Sunteți pe pagina 1din 7

GPS - Sistema de Posicionamento Global Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi originalmente planejado para aplicaes militares, pelo

departamento de defesa dos Estados Unidos da America mas nos anos oitenta, o governo fez o sistema disponvel para uso civil. O sistema constitudo de trs partes sendo: Espacial Controle Receptor- Utilizador

Trata-se de um sistema de radionavegao baseado em uma rede de 24 satlites de GPS colocada em rbita pelo Departamento Norte-Americano de Defesa, que circunda o globo terrestre a aproximadamente 19.300 quilmetros, completando duas rotaes completas a cada dia. As rbitas so dispostas de modo que a qualquer hora do dia, em qualquer lugar na Terra, haja pelo menos quatro satlites "visveis" no cu, enviando informaes que permite a qualquer usurio saber a sua localizao, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condies atmosfricas e em qualquer ponto do globo terrestre.

Figura 1 - Concepo artstica da constelao de satlites GPS A funo de um receptor GPS localizar 4 ou mais desses satlites, determinar a distncia para cada um, e de posse dessa informao deduzir sua prpria posio, atravs da interseco de 3 circunferncias cujos raios so as distancias medidas entre o receptor e os satlites, essa operao baseada em um princpio matemtico simples chamado triangulao.

Figura 2 - Raios virtuais entre as circunferncias Os satlites transmitem sinais de rdio ( onda digital ) de alta freqncia e baixa potncia. Esses cdigos so to complicados que mais parecem ser um rudo pseudoaleatrio (PRN-Pseudo-Random Noise), mas de facto eles tem uma sequncia lgica. O receptor foi preparado de modo a que somente decifre esses cdigos e mais nenhum, deste modo ele est imune a interferncias geradas quer por fontes radio naturais ou fontes radio intencionais, ser esta uma das razes para a complexidade dos cdigos, sendo utilizados dois cdigos mas os usurios civis s podem sintonizar o C/A e o cdigo P fica restrito As ondas de rdio so energia eletromagntica, o que significa que elas viajam na velocidade da luz (aproximadamente 186 mil milhas por segundo, 300 mil quilmetros por segundo, no vcuo). O receptor pode obter a distncia que o sinal viajou cronometrando quanto tempo ele levou para chegar at o mesmo. Em determinado momento (digamos meia-noite), o satlite comea a transmitir um padro digital longo chamado cdigo pseudo-aleatrio. O receptor produz o mesmo padro digital exatamente meia-noite. O sinal do satlite chega ao receptor com um atraso em relao ao padro por ele produzido. A extenso do atraso igual ao tempo de viagem do sinal. O receptor multiplica esse tempo pela velocidade da luz para determinar qual distncia o sinal viajou. Supondo que o sinal tenha viajado em linha reta, essa a uma distncia do receptor at o satlite. Cada satlite contm um relgio atmico caro, mas o receptor em si utiliza um relgio de quartzo comum, que reiniciado constantemente. Em suma, o receptor observa os sinais provenientes de quatro ou mais satlites e ajusta sua prpria impreciso. Em outras palavras, existe apenas um valor para o "horrio atual" que o receptor pode utilizar. O valor correto de hora far com que todos os sinais que o receptor est recebendo alinhem-se em um nico ponto no espao. Esse valor de hora o mesmo dos relgios atmicos em todos os satlites. Assim, o receptor ajusta seu relgio de acordo com esse valor de hora e passa a ter a mesma hora que todos os relgios atmicos tm em todos os satlites. O receptor GPS tem a preciso de um relgio atmico "independente".

