Sunteți pe pagina 1din 8

PENSAMENTOS INICIAIS SOBRE AS RELAES ENTRE COR, ARTE E TECNOLOGIA

Luciana Martha Silveira - UTFPR

RESUMO O principal objetivo deste trabalho promover uma breve discusso sobre as relaes entre a arte e a tecnologia. Atravs do estudo da Teoria da Cor e o desenvolvimento de uma Prtica da cor, no relato de experincias artsticas, procura-se promover a discusso das relaes entre cor, arte e tecnologia na matriz instrumental e relacional. Palavras-chave: cor, arte, tecnologia ABSTRACT The main objective of this work is to promote a brief discussion on the relationship between art and technology. Through the study of Color Theory and the development of a Practice of color, at the report of artistic experiences, intended to promote discussion of the relationships among color, art and technology in instrumental and relational matrix. Key words: color, art, technology

Introduo Este trabalho tem por objetivo colaborar com as discusses no entorno das relaes entre a arte e a tecnologia. No se pretende abarcar todas as possibilidades, mas sim enfocar exclusivamente o processo de apropriao de um conceito amplo de tecnologia, atravs do relato de experincias artsticas e de construo terica, principalmente atravs da Teoria da Cor. Durante a vivncia tanto em experincias no desenvolvimento de trabalhos artsticos quanto no desenvolvimento de pesquisa terica no entorno da cor, arte e tecnologia, percebeu-se uma difcil aproximao entre a teoria e a prtica. Estudos so exaustivamente desenvolvidos no entorno dessas reas em separado. Para se discutir as relaes entre a cor, arte e tecnologia, primeiramente sero relatadas algumas experincias artsticas vividas no mbito da cor, arte e tecnologia, relatando tambm o desenvolvimento de trabalhos acadmicos de pesquisa no entorno do tema.

97

Em seguida, sero abordadas as matrizes instrumental e relacional, de onde se colocar a discusso dos conceitos de tcnica e tecnologia, fundantes da relao entre a teoria e a prtica. Utilizando-se as experincias artsticas vividas na prtica da cor, as experincias de desenvolvimento de pesquisa na rea e o suporte terico para o conceito de tecnologia, finaliza-se este trabalho com uma breve discusso das relaes entre cor, arte e tecnologia.

Experincias de mediao A experincia vivida no incio dos anos 90 teve incio com a oportunidade de trabalhar com o Grupo PROSIM, no DCA da Faculdade de Engenharia Eltrica da UNICAMP. Este grupo, coordenado pelo Prof. Dr. Leo Pini Magalhes, desenvolvia na poca softwares para rendering de imagens, o que significava que ainda no tinham a preocupao de uma interface. Como artista, precisava-se de um envolvimento alm de uma simples usuria. Trabalhava-se gerando exemplos para que o grupo pudesse demonstrar as capacidades dos softwares que estavam sendo desenvolvidos, lidando com as diferenas entre a relao olho-mo para a relao mente-mundo (LAURENTIZ, 1991). As habilidades manuais j no eram to evidentes diante da necessidade de uma habilidade que envolvia projetar cenrios e constru-los virtualmente. Para o software PROSIM/Raytrace, uma imagem era a traduo de um conjunto de valores numricos organizados numa base de dados, a partir da qual contruam-se procedimentos especficos de visualizao (MACHADO, 1993). A construo desta imagem era obtida atravs de objetos numa memria de mquina. Objetos geomtricos eram ento formalizados em um sistema de coordenadas x, y, e z. Cada vrice da determinada figura geomtrica era medido em distncia para estas coordenadas. Os dados eram ento armazenados. As cores no aconteciam por meio de um gestual ou uma pincelada. Sua definio deveria ser antecipada e traduzida numa informao numrica, dada pela 98

quantidade de vermelho (R), verde (G) e azul violetado (B) existentes na sua composio. O objeto era inteiramente definido a partir dessas premissas e a partir da, poderia sofrer manipulaes, como translao, escalonamento e/ou rotao. As formas tridimensionais resultantes desse processo eram geradas atravs de primitivas, num conjunto de objetos geomtricos simples (cones, cubos e esferas) posicionados em um lugar do espao. Em seguida, estas primitivas eram agrupadas a fim de produzir objetos mais complexos, podendo ento sofrer outras espcies de transformaes, utilizando-se a geometria slida construtiva (CSG). Para se obter a aparncia slida do objeto eliminam-se pontos, linhas e planos, fazendo seu rendering com seus atributos de cor e textura. O mtodo utilizado foi o Ray-tracing (traado de raios), cuja ideia bsica era acompanhar cada raio do momento da sua emisso pela fonte at a sua extino, sendo absorvido por obstculos, ou perdido em direo ao infinito.

