Sunteți pe pagina 1din 81

Universidade Federal do Cear Centro de Humanidades Departamento de Cincias Sociais Programa de Ps-Graduao em Sociologia

ENTRE A CLASSE E A NAO: O (INTER)NACIONALISMO DE GRAMSCI

DANIEL DE OLIVEIRA RODRIGUES GOMES

Fortaleza 2008

DANIEL DE OLIVEIRA RODRIGUES GOMES

ENTRE A CLASSE E A NAO: O (INTER)NACIONALISMO DE GRAMSCI

Dissertao apresentada ao mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Cear UFC como requisito parcial obteno do ttulo de Mestre em Sociologia, sob orientao do Prof. Dr. Manuel Domingos Neto.

Fortaleza 2008

DANIEL DE OLIVEIRA RODRIGUES GOMES

ENTRE A CLASSE E A NAO: O (INTER)NACIONALISMO DE GRAMSCI

Mestrado em Sociologia UFC

Aprovado em ___/___/___ Conceito obtido:____

Banca Examinadora:

Orientador: Manuel Domingos Neto


Prof. Dr. em Histria (Universidade de Paris III, Frana)

______________________________ 1o membro: Mnica Dias Martins Prof. Dra. em Sociologia (Universidade Federal do Cear) ______________________________ 2o membro: Andra Borges Leo Prof. Dra. em Sociologia (Universidade de So Paulo) ______________________________

Em memria de minhas saudosas tias, Rita de Cssia Oliveira (1943-2006) e Zozimar Frana de Oliveira (1945-2006).

AGRADECIMENTOS

minha querida me, D. Fca. Marlia, trabalhadora que, frente s adversidades da vida, nunca deixou de batalhar para que o filho tivesse acesso a uma vida digna e a uma educao de qualidade.

Ao meu orientador, Manuel Domingos, pela amizade, pelo apoio moral e pelas instigantes discusses que, em meio a concordncias e discordncias, contriburam para um importante amadurecimento intelectual em relao ao estudo da nao e seus correlatos.

Mnica Martins, amiga e eterna orientadora, pelo incentivo intelectual que tem me proporcionado desde a graduao.

Ao professor Luigi Biondi, pelas indicaes de leitura e pelos esclarecimentos sobre a histria da Itlia.

Aos colegas do Observatrio das Nacionalidades, por comigo partilharem de um abacaxi chamado teoria da nao.

coordenao, nas pessoas da Professora Rejane, Socorro e Aimber, pela auxlio com a burocracia universitria.

Aos meus amigos, por fazerem minha vida mais feliz.

Ao povo cearense, que por meio da FUNCAP apoiou financeiramente a elaborao desta pesquisa.

Ao rock, minha primeira sociologia.

Nao no bandeira, Nao unio. (O RAPPA Ritmos, Aes e Manifestos)

RESUMO

Nessa dissertao, estudo o pensamento internacionalista de Antnio Gramsci. Trata-se de uma investigao sociolgica acerca dos problemas enfrentados por este autor no sentido de conciliar os ideais inerentes ao internacionalismo proletrio e as demandas histricas concretas dos trabalhadores italianos, propensos mobilizao em defesa de suas regies e da unidade nacional do Pas. Inicio destacando as primeiras investidas de Gramsci na disputa poltica, em seguida analisando sua aproximao com o movimento operrio e sua percepo do internacionalismo ao longo da militncia em prol do socialismo e do progresso da Itlia. Concluo argumentando que, mesmo que tenha mantido uma forte crena na unio dos proletrios de todo o mundo, Gramsci nunca deixou de lado a defesa por uma Itlia justa e igualitria, assim como a luta pelo desenvolvimento scio-econmico de sua ilha natal, a Sardenha.

NDICE

INTRODUO.................................................................................................................09 1 A REVOLTA DE UM SARDO..................................................................................... 23 1.1 Pobres e ricos................................................................................................................. 23 1.2 Sul e Norte..................................................................................................................... 25 1.3 Oprimidos e opressores................................................................................................. 31 2 A VANGUARDA PROLETRIA............................................................................... 35 2.1 A aproximao com o movimento operrio.................................................................. 35 2.2 Socialismo, cultura e cidadania..................................................................................... 39 2.3 A Guerra, a Revoluo Russa e a vontade coletiva popular..........................................43 2.4 O Estado dos Conselhos................................................................................................ 49 3 ALIANA DE CLASSES E UNIDADE NACIONAL ............................................... 56 3.1 A fundao do Partido Comunista da Itlia.................................................................. 56 3.2 Comunistas e fascistas: a nao em disputa.................................................................. 60 3.3 A situao italiana e as tarefas do PCI.......................................................................... 65 3.4 A Questo Meridional e os intelectuais......................................................................... 72 CONCLUSO................................................................................................................... 76 REFERNCIAS................................................................................................................ 78

INTRODUO

Nesta dissertao de mestrado, estudo, atravs de uma abordagem sociolgica, o pensamento internacionalista do revolucionrio italiano Antnio Gramsci, um dos mais inovadores tericos marxistas do sculo XX. A escolha desse tema, que de forma alguma tem a pretenso de ser um julgamento poltico das posies assumidas por Gramsci durante sua militncia, visa to somente contribuir com o esforo de compreenso terica e emprica da complexa relao entre nacionalismo e internacionalismo desenvolvido pelo grupo de pesquisa Observatrio das Nacionalidades, atualmente coordenado pelos professores Manuel Domingos Neto e Mnica Dias Martins.1 O interesse na compreenso da teoria marxista me foi despertado durante o bacharelado em Cincias Sociais na Universidade Estadual do Cear (UECE). Nesta ocasio, tive meu primeiro contato com os textos de Gramsci, assim como com alguns de seus comentaristas. O que mais me chamou a ateno foi a forma no dicotmica pela qual este autor percebia as relaes entre as instituies pblicas e a sociedade. Em sua concepo, o Estado, em sentido amplo, equivaleria sociedade poltica (que compreenderia o aparato burocrtico e policial-militar) e a sociedade civil (formada, por sua vez, pelos chamados aparelhos privados de hegemonia, como sindicatos, partidos, jornais, igrejas, associaes de bairros etc). Para Gramsci, na dinmica da relao entre a sociedade poltica e a sociedade civil que uma classe ou frao de classe busca prevalecer sobre o conjunto da sociedade, ou seja, tenta exercer a hegemonia. Esse um conceito-chave no pensamento do autor. Em suas palavras, a hegemonia a combinao da fora e do consenso, que se equilibram de modo variado, sem que a fora suplante em muito o consenso, mas, ao contrrio, tentando fazer com que a fora parea apoiada no consenso da maioria (GRAMSCI, 2002a:95). Em minha monografia, intitulada A Participao Popular na Experincia dos Conselhos Comunitrios de Defesa Social em Fortaleza: Participao Democrtica?, os aportes tericos de Gramsci foram cruciais para interpretar a relao entre os agentes de
1

Fundado em Fortaleza, no ano de 2003, o Observatrio das Nacionalidades formado por pesquisadores de diversas instituies e reas do conhecimento, que desenvolvem estudos tericos e empricos acerca da construo dos Estados nacionais, entidades polticas e culturais que estruturam as relaes entre os povos. Desde 2005, o grupo conta com a publicao semestral da revista Tenses Mundiais, que promove o intercmbio entre estudiosos de todos os continentes.

10

segurana pblica (policiais civis e militares e bombeiros) e os representantes comunitrios, denominados conselheiros. Foi possvel perceber que, no referido Conselho, ocorria uma disputa em torno do conceito de participao: enquanto os agentes da sociedade poltica imputavam um sentido restrito participao popular, o de denunciar crimes, os conselheiros entendiam o conceito em questo assim como o prprio significado do que deveria ser Segurana Pblica de forma ampliada, associando-o efetivao dos direitos de cidadania como sade, educao, emprego, renda, moradia etc, que apareciam, em muitos de seus discursos, como garantidos por lei, mas no de fato. Isso incorria numa ameaa prpria continuidade da experincia do CCDS, que, no deixando de resultar de um processo de lutas e demandas da sociedade civil, era tambm um meio de manuteno da hegemonia do governo do Estado do Cear (GOMES, 2004). J ao final da minha graduao, durante as aulas da professora Mnica Martins, nas quais tive minhas primeiras aproximaes com os problemas tericos dos complexos processos de construo das nacionalidades, algo me deixou bastante intrigado: como poderia um marxista feito Gramsci, fortemente imbudo de uma crena internacionalismo proletrio, e atribuindo ao nacionalismo um carter eminentemente reacionrio, ter destacado, frente aos dilemas de uma Itlia cortada por conflitos regionais e ameaada pela crescente mar fascista, a necessidade de unificar de fato o povo italiano? Desde ento, passei a me questionar se o internacionalismo e o nacionalismo seriam de fato contrapostos e auto-excludentes. Esse questionamento poderia parecer improcedente, dado que os dois termos so normalmente consagrados como uma espcie de antnimos e quase sempre empregados como percepes ou tendncias opostas.

Questes em pauta

Apesar de suas mltiplas acepes, o internacionalismo reivindicado pela grande maioria dos marxistas como parte indissocivel de sua auto-imagem.2 Para Lwy (2000), por exemplo, o marxismo tem no internacionalismo a pedra angular de sua viso de mundo e de sua estratgia revolucionria (p. 08) e um marxista jamais poderia ser considerado nacionalista: O socialismo marxista fundamentalmente oposto ao nacionalismo (...) Ele
2

As mltiplas acepes do internacionalismo podem ser ilustradas quando se leva em conta que Hobsbawm (1995) fala de um internacionalismo fascista que mobilizou vrias unidades militares no alems a lutar sob a bandeira nazista durante a II Guerra Mundial, enquanto Perry Anderson (2002) considera que vivemos hoje na poca do internacionalismo estadunidense, em outros termos, a reconstruo do globo imagem e semelhana dos Estados Unidos.

11

internacionalista por razes ticas e materiais ao mesmo tempo. As razes ticas residiriam no carter humanista e universalista de seus valores, ao passo que as razes materiais se relacionariam unificao econmica do mundo pelo sistema capitalista (p. 80). Em termos gerais, a compreenso subjacente a essa concepo de que o nacionalismo seria uma ideologia burguesa, no sentido pejorativo e reducionista do termo, ou seja, como falsa conscincia, que mistificaria as contradies sociais ao apelar, em benefcio da manuteno do Estado nacional capitalista, para um sentimento chauvinista e tendente xenofobia. J o internacionalismo seria aquela solidariedade universal que unificaria politicamente as classes subalternas dos diversos pases em torno do objetivo supremo da emancipao humana. Assim, o internacionalismo seria uma contraposio ao nacionalismo. Essas idias derivam diretamente do Manifesto Comunista. O famoso texto tinha como objetivo explcito estimular a onda revolucionria resultante da combinao de uma srie crises econmicas com crises de regimes governamentais autocrticos, que abalou o cenrio europeu em meados do sculo XIX (A primavera dos povos). A frase final do Manifesto acabou se tornando o slogan mais representativo do internacionalismo proletrio, sendo at hoje capaz de impactar muitas mentes e coraes ao redor do mundo: Proletrios de todos os pases, uni-vos (MARX&ENGELS:1998:41).3 Marx e Engels conclamavam luta uma classe que crescia no compasso do desenvolvimento do capitalismo industrial. Neste processo os operrios, sendo submetidos uniformizao do trabalho industrial, eram supostamente despojados de propenses nacionais e, assim, no teriam ptria. Dessa condio comum nasceria um objetivo comum, que s poderia ser internacional: a supresso mundial da propriedade privada burguesa, assentada na misria dos trabalhadores. Contudo, Marx e Engels (1998) no deixavam de advertir que a luta do proletariado contra a burguesia no pelo seu contedo, mas pela sua forma em primeira instncia nacional. O proletariado de cada pas tem que derrotar, antes de tudo, sua prpria burguesia (p. 19). E ainda: ao conquistar o poder poltico, ao se constituir em classe dirigente nacional, o proletariado precisa se constituir ele mesmo em nao; assim, ele continua sendo nacional, embora de modo algum no sentido burgus (p. 26).

Segundo Perry Anderson (2002), a base social dos levantes de 1848 era composta por uma esmagadora maioria de artesos ao invs de um proletariado fabril, como se costuma pensar. Tratava-se de uma camada que dispunha de seus prprios meios de produo, com alto grau de alfabetizao, localizada nas proximidades dos centros das capitais e que experimentava uma alta mobilidade geogrfica dentro e fora de seus pases. Somente a partir da Segunda Internacional, como esclarece Anderson, que o operariado constituiria o grosso do movimento socialista.

12

Tais fragmentos conduzem a algumas dvidas: ora, se o proletariado no teria tendncias a vnculos nacionais, em que sentido deveria fazer-se nao? Que diferena poderia ser estabelecida entre a nacionalidade no sentido burgus e no sentido proletrio? Em suma, como se explicaria a relao entre classe e nao? A nao no foi objeto de reflexo terica sistemtica de Marx e Engels. Como observou Galissot (1984), suas atitudes diante dessa entidade, ainda no plenamente configurada em meados do sculo XIX, decorriam de tomadas de posio de prtica poltica, a favor ou contra esta ou a afirmao desta ou daquela nacionalidade, ensejadas pela tentativa de nortear a estratgia revolucionria do movimento operrio em face das questes irlandesa e polonesa, bem como dos conflitos originados da situao multinacional dos imprios russo e austro-hngaro. Essa indefinio conceitual de Marx e Engels acerca da nao constituiu uma herana incmoda para seus seguidores, sendo at hoje uma pedra no sapato do pensamento marxista. O que era a nao e qual o papel do movimento operrio nas lutas nacionais? Galissot (1984) argumenta que o debate sobre a assim chamada questo nacional teve seu auge durante a vigncia da Segunda Internacional principalmente aps a Revoluo Russa de 1905 , num momento em que a disputa imperialista por mercados e territrios entre os Estados europeus, cada qual brandindo seu nacionalismo, ameaava desembocar em guerra e arrastar consigo o movimento operrio. Como informa Perry Anderson (2002), o nacionalismo das potncias europias manifestava-se como discurso da superioridade, segundo o qual as relaes internacionais eram regidas pela lei do mais forte. Esse discurso possua dupla funo: a de mobilizar as massas de cada Estado contra o inimigo externo, numa competio que se tornava vez mais acirrada; e a de integrar politicamente as mesmas ordem capitalista, visto que o sufrgio comeava a se estender s camadas subalternas. Nessa acepo, o nacionalismo qualificado como chauvinista, termo derivado do soldado Nicolas Chauvin, do Grande Exrcito de Napoleo, apropriado pelo imaginrio francs como smbolo de coragem e extrema devoo ptria (ANDERSON, 2002). O nacionalismo era um fantasma que assombrava a Internacional. Apesar da fora com que se manifestava no seio das massas trabalhadoras, muitos marxistas rejeitavam taxativamente a anlise do referido fenmeno. Lnin o qualificava de particularismo medieval e, Rosa Luxemburgo, como embriaguez patritica das massas (GALISSOT, 1984). Assim, a atitude mais comum era a de reiterar o compromisso de classe do movimento operrio a partir da concepo de que as barreiras nacionais tornar-se-iam anacrnicas para o prprio

13

capitalismo; caberia ao socialismo o papel de eliminar as barreiras nacionais e unificar a humanidade civilizada numa s nao.4 Tal incompreenso do apego dos trabalhadores s suas comunidades nacionais foi um dos principais fatores de decadncia da Segunda Internacional, em 1914. Assim, o que prevaleceu entre os marxistas foi a viso superficial sobre o fenmeno do nacionalismo. Uma exceo vigorosa a essa tendncia geral foi protagonizada por Otto Bauer (1979). O austro-marxista considerava que o capitalismo, se por um lado gerava um desenraizamento scio-espacial (fluxo migratrio estimulado pelo avano da industrializao e da urbanizao) que contribua para integrar uma comunidade nacional, por outro provocava a monopolizao, por uma pequena parcela da populao, dos bens culturais e materiais sustentados pelo trabalho de camponeses e operrios os quais classificava como tributrios da nao. Para o autor, seria somente no socialismo, com o acesso de todos cultura nacional, que a nao poderia emergir como uma comunidade plena; o socialismo no homogeneizaria, mas sim desenvolveria as culturas nacionais. Foi nesse sentido que Bauer (1979) prosseguiu afirmando durante a Terceira Internacional: A tarefa da Internacional pode e deve ser, no a nivelao das singularidades nacionais, mas o engendramento da unidade internacional na multiplicidade nacional (p. 21; traduo nossa).5 Observaes como essa, no entanto, foram eclipsadas pela insistncia na idia de que a luta de classes, e no a defesa dos interesses da nacionalidade, seria o verdadeiro motor da histria e trao de unio dos operrios. Para Tom Nairn (1975), quando algo defendido com tanto vigor, s pode carregar algo de inestimvel valor; o que estaria em jogo seria a convico do marxismo de ser o verdadeiro herdeiro dos aspectos universais ou positivos do Iluminismo (p. 21; traduo nossa).6 De fato, o internacionalismo marxista tinha um forte apelo iluminista. Era, no fundo, uma renovao da idia universalista expressa por Kant em seu Projeto de uma Paz Perptua: o esprito do comrcio seria incompatvel com as guerras; estas seriam frutos da rivalidade entre os prncipes e, medida que se ampliassem as constituies republicanas, alcanar-se-ia um desenvolvimento econmico mundial livre de conflitos; os interesses da burguesia coincidiriam com os da humanidade. O que o marxismo fez foi colocar que no centro das
Tanto Galissot (1984) quanto Llovich (1997) observam que, em geral, as referncias ao termo humanidade civilizada deixavam transparecer o tom majoritariamente eurocentrista nos debates do movimento operrio. questo colonial era dispensada pouca ou nenhuma ateno por parte dos marxistas entre meados do sculo XIX e incio do sculo XX. 5 La tarea de la Internacional puede e debe ser, no la nivelacin de las singularidades nacionales, sino el engendramiento de la unidad internacional en la multiplicidad nacional (BAUER,1979:21). 6 Marxisms conviction of being the true heir to the positive or universal aspects of the Enlightenment (NAIRN, 1975:21)
4

14

guerras estaria o interesse burgus, e que a verdadeira classe em consonncia com o ideal de uma humanidade fraterna seria o proletariado (NAIRN, 1975). Afora a discusso se o internacionalismo seria ou no um ideal inalcanvel, possvel notar que, na disputa poltica, o que h por trs dos termos classe e nao a tentativa de identificar certos agrupamentos humanos frente a outros grupos tidos como rivais; ou seja, a tentativa de gerar solidariedade em funo tanto dos adversrios externos quanto internos. Num caso, a solidariedade construda a partir da comunidade trabalho, da condio comum de explorados; no outro, essa construo se baseia nos laos da comunidade nacional. Mas seriam essas duas formas de solidariedade mutuamente excludentes? Seria possvel que se entrecruzassem na dinmica das relaes sociais e da ao poltica? Essa questo sempre esteve presente para os militantes da revoluo socialista, em particular nos casos histricos em que as bandeiras nacionais tornaram-se o principal fator de mobilizao dos trabalhadores. Depois da Primeira Guerra Mundial era impensvel, por exemplo, que um partido organizado num pas de origem colonial lograsse legitimidade entre amplas massas sem arvorar a bandeira da revoluo nacional-democrtica.

Omisses dos estudiosos de Gramsci

Apesar de no tratarem diretamente da problemtica relao entre a solidariedade de classe e a solidariedade nacional, alguns estudiosos do pensamento de Gramsci parecem crer que a contradio entre classe e nao seja absoluta. assim que Luciano Gruppi (1978) trata do conceito de hegemonia sem uma reflexo mais detida sobre por que em tal conceito se renem as exigncias de carter nacional (GRAMSCI, 2002a:315). Na ltima pgina do seu livro, Gruppi interpreta a afirmao de Gramsci da seguinte forma: a classe internacional por excelncia, o proletariado, deve saber se nacionalizar, ou seja, identificar-se profundamente com a especificidade nacional e com a vida nacional (1978:143). Essa discusso, sem dvida, ecoa dilemas herdados do Manifesto: como se daria essa identificao profunda entre proletariado e nao? Deveria o proletariado alimentar sentimentos nacionalistas? Ou a nao teria, para os proletrios, um valor meramente instrumental, servindo de degrau para a concretizao do ideal internacionalista? J Edmundo Dias critica Gruppi por este julgar o pensamento do revolucionrio italiano a partir da aproximao progressiva com uma suposta matriz de verdade leninista, da qual derivaria diretamente o conceito de hegemonia. Afirmando que Gramsci parte de questes/problemas seus para enfrentar os problemas colocados sua reflexo pelos campos

15

poltico e ideolgico (contraditrios) do seu tempo (DIAS, 2002:14), Dias busca ressaltar a importncia do perodo vivido por Gramsci em Turim para a construo do conceito de hegemonia. Segundo o autor, naquele momento de rica articulao entre o movimento operrio turinense e um grupo de jovens intelectuais liderados por Gramsci, o conceito de hegemonia j estaria desenvolvido em estado prtico. No entanto, Dias no explica por que, para Gramsci, a construo de uma nova ordem, a autogesto dos produtores, demandava que a classe operria unificasse econmica e espiritualmente o povo italiano (GRAMSCI, 2004b:35). O autor se limita a observar:

Unificao nacional, extenso da cidadania, eliminao da explorao capitalista, eis as condies da criao da nova ordem, do Estado operrio. A hegemonia, aqui claramente colocada, embora sem nome, o elemento central desse processo (DIAS, 2002:236).

Ora, apesar de as referncias questo nacional estarem fortemente presente nas reflexes polticas de Gramsci, Dias deixa em suspenso o significado da unificao nacional no quadro construtor da hegemonia. Nesse sentido, seu importante estudo repete uma caracterstica bastante comum entre estudiosos de Gramsci: o revolucionrio italiano invariavelmente retratado como defensor da solidariedade operria e da revoluo internacional, relegando-se a um lugar secundrio seu papel na construo da nacionalidade italiana. Carlos Nelson Coutinho (1989), outro conhecido comentador de Gramsci, discorre sobre o lento amadurecimento do pensamento poltico do intelectual italiano, sem atribuir importncia, no entanto, a seu regionalismo ou patriotismo sardo no desenvolvimento de sua sensibilidade frente aos dilemas sociais italianos, sobretudo a diviso entre o Norte industrializado e o Sul predominantemente agrrio (A Questo Meridional). Desconheo autores que abordem satisfatoriamente esse trao especfico do desenvolvimento do pensamento de Gramsci. A biografia escrita por Fiori (1979), por outro lado, revela que a trajetria polticointelectual de Gramsci foi profundamene marcada pelo processo de construo/desconstruo de suas percepes acerca do Estado italiano. Isso no significa que Gramsci tenha dissociado suas elaboraes sobre a Itlia do quadro das relaes internacionais. Uma interessante formulao do autor, presente nos Cadernos do Crcere, a de que

A personalidade nacional (como a personalidade individual) uma mera abstrao, se considerada fora do nexo internacional (ou social). A

16

personalidade nacional expressa uma especificao do todo internacional, portanto est ligada s relaes internacionais (GRAMSCI, 2002b:16).

