracterizando como rgos diretivos.

rgos autnomos === rgos diretivos. So classificados como rgos autnomos: os ministrios e secretarias estaduais e municipais. ( os agentes so de livre nomeao e exonerao.) Observao: a smula vinculante 13 do STF diz que no se pode nomear parentes at o 3 grau ( a partir de primo pode) porm nos casos de rgos autnomos pode, porque o agente ser um agente poltico, assim o presidente da repblica pode nomear um irmo para um ministrio.

3 - rgos superiores: so rgos que possuem atribuies de direito, controle e deciso, mas que esto sujeitos aos controles hierrquicos . no tem autonomia administrativa nem financeira. As atribuies dos rgos so: - direo - controle - deciso. Importante: esse rgo superior no pode impetrar o mandato de segurana, somente os independentes e os autnomos.

4 rgos subalternos: so todos os rgos que exercem atribuies de mera execuo, so subordinados a vrios nveis hierrquicos e tem reduzido poder decisrio. ( exemplo> delegacia da receita federal no tem poder decisrio nenhum) Resumo dos rgos: PRESIDENTE DA REPBLICA - (por eleio, e sua funo est na CF)

MINISTRIO DA PESCA ( de nomeao e que exerce funo poltica)

DEPARTAMENTO DA PF - ( rgo de direo e controle e determina aos subalternos)

DELEGACIA DA PF ( rgo de mera execuo)

Poderes administrativos

Poder discricionrio: o poder discricionrio aquele que d margem de escolha para que o administrador pblico consiga desenvolver a atividade administrativa da melhor forma possvel sempre respeitando os limites dos princpios constitucionais explcitos da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e os princpios implcitos da razoabilidade e proporcionalidade, esses ltimos conhecidos como princpios da proibio de excessos . O poder discricionrio determinado pela prpria lei. Dessa forma o poder discricionrio bastante amplo, porm recebe duas travas constitucionais que so: 1 principio da razoabilidade 2 princpio da proporcionalidade. Esses so considerados os princpios constitucionais da proibio de excessos. O administrador pblico no pode abusar de seus atos alegando que esteja seguindo os princpios constitucionais expressos , ou seja, no pode o administrador pblico utilizar o poder discricionrio como bem entende. Para que esse poder possa ser considerado legal ele deve respeitar os princpios constitucionais explcitos (LIMPE) e os implcitos da razoabilidade e proporcionalidade Os princpios da razoabilidade e proporcionalidade travam o administrador pblico de fazer administrar pela arbitrariedade.

Poder hierrquico: o poder hierrquico caracterizado pela existncia de graus e nveis de comando e subordinao entre os rgos pblicos e os agentes da administrao publica Ao se falar em dar ordens e ser subordinados retiramos: - dar ordens - fiscalizar -rever -delegar - avocar Do poder hierrquico deriva duas competncias principais: -delegao de competncia -avocao de competncia.

Delegar: um ato discricionrio em que o superior passa momentaneamente suas competncias para um subordinado, ou seja, de cima para baixo. Avocao: uma medida que deve ser considerada excepcional na administrao pblica e tambm um ato discricionrio, em que o prprio administrador puxa as competncias do subordinado pra que ele mesmo a cumpra. Porm alguns atos no pode ser delegados, so eles: - a edio de atos de carter normativo - a deciso de recursos administrativos - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou da autoridade. Observao: s existe hierarquia dentro na mesma pessoa jurdica. Importante: no existe hierarquia entre a administrao direta para a indireta e sim VINCULAO. Ou seja a administrao direta (Unio, estados, DF e municpios) para a administrao indireta ( FASE Fundao pblica , autarquia, sociedade de economia mista e empresa pblica). Essa vinculao de poderes chamada de AUTOTUTELA ADMINISTRATIVA.

