Sunteți pe pagina 1din 39

Porteflio reflexivo de aprendizagens

Tcnico de Instalaes Elctricas


Joaquim Vigrio 07-10-2009

Todos temos uma forma diferente de ver, dizer e sentir as coisas. Neste trabalho procurei dar-me a conhecer no s no plano profissional como tambm no plano racional e emocional, contornando (sempre que possvel), os contedos que o pudessem tornar maador.

"O Homem nasce a aprender e morre sem saber!" A nossa aprendizagem comea com a vida. curioso observar, como logo nascena, as crianas se acalmam no calor e aconchego da me. Quando partimos para a escola, j levamos na bagagem competncias e conhecimentos que adquirimos no seio familiar. A escola uma importante etapa do nosso percurso, que nos prepara para a vida em sociedade e que nos garante as bases de que necessitamos. Cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo, ao longo da sua existncia. Neste processo evolutivo, tambm os comportamentos se vo moldando em consequncia do conhecimento e das competncias adquiridas.

O facto de os homens se juntarem e viverem em sociedade porque s por esse modo podem sobreviver e se constituir como indivduo autnomo mas socivel, retirando da vantagens, suprimindo lacunas e completando as suas necessidades. Desenvolvem-se, por esta via, valores sociais especficos: o sentimento de pertena e lealdade para com o grupo e os seus membros; o cuidado pela vida e propriedade alheias; o altrusmo; a trapaa; a empatia; o respeito recproco; o antecipar as consequncias das aces; etc. Tudo isto so prticas que naturalmente ressaltam de uma vida compartilhada, dando mais tarde lugar aos conceitos de justia, de moral, de direito, de dever, de responsabilidade, de liberdade, de dignidade, de igualdade, de culpa, de segurana, de traio e tantos outros Cada indivduo faz parte, em simultneo, de diferentes tipos de grupos, tais como, o grupo familiar, o grupo de amigos, o grupo dos membros de um clube desportivo, o grupo de colegas de trabalho, isso acontece por existirem razes ou interesses que unem as pessoas num dado contexto, assim o seu comportamento varia, conforme os diferentes papis sociais que desempenham em cada grupo. As relaes interpessoais que se estabelecem baseadas na confiana na cooperao e at na competio moderada, conjuntamente com o objectivo comum ao grupo so em si situaes que desenvolvem sentimentos de pertena.

Pgina | 2

O que hoje sou radica dos princpios que me foram ensinados na educao, da minha formao, das pessoas com quem me relacionei e principalmente dos erros que cometi. Os livros so importantes auxiliares educativos que nos ensinam, que nos estimulam, que alargam o nosso horizonte e nos despertam para novos ideais e outras formas de observar o mundo. Os livros sempre tiveram a capacidade de me transportar com eles para o palco da aco, nesse sentido vivo com eles a aventura, a tenso do suspense, o sonho e a fantasia, todos eles, com maior ou menor relevncia contriburam para a minha formao, forma de ser e de estar (por vezes tenho a sensao que so os livros que me procuram e no o contrrio).

Hoje vivemos no que se convencionou chamar "Sociedade da Informao", na qual o conhecimento o bem de maior valor. A necessidade de dominar as tecnologias (principalmente a informtica) e de uma segunda lngua (principalmente o Ingls) so imperativos que se impem neste mundo marcado pelas mudanas. Ainda me recordo do meu primeiro dia de escola, eu carregava no saco uma simples ardsia, ou seja, uma pedra preta, na qual aprendi a rabiscar as primeiras letras. Comparado com essa poca, os dias de hoje parecem surgidos de um conto de fico cientfica. Nos ltimos trinta ou quarenta anos o mundo ficou irreconhecvel aos olhos dos mais velhos e deixou pelo caminho os menos capazes de acompanhar o elevado ritmo das mudanas.

O meu percurso escolar decorreu principalmente nas escolas de Gondomar onde conclui o 9 ano; depressa me vi a pedalar rpido numa bicicleta de cor verde tinha 18 anos e gostava de chegar cedo ao trabalho. O meu primeiro emprego foi como chapeiro de automveis. Considerada uma arte, esta profisso despertou em mim a criatividade e o engenho. O entusiasmo que sentia e o gosto pelo que fazia depressa fizeram com que aprendesse e elevasse assim a minha categoria profissional. Mais tarde decidi mudar de profisso e fui trabalhar para os hipermercados Continente. Foi nesta altura que me apercebi da competio doentia que algumas empresas induzem entre os seus funcionrios. Acabei por entrar no sistema e at ganhei um prmio de melhor funcionrio do ano. Todavia, nunca perdi a conscincia nem o sentido que esta cumplicidade me inclua numa mescla doentia que no respeitava os principais valores ticos e morais na convivncia e companheirismo.

Pgina | 3

Entretanto, a monotonia de uns dias sempre iguais sem exigncias criativas ou apelativas ao engenho fizeram-me perceber que aquele no era definitivamente um lugar para mim. Ento, arranjei um novo emprego que pelas suas caractersticas me fizeram sentir que finalmente tinha encontrado a harmonia, a paz de esprito e a qualidade de vida que muito procurava. O bom salrio e a necessidade de ter de recorrer frequentemente criatividade, experiencia adquirida e procura de novos conhecimentos preenchiam a minha vida. Montava e ou fazia mquinas diversas de comunicao multimdia por medida ou gosto do cliente. Entretanto, a necessidade de acompanhar a evoluo dos tempos levou-me a tirar um curso de iniciao informtica e um outro profissional de metalomecnica.

Melhores funcionrios do ano na companhia dos directores (ao centro)

Em Cada momento da minha vida procurei fazer sempre o melhor que sabia e podia nem sempre acertei, nem sempre fui compreendido e nem sempre fui aceite Sofri nas tristezas, ri nas alegrias. Os caminhos que seguimos na vida podem mudar-nos, mas no mudam o passado nem aquelas pessoas que gostam de ns verdadeiramente.

Pgina | 4

O meu av acompanha-me a vida. O que mais gosto de recordar so as tardes que passava na sua companhia. A sua oficina ficava num anexo atrs da casa onde se podia observar um amontoado de madeiras que revelava a sua profisso. Tinha 9 anos e gostava de ajudar o meu av na sua arte de marceneiro. A imaginao frtil prpria da idade e inesgotvel pacincia do meu av levaram-me a criar a minha primeira obra: um carro construdo com restos de madeiras e rodas de um triciclo. O entusiasmo afastava qualquer cansao, e eram inmeras as vezes que subia a ladeira puxando o carro por um cordel, para depois a descer desenfreado, cabelos ao vento, atingindo desta forma doses de adrenalina que me faziam tremer de emoo. Depressa me vi rodeado por todos os putos da vizinhana, tambm eles eufricos e inflamados disputando pela sua vez de tripular o blide. Alguns dias depois j se faziam corridas e se comparavam as mquinas.

Eram tempos diferentes que agora recordo com nostalgia e que me ficaro para sempre gravados na memria.

O meu av no casamento dos meus pais

Pgina | 5

Esta poca que agora vivemos, de grandes mudanas e acontecimentos, ficar a par de outras grandes datas, marcada nos registos da histria da humanidade. Deu-se o mote para um rumo que caracterizar esta Era como a base ou o ponto de partida para um futuro que se adivinha diferente: caminhamos para a explorao do espao, procura-se a unificao do mundo, desenvolvem-se novas tecnologias, exploram-se novas energias e consegue-se algo nunca visto nos milhares de anos da nossa histria a manipulao gentica dos seres humanos. Esta ltima questo abre a janela para prximas geraes que se prevem diferentes (talvez mesmo superiores) capazes de solucionar todas as maleitas que espreitam os seres vivos. Actualmente a manipulao gentica quer seja dos alimentos, animais ou seres humanos ainda muito controversa. A clonagem um processo natural ou artificial, pelo qual so produzidos clones, cpias fiis genticas de outro ser. Em Fevereiro de 1997 foi feita a primeira clonagem de um mamfero (ovelha Dolly), a partir desse momento o nmero de clones tem aumentado e abrem-se novas expectativas para a clonagem humana. Sobre este tema, tm surgido boatos do nascimento de clones humanos, mas nunca foi apresentado nenhuma prova da veracidade destas afirmaes. Apesar da clonagem poder vir a trazer benefcios para a humanidade, a manipulao de clulas estaminais levanta muitas questes no campo da tica, o que levou a que esta fosse considerada ilegal em muitos pases, como por exemplo em Portugal, pois so muitos os que acreditam que a criao de vida assunto exclusivo do Criador. Efectivamente, este assunto impe uma reflexo tica, porque ao clonar-se um ser humano destri-se a prpria identidade do novo ser. Deixamos de ter indivduos, e como tal seres nicos e irrepetveis, para termos mltiplos, na minha opinio, sem dignidade prpria. Apesar de ainda muito controversa, esta cincia apresenta um grande potencial: os cientistas esperam abrir caminho a novos tratamentos para doenas que de outra forma seriam incurveis, tais como a doena de Parkinson, doenas cardacas, doena de Alzheimer, paralisia, acidentes vasculares cerebrais e a diabetes. Esperam, assim, substituir as clulas danificadas do crebro ou do corpo atravs da utilizao de uma tcnica de transplante de clulas estaminais. As clulas estaminais podem ser provenientes de embries, de embries clonados e talvez mesmo de adultos. Um embrio clonado a partir de clulas de uma pessoa doente teria a vantagem de ter o mesmo ADN dessa pessoa reduzindo ou anulando o risco de rejeio. Outra grande vantagem que se auspicia possibilidade da recuperao de animais em vias de extino atravs da criao de clones.
Pgina | 6

