Sunteți pe pagina 1din 6

A Criao de Ado

[ensaio]

No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os cus, quando no havia ainda nenhum arbusto sobre a terra, nem havia ainda brotado as ervas, porque o Senhor Deus no fizera chover sobre a terra e no havia ainda o homem para lavrar o solo, mas uma fonte subia do cho para molhar toda a superfcie da terra, ento o Senhor Deus formou o homem do p da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se uma criatura viva. Eis como o Gnesis, o livro mais antigo ainda em uso e considerado pelo menos por metade da humanidade como contendo as palavras de Deus, descreve o surgimento do homem. O homem como o p que transformado pelo poder de Deus em criatura viva. Toda a humanidade como obra desse poder; sem o qual seria mero p da terra. Pois, desde ento, o maior medo dos homens no perder a ddiva da vida e voltar ao p? E ei-lo outra vez o poder de Deus sobre a vida, uma vez que s a Ele dado o direito legtimo de ceif-la. Acaso, no Caim punido por matar a Abel? E no tem ele como punio uma marca em sua fronte que o obrigue a uma vida miservel onde no possa encontrar outra morte seno aquela dada por Deus? E, ao mesmo tempo, o mesmo Deus que novamente abenoa Eva, concedendo-lhe um novo filho como pagamento pelo crime de Caim. Esse comportamento, porm, parece destacar do que o texto do Gnesis mostra a seguir. Um Deus raivoso o bastante para lavar a Terra com um dilvio e para fazer chover enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Ao longo do Antigo Testamento, seguem-se tambm inmeras guerras e batalhas travadas em nome de Deus ou sob seu aval. Logo se v que este no um Deus que condena a morte, mas que faz dela um dos pilares de seu poder supremo e que legar a punio (Tu [Caim] vagars pela terra sem descanso.) aos que ousarem torna-lo secular. Com efeito, ainda hoje a sociedade ocidental cujos fundamentos culturais remontam a f professada na Tor pune legalmente o homicdio, mas aceita ir guerra em nome de um bem maior. Sem perceber o quanto da sagrada f dos hebreus reside nas decises laicas modernas. O poder terreno no parece, assim, como um substituto ao poder divino; mas como um complemento. Vale lembrar que os Estados modernos surgem sob a bno de Deus e o poder dos reis lhe conferido pela prpria Igreja. a reproduo institucionalizada do gesto divino. Pois assim diz o Gneses:

E deus disse: Faamos o homem nossa imagem, conforme nossa semelhana. E que ele exera domnio sobre os peixes do mar e os pssaros do cu, e sobre o gado e sobre a terra, e sobre todos os seres vivos que rastejam sobre a terra. E no por acaso Ado quem nomeia todos os animais. As demais criaes de Deus. Pois ele no exerce nada alm do poder terreno que lhe foi atribudo. O homem ento o favorito dentre as criaes. Por que? Possivelmente por ser a imagem e a semelhana do prprio Criador. O favoritismo de Deus vai se revelar com mais frequncia no futuro, com a escolha de um grupo seleto de homens que, sob sua bno, daro origem a uma grande nao. A promessa de Deus de que os homens tero controle sobre grandes naes frequente no incio das Escrituras, quase uma tentao. Mas isso depois. Pois, apesar das preferncias e ressalvas posteriores, fica claro que desde o mais remoto princpio que o poder terreno surge como uma extenso do poder divino, que lho concede. A partir de ento, vemos um Deus que vai exponencialmente se afastando dos problemas mundanos, que vo sendo legados gesto humana. A ponto de que no se torna intil perguntar: qual seria hoje sua influncia diria na conduo do poder poltico terreno? Com exceo dos terrveis e persistentes combates religiosos, Deus aparece hoje na conduo das naes como um modelo e fonte de inspirao; e s. E um jogador dos bastidores. Isso na hiptese de no ter se entediado e abandonado o por completo a partida, deixando o tabuleiro na mo de meros pees.

O nascimento de Jesus

A Tor, os primeiros livros a compor a bblia moderna, foi escrita aproximadamente seis sculos antes do nascimento de Jesus; evento que marca decisivamente a histria ocidental. Jesus, tambm chamado de Cristo, pode no ter sua ascendncia divina comprovada, mas seguro dizer que ele o homem que mais teve o poder de influenciar a histria humana. Pelo que se sabe hoje vale dizer que o conhecimento moderno sobre Jesus foi sedimentado em cima de registros deixados pelos seus fiis seguidores , sua origem de nada prenunciaria a importncia poltica que ele viria a ter. Filho de um marceneiro, Jesus nasce num estbulo, sob condies miserveis mesmo para a poca. Diante do recm-nascido, porm, se prostraram trs reis guiados por uma estrela. De certa forma, a histria de Jesus retoma o gesto do Gnesis. Distante do poder terreno, ele cresce e amplia sua influncia poltica usando apenas seu poder divino. Seu prprio nascimento no lugar mais humilde, distante do bero de ouro, j mostrava que no era com o poder humano que ele

