Sunteți pe pagina 1din 40

1

8
NUTRIO (PARTE UM)
SEU DESTINO EST NO PRATO I. INTRODUO 1 PowerPoint Seu Destino Est no Prato (Ttulo) 2 PowerPoint Grfico de um avio Acidente Areo : Sete mortos e trinta feridos. CAUSA: Equipe terrestre inexperiente colocou combustvel errado no avio. Trinta de maio de 1970, 9h16, vo 701, decolou de um aeroporto perto de Atlanta e subiu em meio a uma chuva leve e nevoeiro, com 29 passageiros a bordo rumando para a ensolarada Fort Myers, Flrida. No comando estava o Cap. James Cannin, com mais de 25.000 horas de vo. Durante a subida houve perda de fora na turbina 2. Enquanto a experiente tripulao trabalhava febrilmente para corrigir o problema, a turbina 1 tambm comeou a falhar. Com cinco minutos de vo, a tripulao declarou emergncia e pediu liberao para o aeroporto internacional de Atlanta. Quando estavam a uns 11 quilmetros de distncia da pista, o avio mergulho atravs da camada de nuvens. O nico local possvel de aterrissagem que o capito pde ver foi o canteiro central de uma rodovia interestadual. Lutando com os controles do aparelho, o capito tentou levar o avio para o canteiro, prosseguindo em linha reta por uns 400 m. Ento, o avio deu uma guinada para a esquerda e cruzou as pistas de sentido oposto. Um carro que vinha naquela direo foi destrudo e seus cinco passageiros tiveram morte instantnea. O avio derrapou, deslizou sobre um aterro, chocou-se contra uma ponte e foi parar numa avenida que cruzava a auto-estrada. Um dos membros da tribulao morreu e os outros trs ficaram feridos. Um passageiro morreu e 27 outros ficaram feridos. Felizmente o combustvel do avio no pegou fogo. Os investigadores de acidentes areos foram at o local. Eles descobriram que o avio estava apto a voar, tanto mecnica quanto estruturalmente, e que os pilotos eram competentes. Mas quando analisaram o combustvel e conferiram os registros no aeroporto, descobriram que os motores do avio Martin, que

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

2 exigiam combustvel de 100 a 130 octanas, havia sido abastecido com 200 gales de combustvel para Jet A, que no era compatvel com os motores. Funcionrios incompetentes e distrados levaram um caminho-tanque claramente identificado como transportador de combustvel para jatos. Um funcionrio sem muita experincia subiu nas asas do avio, retirou as tampas dos tanques, cada uma delas trazendo os dizeresCombustvel MNIMO DE 100 OCTANAS, e encheu os tanques com combustvel para jatos. O primeiro oficial que estava supervisionando a operao, no notou que o caminho-tanque trazia os dizeres COMBUSTVEL PARA JATOS. Depois que os tanques estavam cheios, os documentos foram levados ao comandante, registrando um total de 200 gales de combustvel de jatos; e ele assinou a fatura. O avio correu pela pista e decolou, mas os pistes e as velas de ignio dos motores estavam destinados a falhar e o avio condenado a cair, porque havia sido abastecido com o combustvel errado. Sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas, porque pessoas descuidadas no seguiram o manual operacional daquela aeronave. 3 PowerPoint Combustvel contaminado com gua e sedimentos O combustvel errado ou que contenha substncias contaminantes de sedimentos ou gua, pode produzir resultados fatais. No vasilhame do slide, voc poder notar a gasolina na parte superior. No meio h sedimentos e no fundo, uma camada de gua. Os avies ou automveis no podem funcionar bem com esse tipo de combustvel. O corpo humano uma mquina maravilhosa. Para funcionar adequadamente ele requer o combustvel certo o alimento certo e os fludos certos. Quando substncias contaminantes suficientes se acumulam nos vasos sanguneos ou linhas de combustvel, ocorre um grande problema que pode causar morte instantnea. Nosso combustvel precisa ser da mistura certa, com a combinao certa de aditivos, isto , vitaminas e minerais que nutrem as clulas. sobre isso que vamos falar hoje: a Nutrio adequada, o combustvel certo para a longevidade e uma qualidade de vida saudvel. O ttulo de nossa apresentao : SEU DESTINO EST NO PRATO. 4 PowerPoint Confuso por causa de informaes e desinformaes sobre nutrio? Voc fica confuso sobre o que escolher dentre a miscelnea de informaes nutricionais da mdia? Dados conflitantes e desinformao nos confundem a cada passo, em forma de massiva propaganda motivada por interesses corporativos. Grandes empresas investem bilhes de dlares em publicidade, para nos convencer a adquirir ou consumir seus produtos.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

Coragem! H esperana! Nesta apresentao ns lhe passaremos alguns fatos para sua anlise. certo que deveramos estar preocupados com o que comemos e bebemos. Mas isso no significa que precisamos nos perturbar a respeito. Um poeta deu uma cutucada bem humorada em algumas pessoas que so muito preocupadas com o que comem ou deixam de comer: 5 PowerPoint O colesterol venenoso. Assim, nunca o ingira. O acar tambm pode matar voc. No h meios de super-lo. Alimentos gordurosos podem pr fim sua vida. Procure evit-los. 6 PowerPoint Alguns alimentos so ricos em vitaminas, Mas seu processamento pode destru-las. Coloque sua vida em ordem Mediante cada fato documentado, E morra de desnutrio, Mas com as artrias intactas! Bem, faz-nos bem um pouco de humor. De fato, o poeta no achou que isso era certo. Voc percebe; milhes das pessoas nos chamados pases industrializados do mundo tambm esto morrendo de desnutrio. Porm, os subnutridos dos pases desenvolvidos no morrem com "as artrias intatas". A maioria deles tem artrias obstrudas pelo colesterol. Se cortssemos 30 a 40% de nossas calorias, melhoraramos nossa longevidade. Em realidade, milhes desses que comem fast foods so subnutridos o nome cientfico correto para isso desnutrio hipercalrica. Assim, o indivduo que vive numa cabana da frica Subsaariana e o sujeito obeso que se alimenta de caf, rosquinhas, refrigerantes e pizzas, est sofrendo da mesma doena desnutrio.

II. BASE CIENTFICA A dieta americana padro (algumas vezes chamada abreviadamente de SAD) est comeando a atingir reas do mundo onde as pessoas idosas, at agora, eram virtualmente livres de doenas degenerativas. A maior parte do conhecimento nutricional foi adquirida em tempos relativamente recentes.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

4 Porm, quando lemos o Bom Livro, o Manual Operacional de nosso Criador, descobrimos a dieta original que Ele proveu para a primeira famlia no den, h uns seis mil anos. 7 PowerPoint Manual Divino de Operao Disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente bem como todas as rvores em que h fruto que d semente; ser-vos-o para mantimento. Gnesis l:29. Em outras palavras, no incio da histria humana, Deus deu a Ado e Eva uma dieta de frutas, gros e nozes. Depois da entrada do pecado, os vegetais foram acrescentados. O Criador estava interessado na dieta da famlia humana. Aparentemente, os profissionais de sade pblica hoje, e mesmo o prprio Cirurgio-Geral dos EUA, sentem que esse um tema digno de nossa ateno. 8 PowerPoint Dois teros dos bitos nos EUA esto relacionados dieta. Relatrio sobre Nutrio e Sade do Cirurgio-Geral dos EUA Como podemos comear bem um grande dia? Nosso destino est no prato! O que voc est preparando para o desjejum? 9 PowerPoint Desjejum Talvez voc pense que pode cortar calorias no tomando o desjejum. Nada disso! Os que fazem o desjejum realmente consomem menos calorias ao longo do dia, e as calorias do desjejum so mais facilmente queimadas como combustvel, em relao queles que as ingeriram depois. E o desjejum ajuda voc a perder peso!2 Esse outro benefcio. Quando pulamos o desjejum, temos menos capacidade para nos concentrar, ficamos mais propensos a acidentes e nosso tempo de reao mais lento. Os que negligenciam o desjejum apresentam nveis mais altos de colesterol total e tambm de LDL.3 Eles tambm esto mais sujeitos a ataques do corao e diabetes. Se voc quiser sentir-se menos cansado e mais eficiente, especialmente no meio da manh, tome o desjejum. Nada de bacon, ovos e salsichas com po branco torrado e gelia aucarada. Volte-se para os cereais integrais e po integral, frutas, manteiga no-hidrogenada de nozes, leite desnatado ou leite de soja enriquecido. O desjejum faz bem ao corpo!

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

Inflamao Inflamao tem sido ultimamente um tema corrente. Pesquisas recentes revelam que o colesterol, mau como possa ser, no o nico maior vilo no desenvolvimento da aterosclerose. 10 PowerPoint Preocupe-se com uma PRC alta! O soro protena reativa C, indicativo de baixo nvel inflamatrio, agora considerado duas vezes to preditivo de ataques cardacos e derrames, como o nvel de colesterol.4 Quando artrias esto inflamadas, seu revestimento fica mais suscetvel de desenvolver placas de colesterol que se ulceram e rompem, produzindo cogulos sanguneos que podem alojar-se no corao ou no crebro. As gorduras da carne e dos laticnios so alimentos inflamatrios, enquanto que uma dieta vegetariana pode reduzir dramaticamente a PRC do indivduo. Uma refeio rica em gorduras e carboidratos refinados liberam molculas dentro dos glbulos sanguneos, que so os radicais livres. Esses desencadeiam a inflamao. A fora dos vegetais, frutas e legumes Nossa me sempre dizia: Comam vegetais. Como ela poderia ter conhecido intuitivamente o que a pesquisa cientfica provou ser um excelente conselho? Em muitos pases, mes cuidadosas dizem a seus filhos: Estou tentando dar a vocs uma dieta saudvel, para que sejam fortes e no peguem todos os tipos de doenas. Vocs precisam de, pelo menos, uma poro de alimentos de que no gostam. Se fizerem careta ou reclamarem, tero de comer duas pores." Algumas mes dizem at: "Se vocs no obedecerem, no haver TV ou vdeos. E se houver um ou dois tipos de alimentos difceis de as crianas ingerirem, as mes precisam ser compreensivas. Essas sbias e cuidadosas mes querem o melhor para seus filhos. As pesquisas indicam que boas escolhas alimentares resultam em crianas fortes e saudveis. 11 PowerPoint Mame estava certa! Voc comeu seus vegetais? Vegetais e frutas so ricos em mais de mil substncias os fitoqumicos que possuem propriedades contra o cncer, doenas cardacas e o envelhecimento. Gros integrais e feijes, incluindo a soja, so boas fontes tambm. 12 PowerPoint