Os acontecimentos, so coisas da vida que mudam e transformam o nosso percurso e nos levam numa aventura sempre indita e inesperada. Quando lidamos com pessoas, lidamos tambm com suas emoes, com suas fraquezas e com suas potencialidades. Quando acertamos, ao enfrentar uma situao de modo produtivo, sentimo-nos bem e isso normal. Quando erramos normal, tambm, sentir-mos mal naquele contexto e momento. O problema que como errar no considerado/aceite pela sociedade como normal gravamos isso como um programa que nos oprime e limita a nossa liberdade e criatividade. No livro Maktub de Paulo Coelho, li um texto que me fez reflectir sobre algumas questes relacionadas comigo, com a vida e com todos aqueles que corajosamente arriscam um novo percurso: Se a caminhada est muito difcil, procure ouvir o corao. Procure ser o mais honesto consigo mesmo, veja se est mesmo a seguir o seu caminho, a pagar o preo dos seus sonhos. Todos temos a nossa histria de vida e apesar de tudo o que a envolve somos os nicos protagonistas. Trilhar os caminhos da vida uma tarefa rdua, que nos exige pacincia, perseverana, humildade e, mais importante, a sabedoria de parar sempre que necessrio. certo que nos exigem, (quase sempre), decises acertadas, pensamentos objectivos e atitudes coerentes, mas esquecem-se que a vida no mais que um conjunto de experincias e, por isso, um conjunto ainda maior de recuos e avanos que se encaixam ao longo da nossa existncia. O erro parte integrante da nossa vivencia e fundamental ter a capacidade de o sentir dessa forma, para aproveitar a abertura aprendizagem que ele prprio nos concede.

(H histrias de vida que podem ser compreendidas mas que s quem as viveu as pde sentir. No a inteligncia que as pode captar totalmente, mas sim a emoo, o sentimento de quem as souber ouvir).

Entretanto o mundo no pra e o seu movimento foi o veculo que serviu de transporte s quarenta e sete voltas que dei em torno do sol. Nesta viagem vivi mil anos fui chapeiro, serralheiro, carpinteiro, pedreiro, empregado de armazm conheci o sucesso e a derrota, o dio e o amor, vivi paixes, conheci a inveja, conheci o ser humano e, um pouco de mim mesmo. Agora, eis-me aqui novamente no ponto de partida procura de um novo caminho.

Pgina | 7

Este curso que agora frequento e que a bom termo me conferir a carteira profissional de Tcnico de Instalaes Elctricas a satisfao de uma curiosidade que sempre me intrigou: a electricidade. Sempre senti uma insatisfao inquietante, uma espcie de curiosidade inadivel que incomoda, de querer saber e no perceber este fenmeno. A electricidade existe desde sempre. Antes da sua descoberta atribuamse aos deuses a sua manifestao, que se observava por exemplo, nos relmpagos em dias de trovoada ou das inexplicveis foras magnticas que controlam os planetas e mantm o universo em equilbrio. Na actualidade, o mundo depende mais do que nunca da electricidade, quase no percebemos que estamos rodeados de aparelhagem e equipamentos que dependem dela para funcionarem.

O momento actual caracteriza-se por grandes transformaes, que se reflectem no processo de globalizao, o que est intimamente relacionado com a velocidade das comunicaes e com progressos tcnicos e cientficos. A Globalizao ou Mundializao um processo social e progressivo de integrao escala planetria, nomeadamente no campo da informao

(conhecimento), da comunicao e da economia, no excluindo, no entanto, a prpria esfera poltica. Este processo tem sido impulsionado pela reduo dos custos de comunicao e difuso de informao e ideias, em resultado dos grandes avanos tecnolgicos nos domnios das telecomunicaes e informtica, com destaque para a internet. Vivemos hoje uma nova realidade: cada vez mais o mundo se torna uno sendo que os acontecimentos do outro lado do globo no nos devem deixar indiferentes. A nvel mundial, a globalizao , no meu ponto de vista, claramente benfica para o desenvolvimento e para o bemestar das populaes. A grande questo que se levanta saber se os benefcios da Globalizao chegam a todos os pases e se estes benefcios se distribuem de forma equitativa nesses pases.

Pgina | 8

Observa-se que os pases mais desenvolvidos tendem a sufocar o nmero de concorrentes, destruindo a curto e a mdio prazo as vantagens das economias de mercado. Quanto aos pases menos desenvolvidos que no beneficiem de mercados internos significativos, a Globalizao liberal impedir quaisquer iniciativas

empresariais locais, excepto aquelas que geram produtos de baixo valor econmico. Porm, as consequncias vo para alm do mbito econmico. Este processo afecta gravemente a qualidade de vida das populaes mais carenciadas a vrios nveis, nomeadamente, o social e o politico. Assiste-se a fenmenos, tais como: escassez de recursos de sade, baixa escolaridade e formao e o aumento crescente da criminalidade e marginalidade. Como tudo na vida, h sempre o lado bom e o lado mau e na Globalizao sucede o mesmo. Na minha opinio, como cidados do mundo nosso dever diminuir os efeitos negativos e perpetuar o lado positivo na convivncia entre os povos.

As sociedades so caracterizadas por todo um conjunto de crenas, normas, modelos, modos de pensar, sentir e agir, instituies e valores a que se chama cultura. Os meios de comunicao de massas (mass-media) em que se incluem a rdio, a televiso, o cinema, os jornais e mais recentemente a internet, so agentes socializadores importantes. Antes da era da grande comunicao de massas, as pessoas mantinham-se informadas dos acontecimentos pela via dos vizinhos, pelos viajantes e atravs da conversa em locais pblicos. Havia poucos transportes e as populaes mais isoladas s tinham conhecimento das notcias muito mais tarde. A falta de entretenimento fazia com que as horas de lazer fossem passadas em conjunto com as famlias e no interior da comunidade qual se pertencia. A famlia, o professor e o padre eram as principais fontes de socializao, onde se aprendiam os valores e modelos de comportamento. Os meios de comunicao de massas vieram alterar profundamente esta situao. A evoluo destes sistemas de comunicao, aproximou as povoaes, povos e pases, tornando internacionais as novas descobertas cientficas, a moda e acontecimentos polticos, entre outros aspectos. A informao diria que chega por estes meios serve de base formao das opinies e condiciona bastante o comportamento e as opes tomadas. Todavia, os mass-media, sendo os veculos de novos modelos de comportamento assumem um importante papel de socializao, pois informam os indivduos das mudanas sociais, culturais e politicas.

Pgina | 9

Os telemveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, difcil imaginar o mundo sem eles. Antes de 1991, Portugal vivia sem este tipo de dispositivo. Decorridos apenas 16 anos, o uso deste equipamento tornou-se banal e, nos dias que correm, difcil encontrar algum que no possua pelo menos um telemvel. O telemvel tambm agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rdio, despertador, consola de jogos, calculadora e relgio. O telemvel deixou de ser apenas um dispositivo que permite comunicar, para se tornar uma ferramenta da interaco social. Em poucos anos, passou de mero instrumento de trabalho a um equipamento de massas, utilizado no s para comunicar, como tambm para estruturar as relaes sociais e as quotidianas. Em termos de diferenciao etria, de notar que as comunicaes mveis foram inicialmente desenvolvidas tendo como alvo os jovens adultos pertencentes classe empresarial, com elevado grau de mobilidade por motivos profissionais. No entanto, actualmente, observa-se um interesse crescente da populao mais jovem e at mesmo crianas j possuem e dominam esta tecnologia. Este grupo etrio que normalmente no dispem de meios de sustento prprios, optam por solues de comunicao menos dispendiosas, como por exemplo os SMS, em detrimento das chamadas de voz. Este interesse incita a adopo e implementao de novos servios e funcionalidades. A comunicao mvel facilita a interaco entre indivduos e conduz a uma nova forma de gerir a vida particular, nomeadamente no mbito das relaes com amigos e com familiares. No que diz respeito ao estatuto socioeconmico, nota-se que os utilizadores com maior nvel de rendimento utilizam normalmente a mais cara e recente tecnologia como marca de posio e afirmao individual. Comunica-se cada vez mais distncia, preferindo-se, por vezes, o envio de um simples SMS a uma presena fsica, a um contacto humano mais quente, directo e participativo. Nesta forma contempornea de comunicao escrita, utiliza-se cada vez mais a linguagem icnica como forma de abreviar o texto ou de transmitir emoes. A linguagem icnica, como o prprio nome indica, baseia-se em cones. Segundo a definio do Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, um signo que apresenta uma relao de semelhana ou analogia com o objecto que representa (como uma fotografia, uma esttua ou um desenho figurativo). Como exemplo deste tipo de linguagem, este dicionrio refere o desenho de uma faca e um garfo cruzados que indicam proximidade de um restaurante.
Pgina | 10

