Sunteți pe pagina 1din 2

ESQUEMAS PRIMITIVOS MAL ADAPTADOS (JEFFREY E.

YOUNG 1999)
I DESCONEXO E REJEIO 1. - Abandono / Instabilidade O medo de perda eminente de outros significativos e, ento, ficar emocionalmente isolado para sempre. 2. - Desconfiana / Abuso A expectativa de que os outros vo propositalmente ferir, abusar, mentir, enganar, manipular ou tirar vantagens. 3. - Privao Emocional A expectativa de que as prprias necessidades de colo, empatia, afeio e cuidados nunca sero adequadamente atendidas pelos outros. 4. - Defectividade / Inamabilidade O sentimento de ser internamente defeituoso ou imperfeito, ou de ser fundamentalmente no amvel para outros significativos. 5. - Isolamento social / Alienao O sentimento de estar isolado do resto mundo, de ser diferente das outras pessoas e de no pertencer a qualquer grupo ou comunidade. 9. II AUTONOMIA E DESEMPENHO PREJUDICADOS 6. - Dependncia / Incompetncia Crena de ser incapaz de funcionar por si prprio e de necessitar do apoio constante dos outros - Vulnerabilidade / Incompetncia O medo de que um desastre (natural, criminal, medico, financeiro) esteja para acontecer a qualquer momento - Emaranhamento / Self subdesenvolvido Excessivo envolvimento emocional e proximidade com uma ou mais pessoas significativas (freqentemente os pais) custa da individuao plena ou do desenvolvimento social normal - Fracasso / Incompetncia A crena de no conseguir desempenhar-se competentemente em reas de realizao (escola, profisso, amor) em responsabilidades dirias suas ou de outros ou em tomadas de decises.

7.

8.

ESQUEMAS PRIMITIVOS MAL ADAPTADOS (JEFFREY E. YOUNG 1999) (Continuao)

III LIMITES PREJUDICADOS 10. - Merecimento /Grandiosidade A crena de ser superior s outras pessoas, de merecer direitos ou privilgios especiais ou de no ter de obedecer s regras de reciprocidade que orientam a interao social 11. - Auto controle /Autodisciplina Insuficientes Dificuldade ou recusa de exercitar suficiente auto controle e tolerncia frustrao ao buscar metas pessoais, ou de restringir a expresso excessiva das emoes e dos impulsos. IV.- ORIENTAO PARA O OUTRO

V- SUPERVIGILNCIA E INIBIO 15. - Negativismo / Pessimismo Um foco amplo e permanente nos aspectos negativos da vida (dor, morte,perda, desapontamento, conflito, culpa, ressentimento , problemas no resolvidos, possveis erros, traio, coisas que podem dar errado, etc) ao mesmo tempo em que se minimiza ou negligencia os aspectos positivos ou otimistas. 16. - Inibio Emocional A inibio excessiva da ao dos sentimentos ou das comunicaes espontneas normalmente para evitar a desaprovao dos outros, os sentimentos de vergonha ou a perda de controle sobre os impulsos. 17. - Padres Inflexveis / Crtica Exagerada A crena subjacente de que preciso tentar estar altura de padres internalizados muito elevados de comportamento e desempenho para evitar crticas. 18. - Carter Punitivo A crena de que as pessoas devem ser severamente punidas por cometerem erros.

12.

- Subjugao Excessiva submisso ao controle dos outros por sentir-se coagido normalmente para evitar raiva, retaliao ou abandono.

13.

- Auto Sacrifcio Foco excessivo no atendimento voluntrio das necessidades alheias nas situaes do cotidiano custa da prpria gratificao.

14.

- Busca de aprovao / Busca de reconhecimento nfase excessiva na obteno de aprovao, reconhecimento ou ateno das pessoas ou em se adaptar aos outros custa de desenvolver um senso de self seguro e verdadeiro

S-ar putea să vă placă și