Poder disciplinar : o poder que possui a administrao pblica ( o mais correto poder dever) de punir internamente as infraes dos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas as disciplinas dor rgos administrativos. O poder disciplinar discricionrio e permite a administrao pblica a) punir internamente seus agentes b) punir particulares que mantenham vnculo jurdico com a administrao pblica.

a) Punir internamente seus agentes: consiste ao poder administrativo punir seus agentes segundo a lei 8112/90: So penalidades disciplinares: - advertncia - suspenso - demisso - cassao da aposentadoria - destituio de cargo em comisso - destituio de funo comissionada. Assim a administrao pblica possui seis formas taxativas para utilizar o poder disciplinas aos agentes pblicos. Importante: por ser taxativo o poder disciplinar no possvel ampliao da penalidade, ou seja o agente s pode ser punido por uma das modalidades. b) Punir particulares que mantenham vnculo jurdico com a administrao pblica: em regra geral quando a administrao pblica puni um particular ela est fazendo o poder de polcia, porem existe esse caso particular, de quando uma pessoa mantm um vnculo

jurdico com a administrao pblica. Exemplo: quando o particular tem uma licitao com uma prefeitura. Ai a administrao pblica est penalizando o particular que tem um vnculo jurdico com a administrao pblica. (poder disciplinar e no poder de polcia).

Poder regulamentar: O poder regulamentar aquele utilizado pela administrao pblica somente para aditar ato de carter normativo e utilizado exclusivamente para designar as competncias do chefe do poder executivo para a edio de decretos. So 3 os tipos de decretos que o chefe do poder executivo edita: 1 decreto de execuo 2 decreto autnomo 3 decreto lei

Decreto-Lei: Decreto lei um instituto feito antes da CF de 1988, que ainda pode estar vigorando (cdigo penal) mas que no pode ser mais editado. Antes da CF de 1988 era possvel edies de decreto lei, porm hoje para um lei vigorar somente pelo processo legislativo constitucional. Ainda vigoram os decreto lei pelo motivo de que a CF abraou esses decretos que no fossem contra ela, ou seja, ainda vigoram porque no contradizem a CF de 1988.

Decreto de execuo: Para fins de provas, o decreto e o decreto de execuo so a mesma coisa. O decreto de execuo de competncias dos chefes do poder executivo, da unio (presidente) dos estados (governadores) do DF ( prefeito) e dos municpios ( prefeitos) e exclusivo , ou seja, indelegvel!. Para um chefe do poder executivo promulgar um decreto de execuo ele precisa estar baseado em alguma lei, se no tiver no pode ser editado. Assim ele no inova nenhuma lei, mas sim se baseia em uma j existente.

Decreto autnomo: no necessita de lei como o decreto de execuo, autnomo, e tambm, assim como todos os decretos s poder ser feito pelos chefes de governo ( poder executivo). O decreto autnomo est amparado na CF de 88 e est disposto em 2 ocasies para os chefes de governo. de competncia privativa, ou seja, poder ser delegvel e SOMENTE O PRESIDENTE DA REPBLICA PODE CRIAR. - organizao e funcionamento da administrao pblica quando no aumentar despesas nem criao ou extino de cargos pblicos. - extino de cargos pblicos quando vagos.

Poder de polcia: a faculdade que dispe a administrao pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens , atividades e direitos individuais em beneficio da coletividade ou do prprio estado. Quando a administrao est punindo um particular estamos usando o poder de polcia, mas se o particular provm de alguma forma fins jurdicos com a administrao, usa-se o poder disciplinar. O poder de polcia provm do Cdigo tributrio nacional e diz considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse, ou liberdade regula a prtica de ato, ou absteno de fato, em razo do interesse pblico, concernente a segurana, higiene, ordem ,aos costumes, a disciplina da produo e dos mercados , ao exerccio da atividade econmica dependente de concesso ou autorizao do poder pblico, a tranquilidade pblica ou ao respeito a propriedade e os direitos individuais e coletivos.

Importante: somente podem exercer o poder de polcia os agentes da administrao pblica direta ( unio, estados, DF e municipios) o nico da administrao indireta que possui o poder de polcia as autarquias. No se pode dar o poder de polcia a particulares O poder de polcia exerccio obrigatrio. O poder de polcia possui 3 atributos: Discricionariedade: liberdade de escolha que o administrador tem para agir de acordo com a lei. O que seria mais vivel no caso concreto. Autoexecutoriedade : o direito da administrao pblica agir sem necessidade de passar pelo poder judicirio Coercibilidade: o uso da fora moderada para executar os fins pblicos pretendidos, ou seja so as imposies que existem para que o poder de polcia seja respeitado pelo particular. Exemplo dos atributos do poder de polcia: suponhamos que voc seja uma agente fiscal de um municpio e receba uma lista de 50 estabelecimentos para fazer uma checagem. Suponhamos que nessa lista de 50 estabelecimentos voc no deseje seguir a ordem enumera, e para um melhor trabalho faa uma primeira visita no estabelecimento 20, depois do 25 e assim por diante. Esse o atributo da discricionaridade ( escolha do administrador para realizar seu ato administrativo, sempre de acordo com a lei). Chegando ao estabelecimento, voc v que o comerciante est mesmo fraudando notas fiscais e decida aplicar uma multa e tambm fechar o estabelecimento, sem precisar recorrer a justia para isso ( autoexecutoriedade, direito do administrador agir sem passar pelo poder judicirio). O comerciante no deixa voc fazer isso e impede que feche a loja, voc ento precisa agir com fora para que o fim pblico seja feito ( coercibilidade imposies para que o poder de polcia seja respeitado pelo particular). Ao usar o poder de polcia o administrador pblico pode cometer o ABUSO DE PODER.

