Sunteți pe pagina 1din 12

Rodrigo Barbosa Campo

CUSTOS DA QUALIDADE

Rodrigo Barbosa Campo1.

RESUMO
Este artigo analisa bibliografias relativas aos custos da qualidade, levantando a importncia deste assunto para a competitividade e rentabilidade atual. Inicialmente faz um breve histrico sobre o surgimento, aplicao e evoluo dos custos da qualidade em organizaes. Aborda o sistema de custo baseado em atividade comentando sobre a contabilidade convencional, abordando brevemente sobre a situao dos sistemas de custo da qualidade no Brasil e conclui discutindo sobre a importncia do sistema de custos da qualidade para as organizaes que desejam permanecer ativamente no cenrio mundial. PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento de custos; Sistema ABC (custos baseados em atividades).

1. Introduo
Os sistemas produtivos tm evoludo de forma acelerada no ltimo sculo desde a era fordista-taylorista com o surgimento de novas tecnologias e a necessidade de se controlar a qualidade dos produtos buscando superar as expectativas do cliente. Pode se afirmar que o surgimento da qualidade total foi uma das abordagens que motivaram esta evoluo nos sistemas produtivos em conjunto com a evoluo tecnolgica. Tcnicas como tecnologia da produo otimizada, planejamento dos recursos da manufatura, manufatura integrada por computador, fbrica focalizada, diminuio de set-up e lead-time, alm de outras abordagens como just-in-time, kaisen, zero

1 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

defeitos, entre outras tcnicas e mtodos permitiram uma modificao dramtica na distribuio dos custos das empresas. Surge o CMS (Cost Management System), Sistema de Gerenciamento de Custos contribuindo para a excelncia na manufatura com a reduo de custos. Um dos primeiros sistemas de custos da qualidade desenvolvido foi de J. M. Juran (1991) abordado em seu livro Controle da Qualidade. At ento a qualidade era vista como onerosa. Para se obter boa qualidade era preciso gastar muito dinheiro, encarecendo o preo final do produto. Juran prope uma analogia dos custos da qualidade com uma mina de ouro. Desde ento as tcnicas de custos da qualidade foram difundidas na literatura e para uso na indstria. Segundo Feigenbaum (1994), no passado, qualidade superior era sinnimo de custos altos, mas hoje sabe-se que o inverso verdadeiro, qualidade inferior sinnimo de refugo, retrabalho, perda de mercado, desperdcios de tempo e mo de obra, ou seja, estar sintonizado com qualidade propicia o uso dos recursos da empresa e conseqentemente os custos sero reduzidos. Estas idias ultrapassadas, segundo o autor, advm da falta de informaes ou da dificuldade de se obter os dados referentes aos custos gerados com a qualidade, como tambm a existncia de um paradigma que enunciava que a qualidade no poderia ser medida em termos de custos. Qualidade insatisfatria significa utilizao insatisfatria dos recursos, implicando em desperdcios de material, mo de obra e tempo de equipamento. Por outro lado, qualidade satisfatria significa utilizao satisfatria dos recursos e, por conseguinte, custos reduzidos. (FEIGENBAUM, 1994). Com o advento da globalizao e o aumento da competitividade, as empresas de todo o mundo buscam a diferenciao das mais variadas formas com a utilizao de novas tecnologias e o aperfeioamento das j existentes. O mercado global tornou-se mais exigente e o conhecimento e aplicao dos custos da qualidade nada mais que uma ferramenta vital para a sobrevivncia das empresas, auxiliando a produo com alta qualidade e o menor custo possvel.
1.

Administrador, Mestre em Administrao, Professor da Faculdade Anhangera.