Ou seja, assim como no se pode compreender o indivduo isolado das relaes que mantm com os outros, a partir das quais so moldadas, simultaneamente, as identidades eu, ns e eles (ELIAS, 1994), tambm inconcebvel tratar as diferentes coletividades nacionais sem atentar para as interaes que elas realizam entre si. Como bem coloca Regis Debray (1977), todo identificar implica diferena, toda identificao diferenciao (p. 28; traduo nossa).7 Portanto, guerras, trocas comerciais e intercmbios culturais integram o processo de construo das comunidades nacionais.8

Pontos de Partida

bvio que no se pode compreender o internacionalismo sem um entendimento da nao e do nacionalismo. Este ltimo, como tantos j observaram, constitui um dos fenmenos polticos mais poderosos e intrigantes da modernidade, e cujas abordagens mais se vem envolvidas em conflitos de juzos de valor.9 Como bem retrata Benedict Anderson na interessante introduo de Um Mapa da Questo Nacional: Sua difuso ora interpretada pela metfora maligna da metstase, ora sob os signos sorridentes da identidade e da emancipao (2000:07). De maneira bastante superficial, Lwy (2000) argumenta que preciso distinguir entre dois nacionalismos: o dos opressores e o dos oprimidos. Tal distino, segundo afirma, seria relativa e no absoluta:

Em primeiro lugar, porque o oprimido de ontem pode facilmente se tornar o opressor de amanh (...) Em segundo, porque o nacionalismo das naes oprimidas uma faca de dois gumes: libertador diante do opressor, porm opressivo diante de suas prprias minorias nacionais. E em terceiro, porque
All identify implies difference, all identification is differentiation (DEBRAY, 1977:28). Entre diversos autores que salientam a importncia das relaes inter-comunitrias nos processos de construo das nacionalidades podem ser citados, por exemplo, Elias (1997), Debray (1977) e Domingos (2005; 2006). 9 A modernidade do nacionalismo sua origem entre os sculos XVIII e XIX e seu carter de massa radicalmente oposto ao Absolutismo um dos alvos das controvrsias. Autores como Anthony Smith (2000), por exemplo, acreditam que, ao se tratar o nacionalismo como produto da modernidade, torna-se mais difcil a tarefa de explicar o retorno ao passado e as continuidades sentidas com um passado tnico (p. 204). Embora o retorno ao passado seja um dos traos marcantes do nacionalismo, considero, como Habermas (2000), que a continuidade por ele evocada se relaciona a um problema especificamente moderno: o da contingncia das fronteiras territoriais e sociais do Estado constitucional. O nacionalismo confere a essas fronteiras, assim como composio efetiva da comunidade poltica, uma aura de suposta substncia e de legitimidade herdada. Assim, a nao naturalizada pode fixar-se simbolicamente e fortalecer a integridade territorial e social do Estado nacional (HABERMAS, 2000:305).
8 7

17

nenhuma das duas formas de nacionalismo isenta de elementos de chauvinismo, de rejeio global pelo outro e s vezes de racismo (LWY, 2000:88).

Entretanto, como reflete Tom Nairn (1975), h pouco valor analtico em distinguir entre o bom e o mau nacionalismo. Para o estudioso escocs, o problema de perspectivas moralizantes, como a de Lwy, que elas impedem de se apreender o que h de caracterstico no nacionalismo. Assim, concordo que

A tarefa de uma teoria do nacionalismo distinta de uma estratagema para viver com a contradio deve ser abraar ambos os chifres do dilema. Deve ser ver o fenmeno como um todo, de uma forma que sobreponha-se a estes lados positivo e negativo (NAIRN, 1975:05; traduo nossa).10

Conforme o raciocnio de Nairn (1975; 1997), uma das caractersticas mais marcantes em todas as manifestaes do referido fenmeno sua natureza ambivalente: a aspirao ao progresso (indstrias, escolas, parlamentos, igualdade, prosperidade etc.) se d paralelamente a releituras do passado (tradies e histria nacionais). nesse sentido que o autor compara o nacionalismo figura de Jano, o deus romano bifronte que guardava os portes celestiais, com uma de suas faces voltadas para trs, representando o passado, e outra direcionada a frente, apontando para o futuro. O nacionalismo seria, portanto, o Moderno Jano. Literalmente forte, ainda que talvez no tanto inovadora, considero a comparao de Nairn como uma significativa aproximao terica para com o estudo do nacionalismo, bem como da relao que este mantm com o internacionalismo. Mesmo um fervoroso internacionalista como Gramsci, por exemplo, no deixaria de se remeter, de maneira bastante peculiar, ao passado nacional italiano: segundo o autor dos Cadernos, as tradies italianas (romanas e catlicas) possuam um carter cosmopolita, que se fazia dialeticamente presente no povo trabalhador italiano e seus intelectuais. Da conclua que:

O povo italiano o povo que nacionalmente mais interessado est numa moderna forma de cosmopolitismo (...) Colaborar para reconstruir o mundo economicamente de modo unitrio est na tradio do povo italiano e da histria italiana, no para domin-lo hegemonicamente e apropriar-se do fruto do trabalho alheio, mas para existir e desenvolver-se justamente como povo italiano (2002b:42).

10

The task of a theory of nationalism as distinct from a stratagem for living with the contradiction must be to embrace both horns of the dilemma. It must be to see the phenomenon as a whole, in a way that rises above these positive and negative sides. (NAIRN, 1975:05).

18

Deixando aqui demarcada a interessante e pouco conhecida reflexo de Tom Nairn sobre a questo do nacionalismo, opto, no entanto, pela utilizao de um raciocnio prprio, despertado aps uma srie de estudos tericos e de sua confrontao com as leituras sobre Gramsci. Sem a pretenso de formular uma teoria, parto, nesta pesquisa, do entendimento amplo de que tanto o nacionalismo quanto o internacionalismo constituem, ao mesmo tempo, doutrinas, sentimentos e aes polticas, trs dimenses que, na realidade, podem se combinar e se expressar de formas variadas; no obstante, penso, a ttulo de hiptese, que sejam como aes polticas que o nacionalismo e o internacionalismo se entrecruzem de maneira mais ressonante, revelando de forma surpreendente a complementaridade entre ambos os fenmenos. A nao, por sua vez, a entidade que enseja a existncia do nacionalismo e do internacionalismo, a primeira instncia da batalha poltica entre burgueses e proletrios, conforme afirmado no Manifesto, um conceito igualmente polmico e de difcil abordagem. Entre os autores que se debruaram sobre essa problemtica terica gostaria de destacar, antes de mais nada, as valiosas contribuies de Otto Bauer e Benedict Anderson. Contribuies estas que, apesar da originalidade e do carter no hermtico de suas idias, no deixam de estar isentas de problemas. Bauer (2000) definiu a nao moderna como uma comunidade de carter formada a partir de uma comunidade de destino.11 Utilizando o materialismo histrico, esse marxista austraco entende que atravs da produo do sustento que os seres humanos determinam os rumos de cada povo, fundando, simultaneamente, tanto um modo de produo e de distribuio definido como uma cultura mental particular, a qual denomina carter nacional. Este, tal como compreendido por Bauer, no consiste numa explicao determinista do modo de ser e agir dos indivduos: visa to somente apreender o conjunto de caractersticas que, em determinado perodo histrico, distingem uma nacionalidade de outra (um brasileiro de um argentino, um francs de um alemo, um israelense de um palestino e assim por diante). Vejo dois problemas no raciocnio de Bauer: em primeiro lugar, a idia de comunho de destino parece carregada de transcendentalidade, resultando numa espcie de mito de origem, prprio das doutrinas nacionalistas que o autor critica em seu livro; em segundo

11

Bauer (1979) se serve da distino entre comunidade e sociedade feita por Tnnies: Yo veo la esencia de la sociedad en la cooperacin de los seres humanos bajo un estatuto exterior, y la esencia de la comunidad en el hecho de que el individuo, en cuanto a su ser espiritual y fsico, es producto de innumerables interaciones entre l y los dems indivduos ligados en una comunidad, y por ende forma de manifestacin del carcter comunitrio en el carcter individual. (BAUER, 1979:134).

19

lugar, como evidente, Bauer omite a importante influncia dos fatores externos na construo das modernas naes. J Benedict Anderson, com uma veia antropolgica, defende que para se conceituar o que vem a ser nao, indispensvel observar como determinada nao percebe a si mesma como tal. Assim, esse autor irlands define a nao como uma comunidade imaginada e que imaginada ao mesmo tempo como intrinsecamente limitada e soberana (2005:25). Em primeiro lugar, explica, a nao imaginada porque, por menor que seja, seus membros nunca conhecero, encontraro ou ouviro falar da maioria dos outros membros, mas mesmo assim subsiste na mente de cada um a imagem da comunho; em segundo lugar, limitada porque at a maior das naes no imagina que suas fronteiras coincidam com as da humanidade; em terceiro lugar, soberana porque esse tipo de imaginao nasceu a partir da destruio da legitimidade dinstica e da ordem divina pelo Iluminismo e pela Revoluo, os quais designaram o anseio pela liberdade como tarefa do Estado-nacional soberano.12 Sem pretender descrever exaustivamente o modo pelo qual Benedict Anderson explica a imaginao nacional, vale dizer que ela fruto da difuso, a partir do sculo XV, do que ele chama de capitalismo editorial ou capitalismo de imprensa.13 Este, ampliando o acesso de pblicos cada vez maiores literatura em lnguas vernculas, permitiu a modelagem e a diferenciao das sociedades civis alfabetizadas. Comentando as teorizaes de Anderson, Gopal Balakrishnan (2000) afirma que as afinidades culturais moldadas pelo capitalismo de imprensa no seriam suficientemente fortes para gerar os picos afetivos de pertencimento coletivo e a disposio dos povos modernos de se sacrificar por suas naes. Assim, concordo com Balakrishnan que durante a guerra que a nao imaginada com toda sua fora arrebatadora. Como bem assinala Manuel Domingos (2005), somente a partir dos confrontos sangrentos da Primeira Guerra Mundial seria consagrada a idia de que a a legitimidade do poder poltico derivaria de sua representatividade nacional, consolidando-se a nao, a partir de ento, como a verdadeira comunidade estruturante da vida moderna. Conforme ser exposto, a guerra repercutiu intensamente nas reflexes polticas de Gramsci. Nesta dissertao, aproprio-me da interessante definio, recentemente desenvolvida por Manuel Domingos e Mnica Martins (2006) na revista Tenses Mundiais, de que a nao a forma de organizao social e poltica exigida pela dinmica do capitalismo avanado,
Desde j, para evitar mal entendidos, cabe dizer que essa imaginao no equivale a fabricao ou a falsidade. As comunidades devero ser distinguidas no pelo seu carter falso/genuno, mas pelo modo como so imaginadas (ANDERSON, 2000:26). 13 O termo original, em ingls, print-capitalism.
12

20

que se caracteriza pelo predomnio do sistema produtivo mundialmente integrado e de valores amplamente acatados (p. 106). De acordo com esses pesquisadores do Observatrio das Nacionalidades, sendo uma comunidade exclusivamente moderna, a nao tem como caractersticas prprias e indissociveis: a sua organizao para integrar a comunidade global, o que pressupe determinado grau de subordinao a um pacto entre Estados nacionais que materializa a ordem internacional; a busca pela igualdade, esperana esta que alimenta a luta dos socialmente discrimanados em integr-la; e a vinculao estreita a um poder poltico, cuja legitimidade deriva de sua capacidade de encarnar a vontade de todos e de alimentar a expectativa de uma vida melhor (p. 109).14 A partir dos instrumentos interpretativos at aqui elencados acerca da nao, do nacionalismo e do internacionalismo, tentarei sustentar, ao longo desta pesquisa, que em Gramsci estiveram intimamente relacionados trs proposies polticas: a defesa da unio dos proletrios de todo o mundo, ou seja, a utopia internacionalista por excelncia; a busca da unio nacional dos italianos em bases estritamente populares; e a eliminao das barreiras scio-econmicas que alimentavam o separatismo entre as regies italianas. Argumentarei que, mantendo firmemente seu propsito internacionalista, Gramsci nunca deixou de lado a luta nacional por uma Itlia justa e igualitria, assim como a defesa do desenvolvimento de sua ilha natal, a Sardenha.

Procedimentos e Exposio

Se as reflexes polticas de Gramsci eram desenvolvidas no calor dos acontecimentos polticos, indispensvel recorrer sua vida e quele conjunto de eventos para entend-las. Assim, meu procedimento metodolgico consiste em traar um paralelo entre a biografia do autor e os chamados Escritos Polticos, conjunto de textos jornalsticos e partidrios produzidos ao longo de dezessete anos de militncia poltica de Gramsci (1910-1926) at sua priso pelo regime fascista, quando ento passou a se dedicar elaborao dos Cadernos do Crcere.15 Tomando como fio condutor a percepo de como emergem e se inter-relacionam
14

Domingos e Martins (2006) falam ainda que outra caracterstica da nao a perseguio de fatores que a distigam como entidade nica, o que no impede a surpreendente admisso da diversidade em seu seio. Tal trao, no entanto, no trabalhado nesta dissertao. 15 Meu projeto inicial previa um captulo sobre os Cadernos, mas a erudio e a extenso de tais textos me foraram a adiar esse projeto para uma ocasio futura. Vale destacar que, alm dos Escritos e dos Cadernos, a obra de Gramsci composta ainda pelas Cartas do Crcere, recentemente editadas no Brasil: trata-se de um instrumento de grande valia para a compreensodo do processo terico-metodolgico de elaborao dos Cadernos, bem como de um meio para mergulhar mais profundamente na prpria personalidade do autor no auge de seu amadurecimento poltico. Pretendo trabalhar com esse material em breve.

21

as trs proposies polticas de Gramsci anteriormente citadas, analiso seu pensamento em trs momentos diferentes. Comportando especificidades, tais momentos so expostos em captulos diversos, sintetizados a seguir.16 No primeiro captulo, A Revolta de um Sardo, trato do perodo vivido por Gramsci em sua terra natal, a ilha da Sardenha, regio subdesenvolvida que, apesar de territorialmente integrada Itlia, resistia ferozmente ao desfavorecimento na balana de poder no mbito do Estado unificado. Inserido em tal contexto, sendo desde cedo submetido ao peso da opresso poltica e das distores sociais e regionais que assolavam a populao sarda, o jovem Gramsci combinou o sentimento de revolta contra os ricos com a defesa da independncia nacional de sua regio. Sustento que, nesse momento, Gramsci formulou suas primeiras percepes acerca das injustias sociais e da desigualdade entre as regies italianas, que constituram as razes profundas e inseparveis de suas motivaes polticas posteriores, inclusive o internacionalismo. J no segundo captulo, A Vanguarda Proletria, discorro sobre como aps uma lenta aproximao com o movimento operrio turins, Gramsci se converteu num fervoroso defensor da posio revolucionria da classe operria, que concebeu como a vanguarda do proletariado na derrubada do capitalismo. Argumento que, face Guerra e Revoluo Russa, o autor incorporou o ideal internacionalista da unio dos proletrios de todo o mundo, ao mesmo tempo em que sentiu, em sua prtica poltica, a necessidade crescente em lidar com a questo nacional. Percebendo que o desenvolvimento capitalista assumia peculiaridades em cada pas, Gramsci revelou-se extremamente inquieto acerca das condies necessrias para o advento do socialismo na Itlia, sobretudo no tocante educao e ao exerccio ativo da cidadania mediante controle popular da coisa pblica e de seus mandatrios. Atento a estes pressupostos e maior organizao poltica dos operrios fabris em relao aos demais trabalhadores italianos, o autor concebeu a revoluo italiana como um processo que partiria das fbricas do Norte, atravs da experincia autogestionria dos Conselhos de Fbrica inspirada nos sovietes russos , que deveria expandir-se por todo o territrio nacional, at que se alcanasse uma possvel aliana poltica com outros Estados socialistas no mundo, por sua vez edificada pela Internacional Comunista. Posta em prtica nos conturbados anos de 1919 e
16

Cabe ressalvar, desde j, que embora a exposio dos dados dessa pesquisa busque seguir uma linha de raciocnio cronolgica, esta ter de ser algumas vezes quebrada. Dado o carter assistemtico do pensamento de Gramsci, cuja reflexo era estimulada pela ao, muitas vezes uma certa questo enunciada pelo autor num determinado momento s melhor retomada em ocasio posterior e isso vlido tanto para os Escritos Polticos quanto para os Cadernos do Crcere. Assim, essa quebra de cronologia poder ser verificada, particularmente,em algumas passagens dos dois ltimos captulos dessa dissertao, o que no deve, no entanto, prejudicar o desenvolvimento da mesma.

22

1920 (Binio Vermelho), a experincia conselhista, apesar do seu grande crescimento, falhou por no ter conseguido construir laos concretos entre os operrios do Norte e os camponeses do Sul da Itlia. Finalmente, no terceiro captulo, Aliana de Classes e Unidade Nacional, observo como Gramsci, diante da assimilao crtica da derrota dos Conselhos, bem como da percepo da ascenso gradual do fascismo como movimento de massas, repensou sua concepo da revoluo italiana. Esta no mais partiria das fbricas, mas deveria se dar atravs de uma unio mais slida entre campo e cidade, entre camponeses e operrios, no sentido da eliminao das desigualdades regionais e da concretizao da unidade nacional italiana. Defendo que, nesse perodo, no abdicando de seu propsito internacionalista, Gramsci percebeu que a construo efetiva de uma aliana entre classes demandava a gerao de uma solidariedade popular de base nacional, lutando at sua priso para que tal ideal se concretizasse.

23

1 A REVOLTA DE UM SARDO

Gramsci retratado por muitos de seus comentaristas e admiradores como o grande estrategista da via democrtica para o socialismo nos Estados de tipo ocidental, os quais lhe conferem uma aura de internacionalista quase que sagrada.17 Porm, cabe observar que sua trajetria poltico-intelectual, longe de ter seguido um rumo linear em defesa do internacionalismo proletrio e do socialismo, foi marcada, antes de tudo, por um envolvimento profundo e contraditrio com os grandes dilemas particulares de sua ilha natal. Foi durante a juventude na Sardenha que Gramsci teve suas primeiras reaes s injustias sociais, as quais logo se confundiram com suas percepo da desigualdade entre o Sul e o Norte da Itlia e os conflitos da decorrentes. Questo social e questo meridional j se encontravam, desde o incio, intimamente interligadas no pensamento do autor sardo, constituindo as razes profundas e inseparveis de suas motivaes polticas posteriores, inclusive as referentes ao internacionalismo.

1.1 Pobres e ricos

Antonio Gramsci nasceu no ano de 1891 em Ales, provncia de Cagliari, na Sardenha, uma da maiores ilhas italianas, separada do continente pelo mar Tirreno. A ilha, situada ao sul da Crsega e ao noroeste da Siclia, constituiu um dos pontos estratgicos mais importantes na luta pelo controle do Mediterrneo. No passado remoto, fora objeto de interesse de gregos e fencios; posteriormente, seria disputada por romanos, bizantinos, espanhis e franceses. Antes da unificao da Itlia, foi objeto de longas e sangrentas disputas entre Pisa, Gnova e a Igreja. Apenas a partir do sculo XIX ocorreram esforos sistemticos de difuso da lngua italiana na Sardenha, no bojo de reformas que incluam a abolio de direitos feudais, a repartio de latifndios, o estabelecimento de um sistema de comunicao terrestre e martimo e a reforma do exrcito. Em 1861, parte significativa da populao sarda participa das lutas pela unificao da Itlia. A Ilha passa ento a fazer parte do reino italiano.

17

Em Gramsci, a distino entre Ocidente e Oriente no tem sentido geogrfico, mas poltico, servindo para caracterizar dois tipos de Estado. O Estado de tipo ocidental seria aquele em que as vias de socializao da poltica haviam se estabelecido, dispondo a sociedade civil de meios estratgicos para influenciar a sociedade poltica; j no Estado de tipo oriental, a sociedade poltica era tudo e a sociedade civil primitiva ou gelatinosa (GRAMSCI, 2002b).

24

O jovem sardo era o quarto dos sete filhos de Francesco Gramsci, funcionrio pblico lotado no servio de registro civil, e Giuseppina Marcias, costureira. Sua famlia era humilde, mas, se comparada misria gritante da grande maioria da populao sarda, gozava de uma vida tranqila, com as contas pagas e certa estabilidade econmica. Essa situao mudaria em 1898, quando seu pai foi detido, acusado de peculato, extorso e adulterao de declaraes, devido a um desfalque financeiro verificado no escritrio onde trabalhava. Dois anos depois veio a condenao: cinco anos e oito meses de priso e a perda do emprego. Em certos termos, a severidade da pena no deixava de ser uma represlia pelo apoio que Francesco Gramsci oferecera faco poltica derrotada nas eleies parlamentares de 1897. No final do sculo XIX, os partidos sardos no passavam de clientelas reunidas em torno de poucas figuras influentes e, uma vez vencedores, perseguiam e aniquilavam sistematicamente seus opositores (FIORI, 1979). Desde ento, a situao da famlia se agravou. Giuseppina foi obrigada a trabalhar duramente para sustentar os sete filhos: fabricava camisas masculinas, cozinhava e passava para o veterinrio e para o tenente dos carabineiros de Ghilarza, a pequena cidade onde viviam (LEPRE, 2001). Alm disso, Gramsci j dava sinais de estar acometido pelo mal de Pott, doena que provocava a deformao da coluna e que o deixaria corcunda. Sua sade sempre foi frgil, abalada por freqentes indisposies fsicas; durante muito tempo, sua me manteve guardados em casa um caixo e uma roupa para o enterro do garoto, pois os mdicos no lhe davam grande expectativa de vida (FIORI, 1979; LEPRE 2001). Na escola, Gramsci era um aluno exemplar. As aulas eram ministradas em italiano, idioma ainda mal compreendido pela esmagadora maioria da populao; assim, o fato de Gramsci falar fluentemente o italiano contribuiu para seu desempenho escolar. Em 1902, o jovem concluiu o ensino primrio, acumulando uma srie de notas dez (FIORI, 1979). Seus estudos, contudo, sofreram uma brusca interrupo: a pobreza o forou a buscar um emprego para auxiliar nas despesas do lar. Com apenas 11 anos, portando uma deficincia fsica, Gramsci trabalhava durante 10 horas por dia no Registro Civil, carregando pilhas de processos que muitas vezes pesavam mais que ele. Seu salrio era de nove liras mensais, o equivalente, na poca, a um quilo dirio de po (LEPRE, 2001). Somente dois anos depois, com a sada do pai da priso, que Gramsci retoma os estudos. A indignao com sua precria condio scio-econmica foi suficiente para que ele comeasse a ver a sociedade cindida em duas partes: pobres e ricos. Nasceu, ento, seu primeiro sentimento de revolta, que relembrava em uma carta de 1924, enviada de Viena sua esposa:

25

Qual o foi o motivo que me salvou de me transformar em um engomadinho? O instinto de rebeldia, que a princpio era dirigido contra os ricos, devido ao fato de no poder estudar, eu que havia tirado nota dez em todas as matrias do curso primrio, enquanto os filhos do aougueiro, do farmacutico, do negociante de tecidos continuariam a estudar (GRAMSCI apud FIORI, 1979:34).

Esse instinto de rebeldia foi potencializado em meio ao clima de conturbao social gerado pelas grandes insurreies de trabalhadores sardos no incio do sculo XX. O jovem Gramsci logo sentiu que a diviso social na Itlia possa uma representao geogrfica: o Sul ,agrcola e atrasado, oprimido pelo Norte, industrial e desenvolvido.