Abuso de poder: o abuso de poder pode ocorrer de duas formas: - excesso de poder - desvio de poder

Excesso de poder: quando o administrador faz aquilo que no est amparado pela lei, ou seja, fazer atribuies a mais que o seu cargo e que no est legitimado a fazer pela lei. No tem competncia para realizar determinada ao. Desvio de poder: ou desvio da finalidade o administrador atua dentro da sua esfera de competncia, contudo contraria expressamente ou implicitamente a finalidade determinada pela lei ( dentro dos limites da lei, mas sem os fins pblicos) IMPORTANTE: no se deve confundir poder de polcia com a polcia em si. Toda a polcia tem o poder de polcia, mas nem todos que tem o poder de polcia so de fato policiais. Se voc agente da administrao est impedindo de alguma forma um particular, com fins pblicos, voc tem o poder de polcia.

Noes de estado: administrao pblica direta e indireta: Estado: considerada pessoa jurdica territorial soberana, e tem como constituintes: o povo, territrio e governo soberano. Povo: conjunto de pessoas dotadas de obrigaes e direitos que compem a nacionalidade do estado. Territrio: a estrutura fsica propriamente dita, composta de solo, subsolo, espao areo e mar territorial Governo Soberano: elemento emanado pelo estado que possui o comando geral e a autodeterminao do territrio, o nico elemento capaz de manter relaes internacionais. Ns temos um poder poltico central: unio, poder poltico regional: estados, poder poltico anmalo: DF ( pega as competncias constitucionais tanto dos municpios quanto dos estados), poder poltico local: municpios. E a parte temos a repblica federativa do Brasil, que exerce o poder de soberania. A unio, os estados, o DF e os municpios tem autonomia e somente a repblica federativa tem a soberania. a unio os estados, municpios e o DF tem autonomia poltica, que a capacidade de criar leis. Porque em cada uma delas existe os poderes executivo, legislativo e judicirio ( o judicirio menos nos municpios) IMPORTANTE: proibido o direito de cessao, ou seja, eles no podem se separar da repblica. Poderes do estado: So poderes do estado legislativo, executivo e judicirio, so independentes e harmnicos entre si e esto enraizados dentro das pessoas polticas O preceito primrio que de separao desses poderes que eles no se concentrem nas mos de uma nica pessoa jurdica, assim a separao dos poderes no passvel de abolio. Cada um dos poderes desempenham papeis especficos (funes tpicas) e tambm chamadas funes imprprias ( funo atpicas). Poder executivo administrao pblica federal Poder legislativo camara e senado federal. Poder judicirio STF , STJ Poder executivo: converte as leis em atos. So os atos administrativos que iro organizar e manter toda a estrutura do estado. So 4 representantes do executivo: presidente da repblica, governadores dos estados, governador do DF e os prefeitos municipais e so eles que tem competncia EXCLUSIVA de soltar e fazer os decretos

Poder legislativo: o nico que possui duas funes tpicas. A primeira elaborar leis e a segunda fiscalizar as leis feitas por ele. Exemplo: tribunal de contas da unio, fiscaliza a administrao pblica, tanto direta quanto indireta. Poder judicirio: est enraizado em todas as esferas, com exceo dos municpios. responsvel pela aplicao das leis. IMPORTANTE: S PARA LEMBRAR, O PRESIDENTE DA REPBLICA TEM EXERCE DUAS FUNES, CHEFE DE GOVERNO E CHEFE DE ESTADO REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL QUE A NICA QUE TEM SOBERANIA.