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

6 Se no contarmos as batatas, os americanos ingerem apenas 5% de suas calorias das frutas, vegetais e legumes feijes e ervilhas.5 Metade dos americanos no comero uma nica fruta hoje.6 13 PowerPoint Aumento da ingesto de frutas e vegetais = Reduo de cnceres gastrintestinais, hepticos e de prstata. 14 PowerPoint Grfico de vegetais com propriedades anticancergenas. Como os homens podem reduzir o risco de cncer de prstata em 41%? Homens que ingeriram trs ou mais pores de vegetais crus por semana (repolho, brcolis, couve-flor e broto de couve-de-bruxelas) tiveram 41% menos cncer de prstata.7 Alteraes celulares anormais so inibidas por legumes verdes, cebolas e alhos-porros. 15 PowerPoint Um tomate tem l0,000 diferentes fitoqumicos. Deseja reduzir o risco de degenerao macular em 86% ? Coma verduras frescas! Vegetais folhosos so os alimentos mais nutritivos Um tomate tem 10.000 fitoqumicos diferentes. Fontes alimentcias so muito melhores que suplementos. As deficincias de vegetais parecem estar implicadas na maioria dos cnceres comuns. Feijes, incluindo a soja, mas no se limitando a ela, possuem outros benefcios anticancergenos contra cnceres de mama e prstata. A degenerao macular a principal causa de cegueira. O consumo de vegetais cinco vezes por semana reduziu o risco de desenvolvimento de degenerao macular em 86%!8 Vegetais folhosos so os alimentos mais ricos em nutrientes. Todavia, uma pesquisa recente mostrou que os americanos ingerem apenas uma nica poro de vegetais verdes num perodo de cinco dias.9 A alface redonda muito menos nutritiva do que as variedades verde-escuras. Os vegetais folhosos so boas fontes de clcio, o qual mais facilmente absorvido pelo corpo do que o clcio contido no leite. 16 PowerPoint A Acuidade Mental Afetada Por Vrios Fatores WIN! Um estudo do Rush Institute for Healthy Aging, de Chicago, feito com 1.946 pessoas com idades acima de 65 anos, descobriu que aqueles que

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

7 consumiam uma xcara de vegetais folhosos crus picados por dia, ou duas xcaras deles inteiros, durante um perodo de seis anos, mostraram 17 PowerPoint 40% menos declnio mental do que aqueles que ingeriam pouco ou nenhum vegetal. Os vegetarianos mostraram resultados que se esperariam em pessoas seis anos mais jovens. The Journal Neurology, 20 Em 2005, o Departamento de Agricultura dos EUA publicou a Nova Pirmide Alimentar com recomendaes sobre alimentos, incluindo tambm exerccios. Muitos nutricionistas entendem que essas recomendaes foram influenciadas pelas indstrias da carne e laticnios, mas de forma interessante, o governo dos Estados Unidos colocou gros, vegetais e frutas como componentes fundamentais de uma dieta saudvel. 18 PowerPoint Os vegetarianos e a Nova Pirmide Alimentar A Nova Pirmide Alimentar 2005, do Departamento de Agricultura dos EUA, recomenda duas xcaras de frutas e duas e meia xcaras de vegetais por dia como referncia geral, com quantidades maiores ou menores, dependendo do nvel calrico.10 19 PowerPoint Duas xcaras de fruta por dia recomendadas pela Nova Pirmide Alimentar 2005 20 PowerPoint Duas xcaras e meia de vegetais recomendadas pela Nova Pirmide Alimentar 2005 Juntamente com a Nova Pirmide Alimentar, o governo dos Estados Unidos publicou as Diretrizes Dietticas Para Americanos 2005, que fornecem mais especificaes do que a Pirmide.11 21 PowerPoint As Diretrizes Dietticas Para Americanos 2005 declaram: Escolha uma variedade de frutas e vegetais cada dia. Em particular, selecione dentre todos os subgrupos vegetais (verde-escuro, laranja, legumes, vegetais aminados e outros legumes), vrias vezes por semana. Voc observar os grupos especficos de vegetais no slide seguinte. Ingerir alimentos desses grupos vegetais ajudar voc a obter uma variedade bem

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

8 balanceada em sua dieta. Lembre-se de que sua sade ser beneficiada com a ingesto dos elementos desses cinco subgrupos, vrias vezes por semana. 22 PowerPoint Amostras de legumes cobrindo todos os cinco subgrupos vegetais (verdeescuro, laranja, legumes, aminados e outros vegetais). 23 PowerPoint O PLANO DE VIDA DA PIRMIDE ALIMENTAR, Dr. Joel Fuhrman, 2003. O Dr. Joel Fuhrman publicou em 2003 um livro intitulado Eat to Live (Comer Para Viver), que se alinha com as obras realmente srias sobre boa sade nutricional. Seu Plano de Vida da Pirmide Alimentar tem tido muito sucesso. Vegetais, frutas e feijes/legumes formam a base da pirmide, seguidos de gros integrais, nozes e sementes. Mais acima, medida que a pirmide se estreita, vm peixe e laticnios desnatados, que ele recomenda ingerir duas vezes por semana ou menos. Ele recomenda que frango, ovos e leos sejam ingeridos uma vez por semana ou menos e, finalmente, carne bovina, doces, queijo, leite, alimentos processados e leos hidrogenados sejam utilizados raramente. 24 PowerPoint Vegetais O Dr. Fuhrman considera os vegetais como a base da pirmide e recomenda que 30 a 70% de nossas calorias provenham dos vegetais. Cerca de metade deles deveria ser ingerida crua e metade cozida. 25 PowerPoint Frutas Em seguida, o Plano de Vida da Pirmide Alimentar sugere frutas com 20 a 50% de nossas calorias delas provenientes. 26 PowerPoint Feijes/Legumes O terceiro mais importante componente da pirmide do Dr. Fuhrman composto por feijes e legumes, perfazendo de 10 a 30% de nossas calorias. 27 PowerPoint Gros integrais, nozes e sementes

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

9 Depois vm os gros integrais, as nozes e as sementes, perfazendo de 5 a 20% de nossas calorias. 28 PowerPoint Peixes e laticnios desnatados O quinto grupo do Plano de Vida da Pirmide Alimentar composto de peixes e laticnios desnatados, os quais, como sugere o livro, devem ser usados duas vezes por semana ou menos. 29 PowerPoint Aves, ovos e leos Seguem-se frango, ovos e leos, os quais o Dr. Fuhrman sugere sejam usados uma vez por semana ou menos. 30 PowerPoint Carne de boi, Doces, Leite, Alimentos Processados, leos Hidrogenados Finalmente, no estreito topo da pirmide, temos carne de boi, doces, leite, alimentos processados e leos hidrogenados. Esses no so necessariamente eliminados, mas se sugere que sejam usados com moderao e raramente. O Plano de Vida da Pirmide Alimentar uma viso geral dos grupos alimentares e das prioridades sugeridas para atender s nossas necessidades dietticas. Mas se ela o ideal, qual a realidade da Dieta Americana Padro? 31 PowerPoint CONSUMO AMERICANO DE CALORIAS (grfico de setores) Vamos dar uma olhada no Consumo Americano de Calorias: 51 % das calorias provm de alimentos refinados e processados 42% das calorias provm de laticnios e alimentos de origem animal 7% das calorias provm de frutas e legumes 32 PowerPoint Porcentagem de aporte alimentar para americanos (o grfico de barra inclui metas e uso de grupos alimentares). Olhando de um ponto de vista um pouco diferente, comparemos os objetivos ideais com a realidade de consumo do indivduo mdio (homens, mulheres e crianas). Voc vai notar no grfico de barras que, para se ter melhor sade,
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

10 80% de nossas calorias deveriam provir de uma dieta de frutas, legumes, vegetais e gros integrais. Todavia, a realidade da Dieta Americana Padro que apenas 7% do consumo calrico procedem de frutas, vegetais, legumes e gros integrais. A segunda srie de barras mostra que, idealmente, menos de 5% de nossas calorias deveriam vir de alimentos de origem animal, mas a realidade que a Dieta Americana Padro consome 42% das calorias a partir de carnes, laticnios e ovos. Finalmente, nas ltimas barras observa-se que o ideal seria ingerir menos de 10% das calorias provenientes de amidos refinados; contudo, a realidade da DAP que o americano consome 51% de suas calorias provindas de amidos refinados. Em sua prpria dieta pessoal, medida que voc se encaixa no ideal sugerido pelo Plano de Vida da Pirmide Alimentar e indicado pela cor dourada no diagrama, vai sentir-se muito melhor. Voc tender a manter seu corpo esbelto e preparado, e evitar muitos dos riscos da diabetes e de outras doenas degenerativas. Tenha presente que o Plano de Vida da Pirmide Alimentar justamente isso: um plano de vida. No estamos falando sobre um programa no qual voc segue uma dieta drstica por duas ou quatro semanas, para perder alguns quilos. Falamos, sim, de um estilo de vida. um Novo Estilo de Vida para um Novo Voc. um plano que voc querer seguir pelo resto de sua vida, para ajud-lo a ser tudo o que voc pode ser -- e acrescentar anos sua vida e vida aos seus anos. colocar conhecimento em ao. Outras fontes cientficas afirmam que um aporte elevado, tanto de vegetais crus quanto cozidos, pode reduzir o risco de cncer em 50%!11 Ingira uma ampla variedade que inclua bastantes dessas maravilhosas substncias protetoras. Se voc comer um vegetal cru, pelo menos trs vezes por semana e ingerir uma salada crua contendo ao menos trs vegetais cada dia, estar fazendo um grande favor ao seu organismo e com timo sabor. Uma salada crua ingerida diariamente pode reduzir o risco de doenas cardacas em cerca de 25%.12 No cozinhe excessivamente os vegetais. Coza-os levemente ao vapor. Vegetais aminados como batatas e milho podem ser acrescentados em menores quantidades, juntamente com gros aminados, arroz, po, massas e legumes. Aqueles dentre ns que gostariam de obter os benefcios da perda de peso ou que tm problemas de sade como diabetes, presso alta ou colesterol, seriam beneficiados por ingerir mais vegetais no-aminados, em relao ao nmero total de pores de alimentos aminados. Seis a oito pores de vegetais no-aminados em forma de saladas cruas ou vegetais crus, que preencham metade do prato, duas vezes por dia. Essas saladas deveriam privilegiar os vegetais crucferos (brcolis, couve-flor, couve-de-

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

11 bruxelas), verduras frescas e legumes coloridos. Uma poro consiste numa xcara de vegetais crus ou meia xcara de vegetais cozidos. Se ingerir essa quantidade de vegetais e frutas parece difcil, voc pode comear com o regime mnimo de cinco vegetais e frutas por dia, e gradualmente partindo para nveis mais altos. Lembre-se de que medida que voc aumenta seu aporte de vegetais no-aminados, voc eleva dramaticamente sua ingesto de vitaminas e minerais e fibras extras, que melhoraro sua digesto e eliminao. Voc estar reduzindo seu risco de vrios tipos de cnceres e doenas cardacas, e tambm diminuindo seu peso sem recorrer a qualquer dieta drstica. 33 PowerPoint As cores do arco-ris em nossos legumes e frutas garantem-nos as vitaminas e os minerais adequados e variedade em nossa nutrio. Procure as cores do arco-ris. Elas tornaro seu prato mais atraente e sua sade mais faro seu prato mais bonito e sua sade mais vigorosa. Reduzindo as calorias maiores! Outra boa coisa sobre os vegetais sua baixa densidade calrica. Eles contm abundncia de nutrientes por caloria, em virtude de sua massa e contedo aquoso. Por exemplo, para obter 100 calorias, voc precisaria consumir 300g de brcolis contra 30g de fil. No fil, as calorias so muito mais concentradas. 34 PowerPoint Aumento de Calorias Refinadas! 1 ma = 80 calorias 1 pedao de torta de ma decorada = 480 calorias 35 PowerPoint Uma batata assada = 120 calorias + creme de leite e manteiga = 390 calorias Batatas fritas = 450 calorias Batatas chips = 1000 calorias Vinte e cinco cenouras equiparam-se s calorias de um bolo pequeno de chocolate. Um quilo e quatrocentos gramas de mas igualam-se a uma barra de chocolate de 114g. O bolo de chocolate ou a barra de chocolate tem muito mais calorias concentradas em cada 28g, do que alimentos naturais como cenouras ou mas. A epidemia de obesidade