1.2 Sul e Norte

A partir de unificao da Itlia, em1861, os governantes que se sucederam no poder tiveram que lidar com um dos maiores obstculos construo da nacionalidade italiana: a diferenciao social, econmica e cultural entre o Sul e o Norte do Pas, conhecida como Questo Meridional. Segundo historiadores como Bertonha (2005) e Duggan (1997), essa diviso teve origem na Idade Mdia. Aps a desintegrao do Imprio Romano, a Itlia tornou-se uma verdadeira colcha de retalhos scio-poltica: ao Norte estabeleceram-se as ricas cidadesestados autnomas ligadas ao comrcio martimo, que se tornariam o bero das cincias e das artes na Europa renascentista (a exemplo de Gnova e Veneza); ao Sul predominaram os domnios feudais; e o Estado Pontifcio, baseado em Roma, serviu como uma espcie de intermdio entre as duas regies. Para tal fragmentao, que tambm se expressava na grande variedade de costumes e dialetos, contriburam inclusive aspectos geogrficos, como enfatiza Duggan (1997): a Itlia setentrional estava mais prxima de outros centros pujantes da Europa, enquanto a parte meridional tinha maior proximidade com sociedades mais pobres do mundo mediterrneo e da frica. Cagliari, a capital da Sardenha, ficava mais prxima da Tunsia e da Arglia que de Roma. O percurso entre Veneza e Cagliari era mais de dez vezes superior ao percurso para Tunis. Alm disso, no sul da Itlia, havia menos disponibilidade de recursos hdricos e o solo era pobre em minerais. A fertilidade das terras sardas havia sido duramente afetada por sculos de desmatamento sistemtico o que tambm era vlido para vrias outras regies do

26

continente europeu. Apenas muito depois seriam introduzidas e difundidas tcnicas modernas de agricultura. A paisagem montanhosa, predominante ao longo de todo o territrio italiano, por muito tempo dificultou as comunicaes internas, o estabelecimento de legislao fiscal e os servios de controle de taxas. A geografia induzia vida autnoma das comunidades italianas. Antes do estabelecimento de meios modernos de transporte e comunicao, o brao de um Estado central tinha dificuldades naturais para alcanar o conjunto da Itlia. Por ocasio do Risorgimento (palavra que em portugus significa ressurgimento, mas que em italiano sinnimo de ressureio) a fratura entre as regies j estava claramente delineada:

A Itlia central e setentrional era a Itlia de uma elite culturalmente importante, e, apesar da pobreza da maior parte da populao, tinha focos nascentes de agricultura moderna, alm dos primeiros esboos da industrializao. J a Itlia meridional era o lugar das grandes propriedades e de uma populao ainda mais pobre do que no Norte e mergulhada em hbitos prprios que causavam espanto e at medo s elites do Norte, para quem o Mezzogiorno era uma regio desconhecida e at mesmo assustadora, povoada por brbaros, africanos etc. O problema da Mfia tambm era e continuamente recordado como uma das doenas do Sul (BERTONHA, 2005:68).

Segundo assinala Duggan (1997), a unificao italiana se caracterizou mais como uma guerra civil que uma guerra de libertao contra as ocupaes francesas e austracas, tendo resultado de um complexo conflito de interesses entre os mais variados estratos sociais, cuja polarizao se dava nas personalidades do Conde de Cavour (1810-1861) e Giusepe Garibaldi (1807-1882). O primeiro, descendente de uma longa estirpe de nobres comerciantes piemonteses, liberal em termos econmicos mas conservador em termos sociais, defensor ferrenho do progresso baseado no livre comrcio e na propriedade privada, acreditava que a unificao da Itlia deveria ser obra de uma minoria formada por estadistas e militares e que o novo reino italiano deveria constituir, na prtica, uma extenso de sua regio mais desenvolvida, o Piemonte, adotando inclusive sua constituio. Vale ressaltar que Cavour, Primeiro Ministro do Reino da Sardenha (que compreendia as regies da Sardenha e do Piemonte), era contra a anexao do Sul ao novo Estado. Garibaldi, por outro lado, nascido em Nice (provncia atualmente pertencente Frana), filho de um marinheiro tendo passado a juventude em alto mar, aprendendo o ofcio do pai , foi um guerrilheiro partidrio dos ideais republicanos, democrticos e socialistas, bem como um fervoroso defensor de uma unio italiana na qual o povo fosse seu

27

principal ator. Tendo-se filiado em 1833 Jovem Itlia, organizao secreta fundada em 1831 pelo ex-carbonrio Giuseppe Mazzini (1805-1872)18, Garibaldi participou com este ltimo das batalhas de 1848 contra o jugo do Imprio Austro-Hngaro sobre o territrio italiano, bem como da fracassada proclamao da Repblica Romana em 1849, rapidamente esmagada pelas tropas austracas. Profundamente desconfiado dos planos de Cavour acerca do engrandecimento do Piemonte, assim como do seu preterimento em relao ao Sul, Garibaldi organizou um corpo de voluntrios oriundos das camadas mais baixas da populao muitos deles estudantes e sem nenhum preparo militar , conhecido como a Expedio dos Mil, que em 1860 desembarcou na Siclia e, graas ao extraordinrio senso estratgico de sua liderana, libertou a ilha do domnio dos Bourbons.19 De acordo com Duggan (1997) o sucesso de Garibaldi tambm se deveu, em boa parte, convergncia de uma srie de expectativas diversas, muitas vezes contraditrias entre si, sob a bandeira da revoluo: aos camponeses foi prometida terra e impostos mais baixos; aos estratos mdios provinciais apresentou-se a oportunidade de maior participao nos governos locais; j aos grandes propritarios sicilianos, a expulso dos Bourbons era sentida como um alvio em relao aos ditames de Npoles, ento capital do Reino das Duas Siclias. Seguindo rumo ao Norte, Garibaldi sofreu sucessivas tentativas secretas de sabotagem por parte de Cavour. Entre elas, a mais exitosa foi o bloqueio, em Npoles, da tentativa dos democratas em estabelecer uma assemblia constituinte para o novo Estado; em seu lugar, Cavour conseguiu, com grande habilidade poltica, que fosse realizado um plebiscito no qual aos votantes, em manifestao pblica, foi dada a estreita margem de aceitao ou rejeio de uma monarquia unitria sob o comando de Victor Emmanuel, ento soberano do reino sardo. A esmagadora maioria da populao se pronunciou a favor da unificao, ainda que a idia do que isso significaria na prtica fosse obscura. O projeto elitista de Cavour, apesar da anexao do Sul, havia finalmente prevalecido. Como bem sintetizaria Gramsci nos Cadernos,

essa minoria, que conduziu o movimento unitrio, na realidade se preocupava mais com interesses econmicos do que com frmulas ideais e combateu mais para impedir que o povo interviesse na luta e a transformasse
18

Diferentemente de Garibaldi, Mazzini possua uma viso nacionalista de cunho profundamente romntico e at religioso. Mesmo compactuando com os princpios do Iluminismo e da Revoluo Francesa, Mazzini estava fortemente convicto de que as naes deveriam ser, de acordo com a providncia divina, as unidades naturais de organizao da humanidade. Para esse pensador, as massas italianas deveriam ser convencidas de que Deus no mais se comunicava atravs do papa, mas atravs do povo unido em forma de nao: a unificao da Itlia, por conseguinte, deveria ser perseguida como uma misso divina, atravs da luta, do sacrficio e, em caso extremo, do martrio (DUGGAN, 1997). 19 Nessa ocasio Mazzini se encontrava em Londres, onde havia sido exilado aps os acontecimentos de 184849.

28

em luta social (no sentido de uma reforma agrria) do que contra os inimigos da unidade (GRAMSCI, 2002b:40).

A imagem do aperto de mos entre Garibaldi e o Rei Victor Emmanuel o qual Garibaldi acreditava que fosse mais patriota que seu Primeiro Ministro na localidade napolitana de Teano, onde o primeiro cedeu suas armas ao segundo, incorporou-se ento mitologia patrittica italiana, simbolizando a suposta convergncia harmnica entre o povo e a monarquia (DUGGAN, 1997). Entretanto, longe de pacfica, a realidade da Itlia territoralmente unificada revelou-se extramamente conflituosa, sobretudo no tocante relao entre o Estado e a grande massa de miserveis do Sul. Nas primeiras dcadas da unidade, o governo e alta burocracia foram dominados por uma estreita casta de representantes da elite setentrional, cujo principal critrio da administrao pblica era a manuteno do bem estar individual e da propriedade privada: essa elite acreditava que as demonstraes de empreendedorismo de industriais, latifundirios e grandes comerciantes constituam exemplos morais que seriam seguidos pelo resto da populao e, atravs disso, atingir-se-ia o bem estar comum raciocnio bastante semelhante ao da mo invisvel de Adam Smith. Na prtica, a poltica fiscal seguida por tais governos, cujas crescentes taxaes recaram em peso sobre as camadas menos favorecidas da populao, ameaou constantemente a manuteno da ordem no Sul, o que, por sua vez, foi contrabalanado com a ampliao dos poderes da polcia , os carabinieri (DUGGAN, 1997).20 A desigualdade entre as regies acabou por alimentar a assimilao de teses racistas por polticos e intelectuais acerca do subdesenvolvimento do Sul. O raciocnio segundo o qual uma suposta tendncia natural ociosidade, mesclada ao clima, caracterizaria a mo-de-obra meridional, servia de justificativa para os baixos salrios e para a intensificao da sua explorao por parte dos empresrios.21 Tal atitude forneceu o pano de fundo para as grandes tenses ocorridas nos primeiros anos do sculo XX na Sardenha. Em 1904, durante uma greve de mineiros no sudoeste da Sardenha, a tropa atirou contra uma multido de operrios, matando trs deles. O protesto se devia ao aumento das

20

De acordo com Duggan (1997), a mera suspeio de que um homem fosse criminoso bastava para que ele fosse enviado a uma ilha penal durante cinco anos (p.137). 21 Mesmo a pequena reivindicao pelo descanso semanal de um dia, por exemplo, era taxativamente rejeitada pelos patres, conforme demostra Fiori (1979) atravs de um relato de um engenheiro de minas: o descanso de um dia em cada seis dias de trabalho verdadeiramente excessivo, porque, longe dos centros urbanos e no sabendo como passar o tempo livre nesse dia de folga, muitos o desperdiariam dedicando-se a farras e prejudicando o trabalho do dia seguinte (FERRARIS apud FIORI; 1979:57).

29

jornadas e s ms condies de trabalho.22 O descontentamento dos mineiros, contudo, inseria-se num quadro de crise econmica que j se estendia h 15 anos. Em 1889 haviam sido introduzidas as novas leis alfandegrias italianas, objetivando proteger a grande indstria do Norte. Nesta ocasio, foram cancelados tratados comerciais com a Frana, principal mercado consumidor de produtos agrcolas da Sardenha como vinho, leo e gado bovino. A situao fez com que muitos camponeses e pastores deixassem suas antigas atividades e ingressassem nas companhias de minerao, as nicas indstrias da Ilha capazes de absorver parte do excedente de mo-de-obra. Outra parcela dos trabalhadores se dedicou produo de leite para abastecer as recm-instaladas fbricas de queijo, pertencentes a industriais napolitanos, romanos e toscanos. A partir do momento em que estes ltimos se uniram em cooperativas, passaram a fixar o preo de compra do leite e a vender queijo a elevados preos.23 Os que no transformaram suas plantaes em pastagens sofreram com a usura dos grandes proprietrios rurais. A comoo gerada pelas mortes dos trs operrios foi o estopim para uma violenta exploso social, que culminou com a proclamao da primeira greve geral da histria da Itlia (FIORI, 1979). Contudo, como assinala Fiori (1979), inexistiam, ento, organizaes polticas capazes de disciplinar e direcionar a revolta das massas na Sardenha: os partidos eram clientelas formadas para a distribuio de benefcios; a maonaria era um reduto elitista; e as idias socialistas se confundiam com o sentimento anti-clerical, isto , com a defesa do pensamento laico e a recusa em batizar os filhos. Nesse contexto, a representao do fora-da-lei como heri, indivduo valente e portador de uma misso de justia que o diferenciava do mero criminoso, tornou-se comum entre as camadas populares. A literatura da derivada difundiu-se pela Ilha, contribuindo para alimentar o imaginrio popular, especialmente entre os jovens estudantes como Gramsci. O culto figura do bandido-heri tomava o lugar mitolgico da reverncia aos grandes patriotas sardos, ensinada na escola. Assim, Gramsci dizia:

Eu me lembro (...) que ns no conseguamos imaginar essas pessoas atnitas com o herosmo do marqus de Zuri; pelo contrrio, ns

22

Fiori (1979) comenta que, no incio do sculo, por ocasio da visita de Comisso Parlamentar de Inqurito Sardenha que investigava denncias sobre ms condies de trabalho, um dos mdicos entrevistados pelos parlamentares relatou: Nas numerosas autpsias que fiz, encontrei os pulmes dos mineiros completamente infiltrados de fumaa das lmpadas de leo. J um outro mdico afirmou: Os trabalhadores cospem preto (p. 42). 23 Nessa poca foi bastante difundido o seguinte dito popular sardo: quem come queijo tem dentes de ouro (FIORI, 1979:38).

30

gostvamos tambm de Derosas, que sentamos mais sardo at do que a grande Eleonora (GRAMSCI apud FIORI, 1979:40).24

Mais tarde, em Turim, Gramsci incitaria seus companheiros a compreender como o perodo de recrudescimento do banditismo e da misria estava relacionado imposio das barreiras alfandegrias e modificao dos tratados comerciais da Itlia com outros pases (FIORI, 1979). E, em meio militncia pelos Conselhos de Fbrica, escreveria:

A luta de classes se confundia com o banditismo, com a vingana, com o incndio dos bosques, com o morticnio do gado, com o rapto das mulheres e das crianas, com o assalto prefeitura: era uma forma de terrorismo elementar, sem conseqncias estveis e eficazes (GRAMSCI, 2004a:265).

Para Gramsci, a violncia naquele momento, a exemplo do banditismo, que caracterizava a histria das ilhas italianas, era a nica forma de reagir grande opresso sofrida pela populao empobrecida. Em realidade, o banditismo no deixava de ser, tambm, um forte indcio da extrema dificuldade em se construir a nacionalidade italiana: para a grande maioria da populao italiana, em especial no Sul, a aquisio da condio de italianos no havia sido acompanhada de quaisquer melhorias scio-econmicas, sendo a presena do Estado marcada sobretudo pelo brao forte da represso policial e militar e pela abusiva cobrana fiscal. Em 1906, diante do aumento progressivo do preo dos gneros alimentcios, dos impostos e da queda vertiginosa nos salrios de mineiros, trabalhadores rurais, porturios, balconistas e operrios, voltaram a ocorrer manifestaes violentas na Sardenha. A revolta se iniciou com uma passeata contra a carestia em Cagliari, liderada por uma operria que empunhava uma bandeira vermelha com um po simbolicamente enfiado em sua haste. medida em que se deslocava rumo prefeitura, a manifestao atraa simpatizantes e, ao deparar-se com uma concentrao de soldados, seus participantes vaiaram e jogaram pedras, que por sua vez foram respondidas a tiros. Vinte e dois manifestantes caram feridos e dois deles foram mortos (FIORI, 1979). A fria dos trabalhadores aumentou e foram enviados cinco mil soldados cidade para conter a agitao. Mas esta se estendeu ao campo e s minas, onde fbricas de queijo eram incendiadas, cantinas saqueadas e escritrios de impostos atacados. O nmero de manifestantes feridos e mortos aumentava a cada dia.
24

No foi possvel econtrar, na literatura pesquisada, explicaes acerca das personalidades histricas supracitadas. Supe-se, no entanto, que Derosas fosse um famoso bandido semelhante ao nosso cangaceiro Lampio , enquanto o marqus de Zuri era uma figura cultuada pela historiografia oficial da poca.

31

O derramamento de sangue estimulou o sentimento regionalista de libertao dos sardos, o que demonstrava que a unio italiana ainda no estava consolidada. O Estado era visto pela populao como um instrumento de represso e explorao da populao da Ilha a servio dos grandes empresrios do Norte: uma mquina monstruosa que criava um nmero imenso de exrcitos para reprimir greves, cobradores de impostos, funcionrios da administrao e de polcia que eram subornados pelos concessionrios das minas (FIORI, 1979:63). Em meio quele clima de intensa efervescncia popular, Gramsci relata seus sentimentos, quando contava com 16 anos: Naquela poca eu pensava que era preciso lutar pela independncia nacional da regio. Quantas vezes repeti essas palavras: ao mar os continentais (GRAMSCI apud FIORI, 1979:63). E entre os continentais estavam inclusive os operrios industriais do Norte, vistos como beneficirios do capital setentrional. Por certo, o patriotismo separatista do jovem sardo sofreria uma transformao radical anos mais tarde, com sua aproximao do movimento operrio de Turim. Aps a mudana para a zona urbano-industrial, Gramsci no esqueceu suas tradies, mas buscou critic-las profundamente: a comunidade camponesa, onde ele era estigmatizado por ser filho de um expresidirio, pareceu-lhe primitiva, marcada pelas paixes e por uma viso de mundo estreita e totalmente determinada pelas condies ambientais. Tentou ento, fazendo apelo razo, cancelar o sardismo, mas sua terra continuou a viver no seu sentimento e nela pensava de tanto em tanto, sobretudo nos momentos em que seu mundo de certezas racionais mostrava suas fissuras (LEPRE, 2001:17).

1.3 Oprimidos e opressores

Remontam juventude na Sardenha as primeiras leituras de Marx feitas por Gramsci. O interesse pela literatura marxista foi-lhe despertado por influncia do irmo mais velho, Gennaro, que se convertera ao socialismo durante o servio militar em Turim, conhecida na poca como a cidade mais vermelha da Itlia. Retornando Sardenha em 1905, Gennaro passou a fornecer ao irmo panfletos e jornais socialistas advindos de outras partes da Itlia (FIORI, 1979). O tom de denncia daqueles escritos o cativou. Em 1910, Gramsci fez sua estria na imprensa, como correspondente do jornal LUnione Sarda (A Unio Sarda), que discorria sobre os problemas vivenciados na Ilha: misria, analfabetismo, malria, tracoma, tuberculose

32

e fome. Data daquele mesmo ano um interessante trabalho escolar redigido por Gramsci, que ento conclua o ensino mdio. Intitulado Oprimidos e Opressores, o texto de cerca de quatro pginas constitua uma taxativa oposio corrida colonial europia que se estendia desde finais do sculo XIX, comportando ainda uma crtica ao que percebia ser o entendimento predominante de civilizao conceito este que, dcadas depois, seria brilhantemente abordado por Elias como a conscincia que o Ocidente tem de si mesmo (1994a:23).25 de suma importncia ressaltar que a denncia do colonialismo mantinha uma estreita vinculao com a experincia histrica sarda. Durante milnios a Ilha fora objeto de disputa colonial e, na viso de Gramsci, permanecia como uma colnia submetida metrpole setentrional. At o fim da sua vida, o autor sustentaria que o Norte da Itlia exercia uma explorao de tipo colonial sobre o Sul. Logo no primeiro pargrafo do texto juvenil, possvel perceber uma certa influncia do materialismo histrico e dialtico no pensamento de Gramsci:

realmente maravilhosa a luta que a humanidade trava h tempos imemoriais: luta incessante, com a qual busca desfazer e romper todos os vnculos que o desejo de domnio de um s, de uma classe ou mesmo de todo um povo tenta lhe impor. esta uma epopia que teve inmeros heris e que foi escrita pelos historiadores de todo o mundo (GRAMSCI, 2004a:43).

Essa luta de comunidades contra a dominao externa, que caracterizaria a histria da humanidade, aparece no apenas como luta de classes, mas como luta de povos. Os povos, segundo Gramsci, reagiriam com desconfiana opresso travestida de civilizao, uma vez que o homem que, por sua natureza, hipcrita e fingido no diz quero conquistar para destruir, mas sim quero conquistar para civilizar (GRAMSCI, 2004a:43). Apoiando-se nessa caracterizao maquiaveliana da natureza humana, avessa a qualquer trao de socialismo utpico, o jovem Gramsci dizia, desencantado, que a avidez insacivel pela riqueza e a lei do mais forte se impunham nas relaes entre os povos. E refletia, ainda, que a guerra era uma atividade inerente ao interesse comercial:

As guerras foram feitas para o comrcio, no para a civilizao: os ingleses bombardearam inumerveis cidades da China porque os chineses no queriam saber do seu pio. Nada a ver com a civilizao! E russos e

25

Sobre o conceito de civilizao, Elias acrescenta: Poderamos at dizer: a conscincia nacional. Ele resume tudo em que a sociedade ocidental dos ltimos dois ou trs sculos se julga superior a sociedades mais antigas ou a sociedades contemporneas mais primitivas (1994a:23).

33

japoneses se massacraram para controlar o comrcio da Coria e da Manchria (GRAMSCI, 2004a:44).

Para o autor, isso no seria diferente na poltica externa italiana. Citando o episdio do apoio militar da Itlia represso aos gregos que lutavam contra o domnio turco, Gramsci sustentava que aquilo estaria em contradio com a idolatria dos italianos a Garibaldi. A figura desse combatente era apropriada pelo jovem como um smbolo de ideal libertrio e universalista, cuja significao permaneceria incompreendida pelas diferentes tendncias polticas italianas:

Em suma, na Itlia, dos vermelhos aos verdes e aos amarelos, todos idolatram Garibaldi, mas ningum realmente sabe apreciar-lhe os elevados ideais. Quando os marinheiros italianos foram mandados a Creta para arriar a bandeira grega erguida pelos insurrectos e recolocar em seu lugar a bandeira turca, ningum deu um grito de protesto. E mais: a culpa era dos candiotas que queriam perturbar o equilbrio europeu. E nenhum dos italianos que, naquele mesmo dia, talvez estivessem aclamando o heri libertador da Siclia pensou que Garibaldi, se estivesse vivo, teria enfrentado at mesmo todas as potncias europias se essa fosse a condio de garantir a um povo a conquista da liberdade (GRAMSCI, 2004a:45).

Ao final do texto, o autor questiona o grau de civilizao da humanidade em sua poca: os homens tm apenas um pequeno verniz de civilizao, que, se levemente raspado, deixa logo aparecer a pele do lobo (ibidem:46). O avano no processo civilizatrio, por conseguinte, s poderia ser obtido com a conquista da liberdade e da justia social. Segundo Gramsci, a Revoluo Francesa, apesar de ter substitudo a dominao de uma classe pela de outra, havia ensinado que os privilgios e as diferenas sociais, sendo frutos da sociedade e no da natureza, poderiam ser superados. Da, conclua que essa superao passaria necessariamente pela violncia:

A humanidade necessita de um outro banho de sangue para cancelar muitas dessas injustias: e, quando isso ocorrer, que os dominantes no se arrependam por terem deixado as massas no estado de ignorncia e de ferocidade em que se encontram agora! (GRAMSCI, 2004a:46).

As referncias aos termos humanidade e civilizao, dede esse primeiro escrito poltico, revelam que o apego do autor Sardenha no se desprendia de sua preocupao com um quadro internacional mais livre de conflitos, ainda que o alcance desse ideal devesse se processar atravs da violncia. Influenciado pelo socialismo de Marx, mas ainda no raciocinando em termos de classes sociais, cabe perceber que, nesse momento, comeava a

34

brotar em Gramsci o grmen de seu futuro propsito internacionalista. Propsito que, como ser exposto a seguir, desenvolveu-se em conjunto com suas inquietaes acerca da mobilizao revolucionria do proletariado e da necessidade em lidar, na prtica poltica, com a questo da nao.