A televiso mantm-se o mais significativo meio de comunicao de massas e de lazer. Neste aspecto, encaro a televiso como um equipamento que complementa o final de um dia em que a fadiga impe um abandono ou desligar do crebro. Uma hora, s vezes um pouco mais satisfaz essa necessidade. A maioria dos canais portugueses despertam pouco interesse. A falta de qualidade, os programas repetidos, a publicidade morosa e o recalcar de noticias sensacionalistas at exausto incomodam e causam mal-estar. Pressinto que as pessoas se foram habituando a estes contedos televisivos e deixaram de perceber que no so essas as suas necessidades. Os gritos da informao pessimista e alarmante em nada contribuem para o equilbrio emocional nem tornam o cidado bem informado ou formado. Se tivesse o poder de curar a televiso, a ttulo de incentivo para uma sociedade melhor, o maior destaque iria para a Cincia e novas descobertas. Informaria as pessoas de todas as proezas conseguidas at actualidade e quem so ou foram os seus autores. A necessidade de abstraco, de relaxar e de rir seriam completadas com bons filmes e muita comdia. Os

noticirios teriam as notcias mais cuidadas sem o tom repetitivo e sensacionalista. Os mais jovens teriam programas educacionais adequados e apelativos sua melhor formao e construo intelectual. A televiso pode ensinar, divertir e informar, dependendo do que se assiste e quem assiste. Uma criana no ter porventura a capacidade de discernir a realidade da fico, a sua educao tem de partir de bases que s os pais e a escola podem cimentar. inegvel que a televiso um excelente meio de conhecimento que alarga horizontes e mostra assuntos aos quais sem ela eu no teria acesso. Este conhecimento to imediato que me chega dos quatro cantos do mundo nunca poderia deixar de me influenciar. Reconheo, no entanto, que este meio de comunicao pouco promotor de uma reflexo independente. Os perigos de manipulao que podem advir deste contacto devem ser superados com um esprito crtico e os contedos comparados com outros meios informativos. Com a evoluo dos novos meios de comunicao especialmente da internet, a TV vem sendo relegada para segundo plano. Deduzo por este facto, que num futuro prximo, a televiso evoluir de forma a aproximar-se e at mesmo enquadrar-se no mundo Web.

Pgina | 11

A Internet um conglomerado em escala mundial de redes de milhes de computadores interligados pelo protocolo de internet que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados.

Hoje em dia a Internet a principal das novas tecnologias de comunicao e informao; esta permite que utilizadores de computadores se liguem a outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Pessoas de diferentes continentes podem comunicar entre si, e enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia para qualquer parte do mundo desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com a mesma funcionalidade conectados Internet. Nas empresas o correio electrnico deixou de ser apenas um meio de troca de mensagens para se tornar num grande factor de produtividade e desempenhar um papel decisivo nas suas negociaes. O acesso a um grande nmero de informaes disponvel a pessoas com ideias e culturas diferentes pode influenciar o seu desenvolvimento moral e social. A criao dessa rede beneficia em muito a globalizao, mas tambm cria a interferncia de informaes entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhoria quanto um declnio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informaes existentes na Internet e da utilizao destas pelos utilizadores de todo o mundo.

Pgina | 12

O uso da Internet introduziu um novo modo de lidar com a informao e com o conhecimento, criando formas alternativas de estudo e de pesquisa.

Um dos potenciais efeitos e prticas emergentes que a Internet proporciona, so por exemplo: a visita virtual a museus. Esta oportunidade , a meu ver, enriquecedora e resolve o problema da distncia e da falta de acesso. So vrios os Museus que tiram partido das tecnologias e apostam em exposies virtuais, existindo mesmo alguns, apenas em formato virtual, ou seja, sem espao fsico que os sustente. So disponibilizadas visualizaes tridimensionais e vdeos de boa qualidade que podem ser explorados. Podemos escolher o percurso movimentando o rato e seleccionar as salas onde queremos entrar e as obras que queremos ver com detalhe. Normalmente -nos disponibilizada mais informao sobre essas obras do que se estivssemos num Museu real. Na minha opinio, estas visitas virtuais no substituem a visita real porque nada se compara possibilidade de ver directamente as obras expostas. No entanto, so uma mais-valia que possibilita aceder Arte, Cultura e Histria todos aqueles que por motivos que lhes so inerentes no tem outra forma.

As comunicaes via satlite conferem um novo mpeto transmisso e recepo de informao. Os satlites de comunicao so utilizados na transmisso mundial de informaes telefnicas, rdio e televisivas e podem servir simultaneamente a diversas estaes terrestres de localidades ou a pases diferentes. A maioria destes satlites so geoestacionrios, ou seja, acompanham exactamente a rotao da terra numa rbita circular posicionada sobre o equador nos pontos de latitude zero. A funo destes satlites a de actuar como um repetidor de sinais gerados em Terra. Os sinais so detectados, filtrados, repolarizados, amplificados e transmitidos de volta Terra. A energia para o seu funcionamento vem de baterias alimentadas por clulas solares que alimentam os circuitos repetidores de sinal chamados de transponders. O transponder um transmissor e receptor. Recebe sinais via satlite a partir da Terra e transmite sinais de volta para a Terra. So muitas as constelaes de satlites em rbita assim como o servio especfico que podem fornecer e para o qual foram concebidos como por exemplo: - Satlites do Sistema Global de Navegao (GPS) satlites que enviam sinais de rdio a receptores mveis na Terra, possibilitando a determinao precisa da sua localizao geogrfica.

Pgina | 13

- Satlites de observao da terra satlites projectados para uso no militar, para, por exemplo, monitorizao ambiental, meteorologia, mapeamento geogrfico, etc. - Satlites meteorolgicos satlites projectados essencialmente para monitorizar o tempo e o clima na Terra.

O homem evoluiu muito a nvel tecnolgico e cientfico mas a meu ver pouco a nvel tico ou moral. A promessa de felicidade fornecida pelo progresso cientficotecnolgico parece uma miragem e hoje comeamos a perceber que a cincia no chega para responder a todos os nossos problemas e inquietaes.

A par da necessidade de formao ao longo da vida imposta pelos novos tempos e transformaes que vivemos hoje em dia, procuro sempre um desenvolvimento interior, crescer enquanto ser humano, realizar-me enquanto pessoa. Assim, este curso para alm da dimenso profissional e valorizao pessoal, possibilitou-me o contacto entre pessoas, a troca de ideias, conhecimentos e experincias de vida. Contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e interpessoal, ao permitir estabelecer e aprofundar relaes, a desenvolver afectos, atitudes e valores. Levou-me a um maior conhecimento de mim e dos outros e conscincia de existir, para alm das diferenas prprias de cada um de ns e do contexto de vida que nos cerca e caracteriza - uma humanidade comum, expressa, por exemplo, nas formas de viver as alegrias e as tristezas, no desejo de nos encontrarmos e de sermos felizes.

Pgina | 14

Todo o conhecimento que adquiri contribuiu para melhorar a minha formao e condio de cidado do mundo mais bem informado e conhecedor dos seus direitos e deveres.

A disciplina de CLC (Cultura Lngua e Comunicao), permitiu-me adquirir um maior conhecimento e domnio da lngua portuguesa, aperfeioar a expresso escrita e oral, assim como tambm da lngua inglesa; aumentei o meu vocabulrio, pois tive acesso a alguns conhecimentos deste idioma que hoje em dia se assume quase como uma lngua universal. Alguns trabalhos em linguagem escrita como por exemplo: o Curriculum Vitae em ingls, apresentam-se nos dias de hoje como uma competncia necessria num mundo do mundo do trabalho cada vez mais competitivo. Nesta disciplina, no posso deixar de mencionar a dedicao e profissionalismo demonstrado pela Dr. Lusa Almeida no exerccio das suas funes.

Na disciplina de CP (Cidadania e Profissionalidade), aprofundei os conhecimentos sobre cidadania e adquiri uma noo mais dinmica, de acompanhamento, da ideia de uma Unio efectiva, das expectativas dos cidados em relao aos seus direitos, liberdades e garantias, bem como efectivao da participao cvica como via de integrao no projecto europeu que se pretende ser vinculativo e inclusivo.