2 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003

Rodrigo Barbosa Campo

2. Definio de Custo da Qualidade


Custo da qualidade: refere-se quelas despesas incorridas pela empresa, para o atendimento e manuteno do nvel satisfatrio e econmico da qualidade e confiabilidade do produto. (RONTODARO, 1996). Para Robles Jr. (1994), o custo da qualidade uma tcnica analtica de comunicao poderosa graas s categorias que este usa para descrever e explicar as relaes entre custos. Para Berliner & Brimson (1992), o custo da qualidade so despesas incorridas por uma empresa para prevenir problemas de qualidade, avaliando a qualidade e controlando falhas internas ou externas do produto. 3. A importncia dos custos da qualidade O conceito de custos da qualidade abordava apenas o total dos custos evitveis da qualidade. Com o decorrer do tempo, o conceito evoluiu para englobar todos os custos necessrios para obter a qualidade requerida e os custos de falhas internas e externas. Posteriormente, o custo da qualidade ultrapassou a manufatura sendo empregado tambm em todas as reas da empresa. Com o aprofundamento nos estudos dos custos da qualidade concluiu-se, segundo Juran e Gryna (1991), que em muitas companhias os custos da qualidade oscilavam entre 20 e 40% das vendas. A maior parte destes custos era evitvel, ou seja, eram custos da m qualidade. Os custos da qualidade no eram apenas o resultado da operao da fbrica, mas tambm das operaes de apoio qualidade que contribuem de forma acentuada na sua composio. Mesmo sabendo-se que os custos da m qualidade eram evitveis, no existiam programas de ao que buscassem a reduo destes custos. Robles Jr. (1994) destaca os objetivos e questes cuja mensurao dos custos da qualidade visa atender:
3 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

Avaliao dos programas da qualidade atravs de quantificaes fsicas e monetrias; Definio e priorizao dos objetivos para os programas da qualidade como o intuito de se obter resultados melhores e mais rpidos para a empresa; Conhecer a perda da m qualidade, ou seja, o quanto a empresa est perdendo com a baixa qualidade; Conhecer a distribuio dos custos nas diversas categorias, o que possibilita um melhor direcionamento dos investimentos em qualidade; Tornar a qualidade um objetivo estratgico da empresa, quando necessrio; Aumentar a produtividade atravs da qualidade; Integrar os relatrios de custos da qualidade com os outros relatrios de desempenho, numa nica informao; Demonstrar que os relatrios usuais da qualidade tendenciam os administradores a aceitar como algo normal certos percentuais de falta de qualidade; Comprovar que os relatrios de custos da qualidade levam a administrao a colocar os investimentos da qualidade com os demais projetos; Fixar objetivos e recursos para treinamento de pessoal; Revelar o impacto financeiro das decises de melhoria da qualidade apresentadas nos relatrios de custos da qualidade; Conhecer na realidade o quanto a empresa tem investido nas diferentes categorias de custos da qualidade, possibilitando tambm inferir quanto a empresa deveria investir em cada uma destas categorias. Conforme Robles Jr. (1994), os custos da qualidade so mais que apenas a medio dos gastos com a no qualidade; estes auxiliam na integrao do controle de custos da qualidade com a obteno de informaes para a tomada de decises estratgicas. Para uma efetiva implantao do sistema de custos da qualidade necessria a utilizao do sistema ABC, (Activity Based Costing), Custo Baseado em Atividades, pois o sistema tradicional de contabilidade no capaz de fornecer informaes adequadas gerando distores quanto alocao dos custos.
4 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

Segundo Motta (1997), os sistemas de custos da qualidade e o sistema ABC tm finalidades diferenciadas. O primeiro objetiva mensurar o custo de manter a qualidade e direcionar os esforos das equipes de aperfeioamento da qualidade. O ABC visa calcular mais acuradamente os custos da empresa, fornecendo as informaes necessrias para o melhor custeio de produtos e principalmente proporcionando condies para uma adequada gesto e controle de custos. A utilizao do sistema de custos da qualidade e o sistema ABC proporcionam uma integrao dos sistemas, permitindo uma melhor efetivao, contribuindo para ganhar produtividade e qualidade. Segundo Cogan (1994), o sistema tradicional de contabilidade apresenta distores na hora do rateio dos custos indiretos de fabricao, possibilitando que alguns produtos recebam uma carga menor de custos enquanto que outros produtos recebam uma carga maior, podendo at carregar outros produtos com menor margem de contribuio. O ABC, em suma, procura alocar individualmente aos produtos a quantidade correta de despesas indiretas e diretas consumida por cada um deles. Sejam os recursos consumidos acumulados em lotes de atividades ou atividades auxiliares dos produtos. O ABC, utilizando direcionadores de custos ou bases de distribuio, procura refletir quanto esses recursos incidem em cada produto. (COGAN, 1994). A qualidade pode ser definida no campo administrativo como eficincia e eficcia e no campo econmico como rentabilidade e produtividade. Assim, tanto o sistema de custo da qualidade como o sistema ABC contribuem de forma decisiva para estes objetivos. Pensar sistmico, aprendizado multidisciplinar e viso e objetivos comuns tambm so estimulados com a sistemtica da aplicao destes dois sistemas. A rea contbil, a engenharia e a administrao devem trabalhar em equipe para que os sistemas de custo da qualidade e ABC operem efetivamente. (FRONSINI & CARVALHO, 1997). As categorias de custos da qualidade, segundo a definio clssica de Feigenbaum (1994), separam os custos em duas reas principais, os custos do controle e os custos de falhas no controle.