35

2 A VANGUARDA PROLETRIA

2.1 A aproximao com o movimento operrio

No ano de 1911, Gramsci migrou para a cidade de Turim, onde havia conseguido uma bolsa do governo local, destinada aos estudantes pobres do ex-reino sardo, para que pudesse cursar a faculdade de Letras em Filologia Moderna. Localizada ao norte, na regio do Piemonte, Turim era e continua sendo uma das cidades economicamente mais importantes da Itlia, abrigando inmeras fbricas ligadas aos setores metalrgico, automobilstico, qumico e txtil; era a sede da FIAT. Politicamente, a metrpole era marcada pela atuao do operariado organizado (FIORI, 1979). Mas, se por um lado, Gramsci j possua matizes socialistas quando chegou a Turim, por outro, sua concepo do socialismo, inspirada nas rebelies de trabalhadores sardos contra as ms condies de vida, diferia em muito daquela ento em voga, fortemente ligada ao pensamento positivista. Este, segundo Dias (2004a), fora um dos principais instrumentos de luta da inteligncia laica contra a influncia poltica e intelectual da Igreja no mbito do Estado unificado, que encontrou ressonncia no apenas entre os partidos democrticos e burgueses, mas inclusive no Partido Socialista Italiano (PSI), principal organismo da classe operria. Alm disso, a prpria literatura marxista era praticamente desconhecida no Pas, ocupando o socialismo italiano uma posio retardatria em relao a outras partes da Europa, o que agravava a situao. S em 1891 o Manifesto Comunista publicado na Itlia (ibidem:46).26 Dessa forma, o marxismo ganhou um apelo ainda mais cientificista e evolucionista do que lhe era usual, o que por muito tempo predominou no PSI. A revoluo socialista era pensada como fruto de um lento desenvolvimento econmico que, pouco a pouco, aguaria as contradies entre as classes, desembocando fatalmente na insurreio proletria que saudaria o colapso do capitalismo (COUTINHO, 1989). Mediante tal noo, a iniciativa do sujeito histrico revolucionrio, presente no raciocnio de Marx, era eliminada enquanto fator de
Antonio Labriola (1843-1904), fundador do PSI em 1892, foi o maior responsvel pela introduo do marxismo na Itlia. Tambm foi pioneiro na crtica incrustao positivista presente no socialismo italiano, obtendo, contudo, pouco xito: a averso ao marxismo vulgar o distanciou da ao prtica no Partido; e a defesa do colonialismo italiano na Lbia dificultou a aceitao de suas idias pela frao revolucionria (COUTINHO, 1989). Para uma boa sntese da vida e do pensamento de Labriola, ver: GERRATANA, Valentino. Antonio Labriola e a introduo do marxismo na Itlia In: HOBSBAWM, Eric. Histria do Marxismo IV: o marxismo na poca da Segunda Internacional. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
26

36

transformao social. E isso ia de encontro s inclinaes filosficas do jovem Gramsci, que influenciado no apenas por Marx, mas tambm por pensadores idealistas italianos como Croce e Gentile27 os quais combatiam o positivismo e pregavam, respectivamente, a necessidade de uma reforma intelectual e moral na sociedade italiana e a vontade subjetiva revolucionria como motor da histria , interessava-se por estudar o processo pelo qual as idias se transformavam em aes prticas (COUTINHO, 1989; FIORI, 1979). Alm disso, o peso do positivismo no Partido se traduzia na compactuao com uma sociologia de carter racista, que identificava o atraso e a misria do Mezzogiorno com as caractersticas inerentes sua populao, e no com a formao do capitalismo na Itlia. Certos intelectuais socialistas raciocinavam que, se mesmo aps unificao, o progresso no havia florescido no Sul, isso se devia inferioridade biolgica dos meridionais, que gerava seres brbaros, violentos, criminosos e preguiosos. Da que Gramsci, como sardo, s tenha se aproximado lentamente do movimento operrio na grande cidade:

Teses desse tipo, desenvolvidas tambm por escritores socialistas, feriam o patriotismo regionalista do jovem estudante sardo (...) Talvez tenha sido por isso que Gramsci, na sua primeira fase de estudos em Turim, no tenha se ambientado nos crculos do socialismo turins, na poca preponderantemente corporativo e localista (FIORI, 1979:100).

Um outro fator que contribuiu para esse distanciamento de Gramsci nos primeiros anos em Turim, foi a poltica de colaborao do PSI com o governo protecionista de Giovanni Giolliti.28 Buscando defender a grande indstria do Norte atravs do aumento do protecionismo alfandegrio e, ao mesmo tempo, controlar as tenses sociais no campo, Giolliti traou uma estratgia baseada na represso aos levantes rurais (com reforo do domnio dos grandes proprietrios, que cumpriam um papel de polcia em relao s massas meridionais) e na mediao estatal, aparentemente imparcial, das disputas entre capital e trabalho (DIAS, 2004a). No obstante, Duggan (1994) assinala que a neutralidade do governo nas manifestaes de operrios era mais fcil de ser prometida que assegurada: o uso da

27

Benedetto Croce (1866-1952) foi um dos maiores filsofos italianos de sua poca, tendo produzido uma vasta literatura humanista, que abordou disciplinas como esttica, literatura, histria, lgica, tica e poltica. J Giovanni Gentile (1875-1944) foi um filsofo neo-hegeliano que, apesar de defender posies liberais em sua juventude, viria a se tornar um dos principais idelogos do fascismo, tendo sido nomeado Ministro da Educao no primeiro governo de Mussolini. As idias e as aes de ambos os pensadores foram alvos constantes das reflexes carcerrias de Gramsci. 28 Poltico de grande destaque no cenrio nacional, Giolitti (1842-1928) ocupou por cinco vezes o cargo de primeiro ministro da Itlia, nos perodos de 1892-1893, 1903-1905, 1906-1909, 1911-1914 e 1920-1921.

37

violncia policial foi freqente durante as greves e, apenas entre 1900 e 1904, cerca de 200 trabalhadores foram feridos ou mortos. A mediao entre capital e trabalho revelava a preocupao governamental com a modernizao industrial da Itlia, para qual era sentida a necessidade de um operariado especializado e detentor de um certo padro de vida. Assim, mais no sentido de garantir estabilidade ao Estado italiano do que promover a justia social uma vez que nem sempre ambos os objetivos caminham juntos e, nesse caso especfico, de fato no caminhavam , Giolitti implementou uma srie de reformas trabalhistas, tais como o seguro contra doenas e velhice, o fundo maternidade, o dia semanal de descanso, a proibio do trabalho de menores de doze anos e a restrio da jornada de trabalho para 11 horas dirias para mulheres (DUGGAN, 1994). No incio do sculo XX, mulheres e crianas constituam quase a metade do nmero de operrios na Itlia.29 Inicialmente, tais medidas dividiram os empresrios. Enquanto uns criticavam o intervencionismo estatal e o aumento dos encargos sociais como uma demonstrao da benevolncia do governo para com os socialistas, outros acreditavam que o conflito entre capital e trabalho era um componente imprescindvel do progresso industrial, sendo simpticos a Giolliti. Entre estes ltimos estavam grandes nomes da indstria italiana, como Camilo Olivetti e Giovanni Battista Pirelli, que representavam um empresariado de mentalidade mais moderna e que logo despontariam como lideranas na organizao poltica dos empresrios frente ao crescimento do movimento operrio (DUGGAN, 1994). Como teorizaria Gramsci (2002b), as classes sociais no so blocos monolticos, mas, ao contrrio, encontram-se permeadas por fraes e contradies internas, o que faz com que no atuem de forma totalmente homognea no jogo poltico. J o Partido Socialista, dominado por reformistas, apoiava o governo acreditando que o surgimento de uma indstria moderna e do proletariado fabril era uma etapa necessria para o advento da revoluo socialista (DIAS, 2004a; DUGGAN 1994). Na prtica, esse raciocnio simplista acabou por reforar a separao entre os operrios da grande indstria do Norte e os

29

Nos Cadernos, Gramsci (2002a) argumentaria que, elevar o padro de vida material do povo alm de um certo nvel, deveria ser um princpio de governo isento de qualquer justificativa humanitria. Segundo o autor, o grau de poder real de um Estado, ou seja, sua capacidade estrutural para resistir e superar crises agudas (como a guerra contra um inimigo externo, por exemplo) poderia ser medido pela preexistncia de uma rea de segurana suficiente para que a resistncia biolgica e, portanto, psicolgica do povo no desmonte ao primeiro choque com a nova realidade (ibidem: 234).

38

trabalhadores empobrecidos do Sul, de maioria camponesa, que viam os primeiros como privilegiados pelo capitalismo e pelo protecionismo estatal (FIORI, 1979).30 Foi nesse sentido que Gramsci, em 1913, dotado de um fervor regionalista que nunca abandonou, ingressou no Grupo de Ao e Propaganda Antiprotecionista. Recm-fundado na Sardenha por intelectuais meridionais, o grupo sustentava a tese de que o protecionismo alfandegrio resultava de um pacto poltico mantido entre latifundirios do Sul e grandes industriais do Norte que barrava o desenvolvimento econmico meridional, provocando a misria crescente da populao, o desemprego, o despovoamento dos campos e a grande onda de emigrao. Da o movimento conclua que a luta pelo livre-cambismo era uma forma de desagregar o bloco conservador agrrio-industrial e promover o desenvolvimento do Sul da Itlia, em especial o da Sardenha (FIORI, 1979). No entendimento do jovem Gramsci, tratava-se, no fundo, de uma luta pelo progresso da Ilha que os sardos deviam travar contra o Continente e os continentais. Nas conversas com seus colegas universitrios, o estudante comparava metaforicamente a Sardenha a um campo frtil alimentado por um curso subterrneo dgua originrio de um monte distante e que, repentinamente, era interrompido, provocando a aridez do solo. A causa desse problema s poderia ser compreendida se a investigao se extendesse at o monte de onde provinha a gua, para que se pudesse observar que, quem interrompia o curso, era um indivduo malvado e egosta localizado a muitos quilmetros dali. O que Gramsci pretendia dizer, com a referida metfora, era que a pobreza da Sardenha era causada pelo Norte (FIORI, 1979). Mas, naquele mesmo ano, o pensamento de Gramsci sofreu uma reviravolta. Em 1913, ocorreram as primeiras eleies italianas com sufrgio ampliado. A permisso do voto dos analfabetos (adultos e do sexo masculino) fez com que a quantidade de eleitores do Pas aumentasse em cerca de quatro vezes. Somente na Sardenha, o nmero de eleitores subiu de 42 mil para 178 mil (FIORI, 1979). O ingresso das massas, sobretudo camponesas, no sistema eleitoral, preocupou as classes dominantes: por um lado, tornou-se muito caro corromper tantos eleitores, prtica at ento comum; por outro, o discurso socialista, apesar de suas deficincias, ganhou maior adeso entre as vrias camadas populares, inclusive no Sul, cansadas dos baixos salrios e do alto custo de vida. Pela primeira vez na histria italiana, socialistas e social-democratas, impulsionados pelo peso do voto campons, conquistaram posies importantes no Legislativo.
30

Alm disso, mesmo no seio do operariado qualificado, havia divises de carter corporativista, o que dificultava a construo de uma conscincia comum: o operrio percebia-se, por exemplo, como um fundidor, um torneiro, um maquinista, um ajustador, um bronzista, um cortador, um latoeiro, um caldeireiro, um forjador e assim por diante, mas no um metalrgico (DIAS, 2004a:15).

39

O sardismo, para o qual convergiam motivaes to diversas, como a rebeldia dos camponeses e mineiros da Ilha contra a misria generalizada e o descontentamento das elites locais com a partilha do poder poltico, pareceu ambguo a Gramsci. Como argumenta Fiori (1979), as eleies serviram como um elemento clarificador, uma espcie de reagente que colocou, de um lado, os interesses dos trabalhadores como um todo e, de outro, os dos grupos conservadores. Dessa forma:

Comeou a se tornar clara no estudante sardo a idia de que os verdadeiros opressores dos camponeses e pequenos proprietrios e da camada mdia de empregados de toda a ilha e de todas as classes pobres do Mezzogiorno eram no os operrios da indstria juntamente com as classes proprietrias do Norte, como por muito tempo acreditara, mas as classes proprietrias do Norte junto aos grupos reacionrios de todo o Sul (...) quem interrompia o curso dgua que antes alimentava a Sardenha devia ser procurado ali (FIORI, 1979:111).

Foi a partir desse momento que Gramsci se filiou ao PSI e aderiu ao movimento operrio. Face ao maior nvel organizacional dos operrios turineses em relao aos trabalhadores do Sul, o autor passou defender apaixonadamente o papel vanguardista do operariado, ao qual atribua a redeno no apenas da Itlia, mas de todo o gnero humano. Porm, como sardo, Gramsci jamais abandonou o discurso sobre a Questo Meridional, desenvolvendo, ento, uma intensa e variada participao na imprensa socialista, cuja originalidade se destacou, entre outras coisas, pela nfase na relao entre socialismo, a cultura e cidadania.

2.2 Socialismo, cultura e cidadania31

Desde o ingresso na Universidade de Turim, onde nutriu grande interesse pelo estudo do dialeto sardo (FIORI, 1979), at o perodo de sua priso pelo governo fascista, a cultura foi objeto constante da reflexo de Gramsci. Tamanha foi a ateno prestada ao tema que, tanto nos textos da luta anti-fascista quanto nos Cadernos do Crcere, o autor atribuiu cultura o papel de elo de ligao, ou cimento, numa aliana entre foras sociais. No entanto, cabe aqui observar o que Gramsci entendia por cultura, enquanto membro do Partido Socialista Italiano.

31

Neste item no coloco em pauta propriamente o conceito de cultura, mas apenas abordo o entendimento de um jovem revolucionrio cujo pensamento poltico encontrava-se em fase inicial de formao.

40

Durante os primeiros anos de militncia partidria, Gramsci combatia a percepo da cultura como saber enciclopdico acumulado, predominante no interior do prprio PSI. Gramsci defendia que no se devia tomar o homem como

um recipiente a encher e entupir de dados empricos, de fatos brutos e desconexos, que ele depois dever classificar em seu crebro como nas colunas de um dicionrio, para poder em seguida, em cada ocasio concreta, responder aos vrios estmulos do mundo exterior (GRAMSCI, 2004a:57).

Para Gramsci, essa forma de adquirir conhecimento apenas servia para criar uma casta de pessoas que se sentiam superiores s demais por terem guardado na memria uma srie de dados e datas, o que acabava por prejudicar a mobilizao poltica do proletariado. Em oposio, o autor compreendia a cultura, num sentido no antropolgico, como

organizao, disciplina do prprio eu interior, apropriao da prpria personalidade, conquista da conscincia superior: e graas a isso que algum consegue compreender o seu prprio valor histrico, sua prpria funo na vida, seus prprios direitos e seus prprios deveres (ibidem:58).

Em outras palavras, o jovem Gramsci entendia por cultura aquele tipo educao que se voltava para o desenvolvimento do senso crtico dos indivduos, de modo que estes percebessem os papis que ocupavam numa coletividade e, assim, pudessem exercer ativamente seus direitos e deveres; educao esta que de forma alguma se separava do campo poltico. Conforme discorria o autor, era somente atravs do exerccio disciplinado da inteligncia, em conexo com a anlise dos eventos cotidianos e dos fatos histricos, que se tornaria possvel a formao de uma conscincia de classe revolucionria. Longe de natural, essa conscincia era uma construo dependente da vontade humana historicamente gerada no terreno das contradies sociais, uma vez que:

Toda revoluo foi precedida por um intenso e continuado trabalho de crtica, de penetrao cultural, de impregnao de idias em agregados de homens que eram inicialmente refratrios e que s pensavam em resolver por si mesmos, dia a dia, hora a hora, seus prprios problemas econmicos e polticos, sem vnculos de solidariedade com os que se encontravam na mesma situao (GRAMSCI, 2004a:58)

O Iluminismo, momento de efervescncia intelectual que forneceu as bases racionais de contestao ao absolutismo, desembocando na Revoluo Francesa, seria um exemplo desse perodo pr-revolucionrio de difuso cultural. Foi quando, nas palavras de Gramsci,

41

formou-se em toda Europa uma conscincia unitria, uma internacional espiritual burguesa, sensvel em todos os seus elementos s dores e s desgraas comuns, e que foi a melhor preparao para a sangrenta revolta que depois teve lugar na Frana (GRAMSCI, 2004a:59). A exemplo da Revoluo Francesa, um estgio prvio de preparao cultural, de gerao de uma solidariedade unitria de classe, era sentido pelo autor como igualmente indispensvel ao advento da revoluo socialista na Itlia. Gramsci estava profundamente preocupado com a educao crtica do proletariado italiano, questo que se tornava cada vez mais urgente em face do economicismo doutrinrio predominante no PSI. Relegando o papel da prxis na derrubada do capitalismo, a orientao seguida pela maioria do Partido acabava por dar uma ateno bastante marginal ao ensino e aos programas escolares. Gramsci, por outro lado, opunha-se ao fosso social existente no ensino pblico italiano, que separava as escolas de nvel mdio e superior, geralmente ocupadas pelos filhos dos burgueses, e as de nvel tcnico e profissional, destinadas aos filhos dos proletrios. Estes, vivendo em precria condio scio-econmica, sem dispor de uma margem de independncia financeira que permitisse com tranqilidade o prosseguimento dos estudos, acabavam excludos do acesso a uma formao educacional humanista, sendo ento forados a seguir, quando possvel, especializaes tcnicas que muitas vezes entravam em desacordo com suas propenses individuais o que geraria, para o autor, efeitos prejudiciais sobre a produo e a coletividade. Por isso, Gramsci dizia: A cultura um privilgio. A escola um privilgio. E no queremos que seja assim. Todos os jovens deveriam ser iguais diante da cultura (GRAMSCI, 2004a:74). Mas um dos grandes obstculos participao geral na cultura era ainda o alto ndice de analfabetismo entre a populao italiana naquela poca.32 Para Gramsci (2004a), o analfabetismo era reflexo da limitao da maioria dos indivduos aos crculos familiar e paroquial, onde se utilizava o dialeto ao invs do italiano. As leis de ensino obrigatrio, segundo argumentava, no conseguiam instigar o sentimento autnomo da necessidade do alfabeto e da lngua oficial porque, em desconexo com a realidade, no levavam o indivduo a se perceber como um cidado, que fazia parte de um mundo mais amplo com outros cidados, com os quais devia compartilhar idias, esperanas e dores. Por conseguinte, o autor conclua que

32

Em 1917, o analfabetismo atingia cerca de um tero da populao do Pas (DUGGAN, 1994).

42

o analfabetismo s desaparecer quando o socialismo o tiver feito desaparecer, j que o socialismo o nico ideal que pode transformar em cidados, no sentido melhor e total da palavra, todos os italianos que agora vivem envolvidos somente em seus pequenos interesses pessoais homens nascidos somente para comer (GRAMSCI, 2004a:88; grifo nosso).

Erradicar o analfabetismo e transformar, no melhor e total sentido da palavra, todos os italianos em cidados por meio do socialismo. Relegado por muitos dos que estudam o pensamento Gramsci e se atm estritamente aos seus ideais internacionalistas como se estes surgissem de uma identificao metafsica com a humanidade e como se o discurso poltico do autor, partindo do contexto italiano, fosse destinado a lugar nenhum em especial , esse tipo de raciocnio bastante importante porque revela o envolvimento do revolucionrio sardo com a construo da nacionalidade italiana. Ora, est explcita aqui a inquietao de Gramsci acerca das questes da educao e da cidadania, elementos indispensveis participao dos de baixo na comunidade nacional. A nacionalidade de um indivduo (ou carter nacional), como ensina Bauer (2000), um aspecto de sua determinao pela histria social, sua determinao pelo desenvolvimento dos processos e relaes de trabalho (p.66), o que se traduz na formao e transmisso de valores culturais particulares. Contudo, se a cultura produto da histria e do trabalho sociais, a sua apropriao no se d de forma igualitria por todas as classes de uma comunidade nacional dentro de um sistema capitalista. Neste, segundo Bauer (2000), a explorao da ampla massa de trabalhadores ergue uma barreira contra o grau educacional necessrio sua participao no que chamava de cultura mental nacional, assim como sua prpria emancipao. A concluso do austromarxista, de que s no socialismo a nao poderia emergir como uma comunidade cultural plena, o aproxima do pensamento do autor italiano. Entendo que Otto Bauer relacionava explicitamente socialismo e nacionalismo, enquanto que, para Gramsci, a associao entre ambos os ideiais se dava de forma um tanto quanto inconsciente, mas que em determinados momentos emerge de forma surpreendente mesmo que Gramsci sempre tenha classificado o nacionalismo como uma ideologia reacionria.33 Prosseguindo, Gramsci dizia que a educao dos proletrios era um problema de liberdade (2004a:117), que devia comear a ser resolvido pelos prprios proletrios antes mesmo da possibilidade da revoluo. Almejando a igualdade de direitos, o socialismo
33

A comparao entre Bauer e Gramsci, aqui apenas demarcada, to interessante que, por si s, constituiria um tema para um artigo ou mesmo uma pesquisa . A abordagem da referida temtica seria de grande valia para os estudos tericos da nao, especialmente no que se refere complexa relao entre nacionalismo e internacionalismo no mbito do marxismo.

43

pressupunha que todos os cidados detivessem condies de exercer o controle social sobre seus mandatrios, o que impediria a ditadura de um grupo de sbios e tcnicos sobre o conjunto da sociedade e serviria, assim, como garantia para a prpria manuteno da liberdade (GRAMSCI, 2004a:117). Foi nesse sentido que, em 1917, Gramsci tentou, sem sucesso, a formao de uma Associao de Cultura. Esta, conforme propunha, deveria ser uma instituio promovida por socialistas e com finalidades e limites de classe, onde o proletariado turins pudesse discutir, desinteressadamente ou seja, sem que se esperasse o estmulo da atualidade e em conjunto com os intelectuais, problemas filosficos, morais e at religiosos, pertinentes sua organizao poltica; assim se dinamizaria estrategicamente a capacidade de deliberao e se fortaleceria a ao revolucionria do proletariado. O socialismo, dizia o autor, uma viso integral da vida: tem uma filosofia, uma mstica, uma moral. A Associao seria o local prprio para a discusso desses problemas, para seu esclarecimento, para sua propagao (GRAMSCI, 2002a:124). Cabe assinalar que a compreenso do papel revolucionrio da atividade cultural s ganharia impulso, de fato, a partir do contato entre um grupo de jovens universitrios liderados por Gramsci e os operrios industriais turineses na experincia dos Conselhos de Fbrica. Contudo, ao final de 1917, Gramsci observou que a Guerra e a Revoluo Russa acabaram atuando como poderosos catalisadores da vontade de transformao social nas camadas populares italianas, em especial no proletariado.