Alm dos contedos que j desenvolvi nesta apresentao, outros foram debatidos nas sesses de Cidadania e Profissionalidade, como o Estado de Direito Democrtico

Era ainda muito novo quando se deu a Revoluo de 25 de Abril. Recordo ainda o dia em as aulas foram abruptamente interrompidas e os murmrios receosos, ditos em surdina, que me aligeiraram o passo para casa. No tinha ento, nessa fase da vida, o suficiente discernimento para entender o alcance dessa vitria que nos permite viver actualmente num Estado de Direito Democrtico.

Pgina | 15

Estado de Direito, o Estado que respeita e cumpre os direitos do homem consagrados nos grandes pactos internacionais (ex: Pacto Internacional de Direitos Pessoais, Civis e Polticos; Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais), nas grandes declaraes internacionais (ex: Declarao Universal dos Direitos do Homem) e noutras convenes de direito de direito internacional (ex: Conveno Europeia dos Direitos do Homem). No plano interno, os princpios e valores como: a liberdade do indivduo, a segurana individual e colectiva, a responsabilidade e responsabilizao dos titulares do poder, a igualdade de todos os cidados e a proibio da discriminao de indivduos e grupos; soa princpios e valores assegurados pela forma estruturada dos rgos de soberania, cuja separao de poderes e atribuio de competncias a frmula que permite falar de um estado de direito democrtico, de uma representao poltica e de uma soberania popular. A restrio de direitos, liberdades e garantias no pode ser feita por um qualquer rgo de soberania. Compete aos tribunais resolver litgios de forma imparcial e orientada apenas pela lei editada pelos rgos competentes. Ningum est acima da lei, a Constituio Portuguesa (art. 22) no deixa quaisquer dvidas quanto responsabilidade civil directa do Estado por danos licitamente causados aos particulares. A subordinao lei dos titulares de rgos, funcionrios e agentes do Estado e demais pessoas Colectivas pblicas o ncleo essencial do princpio da legalidade do Estado de Direito. A forma que se revela como uma das mais adequadas para colher os princpios e valores de um Estado subordinado ao direito a do Estado constitucional de direito democrtico e social ambientalmente sustentado. Um Estado de justia social tem de encarar a marginalizao como um dfice humano que mina o prprio Estado de justia. A excluso social tambm excluso do direito e um Estado de direito que se queira um Estado de justia tem que ser mais que um Estado que simplesmente encarcera os excludos. O Estado de Ambiente um Estado de justia ambiental. A legislao interna, internacional e comunitria como a do poluidor pagador visam condenar quem desrespeite as normas e princpios estabelecidos.

Pgina | 16

No seguimento desta temtica, tambm aprofundei o conhecimento das vrias questes relacionadas com contrato de trabalho, desde formas de vnculo, tipos de contrato, suspenso e reduo, mudana de local de trabalho e alterao da categoria profissional. As diversas Associaes de defesa dos interesses dos trabalhadores, (sindicatos) e as suas diferenas, os valores ticos empresariais e cdigos de conduta.

A fonte de conhecimentos tcnicos, matemticos e cientficos que adquiri no decorrer da disciplina de STC (Sociedade Tecnologia e Cincia) foram muito interessantes e revelaram-se tambm um precioso complemento de ajuda para ultrapassar algumas dificuldades que surgiram na parte tcnica /profissional do curso.

Alguns temas, mais cientficos ou polmicos, emergentes da sociedade moderna como por ex: o ADN, A Excluso Social, A Casa Poupana, entre outros, foram aliciantes e/ou preponderantes para um desenvolvimento consciente de

conhecimentos e modelagem de novas atitudes.

ADN na explorao deste tema e suas potencialidades, verifiquei, que cada ser humano uma pessoa nica. Que atravs do seu ADN, nico tambm, possvel determinar a sua identidade e ainda o seu parentesco. Os mdicos forenses podem utilizar o ADN presente no sangue, no smen, na pele, na saliva ou em plos, existentes na cena de um crime, para identificar o responsvel. Esta perspectiva pode ser muito til na investigao criminal, contribuindo para que menos casos fiquem por deslindar, para que menos criminosos fiquem impunes e tambm para ilibar eventuais inocentes. Atravs da recolha de vestgios recolhidos na cena dos crimes, os investigadores conseguem determinar quem neles possa estar envolvido, o seu autor e a possvel relao com outros crimes.

O cdigo gentico, tambm pode ser utilizado para identificar vtimas de acidentes ou de massacres e estabelecer a identidade de desaparecidos. A criao e desenvolvimento de uma base de dados de perfis de ADN, que entrou em vigor a 12 de Maro de 2008 permitir, futuramente, efectivar todas as potencialidades que esta tecnologia oferece.

Pgina | 17

A excluso social um assunto muito abrangente que insere no seu contedo as mais diversas situaes. So vrias as posies de excluso social que observo no dia-a-dia. Por exemplo, alguns idosos ss e com um fraco rendimento que mal chega para os medicamentos, vem-se limitados, sufocados, por uma vida triste sem aspiraes ou desejos. No tm forma de sair de casa, viajar, conviver, de viver o resto das suas vidas com a dignidade a que deviam ter direito.

Somos todos iguais perante a lei, no entanto as desigualdades sociais existem e revelam-se de vrias formas. Somos responsveis por estas desigualdades quando nos esquecemos dos que menos possuem ou menos conseguem, quando desvalorizamos e discriminamos quem diferente de ns, quem tem um trabalho menos qualificado, quem tem outra cor ou credo e acima de tudo, quando nada fazemos para alterar aquilo que julgamos estar mal, mas que desvalorizamos, porque no connosco ou quando pensamos que no nos diz respeito.

Na minha opinio, muito pouco se tem feito para permitir a integrao na sociedade de pessoas portadoras de deficincia. No que diz respeito mobilidade, por exemplo: algumas ruas sem passeios, caladas com pisos irregulares, buracos, lixo, postes, paragens de autocarro, degraus e outros obstculos, dificultam a mobilidade ao mais comum dos mortais. Agora, imagine-se fazer esses percursos numa cadeira de rodas ou de olhos fechados. Outras questes, tais como o acesso formao profissional e ao mercado de trabalho tambm ficam aqum do que seria de esperar numa sociedade democrtica. Estas so algumas das situaes que dificultam e limitam a liberdade dessas pessoas e onde se impem a tomada de medidas.

Ningum cometeu maior erro do que aquele que no fez nada s porque podia fazer muito pouco, Edmund Burke.

Outro assunto que me despertou interesse, foram as atitudes e alguns gestos que no dia-a-dia nos podem permitir poupar alguns euros no oramento familiar e, mais importantes ainda, poupar os recursos do planeta.

Pgina | 18

Reduzir a factura com boas ideias.

A escolha dos equipamentos mais convenientes e a simples aplicao de alguns procedimentos que facilmente se tornaro rotineiros so a melhor forma de poupar no oramento familiar e de contribuir para a melhoria do estado ambiental e sustentabilidade dos recursos do planeta. Os aparelhos (frigorficos, mquinas de lavar, etc.) de classe A consomem menos 70% de electricidade quando comparadas com aparelhos de classe D. As lmpadas economizadoras face s lmpadas incandescentes permitem poupar mais de 80% de energia. Alguns procedimentos como por exemplo, no deixarem os aparelhos em stand-by, quando no usados por muito tempo, evitar usar temperaturas elevadas nas mquinas de lavar e preferir um programa ecolgico; no secar demasiado a roupa, em especial se a vai passar a ferro, desligar o ferro minutos antes de terminar de passar; no inverno, isolar bem a casa (calafetar portas, janelas, tapar lareira se no for usada, etc.) se possvel, preferir o ar condicionado ao uso dos tradicionais radiadores elctricos. Cozinhar com as panelas ou tachos tapados e desligar o fogo ou forno minutos antes de cozinhar. So inmeros os procedimentos e as formas de poupar energia. Penso que caber ao governo desenvolver campanhas de informao para que o consumidor saiba as implicaes reais dos seus gestos. Em suma, o uso racional de energia uma fonte de energia.

O referencial do curso, apresentado, envolveu uma rea de temas paralelos e comuns s vrias disciplinas constitudos por uma diversidade de assuntos e problemas sociais tais como: sade, consumo, paz, ambiente, multiculturalismo, igualdade de oportunidades, lazer e tempo livre, entre outros.

Partindo de uma reflexo sobre actividades culturais em relao com o desenvolvimento dos territrios, falamos de bairros culturais. H-os em muitas cidades, como por exemplo o Bairro Alto em Lisboa.

O seu modelo varivel mas, por norma, so zonas degradadas que foram reconvertidas em um espao urbano com caractersticas nicas, propcio expresso criativa e ao dinamismo cultural.