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

12 O superdimensionamento de alimentos ricos em gorduras, alto teor de protenas e alimentos refinados, tem tornado a obesidade uma epidemia. Com esse problema muitos de ns estamos supernutridos com macronutrientes (gorduras, protenas e carboidratos) e subnutridos de micronutrientes (vitaminas, minerais, fitoqumicos e antioxidantes). Pelo menos um quarto de nossas crianas est obeso ou com excesso de peso.15 Leite, refrigerantes, margarina, po branco, acar e o consumo de queijo pasteurizado esto cobrando seu preo, especialmente em combinao com falta de exerccios. Compare sua infncia com a de seus filhos. Voc no despendia muito menos tempo em frente a um computador ou da TV? No so apenas as crianas que esto perdendo tempo de ao, enquanto hipnotizados pela telinha. 36 PowerPoint Efeito da Mdia nos hbitos alimentares. As crianas assistem a 40.000 comerciais por ano atraindo-as a ingerir alimentos imprprios. alarmante v-las contraindo diabetes tipo 2! Elas tambm esto, em mdia, assistindo a cerca de 40.000 comerciais por ano, persuadindo-as que sua pequena vida no estar completa sem doces, cereais aucarados, refrigerantes e fast food. Esse cenrio de sedentarismo sinistro. Alm disso, hambrgueres com queijo e batatas fritas, pizza e frituras francesas, pizza e bebidas gaseificadas, tornam-se o alimento predileto de suas papilas gustativas, e os vegetais e as frutas parecem-lhes desagradveis. As meninas esto entrando na puberdade mais cedo com uma dieta rica em carne, em parte por causa do alto teor de hormnios de crescimento fornecidos ao gado. As autoridades de sade esto alarmadas por ver crianas com sobrepeso e adolescentes contraindo Diabetes Tipo 2, que era antes considerada uma doena do incio da maturidade. As complicaes que essas crianas podem enfrentar j nos primeiros 30 anos de vida, chocante. As geraes anteriores tinham esses problemas entre 65 e 70 anos. O Estudo do Caso de David David, de quarenta e sete anos de idade, era gerente efetivo de um hotel quatro estrelas de 1.000 quartos, na ilha de Guam. Embora ele houvesse jogado futebol americano universitrio no passado, e corrido na maratona de Maui oito anos antes, sua estrutura de 1,92 m agora transportava 152 k de peso. A maior parte de sua vida adulta David pesava entre 100 e 113 k, mas a natureza sedentria de seu trabalho de gabinete e a proximidade da

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

13 suculenta comida do hotel transformaram-se em quilos. Embora importunado por dores nas costas e joelhos, ele ainda se preocupava que especialmente que a presso do trabalho pudesse causar-lhe perda do emprego devido a exploses emocionais com os funcionrios incompetentes. Um dia, sua filha de cinco anos, vendo seu sofrimento e dor, disse: Papai, eu gostaria tanto que o senhor melhore. Sentindo a preocupao da filha, ele decidiu procurar ajuda. No dia 11 de novembro de 2002, David foi para o Guam Wellness Center, indicado pelo mdico da famlia. O Dr. Wes Youngberg notou que o nvel de acar sanguneo de David em jejum, estava apenas quatro pontos abaixo do estado diabtico. Ele estava tomando comprimidos para hipertenso e precisando de ansiolticos. Foram prescritos testes de laboratrio para servir como ponto de partida para o futuro programa de estilo de vida NEWSTART, que David deveria iniciar em janeiro. Em dezembro, a reviso de seu teste de tolerncia glicose confirmou que David estava com pr-diabetes. Ele continuou a sofrer de depresso e ansiedade, mas concordou em deixar de lado a medicao, at fazer a tentativa de uma semana com o programa NEWSTART. O programa de seis meses como paciente externo comeou em 19 de janeiro de 2003. David decidiu firmemente a usar tudo o que havia aprendido com o programa Wellness. Ele perdeu dois quilos em um ms enquanto aguardava o incio do NEWSTART, exercitando-se de trs a quatro vezes por semana e correndo cinco quilmetros. Depois de uma semana no programa NEWSTART, ele disse: Doutor, sinto-me muito bem. No preciso mais de ansiolticos. Na segunda semana sua presso sangunea baixou e o mdico lhe disse para suspender completamente a medicao anti-hipertensiva, e sua presso permaneceu em nvel saudvel. Vamos ver o que aconteceu depois que David decidiu tomar o desjejum cada manh, degustar um bom almoo e fazer uma ceia leve, eliminando lanchinhos e excesso de carboidratos. Ele usou legumes todos os dias e comeu liberalmente vegetais no aminados. Correu 11 quilmetros, seis dias por semana, das cinco s seis e meia da manh. Embora isso no lhe tenha sido prescrito, David fez isso porque se sentia muito bem e o ajudava a controlar seu apetite. Ele tambm fez exerccios leves com pesos, duas vezes por semana, juntamente com exerccios calistnicos. 37 PowerPoint Ficha clnica de David Perda sustentada de peso de 60 quilos O programa NEWSTART terminou em julho. Um ano depois, o Dr Youngberg encontrou-se com o David e sua famlia no Aeroporto Internacional de Guam.
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

14 David informou-lhe que estava se mudando para Maui, onde seria o gerente geral de um dos melhores hotis da ilha o trabalho dos seus sonhos. Alm disso, havia perdido 23 quilos adicionais aps o trmino do NEWSTART, pesando agora 91quilos, somando uma perda geral de peso de mais de 60 quilos. No precisava mais de qualquer medicao. Ele se sentia muito bem e no mais frustrado e sobrecarregado com seu trabalho, mas agora tinha prazer nele. Seu chefe referiu-se a ele como um homem mudado. 38 PowerPoint Obesidade em Adultos Quase 2/3 dos adultos nos EUA esto com sobrepeso.17 A obesidade acelera o processo de envelhecimento em cerca de 9 anos.18 O excesso de gordura abdominal est fortemente associado chamada resistncia insulina. O pncreas aumenta a quantidade de insulina no sangue, numa tentativa de normalizar o nvel de acar aps uma refeio. Quanto mais resistentes as clulas so insulina, maior a quantidade desse hormnio produzida para compensar e manter o acar sanguneo em estado seminormal. Mas essa insulina extra resulta em aumento da presso sangunea, ganho de peso, diabetes, doenas cardacas, inflamao do sistema vascular e mesmo em certos tipos de cncer. O exerccio aumenta fortemente a sensibilidade dos msculos insulina, diminuindo assim a tendncia de desenvolver esses problemas e complicaes de sade. 39 PowerPoint O obeso tem duas vezes mais risco de contrair diabetes. O obeso tem 45% de aumento no risco de morte sbita. A obesidade constitui, de longe, o maior risco de doenas hepticas, mais do que tomar bebidas alcolicas.

40 PowerPoint A dieta Ioi engorda! H algum que voc conhea lutando na Guerra da Salincia? Os quilos vo desde os lbios at os quadris, e milhes de pessoas fazem dieta apenas para descobrir que seu peso sobe e desce como um ioi. Frequentemente praticamos o mtodo rtmico de controle da cintura. A dieta nos faz engordar porque, mais cedo ou mais tarde, nossos corpos, ao interpretarem uma substancial reduo de calorias ingeridas, assumem o modelo de fome e diminuem o metabolismo, fazendo com que estoquemos calorias! Dieta episdica pode funcionar em curto prazo, mas provoca danos no final. Exerccio vital para a perda de peso. Ele aumenta sua taxa metablica por um perodo contnuo ps-exerccio, como tambm queimar calorias durante o prprio exerccio.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

15

41 PowerPoint H dois remos em nossa canoa de perda de peso: dieta e exerccio. Suba a bordo com ambos e voc ir bem! Cada meio quilo extra nos furta em cerca de um ms de vida. Isso significa cinco anos para cada 27 quilos excedentes.22 Precisamos de uma nova nutrio e no dietas novos hbitos no comer, no uma volta de montanha-russa de dificuldades temporrias. Acar 42 PowerPoint Quanto Acar Ingerimos? Os americanos consomem 39 colheres de ch ao dia. O que quer dizer 70 quilos por ano. Bebemos 1/3 desse acar em refrigerantes. O Mxico hoje consome, per capita, mais Coca-Cola do que os Estados Unidos. Ser que "uma colherada de acar suficiente para os gulosos de hoje? No mesmo! Os americanos ingerem, em mdia, 39 colheres de ch por dia ou 70 quilos por ano. Glicose de milho com alto teor de frutose, que especialmente danosa, encontrada em muitos alimentos industrializados. Outras formas de acar podem ser notadas nos ingredientes estampados nas embalagens com nomes qumicos que terminam com ose. Para alguns, a gasosa (bebida) a contribuinte bsica para a obesidade. So necessrios trs quilos de acar de cana para fazer 450 g de calorias puras, desfibradas e vazias. Bebemos 1/3 de acar nas bebidas gaseificadas. L nos anos cinquentas, as garrafas de Coca-Cola continham apenas 180 g, mas elas ficaram cada vez maiores, e ns tambm. 43 PowerPoint Uma garrafa de refrigerante gaseificado e um copo de vinho mostrando quanto de acar eles contm. Uma garrafa de meio litro de uma marca popular de refrigerante, contem mais de 16 colheres de ch de acar. Bebidas carbonatadas ou gaseificadas contm cido fosfrico. Em altas concentraes, ele pode ser usado para causticar vidro. Ponha um prego numa garrafa de Coca-Cola e ele se dissolver em cerca de quatro dias. Em muitos estados dos EUA, a polcia rodoviria transporta cerca de sete litros de Coca-Cola no porta-malas de suas viaturas, para remover sangue da estrada aps um acidente. Se voc quiser limpar a corroso dos terminais