Organizao da administrao pblica organizao poltico administrativa So 4 pessoas polticas no Brasil UNIO, ESTADOS, DF E MUNICIPIOS. So caractersticas principais das pessoas polticas no Brasil a autonomia administrativa, financeira e poltica. A autonomia poltica s est presente na administrao pblica direta De uma forma objetiva a Administrao pblica pode ser entendida como sendo a atividade administrativa que o estado desempenha de forma imediata e concreta para que os interesses coletivos sejam alcanados. De forma no to objetiva seria que a Administrao pblica pode ser descrita como o conjunto de rgos e agentes que exercem a atividade administrativa do estado.

Autonomia poltica: significa a capacidade de legislar dessas pessoas. A unio atravs das camara federal e do senado federal, os estados atravs de suas assembleias, o DF atravs da camara distrital e os municpios atravs da camara de vereadores. Autonomia Administrativa: capacidade de auto-organizao. Um exemplo a capacidade da criao de novas secretarias pelos municpios. Autonomia fincanceira: capacidade de julgar suas prprias contas. Diante disso dizemos que as entidades polticas so consideradas pessoas jurdicas de direito interno. Porque?

Importante: no existe hierarquia e subordinao entre os poderes polticos no Brasil,unio , estados, e municpios possuem autonomia! Assim no existe graus de hierarquia entre os entres polticos. Sendo a autonomia poltica a mais importante. Pessoas da administrao pblica entidades administrativas: as entidades administrativas assim como as pessoas polticas possuem rol taxativo, ou seja, s existem elas e nada mais. So 4, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedade de economia mista. Elas so consideradas pessoas jurdicas e possuem personalidades jurdicas distintas Ateno: em concurso cai que empresas paraestatais e entidades do terceiro setor compe a administrao pblica e so classificados como pessoas jurdicas, isto est errado, se no for da FASE Fundao pblica, autarquias, sociedade de economia mista e empresa pblica, no sero da administrao pblica Para que possamos entender as entidades administrativas - administrao pblica indiretasegue o esquema abaixo:

Lembrando que a FASE se distingue das pessoas polticas porque no possuem autonomia poltica, mas possui autonomia administrativa Fundaes pblicas: so pessoas de DIREITO PRIVADO e so autorizadas por lei especifica e necessitam de uma lei complementar que especifique seu campo de atuao Ateno: existem fundaes pblicas que por lei recebem o DIREITO PBLICO, essas so chamadas de fundaes autrquicas ( autarquias). Autarquia: so pessoas de DIREITO PBLICO criadas por leis especificas para o fim que desempenha e prestam servios de natureza especializada. Sociedades de economia mista: so pessoas de DIREITO PRIVADO , autorizadas por lei e possui seu capital misto, em que o poder pblico possui 50%+1 ao, ou seja o poder pblico tem o

controle acionrio e devem estar nas mos do poder pblico. A forma da economia mista deve ser S/A ( sociedade annima ) no podendo ser outro tipo. Empresas pblicas: so pessoas de DIREITO PRIVADO , autorizado por lei, e seu capital tem que ser obrigatoriamente 100% de capital pblico. Nas entidades vinculadas ao poder executivo os cargos so nomeados pelos chefes do poder executivo. Importante: quem trabalha nas sociedades de economia mista e nas empresa pblicas so regidos pela CLT e no pela 8112/90 estatuto dos servidores pblicos da unio.

Administrao pblica direta: o conjunto de rgos e agentes que integram a pessoa poltica do estado, da unio, do DF e dos municpios. Todas as vezes que os agentes polticos exercem suas atividades dizemos que a administrao pblica est exercendo suas competncias de forma centralizada. Administrao pblica indireta: representa as pessoas jurdicas que esto vinculadas a administrao pblica direta ( tem subordinao e hierarquia) e so desprovidas de autonomia poltica, ou seja, no pode legislar. A administrao pblica indireta trabalha de forma descentralizada. Resumindo: administrao pblica direta Unio, estados, distrito federal e municpios, tem autonomia financeira , administrativa e poltica. Administrao pblica indireta: FASE Fundao pblica, autarquias, sociedade de economia mista, e empresa pblica. S que a FASE no tem autonomia poltica!. S essas 8 so consideradas a Administrao pblica formal.