Pgina | 19

A reabilitao destes locais deve tentar preservar a estrutura arquitectnica, a sua componente habitacional e sobretudo ter em conta a sua funcionalidade. Estas zonas concentram uma vasta diversidade de actividades em um ambiente criativo e informal: mistura de cafs, bares, galerias de arte ou salas de concertos, onde artistas emergentes se podem ensaiar. Esta conjuntura propicia o Turismo Cultural, normalmente motivado pela busca de informaes, de novos conhecimentos, de interaco com outras pessoas, comunidades e lugares, da curiosidade cultural, dos costumes, da tradio e da identidade cultural. Em torno desta situao este tipo de bairros ganhou nova pertinncia, abrangendo indstrias culturais tradicionais, que testemunham artes e tradies antigas e j extintas, como tambm novas indstrias de contedos e formas consagradas de arte ou, manifestaes emergentes moldadas figura da sociabilidade urbana juvenil.

No decorrer deste domnio tambm se discutiu e identificou sistemas de administrao territorial e respectivos funcionamentos integrados.

Sobre este assunto, o meu comentrio focou Gondomar, cidade onde vivo e onde podemos encontrar alguns rgos de cultura como por exemplo: o Auditrio Municipal, o Pavilho Multiusos e a Biblioteca Municipal. Estas so instituies tuteladas por entidades pblicas e fazem parte de uma rede pblica de equipamentos sociais que cobre todo o territrio portugus. Relativamente a espaos culturais, distante a memria que guardo da ltima visita que fiz a um museu. Infelizmente, o acesso a este tipo herana patrimonial no est ao alcance da bolsa dos cidados mais comuns. Na minha situao econmica actual, os preos praticados no cinema e principalmente no teatro tambm limitam a minha frequncia desses espaos culturais e de lazer. Como cidado europeu estou consciente de que a cidadania europeia implica entre outras coisas a igualdade de oportunidades no acesso cultura nacional e europeia por parte de todos os cidados. O artigo 128. do Tratado de Maastricht estabelece o seguinte: A Comunidade contribuir para o desenvolvimento das culturas dos Estados-membros, respeitando a sua diversidade nacional e regional e pondo simultaneamente em evidncia o patrimnio cultural comum. Reconheo que nos ltimos anos tem havido um esforo de coeso, o que promoveu a educao e a formao profissional. No entanto o governo deveria ir mais longe nas aces de valorizao individual e colectiva das populaes e promover um maior equilbrio no acesso cultura.
Pgina | 20

Integram o patrimnio cultural todos os bens que, sendo testemunhos com valor de civilizao ou de cultura portadores de interesse cultural relevante, devem ser objecto de especial proteco e valorizao. As implicaes sociais do patrimnio comum da humanidade tm de ser salvaguardadas pelo Estado, nomeadamente pelo governo mas tambm por todos os cidados. dever moral defender, preservar e manter o patrimnio e toda a herana cultural para que estes possam servir como legado histrico a presentes e futuras geraes.

Outro dos temas muito interessante e engraado foi a identificao de edifcios culturais questionveis (polmicos).

Na minha opinio os estilos de arquitectura no so mais do que a catalogao do gosto dominante de cada sociedade em cada poca. Acontece que por vezes algumas obras delineadas ao gosto de quem tem dinheiro para pagar nos so impostas em espaos pblicos. Obras essas que representam a excentricidade de quem as mandou construir e que na maior parte dos casos ningum sabe para que servem nem o que representam. A cidade onde vivo (Gondomar) no excepo e quem por l passa, pode observar, na minha opinio, um inquestionvel monumento ao mau gosto e m gerncia do numerrio pblico. No centro da cidade, perto das escolas e num espao que outrora era um jardim, plantou-se um monte de ferro, agora escuro pela ferrugem e pelas marcas da expresso dos artistas dos sprays. Este um monumento abandonado, enjeitado, uma experincia deitada fora porque no correu bem. No existe, por perto, nada que o identifique: quem foi o seu autor, o nome da escultura ou o que representa. Ser, talvez de propsito, um quebra-cabeas criado por uma mente superior que conhecendo bem a necessidade do Homem arranjar explicao para tudo, se demore, quedo, na tentativa de resolver tal enigma e desatar o n que as voltas ao crebro entretanto deram.

Por falar em artistas dos sprays, verificam-se, ultimamente, novas tendncias de expresso cultural e artstica. No nosso Pas existem cerca de meio milho de imigrantes recenseados como oriundos de 177 pases diferentes. Ao que parece, a realidade bem diferente se tivermos em conta os ilegais no documentados.

Pgina | 21

As diferentes origens culturais e os hbitos e costumes dos imigrantes associadas s ms condies de vida, em muitos casos no limiar da pobreza e da excluso social, criaram, sobretudo nas camadas mais jovens, movimentos que manifestam os seus sentimentos e discordncias com a sociedade que integram. Pretendem, atravs de formas inovadoras de arte e da criao de uma linguagem intencional, intervir nas mentalidades influentes, a chamada: Arte Urbana, que tem como modelos mais conhecidos o Grafite, o Hip-Hop e o Rap. A afirmao de Portugal como pas de acolhimento de imigrantes um facto relativamente recente. As instituies governamentais, ainda pouco fazem para promover e dar a conhecer eventos que considerem o pluralismo das massas imigrantes, no entanto alguma coisa se tem feito na sua maioria por associaes criadas por essas comunidades. As causas que originam a imigrao para Portugal so normalmente especficas e originrias do pas de origem. Todavia as mais predominantes e transversais, devem-se a causas de ordem econmica e posteriormente por razes de ordem poltica, social, demogrfica, entre outras.

As principais dificuldades com que os imigrantes habitualmente se deparam na sua integrao so: a adaptao ao meio, lngua, aos costumes e valores culturais e alimentao. So tambm entrave e que dificulta muito a insero social dos imigrantes o sentimento depreciativo e de explorao da sua mo-de-obra pelas entidades patronais. Outras questes que sero mais ou menos marginalizadores, conforme o pas do qual o imigrante oriundo, (branco ou preto) radicam da malformao cultural das pessoas que geram sentimentos xenfobos e racistas.

Existem vrias associaes de apoio diversidade de identidades que em simultneo com o esforo do Estado, colaboram na integrao dos imigrantes. Nesse sentido, a aliana com instituies da Sociedade Civil, e a sua interveno conhecedora, generosa e flexvel promove um contacto de maior proximidade e articulao no dilogo entre as diversas culturas, etnias e religies.

A sociedade civil o conjunto de organizaes ou instituies que tem por fim superar algumas lacunas em que o estado no intervm. So independentes do estado mas sujeitas lei. So exemplos: A AMI (Assistncia Mdica Internacional), CLAII (Centros Locais de Apoio Integrao de Imigrantes), Banco Alimentar contra a fome

Pgina | 22

No meu ponto de vista, o imigrante quando legalizado no pas de acolhimento deve ser considerado como um cidado cooperante detentor dos seus direitos e deveres. Na minha opinio devem ser considerados uma mais-valia porque suprimem algumas necessidades do pas e pelo veculo enriquecedor de conhecimentos. conveniente no esquecer que Portugal tambm um pas de emigrantes espalhados por todo o mundo.

Para finalizar e recordar um pouco a nossa histria, refiro como facto curioso que o Portugus lngua oficial em pases de cinco continentes. Este grupo de pases denominado CPLP (Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa). Este facto resulta da expanso de Portugal, iniciada com os descobrimentos martimos e a criao do Imprio Colonial. A lngua Portuguesa espalhou-se por todo o mundo e ainda falada ou estudada como segunda lngua em grandes e pequenos ncleos o que faz dela o sexto idioma mais falado no mundo usado por mais de 230 milhes de pessoas.

Alguns tipos de contedos mais concisos, objectivos e profundos, fizeram com que sentisse a necessidade de participar com uma opinio e ao mesmo tempo pensar e reflectir mais profundamente sobre a matria em questo.

Actualmente, a vida, um dos temas que mais se discute. E natural que assim seja, pois no sendo exclusiva do Homem, a vida define o prprio Homem, na sua dignidade, na sua responsabilidade, no drama da sua existncia, no horizonte da sua esperana, que se afirma como desejo de mais vida, de uma vida melhor.

A eutansia um assunto controverso, um problema moral dos nossos dias difcil de contornar. No curso, aprofundamos esta questo e fiquei a saber que legislao portuguesa assim como as condutas profissionais que se regem por cdigos deontolgicos no prevem o direito morte. Aceder a um pedido de algum que nos solicita a sua morte implica conflitos de conscincia e confuso de sentimentos. O que mais nos alivia? Prolongar o sofrimento de algum que nos querido at que no resista mais ou satisfazer o seu desejo de morrer? E se estivesse-mos no seu lugar , com mais medo da vida que da morte?