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

16 das baterias do automvel, esvazie uma latinha de Coca-Cola sobre os terminais e ela efervescer at eliminar a corroso. Para transportar uma carga de xarope de cola concentrado nos Estados Unidos, os caminhes de transporte precisam ter assinalado nos tanques o texto Material Perigoso, reservado para materiais altamente corrosivos. Os distribuidores de CocaCola tm-na usado por mais de 20 anos para limpar os motores de seus caminhes. Assim, voc gostaria de tomar um copo de gua ou um copo de Coca-Cola?24 Salomo, o homem mais sbio do mundo em todos os tempos, advertiu, "no bom para comer muito mel" Provrbios 25:27. Frutas inteiras fazem sobremesas deliciosas e muito superiores s receitas aucaradas com gorduras e farinha refinada. Infelizmente, o acar est sendo espalhado pelo mundo, medida que a dieta ocidental adotada atravs dos mercados globais. Agora o Mxico est consumindo mais Coca-Cola per capita do que os EUA. 44 PowerPoint O acar enfraquece a capacidade dos glbulos brancos de destruir as bactrias (O grfico mostra que com zero colheres de acar, um glbulo branco pode destruir 14 bactrias. Quando maior for o consumo de acar, o poderio do glbulo branco progressivamente reduzido at que, aps 24 colheres de ch, ele s pode destruir uma bactria). 25 45 PowerPoint Oito Tipos de Cnceres Esto Ligados ao Consumo de Acar26 Cncer de clon Cncer retal Cncer de mama Cncer ovariano Cncer uterino Cncer de prstata Cncer renal Cncer do sistema nervoso Dados Sobre Diabetes e Pr-diabetes 46 PowerPoint Dados Sobre Diabetes e Pr-diabetes 41 milhes dentre 100 milhes de pessoas com idades entre 40 e 74 anos nos EUA, tm pr-diabetes.27 47 PowerPoint Cerca de 20% desenvolvero diabetes dentro de 10 anos contados do estado pr-diabtico. 28

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

17 Diabticos e pr-diabticos esto sob maior risco de derrames prematuros e ataques cardacos. O Dr. Youngberg recorda: "Vi, recentemente, um menino de oito anos com muitos fatores de riscos de doenas. Enquanto eu revisava sua ficha mdica e exames de laboratrio de anos anteriores, descobri que ele j havia sido diagnosticado com pr-diabetes adulto quanto estava apenas com cinco anos de idade! Se somos o que comemos, ento tambm deve ser verdadeiro que as crianas so o que os pais lhes do de comer. Poucas crianas comero melhor que seus pais. A menos que a gerao mais nova tenha sua dieta revisada pelos pais, nossa gerao mais jovem se tornar a primeira a sofrer complicaes diabticas totais de 30 a 40 anos antes que seus pais e avs." Uma mudana na dieta das crianas nem sempre fcil, porm doadora de vida. Nossas papilas gustativas se habituam a certos tipos de alimentos. Hbitos no so facilmente mutveis. Mas com autocontrole e talvez superviso de pais atentos, as papilas gustativas podem ser reeducadas e treinadas para apreciar comidas saudveis. Alimentos refinados ou integrais? 48 PowerPoint Alimentos refinados ou integrais? Procedimento mdico padro nos Mares do Sul. 90% of calorias provm de alimentos refinados. 98% da farinha consumida nos Eua branca. Enriquecida?29 Nas Ilhas dos Mares do Sul, quando os nativos ficam doentes de diabetes, o procedimento mdico padro retirar de sua dieta todos os alimentos importados refinados. E voc acreditaria que a maioria dos que seguem esse conselho mdico melhora? Mais de 90% de nossas calorias provm de alimentos refinados. A carne bovina cereal que foi refinado pela vaca, tornando-o destitudo de fibras. Noventa e oito por cento da farinha consumida nos EUA branca e refinada. Ela desprezada pelos carunchos, que a reconhecem como alimento intil. Costumamos dizer que nossa farinha enriquecida. Como voc se sentiria se fosse roubado em 25 dlares e depois lhe devolvessem apenas cinco deles por um ladro generoso? Enriquecida? De jeito nenhum! Como o arroz branco, polido, tornou-se mais popular que o arroz integral, o risco de desenvolvimento de beribri tambm aumentou. Um cientista holands observou que as galinhas criadas no ptio de uma priso mostraram sintomas similares aos de seus pacientes. As galinhas comiam restos de arroz branco dos prisioneiros. Porm, quando elas eram

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

18 alimentadas acidentalmente com parte do arroz que havia sido descartado aps o polimento, sua sade melhorava. A parte rejeitada continha o nutriente Tiamina ou Vitamina B1. Os sintomas de beribri incluem dor, formigamento, perda de sensao nas mos e nos ps e problemas cardacos. Os sintomas nervosos so causados pela degenerao das fibras nervosas e seu isolamento chamado de bainha mielina. Parada cardaca a causa mais comum de mortes. O arroz o alimento principal em muitas partes do mundo, incluindo o Oriente. Faz anos, o arroz branco era considerado a melhor dieta em lugar do arroz integral rstico. Mas quando arroz passa pelo beneficiamento, as vitaminas do Complexo B, a Vitamina E, o clcio, o fsforo e as fibras so quase que totalmente removidos e deixados apenas carboidratos. Isso tem causado deficincias nutricionais graves em milhes de pessoas. Na Tailndia, o rei tomou a deciso de fazer uma cruzada pessoal e servir arroz integral, em lugar de arroz branco no cardpio do palcio. Milhes de seus sditos seguiram-lhe o exemplo e o maior problema de sade pblica foi resolvido. O arroz moido ou polido tem a as fibras do farelo removidas. 49 PowerPoint Voc Ingeriu Fibras Hoje? Voc tem de comer oito fatias de po branco para obter a fibra contida em apenas uma fatia de po integral. 50 PowerPoint O Prato Determina Nosso Destino Pases sem doenas degenerativas e obesidade consomem mais de 75% de suas calorias, a partir de alimentos integrais.28 Veja quantas fatias de po branco so precisas para conseguir a quantidade dos vrios nutrientes contidos numa fatia de po integral. Doenas cardacas, cncer, constipao, diabetes, osteoporose, presso alta, derrames, apendicites, diverticulose, clculos renais, fibromas uterinos, refluxo gastresofgico, e uma longa lista de outras doenas so aceitas por milhes como inevitveis. Mas seriam mesmo inevitveis? Pases sem doenas degenerativas e obesidade consomem 75% de suas calorias a partir de alimentos no refinados. Vamos pensar que podemos diminuir 2/3 de todas as mortes relacionadas dieta! Dieta tudo num estilo de vida saudvel? No. Mas quando juntamos boa nutrio com exerccio adequado, luz solar e sincronizamos todos os outros 20 fatores WIN!, nos sentiremos como vencedores verdadeiros! Vamos dar mais uma olhada em nosso modelo total WIN! 51 PowerPoint

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

19 Modelo WIN dos 21 fatores integrantes e o EFEITO SINRGICO. 52PowerPoint Como a Dieta coopera com outros fatores WIN!? Dieta e Exerccios Dieta e Luz Solar Dieta e Temperamento O exerccio aumenta muito a absoro dos minerais presentes na dieta. Tambm, exerccios dirios frequentemente se tornam um incentivo necessrio para evitar sentir que precisamos ingerir alimentos de baixo valor nutritivo, para acalmar nosso descontentamento ou sentimentos de inquietao. Ele elimina nossas compulses. O fator luz solar converte um esteride em vitamina D em nossa pele, de sol converte uma substncia de esteride em nossa pele para vitamina D que ajudas permitem clcio a o que capacita o clcio a construir os ossos. importante tomar entre 10 e 15 minutos de luz solar no rosto e nas mos, durante algumas horas, trs a quatro vezes por semana. Uma dieta vegetariana melhora nosso humor, torna-nos mais fcil viver e vencer vcios alimentares; ajuda-nos tambm a evitar vcios qumicos como cafena, fumo ou drogas. Remove muitos de nossos pensamentos hostis que experimentamos. Um estudo realizado em prises europias descobriu que simplesmente administrando um suplemento mineral vitamnico e algumas gorduras mega 3 diariamente, reduziram-se os atos violentos dos detentos em 40%, comparado com um grupo que recebeu placebos.31 Outro princpio importante que Deus nos ensina a moderao. "Seja a vossa moderao conhecida de todos os homens", aconselha o apstolo Paulo. A Bblia nos lembra que o beberro e o comilo caem em pobreza Provrbios 23:21. A cincia demonstra que a indulgncia excessiva empobrece nossa sade e tambm o bolso. 53 PowerPoint Daniel e seus trs amigos A primeira tentativa clnica de nutrio registrada aconteceu quando um hebreu cativo chamado Daniel e seus trs amigos estavam matriculados na Universidade da Babilnia, e receberam ordem de seu captor, o Rei Nabucodonosor de Babilnia, para comer diariamente as finas iguarias da mesa real, por um perodo de trs anos, aps os quais o rei testaria seu progresso intelectual. A histria registra que Daniel props em seu corao que ele no se contaminaria com a poro dos alimentos do rei, nem tomaria o vinho que

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

20 ele bebia. Assim solicitou um cardpio alternativo ao cozinheiro-chefe, que era responsvel pelo cuidado dos cativos. Ele props que se fizesse uma experincia de dez dias com uma dieta vegetariana e gua, aps os quais o cozinheiro poderia comparar seus semblantes com os dos outros que comiam o alimento do rei. Isso encorajou o cozinheiro a atender seu pedido, porquanto o pobre homem estava com medo de perder a cabea se os jovens no tivessem sucesso. O cozinheiro concordou e aps 10 dias esses jovens apresentaram inconfundivelmente melhor aparncia que os outros. Assim foi concedida permisso para prosseguirem com a dieta escolhida. Deus honrou a fidelidade dos moos Sua dieta e os abenoou com conhecimento e capacidade em todos os ramos da cincia caldaica. Trs anos depois eles foram levados perante o rei, que os ps prova. Em todas as questes de sabedoria e entendimento eles superaram em 10 vezes todos os sbios do reino. O rei ficou muito impressionado! Hoje ns gostamos que Daniel e seus trs amigos tenham feito a escolha entre comer maneira do mundo ou maneira de Deus. Qual a dieta? A do mundo ou a de Deus? Onde est nossa lealdade. Daniel ocupou posieschave durante o reinado de Nabucodonosor e e dos dois reis que o sucederam. Sua deciso foi recompensada. Voc gosta de comprar pechinchas? Deus quer que voc adquira o melhor para o seu bolso e o seu corpo. Ele pergunta... 54 PowerPoint Por que gastar dinheiro naquilo que no po? E o seu trabalho rduo naquilo que no satisfaz? Escutem-Me, escutem-Me, e comam o que bom, e a alma de vocs se deliciar com a mais fina refeio. Isaas 55:2 Mensagem. 55 PowerPoint Uma boa esposa e cozinheira: Seu valor excede o de rubis. Ela prov alimento para sua casa. Salomo. Mas os homens tambm podem ser grandes cozinheiros! Deus pe Seu selo de aprovao no cozinheiro! Em muitos pases, o preparo dos alimentos est-se tornando mais e mais um acontecimento familiar. Os homens tambm podem ser grandes cozinheiros e com um pouco de ajuda, as crianas tambm podem preparar alguns alimentos. Em uma casa, o marido faz sempre prepara a salada, com alimentos carregados de nutrientes. Mas normalmente a esposa tem a responsabilidade de planejar o cardpio. Essa uma responsabilidade sagrada.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