Resumo administrao pblica indireta. Autarquias: a nica criada por lei especifica , todas as outras so autorizadas. E possui sua natureza jurdica de direito pblico alm de exercer um servio pblico espefializado. Fundaes pblicas: podem ser constitudas de duas formas jurdicas, de direito pblico e de direito privado. As pessoas de direito privado a regra e as de direito pblico so as excees. A regra: direito privado autorizada por lei , precisa de uma lei complementar que especifique o seu campo de atuao. Excees: direito pblico o problema que ela se confunde com a autarquia, porque criada por lei especfica, tambm de direito pblico. O que separa ela da autarquia que enquanto a autarquia exerce servio especializado a fundao pblica possui capital personificado. Na verdade ela considerada como uma fundao autrquica. Sociedade de economia mista: trabalhado juntamente com a empresa pblica. Caractersticas principais das duas: so autorizadas por lei, tem natureza poltica de direito privado. Na verdade as fundaes pblicas, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas so parecidas porque: so autorizadas por lei, e possui natureza jurdica de direito privado. A diferena :

A primeira diferena no capital, a sociedade de economia mista tem que ter o controle acionrio da administrao pblica. No capital da empresa pblica ela tem que ser 100% da administrao pblica, podendo pertencer a mais de um ente ( pode ser de 2 estados por exemplo). A segunda diferena na forma societria, a sociedade de economia mista s pode ser S/A. A terceira que, as leis da empresa pblica so de mbito federal e as de economia mista de mbito estadual. Ex: se houver um furto no banco do Brasil, que uma sociedade de economia mista, quem ir investigar a policia civil, mas se houver um furto na caixa economia federal que uma empresa pblica, quem ir investigar a polcia federal.

Exemplos: Autarquias: INSS , Banco Central Fundao pblica: Universidade federal do Paran. Sociedade de economia mista: Banco do Brasil, Petrobrs. Empresa pblica: Correios, Caixa econmica federal.

Centralizao e descentralizao do poder administrativo Entidades polticas da administrao pblica: Unio, estados, DF, municpios ( administrao direta) Entidades administrativas da administrao pblica: FASE Fundaes pblicas, autarquias, sociedade de economia mista, empresas pblicas. Essas oito pessoas so chamadas de administrao pblica propriamente dita. Assim essas oito pessoas adotam duas formas de organizao e atuao da atividade administrativa. - tcnica administrativa da centralizao - tcnica administrativa da descentralizao. Centralizao da atividade administrativa: Ocorre a centralizao da atividade administrativa toda vez que o estado executa suas competncias diretamente pelos rgos e agentes . encontramos aqui o conceito de administrao pblica direta.

Administrao pblica direta: atuao administrativa dos rgos e agentes que desempenham diretamente suas funes estatais trabalhando para as pessoas polticas do estado ( pessoas polticas do estado unio, estados, DF e municpios). Dessa forma considera-se centralizao da atividade administrativa quando a administrao pblica direta est trabalhando e desempenhando sua atividade diretamente pelos seus rgos e agentes quando os agentes desenvolvem suas atividades com os recursos exclusivamente do rgo pblico. Alguns servios so desenvolvidos essencialmente de forma centralizada, ou seja, no podem passar para particulares, exemplo uma atividade estatal: o poder de polcia Os servios centralizados so aqueles expressos diretamente pela carta magna, e que somente a unio, os estados, o DF e os municpios devem desenvolver diretamente.

Descentralizao da atividade administrativa: ocorre a descentralizao da atividade administrativa quando o estado desempenha suas funes constitucionais, no exclusivas, atravs de outras pessoas. Para que ocorra a descentralizao da atividade administrativa, deve, obrigatoriamente, estar presente pelo menos 1 das pessoas polticas do estado ( Unio, estado, DF,ou municpio) ou seja, uma das pessoas da administrao direta. Existem duas tcnicas para que ocorra a descentralizao da administrao pblica. 1 tcnica administrativa da descentralizao por outorga legal. 2 - tcnica administrativa da descentralizao por delegao. possvel a descentralizao da administrao de duas formas. Administrao pblica para a administrao pblica Administrao pblica para particulares. Descentralizao por outorga legal: quando a administrao pblica direta cria diretamente por lei, ou autoriza a criao de pessoas da administrao pblica indireta ( FASE). Assim podemos dizer que as pessoas administrativas da administrao pblica indireta fundao pblica, autarquias, sociedade de economia mista e empresa pblica so criaes da administrao pblica direta por meio de outorga legal. A descentralizao da atividade administrativa surge quando um ente de pessoas poltica ( administrao direta) no quer ou no comporte determinado servio expresso para que ela faa, pela constituio federal. Exemplo: toda vez que a unio cria uma autarquia federal, uma sociedade de economia mista (ou as demais FASE) est dando pra ela a execuo do servio e toda a titularidade ouseja,

uma pessoa da administrao pblica direta criando uma pessoa da administrao pblica indireta e dando a ela toda autonomia administrativa, financeira e oramentria

IMPORTANTE: nenhuma forma de descentralizao da atividade administrativa sofre hierarquia.

