Sunteți pe pagina 1din 44

CONCEITO DE TOPOGRAFIA

Topografia o conjunto dos princpios, tcnicas e convenes utilizadas para a determinao do contorno, das dimenses e da posio relativa de pontos sobre a superfcie da terra ou no seu interior (minas, tneis, galerias, etc). Consiste na arte de medir distncias entre pontos, ngulos entre direes e locar pontos a partir de ngulos e distncias predeterminadas. Cincias afins: Geodsia, Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento remoto e Astronomia.

CONCEITO DE GEODSIA
Geodsia um ramo da matmtica aplicada que se preocupa com a determinao do tamanho e da forma da Terra, com a exata posio de pontos sobre a sua superfcie e com a descrio das variaes do seu campo gravidade ( dicionrio Webster) Atualmente no simples matemtica aplicada e nem se dedica exclusivamente ao processo de observao;

Envolvimentos da Geodsia

Atmosfera a fonte principal de excitao da rotao da Terra em escala sazonal e interanual;


Consequncias:
Momento angular da Terra (durao do dia), muito correlacionado com o momento angular atmosfrico (MAA) axial; Incertezas do vapor de gua na atmosfera e seus efeitos na propagao de sinais merecem a ateno no uso do VLBI, GPS (GNSS) e no SLR.

Estas caractersticas integram a Meteorologia com a Geodsia e so estudados e analisados atravs de redes GNSS de monitoramento contnuo.
Exemplo: determinao do TEC (Total Electron Content) na ionosfera; Aplicao principal da geodsia: posicionamento instantneo, GPS, com preciso de poucos metros (navegao) e ainda precises centimtricas usando faze de batimento da portadora (L1 e L2).

Esboo Histrico

A cuiorisade do homem levou-o a observar os fenmenos naturais em torno de si essas observaes motivaram melhor compreenso desses eventos e delas surgiram vrias culturas e civilizaes; Os fenmenos naturais frequentemente esto relacionados com a forma, as dimenses, o campo de gravidade da Terra e sua variaes temporais para entend-los so necessrios alguns conhecimentos geodsicos;

Por vrios sculo, os meios disponveis para o estudo da geometria terrestre foram as observaes ao Sol, aos planetas, Lua e s estrelas, ou seja Observaes Astronmicas, desse modo, as primeiras descobertas realizadas em Geodsia basearam-se nos conheciementos da Astronomia

Primeiras idias sobre a forma da Terra As primeiras idias sobre a forma da Terra surgiram na poca de Thales de Mileto (625-547 ac), reconhecido como o fundador da trigonometria para ele a Terra tinha uma forma de disco e flutuava num oceano infinito; Anaximander de Mileto (611 545 ac) a Terra era um cilindro com o eixo orientado na direo este-oeste. Esta foi a primeira idia sobre a esfera celeste, essa idia atravessou sculos e ainda hoje usada na astronmia de posio;

A escola de Pitgoras (580 500 ac) foi a primeira a acreditar na esfericidade da Terra, essa idia prevaleceu por mais de dois minios Com a aceitao da esfericidade terrestre, surgiram as coordenadas esfricas, usadas pela primeira vez por Dicaerchus (353 285 ac) numa atualizao do mapa mundi contendo informaes sobre o sul da sia;

As primeiras aluses sobre a atrao gravitacional provavelmente so de Aristteles (384 322 ac) apresentando os primeiros argumentos plausveis da esfericidade da Terra, que so:

Eratstenes (276 194 ac) considerado o precursor da Gedsia,


Realizou o primeiro trabalho verdadeiramente cientfico na determinao das dimenses da Terra, que consiste: Medir o comprimento do arco de meridiano s por observaes geomtricas Medir o ngulo formado pelas verticais das extremidades desse arco a atravs da observao astronmica. O clculo do raio terrestre R a partir desses elementos efetuado com as frmulas elementares da geometria.

Eraststenes - realizou a primeira determinao do raio da Terra igual a 39.556,96 estdias = 6.210 km, com erro inferior a 2%.

FORMA DA TERRA A Terra Esfrica


Pitgoras de Samos (571-497 a.C) e Tales de Mileto (630 -545 a.C.) defendiam a esfericidade da Terra e que a mesma girava em torno do Sol (heliocentrismo).

Aristteles (384-322 a.C.) apresentou trs argumentos para a esfericidade da Terra:


variao no aspecto do cu estrelado com a latitude; sombra circular da Terra nos eclpses da Lua; tendncia das partculas a se dirigirem para um ponto central do universo, quando competem entre si adquirindo a forma esfrica.

FORMA DA TERRA A Terra como Elipside


Sir Isaac Newton (1642-1727) considerou a forma da Terra como uma figura geomtrica gerada pela rotao de uma elipse em torno do eixo menor, chamada elipside de revoluo, efeito da rotao da Terra em torno de seu eixo.
O Elipside definido por: de rotao

semi-eixo maior a semi-eixo menor b achatamento: ou f = excentricidade: e =

(a b)
a

b a

FORMA DA TERRA A Terra como Geide

Gauss (1777 - 1855) caracterizou o GEIDE como uma superfcie equipotencial do campo de gravidade que coincide com o nvel mdio no perturbado dos mares.