21

Salomo disse: Mulher virtuosa, quem a achar? O seu valor muito excede o de finas jias... ainda noite, e j se levanta, e d mantimento sua casa... A fora e a dignidade so os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanh, no tem preocupaes... Atende ao bom andamento da sua casa e no come o po da preguia... Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva... (Provrbios 31). Esposas e mes que fazem refeies nutritivas e deliciosas contribuem no apenas para. As esposas e mes que fazem refeies nutritivas e deliciosas no s contribuem para barrigas felizes, mas tambm para a boa sade de toda a famlia. SUMRIO E FINAL Nesta sesso discutimos sobre as melhores escolhas alimentares e tambm fornecemos evidncias cientficas de algumas coisas que so mais bem usadas com moderao ou, talvez, deixadas de lado. Voc no vai se lembrar de tudo o que dissemos, por isso vamos dar uma resumida. 56 PowerPoint Boa Nutrio Diz respeito mais ao que voc come, e no ao que voc no come. A boa nutrio mais sobre o que voc come, do que ao que voc no come. Aqui esto quatro pontos importantes: 57 PowerPoint Grfico das trs faixas bsicas do Plano de Vida da Pirmide Alimentar. 1. D nfase em sua dieta a essas trs faixas fundamentais do Plano de Vida da Pirmide Alimentar. 2. Se voc ingerir entre seis e oito pores de vegetais no-aminados por dia e duas a quatro pores de frutas, e usa gros integrais em abundncia, voc comear a perdir seu apetite por alimentos de origem animal e alimentos de baixo valor nutritivo. 58 PowerPoint Grfico do Arco-ris de Frutas e Vegetais. 3. Procure as cores do arco-ris. Elas lhe proporcionaro uma dieta rica em vitaminas e minerais e nutrientes essenciais.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

22 59 PowerPoint Complemente sua dieta com 30 minutos de exerccio intenso, cinco dias por semana. Acrescente anos sua vida. Acrescente qualidade de vida aos seus anos. 4. Se voc complementar sua dieta com 30 minutos de exerccio intenso, cinco dias por semana, voc vai: a. Acrescentar anos sua vida. b. Acrescentar qualidade de vida aos seus anos. Mas tudo depende de voc, porque SEU DESTINO EST NO PRATO! Isto poder fazer com que voc chegue aos 80, 90 ou mais anos. Mas, a propsito, se voc escolher viver para sempre, o WIN! recomenda o acrscimo de mais dois nutrientes sua dieta. Est interessado? Gostaria de saber quais so eles?

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

23

8
NUTRIO (PARTE DOIS)
SEU DESTINO EST NO PRATO I. INTRODUO 63 PowerPoint SEU DESTINO EST NO PRATO Na parte A do tpico: "SEU DESTINO EST NO PRATO" discutimos a importncia de ter o combustvel certo para avies, e os resultados trgicos do uso do combustvel errado. Tambm mencionamos que o combustvel do avio contm certos aditivos que mantm os motores funcionando corretamente. Isso comparvel s vitaminas e minerais que necessitamos em nossa alimentao. Como vamos continuar com o assunto da nutrio agora, iniciemos com um pouco de humor que apareceu na Internet.

64 PowerPoint A dieta perfeita No coma carne bovina: Vaca Louca. No coma carne de frango: Gripe Aviria. No coma ovos: Colesterol. No coma peixe: Metais pesados contidos na gua envenenam o peixe. 65 PowerPoint No coma carne suna: ela no kosher ou pura. No coma frutas e vegetais: Inseticidas e herbicidas. Hmm... Adivinhe se tem de deixar o chocolate! No sabemos que foi o autor das citaes ou se ele sobreviveu. Quem sabe? Talvez ele tenha sucumbido de comer tanto chocolate! Mas como dissemos na sesso anterior, realmente nutrio mais sobre o que voc come, do que sobre o que voc no come. questo de escolha. A maioria dos pases industrializados est sofrendo de desnutrio hipercalrica. Seus habitantes esto escolhendo o que o mundo empresarial lhes vende atravs da mdia: lanchinhos aucarados, excesso de gorduras e
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

24 alimentos de parco valor nutritivo. E enquanto ingerem excesso de macronutrientes, amidos, gorduras e at mesmo de protenas, seu corpo sofre fome pela falta de micronutrientes como: minerais, fitoqumicos, antioxidantes e vitaminas. 66 PowerPoint Ilustrao do Mayflower A histria de uma estranha doena a bordo do Mayflower. Em setembro de l620, a fragata britnica Mayflower, singrava o Atlntico Norte trazendo a bordo os chamados peregrinos, um grupo de colonos ingleses piedosos para o que hoje o estado de Massachusetts, a nordeste dos Estados Unidos. Os marinheiros estavam contando anedotas no poro do rangente navio, enquanto jantavam biscoitos e tomavam rum. "Lembrem-se", ordenou o capito, "e tomem seu limo!" Os marinheiros britnicos eram chamados limeiros, porque os antigos navegadores, durante as longas viagens, comiam frutas ctricas para ter melhor sade. A descoberta da necessidade de certas "vitaminas" aconteceu nesse contexto nutico. Assim foram trazidos a bordo do Mayflower, limes para a tripulao e os passageiros. Todo o mundo obedeceu ao capito, com uma exceo. William Butten estava ficando doente. Pequenas hemorragias ocorriam-lhe na pele. Suas gengivas doam e os dentes estavam se soltando. Ele odiava sumo de limo e se recusou tomar sua poro diria daquela coisa azeda que o capito e o mdico insistiam que engolisse. Sua fora minguou e ele ficou s portas da morte. Acabou morrendo e envolvido numa mortalha, lanado em sua sepultura lquida, tudo por que ele no queria ingerir o que necessitava.32 67 PowerPoint Hoje conhecemos uma doena chamada escorbuto. Sabemos que os limes contm vitamina C, que previne e cura a doena. Sem a vitamina C, a matriz semelhante a uma cola que une as clulas do revestimento dos vasos sanguneos e ossos, no pode ser formada. Tudo por falta dos limes! Uma vida que se aproximava das oportunidades do Novo Mundo foi perdida. Hoje a maioria de ns no ameaada com escorbuto. Mas seria possvel estarmos com falta de alguma coisa em nossa nutrio, que vital para nossa sade e bem-estar? Enquanto alguns pases sofrem falta de alimento, nos pases industrializados milhes esto perecendo por comerem demais, especialmente gorduras, carboidratos e mesmo protenas.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

25 Possivelmente voc se recorde que encerramos a Parte A do assunto da nutrio falando sobre perda de peso, e dissemos que h dois remos em nossa canoa de emagrecimento DIETA E EXERCCIO. O exerccio vitalmente importante para a perda de peso. Permita que ele aumente sua taxa metablica, que perdurar por um bom perodo aps o exerccio, bem como queime calorias durante ele. 68 PowerPoint H dois remos em nossa canoa de perda de peso: DIETA E EXERCCIO. Mencionamos anteriormente que cada meio quilo extra nos furta um ms de vida. Isto , cinco anos menos de vida para cada 27 quilos de excesso. Sendo moderados em nosso comer e exercitando-nos regularmente, podemos manter nosso peso num bom nvel. Recomendaes sobre gorduras 69 PowerPoint Gorduras boas Use com moderao leo de oliva extra-virgem leo de canola Margarinas light Gorduras poliinsaturadas lquidas e temperatura ambiente Observemos as gorduras que temos em nossa cozinha, para ver se precisamos de uma troca de leo. Recomendamos leo de oliva extravirgem, que uma gordura monossaturada, e leo de canola. A margarina diet melhor do que manteiga. Procure marcas como "Becel que tem muito poucas, se tiver algumas, gorduras hidrogenadas. As gorduras saturadas tendem a enrijecer temperatura ambiente. Elas so encontradas primariamente em alimentos de origem animal, no coco e no leo de palmeira. Tendem a elevar os nveis de colesterol e deveriam ser evitadas ao mximo possvel. As gorduras poliinsaturadas tendem a se liquefazer temperatura ambiente. Elas no elevam o colesterol como fazem as gorduras animais. Abra o olho com as gorduras trans encontradas nos leos vegetais hidrogenados e reduzidos. Elas fazem subir o colesterol e estimular cnceres e inflamaes. Batatas fritas, massas, biscoitos, sucrilhos e biscoitos frequentemente portam gorduras trans. 70 PowerPoint Gorduras ms- Use com cautela As gorduras trans esto em: leos vegetais hidrogenados Muitas margarinas
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

26 Gorduras saturadas so slidas temperatura ambiente 71 PowerPoint Produtos de Origem Animal e Gorduras Carne, ovos e laticnios fornecem todo o colesterol e metade das gorduras do cardpio americano. Se o leite desnatado for substitudo pelo semidesnatado, ser retirada tanta gordura saturada por copo quanto a encontrada em trs fatias finas a mdias de bacon. Das gorduras dos laticnios, dois teros so saturados, tornando-as mais altamente saturadas do que as encontradas na carne. 72 PowerPoint E o leite? 65% dos adultos no mundo no bebem leite Ser que precisamos de leite em nossa dieta? Alguns profissionais de sade entendem que h melhora significativa em algumas condies, quando eliminam o leite da dieta. Por que um pouco de leite produz gases. Sessenta e cinco por cento dos adultos no mundo no bebem leite. E a osteoporose? A Finlndia, Sucia, os EUA e a Inglaterra tm o mais alto consumo de laticnios e as mais altas taxas de osteoporose do mundo.33 Outros fatores dietticos que estimulam a osteoporose so: o consumo de refrigerantes, excesso de sal, protenas animais e a falta de Vitamina D. A falta a de exerccio tambm tem culpa. 73 PowerPoint Os vegetarianos tm ossos mais fortes do que os que comem carne.34 As fontes vegetais de clcio incluem vegetais verdes folhosos, feijes e tofu. Acredite ou no, os vegetarianos tm ossos mais fortes do que os que consomem carne. As fontes vegetais de clcio incluem vegetais verdes folhosos, feijes e tofu. Os esquims, que consomem 2.000 mg de clcio por dia, especialmente devido ao consumo de ossos macios de peixes, apresentam a mais alta taxa de fraturas de quadris do mundo. Isso provavelmente se deva ao alto consumo de protena de peixes.35 A maioria dos americanos ingere duas a trs vezes mais protenas do que necessitam. O leite, embora rico em clcio, tambm o em protenas. Protenas em excesso obrigam os rins a excretarem o clcio. 74 PowerPoint Excesso de Protenas & Fraturas sseas Estudo de sade feito pela Harvard com 78.000 enfermeiros.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