Fig. 01 - Leo

99

Uma fonte de luz emite uma grande quantidade de raios de luz, que seguem at se chocarem com algum objeto. A partir da se avalia o objeto, analisando se opaco (quando pode absorver todos os raios ou parte deles), se transparente (quando pode ser atravessado por todos os raios ou parte deles), se o objeto brilhante (quando vai refletir cada um dos raios) ou se o objeto difusor (quando devolve os raios para todas as direes). Com este grupo foram desenvolvidos trs trabalhos artsticos. O mais significativo deles chamou-se os Zodaco, composto por 12 imagens. Na figura 01 pode-se observar o signo Leo, desenvolvido a partir de 20 primitivas (16 esferas, dois cilindros e dois cones), com cores a partir da mistura do R, G e B. Diante destas primeiras experincias artsticas mediadas por computadores, vrios questionamentos foram se moldando, principalmente em relao ao papel do artista interator. O sistema disponvel no possuia interface, o que parecia requisitar o conhecimento em liguagens de computador. Segundo Vilm Flusser (1985), para se fazer uma crtica s imagens tcnicas, devese branquear a caixa preta, de onde somente se enxerga o input e o output. Para um artista no ser somente um funcionrio de uma mquina, ele precisa interferir no processo determinado pelo conceptor da mquina, sendo assim interventor. Sendo assim, precisaria a artista ter procurado saber linguagens de computador para no ser funcionria do sistema. No desenvolvimento destas primeiras experincias, o computador ainda se mostrava como uma simples ferramenta manual. O fazer artstico continuava exigindo uma forte conexo com a habilidade manual. Segundo Laurentiz (1991), a ferramenta manual a primeira ordem de extenso do homem. Neste caso, a tecnologia estava localizada no artefato tecnolgico, o computador, e assim acabava funcionando como uma esptula na mo de um escultor que busca elaborar um canto detalhado. As imagens resultantes do zodaco ainda se mostravam padronizadas. Para fugir da padronizao, teria que abrir a caixa preta. Este branqueamento da caixa envolvia aprender a linguagem do computador em si, o que demandaria muito tempo. A questo se coloca em texto de Arlindo Machado (2001):

100

(...) em que nvel de competncia tecnolgica deve operar um artista que pretende realizar uma interveno verdadeiramente fundante? Deve operar ele apenas como usurio dos produtos colocados no mercado pela indstria da eletrnica? Deve operar ele como engenheiro ou programados, de modo a poder construir as mquinas e os programas necessrios para dar forma a suas ideias estticas? Ou ainda deve operar ele no plano da negatividade, como algum que se recusa a fazer uma utilizao legitimadora da tecnologia? (Machado, 2001, p.35).

A soluo certamente no passa por ser artista e, ao mesmo tempo, engenheiro, programador ou qualquer outra profisso, mas sim trabalhar em grupo, de forma interdisciplinar. Estas experincias artsticas com o grupo e os pensamentos derivados deles geraram uma dissertao de mestrado, cujo objetivo foi mostrar os olhos do artista como imprescindveis na construo cromtica de qualquer imagem, seguida de uma tese de doutorado, onde se demonstrou a percepo da cor na imagem fotogrfica em preto-e-branco. Com o fundamento terico para pensar as relaes entre a cor, a arte e a tecnologia, percebe-se que a tecnologia no est localizada em um artefato. Enfim, o computador no uma ferramenta, mas sim linguagem. Segundo Lima Filho & Queluz (2005), podemos comear a compreender estas questes localizando os conceitos de tcnica e tecnologia a partir de duas matrizes conceituais principais: a matriz instrumental e a matriz relacional. Atravs da matriz ou da lgica instrumental, visualiza-se a tecnologia como tcnica. Significa dizer que a tecnologia , simplificadamente, uma aplicao prtica e cotidiana de conhecimentos adquiridos. Nesta matriz, tecnologia a aplicao direta da cincia, sendo assim teoria e prtica, ou produo intelectual ou material consideradas em separado. O conhecimento, na matriz instrumental, evidencia a tecnologia localizada num artefato, enfatizando a forma pragmtica de desconectar estes artefatos da sociedade.

