Sunteți pe pagina 1din 4

atividade 2 .

Interveno sobre fotografia


Esta atividade tem como objetivo apresentar as possibilidades de interveno e interao com uma imagem fotogrfica, utilizando os recursos j apreendidos na atividade anterior e acrescentando outros ferramentrios. Este recurso contribuir para disciplinas como projeto de arquitetura e urbanismo (permitindo criar representaes que possibilitam delimitar a implantao, demarcando as reas de interveno ou representando um zoneamento, demonstrando o uso e ocupao do solo, evidenciando referncias arquitetnicas na paisagem, entre outros). Sendo assim, esta atividade ir utilizar uma fotografia da paisagem urbana.

1.
Assim como na atividade 1, ao abrirmos o CorelPHOTOPAINT automaticamente abrir a janela de incio rpido, caso o software j esteja aberto e sem esta tela, basta ir ao MENU ARQUIVO, opo ABRIR e localizar no computador o arquivo da fotografia digital a ser trabalhada. Com o arquivo de imagem aberto daremos incio a esta atividade, no esquecendo de verificar se a JANELA DE ENCAIXE est aberta. A imagem utilizada da cidade de Granada na Espanha

No esquea de ativar a JANELA DE ENCAIXE caso na esteja aberta, pois ser muito utilizada agora.

Imagens captadas do CorelPhotoPaint atravs de meios digitais. Jarryer A. De Martino, 2009.

Fotos: Jarryer A. De Martino, 1996.

. Com o arquivo de imagem aberto, iremos criar um NOVO OBJETO para comear a criar os elementos sobre a imagem, assim seguiremos a mesma lgica de trabalho (metodologia) da atividade1. Alm da liberdade de movimentar e transformar o objeto quando solto, encontraremos agora algumas outras vantagens nisso. Primeiramente faremos uma mscara com a FERRAMENTA MSCARA MO LIVRE delimitando uma rea, aplicaremos cor utilizando a FERRAMENTA PINTURA.

Criou-se esse NOVO OBJETO.

Com a rea demarcada com a FERRAMENTA MSCARA MO LIVRE, preenchemos com a FERRAMENTA PINTURA e assim faremos da mesma forma para os outros objetos.

3.
Se preferir usar a FERRAMENTA PREENCHIMENTO em vez da PINTURA temos que nos atentar na escolha do preenchimento, pois no se resume apenas a clicar na cor desejada como acontece quando usamos o pincel, aergrafo ou qualquer outra de pintura. Precisamos ficar atentos a caixa de ferramentas. Aqui temos a cor do primeiro plano e debaixo a cor do fundo, ao clicar 2 vezes sobre um ou outro, abre-se uma janela de preenchimento uniforme que possibilita escolher a cor. A do primeiro plano refere-se a cor que ser usada pela FERRAMENTA PINTURA, podendo ser alterada tambm clicando direto na paleta. A cor de fundo, a cor do papel que est no fundo.

Aqui encontramos comandos que facilitam a escolha da cor, pois podemos utilizar as cores j utilizadas na FERRAMENTA PINTURA ou no fundo, e que desta forma passar a ser a do PREENCHIMENTO. Os tipos de preenchimentos seguem o mesmo padro e forma de configurao do CorelDRAW

Aqui a cor do preenchimento que ser utilizado pela FERRAMENTA PREENCHIMENTO, ao clicar 2 vezes ele abre uma janela para que seja selecionado o tipo de preenchimento que deseja.

. Com as reas demarcadas cada uma com um NOVO OBJETO podemos interagir com a foto atravs da JANELA DE ENCAIXE, pois ao deixar um OBJETO selecionado, veremos no topo desta janela duas opes, uma se refere ao tipo de interao 11111 com o que est abaixo (neste caso a 1 imagem) e o outro a intensidade em porcentagem11111. 2 Ao abrir encontramos vrias opes, neste caso usando a AND LGICO, aconselhamos a experimentar as opes e observar atentamente o que fazem, inclusive variando a intensidade, ora 80% ora 50%, descobrindo assim as possibilidades destes recursos.

Imagens captadas do CorelPhotoPaint atravs de meios digitais. Jarryer A. De Martino, 2009.

opo ADICIONAR

opo XRO ANALGICO

opo MATIZ

5.
Desta forma, temos uma imagem com as reas demarcadas, faltando apenas salv-la com essas alteraes. Se mantivermos a extenso .CPT, os objetos continuam independentes e soltos do fundo, agora se usarmos a extenso .JPG, como vimos anteriormente, o CorelPHOTOPAINT ir MESCLAR todos os objetos com o fundo. Sendo assim, importante salvar com OUTRO NOME para no perder a imagem original. A partir disso, teremos uma imagem que pode ser IMPORTADA no CorelDRAW e acrescentada informaes como textos, legenda, indicaes como setas. Embora este recurso da transparncia possa ser feito diretamente no CorelDRAW, a diferena fica no tamanho do arquivo gerado(o peso dele), enquanto que ao fazer tal procedimento no CorelPHOTOPAINT, podemos gerar um arquivo FECHADO em .JPG, (sendo um tipo de arquivo que compacta) que permitir trabalhar no CorelDRAW outras questes que no so referentes a imagem, utilizando comandos que so especficos as caractersticas deste software, pois isso ir acarretar em uma produtividade e gerao de arquivos mais leves, ou seja, com menor tamanho, rpido e de fcil processamento pelo computador, agilizando todo o processo.

opo AND LGICO

exerccio 2 . Interveno sobre fotografia


A fotografia torna-se cada vez mais um recurso fundamental no processo de comunicao. Dessa forma, ganhar intimidade em manuse-la se faz necessrio, principalmente na rea da arquitetura, urbanismo e design em que os recursos visuais so importantes para a expresso e compreenso de uma idia. Hoje em dia, temos acesso a diversos tipos de imagens disponibilizadas na internet que nos possibilita at mesmo a conseguir ter uma viso geral do mundo, tanto fisicamente como culturalmente, contribuindo significativamente para a construo do nosso imaginrio e repertrio. A exemplo disso, no link http://maps.google.com.br, onde possvel localizar e em algumas delas, visualizar em 3 dimenses e caminhar como se estivssemos no local, a exemplo de Paris e Nova York, contribuindo para a percepo do espao urbano. Sendo assim, diante dos recursos apreendidos na atividade 2, encontre utilizando o link citado acima, um mapa areo da sua cidade , localizando o seu bairro. Salve esta imagem de satlite ( assim que visualizar no monitor a rea que voc reside, poder utilizar a tecla PrintScreen do teclado que funciona como o comando copiar, salvando tudo aquilo que est no monitor naquele momento. Assim que abrir o CorelPhotopaint, na BARRA DE MENU ARQUIVO, encontrar a opo NOVO BASEADO NA REA DE TRANSFERNCIA, que far com que o programa abra a imagem salva do monitor ). A partir dessa imagem, crie manchas identificando os pontos de referncia como sua residncia, escolas, mercados mais prximos, etc. Aps essa identificao, interessante salvar o arquivo e import-lo no CorelDraw e criar uma legenda indicando o que significa cada cor.
[A PONTUAO E A ENTREGA DO EXERCCIO SERO DEFINIDAS PELO PROFESSOR]

Desta forma voc comear a criar o hbito de trabalhar com diferentes comandos, exportando e importando arquivos o que evidenciar as caractersticas e propriedades de cada um. LEITURA COMPLEMENTAR
DUARTE, Fbio. Pensar o espao tecnolgico (1) . Disponvel em: <http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp216.asp> Acesso em: 25 maio, 2009.

S-ar putea să vă placă și