27 Beber leite em excesso est relacionado ao aumento do ndice de fraturas sseas. O Estudo de Sade feito pela Universidade de Harvard com 78.000 enfermeiros, descobriu a existncia de maior risco de fratura de quadris naqueles que tomam mais leite.36 Uma checagem feita com afroamericanos, que ingerem mais de 1.000 mg de clcio diariamente, em comparao com negros sul-africanos, que consomem apenas 196 mg, revelou que os afro-americanos tm a taxa de fratura de quadris nove vezes mais alta. O campons chins, que consume metade do clcio ingerido pelos americanos, tem apenas um quinto da taxa de fraturas sseas. O consumo de queijo dobrou nos ltimos 25 anos. O queijo tem mais gorduras saturadas, hormnios e hormnios produtores de substncias do que qualquer outro alimento. 75 PowerPoint Leite Maravilhoso alimento para bezerros. Os bezerros alimentados com o leite da me aumentam de 40 a 200 kg em um ano. O leite de vaca destinado a fazer isso pelos bezerros. Mas mesmo eles so desmamados um dia. 76 PowerPoint Leite materno melhor outras opes O leite materno excelente para os bebs. Ele melhora seu sistema imunolgico . Para crianas maiores, siga o conselho do seu pediatra.37 77 PowerPoint Ateno! Um passo por vez! A mudana para uma dieta superior deve ser progressiva. Evite mudanas precipitadas. Porm, progrida sempre. Ajustar-se dieta ideal uma questo de experimentar e aprender. A mudana para uma dieta superior deve ser progressiva. Em pases desenvolvidos, se as famlias encontram dificuldades para evitar inteiramente a carne, pelo menos deveriam elas considerar a procedncia do alimento. Animais tratados com variedade de alimentos tendem a ser mais saudveis do que aqueles que so confinados e recebem alimentos que, em alguns pases (incluindo os Estados Unidos) contm sangue seco, farelo de ossos e excremento processado de galinha. O consumidor de carne tambm

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

28 pode considerar uma reduo no consumo das pores de carne, de 200 para 100 g. Um bife de 200 g contm de xcara de gordura. Voc acha que Deus pode ter tido algumas razes cientficas quando proibiu o consumo de carne de porco? Leia Levtico 11:7-8. parte do elevado contedo de gordura da pele do porco, do toucinho e de produtos de origem suna, um cozimento inadequado de sua carne pode expor o indivduo triquinose e outras doenas parasitrias. medida que melhoramos a qualidade do alimento que ingerimos, os alimentos de segunda mo como a carne e muitos produtos refinados e processados, sero abandonados beira do caminho porque encontramos algo melhor. Evite mudanas precipitadas. Seja paciente consigo mesmo e com os outros, mas firme em propsito e mantenha-se progredindo para melhorar sua dieta. Enquanto voc busca melhorar sua nutrio, habitue-se ao uso de cidos graxos mega-3 e das fibras. 78 PowerPoint cidos Graxos Omega-3 Encontrados na semente de linhaa, nas nozes, vegetais verdes folhosos, leo de canola. O leo de semente de linhaa rico em cidos graxos Omega-3. Eles ajudam a baixar o colesterol sanguneo, os nveis de triglicrides e reduzem a incidncia de cnceres de mama, clon e prstata 79 PowerPoint Fibras: o comestvel incrvel Como uma vassoura, as fibras limpam o trato intestinal, abreviam o tempo de trnsito do alimento, reduzindo o risco de cncer e curando a constipao 80 PowerPoint Estimula a lenta liberao dos nutrientes na corrente sangunea, estabilizando os nveis de acar. Sem calorias, porm fazem-nos sentir satisfeitos. 81 PowerPoint D lugar s fibras! Frutas, especialmente as de bagas. Feijes e legumes. Gros integrais trigo, farinha de aveia e arroz integral. Surpresa! Os produtos de origem animal no contm fibras. Os vegetais so ricas fontes.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

29

O processo de refinamento furtou-nos as fibras, o incrvel comestvel. Por que incrvel? Porque, como elas nos atravessam inteiramente, fazem-nos muitos favores pelo caminho. As fibras insolveis retm gua como uma esponja e fazem nossas fezes mais consistentes. Elas agem como vassouras em nosso trato intestinal mantendo seu movimento. Isso encurta o tempo do trnsito intestinal e d menos oportunidade aos carcingenos de ter contato com as paredes intestinais, clon ameaa, reduzindo o risco de cncer de clon. As fibras insolveis encontradas no farelo de gros integrais, curam a constipao, reduzem as hemorridas, a diverticulite e equilibram os hormnios. Muitas mulheres com problemas menopusicos encontraram grande auxlio da semente de linho. Outro excelente efeito das fibras sua capacidade de estabilizar o acar sanguneo. Elas estimulam uma liberao mais lenta de nutrientes no fluxo sanguneo. Isso ajuda os hipoglicmicos e os diabticos. As fibras no possuem calorias, todavia promovem a sensao de saciedade. As fibras solveis especialmente encontradas em feijes, aveia e frutas, retiram o colesterol dos intestinos. As fibras so um alimento fabuloso! A espremedura pode trazer alguns benefcios especficos, mas ela remove as fibras e condensa as calorias. A fruta inteira a melhor escolha, particularmente para aqueles que desejam perder peso. Muitos ficam surpresos em saber que os produtos de origem animal no contm fibras. Mas os vegetais so ricas fontes delas. Assim, consuma frutas (especialmente em forma de bagas) feijes e legumes, gros integrais como trigo, farinha de aveia e arroz integral. Eles no s so ricos em fibras, mas tambm esto repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns dos melhores estudos em nutrio tm considerado as culturas por muitos anos, como as pessoas comem e como sua dieta afeta a sade. Vamos ver um estudo chins dirigido pela Universidade de Cornell, sob a liderana do Dr. T. Collin Campbell.39 82 PowerPoint Estudo chins pelo Dr. T. Colin Campbell " o mais abrangente estudo jamais realizado sobre a relao entre dieta e o risco de contrao de doenas. - NY Times. Algumas descobertas surpreendentes: 83 PowerPoint Clcio e osteoporose. Puberdade. Ligao entre alimentos de origem animal e doenas degenerativas.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

30 Estes resultados oferecem muita coisa em que pensar. Os objetos do estudo foram camponeses, gente da zona rural, pessoas que tendiam a viver da mesma maneira, no mesmo lugar e com a mesma dieta pela vida toda. Embora os chineses consumam 20% mais calorias que os americanos, os americanos so 25% mais gordos. Os chineses consomem duas vezes mais amidos que os americanos, mas apenas um tero de gorduras. . Eles comem um tero menos protenas, mas s sete por cento delas so de origem animal, ao invs dos 70% do consumo de protenas dos americanos, provindos de fontes animais. Para o chins, 10 a 20% das calorias originamse das gorduras. Eles fazem mais exerccio. A maioria deles no consome nenhum tipo de laticnio e obtm metade do clcio encontrado na dieta americana. A osteoporose -lhes incomum. As adolescentes atingem a puberdade depois de trs a seis anos que suas colegas americanas. O Dr. Campbell diz que: "Descobrimos uma associao muito significativa entre o consumo mesmo de pequenas quantidades de alimentos de origem animal e a crescente prevalncia de doenas cardacas, cncer e doenas similares... A grande maioria de todos os cnceres, doenas vasculares coronrias e outras formas de doena degenerativa, pode simplesmente ser evitada pela adoo de uma dieta vegetariana. Recomendaes dietticas para baixar o colesterol: 84 PowerPoint Como posso baixar o colesterol? Aumente o consumo de vegetais verdes folhosos e legumes. Reduza progressivamente a ingesto de carne vermelha, queijos e leite integral. Um Double Whopper (semelhante ao Big Mac, porm maior) proporciona 130% da necessidade diria de gordura saturada do adulto; para uma criana de 8 anos, 200%. Com as doenas cardacas como assassino nmero um nos Estados Unidos e o colesterol como seu maior fator de risco, vamos ver como podemos baixar o colesterol: No fume e faa exerccios regularmente. Dieteticamente, como um bom primeiro passo, procure comer bastante salada diariamente, ou uma mdia de trs xcaras de ch de vegetais no almoo e no jantar. No tente apenas retirar algo da dieta. Substitua-o por algo melhor. Se nos concentrarmos em garantir a adequada ingesto de alimentos saudveis, substitumos muitos alimentos causadores de molstias. Isso ajudar a reduzir os produtos de origem animal de nossa dieta e reduzir o colesterol. Exceto para as gorduras monossaturadas, tais como azeite de oliva extravirgem, reduza o consumo de gorduras saturadas, porque elas so convertidas em colesterol pelo organismo. (Alm dos produtos animais, as

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

31 gorduras saturadas so encontradas no coco e no leo de palmeira, que so ingredientes de biscoitos, massas e semelhantes.) Ao voc comear a diminuir ou eliminar a protena animal e aumentar a protena vegetal, seus valores sanguneos provavelmente iro se normalizar. Lembre-se de que, embora a carne branca de frango tenha menos gordura do que a carne vermelha de vaca, elas possuem a mesma quantidade de colesterol. Leite e ovos no so to objetveis quanto a carne. A carne est se tornando um crescente problema mundial devido a sua condio doentia. Em pases onde as pessoas so pobres e criam suas prprias vacas e galinhas, os produtos deles derivados podem ser a melhor dieta que podem seguir sob tais circunstncias, para manter sua sade e nutrio. Porm, qualquer um que sofra de uma doena degenerativa como a diabetes, problemas cardacos, presso alta, colesterol alto ou obesidade, certamente notaro uma mudana para melhor se adotarem uma dieta vegetariana balanceada e fizerem de 30 a 45 minutos de exerccios, cinco vezes por semana. Voc sabia que a Bblia fala de quais coisas vivas so boas para comer e quais no so? Verifique em Levtico 11. Ela fala sobre alimentos limpos e alimentos imundos, e tambm sobre cadveres de animais que so apanhados. O verso 12 fala sobre peixes limpos e imundos. O Senhor considera que a carne de animais comedores de carnia alimento imundo. Ele est muito interessado em que Seu povo seja saudvel e livre de doenas e dores. Eis porque Ele nos d algumas diretrizes sobre alimentos que podem ser usados e os que no. Hoje, com tantas doenas no gado e problemas de colesterol alto devido gordura das carnes, muitas pessoas esto escolhendo ser vegetarianas. H tambm gente que no pode baixar seu colesterol e lipdios no sangue, a menos que eliminem protenas e gorduras de origem animal.40 Isso pode ser significativo para alguns ovolactovegetarianos, que tm tido dificuldades em reduzir seus valores lipdicos. Para que os vegetarianos no se sintam muito orgulhosos de sua dieta, deveriam compreender que se consomem muitos amidos refinados e bastantes alimentos enriquecidos e sobremesas, eles provavelmente esto em pior estado do que aqueles que consumem carne branca de frango ou peru e praticam uma dieta com alimentos integrais e reduzido teor de gorduras. Voc pode estar se perguntando: Ser que uma dieta vegetariana boa para mim? Essa uma boa pergunta e que, no final, s voc poder responder. Nosso propsito nesta apresentao no dizer o que voc tem de fazer. A deciso somente sua. Ns queremos ajudar e mant-lo informado das