poderia contar. Tanto assim que Jesus ser trado, julgado e condenado a morte pelo poder romano. Antes, porm, ele dir a Pilatos que seu reino no deste mundo (um mundo que Deus deu a Ado). Uma passagem do evangelho de Joo lembra muito o acontecimento do Gnesis: Disse-lhe, pois, Pilatos: No me falas a mim? No saber que tenho poder para te crucificar e te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima no te fosse dado. A referncia a criao de Ado gritante. Jesus, como filho de Deus, se pe a margem do poder terreno em toda a sua histria. Alm disso, tal como o Deus do Antigo Testamento, ele tambm ir expor predilees e imantar um homem de poder terreno. Trata-se de Pedro, discpulo de Jesus e primeiro papa catlico. Aquele que mesmo negando o mestre por trs vezes escolhido como a pedra sobre a qual se erguer a igreja do messias. No por acaso a Igreja Catlica se tornar, nos sculos seguintes, a instituio poltica mais poderosa do mundo. E mesmo aps o nascimento dos Estados modernos como ns o conhecemos hoje, na baixa Idade Mdia, ser essa Igreja quem conceder aos reis o poder poltico numa explcita reproduo do gesto do Gnesis. Mas, se ns quisssemos resumir numa nica ao o poder divino que emana de Jesus, bastaria-nos isto: ele ressuscitou. J dissemos como, no texto sagrado, a ddiva da vida uma exclusividade divina. E, contudo, Jesus ressuscitou. E, antes mesmo que o fizesse, ele j havia trazido Lzaro de volta a vida. Ao menos o que dizem os narradores de suas faanhas. Contudo, um Jesus ressurreto a prova cabal de sua divindade, de seus poder divino superior e ulterior ao humano. O que faz desta ao um dos pilares do cristianismo.

A criao de Michelangelo

Em 1508, Michelangelo foi convidado pela Igreja Catlica para decorar o teto da capela oficial do papa, onde o sumo pontfice faz suas oraes. Caberia a ele a principal obra daquela capela cuja reforma havia se iniciado quase 40 anos antes e que j contava com pinturas e afrescos de alguns dos maiores artistas da Renascena, como Rafael e Sandro Botticelli. Mesmo assim, ele se mostrou insatisfeito com a empreitada. Conta-se que ainda na primeira semana, demitiu todos os assistentes e a partir de ento recaiu sobre si a tarefa herclea de decorar toda a abobada da capela. O papa Sisto IV, que havia idealizado aquela transformao (que inclua uma reforma para tornar aquele lugar de orao semelhante ao palcio de Salomo), ainda em 1470 talvez no soubesse que estava convergindo todo

o prestgio religioso da instituio que presidia para erguer um dos maiores patrimnios histricos e culturais da humanidade. Tanto assim que quando a empresa finalmente fosse concluda, em meados do sculo seguinte, ela ficaria conhecida como a capela de Sisto, ou somente a capela sistina. Boa parte da herana cultural da edificao se deve a Michelangelo, que l trabalhou por quatro anos. E, mesmo contrariado (ele acreditava que seu verdadeiro ofcio era a escultura e que a demanda da Igreja no passava de um compl para afast-lo de sua arte), deixou ali algumas de suas obras mais importantes; gravadas no intricado quebracabeas do teto, repleto de passagens do Antigo Testamento (quase todas do Gnesis). A mais famosa delas A Criao de Ado.

De posio central, o afresco de pouco mais de 1,5 m salta aos olhos por seu simbolismo. Deus, envolto por vrios anjos, avana em direo a Ado, que se estica de volta tentando alcanar o seu divino. O toque de ambos, a um passo de acontecer, o momento mgico de que fala o Gnesis. Aquele em que o homem ganha vida. Onde, automaticamente, Deus lhe delega o poder terreno, que ele ir usar para, dentre outras coisas, nomear todos os animais. A grande obra de Michelangelo, porm, no apenas o que ele conseguiu representar com seu Ado, mas como foi representado. A dramaticidade da cena to intensa que se fixa na memria dos transeuntes que visitam a capela. Entra para o nosso imaginrio coletivo. Ressignifica a noo de poder. A ordem dos afrescos centrais da Capela Sistina no aleatria. Ela se inicia na Separao da Luz das Trevas e avana at a Criao de Eva, exatamente na metade. O surgimento da primeira mulher, ou do segundo ser humano marca a reproduo de tudo o que A Criao de Ado significa. Da em diante, a histria segue por outro caminho marcadamente humano. Uma trajetria que se inicia no Pecado Original e culmina na Embriaguez de No (talvez um dos momentos mais decadentes desta humanidade nascente). A delegao do poder divino serve, portanto, como um marco.

De quando o homem comea a exercer o seu poder. A andar com as prprias pernas. E, ao mesmo tempo, onde comea o seu ocaso.

O juzo final

Mais de 20 anos de concluir e entregar o teto da capela, Michelangelo foi reconvocado a trabalhar num afresco do mesmo local. Dessa vez, a encomenda veio do papa Clemente VII, que pediu por algo que ornasse o altar do pequeno oratrio. Michelangelo, no auge de sua genialidade, concebeu o Juzo Final.

Menos famosa que A Criao de Ado, a obra, pode ser considerada to simblica quanto. Instalada na melhor posio de verificao, ela imanta um recado aos cristos que passam por aquelas paredes: o poder divino pode voltar a reinar a qualquer momento. E nessa hora, aqueles que no tiverem feito bom uso de sua concesso terrena, tero um preo a pagar. Mais do que uma lembrana de f, uma cobrana do bom uso de um poder que , afinal, delegado. Assim como o homem no pode reinar sobre a vida e sobre a morte, porque lhe foi impedido por um poder superior (que

divino), ele tambm no ser detentor do seu poder por toda a eternidade. Antes disso, numa hora ou noutra, ele lhe ser tirado e retornar as mos de quem lhe concedeu. E, por isso, precisa ser bem exercido. Por desde os primrdios provado que o homem no pode tudo, acima de seus deuses. Ado, por exemplo, deu incio a uma grande nao de 7 bilhes de pessoas; pode ser considerado um dos grandes, seno o maior dos patriarcas. A imagem e semelhana divinas. Foi ele, reza a lenda, que ps nome a todas as criaturas que habitam neste mundo. Mas, apesar de proferir seus nomes, nem ele foi capaz dar incio a criao. Exceto, talvez, a de si prprio.

Paulo Veras
[http://pjveras.blogspot.com]

S-ar putea să vă placă și