Por outorga legal ( criada por lei), quando as pessoas polticas da administrao pblica direta cria atravs de lei as pessoas jurdicas da administrao pblica indireta (FASE).

Descentralizao por delegao por colaborao: quando o estado, atravs unicamente de licitao, o poder de execuo para um particular. Aqui somente passa o poder de execuo de um servio e nunca da titularidade dele. Nesse caso o particular executa o servio em seu prprio nome e por sua conta e risco. Aqui nascem atravs do contrato administrativo os chamados concessionrios e permissionrios do servio pblico , ou seja particulares que desempenham a funo pblica administrativa no exclusiva do estado atravs de licitao.

Exemplo: Um pedgio. Ou seja um concessionrio particular atravs de uma licitao fica com a execuo de pavimentar e cuidar de uma estrada federal, que a princpio uma execuo constitucional dada a unio, contudo a unio transfere esse servio ao particular, que o executar por sua conta e risco, sem subordinao nem qualquer hierarquia da administrao pblica direta , mas sempre com fiscalizao dessa administrao.

Desconcentrao administrativa: a desconcentrao se diferencia da descentralizao da administrao pblica. Na desconcentrao h uma repartir das atribuies e competncias dentro da prpria administrao pblica, seja ela direta ou indireta. uma mera diviso administrativas em rgos para melhor executar o servio da administrao pblica. uma diviso das atividades para melhores executa-las. Exemplo: superintendncia da polcia federal de Braslia delegacias da polcia federal nos municpios ( diviso em rgos para melhor exercer a atividade administrativa) Ou seja a desconcentrao administrativa toda aquela que quando a administrao pblica direta ou indireta se divide em rgos para melhor exercer a atividade administrativa. uma mera tcnica administrativa da diviso de rgos Importante: toda vez que voc tem rgos, como a polcia federal, trabalhando para a unio, por exemplo, tem-se a tcnica administrativa da centralizao, porque so rgos e agentes trabalhando para a administrao pblica direta. Mas quando esses rgos se dividem ocorre a tcnica administrativa da desconcentrao. a tcnica da desconcentrao dentro da tcnica de centralizao. Como existe a descontrao administrativa tanto na administrao direta ( centralizao) e administrao pblica indireta ( descentralizao) podemos afirmar que existe a desconcentrao da atividade administrativa tanto na centralizao quanto na descentralizao, tanto na administrao direta quando na administrao indireta. Relao da administrao pblica direta com a administrao pblica indireta: a administrao pblica indireta fruto da descentralizao da administrao pblica direta, por meio de outorga legal (lei). A competncia dada pela constituio era para a administrao pblica direta, porm por no comportar, ou no querer fazer, ela descentraliza essa atividade criando, por lei, a administrao pblica indireta fundao pblica, autarquias, sociedade de economia mista e empresa pblica titularidade mais execuo do servio pblico. Toda vez que passada a titularidade e a execuo para a FASE elas se classificam como autnomas. Sendo ela autnoma ela faz o servio e fiscaliza como ela quiser, s no pode ocorrer a fuga de finalidade. Contudo quando eu digo que a pessoa administrativa autnoma ela no sofre a subordinao nem a hierarquia. o mesmo que ocorre com a administrao pblica direta, o presidente no manda no governador, que no manda no prefeito. Exemplo: quando a unio cria o banco central ou o INSS, o presidente do banco central no deve subordinao ao presidente da repblica, o mesmo com o presidente do INSS. Ai temos a pessoa administrativa direta ( unio) criando a pessoas administrativa indireta ( banco, INSS). S que mesmo sem subordinao e hierarquia a administrao pblica indireta sofre o controle ministerial , s que somente quando ocorrer a fuga da finalidade. Ou seja o banco no fazer aquilo que foi criado por lei, ou fazer a mais. Assim sendo a administrao pblica indireta s sofre VINCULAO a a dministrao pblica direta.

AGENTE PBLICO

S-ar putea să vă placă și