Pgina | 23

A apreciao jurdico-penal da eutansia uma tarefa complicada que deve ser bem ponderada pelos responsveis do direito penal. A matria invoca problemas de natureza existencial sobre a vida e a morte que no podem ser, simplesmente, banalizados, nem to pouco regulados atravs de normas abstractas, ou ainda, especficas que sejam, criadas no calor de um caso.

O homem o nico animal que sabe que existe. o nico que atribui um nome a si prprio, aos outros e a tudo o que o rodeia. o nico ser com capacidade intelectual, que a natureza dotou de faculdades superiores de inteligncia, consciencializao, raciocnio e comunicao, fazendo dele um ser dominante de todos os outros seres vivos e de parte da prpria natureza. a longa continuidade de vida humana e todo o legado das geraes antecedentes que permitem pontos de partida dos quais a humanidade avana na sua procura inquieta de evoluir e de encontrar a soluo s perguntas sem resposta.

A sobrevivncia do Homem no planeta resulta maioritariamente da sua inteligncia e capacidade intelectual. A inteligncia permite ao homem resolver novos problemas e, desenvolver coisas novas que satisfaam as suas necessidades. No entanto at um gnio precisa de estudar, de ter um ponto de partida, porque de outra forma de pouco servir a sua inteligncia

Estudar a melhor forma de aumentar as oportunidades profissionais, principalmente, diante de um mercado de trabalho escasso, e, rigoroso em relao qualificao.

A parte tcnica/profissional permitiu-me adquirir conhecimentos prticos e tericos que se revelam importantes competncias de valorizao profissional como por exemplo: a leitura interpretao e execuo de projectos, a realizao de um oramento, a diferena entre corrente contnua e alternada e as suas aplicaes, o funcionamento de motores, o conhecimento do regulamento tcnico (RTIEBT) e da obrigatoriedade de o respeitar no seguimento de qualquer trabalho, entre muitos outros, inclusivos nesta vasta rea que a electricidade. Nesta disciplina foi tambm desmistificada a tal matemtica que sempre tinha considerado como algo compreensvel apenas por cabeludos com ar de cientistas.

Pgina | 24

Aparte o contedo profissional, tambm a convivncia com o formador Antnio S se revelou enriquecedora em virtude da sua experiencia, dos conselhos que nos dava e das conversas que tnhamos nos intervalos, em que se falava dos mais diversos temas que se insurgem na sociedade actual.

Nesta parte, para mim, a mais importante do curso, recordarei para sempre a figura do Eng. Antnio S como um exemplo a seguir: pessoa cativante, de fcil trato que soube com o seu profissionalismo e humildade incutir suficiente interesse para que ningum desistisse a meio da caminhada.

A parte tcnica relativa ao ITED (infra-estrutura de telecomunicaes em edifcios), foi explorada apenas no essencial, porque se prev para breve uma quase completa modificao do seu regulamento.

As telecomunicaes tm tambm com princpio de funcionamento os fenmenos da electricidade. Mas o que a electricidade?

A electricidade um fenmeno fsico no a conseguimos ver ou cheirar, podemos saber quando est presente, mas difcil saber exactamente o que . Para perceber o que a electricidade, preciso saber o que so os tomos.

Um tomo a menor poro em que pode ser dividido um elemento

qumico, mantendo ainda as suas propriedades. Os tomos so os componentes bsicos das molculas e da matria comum. So compostos por partculas subatmicas. As mais
Estrutura de um tomo

conhecidas so os protes, os neutres e os electres. Assim podemos concluir que os tomos so partculas

elementares constituintes da matria e, que, tudo composto por tomos.


Pgina | 25

No ncleo esto os protes (partculas com carga positiva +) e os neutres (partculas neutras). Nas rbitas em torno no ncleo encontram-se os electres (partculas com carga negativa -). Um tomo em equilbrio tem o mesmo nmero de protes e electres. Se o numero de electres maior que o de protes, dizemos que ele est carregado negativamente. Se tiver mais protes que electres dizemos que est carregado positivamente. Ligando-se dois corpos com cargas diferentes atravs de um material condutor, os electres passaro de um corpo para o outro, procurando equilibrar as cargas elctricas. a este movimento de electres atravs do material condutor que chamamos Corrente Elctrica.

Os manes so diferentes, porque, apesar de os seus plos estarem carregados com cargas diferentes, os electres no se deslocam de uma extremidade para a outra para se neutralizarem. Um man tem sempre dois plos mesmo que o partamos ao meio, chamamos a uma extremidade plo Norte e outra plo Sul. Se tentarmos aproximar dois plos Norte eles repelem-se um ao outro e se aproximarmos dois plos Sul estes tambm se repelem. Tal como os protes e electres, os plos opostos dos manes atraem-se com muita fora. Esta particularidade pode ser usada para produzir electricidade, usando o campo magntico para empurrar e afastar os electres provocando o seu movimento.

Pgina | 26

Alguns metais, como o cobre, tm electres pouco presos ao ncleo e so facilmente empurrados para fora da camada onde se encontram. Se movermos um man sobre um fio de cobre enrolado (espira), provocamos o movimento de electres e produz-se electricidade. As centrais de produo de electricidade usam geradores (alternadores) que se baseiam neste fenmeno, ou seja, enrolamentos de cobre que giram em torno de manes. Enquanto giram, o campo magntico puxa e empurra os electres nos fios de cobre que fluem para as linhas elctricas que transportam a electricidade. Em Portugal, a energia elctrica essencialmente produzida em centrais hidroelctricas e em centrais termoelctricas. Nas centrais hidroelctricas, aproveita-se a fora da gua para produzir movimento em turbinas que esto acopladas a alternadores, os quais transformam esse movimento em energia elctrica. Nas centrais termoelctricas, queimam-se os combustveis (como o carvo, o fuel ou o gs natural) e assim produz-se o calor que aquece a gua a altas temperaturas, obtendo-se vapor de gua. a fora do vapor de gua que, neste tipo de centrais, faz movimentar as turbinas que esto acopladas aos alternadores. Tambm existem em Portugal experincias para obter

electricidade a partir de outras fontes renovveis de energia (vento, sol,

biomassa e ondas). depois necessrio transportar a energia elctrica, produzida nas centrais, at aos centros de consumo.

Este transporte feito em Alta Tenso para reduzir ao mximo as perdas no longo trajecto. Nas centrais obtm-se uma tenso de 6000 a 10000 Volts que seguidamente transformada em Alta Tenso, por exemplo, 220000 Volts nas Subestaes Elevadoras. Esta tenso depois encaminhada para Subestaes Abaixadoras, j na periferia dos centros populacionais, onde a tenso baixada para Mdia Tenso (15000 Volts). Aqui comeam as linhas de distribuio de energia que a levam aos Postos de Transformao (PT). O conjunto destas linhas constitui a Rede de Distribuio de Mdia Tenso. Nos postos de transformao a tenso baixada para 400 Volts e 230 Volts e distribuda pelos consumidores pela Rede de Distribuio de Baixa Tenso.

Pgina | 27

A energia elctrica tem inmeras vantagens em relao s outras energias. Obtmse facilmente a partir de geradores electromecnicos accionados das mais variadas formas, transporta-se economicamente desde os centros produtores at aos consumidores por meio de linhas areas e de cabos subterrneos, a sua transformao noutra energia fcil, a sua utilizao muito higinica e cmoda e pode ser produzida quantidades elevadas que tero de ser utilizadas no mesmo instante. No entanto pode ser armazenada, em pequenas quantidades, por meio de acumuladores sob a forma de energia qumica.

A utilizao da energia elctrica tem vindo a desenvolver-se rapidamente, sendo hoje, praticamente indispensvel s actividades da vida moderna. Todos os dias surgem novos aparelhos e invenes que precisam dela para funcionarem. Mas nem tudo so rosas. Os recursos naturais do planeta Terra como o carvo e o petrleo tm um fim prximo. A conscincia global comea a despertar para os factos ambientais que tm surgido da abusiva e inconsciente utilizao dos combustveis fsseis.

Esta poca, a meu ver, ficar marcada nos registos da histria humana como aquela em que os eventuais habitantes de um planeta chamado Terra tomaram conscincia de que so os responsveis pelo destino desse barco que, depois de milhes de anos, se encontra em risco. Durante o ano de 2007, o Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas da ONU atribuiu em trs relatrios distintos a degradao do ambiente aco humana.

O que durante anos tinha sido apenas uma preocupao de ambientalistas, que eram em geral tidos como porta-vozes assustados do apocalipse ambiental, transformou-se na mais sria das questes humanas. Em vez de mensageiros catastrofistas, os defensores da natureza passaram a ser os profetas de um mundo a ser preservado.

Caminhamos para um desastre psicolgico, social e ecolgico. Dominados pela tecnologia e o consumismo, vamos perdendo o verdadeiro

significado da vida, que a paz e a felicidade. O amor e a compaixo por todos os seres, a nossa nica salvao. Dalai Lama.