Superfcies equipotenciais: conjunto de pontos no espao com o mesmo potencial gravitacional

A FORMA DA TERRA A Terra como Geide

Um objeto em repouso sobre a superfcie da Terra est sujeito a duas foras: atrao (ou gravitacional) e centrfuga. A resultante a fora de gravidade.
.

atrao G centrfuga

Campo gravitacional o conjunto de pontos do espao sujeito fora gravitacional. Campo de gravidade o conjunto de pontos do espao sujeito fora de gravidade.

FORMA DA TERRA A Terra como Geide

Geide: materializado atravs dos margrafos. Superficie levemente irregular devido nohomogeneidade de distribuio de massa. Em todos os pontos da superfcie geoidal, o potencial de gravidade o mesmo.
Figura do GFZ

ELIPSIDE e GEIDE

ELIPSIDE 1 ELIPSIDE 3

Para uma modelagem matemtica da superfcie da Terra, adota-se uma superfcie elipsoidal que coincida com a superfcie geoidal na regio de interesse. Cada regio do globo definia o elipside que melhor se adaptasse ao geide para estabelecer o Datum local. O elipside uma superfcie de fcil modelagem matemtica, adequada para estabelecer um sistema de coordenadas.

ELIPSIDE 2

A esfera uma aproximao vlida do elipside para levantamentos topogrficos.

D.G.H. SISTEMA GEODSICO


Ao assumir, para uma regio, um elipside conveniente para o relevo da superfcie geoidal nesta regio, e definir um sistema de coordenadas geodsicas baseadas neste elipside, estabelecido um Datum Geodsico. Datum Geodsico Horizontal (DGH) adota:
Elipside de referncia: fixao e orientao no espao. Ponto origem: atribui coordenadas geodsicas, altura geoidal e um azimute de partida.

Sistema Geodsico definido: define-se o sistema geodsico


atravs da escolha do DGH.

Sistema Geodsico materializado: sua materializao so


os marcos de referncia e suas coordenadas.

SISTEMA GEODSICO BRASILEIRO


Data (plural de datum) utilizados no Brasil:
At 1979 Origem: Crrego Alegre Elipside: Hayford (internacional) a(semi-eixo maior) = 6.378.388 m e2 = 0,00672267 achatamento: 1/f = 1/297 Aps 1979 Origem: Chu SAD-69 Elipside: GRS 1967 (UGGI67). a = 6 378 160 m e2 = 0,0066946053 achatamento: 1/f = 1/298,25 Aps 2004 SIRGAS 2000 Elipside GRS 80 a = 6 378 137 m achatamento = 1/f = 1/298,25722101

Obs.: O atual mapeamento de diversas reas do Brasil continua referido ao Crrego Alegre.

PLANO TOPOGRFICO
Plano topogrfico um plano horizontal, finito, tangente superfcie da esfera terrestre e de dimenses limitadas ao campo topogrfico.

PLANO TOPOGRFICO LOCAL


VERTICAL GEOCENTRADA

Z
PLANO DO HORIZONTE LOCAL

S PS

Plano topogrfico local: so os limites estabelecidos pela ABNT para o tamanho do plano topogrfico, satisfazendo certas condies (NB14166).
EQUADOR

GREENWICH

PN

Plano Topogrfico (PT)


Z
PLM

N O E
PT

Elementos de Referncia: -vertical; -plano meridiano. A vertical definida pela direo do fio de prumo (OZ). O PT , por definio, horizontal e normal vertical.

VERTICAL GEOCENTRADA PLANO HORIZONTE PS

N
EQUADOR

Plano Meridiano (PLM): o plano que contm a vertical e o eixo de rotao da Terra. A interseco do PLM e do PT determina a linha norte-sul.

GREENWICH

PN

SISTEMA TOPOGRFICO LOCAL


DEFINIO DA NBR 14166
Sistema Topogrfico Local: Sistema de representao, em planta, das posies relativas de pontos de um levantamento topogrfico, com origem em um ponto de coordenadas geodsicas conhecidas, onde todos os ngulos e distncias de sua determinao so representados, em verdadeira grandeza, sobre o plano tangente s superfcie de referncia do sistema geodsico adotado, na origem do sistema, no pressuposto de que haja, na rea de abrangncia do sistema, a coincidncia da superfcie de referncia com a do plano tangente, sem que os erros, decorrentes da abstrao da curvatura terrestre, ultrapassem os erros inerentes s operaes topogrficas de determinao dos pontos do levantamento, compreendendo: Plano de representao, origem, eixos e orientao; Coordenadas plano-retangulares X e Y; Fator de elevao.