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

32 escolhas baseadas em evidncias cientficas. Alguns decidem adotar a dieta vegetariana de uma vez. Isso bom, mas esteja certo de saber como tornar uma dieta melhor do que aquela que voc tem agora. Alguns podem decidir fixar um tempo para a mudana; digamos cinco ou seis meses. H lojas de alimentos saudveis e centros de nutrio que do aulas sobre cozinha vegetariana, que podem ajudar muito. Comece aumentando progressivamente incluindo vegetais verdes e folhosos e frutas frescas, enquanto suspende o consumo de carne vermelha. Em seguida, retire o queijo e o leite integral. Use laticnios desnatados e experimente o leite de soja. Enquanto voc reduz gradualmente as protenas animais, aumente o consumo de legumes e feijes. Ao mesmo tempo, eleve o tempo dos exerccios dirios 15... 30 minutos; e se voc for uma pessoa de iniciativa, veja se pode prolong-los at uma hora. Tente beber gua em lugar de refrigerantes, ch e caf. Depois de um ms, faa uma avaliao. Voc est se sentindo melhor? Voc est pensando melhor? Dormindo melhor? Ajuste seu programa de acordo com a resposta que seu corpo lhe est dando. Os objetivos dietticos no so normalmente alcanados de uma nica vez. Mas, coragem! Voc pode caminhar na direo certa e comear a cortar seus fatores de risco para cnceres, problemas cardacos, diabetes e muitas outras doenas. Voc est acrescentando anos sua vida e vida aos seus anos. Quando a cozinheira de sua casa aprender algumas gostosas receitas vegetarianas, voc poder dizer: Esta comida muito saborosa. No desejo comer alimentos de origem animal nunca mais! Acho que devo ingerir comida de primeira mo, antes que de segunda. Muitas boas livrarias tm livros sobre cozinha para se escolher. Eles normalmente incluem receitas com tofu. 85 PowerPoint Os alimentos vegetais me deixaro fraco? O maior mamfero da Terra vegetariano. Ele vai bem, obrigado! Voc alguma vez quis saber se seria pequeno e fraco se comesse apenas comida vegetariana? No precisa ficar preocupado. O maior mamfero da terra, o elefante, vegetariano e ele parece estar indo bastante bem, obrigado. Dieta e doenas cardacas encorajador notar quando o colesterol sanguneo baixa um por cento, uma queda correspondente no risco de doenas cardacas se reduz em trs a quatro por cento.41 Os vegetarianos tm 14% menos nveis de colesterol do que a mdia da populao norte-americana,42 e os vegetarianos completos, aqueles que consomem nenhum produto de origem animal, nem laticnios,
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

33 ovos ou carne, tm 35% menos risco.43 Os no-vegetarianos consomem entre 300e 500 mg de colesterol por dia; os ovolactovegetarianos entre 150 e 300mg, os vegetarianos completos, 0. De acordo com revista Time: "Em regies onde... a carne escassa, as doenas coronrio-vasculares so desconhecidas."44 86 PowerPoint O Estudo Framingham de Sade Cardaca A mais longa pesquisa sobre dieta e doenas cardacas da histria mdica mundial O Dr. William Castelli trabalhou no Estudo Framingham de Sade Cardaca, em cooperao com o National Heart, Lung & Blood Institute.45 (Framingham um subrbio de Boston.) Castelli disse... 87 PowerPoint Os vegetarianos adotam a melhor dieta; eles apresentam as taxas mais baixas de doenas coronarianas em relao a outros grupos do pas. 46 88 PowerPoint Algumas pessoas zombam dos vegetarianos, mas eles tm apenas 40% de nossos ndices de cncer. Na mdia, eles sobrevivem a outros homens e mulheres em cerca de seis anos. Dr. William Castelli, em cooperao com o National Heart, Lung, & Blood Institute. O Dr. Dean Ornish demonstrou a reverso de doena cardaca mediante dieta. Quase 80% dos seus pacientes com doenas vasculares coronrias graves podem evitar a ponte-de-safena ou a angioplastia. Na American Heart Association Diet, apenas 1/6 dos pacientes conseguiram reverso perceptvel de aterosclerose.47 Vinte e oito por cento, em verdade, aumentou seu bloqueio arterial em cinco anos.48 Com o Programa Ornish, dos pacientes obtiveram a reverso e uma reduo de oito por cento no bloqueio.49 Depois que os moradores de North Karelia, Finlndia, perceberam que tinham o pior problema de doenas cardacas do mundo, eles procuraram exercitar-se e mudaram sua dieta. Hoje eles apresentam a mais rpida reduo na taxa de doenas cardacas. A taxa de bitos por doenas cardacas caiu cerca de 65%. Dieta e presso sangunea 89 PowerPoint Se eu comer corretamente, posso baixar minha presso sangunea? (1)

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

34 Os que comem carne tm trs vezes mais incidncia de presso alta, quando comparados com os vegetarianos.50

90 PowerPoint No h, virtualmente, ocorrncia de presso alta entre idosos em pases que adotam uma dieta com baixo teor de gordura e boa ingesto de vegetais. Pessoas hipertensas tm sete vezes mais probabilidade de sofrer derrames e quatro vezes mais probabilidade de ataques cardacos. O que h sobre dieta e presso sangunea? Os que comem carne tm quase trs vezes mais incidncia de presso alta em comparao com os vegetarianos, e 13 vezes mais presso sangunea muito elevada. 51 Muitas pessoas com presso alta podem melhorar substancialmente seus nveis mudando para uma dieta vegetariana. Embora mais de 50% dos idosos nos EUA sofram de presso alta,52 no h virtualmente presso alta entre idosos em pases que adotam uma dieta vegetariana e pobre em gorduras.53 91 PowerPoint Benefcios do vegetarianismo Menores riscos de doenas degenerativas e enfermidades de origem alimentar. As crianas tm QI mais alto. O Quociente de Inteligncia de crianas vegetarianas , em mdia, 17 pontos mais alto que a mdia das crianas americanas: 116 contra 99.54 Visto que o vegetarianismo proporciona maior vantagem cognitiva ou acuidade mental, as pessoas melhor informadas esto se tornando vegetarianas! 92 PowerPoint Benefcios do vegetarianismo Albert Einstein era vegetariano. Ele disse: "Nada trar mais benefcios sade e aumentar tanto as chances de sobrevivncia na Terra, como a evoluo da dieta vegetariana.55 As pesquisas mostram que a vantagem do vegetariano vai muito alm da simples reduo do colesterol e das taxas de risco de cnceres. Os vegetarianos tm menos ndices de presso alta, doenas do clon, diabetes, clculos biliares, doenas renais, obesidade e menos risco em relao a todas as enfermidades. Ser vegetariano tambm ajuda a salvar nosso planeta. Em mdia, so necessrios 13.000m2 para prover alimento para um consumidor de carne; 2.000 m2 para um ovolactovegetariano e 670 m2 para um vegetariano total.
WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

35 Posto de outra maneira, 4.047 m2 alimentam 20 vezes tantas pessoas com dietas vegetarianas, quanto uma pessoa que adota a dieta padro americana. Vegetarianismo: Guia prtico 93 PowerPoint Seja ousado! Escolha o melhor! Escolher mais alimentos vegetarianos muito menos arriscado. Frutas doces, frescas e suculentas como mirtilo, pssegos, nectarinas, mames, mangas, uvas, morangos, mas... so to satisfatrias assim como Deus as deu. Tente alguns vegetais novos como repolho chins, ou uma crocante jicama (um tubrculo comestvel). Ponha um arco-ris em seu prato de legumes coloridos e crocantes. Eles agradaro ao seu paladar! Tente muitos legumes diferentes como lentilhas e gro-de-bico para provimento de protenas. Os feijes oferecem uma prdiga variedade: pintos, rins, lima, marinha, vermelho, cor-de-rosa, branco, salpicado e preto. No se esquea do olho-preto e ervilhas secas. Inclua tambm nozes e sementes. Mude para os pes integrais e cereais. O leite de soja uma boa opo. Quanto mais nos aproximarmos da alimentao original do homem, a dieta ednica, menos precisaremos do mdico! Tire proveito das classes de arte culinria vegetariana que so oferecidas. Cozinheiros experientes podem ajud-lo a criar uma cozinha mais equilibrada. 94 PowerPoint Frutas frescas do Vietn III. INSPIRAO E MOTIVACIONAL Diariamente a cincia confirma a sabedoria da dieta original do ser humano, a eles dada quando a vida foi criada neste planeta. 97 PowerPoint A boa esposa e cozinheira: Seu valor excede o dos rubis. Ela d mantimento sua casa. - Salomo Deus pe Seu selo de aprovao sobre o cozinheiro! Alguns dos melhores chefes de cozinha no mundo so homens. Quando uma esposa vem casa aps um dia estressante e depara a surpresa que seu marido e os filhos j tm mesa uma suculenta e nutritiva refeio. Eis uma famlia feliz!

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

36

IV. TRANSFORMACIONAL REFERNCIAS REFERNCIAS


Bailey, R. K. (2004) Youll rust out before you wear out, If . . . Hagerstown, MD: Review & Herald Graphics. Balch, P., & Balch, J. (2000). Prescription for nutritional healing (3rd ed.). New York: Penguin Putnam, Inc. Baldwin, B., Griffin, V., & Kissinger, E. (n.d.) Foods for thought. Cedar Lake, MI: Lifestyle Matters, www.LifestyleMatters.com Bellisle, F., Rolland-Cachera, M. F., Deheeger, M., & Guilloud-Bataille, M. (1988). Obesity and food intake in children: Evidence for a role of metabolic and/or behavioral daily rhythms. Appetite, 11(2), 111-8. Carroll, K. K. (1983). Dietary proteins and amino acids: Their effects on cholesterol metabolism. In M. J. Gibney & D. Kritchevsky (Eds.), Animal and vegetable proteins in lipid metabolism and atherosclerosis (Current topics in nutrition & disease), pp. 9-17. New York: AR Liss. Cohen, J. H. (2000). Fruit and vegetable intakes and prostate cancer risk. Journal of the National Cancer Institute, 92(1), 61-68. Craig, W. (2005). Maintaining a healthy lifestyle. Berrien Springs, MI: Golden Harvest Books. Craig, W. (1999). Nutrition and wellness: A vegetarian way to better health. Berrien Springs, MI: Golden Harvest Books. Dwyer, J. T., Miller, L. G., Arduino, N. L., Andrew, E. M., Dietz, W. H., Jr, Reed, J. C., et al. (1980). Mental age and I.Q. of predominantly vegetarian children. Journal of the American Dietetic Association, 76(2), 142-147. Feskanich, D., Willett, W. C., Stampfer, M. J., & Colditz, G. A. (1997). Milk, dietary calcium, and bone fractures in women: A 12-year prospective study. American Journal of Public Health, 87(6), 992997. Fuhrman, J. (2003). Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss. Boston: Little, Brown & Co. Law, M. R., Wald, N. J., Wu, T., Hackshaw, A., & Bailey, A. (1994). Systematic underestimation of association between serum cholesterol concentration and ischaemic heart disease in observational studies: Data from the BUPA study. British Medical Journal, 308(6925), 363-366. Lindeman, A., & Clancy, K. (1990). Assessment of breakfast habits and social/emotional behavior of elementary school children. Journal of Nutrition Education, 22(5), 226-231. Ludington, A., & Diehl, H. (2001). Health power: Health by choice, not chance. Hagerstown, MD: Review & Herald.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