2.3 A Guerra, a Revoluo Russa e a vontade coletiva popular

A Guerra levou ao esfacelamento da Segunda Internacional. Praticamente todos os partidos socialistas da Europa Ocidental se declararam a favor de seus respectivos pases. A nica exceo foi o PSI, que optou pela neutralidade, adotando o lema nem aderir nem sabotar (DIAS, 2004a). Tal deciso, entretanto, no foi acolhida unanimemente: desde o incio da Primeira Guerra os socialistas italianos ficaram divididos entre os chamados intervencionistas, partidrios da interveno italiana no conflito internacional, e os neutralistas, os quais defendiam uma posio de neutralidade do Partido em relao ao que compreendiam ser uma guerra da burguesia. Em 1914, contrrio entrada da Itlia na guerra para a qual seu irmo mais velho, Gennaro, havia sido convocado , Gramsci afirmou veementemente que o Partido no podia

44

se contentar em ser um espectador imparcial dos graves acontecimentos nacionais, sendo, por isso, tachado injustamente de intervencionista por seus companheiros. Introduzindo seus argumentos, o jovem sardo apresentava a seguinte questo: Qual deve ser a funo do Partido Socialista italiano (ateno: e no do proletariado ou do socialismo em geral) no presente momento da vida italiana (GRAMSCI, 2004a:47; grifos do autor)? E logo em seguida afirmava que o PSI era a seo da Internacional Socialista que assumiu a tarefa de conquistar para a Internacional a nao italiana, conquista esta que deveria se dar em consonncia com as caractersticas nacionais italianas, atravs da criao de organismos capazes de superar e absorver o Estado burgus (idem). A comoo gerada pela Guerra, ao invs de favorecer uma trgua entre proletariado e burguesia, deveria servir para revelar a incapacidade da classe detentora do poder em fazer valer os direitos sociais dos quais extraa sua razo para governar o Pas e, assim, reemprestar vida da nao seu genuno e estrito carter de luta de classe (ibidem:48). Desde j, Gramsci comeava a perceber a nao como um contexto poltico-cultural especfico, mas no socialmente homogneo, no qual se travava concretamente a luta de classes h de se ressalvar que o autor jamais definiu o que vinha a ser nao. Posta em grande relevo pela Guerra, a complexa relao entre classe e nao forneceu um dos principais elementos que conduziram os debates no socialismo italiano a partir de ento. Quem mais incitava essa discusso era Benito Mussolini, na poca um socialista destacado por seu carisma e pela eloqncia com que combatia os reformistas no PSI, e que por isso era admirado pelos jovens militantes revolucionrios como Gramsci. Aps ter-se colocado inicialmente a favor da neutralidade absoluta, Mussolini foi pouco a pouco adotando uma postura intervencionista: primeiro advogando a tese de uma guerra defensiva em caso uma possvel agresso austraca, e, logo em seguida, defendendo abertamente a participao da Itlia no conflito, ao lado da Entente (DIAS, 2004a). Granjeando a simpatia de muitos outros companheiros, o ento editor-chefe do jornal Avanti!, rgo central de propaganda do Partido, ironizava:

Se o conceito de nao est superado, se a defesa nacional um absurdo para os proletrios que nada teriam a defender, devemos ter a coragem de desautorar os socialistas da Blgica e da Frana que frente invaso alem confundiram a classe na nao e deduzir que s existe um socialismo no mundo, genuno, autntico, purssimo: o socialismo italiano... Mas um ato de soberba que por muitas razes no nos convm! (MUSSOLINI apud DIAS, 2004a:122).

45

Afastado da direo Avanti!, Mussolini declarou, numa conferncia ocorrida em Milo em fins de 1914, que entre a classe e a nao, optaria pela ltima (DIAS, 2004a). Aps ser finalmente expulso do PSI, Mussolini fundou o jornal Il Popolo dItalia (O Povo da Itlia), que, poucos anos mais tarde, tornar-se-ia uma das organizaes mais importantes do movimento fascista. No jornal, a prevalncia da nao sobre a classe era difundida com base na confusa idia de nao proletria, formulada pelo romancista italiano Enrico Corradini (1865-1931). Fundador da Associao Nacionalista Italiana em 1910, Corradini lanou o que chamou de socialismo nacional: mediante tal doutrina, seu idelogo sustentava que, assim como nos limites de cada Estado haveria um conjunto de classes dominadas, nas relaes internacionais tambm existiam naes proletrias submetidas s naes plutocrticas; e da mesma forma que o socialismo havia outrora suscitado o proletariado para a luta de classes, o nacionalismo estaria, naquele momento, despertando as naes proletrias, como a Itlia, para a oposio ao domnio naes plutocrticas (DIAS, 2004a). Despertar, este, a ser expresso atravs da guerra.34 Em 1916, Gramsci escreveu que a doutrina de Corradini no passava de um roubo das idias de Marx para justificar objetivos nacionalistas, constituindo uma adaptao arbitrria que carecia de base histrica: a classe, dizia ele, no igual nao e, portanto, no pode ter as mesmas leis que ela (GRAMSCI, 2004a:68). E a luta de classe, moral porque universal, superior guerra, imoral porque particularista e feita no pela vontade dos combatentes, mas por um princpio que estes no podem compartilhar (ibidem:69; grifo nosso). Como se pode perceber, Gramsci, no diferindo de muitos outros socialistas de seu tempo, compreendia o nacionalismo de forma valorativa, ou seja, como uma ideologia burguesa mistificadora das contradies sociais. E, vale dizer, parafraseando Nairn (1979), era difcil que fosse de outra forma: segundo o escocs, somente duas geraes seguidas ao trauma de 1914, quando uma srie de revolues socialistas explodiram na sia e na frica ao invs de ocorrerem no corao do mundo desenvolvido, como pensavam os socialistas europeus , mesclando marxismo e nacionalismo, que seria possvel analisar a relao entre ambos com um certo distanciamento temporal e com um conjunto de elementos histricos capazes de revelar suas mltiplas facetas, sobretudo a relao do nacionalismo com as classes dominadas. Assim, naquele momento, Gramsci opunha ideologia nacionalista o princpio da luta de classes, ao qual se seguia uma defesa eminentemente moral do internacionalismo proletrio. Refratrio a uma anlise cientfica do nacionalismo, mas sentindo a necessidade
34

Apesar de confusa, a doutrina Corradini influenciou no apenas o fascismo de Mussolini, mas tambm o nacional-socialismo de Hitler.

46

persistente em lidar, na prtica, com o referido fenmeno, Gramsci se apegava sentimentalmente ao internacionalismo como uma espcie de alternativa moral para conservar o ideal universalista da unio proletria em um mundo cada vez mais dominado pelo nacionalismo. Contudo, preciso esclarecer que isso no equivale a dizer que o internacionalismo no fosse um elemento que influenciasse a ao poltica de Gramsci. O objetivo dessa colocao apenas problematizar como essa estratgia moral, para conviver com os dualismos classe/nao e internacionalismo/nacionalismo, relaciona-se com os dilemas postos pela ao poltica e, a partir da, questionar at que ponto os referidos dualismos constituiriam opostos extremos. Esse sentimento internacionalista de Gramsci foi profundamente reforado em 1917, quando comearam a chegar as primeiras notcias do processo revolucionrio na Rssia, alimentando ainda mais o j tenso clima de revolta entre os operrios de Turim. Em agosto daquele ano, uma manifestao iniciada pela falta do po (principal alimento da dieta italiana) no mercado rapidamente se transformou num imenso e espontneo protesto contra a Guerra, que j tinha ceifado milhares de vidas de operrios e que havia imposto a disciplina e o cdigo penal militares no interior das fbricas.35 De modo nada surrealista, Fiori (1979) retrata:

A pregao contra a guerra vinha intensificando-se j alguns meses. J havia criado razes no sentimento popular a tese de que era prefervel ao proletariado perder 500 dos seus em uma batalha pela causa dos trabalhadores do que permitir o sacrifcio de 10 mil contra os alemes no interesse exclusivo da burguesia (p.137).

Impulsionados pelo desejo de fazer como na Rssia, os trabalhadores decretaram greve, atacaram as lojas de armas e ergueram barricadas em diversos bairros da cidade. Turim foi declarada zona de guerra pelo governo. Os soldados, dos quais era esperada, assim como na Rssia, a adeso ao movimento, dispararam contra os insurrectos: cerca de 50 deles foram mortos e mais de 200 acabaram feridos (FIORI, 1979). Desprovido de direo e relegado pelos dirigentes do PSI, o levante fracassa. Mas para Gramsci, que aps os acontecimentos conquistou um assento provisrio na direo da seo turinesa do Partido, o movimento sinalizava a formao de um novo hbito, ou seja, o de no ter medo do fato novo: num
Conforme informa Dias (2000), o abandono do trabalho ou mesmo a mudana de fbrica sem autorizao oficial era considerado desero, ainda que os criminosos fossem crianas ou estrangeiros. O abandono podia ser punido com priso de dois meses a um ano. Se o caso fosse de mudana de fbrica, a pena era de dois a seis meses. E, se houvesse insubordinao, o criminoso poderia pegar at 24 meses de recluso (p.256; grifos do autor).
35

47

primeiro momento, porque pior do que est no pode ficar; em seguida, porque surge a convico de que as coisas vo melhorar (GRAMSCI; 2004a:108). Esse novo hbito, constava o autor, era fruto da Guerra. Segundo raciocinava Gramsci (2004a), a guerra se caracterizava pela mxima concentrao da atividade econmica nas mos da camada dirigente do Estado, o que correspondia, ao mesmo tempo, mxima concentrao de trabalhadores nas fbricas, nos quartis e nas trincheiras. Indivduos que at ento se encontravam dispersos pelas vrias partes de um territrio, uma vez aproximados num pequeno espao geogrfico, compartilhavam dos sofrimentos acumulados ao longo dos anos (como fome, misria e carestia), criando, assim, novos sentimentos de solidariedade. Em pases de capitalismo atrasado, como a Itlia e a Rssia, esse processo contribua para a gerao de uma conscincia de classe fora do seu ritmo normal (ou seja, o lento desenvolvimento econmico-industrial), adquirindo a vontade coletiva popular, isto , a iniciativa dos sujeitos histricos, um papel de maior destaque em relao economia no advento da revoluo. Conforme afirmaria em 1919: O que o industrialismo, com seu normal processo de desenvolvimento, no fora capaz de produzir terminou sendo produzido pela guerra (ibidem:266). Para Gramsci, isso era particularmente ntido na Revoluo Russa, que classicou como a revoluo contra O capital de Karl Marx (2004a:126). Em realidade, o sardo no se opunha a Marx, mas apropriao da sua obra pelos social-democratas russos, como uma demonstrao fatalista de que a Rssia deveria passar necessariamente por um perodo de desenvolvimento capitalista industrial, semelhante ao ocorrido na Inglaterra, antes que fosse possvel qualquer tentativa de emancipao proletria. Tal concepo havia sido superada pelos fatos, e Gramsci se servia dessa prova histrica para atacar duramente a ala reformista do Partido Socialista Italiano. Atravs da orientao economicista, afirmava o autor,

A doutrina de Marx torna-se (...) a doutrina da inrcia do proletariado (...) torna-se uma coisa vulgar, a vontade do compromisso envolvendo ministrios, a vontade de pequenas conquistas, da preferncia por ter o ovo hoje e no a galinha amanh, ainda que (...) o ovo no seja mais do que um ovo de piolho (ibidem:132).

E prosseguia: Por causa da concepo do ovo de piolho foram negligenciados os grandes problemas nacionais, que interessam a todo o proletariado italiano (ibidem:133; grifos nossos). Entre os grandes problemas italianos do ps-guerra estavam a crise vivida no

48

meio rural e a questo da aliana poltica entre camponeses e operrios.36 Enquanto que nas grandes cidades a Guerra havia promovido ainda que s custas do recrudescimento da explorao dos operrios o crescimento da indstria pesada37, no campo ela havia piorado as condies de vida e trabalho, aumentando o xodo e acirrando o descontentamento dos camponeses. A agricultura (...) foi imensamente penalizada pela requisio de animais [pelo governo], pelo recrutamento dos filhos dos camponeses e pela falta de fertilizantes e financiamentos, o que gerou escassez de alimentos e inflao (BERTONHA, 2005:128). Diante disso, Gramsci alertava, que os socialistas precisavam dar ateno ao Mezzogiorno. A Guerra, segundo o autor, havia transformado radicalmente a psicologia dos camponeses: antes refratrios transformao social, elementos de rebelies espontneas, refreados apenas pelo medo da polcia e do diabo (GRAMSCI, 2004a:266), agora os camponeses, aps terem fornecido o grosso das tropas enviadas s trincheiras para defender o Pas, com as promessas de terra, trabalho, justia, vida decente etc (DIAS, 2004b: 10-11), questionavam mais intensamente as razes de sua misria, da sua submisso aos grandes proprietrios e aos funcionrios pblicos. Porm, devido crise econmica originada pela Guerra, os camponeses permaneciam impossibilitados de desenvolver amplas organizaes poltico-educativas que direcionassem sua insatisfao coletiva num sentido revolucionrio. A deveria inserir-se a influncia do proletariado urbano, que s poderia desencadear uma revoluo na Itlia com a condio de mobilizar permanentemente as massas meridionais mediante a proposio de uma alternativa para o impasse do progresso no campo. Assim, em agosto de 1919, Gramsci conclua:

Dadas as condies reais objetivas da sociedade italiana, sero protagonistas da revoluo as cidades industriais, com suas massas compactas e homogneas de operrios fabris (...) Contudo, somente com as foras dos operrios fabris a revoluo no poder se afirmar de modo estvel e generalizado: preciso articular a cidade com o campo, criar no campo instituies de camponeses pobres sobre as quais o Estado socialista possa se fundar e se desenvolver, atravs das quais o Estado socialista possa promover a introduo das mquinas e determinar o grandioso processo de transformao da economia agrria (2004a:270;grifo nosso).

Este problema era compartilhado pela Itlia com outros pases europeus de economia predominantemente agrria. 37 A concentrao industrial cresceu em mdia 56% (1913-1918), chegando o setor metal-mecnico a crescer 252%. Somente a FIAT, por exemplo, passa de um capital de 17 milhes [de liras] (1914) para 200 milhes (1920), com um incremento de 1.294 % em apenas 6 anos (DIAS, 2004b:09).

36

49

O prottipo para a articulao entre cidade e campo vinha da Rssia.38 Inspirada nos Sovietes russos, nascia, ento, a experincia dos Conselhos de Fbrica.

2.4 O Estado dos Conselhos

Mais do que uma vontade revolucionria catalisada em condies de guerra, a Revoluo Russa demonstrava, para Gramsci, o experimento de um projeto poltico genuinamente internacionalista e proletrio. Este carter se devia sua concretizao numa forma de Estado especificamente adequada aos anseios dos trabalhadores:

A revoluo s tal (e no um inchao vazio da retrica demaggica) quando se encarna num tipo de Estado, num sistema organizado de poder. S existe sociedade num Estado, o qual a fonte e a meta de todo direito e de todo dever, que garantia de permanncia e de sucesso de toda atividade social. A revoluo proletria tal quando d vida e se encarna num Estado tipicamente proletrio, que desempenhe suas funes essenciais como emanao da vida e da potncia proletrias (...) Os bolcheviques deram forma estatal s experincias histricas e sociais do proletariado russo, que so as experincias da classe operria e camponesa internacional (GRAMSCI, 2004a:241; grifo nosso).

A base do nascente Estado proletrio eram os sovietes (conselhos), organismos polticos originados em 1905 na Rssia e multiplicados pela Revoluo de 1917. Reunindo operrios, camponeses e soldados em assemblias ao longo do Pas, os sovietes se propunham a regular os assuntos pblicos a partir de uma perspectiva democrtica e popular. Entusiasmado, Gramsci acreditava que essa experincia representava o ncleo de uma nova sociedade, uma etapa superior de civilizao, cuja tendncia era se expandir por todo o mundo na medida em que apresentava alternativas s carncias econmicas e polticas das grandes massas, principalmente aps a destruio causada pela Guerra e a decadncia do liberalismo e unificar toda a humanidade num s regime solidarista, ou seja, o comunismo. Assim, dizia:

A diviso do gnero humano no pode durar por muito tempo. A humanidade tende unificao interior e exterior, tende a se organizar num sistema de convivncia pacfica que permita a reconstruo do mundo. A
38

Embora a unio entre camponeses e operrios fosse proposta pela Terceira Internacional a todos os pases de predominncia agrria, h de se ressaltar que, em 1919, era com grande dificuldade que Gramsci recebia informaes advindas da Rssia o que se devia, por sua vez, manipulao das informaes pela imprensa burguesa dentro e fora da Itlia. Tambm cabe esclarecer que, nessa poca, o pensador sardo sequer havia tido um contato efetivo com os escritos de Lenin.

50

forma do regime deve ser capaz de satisfazer as necessidades da humanidade (GRAMSCI, 2004a:244).

Entretanto, segundo o autor, a transio para o comunismo no era imediata. A Rssia era ainda um Estado socialista nacional, envolvido numa disputa internacional com outros Estados capitalistas que o ameaavam. Seus representantes precisavam lidar com questes urgentes, como a segurana pblica, a defesa nacional, a obteno e manuteno do consenso sobre as vrias camadas sociais da populao, o fornecimento de alimento, o abastecimento das fbricas com matrias primas para manter ativa a produo, o funcionamento do sistema de transportes e demais servios sociais, a educao do proletariado para o autogoverno etc. E, como raciocinaria Gramsci (2004a), o xito na resoluo de todos esses problemas poderia ser verificado na constituio do exrcito, uma vez que:

O exrcito a expresso fisiologicamente mais tpica da fora real de um organismo social: no se pode conceber Estado sem exrcito; e no se pode conceber exrcito disciplinado, corajoso, rico de iniciativa blica, a no ser como funo de um Estado solidamente fundado, apoiado na vontade permanente e no permanente esprito de disciplina e de sacrifcio da populao (p.398; grifo nosso).39

Ora, mas que misteriosa fora subjetiva seria essa, capaz de motivar permanentemente o sacrifcio da populao? O que se percebe at aqui que, apesar de extremamente apegado ao propsito internacionalista, Gramsci no deixava de atentar para questes bastante concretas referentes vida nos Estados nacionais, cuja compreenso era tida como condio indispensvel para a ascenso do proletariado posio de classe dirigente em cada uma daquelas comunidades especficas. Contudo, de certa forma, o autor ainda permanecia preso a um recalcitrante problema herdado do Manifesto: deveria ou no, o Estado proletrio, apresentar traos de nacionalismo? Tal questo permanecia em suspenso. Alm disso, Gramsci (2004a) argumentava que a prpria sobrevivncia do Estado russo estava ligada sua capacidade de aderir a outros Estados socialistas para a realizao do comunismo. A possibilidade da construo de um sistema poltico internacionalista era concebida pelo autor atravs do surgimento de um nmero cada vez maior de Estados socialistas, que, assumindo um acentuado carter militar e no prescindindo da participao ativa e permanente dos cidados na vida das instituies, eliminaria a concorrncia
Nos Cadernos, Gramsci voltaria a chamar a ateno para o exrcito como representao da solidez de um Estado. Para calcular a hierarquia de poder entre Estados, conforme colocava, deveriam ser considerados trs elementos: 1) extenso do territrio, 2) fora econmica e 3) fora militar. E esta ltima, dizia, sintetiza o valor da extenso territorial (com populao adequada, naturalmente) e do potencial econmico (2002b:55).
39

51

internacional mediante supresso da propriedade privada, das classes e das economias nacionais, atingindo-se finalmente sntese da fuso das ditaduras proletrias nacionais na Internacional comunista (GRAMSCI, 2004a:262).40 Na Itlia, o autor dizia que o Estado socialista j existia potencialmente nas instituies da classe trabalhadora. Cabia, portanto, articul-las no sentido de uma verdadeira democracia operria, em eficiente e ativa contraposio ao Estado burgus, preparada desde j para substituir o Estado burgus em todas as suas funes essenciais de gesto e de domnio do patrimnio nacional (GRAMSCI, 2004a:246; grifo nosso). Paralelamente s organizaes tradicionais dos trabalhadores (como o Partido e os sindicatos), deveriam ser formadas, segundo Gramsci, instituies de um tipo novo, capazes de educar, disciplinar e incorporar ativamente as massas ao processo revolucionrio, fundindo produo e processo decisrio, economia e poltica. Tais instituies, que sugeriam os contornos objetivos e subjetivos do Estado proletrio, eram os Conselhos de Fbrica. A proposta era delineada e difundida nas pginas do jornal LOrdine Nuovo (A Nova Ordem), cujo primeiro nmero saiu em 1 de maio de 1919 e cujo prprio nome j buscava simbolizar uma perspectiva transformadora e emancipatria. Os Conselhos de Fbrica deveriam constituir-se a partir das chamadas Comisses Internas, organismos representativos dos operrios sindicalizados, existentes desde 190641, que se propunham a defender seus direitos no interior das prprias fbricas; estendendo-se o voto aos no sindicalizados (que eram a maioria), seria eleito um delegado por cada seo (subdiviso da linha de produo), que junto com os demais formaria um comit diretor geral, que se reuniria regularmente para discutir os problemas e as propostas da totalidade dos trabalhadores da fbrica inclusive os engenheiros e os tcnicos e, desde j, buscar substituir o mando do capitalista por uma gesto democrtica da fbrica (GRAMSCI, 2004a). A atividade dos Conselhos de Fbrica seria ainda complementada por uma srie de comits de bairro, com poderes legtimos delegados pelos trabalhadores, para fazer respeitar uma disciplina e tambm ser capaz de decretar a paralisao integral do trabalho no mbito de todo o bairro. Os comits, por sua vez, unir-se-iam em comissariados urbanos, sob direo do PSI e das federaes de categoria. E, ainda, esse sistema deveria inspirar a formao de conselhos de camponeses, que se uniriam regionalmente para tomar parte no Congresso

40

Para um acompanhamento mais detalhado do raciocnio de Gramsci (2004a) sobre a transio para o comunismo, ver os interessantes artigos: O Estado e o Socialismo (p.250-6) e A Conquista do Estado (p.257-64). 41 S em fevereiro de 1919, no imediato ps-guerra, que as Comisses Internas foram reconhecidas legalmente pelas entidades patronais em negociao com a Federao dos Operrios Metalrgicos (DIAS, 2004b).

52

Nacional dos delegados operrios e camponeses (ibidem:273; grifo nosso), rgo mximo da democracia participativa proletria. Segundo Gramsci, o Conselho de Fbrica se caracterizava fundamentalmente por sua meta de, a partir da fbrica, superar o Estado burgus no domnio nacional, atravs da incorporao e direcionamento revolucionrio de toda uma pluralidade de foras sociais espontaneamente desencadeadas pelo capitalismo. Era isso que o diferia do partido poltico e dos sindicatos, que apesar de cumprirem importantes papis na organizao dos trabalhadores, permaneciam presos legalidade burguesa e industrial. Vale notar que, apesar da concepo gramsciana do partido s ter sido melhor desenvolvida numa fase seguinte a do agravamento da dissidncia interna no Partido Socialista, com a conseqente fundao do Partido Comunista da Itlia em 1921 , pesava bastante nessa crtica o fato de o PSI e a CGL (Confederazione Generalle del Lavoro)42, dada a orientao reformista de seus dirigentes, atuarem por diversas vezes na contramo da tomada de medidas concretas (como educao de seus quadros de associados, democratizao de suas estruturas etc.) para uma possvel ruptura com a ordem burguesa. Assim, o autor dizia:

As organizaes revolucionrias (o partido poltico e o sindicato profissional) nasceram no terreno da liberdade poltica, da democracia burguesa, como afirmao e desenvolvimento da liberdade e da democracia em geral, num terreno onde subsistem as relaes entre cidado e cidado. Mas o processo revolucionrio se realiza no terreno da produo, na fbrica, onde as relaes so entre opressor e oprimido, explorador e explorado, onde no existe liberdade para o operrio, onde no existe democracia. O processo revolucionrio se efetiva onde o operrio no nada e quer se tornar tudo, onde o poder do proprietrio ilimitado, poder de vida ou morte sobre o operrio, sobre a mulher do operrio, sobre os filhos do operrio (GRAMSCI, 2004a:363; grifo nosso).