PLANO TOPOGRFICO LOCAL


O Plano do horizonte local elevado altitude ortomtrica H mdia da rea de abrangncia do sistema, passando a chamar-se PLANO TOPOGRFICO LOCAL. 50 km

50 km O

Origem do Sistema Topogrfico Local e distncia mxima a esta origem (Plano Topogrfico Local)

Sistema de Posicionamento: Global Positioning System


O GPS fornece coordenadas geodsicas de pontos sobre a superfcie da Terra. Os satlites do sistema transmitem os parmetros relativos sua posio e outros elementos associados, vinculados ao WGS84: Origem: Centro de massa da Terra. a = 6.378.137 m achatamento = 0,00669437999

SUPERFCIES DE REFERNCIA
SUPERFCIES DE REFERNCA
Superfcie geoidal: limitante do geide. Superfcie topogrfica: limitante do relevo topogrfico Superfcie elipsoidal: limitante do elipside de referncia.
IRP IRM Superfcie Fsica Geide Elipside

IRM Meridiano Internacional de Referncia IRP Polo Internacional de Referncia

IRM e IRP
O Sistema de Referncia Terrestre do IERS (International Earth Rotation Service) conhecido pela sigla ITRS (IERS Terrestrial Reference System) e definido conforme critrios estabelecidos pelo IERS. Trata-se de um sistema geocntrico. A partir de tcnicas mais modernas de observao, o BIH ajustou a posio do polo em 1984 e a partir da manteve estvel sobre a sigla IRP (IERS Reference Pole). Ainda em consistncia com o Sistema BIH 1984 o eixo OX do ITRS orientado segundo o IRM (IERS Reference Meridian). O eixo OX a 90 de OX completa o sistema dextrgiro.

VERTICAL e NORMAL
VERTICAL reta que passa por um ponto do espao perpendicular ao geide. NORMAL reta que passa por um ponto do espao perpendicular ao elipside.

ALTITUDE ORTOMTRICA e ALTURA GEOIDAL

ALTITUDE ORTOMTRICA (H)


distncia entre a superfcie geoidal e a superfcie fsica medida sobre a vertical.

ALTURA GEOIDAL (N)


distncia entre a superfcie elipsoidal e a geoidal medida sobre a normal.

ALTURA GEOMTRICA (h)


distncia entre a superfcie elipsoidal e o ponto espacial P, considerado, sobre a normal.

VERTICAL, NORMAL e SUPERFCIES DE REFERNCIA

Vertical, normal e superfcies de referncia


Normal Vertical Superfcie Fsica Superfcie Geoidal

Superfcie Elipsoidal

VERTICAL, NORMAL e SUPERFCIES DE REFERNCIA

i Normal Vertical P

i: desvio angular entre a normal e a vertical. Superfcie Fsica Superfcie Geoidal Superfcie Elipsoidal

LATITUDE e LONGITUDE GEODSICA e ASTRONMICA


LATITUDE ASTRONMICA ngulo que a vertical forma com sua projeo sobre o plano do equador. LONGITUDE ASTRONMICA ngulo diedro formado pelo plano do meridiano astronmico de Greenwich e pelo plano do meridiano astronmico local.

LATITUDE e LONGITUDE GEODSICA e ASTRONMICA


LATITUDE GEODSICA OU ELIPSIDICA ngulo que a normal forma com sua projeo sobre o plano do equador - G. LONGITUDE GEODSICA OU ELIPSIDICA ngulo diedro formado pelo plano do meridiano geodsico de referncia e pelo plano do meridiano geodsico local - G.

COORDENADAS GEODSICAS (resumo)


P: Ponto referenciado na superfcie da terra P: Projeo de P no elipside ao longo da normal P
No al rm

Altura Geoidal

N
Altitude Ortomtrica

Latitude e Longitude Geodsicas (elipsoidal)

SISTEMA DE REFERNCIA TERRESTRE


Sistema de referncia terrestre cartesiano
Origem: centro de massa da Terra O eixo X orientado na direo do IRM O eixo Z orientado na direo do IRP O eixo Y a 90o de OX completando um sistema dextrgiro (orientado pela regra da mo direita ) 3 x3 Z

IRP IRM
1 2 SISTEMA DEXTRGIRO

O CG
Y

x1

SISTEMA GEODSICO DE REFERNCIA


Nova conceituao de sistema geodsico de referncia Atualmente os sistemas geodsicos de referncia so constitudos por redes de referncia. So pontos materializados no terreno cujas coordenadas so determinadas atravs de tcnicas espaciais. A redes podem ser: globais (IGS), continentais (SIRGAS), nacionais (RBMC), regionais (Rede GPS do estado de So Paulo).

SISTEMA GEODSICO DE REFERNCIA


Pontos materializados no terreno para referncia

Marco Estvel de centragem forada, tpico de uma rede nacional (exemplo: pontos alinhados junto Raia Olmpica da USP)

Marco tpico de uma rede local (exemplo: pontos espalhados pelo campus da capital da USP, pelo PTR-LTG para trabalho prtico de topografia)

S-ar putea să vă placă și