Quando voc mede a distncia de quatro satlites localizados, voc pode desenhar quatro esferas que se cruzam em algum ponto. Trs esferas iro se cruzar mesmo que seus nmeros estejam muito incorretos, mas quatro esferas no se cruzaro em nenhum ponto se voc tiver medido incorretamente. Como o receptor faz todas as suas medidas de distncia utilizando seu prprio relgio embutido, todas as distncias estaro proporcionalmente incorretas. O receptor pode calcular facilmente o ajuste necessrio que faz com que as quatro esferas se cruzem em um mesmo ponto. Baseado nisso, o receptor reinicia o seu relgio para que ele se sincronize com o relgio atmico do satlite, fazendo isso sempre que est ligado, o que significa que ele quase to preciso quanto os caros relgios atmicos dos satlites. Para que a informao da distncia seja til, o receptor tambm tem que saber onde os satlites esto, de fato, e isso no difcil, j que eles viajam em rbitas muito elevadas e previsveis. O receptor GPS simplesmente armazena um almanaque que lhe diz onde cada satlite deveria estar em qualquer momento determinado. Elementos como a atrao da lua e do sol mudam ligeiramente as rbitas dos satlites, mas o Departamento de Defesa dos Estados Unidos monitora constantemente suas posies exatas e transmite quaisquer eventuais ajustes a todos os receptores GPS, como parte dos sinais dos satlites. GPS Diferencial At aqui aprendemos como um receptor GPS calcula sua posio na Terra baseado na informao que recebe de 4 satlites. Esse sistema funciona muito bem, mas imprecises podem ocorrer. Esse mtodo supe que os sinais de rdio atravessaro a atmosfera em uma velocidade consistente (a velocidade da luz). Na realidade, a atmosfera da Terra reduz um pouco a velocidade da energia eletromagntica, particularmente quando atravessa a ionosfera e a troposfera. O atraso varia de acordo com o lugar onde voc est na Terra, o que significa que difcil contabilizar esse atraso com preciso nos clculos de distncia. Os problemas tambm podem ocorrer quando os sinais de rdio rebatem em grandes objetos como arranha-cus, dando a um receptor a impresso de que um satlite est muito mais distante do que realmente est. Alm de tudo isso, os satlites s vezes emitem dados de almanaque imprecisos, revelando incorretamente sua prpria posio. Um GPS Diferencial (DGPS) ajuda a corrigir estes erros. A idia bsica ajustar a impreciso do GPS em uma estao receptora fixa com uma posio conhecida. Como o equipamento DGPS, na estao receptora, j sabe sua prpria posio, pode facilmente calcular a impreciso do seu receptor. A estao transmite um sinal de rdio a todos os receptores da regio que estejam equipados com DGPS, fornecendo informaes de correo de sinal naquela rea. No geral, o acesso a essas informaes de correo faz dos receptores DGPS muito mais precisos na faixa de 3 a 5m enquanto os receptores comuns esto na faixa de 15 a 20m

A funo mais essencial de um receptor GPS captar as transmisses de pelo menos quatro satlites e combinar as informaes dessas transmisses com a informao em um almanaque eletrnico, tudo isso para obter a posio do receptor na Terra. Uma vez feito esse clculo, o receptor pode dizer-lhe a latitude, a longitude e a altitude (ou alguma medida semelhante) da sua posio atual. Para facilitar a navegao, a maioria dos receptores insere esses dados no processados em arquivos de mapa armazenados na memria.

Figura 3 - Receptor GPS com mapas internos para motoristas

O usurio pode utilizar os mapas armazenados na memria do receptor, conectar o receptor a um computador que possa armazenar mapas mais detalhados em sua memria ou simplesmente comprar um mapa detalhado da sua rea e localizar-se utilizando as leituras de latitude e longitude do receptor. Alguns receptores permitem o download de mapas detalhados para a memria ou que voc fornea mapas detalhados por meio de cartuchos de mapa conectados ao receptor. Um receptor GPS padro no s situar voc no mapa em um determinado local, como tambm ir traar seu caminho por um mapa medida que voc se move. Se voc deixar seu receptor ligado, ele poder permanecer em constante comunicao com os satlites GPS para ver como a sua posio est mudando. Com essas informaes e com seu relgio interno, o receptor pode dar-lhe diversas informaes pertinentes:

qual a distncia que voc viajou por quanto tempo voc viajou sua velocidade atual sua velocidade mdia uma trilha que mostra no mapa exatamente onde voc viajou o tempo estimado at o seu destino se mantiver sua velocidade atual

Hoje a tecnologia evoluiu tanto, que os aparelhos de GPS atravs da reproduo de voz digital, capaz de praticamente falar com o motorista indicando o caminho. Os navegadores GPS modernos, tambm incorporaram outras funes multimdia deixando o produto ainda mais interessante como:

Tela touch screen - toque na tela, selecionando funes Multimdia tocador de MP3 - voc pode armazenar msicas e MP3 no navegador lbum de fotos - voc pode armazenar e reproduzir fotos na tela do navegador Reprodutor de vdeos - mas isso contra a legislao de trnsito. Portabilidade da TV Digital mvel - mas isso contra a legislao de trnsito.

Alguns dos GPS Automotivo o usurio ainda dispe tambm do FM Transmitter, recurso que permite que o mesmo oua o GPS em uma freqncia do seu som. s escolher sua msica no GPS e ouvi-las no som do seu carro com perfeita qualidade. Alm da entrada AV-IN onde se podem plugar acessrios e reproduzir arquivos de cmera fotogrfica e cmera de vdeo.