Portanto, era do cho fbrica, onde a dominao capitalista se apresentava da forma mais direta, que Gramsci acreditava que partiria a revoluo proletria. Nesse sentido, o Conselho de Fbrica era concebido pelo autor como

a primeira clula de um processo histrico que deve culminar na Internacional comunista, no mais como organizao poltica do proletariado revolucionrio, mas como reorganizao da economia mundial e de toda a convivncia humana, nacional e mundial (ibidem:366).
Fudanda em 29 de outubto de 1905, por proposta da Federao Italiana dos Operrios Metalrgicos (FIOM) num congresso trabalhista realizado em Milo, a Confederao Geral do Trabalho tornou-se, a partir de ento, maior central sindical italiana da poca. Alm dela, disputavam pela influncia sobre os trabalhadores havia o Secretariado Geral das Unies Profissionais (SGUP), ligado Igreja, e a Ao Direta, de orientao sindicalista-revolucionria.
42

53

Os operrios industriais eram a vanguarda proletria. E Turim era a capital da revoluo comunista, a Petrogrado da revoluo proletria italiana (ibidem: 387). O projeto poltico defendido por Gramsci foi posto em prtica durante os conturbados anos de 1919 e 1920, que ficaram conhecidos como Binio Vermelho. Em setembro de 1919, eleitos os comissrios de seo por dois mil operrios de uma das fbricas da FIAT, nasceu o primeiro Conselho de Fbrica (FIORI,1979). Atravs de uma intensa atividade propagandstica, a experincia se expandiu para outras unidades da empresa e, em novembro daquele ano, realizou-se a primeira assemblia de comits executivos dos Conselhos, representando 30 mil operrios em 15 estabelecimentos (DIAS, 2004b:79). Logo o nmero ascende para 150 mil operrios, ganhando o apoio dos trabalhadores das indstrias qumicas, de calados, etc. (DIAS, 2004b:80). Os empresrios reagiram contra o crescimento dos Conselhos. Em maro de 1920, Gino Olivetti, secretrio geral da Confindustria (Confederazione Generale dellIndustria Italiana)43, declarou numa assemblia em Milo que no possvel que nas fbricas se constitua um organismo que se proponha e pretenda atuar e decidir margem e, em certo sentido, sobre os rgos diretivos das fbricas (...) na fbrica no podem existir dois poderes (OLIVETTI apud DIAS, 2004b:81; grifo nosso). Mas alm da oposio dos empresrios, os Conselhos enfrentaram a obstruo sua difuso nacional por parte das direes reformistas do PSI e da CGL. Por um lado, o PSI reprovava a experincia conselhista como uma precipitao da ao revolucionria, bem como uma quebra de sua autoridade, uma vez que Gramsci (2004a) sustentava que o partido era parte da classe e que o poder proletrio no poderia se instaurar como um sistema de sees do Partido Socialista44; por outro, a CGL no via com bons olhos a concesso do voto aos no sindicalizados, o que considerava um distanciamento da tutela sindical e at uma forma de anarco-sindicalismo (DIAS, 2004b). Enquanto nas fbricas os operrios lutavam pela afirmao dos Conselhos, em alguns quartis se sucediam casos de amotinamento. J no campo, a luta se dava de vrias formas: assalariados rurais pressionavam os proprietrios pela melhor alocao da fora de trabalho (estabelecimento de um mnimo obrigatrio de fora de trabalho por cada propriedade);
43

A Confederao Geral da Indstria Italiana foi fundada em 8 de abril de 1919, com o objetivo de, num nico organismo, coordenar nacionalmente a defesa dos interesses de 6 mil empresas ento reunidas em 50 associaes ao longo do Pas. Tornado seu secretrio, Olivetti recebeu poderes executivos e de interveno nas associaes filiadas. Ele acreditava que a Confedereo deveria servir como um meio para a seleo de lideranas entre os industriais, inclusive para o exerccio de eventuais funes de governo (DIAS, 2004b). 44 Ver O Partido e a Revoluo (GRAMSCI, 2004a; p.307-12).

54

meeiros e foreiros exigiam melhores contratos de trabalho; e ex-combatentes realizavam ocupaes em massa de terras incultas e mal cultivadas. At ento a emigrao para os EUA funcionara como uma vlvula de escape para as tenses sociais no Mezzogiorno:

No entanto, com o fim da guerra, os Estados Unidos promulgaram uma lei anti-imigratria. Fechado esse campo e alm do mais com a volta dos soldados licenciados, a luta pela sobrevivncia na regio acaba por levar luta pela terra. Da qual sequer os latifundirios produtivos escapam (DIAS 2004b:55).

Entrentanto, como informa Dias (2004b), o acontecimento central do perodo foi a chamada Greve dos Ponteiros, ocorrida entre maro e abril de 1920. Aps a introduo da hora legal em toda a Itlia, os operrios se recusaram a segui-la por lhes relembrar o sofrimento que vivenciaram nas fbricas durante guerra, comunicando aos empresrios o desejo de continuar a seguir a hora solar. Diante da recusa, metalrgicos de uma das fbricas da FIAT atrasam os ponteiros do grande relgio, sendo por isso demitidos. Foi o estopim para a proclamao de uma greve em Turim, que ao incio contou com 50 mil operrios, posteriormente se estendendo por todo Piemonte e chegando a envolver cerca de 200 mil trabalhadores de vrias categorias. Para forar as negociaes, os industriais decretaram o locaute das fbricas; j o governo do primeiro ministro Giolitti ordenou a ocupao militar da cidade, com blindados e com a disposio de metralhadoras nos telhados de prdios e igrejas. Paulatinamente, o movimento sofreu um refluxo. Mas o clima continuou tenso e, durante as comemoraes do 1 de maio, operrios turineses entraram em choque com a polcia: dois trabalhadores acabaram mortos e trinta e trs feridos; do outro lado, um policial foi morto e seis feridos. Nos meses que se seguiram observou-se uma difcil negociao entre operrios e industriais, onde os primeiros denunciavam os pactos de trabalho, enquanto os segundos buscavam a supresso dos Conselhos de Fbrica (DIAS, 2000). Em comunicado enviado Internacional Comunista qual o PSI havia proclamado a adeso oficial em outubro de 1919, por ocasio do Congresso de Bolonha Gramsci sintetizava a situao poltica italiana naquele momento. De uma forma que pode ser vista quase como uma previso da mar fascista que logo rebentaria sobre o Pas, no texto o autor alertava que:

A fase atual da luta de classe na Itlia a fase que precede ou a conquista do poder poltico pelo proletariado revolucionrio, com a passagem para novos

55

modos de produo e distribuio que permitam a retomada da produtividade, ou uma tremenda reao por parte da classe proprietria e da casta governamental. Nenhuma violncia ser poupada para subjugar o proletariado industrial e agrcola a um trabalho servil: um dos objetivos ser quebrar inexoravelmente os organismos de luta poltica da classe operria (Partido Socialista) e incorporar os organismos de resistncia econmica (os sindicatos e as cooperativas) s engrenagens do Estado burgus (GRAMSCI; 2004a:354; grifo nosso).

Seria no enfrentamento concreto desse perigo, conforme ser demonstrado no captulo seguinte, que o propsito internacionalista de Gramsci conectar-se-ia apaixonadamente perseguio de um ideal explicitamente nacionalista: a unificao nacional da Itlia em bases estritamente populares. Em setembro de 1920, aps a suspenso das negociaes trabalhistas por parte dos empresrios, os operrios declararam nova greve e, armados, ocuparam aproximadamente mil fbricas em toda a Itlia. Eram cerca de 500 mil ocupantes, a maior parte, entretanto, concentrada no tringulo industrial italiano (Turim, Milo e Gnova). Somente em Turim, onde estava limitada a influncia do grupo de Gramsci, o nmero de ocupantes de era de 100 mil (DIAS, 2004b). Incapaz de controlar uma revolta de meio milho de operrios armados, criticado pelos empresrios por sua impotncia, o governo de Giovanni Giolitti contou com o desgaste do movimento. Ele sabia que as ocupaes no eram apoiadas pelo PSI e pela CGL e, portanto, que faltava coordenao nacional entre os operrios das vrias regies. Isolada politicamente, privada de um ncleo dirigente, e sem a capacidade de se conectar s especificidades das lutas no campo, a experincia dos Conselhos de Fbrica fracassou (DIAS, 2004b: 113). Ao final desses acontecimentos, notvel a transformao do pensamento de Gramsci. Testemunhando a eroso da legitimidade do Estado liberal perante todas as classes e percebendo a ascenso do fascismo como movimento de massa, o autor reelaborou sua concepo da revoluo italiana: esta, de um simples processo que partiria das fbricas, agora deveria se dar pela aliana efetiva entre camponeses e operrios, capitaneada pelo partido poltico e cimentada pelos intelectuais, no sentido da resoluo da desigualdade entre o Norte e o Sul e da efetivao da unidade nacional italiana.

56

3 ALIANA DE CLASSES E UNIDADE NACIONAL

3.1 A fundao do Partido Comunista da Itlia

No perodo do movimento conselhista, Gramsci chegara a classificar a fbrica como forma necessria da classe operria, como organismo poltico, como territrio nacional do autogoverno operrio (GRAMSCI, 2004a:402). Atravs dessa colocao, o autor entendia que era naquele local especfico, a fbrica, onde a classe operria se constitua enquanto tal, sofrendo diria e diretamente a explorao por parte do capital, que os trabalhadores exerciam sua soberania, construindo as alternativas polticas para sua emancipao ou seja, os Conselhos e dando incio a todo um processo revolucionrio que se propunha a conduzir as demais classes oprimidas destruio do sistema capitalista. Por isso os operrios eram representados pelo autor como a vanguarda proletria. A derrota dos Conselhos de Fbrica, contudo, com sua conseqente reduo ao antigo modelo representativo das Comisses Internas, havia posto Gramsci diante do dilema da reformulao de uma estratgia revolucionria para a Itlia. Nas palavras de Carlos Nelson Coutinho (1989),

A experincia havia revelado que a classe operria no pode triunfar se limitar sua luta ao territrio da fbrica: o territrio nacional dessa classe, ao contrrio do que ento pensava Gramsci, efetivamente todo o territrio social e poltico da nao (p. 19; grifo do autor).

De fato, seria no sentido da influncia scio-poltica sobre a nao que agora se movimentaria o pensamento gramsciano. Da resultaria a reflexo carcerria seguando a qual o conceito de hegemonia aquele em que se renem as exigncias de carter nacional (GRAMSCI, 2002a:315). A estratgia internacionalista, portanto, deveria passar

necessariamente pela questo nacional. Assim, um dos principais problemas j enunciados anteriormente por Gramsci passou a ganhar uma posio de maior destaque em seu pensamento: tratava-se da articulao entre cidade e campo, entre operrios e camponeses. Apesar da demonstrao de combatividade de ambas as classes durante o conturbado perodo do Binio Vermelho, atravs das ocupaes de fbricas e latifndios, a ausncia de um rgo dirigente nacional, bem como a incapacidade

57

demonstrada pelos Conselhos de Fbrica em preencher esse vcuo organizativo, levou o autor a reconsiderar o papel do partido poltico no mbito da luta de classes. Isso no quer dizer que Gramsci tenha abandonado a questo dos Conselhos, os quais continuou a defender como meios, fundamentalmente opostos aos sindicatos, de romper a legalidade burguesa e de promover a transio da propriedade privada para o comunismo atravs da luta pelo controle e nacionalizao da indstria. Tal perspectiva, contudo, passou a ser inserida pelo autor na poltica partidria de organizao do operariado e da seleo de lideranas revolucionrias:

A questo dos conselhos interessa hoje ao Partido no s por se tratar de um tipo novo de organizao industrial, mas tambm como problema de organizao imediata das grandes massas operrias e como criao de um instrumento capaz de suscitar uma nova camada dirigente operria, de qualificar um novo pessoal administrativo (...) atravs dos conselhos, a classe operria escolhe sempre, por maioria, um pessoal dirigente revolucionrio, fazendo triunfar as teses e os homens do Partido Comunista, ao passo que atravs do velho organismo sindical triunfam as teses os homens do reformismo (GRAMSCI, 2004b:45).

A retomada da discusso acerca do partido, como bem assinala Dias (2004b), estava sintonizada aos debates realizados durante o II Congresso da III Internacional, quando foram estabelecidas as 21condies para a adeso ao Comintern. Entre os pontos, destacavam-se a transformao dos partidos socialistas e social-democratas em partidos comunistas, a expulso dos reformistas e, no que tange particularmente discusso acerca do internacionalismo e do nacionalismo, a recusa de qualquer tipo de social-patriotismo; de suma importncia ressaltar, ainda, o ponto que recomendava incisivamente aos partidos comunistas para que formulassem seus programas de acordo com as particularidades de cada pas, no deixando, no entanto, de manter o esprito da IC, isto , o ideal internacionalista. Baseado nisso, Gramsci ainda acreditava que fosse possvel mudar os rumos at ento tomados pelo velho PSI, que, apesar do crescimento obtido no imediato ps-guerra45, havia se distanciado da agitao e dos anseios das massas ao condenar o movimento dos operrios pelo controle das fbricas e ao opor-se luta dos camponeses pela posse das terras a qual, na viso da cpula

45

De 58 mil filiados em 1914, o PSI passou a contar com 84.580 em 1919 e 216 mil em 1920 um crescimento de 247% em apenas um ano; j durante as eleies legislativas de 1919, o Partido obteve 156 das 508 cadeiras da Cmara (o que representava 30,7% do total), ao passo que nas eleies administrativas de 1920 conquistou 2800 comunas e 26 conselhos provinciais (37,68% do todo) (DIAS, 2004b). Tais nmeros assinalavam vigorosamente para a perda de legitimidade do Estado burgus perante os amplos setores populares e o anseio destes por uma mudana radical na forma de organizao da vida civil.

58

do partido, constitua uma forma de fazer ressurgir o individualismo burgus. Da o autor defendia que

existe potencialmente, no seio do Partido Socialista, um Partido Comunista, ao qual falta apenas a organizao explcita, a centralizao e uma disciplina prpria para desenvolver-se rapidamente, para conquistar e renovar a unidade do partido da classe operria (GRAMSCI, 2004a:426).

Gramsci esperava que essa renovao se iniciasse durante o XVII Congresso do PSI, em fevereiro de 1921, onde se realizariam as eleies para o comit executivo do Partido. No ms anterior, em preparao ao evento, Gramsci redigiu um pequeno texto intitulado O Congresso de Livorno, que observo como smbolo da transio do autor para uma nova fase do seu pensamento poltico. Neste texto permanece destacado o papel do operariado como vanguarda revolucionria, ocorrendo, entranto, uma significativa mudana de tom no discurso de Gramsci. Discorrendo que a classe operria classe nacional e internacional ou seja, culturalmente diferenciada mas politicamente unida pela condio comum de explorao , o autor afirma que dever do operariado estar frente dos demais trabalhadores que lutam, nacional e internacionalmente, para emancipar-se do capitalismo industrial e financeiro; prosseguindo, Gramsci lembra que, na Itlia, a tarefa nacional dos operrios deve ser ditada pelo desenvolvimento que o Estado burgus e o capitalismo assumiram no Pas. Tal processo sintetizado da seguinte forma:

O capitalismo italiano conquistou o poder percorrendo a seguinte linha de desenvolvimento: subjugou o campo s cidades industriais e subjugou a Itlia central e meridional ao Norte. A questo das relaes entre cidade e campo se apresenta, no Estado burgus italiano, no s como questo das relaes entre as grandes cidades industriais e as zonas rurais imediatamente ligadas a elas numa mesma regio, mas como questo das relaes entre uma parte do territrio nacional e outra parte absolutamente distinta dela e caracterizada por traos peculiares (GRAMSCI, 2004b:34-35; grifos nossos).

E aps colocar que a explorao capitalista era exercida na fbrica, diretamente sobre o os operrios e, no Estado, sobre amplos estratos do povo trabalhador italiano, composto por camponeses pobres e semiproletrios, o autor conclui:

somente a classe operria, arrancando das mos dos capitalistas e dos banqueiros o poder poltico e econmico, capaz de resolver o problema central da vida nacional italiana, ou seja, a questo meridional; decerto, somente a classe operria pode levar a cabo o laborioso esforo de

59

unificao iniciado com o Risorgimento. A burguesia unificou territorialmente o povo italiano; cabe classe operria a tarefa de levar a cabo a obra da burguesia, de unificar econmica e espiritualmente o povo italiano (GRAMSCI, 2004b:35; grifos nossos).

Para Gramsci, portanto, o processo da unificao italiana tinha ainda um carter inconcluso. Apesar de no sculo XIX terem sido delimitadas as fronteiras geogrficas do Pas, a burguesia no havia integrado o Sul agrrio ao Norte industrial, no havia estendido, esmagadora maioria da populao, o acesso aos frutos da produo material e cultural nacional. A conquista da unidade integral da nao italiana deveria ser alcanada, por conseguinte,

atravs da aliana entre os operrios do Norte e os camponeses pobres do Sul, com o objetivo de derrubar o Estado burgus, de fundar o Estado dos operrios e dos camponeses, de construir um novo aparelho de produo industrial que esteja a servio das necessidades da agricultura, da industrializao da atrasada agricultura italiana e, portanto, da elevao do nvel do bem-estar nacional em proveito das classes trabalhadoras (GRAMSCI, 2004b:35; grifos nossos).

Ora, entre a juventude da Sardenha e os primeiros anos em Turim, Gramsci defendera, com matizes separatistas, a luta dos meridionais contra um Norte indiferenciado segundo critrios de classe, onde tanto operrios quanto capitalistas eram declarados igualmente inimigos. Posteriormente, o autor havia compreendido a importncia da unio entre camponeses e operrios, mas colocando de forma difusa a relao entre a construo do Estado proletrio e a questo nacional italiana. Agora, no entanto, exatamente o momento em que a nao ganha, no discurso gramsciano, uma conotao mais forte e precisa, passando a ser claramente associada luta dos de baixo pela igualdade de direitos. Considerando, contudo, que a revoluo italiana no poderia se desenvolver na ausncia de um contexto internacional favorvel, ou seja, fora dos quadros de uma revoluo mundial, Gramsci no abandonava seu propsito internacionalista da formao de um governo operrio mundial.46 Era nesse sentido que o autor defendia a adeso do PSI III Internacional; essa adeso, segundo dizia, era fundamental, pois serviria como garantia para que as classes operrias dos diferentes pases colaborassem entre si num esforo de unvoco de emancipao, capaz de pr seus efetivos em movimento com a mesma rapidez e preciso com as quais atua, a servio e no interesse da burguesia, o poder mundial do capitalismo. E,
46

Gramsci, portanto, no era partidrio nem da doutrina stalinista do socialismo num s Pas, nem da tese trotskista da revoluo permanente (ataque fulminante ao capitalismo e socializao pelo alto).

60

por fim, afirmava: Em Livorno ser discutido o destino do povo trabalhador italiano; l ter incio um novo perodo na histria da nao italiana (GRAMSCI, 2004b:37). Ao contrrio do que pensava o revolucionrio sardo, a perspectiva de renovao do Partido Socialista no se confirmou. Em Livorno, nas eleies para a direo do Partido, venceu a antiga corrente majoritria, que apesar de ser favorvel adeso Internacional, recusava-se a expulsar os reformistas e a modificar a sigla partidria. Derrotada, a frao de Gramsci rompeu com o PSI e fundou o Partido Comunista da Itlia, seo da Internacional Comunista (DIAS, 2004b).

3.2 Comunistas e fascistas: a nao em disputa

Alguns meses aps a fundao do PCI, surgia tambm o Partido Nacional Fascista (PNF). Aos poucos, delineavam-se as duas principais foras polticas na disputa pela hegemonia sobre as massas italianas at o fim da Segunda Guerra Mundial, cada uma delas empunhando de forma diversa a bandeira da nao. No lado comunista, o envolvimento progressivo com a questo nacional poderia ser simbolizado atravs das vrias mudanas nos logotipos das carteirinhas de filiao ao PCI: a partir dos primeiros anos do fascismo no poder, tais documentos passaram a mesclar a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, bandeira da Itlia.47 interessante notar que o fascismo, ainda em fase de preparao, era anunciado por Mussolini como o anti-partido, isto , uma organizao fascista que no ter nada em comum com os credos, os dogmas, a mentalidade e os preconceitos dos velhos partidos (MUSSOLINI apud DIAS, 2004b:19). Depreciando profundamente o Estado parlamentar, mas tendo como alvo principal o Partido Socialista Italiano, a base dessa propaganda era o jornal Il Popolo dItalia (O Povo da Itlia), que sob a direo Mussolini reuna intelectuais de orientao sindicalista-revolucionria, nacionalista e futurista. Seu pblico alvo eram os excombatentes operrios e camponeses em sua maioria e trabalhadores em geral, o que passou a ser simbolizado, em 1918, com a mudana do seu subttulo: de dirio socialista passou para jornal dos combatentes e dos produtores. Alm da grave crise scio47

Foi o que pude observar por ocasio de um dilogo com o historiador italiano Luigi Biondi, quando, em seu escritrio, deparei-me com um quadro no qual era apresentada essa mudana nos logotipos das carteirinhas de filiao ao PCI ao longo de sua histria. De fato, conforme concordou o professor, daria muito bem para entender as transformaes na poltica do Partido a partir das mudanas nos referidos documentos. Infelizmente, por razes de ordem tcnica, no foi possvel conseguir uma reproduo desse quadro para anexar pesquisa.

61

econmica no ps-guerra, um dos temas mais explorados no jornal era o ressentimento com a vitria mutilada, ou seja, as parcas compensaes territoriais adquiridas pela Itlia ao fim da Guerra, por sua adeso Trplice Entente (DIAS, 2004b). Em 1919, preparado o terreno ideolgico para o seu surgimento, foram fundados os Fasci di Combattimento (Grupos de Combate). O termo fasci relembrava os grupos de camponeses sicilianos esmagados na luta pela diviso dos latifndios em 1894, assim como os grupos de voluntrios interveno italiana na Guerra em 1915. Tambm fazia referncia ao fascio, um tipo de cilindro composto por vrios feixes de madeira presos a um machado, que no Imprio Romano era utilizado em cerimnias militares para representar a unio das tropas em torno do lder, e que foi reapropriado pelo fascismo como um de seus smbolos principais aqui est explcito como as referncias nacionalistas ao passado, ressaltada por tantos estudiosos, relacionam-se a pretenses do presente e futuro.48 Sem uma plataforma poltica definida, o movimento fascista se propunha a restabelecer a lei e a ordem, assim como proteger a Itlia do bolchevismo. Inicialmente, seus quadros eram formados pela inteligncia de classe mdia, por pequenos e mdios proprietrios rurais e por ex-combatentes. Estes ltimos, segundo informa Hobsbawm (1995), compunham precisamente 57% dos primeiros fascistas italianos: tamanha adeso explicada pelo autor atravs do impacto inspirador da Guerra sobre uma camada considervel de indivduos para os quais o uniforme e a disciplina, o sacrifcio o prprio ou dos outros e o sangue, as armas e o poder eram o que fazia a vida masculina digna de viver (p.128). H de se ressaltar, tambm, que, conforme Domingos (2005), a guerra tem o poder de mudar os indivduos, deixando-os condicionados excitao, viciados emoo dos riscos de vida e morte: essa seria a razo pela qual os ex-combatentes costumam ser to problemticos, tornando-se comum seu envolvimento na violncia. Em meados de 1920, os fascistas passaram a se utilizar da violncia como forma de desagregar as organizaes de trabalhadores urbanos e rurais, para assim evitar o ocorrido no Binio Vermelho. Assassinar, espancar, fazer ingerir leo de rcino, queimar e saquear organismos da oposio como sindicatos, partidos e outras associaes eram atos vistos como formas de salvar a ptria (DUGGAN, 1994).