5 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

Os custos no controle so divididos em custos de avaliao, abrangendo os custos de manuteno dos nveis de qualidade da companhia atravs de anlises formais da qualidade do produto, inspees, ensaios, confirmao externa, auditorias da qualidade e despesas similares. Os outros custos de controle so os custos de preveno de ocorrncias de no conformidades e compreende gastos com qualidade para evitar produtos insatisfatrios. Os custos de falhas no controle so divididos em dois grupos, constituindo os custos de falhas internas, entendidos como a qualidade insatisfatria dentro da manufatura como material refugado, danificado e retrabalho. E custos de falhas externas abrangendo as falhas provenientes do produto e reclamaes do cliente. Com o objetivo de compreender a natureza dos custos da qualidade, apresenta-se uma matriz de funes dos componentes para alguns departamentos que desempenham atividades direta ou indiretamente relacionadas aos custos da qualidade, como exposto na figura 1 a seguir: Custos de Preveno Custos de Avaliao Custos de Falhas Internas
1 - Reviso de projetos 1 - Inspeo de 1 - Esforos de reprojetos 2 - Refugo, retrabalho, garantia, compras no planejadas e custo de tempo perdido devido a deficincia de projeto 3 - Algumas alteraes de ferramentas 1 - Verificao da 1 - Auditoria dos fornecedores 2 - Novas inspees e testes 3 - Inspeo dos 1 - Avaliao, disposio, ao corretiva e gerao de novas ordens de compra para os 1 - Avaliao, disposio, ao corretiva e gerao de novas ordens de compra para os 6 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Custos de Falhas Externas


1 - Perda da confiana do cliente 2 - Refugo, retrabalho, garantia, compras no planejadas e custo de tempo perdido devido deficincia de projeto. 3 - Perdas nas vendas

Engenharia

desenvolvendo caractersticas de qualidade e planos de controle 2 - Checagem de projetos 3 - Modificaes de engenharia

prottipos 2 - Amostragem de inspeo 3 - Projetos de testes de avaliao 4 - Qualificao dos testes 5 - Custos dos testes e amostragens

Compras

capabilidade dos fornecedores 2 - Controle e reviso dos dados

Rodrigo Barbosa Campo

tcnicos das ordens de primeiros lotes compras 3 - Inspeo das amostras dos fornecedores 4 - Qualificao das inspees e testes

componentes rejeitados 2 - Refugo, retrabalho, tempo perdido e garantia devido a compra de produto defeituoso.

componentes rejeitados 2 - Refugo, retrabalho, tempo perdido e garantia devido a compra do produto defeituoso. 1 - Refugo, retrabalho e tempo perdido devido a deficincia de mo de obra, ferramental, manuteno e instrues de operao 2 - Perda de vendas 3 - Anlise das falhas e tempo para preparao de relatrios

1 - Estudos de

1 - Teste e inspeo de produtos 2 - Medies do 3 - Inspees de recebimento e expedio 4 - Auditoria de estoques 5 - Calibrao e manuteno de instrumentos de medio 6 - Testes no cho de fbrica

1 - Reviso, disposio e ao corretiva para o material no conforme 2 - Refugo, retrabalho e tempo perdido devido a deficincia de mo de obra, ferramental, manuteno e instrues de operao 3 - Custos de retrabalho e reviso de projetos devido a deficincia de planos de manufatura, procedimentos e ferramental 4 - Custos de testes 5 - Relatrios de falhas

Manufatura

capabilidade de processos e mquinas de ferramentas 3 - Manuteno preventiva 4 - Inspeo e controle de processo 5 - Projeto de equipamentos de teste e inspeo 6 - Programas de treinamento preventivo 7 - Gesto e auditoria da qualidade 8 - Auditoria do cliente