101

Pensando as relaes entre a tcnica e a tecnologia pela matriz relacional, a tecnologia pode ser entendida como materializao, experimentao e apropriao dos conhecimentos e hbitos culturais. Pensada nesta matriz a tecnologia fica sensivelmente diferenciada da tcnica. Agora a tecnologia no est localizada apenas em um artefato, mas em uma extenso das possibilidades e potencialidades humanas, adquiridas em um processo histrico, de apropriao contnua de saberes. Durante um estgio de ps-doutorado na Universidade de Michigan, EUA, foi elaborado um livro introdutrio Teoria da Cor (SILVEIRA, 2011), que a princpio trata de um embasamento terico a respeito da cor, direcionado aos estudantes de Artes e Design. Porm, com o trabalho terminado, percebeu-se uma intensa relao entre o que estava sendo estudado e o que estava sendo produzido na prtica. Neste outro contexto, foram retomadas as relaes olho-mo, tambm envolvendo as relaes mente-mundo. A figura 02 mostra um desses trabalhos.

Fig. 02 - Aquarela sobre papel, 75cm X 50cm

102

Cor, Arte e Tecnologia Com a sedimentao terica sobre cor, arte e tecnologia e a prtica artstica neste contexto, percebeu-se que quando se considera as relaes entre cor, arte e tecnologia sob a matriz instrumental, os produtores artistas no so mediadores, mas apenas reprodutores de tcnicas aprendidas e reproduzidas. Sendo assim, as imagens artsticas sob esta matriz exibem uma de quatro situaes: que podemos denominar: Teoria X Prtica; Teoria E Prtica; Teoria COM A Prtica; Teoria ATRAVS DA Prtica. Utiliza-se aqui a Teoria e a Prtica da Cor para pensar estas situaes. A primeira delas a dissociao entre a teoria e a prtica (Teoria X Prtica). Nesta situao a teoria atrapalha a prtica ou a prtica atrapalha a teoria. Aqui existe a sacralizao do momento nico da obra, sem tocar qualquer sedimentao terica. Tambm acontece o contrrio, onde no se considera as experimentaes prticas da cor como possibilidades de desenvolvimento de teoria. Ainda dentro da matriz instrumental, existe a segunda situao, Teoria E Prtica. Neste contexto, a Teoria e a Prtica da Cor andam juntas, mas no interagem. A Teoria da Cor est no nvel da Cincia enquanto a Prtica da Cor est no nvel da experimentao. Pensando a Teoria COM A Prtica. Muitas vezes a prtica da cor em um trabalho artstico existe apenas como ilustrao da teoria, isto , existe somente em funo da teoria. Por fim, ainda dentro da matriz instrumental, a Teoria ATRAVS DA Prtica. Aqui pode-se perceber a situao da Teoria justificando a Prtica, ou seja, utiliza-se a Prtica para justificar o desenvolvimento da teoria no sendo valorizada como um elemento nico. Considerando as relaes entre Cor, Arte e Tecnologia sob a matriz instrumental, tem-se uma exaltao da materialidade da imagem, isentando-a das relaes de responsabilidade com a construo simblica e cultural da sociedade.

103

Sabe-se que nenhuma imagem pode ser considerada neutra. Qualquer imagem interfere na construo perceptiva cultural de significados, como mediadora de percepo. Na matriz instrumental, a tecnologia atravs da cor impressa na obra est ento separada da sociedade, tanto no material quanto a partir do prprio artista. Neste contexto, a obra fica sendo considerada somente enquanto tcnica, artefato, ferramenta, desconectada das relaes sociais. Por outro lado, quando se considera as relaes entre a cor, a arte e a tecnologia sob a matriz relacional, estas relaes esto numa complexa integrao entre a teoria e a prtica, onde se evidencia a interao como mediao, onde a ao se vincula fortemente a uma reflexo inserida no contexto da cultura. Teoria NA Prtica significa quando a Teoria e a Prtica andam juntas, evidenciando o autor, o espectador e a cultura onde o trabalho est inserido.

Referncias
FLUSSER, Vlem. Filosofia da Caixa Preta. So Paulo: HUCITEC, 1985. LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artstico. Campinas: Unicamp, 1991. LIMA FILHO, Domingos Leite & QUELUZ, Gilson Leandro. A Tecnologia e a Educao Tecnolgica: elementos para uma sistematizao conceitual. Educao e Tecnologia, 2005, Vol. 10 (1). p. 19-28. MACHADO, Arlindo. Mquina e Imaginrio. So Paulo: EDUSP, 1993. MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. SILVEIRA, Luciana Martha. Introduo Teoria da Cor. Curitiba: UTFPR, 2011.

Luciana Martha Silveira Artista plstica. Mestre em Multimeios (UNICAMP) e Doutora em Comunicao e Semitica (PUC/SP). Professora do Programa de Ps-Graduao em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnolgica Federal do Paran (UTFPR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Arte e Tecnologia. Realizou Ps-Doutorado na University of Michigan, MI, USA.

104

S-ar putea să vă placă și