37
Lynch, M. (n.d.). Cooking by the book. 1-800-655-9071 13475 N. Applegate Rd. Grants Pass, OR 97527. 2 sets of videos. 1. Video for each chapter of the book in which she gives cooking demos. 2. Additional cooking tips. Maggi, S., Kelsey, J. L., Litvak, J., & Heyse, S. P. (1991). Incidence of hip fractures in the elderly: A cross-national analysis. Osteoporosis International, 1, 232-241. Marshall, P., & Manuel, D. (1977). The light and the glory. Old Tappan, NJ: Revell. Mazess, R. B., & Mather, W. (1974). Bone mineral content of North Alaskan Eskimos. American Journal of Clinical Nutrition, 27(9), 916-25. Messina, M., & Messina, V. K. (2004). Dietitians guide to vegetarian diets: Issues and applications (2nd ed.). Sudbury, Mass: Jones & Bartlett. McDougall, J. A., & McDougall, M. A. (1991). The McDougall Program: Twelve days to dynamic health. New York: Penguin Books. Melby, C. L., Hyner, G. C., & Zoog, B. (1985). Blood pressure in vegetarians and non-vegetarians: A cross-sectional analysis. Nutrition Research, 5, 1077-1082. Melby, C. L., Goldflies, D. G., Hyner, G. C., & Lyle, R. M. (1989). Relation between vegetarian/nonvegetarian diets and blood pressure in black and white adults. American Journal of Public Health, 79(9), 1283-1288. Meigs, J. B. (2003). Natural history of progression from normal glucose tolerance to Type II Diabetes in the Baltimore Longitudinal Study of Aging. Diabetes, 52(6); 1475-1484. Nedley, N. (1998). Proof positive: How to reliably combat disease and achieve optimal health through nutrition and lifestyle. Ardmore, OK: Neil Nedley. New, S. A., Robins, S. P., Campbell, M. K., Martin, J. C., Garton, M. J., Bolton-Smith, C., et al. (2000). Dietary influences on bone mass and bone metabolism: further evidence of a positive link between fruit and vegetable consumption and bone health? American Journal of Clinical Nutrition, 71(1), 142-51. New 2005 Food Pyramid Information (n.d.). Retrieved May 5, 2006, from http://www.usaring.com/health/food/food.htm Ophir, O., Peer, G., Gilad, J., Blum, M., & Aviram, A. (1983). Low blood pressure in vegetarians: The possible role of potassium. American Journal of Clinical Nutrition, 37(5), 755-762. Ornish, D., Brown, S. E., Scherwitz, L. W., Billings, J. H., Armstrong, W. T., Ports, T. A., et al. (1990). Can lifestyle changes reverse coronary heart disease? The Lifestyle Heart Trial. Lancet, 336(8715), 624-626. Ornish, D., Scherwitz, L. W., Billings, J. H., Brown, S. E., Gould, K. L., Merritt, T. A., et al. (1998). Intensive lifestyle changes for reversal of coronary heart disease. Journal of the American Medical Association, 280(23), 2001-2007. Pawson, I. G. (1974). Radiographic determination of excessive bone loss in Alaskan Eskimos. Human Biology, 46(3), 369-80. Peterson, D. (2006, January 4). The sugar generation and dental health. Retrieved May 5, 2006, from the Family Gentle Dental Care Website: http://www.dentalgentlecare.com/Sugar%20and%20Dental %20Health.htm

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

38
Phillips, R. L., Lemon, F. R., Beeson, W. L., & Kuzma, J. W. (1978, October). Coronary heart disease mortality among Seventh-Day Adventists with differing dietary habits: a preliminary report. American Journal of Clinical Nutrition, 31(10 Suppl), S191-S198. Resnicow, K., Barone, J., Engle, A., Miller, S., Haley, N. J., Fleming, D., & Wynder, E. (1991). Diet and serum lipids in vegan vegetarians: a model for risk reduction. Journal of the American Dietetic Association, 91(4), 447-53. Robbins, J. (2001). The food revolutionHow your diet can help save your life and our world. York Beach, ME: Red Wheel/Weiser, LLC. Sacks, F. M., Ornish, D., Rosner, B., McLanahan, S., Castelli, W. P., & Kass, E. H. (1985). Plasma lipoprotein levels in vegetarians. The effect of ingestion of fats from dairy products. Journal of the American Medical Association, 254(10), 1337-41. Seddon, J. M., Ajani, U. A., Sperduto, R. D., Hiller, R., Blair, N., Burton, T. C., et al. (1994). Dietary carotenoids, vitamins A, C, and E, and advanced age-related macular degeneration. Eye Disease Case-Control Study Group. Journal of the American Medical Association, 272(18), 1413-20. Stanton, J. L., Jr., & Keast, D. R. (1989). Serum cholesterol, fat intake, and breakfast consumption in the United States adult population. Journal of the American College of Nutrition, 8, 567-572. The China Study (n.d.). Retrieved May 5, 2006, from http://www.thechinastudy.com/ Tucker, K. L., Hannan, M. T., Chen, H., Cupples, L. A., Wilson, P. W. F., & Kiel, D. (1999). Potassium, magnesium, and fruit and vegetable intakes are associated with greater bone mineral density in elderly men and women. American Journal of Clinical Nutrition, 69(4), 727-736. U.S. Department of Health and Human Services, & U.S. Department of Agriculture. (2005). Dietary Guidelines for Americans 2005. Retrieved May 5, 2006, from http://www.health.gov/dietaryguidelines/dga2005/document/pdf/DGA2005.pdf West R. O., & Hayes, O. B. (1968). Diet and serum cholesterol levels: a comparison between vegetarians and non-vegetarians in a Seventh-day Adventist group. American Journal of Clinical Nutrition, 21(8), 853-62.

Notas de rodap
1

2 3 4

5 6

7 8 9 10

C. Everett Koop, MD, SCD 1988 US Department of Health & Human Services, US Government Printing Office. Bellisle, et al., 1988; Lindeman & Clancy, 1990. Stanton & Keast, 1989. Paul M. Ridker, MD, et al, Comparison of C-Reactive Protein and Low-Density Lipoprotein Cholesterol Levels in the Prediction of First Cardiovascular Events NEJM 2002;347: 1557-65. Joel Fuhrman, Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003), p. 50. Joel Fuhrman, Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003), p. 67. 80. Balch & Balch, 69. Cohen, et al., 2000. Seddon, et al., 2002. Carol S. Johnston, et al, Journal of Nutrition. 2000;130:3063-3067. New 2005 Food Pyramid Information, n.d.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

39
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21

22 23 24 25

26 27

28

29 30 31

32 33 34 35 36 37

38 39 40

41 42

43

44 45

U.S. Department of Health & Human Services, U.S. Department of Agriculture, 2005. Karl-Heinrich Adzersen, et al, Nutrition and Cancer, 2003, vol. 46, no. 2, pp. 131-137. Cox, B. D.; Whichelow, M. J.1; Prevost, A. T., Public Health Nutrition,, 3(1), March, 2000, pp. 19-29(11). Aileen Ludington & Hans Diehl, Health power: Health by choice, not by chance (2001), p. 162. Committee on Nutrition, American Academy of Pediatrics: Pediatrics, August, 2003. Kaiser Family Foundation Report. <http://www.cdc.gov/nchs/products/pubs/pubd/hestats/obese/obse99.htm> (Retrieved June 4, 2003). R. Barnett, Obesity. The Lancet, vol. 365, no. 9474, pp. 1843-1843. University of Michigan Health System. Diabetes Care, Feb. 2006. Circulation. 1999;99:1978-1983. This study below shows a high Body Mass Index associated with a RR of 1.45 (i.e. A 45% increase risk compared to lower BMI). Dr. Constance E. Ruhl, Family Practice News 34(13) July 1, 2004. 6% of the risk for liver damage is attributable to alcohol consumption. 52% is attributable to overweight and obesity. Aileen Ludington & Hans Diehl, Health Power: Health by choice, not by chance (2001), p. 155. Peterson, 2006. Royce K. Bailey, MD, MPH, Youll Rust Out before You Wear Out, if . . ., (2004), pp. 10-11. Albert Sanchez, J. L. Reeser, H. S. Lau, P. Y. Yahiku, R. E. Willard, P. J. McMillan, S. Y. Cho, A. R. Magie, & U. D. Register. Role of Sugars in Human Neutrophilic Phagocytosis, American Journal of Clinical Nutrition, Vol 26, 1180-1184. Neil Nedley, M.D. Proof Positive (1998), p. 184. Centers for Disease Control and Prevention. Prevalence of diabetes and impaired fasting glucose in adults: United States, 19992000. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2003; 52: 833837. James B. Meigs, Natural History of Progression from Normal Glucose Tolerance to Type II Diabetes in the Baltimore Longitudinal Study of Aging, Diabetes 52(6);1475-1484, 2003. John Robbins, The food revolution: How your diet can help save your life and our world (2001), p. 82. Joel Fuhrman, Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003), p. 51. C. Bernard Gesch, University Laboratory of Physiology, Oxford University. Influence of Supplementary Vitamins, Minerals and Essential Fatty Acids on the Antisocial Behaviour of Young Adult Prisoners, The British Journal of Psychiatry (2002) 181: 22-28. Peter Marshall & David Manuel, The light and the glory (1977). Maggi, et al., 1991. Tucker, et al., 1999; New, et al., 2000. Mazess & Mather, 1974; Pawson, 1974. Feskanich, et al., 1997. The American Academy of Pediatricians recommends cows milk not be consumed by children their first year of life. Aileen Ludington & Hans Diehl, Health Power: Health by Choice, not by Chance (2001), p. 94. See The China Study, <http://www.thechinastudy.com/>. Joel Fuhrman, Eat to live: The revolutionary formula for fast and sustained weight loss (2003), p. 259; Carroll, 1983, pp. 9-17. Law, et al., 1994. Resnicow, et al., 1991; West & Hayes, 1968; Sacks, et al., 1985; John Robbins, 2001, p. 19. Resnicow, et al., 1991; Mark Messina & Virginia Kisch Messina, Dietitians guide to vegetarian diets: Issues and Applications, 2004. Time, March 26, l984. <http://health.enotes.com/public-health-encyclopedia/framingham-study>.

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

40
46
47 48 49 50 51 52

John Robbins, The food Revolution: How your diet can help save your life and our world (2001), p. 19. Ornish, et al., 1990. Ornish, et al., 1998. Ornish, et al., 1998. Ophir, et al., 1983; Melby, et al., 1985; Melby, et al., 1989. Ophir, et al., 1983. John A. McDougall & Mary A. McDougall, The McDougall Program: Twelve days to dynamic health (1991), p. 213. John Robbins, The food Revolution: How your diet can help save your life and our world (2001), p. 29. Dwyer, et al., 1980.

53
54

WIN! Wellness: Integrated Balanced Living

S-ar putea să vă placă și