2 - Controle e inspeo controle de processo

1 - Instalaes de

1 - Avaliaes em situaes de uso 2 - Ajustar os testes dos clientes

1 - Envolvimentos nos problemas de manufatura relativos a qualidade

1 - Todos os custos de suporte associados as falhas encontradas pelos clientes, como despesas de viagens e custos de expedio 2 - Anlises, relatrios e correes de garantia e servios de assistncia 7

Servios de Assistncia ao Cliente

campo e provas de prottipos e prproduo 2 - Teste do produto pelo cliente ( novos produtos, por exemplo test drive )

Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

telefnica 1 - Custos 1 - Pesquisa e desenvolvimento de produtos existentes para corrigir deficincias de qualidade relacionados com preveno de projetos, como engenharia de confiabilidade 2 - Melhorar o desempenho relativo a qualidade

Pesquisa e Desenvolvi mento

Fonte: Motta (1997). Figura 1 - Matriz funo de elementos de custo da qualidade.

Desde o incio da utilizao dos conceitos de custos da qualidade, a medio e controle destes custos tornaram-se elementos fundamentais nas empresas que o utilizam, chegando a importncia equivalente aos custos operacionais. Como mencionado anteriormente, o custo da qualidade ultrapassou os limites da manufatura e hoje so contabilizados em todas as reas das empresas. Na rea financeira tem-se como exemplo os erros na folha de pagamento, erros de faturamento, pagamentos incorretos a fornecedores. Nos recursos humanos tem-se altos ndices de rotatividade, custo de acidentes e doenas ocupacionais, preenchimento incorreto de cargos, entre outros. No sistema de informaes tem-se erros na preparao de rotinas, refazer sistemas por no atenderem aos requisitos do usurio. No jurdico, reclamaes sobre declaraes ou garantias dadas, retirada de produto do mercado, reviso de queixas de produtos. Na engenharia, notificao de mudana da engenharia, relatrio de erros, custos de garantia, andamento e tempo com problemas de engenharia. Na fabricao, danos ao equipamento e instalaes, tempo perdido por acidentes, obsolescncia, perdas. Assim em todas as reas e departamentos das organizaes h relao com os elementos do custo da qualidade. interessante salientar que a nfase maior se d na determinao das falhas internas e externas na manufatura.

8 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

4. Sistema de Custos da Qualidade no Brasil (SCQ)


Segundo pesquisa realizada por Mattos (1997), o nmero de empresas com SCQ implantados em empresas com certificao em normas internacionais no Brasil j significativo. De 300 respostas obtidas, 116 (39%) j possuem um sistema de custos da qualidade, enquanto que 184 (61%) no possuem. Ressaltando que o questionrio foi enviado a 919 empresas com certificao ISO 9000, colocando-as assim em um nvel superior no requisito preocupao com qualidade. Das 116 empresas possuidoras do SCQ, 51% apresentam o sistema totalmente implantado em todas as reas da empresa, evidenciando que a implantao deste sistema possa ser recente. Entre as empresas pesquisadas que possuem o SCQ, 56% adotam as quatro categorias clssicas desta ferramenta, e o restante as adotam parcialmente com nfase nos custos de falhas internas e externas. Provavelmente como forma de sensibilizao da alta e mdia administrao, j que esses custos apresentam maiores impactos e oportunidades de reduo. Segundo o levantamento, os elementos considerados na composio dos custos da qualidade concentram-se na mo-de-obra direta (84%), materiais empregados (83%), servios utilizados (74%), e custos indiretos gerais (overhead) (53%), apropriados em grande parte (74%) por centros de custos integrados ao sistema contbil da empresa e apoiados por algumas estimativas (11%). (MATTOS, 1997). Segundo Mattos (1997), os maiores obstculos implantao do SCQ so falta de metodologia, pouca bibliografia e referncias, sistema contbil deficiente e falta de treinamento. Por outro lado, o que se verifica na prtica que existe a possibilidade de implantao do sistema sem maiores adaptaes no sistema contbil da empresa.