48

Inmeras citaes poderiam ser feitas a esse respeito. Na literatura pesquisada pude verificar esse trao em comum nos textos de Debray (1977), Domingos (2005), Habermas (2000) e Nairn (1975;1997). Presumo que essa caracterstica do nacionalismo venha a ser cada vez mais reforada nos estudos de outros pesquisadores, de modo que corrobore para o avano e difuso de uma teoria que carece de bases mais slidas e que, apesar da sua importncia para a compreenso da modernidade, ainda recebe uma ateno bastante deficitria por parte dos cientistas sociais.

62

Dado esse carter reacionrio, o fascismo conquistou a apoio financeiro de boa parte dos industriais, descontentes com a recusa do governo em responder de forma enrgica ao clima de revolta que havia conseguido paralisar a produo (DIAS, 2004b). O crescimento do movimento a partir de 1921, como ressalta Duggan (1994), foi bastante favorecido pela atitude de conivncia e at favorecimento por parte das autoridades policiais e militares, que se recusavam a prender os fascistas, chegando mesmo a lhes fornecer armas, munio e transporte; percebendo esse crescimento como algo irreversvel, at o governo passou a demonstrar simpatia pelo movimento. Os latifundirios, por sua vez, aderiram em peso ao fascismo. Suas milcias pessoais se confundiram com os fasci, mantendo a ordem no campo atravs da imposio do medo populao das vilas. Foi no Sul da Itlia onde o predomnio fascista se revelou em sua forma mais sanguinria, ameaando inclusive escapar ao controle dos prprios lderes do movimento. Em meio queles acontecimentos, Gramsci tentava apreender a natureza de classe do fascismo. Sua novidade essencial, conforme argumentava, era a de ser um movimento de massas organizado pela pequena burguesia urbana, camada da populao que at ento havia estado politicamente pulverizada e que se sentia economicamente prejudicada pela fase monopolista que o capitalismo italiano vinha atravessando a partir da Guerra; entretanto, seu objetivo primordial, como ia sendo revelado, era a defesa direta da propriedade industrial e agrcola contra os assaltos da classe revolucionria dos operrios e dos camponeses pobres (GRAMSCI, 2004b:32). Outra inovao captada por Gramsci (2004b) era a de que o fascismo, mesmo aps conquistar o apoio dos aparelhos legais do Estado e conseguir participao no Parlamento49, no abandonava sua atividade ilegal; por diferir das prticas da velha reao conservadora, tal ttica era classificada como subversivismo reacionrio (p. 68). A ao armada, no entanto, era objeto de divises internas no movimento fascista: se, por um lado, a camada urbana e parlamentar do fascismo, liderada por Mussolini, via a violncia como um meio para forar os opositores ao compromisso poltico no restabelecimento pleno da ordem, o estrato popular, predominantemente rural, por outro, acreditava que a fora e no a busca do consenso dos poderes executivo e legislativo era a forma legtima de transformao do Pas. Gramsci
49

Nas eleies legislativas de 1921 o fascismo conseguiu, com o apoio do primeiro ministro Giovanni Giolitti, eleger 35 deputados Cmara. Embora esse nmero estivesse bem abaixo dos 138 assentos conquistados por socialistas e comunistas, assim como dos 107 ganhos pelo recm surgido Partido Popular Italiano (de origem catlica e meridional), no deixava de ser visto em perspectiva histrica um sinal da ascenso poltica dos fascistas na Itlia (DUGGAN, 1994).

63

chegou a crer que essa divergncia latente se aprofundaria e se explicitaria, provocando a ciso e o enfraquecimento do fascismo, expectativa que logo se revelou falha. A fundao do PNF, em outubro de 1921, deu-se no sentido da busca da unidade progressiva do fascismo, mediante a formalizao de Mussolini cujo carisma e habilidade poltica j o colocavam acima das lideranas locais como sua autoridade mxima. O esforo de Mussolini para conservar o apoio das elites, e ao mesmo tempo responder presso que partia da base do movimento por uma revoluo fascista, culminou, em outubro de 1922, na Marcha sobre Roma. Reunindo milhares de fascistas em colunas armadas advindas de vrias partes do Pas, a marcha, alm de clara demonstrao de fora,

estava prenhe de associaes histricas. Para Mazzini, Garibaldi, e seus seguidores democrticos ela tinha sido [em 1849] igualmente um smbolo da regenerao nacional e dos meios atravs dos quais o povo iria tomar a Itlia para si mesmo e inaugurar uma nova era de grandeza espiritual50 (DUGGAN, 1994:204; traduo nossa).51

Logo em seguida, Mussolini foi proclamado primeiro ministro pelo Rei Vtor Emanuel III, obtendo a maioria parlamentar e poderes absolutos para governar a Itlia. Mas apesar de o fascismo ter chegado ao poder de forma constitucional, as prises e os assassinatos de opositores do regime no cessaram.52 Nesse momento, Gramsci estava em Moscou como representante do PCI no acompanhamento das atividades Comit Executivo da Internacional Comunista, que, durante seu IV Congresso, recomendou a frente nica dos partidos proletrios contra a violncia fascista (FIORI, 1979). No caso italiano, isso significava a fuso entre PCI e PSI, o que no ocorreu devido a resistncias em ambos os lados. Em meios s difceis discusses, Gramsci defendeu que o PCI deveria absorver a frao mais esquerda do PSI, denominada terceirista por sua fidelidade Internacional. Desde ento, passou a sustentar, tambm, que para estar frente dos trabalhadores italianos era necessrio que o PCI buscasse sua prpria unidade, para a qual era imprescindvel a formao de um grupo dirigente ideologicamente homogneo e disciplinado
50

O autor se refere proclamao da Repblica Romana em 1849 aps expulso dos austracos, que meses depois retomaram o controle sobre a cidade. 51 was pregnant with historical associations. For Mazzini, Garibaldi, and their democratic followers it had been both a symbol of national regeneration and the means whereby the people would take Italy for themselves and inaugurate a new era of spiritual greatness (DUGGAN, 1994:204). 52 Um dos casos de maior repercusso na poca foi o do deputado socialistas Giacomo Matteotti, que depois de proferir um duro discurso no Parlamento contra as violncias fascistas, foi seqestrado e morto. O assassinato gerou uma crise poltica momentnea que dividiu a Itlia, colocando em questo a participao de Mussolini no ocorrido e a natureza do governo fascista: seria este, afinal, subversivo ou constitucional? Entretanto, o medo da oposio parlamentar e das prprias elites em desencadear uma guerra civil levou ao rpido esgotamento da crise. Anos mais tarde ficou comprovado que Mussolini havia sido o mandante do crime (DUGGAN, 1994).

64

que, mesmo nas situaes mais adversas, no perdesse o contato com as massas e as mobilizasse na luta imediata pela reconquista de uma situao democrtica (GRAMSCI, 2004b).53 Esse era o fio condutor das vrias cartas enviadas do exterior ao Partido, mas que no surtiram efeito prtico devido distncia de Gramsci e desorientao generalizada dos companheiros em face da perseguio fascista. 54 Ao retornar Itlia, em maio de 1924, Gramsci foi eleito deputado pelo distrito do Vneto. Um ano depois, o autor proferiu seu primeiro e ltimo discurso na Cmara, acerca do projeto de lei sobre as associaes secretas, apresentado pelo Partido Fascista como medida para atingir a maonaria; no texto, contudo, a lei era justificada pela finalidade genrica de disciplinar a atividade das associaes, entidades e institutos, e a participao neles dos funcionrios pblicos (FIORI, 1979:239). Aps relembrar que, durante os primeiros anos aps a unificao italiana, a maonaria havia sido o nico meio eficaz da frgil burguesia no exerccio de sua influncia poltica, Gramsci colocava que aquela era umas das poucas organizaes burguesas ainda no submetidas influncia do fascismo; e argumentando que com o fascismo a maonaria no tinha razes de luta por objetivos opostos, mas apenas de concorrncia, afirmava que ambos chegariam a um compromisso e que, na realidade, a lei estava voltada sobretudo contra as organizaes operrias. O jovem deputado sardo, que ento contava com 34 anos, era interpelado diversas vezes por Mussolini, que por sua vez era questionado acerca dos motivos das prises de membros do PCI, quando estes se encontravam reunidos em grupos de pelo menos trs. Evasivamente, Mussolini respondia que eles eram presos simplesmente para que se pudesse conhec-los. Diante disso, Gramsci retrucava que o Partido Comunista j era considerado pelo Estado como uma organizao secreta, constituindo as prises injustificadas

uma forma de perseguio sistemtica que antecipa e justificar a nova lei. O fascismo adota os mesmos sistemas do governo Giolliti. Os senhores fazem o mesmo que os jagunos giolittianos faziam no Sul: prendiam os eleitores de oposio... para conhec-los (GRAMSCI, 2004b:306).

Aps uma voz afirmar que aqueles eram casos isolados e que Gramsci no conhecia o Sul, o sardo no s bradou que era um meridional, como tambm exps aos demais deputados
53

Isso no significava que Gramsci tivesse abandonado a causa da revoluo. Ele apenas acreditava que, luta contra o fascismo, seguir-se-ia um curto perodo de reafirmao das liberdades democrticas (intermezzo democrtico), permitindo uma melhora das condies de organizao poltica dos trabalhadores e, conseqentemente, da luta pela construo do Estado campons-operrio (GRAMSCI, 2004b). 54 Gramsci deveria retornar Itlia ao final de 1922, mas aps saber que havia sido expedido um mandado de priso contra ele e vrios outros comunistas, permaneceu em Moscou at novembro de 1923, quando ento seguiu para Viena.

65

que o capitalismo se desenvolveu na Itlia atravs da opresso poltica sobre a populao camponesa, especialmente no Sul. E, demonstrando que ainda possua o regionalismo flor da pele, protestou:

Os senhores sentem hoje a urgncia de tais problemas e, por isso, prometem um bilho para a Sardenha, prometem obras pblicas e centenas de milhes para todo o Sul. Mas, para fazerem um trabalho srio e concreto, deveriam comear a restituir Sardenha os 100-150 milhes de impostos que a cada ano so extorquidos populao sarda! Deveriam restituir ao Sul as centenas de milhes em impostos que a cada ano so extorquidos populao meridional (GRAMSCI, 2004b:308).

Mas ao mesmo tempo em que falava como sardo, o discurso pregado por Gramsci no deixava de ser tambm o da grande afirmao da unidade popular italiana. Isso fica claro ao final de sua interveno, quando o autor ento afirma que o carter opressor da lei teria como efeito a aproximao entre camponeses e operrios, no impedindo a radicalizao do movimento revolucionrio, porque somente ele representa hoje a situao de nosso pas (ibidem:311). De fato, como sustentara Gramsci, a aprovao da referida lei logo revelou sua verdadeira motivao: foi um passo para que, em 1926, Mussolini declarasse ilegais todos os partidos de oposio, ao que logo se seguiu a censura da imprensa e a supresso das liberdades individuais pela Lei de Segurana Pblica.

3.3 A situao italiana e as tarefas do PCI

O recrudescimento da perseguio sistmica pelo regime fascista, que ento entrava em sua fase explicitamente autoritria, fez com que Gramsci elaborasse um programa de reestruturao do Partido, para melhor adequ-lo ao enfrentamento daquela difcil situao. Durante o III Congresso Nacional do PCI, realizado em janeiro de 1926 na cidade francesa de Lyon para evitar a represso, o autor apresentou o texto intitulado A situao italiana e as tarefas do PCI, que posteriormente ficaria mais conhecido como as Teses de Lyon. Submetido apreciao dos membros, que na ocasio elegeriam um novo comit executivo para o Partido, o texto seguia uma linha de exposio pedaggica, comportando uma anlise sinttica da estrutura social italiana e da poltica seguida pela burguesia italiana, desde o fim da unificao territorial at o advento do fascismo ao poder; da eram extradas as orientaes

66

tticas, estratgicas e organizativas a serem seguidas pelo PCI para sua constituio enquanto partido revolucionrio de massas. Partindo da constatao de que a sociedade italiana encontrava-se estruturada com base no predomnio poltico e econmico da burguesia industrial sobre as demais camadas da populao, Gramsci argumentava que, todavia, tal situao se sustentava sobre frgeis alicerces. Em primeiro lugar, isso se devia ao dbil desenvolvimento da indstria, por sua vez relacionado carncia de matrias primas e incapacidade de absorver a maior parte da mode-obra do Pas. Dessa forma, a base da economia italiana continuava a ser a agricultura, atividade na qual a variabilidade de condies do solo e de sistemas de trabalho provocava uma grande diferenciao das classes rurais, majoritariamente constitudas pelos estratos mais pobres. Para controlar a economia nacional, a burguesia industrial tinha, assim, de recorrer a um sistema de compromissos econmicos com os grandes proprietrios agrcolas, a exemplo do protecionismo alfandegrio. Da Gramsci conclua que, na Itlia, no ocorre a tradicional luta econmica entre industriais e latifundirios, nem tem lugar a alternncia de grupos dirigentes que tal luta determina em outros pases. Luta que sequer suscitada pela necessidade de garantir a transferncia de mo de obra do campo para as fbricas, j que tal afluxo assegurado pela abundncia de populao agrcola pobre, que caracterstica da Itlia (GRAMSCI, 2004b:323). Forjado em detrimento dos interesses da maioria, esse pacto elitista tinha como resultados

o dficit oramentrio, a paralisia do desenvolvimento econmico de regies inteiras (Sul, Ilhas), a impossibilidade de que surja e se desenvolva uma economia mais adequada estrutura do pas e a seus recursos, a misria crescente da populao trabalhadora, a existncia de um contnua corrente de emigrao e o conseqente empobrecimento demogrfico (idem).

Contudo, a falta de um controle pleno da burguesia italiana sobre a economia se refletia na organizao da superestrutura poltica. Para conservar a unidade do Estado, a classe industrial precisava firmar um complexo compromisso poltico com os latifundirios e a pequena burguesia (profissionais liberais, funcionrios pblicos etc.), camadas que no deixavam de expressar reivindicaes especficas na diviso do poder poltico. Isso punha em

67

risco a prpria unidade estatal apoiada no referido compromisso55, que explicado pelo autor atravs da seguinte metfora:

Tal compromisso atribui s populaes trabalhadoras do Sul uma posio anloga quela das populaes coloniais. A grande indstria do Norte assume diante delas a funo da metrpole capitalista; ao contrrio, os latifundirios e a prpria burguesia mdia do Sul colocam-se na situao daqueles segmentos que, nas colnias, aliam-se s metrpoles para manter subjugada a massa do povo trabalhador. A explorao econmica e a opresso poltica, portanto, se unem para fazer da populao trabalhadora do Sul uma fora continuamente mobilizada contra o Estado (GRAMSCI, 2004b:325).

E diante desse cenrio marcado pela heterogeneidade de intesses, Gramsci afirma que:

o proletariado se apresenta como o nico elemento que, por sua prpria natureza, tem uma funo unificadora e coordenadora de toda a sociedade. Seu programa de classe o nico programa unitrio, ou seja, o nico cuja realizao no leva ao aprofundamento das contradies entre os diversos elementos da economia e da sociedade e no leva ao rompimento da unidade do Estado (idem; grifo nosso).

Conforme explica o autor, a unidade estatal havia tido sua maior debilidade entre 1870 e 1890. Nesse perodo, embora a burguesia e a inteligncia de classe mdia concordassem no objetivo de manter o Estado unificado, divergiam quanto forma que ele deveria assumir: a primeira defendia a monarquia constitucional, enquanto a segunda a repblica. A situao era agravada pela reunio, em torno do Vaticano, de um imenso bloco agrrio anti-estatal, formado pela massa de camponeses sob liderana dos padres e dos latifundirios: atravs desse bloco, o Vaticano se propunha a reagir contra o Estado unitrio e liberal e, ao mesmo tempo, constituir um exrcito de reserva contra o avano socialista, procovado pelo desenvolvimento da indstria (GRAMSCI, 2004b:327). Na dcada que vai de 1890 a 1900, a burguesia buscou a resoluo desses problemas atravs de uma srie de medidas polticas e econmicas. Entre elas, estavam a ampliao de sua influncia de classe atravs do incentivo ascenso poltica de representantes da burguesia intelecual ao poder, bem como do estabelecimento do protecionismo alfandegrio, que subtraiu Igreja o apoio dos grandes proprietrios. E, ainda, face s primeiras
Um reflexo dessa problemtica j aparecia, para o autor, na organizao do exrcito antes da Guerra: Um crculo restrito de oficiais, desprovidos do prestgio de lderes (velhas classes dirigentes rurais, novas classes industriais), tem sob seu comando uma casta de oficiais subalternos burocratizados (pequena burguesia), casta que incapaz de servir como ponto de ligao com a massas dos soldados, indisciplinada e abandonada a si mesma (GRAMSCI, 2004b:324).
55

68

insurreies camponesas no Sul pela posse da terra, a burguesia industrial reagiu por meio da represso militar. J em face do crescimento do movimento operrio, verificado no incio do novo sculo, os industriais lanaram mo da corrupo poltica das lideranas mais avanadas dos trabalhadores (ver captulo 2, item 2.1), que Gramsci (2004b) chama de aristocracia operria. Mas, segundo autor, esse mtodo no sobreviveu aps 1918, quando todas as contradies imanentes ao organismo social italiano afloram com a mxima crueza, graas ao despertar para a vida poltica at mesmo das massas mais atrasadas, provocado pela guerra (p. 330). Se nesse perodo o proletariado revolucionrio no conseguiu liderar a grande maioria da populao trabalhadora em direo construo do Estado operrio, isso se relacionou, de acordo com Gramsci, s deficincias tticas, organizativas e estratgicas do Partido Socialista. A vitria do fascismo em 1922 deve, portanto, ser considerada no como uma vitria obtida contra a revoluo, mas como conseqncia da derrota causada s foras revolucionrias por suas prprias deficincias (ibidem:331). Em sua essncia, prosseguia o autor, o fascismo no rompia com o objetivo das elites italianas de promover o desenvolvimento capitalista em detrimento dos interesses da maioria trabalhadora e, de fato, no h outra maneira de se desenvolver o capitalismo. Uma das peculiaridades do movimento, entretanto, estava em sua base social, constituda pela pequena burguesia urbana e por uma nova burguesia agrria, originada da transformao da propriedade rural que o capitalismo havia provocado em algumas regies da Itlia atravs de medidas como a diviso dos terrenos, o financiamento bancrio, entre outros. Tais camadas encontravam unidade ideolgica e organizativa nos grupos paramilitares de voluntrios Guerra, servindo-se de tticas de guerrilha (ver item 3.2 deste captulo) para desagregar as organizaes dos trabalhadores. Isso permitia aos fascistas a busca da conquista do Estado em aparente oposio aos velhos polticos do passado. Outra diferena do fascismo, em relao burguesia industrial, era a nova maneira como concebia a unio poltica entre as camadas reacionrias:

Os fascistas substituem a ttica dos acordos e dos compromissos pelo objetivo de realizar uma estreita unidade de todas as foras da burguesia num s organismo poltico, sob o controle de uma nica central, que deveria dirigir ao mesmo tempo o partido, o governo e o Estado. Este objetivo corresponde vontade de resistir at o fim contra qualquer ataque revolucionrio, o que permite ao fascismo recolher as adeses da parte mais decididamente reacionria da burguesia e dos latifundirios (GRAMSCI, 2004b:332).

69

Economicamente, o fascismo favorecia a maior concentrao de riqueza nas mos dos industriais e dos grandes proprietrios, atravs do aumento do protecionismo alfandegrio (ver captulo 2, item 2.1), da supresso dos bancos meridionais e controle de suas poupanas pelo Estado, entre outras medidas de carter financeiro e fiscal. E como dizia o autor, o carro chefe de toda ao no s econmica, mas poltica e ideolgica do regime era sua tendncia ao imperialismo, expresso da necessidade sentida pelas classes dirigentes industriaisagrrias italianas de encontrar os elementos para a resoluo da crise da sociedade italiana fora do campo nacional (GRAMSCI, 2004b:335).56 Para Gramsci, tudo isso provocava profundas reaes das massas, com destaque para a separao cada vez maior entre o Estado e a populao meridional. O fascismo acirrava ainda mais o sistema de explorao colonial do Sul, favorecendo a aproximao entre os camponeses e o proletariado para a resoluo da Questo Meridional. Perante a possibilidade da aproximao entre essas duas classes, o regime reagia preventivamente mediante intimidao militar e estrito controle sobre a participao dos trabalhadores na vida poltica do Pas como o atrelamento dos sindicatos ao Estado , o que acabava resultando num desequilbrio entre a relao real das foras sociais e a relao das foras organizadas, razo pela qual, a um aparente retorno normalidade e estabilidade, corresponde um aguamento de contradies que, a qualquer momento, podem irromper por outros caminhos (GRAMSCI. 2004b:337). Nessa conjuntura, Gramsci considera que, em 1926, o PCI se encontra na fase de preparao poltica da revoluo e que suas tarefas fundamentais, nas quais est implcita a questo nacional, so:

1) organizar e unificar o proletariado industrial e agrcola para a revoluo; 2) organizar e mobilizar em torno do proletariado todas as foras necessrias para a vitria revolucionria e para a fundao do Estado operrio; 3) apresentar ao proletariado e seus aliados o problema da insurreio contra o Estado burgus e da luta pela ditadura proletria, bem como gui-los poltica e materialmente para a soluo deste problema

O desejo de domnio externo, sem sombra de dvida, faz-se bastante presente na grande maioria das manifestaes do fenmeno nacionalista observadas at hoje. Mas seria possvel que, no sculo XXI, se difundisse com maior vigor uma expresso do nacionalismo que prescindisse de tal caracterstica? Tal questo levantada por Nairn (1997) a ttulo de provocao: em seu livro, o autor no deixa de acreditar na emergncia de um nacionalismo cada vez mais voltado para a cidadania que para as diferenas tnicas. Para mim isso demonstra que, apesar de nos debruarmos com tanto afinco para estudar da maneira mais objetiva as questes referentes nao, importante que no abandonemos nossos ideais polticos, uma vez que eles prprios constituem a razo maior da nossa dedicao s Cincias Sociais. Acredito que o conhecimento cientfico no fruto de mera curiosidade e que a cincia no deve ser um fim em si mesmo.

56

70

atravs de uma srie de lutas parciais (GRAMSCI. 2004b:341; grifos nossos).