Pgina | 28

Em grande parte, na minha opinio, a crise ecolgica mundial provm da constante falta de respeito para com a natureza e a Terra. Em CLC, tivemos oportunidade de ler A CARTA DA TERRA que um documento relativamente breve e conciso, escrito com linguagem inspiradora e que envolveu milhares de pessoas e organizaes na sua criao. uma declarao de princpios fundamentais para a construo de uma sociedade global, justa, sustentvel e pacfica, no sculo XXI.

A CARTA DA TERRA (retirado na integra do site da Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia)

Estamos diante de um momento crtico na histria da Terra, numa poca em que a humanidade deve escolher o seu futuro. medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frgil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnfica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma famlia humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar foras para gerar uma sociedade sustentvel global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justia econmica e numa cultura da paz. Para chegar a este propsito, imperativo que ns, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras geraes.

Terra, Nosso Lar

A humanidade parte de um vasto universo em evoluo. A Terra, nosso lar, est viva com uma comunidade de vida nica. As foras da natureza fazem da existncia uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condies essenciais para a evoluo da vida. A capacidade de recuperao da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservao de uma biosfera saudvel com todos seus sistemas ecolgicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos frteis, guas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos uma preocupao comum de todas as pessoas. A proteco da vitalidade, diversidade e beleza da Terra um dever sagrado.
Pgina | 29

A Situao Global

Os padres dominantes de produo e consumo esto causando devastao ambiental, reduo dos recursos e uma massiva extino de espcies. Comunidades esto sendo arruinadas. Os benefcios do desenvolvimento no esto sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres est aumentando. A injustia, a pobreza, a ignorncia e os conflitos violentos tm aumentado e so causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da populao humana tem sobrecarregado o sistema ecolgico e social. As bases da segurana global esto ameaadas. Essas tendncias so perigosas, mas no inevitveis.

Desafios Para o Futuro A escolha nossa: formar uma aliana global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruio e a da diversidade da vida. So necessrias mudanas fundamentais dos nossos valores, instituies e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades bsicas forem atingidas, o desenvolvimento humano ser primariamente voltado a ser mais, no a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessrios para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global est criando novas oportunidades para construir um mundo democrtico e humano. Nossos desafios ambientais, econmicos, polticos, sociais e espirituais esto interligados, e juntos podemos forjar solues inclementes.

Responsabilidade Universal

Para realizar estas aspiraes, devemos decidir viver com um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade terrestre bem como com nossa comunidade local. Somos, ao mesmo tempo, cidados de naes diferentes e de um mundo no qual a dimenso local e global esto ligadas. Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da famlia humana e de todo o mundo dos seres vivos. O esprito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida fortalecido quando vivemos com reverncia o mistrio da existncia, com gratido pelo dom da vida, e com humildade considerando em relao ao lugar que ocupa o ser humano na natureza.

Pgina | 30

Necessitamos com urgncia de uma viso compartilhada de valores bsicos para proporcionar um fundamento tico comunidade mundial emergente. Portanto, juntos na esperana, afirmamos os seguintes princpios, todos interdependentes, visando um modo de vida sustentvel como critrio comum, atravs dos quais a conduta de todos os indivduos, organizaes, empresas, governos, e instituies transnacionais ser guiada e avaliada.

PRINCPIOS I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA

1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. a) Reconhecer que todos os seres so interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. b) Afirmar a f na dignidade inerente de todos os seres humanos e no potencial intelectual, artstico, tico e espiritual da humanidade.

2. Cuidar da comunidade da vida com compreenso, compaixo e amor. a) Aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais vem o dever de impedir o dano causado ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas. b) Assumir que o aumento da liberdade, dos conhecimentos e do poder implica responsabilidade na promoo do bem comum.

3. Construir sociedades democrticas que sejam justas, participativas, sustentveis e pacficas. a) Assegurar que as comunidades em todos nveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial. b) Promover a justia econmica e social, propiciando a todos a consecuo de uma subsistncia significativa e segura, que seja ecologicamente responsvel.

4. Garantir as ddivas e a beleza da Terra para as actuais e as futuras geraes. a) Reconhecer que a liberdade de aco de cada gerao condicionada pelas necessidades das geraes futuras.

Pgina | 31

b) Transmitir s futuras geraes valores, tradies e instituies que apoiem, a longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecolgicas da Terra. Para poder cumprir estes quatro amplos compromissos, necessrio:

II. INTEGRIDADE ECOLGICA 5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecolgicos da Terra, com especial preocupao pela diversidade biolgica e pelos processos naturais que sustentam a vida. a) Adoptar planos e regulamentaes de desenvolvimento sustentvel em todos os nveis que faam com que a conservao ambiental e a reabilitao sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento. b) Estabelecer e proteger as reservas com uma natureza vivel e da biosfera, incluindo terras selvagens e reas marinhas, para proteger os sistemas de sustento vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar nossa herana natural. c) Promover a recuperao de espcies e ecossistemas ameaadas. d) Controlar e erradicar organismos no nativos ou modificados geneticamente que causem dano s espcies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introduo desses organismos daninhos. e) Manejar o uso de recursos renovveis como gua, solo, produtos florestais e vida marinha de formas que no excedam as taxas de regenerao e que protejam a sanidade dos ecossistemas. f) Manejar a extraco e o uso de recursos no renovveis, como minerais e combustveis fsseis de forma que diminuam a exausto e no causem dano ambiental grave.

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor mtodo de proteco ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precauo. a) Orientar aces para evitar a possibilidade de srios ou irreversveis danos ambientais mesmo quando a informao cientfica for incompleta ou no conclusiva. b) Impor o nus da prova queles que afirmarem que a actividade proposta no causar dano significativo e fazer com que os grupos sejam responsabilizados pelo dano ambiental. c) Garantir que a deciso a ser tomada se oriente pelas consequncias humanas globais, cumulativas, de longo prazo, indirectas e de longo alcance.

Pgina | 32

d) Impedir a poluio de qualquer parte do meio ambiente e no permitir o aumento de substncias radioactivas, txicas ou outras substncias perigosas. e) Evitar que actividades militares causem dano ao meio ambiente.

7. Adoptar padres de produo, consumo e reproduo que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitrio.

a) Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produo e consumo e garantir que os resduos possam ser assimilados pelos sistemas ecolgicos. b) Actuar com restrio e eficincia no uso de energia e recorrer cada vez mais aos recursos energticos renovveis, como a energia solar e do vento. c) Promover o desenvolvimento, a adopo e a transferncia equitativa de tecnologias ambientais saudveis. d) Incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e servios no preo de venda e habilitar os consumidores a identificar produtos que satisfaam as mais altas normas sociais e ambientais. e) Garantir acesso universal a assistncia de sade que fomente a sade reprodutiva e a reproduo responsvel. f) Adoptar estilos de vida que acentuem a qualidade de vida e subsistncia material num mundo finito.

8. Avanar o estudo da sustentabilidade ecolgica e promover a troca aberta e a ampla aplicao do conhecimento adquirido.

a) Apoiar a cooperao cientfica e tcnica internacional relacionada sustentabilidade, desenvolvimento. b) Reconhecer e preservar os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual em todas as culturas que contribuam para a proteco ambiental e o bem-estar humano. c)) Garantir que informaes de vital importncia para a sade humana e para a proteco ambiental, incluindo informao gentica, estejam disponveis ao domnio pblico. com especial ateno s necessidades das naes em

Pgina | 33

III. JUSTIA SOCIAL E ECONMICA

9. Erradicar a pobreza como um imperativo tico, social e ambiental. a)Garantir o direito gua potvel, ao ar puro, segurana alimentar, aos solos no contaminados, ao abrigo e saneamento seguro, distribuindo os recursos nacionais e internacionais requeridos. b) Prover cada ser humano de educao e recursos para assegurar uma subsistncia sustentvel, e proporcionar seguro social e segurana colectiva a todos aqueles que no so capazes de manter-se por conta prpria. c) Reconhecer os ignorados, proteger os vulnerveis, servir queles que sofrem, e permitir-lhes desenvolver suas capacidades e alcanar suas aspiraes.

10. Garantir que as actividades e instituies econmicas em todos os nveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentvel. a) Promover a distribuio equitativa da riqueza dentro das e entre as naes. b) Incrementar os recursos intelectuais, financeiros, tcnicos e sociais das naes em desenvolvimento e isent-las de dvidas internacionais onerosas. c) Garantir que todas as transaces comerciais apoiem o uso de recursos sustentveis, a proteco ambiental e normas trabalhistas progressistas. d) Exigir que corporaes multinacionais e organizaes financeiras internacionais actuem com transparncia em benefcio do bem comum e responsabiliz-las pelas consequncias de suas actividades.