9 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

5. Consideraes finais
As empresas que almejam ser competitivas e conseqentemente se manterem no mercado devem buscar definir e estruturar estratgias que favoream este objetivo. Definir uma estratgia e alter-la no ms seguinte no traz nenhuma contribuio para a concretizao de estratgias competitivas, a estratgia adotada exige continuidade. A flexibilidade de estratgias, segundo Porter (1997), um erro. A empresa deve estar comprometida com a qualidade e a produtividade. Produzir produtos confiveis com a utilizao de alta tecnologia, antecipar e atender s necessidades do cliente parece ser o caminho para a competitividade. O sistema de custos da qualidade tem mostrado ser uma importante ferramenta para gerenciamento da qualidade, aliado estratgia da empresa. Aperfeioamentos tm sido desenvolvidos e aprimorados junto a tcnicas e mtodos para sua implementao. Este sistema favorece uma linguagem comum de medio e avaliao, demonstrando que a qualidade proporciona incrementos de lucro e produtividade para a empresa e melhorando a aceitao dos produtos e servios pelos clientes. (MATTOS, 1997). Independente da deciso da empresa de adotar a estratgia de menor custo ou no, o sistema de custo da qualidade deve ser implementado em empresas com qualquer tipo de estratgia, pois o SCQ com a globalizao tornou-se uma ferramenta imprescindvel para a busca da competitividade e lucratividade. Segundo Motta (1997), a constante busca de novas tcnicas, mtodos, processos administrativos e de manufatura, com o objetivo de alcanar melhor competitividade intensa e incessante. Entretanto, conclui-se que os mtodos tradicionais de contabilidade no atendem a estes requisitos, distorcendo significativamente os custos, gerando no apenas prejuzos no estabelecimento dos preos dos produtos, mas principalmente o controle dos custos e processo de tomada de decises. O sistema ABC atende s necessidades das empresas no que se refere confiabilidade de controle de custos, representando uma grande evoluo deste sistema devido a sua tcnica de alocar custos s atividades e alocar os custos das
10 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

atividades aos produtos. Assim, o risco da alocao dos custos indiretos com a utilizao de bases de rateio imprprias, comuns ao sistema contbil convencional, reduzido. (MOTTA, 1997). O sistema ABC possibilita que o sistema de custos da qualidade tenha as informaes quanto ao custo da qualidade. Mtodos de preveno, avaliao e falhas implantados em toda a empresa permitem uma identificao e classificao corretas destas atividades, contribuindo de forma coesa para o sistema de custos da qualidade. O sistema de custos da qualidade sintonizado com o sistema ABC integram um sistema maior, permitindo mensurar o custo de manter a qualidade, direcionar os esforos das equipes de aperfeioamento e calcular seguramente os custos da empresa. Desta forma todo o sistema fomenta condies adequadas de gesto e controle de custos. Conclui-se que o sistema de custo da qualidade e o sistema ABC integram mais uma ferramenta de busca de competitividade entre outras tantas. Segundo pesquisas coletadas em fontes bibliogrficas, estes sistemas tm se mostrado eficientes. A acirrada competio mundial dinamiza a busca de novas tecnologias e alavancagens competitivas. A procura pelo contnuo aperfeioamento uma viagem sem fim.

6. Referncias Bibliogrficas
BERLINER, Callie e BRIMSON, James A. Gerenciamento de Custos, em indstrias avanadas. So Paulo: T.A. Editor, 1992. COGAN, Samuel. Activity-Based Costing (ABC): a poderosa estratgia empresarial. So Paulo: Pioneira, 1994. FEIGENBAUM, Armand V. Controle da Qualidade Total. So Paulo: Makron Books, 1994.

11 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

Rodrigo Barbosa Campo

FRONSINI, L. H. e CARVALHO, B. ABC e custos da qualidade. Banas Qualidade, junho 1997. JURAN, J. Gryna F. Controle de Qualidade Handbook. So Paulo: Makron Books, 1991. MATTOS, Jarbas Cezar. Custos da Qualidade como Ferramenta de Gesto da Qualidade: diagnstico nas empresas com certificao ISO 9000. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produo ENEGEP. MOTTA, Sandro de Almeida. Uma Contribuio para o Estudo da Integrao dos Sistemas de Custeio da Qualidade e de Custeio Baseado em Atividades. Itajub, 1997. Dissertao (mestrado) Escola Federal de Engenharia de Itajub. PORTER, Michael. Os caminhos da lucratividade. HSM Management, So Paulo, mar/abr, 1997. ROBLES JR., Antnio. Custos da Qualidade: uma estratgia para a competio global. So Paulo: Atlas, 1994. ROTONDARO, Roberto. Custos da Qualidade Ferramentas para Anlise de Deciso Estratgica. Apostila da Fundao Carlos Alberto Vanzolini, 1996.

12 Ano I - Nmero 01 - jan/dez/2003 Caderno de Administrao Unigois-Anhanguera

S-ar putea să vă placă și