Para tanto, o autor defendia que o PCI se bolchevizasse, ou seja, adotasse algumas caractersticas do Partido Bolchevique russo.57 Em primeiro lugar, era necessrio construir uma unidade ideolgica baseada no marxismo-leninismo, a doutrina marxista adequada aos problemas do perodo do imperialismo e do incio da revoluo proletria (ibidem:342). Isso se devia, principalmente, atitude da corrente at ento majoritria no PCI, encabeada por Amadeo Bordiga. Este defendia, com uma postura extremamente sectria e oposta de Gramsci, a absteno do Partido nas eleies, a recusa de qualquer tipo de aliana social e poltica, a irrelevncia da realizao de uma atividade educativa dos filiados e a inutilidade das lutas parciais do proletariado em sua mobilizao para a revoluo, j que esta derivaria fatalmente do desenvolvimento do capitalista.58 Em suma, Bordiga supunha que a tarefa dos comunistas era criar um partido de puros, de intransigentes, de poucos mas bons (COUTINHO, 1989:21). A prpria ascenso do fascismo, que Bordiga considerara improvvel, ps em cheque suas posies e revelou a urgncia de uma guinada na orientao doutrinria dos comunistas italianos. Em segundo lugar, o PCI, compreendido como parte da classe operria uma vez que a capacidade de dirig-la, segundo Gramsci (2004b), decorria no do fato de que o Partido se proclamasse o rgo revolucionrio do operariado, mas do fato de que ele efetivamente se revele capaz (...) de se ligar a todos os segmentos de tal classe e de imprimir massa um movimento na direo desejada e que encontre respaldo nas condies objetivas (p. 356) deveria enfrentar sua situao de ilegalidade organizando-se em clulas, ou seja, com base nos locais de produo. Alm de simbolizar a opo de classe do Partido, esse tipo de organizao se faria presente no cotidiano dos operrios, no perdendo de vista a ligao orgnica do ncleo dirigente com a massa trabalhadora e permitindo, dessa forma, a gerao de uma solidariedade que minasse desde baixo a possibilidade do engessamento da ao partidria por uma casta burocrtica. As clulas serviriam, ainda, como meio para a extenso de toda uma rede de educao poltica s bases do Partido, difundindo princpios como a disciplina59 e a

57

A bolchevizao das vrias sees nacionais havia sido proposta durante o V Congresso da III Internacional, realizado em 1924 na Rssia. 58 Apesar de crtico ferrenho do PSI, Bordiga permanecia ligado velha concepo economicista-fatalista da revoluo. 59 Como bem entenderia o autor nos Cadernos do Crcere, disciplina assimilao consciente e lcida da diretriz a realizar, o que, por sua vez, no anula a personalidade em sentido orgnico, mas apenas limita o arbtrio e a impulsividade irresponsvel, para no falar da ftua vaidade de se sobressair (GRAMSCI, 2002b:308-309).

71

importncia da atuao coletiva prtica, bem como para a constante seleo de quadros dirigentes mediante eleies. Preocupado, entretanto, com a ameaa da democracia interna do Partido em face da constante presso exercida pelo fascismo, o comunista sardo advertia que o princpio das eleies para os rgos dirigentes no era absoluto, mas relativo s condies do embate poltico. Quando tal princpio sofresse limitaes, era necessrio, conforme raciocinava o autor, que os rgos centrais e perifricos do Partido considerassem seu poder no como resultante de arbitrariedade, mas como algo derivado da vontade do prprio Partido, devendo ento empenhar-se para multiplicar os laos do mesmo com a massa dos companheiros e da classe operria. Gramsci (2004b) enfatizava, ainda, que

Esta ltima necessidade particularmente sentida na Itlia, onde a reao obrigou e ainda obriga uma forte limitao da democracia interna. A democracia interna depende tambm do grau de capacidade poltica dos rgos perifricos e dos companheiros que trabalham na periferia. A ao que o centro exerce para ampliar esta capacidade torna possvel uma extenso dos sistemas democrticos, com a conseqente reduo cada vez maior do sistema de cooptao e da resoluo das questes organizativas locais mediante intervenes pelo alto (p. 351-352).

Por fim, Gramsci defendia que o Partido conectasse toda reivindicao imediata dos trabalhadores fossem elas polticas ou econmicas sua estratgia de combate ao capitalismo. Acreditando na impossibilidade de uma melhora duradoura nas condies de vida dos trabalhadores durante a vigncia do fascismo, o autor argumentava que, por outro lado, a elaborao de um programa de lutas parciais (combate monarquia, liberdade sindical, controle operrio da indstria, terra aos camponeses) pelo Partido era nico maneira possvel de mobilizar as massas em seu favor, inclusive rompendo a influncia dos partidos antifascistas que as punham numa posio de passividade perante o regime. Em ltima instncia, toda essa agitao deveria levar, inexoravelmente, guerra civil, diante da qual Gramsci ponderava que

a atividade de grupos armados, at mesmo como reao violncia fsica dos fascistas, s ter valor na medida em que estiver ligada a uma reao das massas ou for capaz de suscit-la e prepar-la, obtendo no campo da mobilizao de foras materiais o mesmo valor que tm as greves e as agitaes econmicas particulares para a mobilizao geral das energias dos trabalhadores em defesa dos seus interesses de classe (GRAMSCI, 2004b:360).

72

Acolhidas como o programa poltico mais adequado grave situao enfrentada pelos comunistas italianos, as Teses foram aprovadas pela esmagadora maioria presente ao Congresso de Lyon, alando o grupo de Gramsci posio de ncleo dirigente do PCI. Mas como ele mesmo colocara numa carta de 1923, enviada de Moscou aos companheiros, era preciso

dar uma importncia particular questo meridional, ou seja, questo segundo a qual o problema das relaes entre camponeses e operrios se pe no apenas como um problema de relao de classe, mas tambm e em particular como um problema territorial, isto , como um dos aspectos da questo nacional (GRAMSCI, 2004b:140).

Foi assim que, ao retornar da Frana no incio de 1926, Gramsci comeou a escrever aquele que se tornaria um dos seus mais conhecidos escritos: a Questo Meridional.

3.4 A Questo Meridional e os intelectuais

Em Notas sobre o problema meridional e sobre a atitude diante dele dos comunistas, dos socialistas e dos democratas, ensaio que anos aps a morte do autor seria publicado sob o ttulo de Alguns temas da questo meridional, Gramsci tenta analisar as particularidades da estruturao do poder poltico e scio-econmico no Sul da Itlia em relao s demais regies do pas. Apesar de ter restado inconcluso devido priso do autor pelo regime fascista, o referido texto j adianta, em certo sentido, um dos pontos cruciais na discusso do conceito de hegemonia que seria empreendida pelo autor nos Cadernos do Crcere: a saber, o de que uma classe, para ascender posio de classe dirigente de uma determinada sociedade, deve saber compreender e assimilar as reivindicaes das demais classes que lhe so aliadas em potencial. No caso do proletariado italiano, segundo Gramsci, isso se traduzia na busca do consenso das grandes massas de camponeses meridionais, atravs da incorporao da luta pela reforma agria na agenda poltica proletria. Para tanto, o autor insistia enfaticamente na necessidade prvia de que o proletariado se livrasse completamente dos resduos corporativistas ainda presentes em suas fileiras. Conforme dizia, era fundamental que o metalrgico, o marceneiro e o pedreiro pensassem no apenas como proletrios, mas como membros de uma classe cuja tendncia era dirigir os camponeses e os intelectuais na derrubada revolucionria do sistema capitalista.

73

Por outro lado, por sofrer a influncia inconsciente do ensino, da imprensa e dos costumes burgueses, Gramsci defendia tambm que o proletariado se despojasse de toda uma carga de preconceitos internalizados ao longo do tempo em relao aos camponeses. E, como assinalava o autor, um dos preconceitos mais veiculados na Itlia at ento, inclusive pelo PSI, era aquele segundo o qual

o Sul a bola de chumbo que impede progressos mais rpidos para o desenvolvimento civil da Itlia; os sulistas so seres biologicamente inferiores, semibrbaros ou brbaros completos, por destino natural; se o Sul atrasado, a culpa no do sistema capitalista ou de qualquer outra causa histrica, mas da natureza, que fez os sulistas poltres, incapazes, criminosos, brbaros, temperando esta sorte madrasta com a exploso puramente individual de grandes gnios, que so como as palmeiras solitrias num deserto rido e estril (GRAMSCI, 2004b:409).60

Mas alm dessa descrio, que serve muito bem como sntese de uma idia ainda hoje presente no Brasil61 bastando-se fazer a inverso dos plos geogrficos Gramsci ressalta que, no Sul, tambm se construam representaes negativas acerca dos concidados do Norte do Pas, o que exemplificado atravs de algo bastante interessante. Trata-se de um dilogo entre um operrio e um soldado campons, narrado pelo primeiro durante as barricadas de agosto de 1917 em Turim:

Aproximei-me de um bivaque na Praa X (os soldados sardos, nos primeiros dias acamparam nas praas como numa cidade sitiada) e falei com um jovem campons que me acolhera cordialmente por ser ele tambm de Sassari. O que vocs vieram fazer em Turim?, perguntei. Viemos atirar contra os senhores que fazem greve. Mas os que fazem greve no so senhores, contestei, so operrios e so pobres. Ele retrucou: Aqui so todos senhores, usam palet e gravata; ganham 30 liras por dia. Conheo como so os pobres e sei como se vestem; em Sassari, sim, existem muitos pobres; todos os que cavamos a terra somos pobres e ganhamos 1,50 lira por dia. Mas eu tambm sou operrio e sou pobre. Voc pobre, disse ele, porque sardo. Mas se eu fizer greve com os outros, voc vai atirar em mim? O soldado refletiu um pouco, depois ps a mo no meu ombro e disse Olhe, quando voc fizer greve com os outros, fique em casa! (GRAMSCI, 2004b:414).

60

Historiadores como Bertonha (2005) e Duggan (1994) informam que essa percepo pejorativa do Sul por parte dos nortistas sobrevive na atualidade, apesar do maior desenvolvimento da Itlia. Certa vez pude ter um indcio disso quando conversava com um comerciante milans, dono de um bar na Praia de Iracema; ao questionar-lhe acerca de sua opinio sobre o Sul, o comerciante imediatamente esboou uma expresso de reprovao e respondeu: aquilo um bando de animais! 61 Claro que no com a intensidade e o carter de verdade cientfica das pocas de Euclides da Cunha e Paulo Prado, mas ainda assim passvel de verificao em diferentes mbitos da nossa sociedade, inclusive no acadmico.

74

Com efeito, tanto o operrio quanto o campons eram pobres. Contudo, observa-se que os vnculos baseados na origem regional comum revelavam-se muitos mais fortes que as semelhanas scio-econmicas existente entre ambos; mais do que isso, o prprio fato de ser sardo, para o campons, j subtendia ser pobre. Como sardo, Gramsci j experimentara, no alvorecer de sua juventude, o sentimento de dio contra os operrios (os continentais, conforme visto no primeiro captulo) que, face s graves disparidades regionais italianas, aquela representao era capaz de incutir nas massas meridionais. E esse foi um fator fundamental para que o autor percebesse que a aliana entre camponeses e operrios demandava a construo de vnculos mais fortes entre as camadas populares italianas; vnculos estes que, conforme Gramsci deixa transparecer em seu texto, s poderiam ser estabelecidos com base na nacionalidade, pois, segundo afirmava, s so amplamente nacionais [isto , representam a maioria da nao ] e portadoras do futuro duas sociais: o proletariado e os camponeses (GRAMSCI, 2004b:435).62 O Sul definido por Gramsci (2004b) como uma grande desagregao social, uma vez que os camponeses, que constituem a maioria da populao meridional, no tm nenhuma coeso entre si; a sociedade meridional classificada como um grande bloco agrrio, constitudo por trs estratos: a grande massa camponesa amorfa e desagregada; os intelectuais da pequena e mdia burguesia rural; e os grandes proprietrios agrrios e os grandes intelectuais (p. 423). Conforme raciocina o autor, a relao entre esses estratos se dava da seguinte forma: o estrato mdio dos intelectuais recebia o impulso para sua atividade poltica e ideolgica da base camponesa em constante fermentao, a qual permanecia privada de uma expresso centralizada, pois, em ltima instncia, todo esse conjunto de manifestaes acabava sendo controlado politicamente pelos latifundirios e ideologicamente pelos grandes intelectuais. Eram os intelectuais meridionais, para Gramsci, um dos estratos sociais mais importantes da vida nacional italiana, uma vez que ocupavam mais de trs quintos da burocracia estatal do pas. Tal estrato, como explicava o autor, originava-se dos pequenos e mdios proprietrios de terras, camada cujos ganhos econmicos advinham do arrendamento ou da meao da propriedade fundiria e da qual os intelectuais herdavam a averso ao trabalho manual e o medo latente da revolta camponesa. Pertenciam, ainda, a esse estrato, os padres meridionais, que se apresentavam aos camponeses das seguintes formas: como
nesse sentido que o autor fala ainda, por exemplo, em conservar a solidariedade das massas camponesas e dirigir a produo industrial para um trabalho til de paz e de fraternidade entre a cidade e o campo, entre Norte e Sul (GRAMSCI, 2004b:407). Ora, que solideriedade e que fraternidade poderiam ser estabelecidas entre as regies italianas se se prescindisse da vinculao nacionalidade?
62

75

administrador de terras, com qual os camponeses entravam em conflito devido ao valor do arrendamento; como agiota, que cobrava altas taxas de juros e se valia do elemento religioso para obter de forma segura o pagamento; e como um homem comum, submetido s paixes comuns, o que aumentava ainda mais a desconfiana do campons para com os padres. Assim, tais caractersticas faziam dos intelectuais meridionais o elo tradicional de ligao entre a grande massa camponesa desorganizada, por um lado, e o grupo dominante dos latifundirios, por outro. Essa mediao era exercida atravs da influncia, sobre os movimentos camponeses, dos partidos polticos locais, compostos por intelectuais e controlados pelos grandes proprietrios, bem como da utilizao das instituies pblicas de forma clientelista. Nas palavras do autor, esse era o tipo de organizao mais difundido em todo o Mezzogiorno, que punha em funcionamento um monstruoso bloco agrrio que, em seu conjunto, atua como intermedirio e controlador a servio do capitalismo setentrional, e cuja nica finalidade conservar o status quo (GRAMSCI, 2004b:428). Acima desse bloco agrrio, segundo Gramsci, atuava um bloco dominado por grandes intelectuais, como Benedetto Croce, cujo papel seria o de impedir que a questo meridional viesse a ser formulada de maneira radical entre os demais intelectuais no Sul ou seja, no sentido de uma reforma agrria. Assim se prevenia a ocorrncia de srias fissuras no sustentculo ideolgico da dominao das elites agrrias; da a afirmao de Gramsci de que Croce tinha assumido uma importante funo nacional, na medida em que separou os intelectuais radicais do Sul das massas camponesas, fazendo com que fossem integrados ao crculo de influncia do bloco agrrio e da burguesia nacional. Apesar de reconhecer j ter sofrido a influncia de Croce, Gramsci afirmava que ele e seus companheiros de LOrdine Nuovo representavam uma completa ruptura com aquela tradio intelectual, na medida em que concebiam o proletariado industrial como protagonista da questo meridional, alada categoria de problema essencial da questo nacional italiana. Em termos prticos, a resoluo da questo meridional passaria pela organizao autnoma de massas cada vez maiores de camponeses pobres, para a qual era imprescindvel a criao de uma tendncia de esquerda no estrato dos intelectuais, pois s muito lentamente que se podia formar um estrato prprio de intelectuais no seio do proletariado revolucionrio. A grande tarefa do proletariado, segundo o autor, estava inescapavelmente ligada sua capacidade de desagregar o bloco intelectual que a armadura flexvel, mas extraordinariamente resistente do bloco agrrio (p. 435).

76

CONCLUSO

Lidar com temticas que implicam numa aproximao terica com os conceitos de nao e nacionalismo ainda se revela tarefa difcil, uma vez que inexistem definies amplamente aceitas sobre os referidos termos. Trabalhar com a problemtica do internacionalismo, por outro lado, torna-se ainda mais rduo: at o presente momento, poucos foram os que se arriscaram a questionar o significado de algo to presente no vocabulrio poltico marxista e, ao memo tempo, to reificado pelo mesmo. Esse foi o principal obstculo realizao dessa pesquisa, que, longe de ter apresentado uma definio do termo em questo, buscou fornecer, atravs da anlise de um caso especfico, elementos para a realizao de uma discusso mais livre de juzos de valor sobre o assim chamado internacionalismo proletrio. A partir das informaes por ora reunidas sobre a vida e a militncia poltica de Gramsci, coloco-me ao lado daqueles que sustentam que o internacionalismo no mantm uma relao de simples oposio, ou mesmo de superao, face ao nacionalismo. A discusso aqui realizada, tratando dos dilemas enfrentados pelo autor sardo no sentido da mobilizao revolucionria dos trabalhadores italianos, reitera o que j vem sendo defendido em outras pesquisas do Observatrio das Nacionalidades: a relao entre nacionalismo e internacionalismo, ao contrrio do que pensa o senso corrente, , na verdade, de surpreendente complementaridade. Complementaridade esta que, conforme foi interpretado ao longo desta dissertao, evidenciada na ao poltica. Sintetizo a seguir os principais pontos do meu raciocnio. Inicialmente, tentei demonstrar que Gramsci foi, antes de tudo, um regionalista. Foi atravs do apego a sua ptria sarda, percebida como colnia de explorao submetida ao Norte desenvolvido e industrializado, que o autor a se engajou na luta poltica. O sentimento regionalista de Gramsci constituiu, assim, a raiz de suas motivaes polticas posteriores, inclusive o internacionalismo. No possvel entender as preocupaes do autor com a civilizao, a humanidade e a unio dos proletrios de todo o mundo se no se leva em conta esse trao crucial de seu pensamento. Posteriormente, argumentei sobre a lenta aproximao de Gramsci com o movimento operrio turins, o que se deveu desconfiana do autor sardo em relao ao Partido

77

Socialista Italiano, uma vez que este abrigava teses racistas sobre o subdesenvolvimento do Sul da Itlia e no se opunha ao protecionismo governamental da grande indstria do Norte. Foi somente aps constatar a diviso de interesses que opunha os trabalhadores como um todo elites agrrias e industriais italianas, que Gramsci aderiu efetivamente ao socialismo, dando incio sua atividade partidria. Face a exploso da Primeira Guerra, e com o advento da Revoluo Russa, Gramsci passou a manter uma firme crena na construo de um sistema poltico proletrio, internacionalista e solidrio, no deixando, contudo, de se preocupar com a luta nacional por uma Itlia socialmente mais justa, na qual seus concidados detivessem um melhor acesso educao e um melhor padro de vida material. Nesse sentido, observando a maior organizao dos operrios em relaco aos demais setores populares, Gramsci concebeu a classe operria como a vanguarda do proletariado italiano, que deveria revolucionar o Pas atravs do movimento pelos Conselhos de Fbrica. Finalmente, demonstrei que a derrota da experincia conselhista, bem como o avano do fascismo, levaram a um maior aprofundamento do pensamento de Gramsci acerca da estratgia revolucionria proletria, a qual deveria passar, obrigatoriamente, pela questo nacional. Conforme percebeu o autor, a luta do proletariado no poderia mais se limitar fbrica, s podendo obter xito na medida em que perseguisse a construo de uma efetiva aliana entre os operrios do Norte e a grande massa camponesa do Sul, aliana esta voltada para a resoluo da questo meridional e para a realizao da unidade nacional italiana em bases estritamente populares. Para tanto, Gramsci sentiu a necessidade da gerao de uma solidariedade poltica que, ultrapassando as semelhanas scio-econmicas, fosse baseada em vnculos nacionais. Concluo que Gramsci dedicou sua vida no apenas concretizao do ideal da unio proletria mundial, mas tambm luta por direitos entre as camadas menos favorecidas da sociedade italiana: durante sua militncia, o revolucionrio sardo esteve sempre posicionado entre a classe e a nao, constituindo este seu grande dilema poltico. A luta por direitos, conforme espero ter dado a entender neste trabalho de mestrado, um poderoso fator na construo das nacionalidades; com base nisso que compreendo que Gramsci, alm de internacionalista, no deixou de ser, tambm, um nacionalista.

78

REFERNCIAS

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Lisboa: Edies 70, 2005.

______. Introduo. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

ANDERSON, Perry. Internacionalismo: un breviario. New Left Review, Madri, n. 14, p.5-25, mai./jun. 2002.

BALAKRISHNAN, Gopal. A imaginao nacional. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BAUER, Otto. A nao. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

______. La cuestin de las nacionalidades y la socialdemocracia. Ciudad de Mxico: Siglo Veintiuno, 1979.

BERTONHA, Joo Fbio. Os italianos. So Paulo: Contexto, 2005.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento poltico. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

DEBRAY, Rgis. Marxism and the national question. New Left Review, Londres, v.1, n. 105, p. 25-41 set./out. 1977.

79

DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci em Turim: a construo do conceito de hegemonia. So Paulo: Xam, 2000.

______. Notas para o estudo da conjuntura em que se move o pensamento gramsciano: do giolittismo guerra mundial. Campinas: UNICAMP, v.1, 2004a.

______. Notas para o estudo da conjuntura em que se move o pensamento gramsciano: do ps-guerra fundao do PCI. Campinas: UNICAMP, v.2, 2004b.

DOMINGOS, Manuel. O militar e a civilizao. Tenses Mundiais: revista do Observatrio das Nacionalidades, Fortaleza, v.1, n.1, jul./dez. 2005.

DOMINGOS, Manuel; MARTINS, Mnica Dias. Tenses Mundiais: revista do Observatrio das Nacionalidades, Fortaleza, v.2, n.1, jan./jul. 2006.

DUGGAN, Christopher. A concise history of Italy. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

______. Os alemes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

FIORI, Giuseppe. A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GALLISOT, Ren. Nao e nacionalidade nos debates do movimento operrio. In: HOBSBAWM, Eric. Histria do Marxismo: o marxismo na poca da Segunda Internacional. Rio de Janeiro, Paz e Terra, v.4, 1984.

GOMES, Daniel de Oliveira R. A participao popular na experincia dos conselhos comunitrios de defesa social em Fortaleza: participao democrtica? Fortaleza: UECE, 2004.

80

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do crcere: Maquiavel: notas sobre o Estado e a poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v.3, 2002a.

______. Cadernos do crcere: O Risorgimento: notas sobre histria da Itlia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v.5, 2002b.

______. Escritos polticos (1910-1920). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v.1, 2004a.

______. Escritos polticos (1921-1926). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v.2, 2004b.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1978.

HABERMAS, Jnger. Realizaes e limites do Estado nacional europeu. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEPRE, Aurlio. O prisioneiro: a vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Record, 2001. LLOVICH, Daniel. De la determinacion a la imaginacion: las teorias marxistas del nacionalismo. Una interpretacion. FLACSO: Buenos Aires, 1997.

LWY, Michael. Nacionalismos e internacionalismos: da poca de Marx at nossos dias. So Paulo: Xam, 2000.

MARX&ENGELS. O manifesto comunista. In: COUTINHO, Carlos Nelson... et al. O manifesto comunista 150 anos depois. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1998.

NAIRN, Tom. Faces of Nationalism. Londres: Verso, 1997.

81

______. O internacionalismo e o segundo advento. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

______. The Modern Janus. New Left Review, Londres, v.1, n.94, p.3-29, nov./dez. 1975.

SMITH, Anthony D. .O nacionalismo e os historiadores. In: BALAKRISHNAN, Gopal (org.). Um mapa da questo nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

S-ar putea să vă placă și