11. Afirmar a igualdade e a equidade de gnero como pr-requisitos para o desenvolvimento sustentvel e assegurar o acesso universal educao, assistncia de sade e s oportunidades econmicas.

a) Assegurar os direitos humanos das mulheres e das meninas e acabar com toda violncia contra elas. b) Promover a participao activa das mulheres em todos os aspectos da vida econmica, poltica, civil, social e cultural como parceiras plenas e paritrias, tomadoras de deciso, lderes e beneficirias. c) Fortalecer as famlias e garantir a segurana e a educao amorosa de todos os membros da famlia.

Pgina | 34

12. Defender, sem discriminao, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a sade corporal e o bemestar espiritual, concedendo especial ateno aos direitos dos povos indgenas e minorias. a) Eliminar a discriminao em todas suas formas, como as baseadas em raa, cor, gnero, orientao sexual, religio, idioma e origem nacional, tnica ou social. b) Afirmar o direito dos povos indgenas sua espiritualidade, conhecimentos, terras e recursos, assim como s suas prticas relacionadas a formas sustentveis de vida. c) Honrar e apoiar os jovens das nossas comunidades, habilitando-os a cumprir seu papel essencial na criao de sociedades sustentveis. d) Proteger e restaurar lugares notveis pelo significado cultural e espiritual.

IV.DEMOCRACIA, NO-VIOLNCIA E PAZ

13. Fortalecer as instituies democrticas em todos os nveis e proporcionar-lhes transparncia e prestao de contas no exerccio do governo, participao inclusiva na tomada de decises, e acesso justia. a) Defender o direito de todas as pessoas no sentido de receber informao clara e oportuna sobre assuntos ambientais e todos os planos de desenvolvimento e actividades que poderiam afecta-las ou nos quais tenham interesse. b) Apoiar sociedades civis locais, regionais e globais e promover a participao significativa de todos os indivduos e organizaes na tomada de decises. c) Proteger os direitos liberdade de opinio, de expresso, de assembleia pacfica, de associao e de oposio. d) Instituir o acesso efectivo e eficiente a procedimentos administrativos e judiciais independentes, incluindo rectificao e compensao por danos ambientais e pela ameaa de tais danos. e) Eliminar a corrupo em todas as instituies pblicas e privadas. f) Fortalecer as comunidades locais, habilitando-as a cuidar dos seus prprios ambientes, e atribuir responsabilidades ambientais aos nveis governamentais onde possam ser cumpridas mais efectivamente.

Pgina | 35

14. Integrar, na educao formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessrias para um modo de vida sustentvel. a) Oferecer a todos, especialmente a crianas e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam contribuir activamente para o desenvolvimento sustentvel. b) Promover a contribuio das artes e humanidades, assim como das cincias, na educao para sustentabilidade. c) Intensificar o papel dos meios de comunicao de massa no sentido de aumentar a sensibilizao para os desafios ecolgicos e sociais. d) Reconhecer a importncia da educao moral e espiritual para uma subsistncia sustentvel.

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e considerao. a) Impedir crueldades aos animais mantidos em sociedades humanas e proteg-los de sofrimentos. b) Proteger animais selvagens de mtodos de caa, armadilhas e pesca que causem sofrimento extremo, prolongado ou evitvel. c) Evitar ou eliminar ao mximo possvel a captura ou destruio de espcies no visadas.

16. Promover uma cultura de tolerncia, no-violncia e paz. a) Estimular e apoiar o entendimento mtuo, a solidariedade e a cooperao entre todas as pessoas, dentro das e entre as naes. b) Implementar estratgias amplas para prevenir conflitos violentos e usar a colaborao na resoluo de problemas para manejar e resolver conflitos ambientais e outras disputas. c) Desmilitarizar os sistemas de segurana nacional at chegar ao nvel de uma postura no provocativa da defesa e converter os recursos militares em propsitos pacficos, incluindo restaurao ecolgica. d) Eliminar armas nucleares, biolgicas e txicas e outras armas de destruio em massa. e) Assegurar que o uso do espao orbital e csmico mantenha a proteco ambiental e a paz. f) Reconhecer que a paz a plenitude criada por relaes correctas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.
Pgina | 36

O CAMINHO ADIANTE

Como nunca antes na histria, o destino comum nos conclama a buscar um novo comeo. Tal renovao a promessa dos princpios da Carta da Terra. Para cumprir esta promessa, temos que nos comprometer a adoptar e promover os valores e objectivos da Carta.

Isto requer uma mudana na mente e no corao. Requer um novo sentido de interdependncia global e de responsabilidade universal. Devemos desenvolver e aplicar com imaginao a viso de um modo de vida sustentvel aos nveis local, nacional, regional e global. Nossa diversidade cultural uma herana preciosa, e diferentes culturas encontraro suas prprias e distintas formas de realizar esta viso. Devemos aprofundar e expandir o dilogo global gerado pela Carta da Terra, porque temos muito que aprender a partir da busca iminente e conjunta por verdade e sabedoria.

A vida muitas vezes envolve tenses entre valores importantes. Isto pode significar escolhas difceis. Porm, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade, o exerccio da liberdade com o bem comum, objectivos de curto prazo com metas de longo prazo. Todo indivduo, famlia, organizao e comunidade tm um papel vital a desempenhar. As artes, as cincias, as religies, as instituies educativas, os meios de comunicao, as empresas, as organizaes nogovernamentais e os governos so todos chamados a oferecer uma liderana criativa. A parceria entre governo, sociedade civil e empresas essencial para uma governabilidade efectiva.

Para construir uma comunidade global sustentvel, as naes do mundo devem renovar seu compromisso com as Naes Unidas, cumprir com suas obrigaes respeitando os acordos internacionais existentes e apoiar a implementao dos princpios da Carta da Terra com um instrumento internacional legalmente unificador quanto ao ambiente e ao desenvolvimento.

Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverncia face vida, pelo compromisso firme de alcanar a sustentabilidade, a intensificao da luta pela justia e pela paz, e a alegre celebrao da vida.

Pgina | 37

Mais sobre a minha pessoa: Fui baptizado com o nome: Joaquim Jos Fernandes Vigrio. Nasci num domingo de Outono pelas 21 horas datado em 28 de Outubro de 1962 numa famlia de baixos recursos. Sou o segundo de seis irmos: quatro rapazes e duas raparigas. Segui o trajecto tradicional religioso e fiz as duas comunhes. Estudei at ao 9 ano de escolaridade e comecei a trabalhar em seguida. Cumpri o servio militar e prestei o juramento de bandeira em Elvas. Tirei a carta de conduo de pesados de

mercadorias, fiz formao para conduzir empilhadores, frequentei um curso

nocturno de artes grficas (mas que no conclu), tirei um curso de iniciao informtica e outro de operador de mquinas ferramenta. No decorrer do tempo tive vrias profisses sendo as mais relevantes: a de chapeiro automvel, empregado de armazm e serralheiro. Trabalhei e convivi com pessoas de outras reas e conheci tambm os segredos de outras profisses: ourives, sapateiro, pedreiro, carpinteiro, pintor, electricista entre outras. Apesar de ter ainda alguns maus hbitos, como por exemplo o tabaco, dedico uma parte dos meus tempos livres ao desporto: corro, nado e por vezes passeio de bicicleta.

No sou bruto nem esperto Nem bem nem mal educado Sou apenas o produto Do meio em que fui criado

(Antnio Aleixo)

Pgina | 38

A opinio que tenho deste curso prestes a terminar no mbito geral muito positiva quer pelos contedos abordados quer pelo desempenho dos formadores. No entanto, e, como o prova agora o estgio, o horrio disponibilizado para a parte tcnica/profissional foi manifestamente insuficiente. Na minha opinio foi um curso completo na rea tcnica, mas faltou tempo para experimentao, para comprovar na prtica o enorme contedo terico que foi ensinado.

Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prtica, e toda a prtica deve obedecer a uma teoria. S os espritos superficiais desligam a teoria da prtica, no olhando a que a teoria no seno uma teoria da prtica, e a prtica no seno a prtica de uma teoria. Quem no sabe nada dum assunto, e consegue alguma coisa nele por sorte ou acaso, chama terico a quem sabe mais, e, por igual acaso, consegue menos. Quem sabe, mas no sabe aplicar - isto , quem afinal no sabe, porque no saber aplicar uma maneira de no saber -, tem rancor a quem aplica por instinto, isto , sem saber que realmente sabe. Mas, em ambos os casos, para o homem so de esprito e equilibrado de inteligncia, h uma separao abusiva. Na vida superior a teoria e a prtica completam-se. Foram feitas uma para a outra.

Fernando Pessoa, in 'Palavras iniciais da Revista de Comrcio e Contabilidade'

Trabalho elaborado por:

Joaquim Jos Fernandes Vigrio

Pgina | 39

S-ar putea să vă placă și