Mobilidade e Portabilidade da TV Digital

TV Digital uma nova tecnologia de transmisso de sinais de televiso, que proporcionar gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma srie de novos benefcios, tais como ver televiso quando em deslocamento e interagir com os programas. Para entender a TV digital , ser til entender a TV analgica para perceber a diferena. Os fundamentos da transmisso se da TV analgica seguinte maneira, uma cmera de vdeo obtm uma imagem de uma cena. Isso ocorre a uma taxa de 30 quadros por segundo, a cmera rasteriza a cena. Ou seja, a cmera transforma a imagem em fileiras de pontos individuais chamados pixels. Para cada pixel designada uma cor e uma intensidade. As fileiras de pixels so combinadas com sinais de sincronizao, chamados sinais de sincronismo horizontal e sincronismo vertical, de modo que a eletrnica no interior do aparelho de TV saber como exibir as fileiras de pixels. Esse sinal final, que contm a cor e a intensidade de cada pixel em um conjunto de fileiras, junto com os sinais de sincronismo horizontal e vertical, chamado de sinal de vdeo composto. O som completamente independente na TV analgica na transmisso trabalha-se com o mono e esterio ou seja com um ou dois canais o L e R. Na transmisso analgica que trabalha com o sistema PAL- M tem-se 525 linhas de transmisso, mas na recepo o um aparelho de TV analgico varrendo de cima para baixo, da esquerda para direita pode exibir 480 linhas ativas horizontais de resoluo. Sendo assim o principal problema da TV analgica a resoluo, pois a resoluo da TV controla a qualidade e o detalhe na imagem que voc v a resoluo determinada pelo nmero de pixels na tela.

Na TV Digital tem-se um aumento de 6 vezes nessa qualidade tanto na transmisso quanto na recepo, pois na captao da cena as cmeras desenvolvem trabalhos onde a imagem possui 1920 x 1080 linhas enviada a 60 quadros completos por segundo e se transmite 1080 linhas e na recepo se atualmente pode se receber as 1080 linhas transmitida a diferena entre os dois sinais fica mais significativas na qualidade da imagem quando ela esta em movimento, alem da imagem a TV digital oferece um som com muito mais qualidade ou seja trabalha-se com o som surround 5.1 ( Sistema panormico ) um som com seis caixas acsticas, realce dos graves, conhecido na mdia como som de Home Theater. Esse som somente ser usado com HDTV. Os sinais digitais chegam na TV via antena UHF (interna ou externa). Quem tem TV analgica deve ligar a antena no conversor de sinal. Alguns televisores full HD j vm com conversor embutido. Neste caso, a antena deve ser conectada diretamente no aparelho. O sistema de TV digital permite que os programas possam ser vistos dentro de nibus, carros, barcos, avies, em notebooks, em celulares com os telespectadores em movimento, nos desk tops dos escritrios ou at com receptores de bolso. O sistema ainda conta com a multi-programaao que uma alternativa para a alta definio, que permite assistir a programas diferentes no mesmo canal, ou ver o mesmo programa com vrios ngulos/posies diferentes muito bom para esportes em geral. Poder reduzir conflitos em casa: um assiste novela, o outro assiste ao noticirio, um terceiro assiste a programas esportivos etc. Esse recurso configurvel e a emissora poder diminuir o nmero de canais aumentando a resoluo. Por exemplo: dois programas com resoluo maior que o SD, mas menor que o HD. Para usar esse recurso, precisa ter um aparelho para cada programa, at porque o udio vem embutido no vdeo do programa. Aliado a esse conforto ainda tem-se a interatividade que permite fazer compras pela TV sem ter que usar telefone, votar em pesquisas, consultar o guia de programao das emissoras, realizar operaes bancrias, acessar internet, alm de outros servios que vo aparecer medida que a TV digital for se consolidando em todo o pas.

Referencias http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u14724.shtml http://informatica.hsw.uol.com.br/receptores-gps.htm http://www.malima.com.br/article_read.asp?id=237 http://www.overcar.com.br http://tecnologia.uol.com.br http://www.gpscenter.com.br http://videos.hsw.uol.com.br/televisao-digital-1-video.htm http://www.visiontec.com.br http://www.blogdocomputador.com.br http://pt.wikipedia.org http://eletronicos.hsw.uol.com.br/hdtv.htm http://www.dtv.org.br

S-ar putea să vă placă și