Sunteți pe pagina 1din 75

Campinarte

Educao

Pg.: 3

15/11/2012

Jornal da Alerj

Pg.: 3 ,

01/12/2012

FOLHA DIRIGIDA - RJ
Caderno de Educao

Pg.: 7

29/11/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

EXTRA - RJ
Poltica Pg.:13

02/12/2012

1/1

ww.videoclipping.com.br

A TRIBUNA NITERI - RJ

Pg. 3

04/12/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

BRASIL ECONMICO
Brasil

Pg. 10

05/12/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

FOLHA DIRIGIDA - RJ
Caderno de Educao

Pg.: 7

06/12/2012

1/2

www.videoclipping.com.br

Segue

FOLHA DIRIGIDA - RJ
Caderno de Educao

Pg.: 7

06/12/2012

2/2

www.videoclipping.com.br

A VOZ DA CIDADE - BARRA MANSA - RJ


Poltica Pg.: 3

06/12/2012

1/2

www.videoclipping.com.br

Segue

A VOZ DA CIDADE - BARRA MANSA - RJ


Poltica Pg.: 3

06/12/2012

2/2

www.videoclipping.com.br

Notcia em Destaque
Cidade

Pg.: 14

06/12/2012

JORNAL DO COMMERCIO - RJ
Opinio

Pg. A21

28/12/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

Alerj
www.alerj.rj.gov.br

Internet

13/11/2012

ENTIDADES REAFIRMAM MANIFESTO DE 1932 EM FAVOR DE INOVAO NA EDUCAO Em celebrao pelos 80 anos da assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado e a Associao Brasileira de Educao (ABE) organizaram uma carta-compromisso para reafirmar o teor do documento de 1932 e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Para isso, o Frum agrupou em um Conselho Consultivo representantes das 33 entidades que o compem, mais a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e realizou uma reunio, nesta tera-feira (13/11), na sede do Clube de Engenharia, Centro da capital, com a finalidade de debater e aprovar a carta. Durante o encontro, a secretria-geral do Frum, Geiza Rocha, sugeriu o acrscimo de um pargrafo no manifesto endereado aos professores. Na medida em que colocamos entidades como signatrias de um documento, de um compromisso com a educao, no podemos deixar de destacar o personagem principal desse processo que o professor, que tem o desafio de trabalhar com os alunos. Por isso, esse pargrafo fundamental, pois d a sustentao e diz para quem estamos endereando a carta, afirmou. A recomendao foi aprovada pelos membros do conselho. Segundo o presidente da ABE, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetech vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no prximo dia 4 de dezembro, s 9h30, no plenrio da Alerj. Em 1932, quando o manifesto foi criado, os estudiosos pensavam em formas de desenvolver um plano de reconstruo educacional, com reformas em todas as etapas do ensino. Entre os signatrios daquela poca, estavam nomes como o da escritora Ceclia Meirelles e o mdico e professor Roquette Pinto, considerado o Pai da Radiodifuso Brasileira. (Texto de Buanna Rosa)

Rio Capital da Energia


www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br

Internet

14/11/2012

Rio quer ser exemplo de compromisso com a Educao e a Inovao Em celebrao pelos 80 anos da assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado e a Associao Brasileira de Educao (ABE) organizaram uma carta-compromisso para reafirmar o teor do documento de 1932 e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. E para marcar o final do ano letivo, vo reunir no dia 4 de dezembro, no Plenrio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, s 10h, a sociedade civil organizada, gestores estaduais e municipais e os reitores das universidades sediadas no estado para firmar este compromisso. O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, j confirmou presena. Intitulado Compromisso do Rio de Janeiro com a educao e a inovao: os 80 anos do manifesto dos pioneiros da Educao Nova, o evento reunir deputados, os presidentes das entidades que compem o Frum, os secretrios estaduais de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo, bem como prefeitos e secretrios. Na minuta da carta apresentada, as entidades signatrias reassumem o compromisso com a formao de cidados e com a valorizao do professor. O manifesto original foi assinado por vrias entidades que no so educacionais, como a associao de Medicina e a de Engenharia, para demonstrar que no representava apenas a viso de um setor, mas toda a sociedade, afirmou Joo Pessoa Albuquerque, presidente da Associao Brasileira de Educao, bero do manifesto, e que divide com o Frum a coordenao do evento. Entre os signatrios poca, estavam nomes como o da escritora Ceclia Meirelles e o mdico e professor Roquette Pinto, considerado o Pai da Radiodifuso Brasileira. De acordo com a secretria-geral do Frum, Geiza Rocha, o movimento do Rio de Janeiro pretende servir de exemplo para outros estados e mostra a importncia da participao da sociedade no processo de educao. O Rio de Janeiro est assumindo um compromisso com a educao e a formao de uma sociedade preparada para os desafios da globalizao, completou Paulo Alcntara Gomes, presidente da Rede de Tecnologia e Inovao do Rio de Janeiro. O texto produzido na reunio do Conselho Consultivo para a preparao do evento ser reencaminhado a todos os presidentes de entidades do Frum, que tero at o dia 22/11 para aprov-lo ou modific-lo.

Jornal da Regio
www.jornaldaregiao.com

Internet

27/11/2012

Entidades reafirmam manifesto de 1932 em favor de inovao na educao Em celebrao pelos 80 anos da assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado e a Associao Brasileira de Educao (ABE) organizaram uma carta-compromisso para reafirmar o teor do documento de 1932 e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Para isso, o frum agrupou em um conselho consultivo representantes das 33 entidades que o compem, mais a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e realizou uma reunio, em 13 de novembro, na sede do Clube de Engenharia, no Centro do Rio, com a finalidade de debater e aprovar a carta. Durante o encontro, a secretria-geral do frum, Geiza Rocha, sugeriu o acrscimo de um pargrafo no manifesto endereado aos professores. Na medida em que colocamos entidades como signatrias de um documento, de um compromisso com a educao, no podemos deixar de destacar o personagem principal desse processo que o professor, afirmou.

PetrpolisNews
www.petropolisnews.com.br/

Internet

29/11/2012

Ministro da Educao participar da comemorao dos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na ALERJ O ministro da Educao Aloizio Mercadante confirmou presena no evento "O compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", na prxima tera-feira, dia 4 de dezembro, s 10h, no Plenrio da ALERJ. Organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do Ministrio, o evento revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso, que tem como objetivo promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Participaram da confeco desta carta as 33 entidades que compem o Frum e a ABE. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas. So os estados e os municpios os responsveis por formar as crianas e jovens. Se no unirmos a sociedade civil, o governo e as universidades neste compromisso, pouco avanaremos. Da a importncia de resgatar este manifesto e engajar todos nesta misso", ressaltou o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo. A iniciativa foi comemorada tambm pelo presidente da Comisso de Educao da ALERJ, deputado Comte Bittencourt: "A inovao e a educao representam duas polticas prioritrias na sociedade moderna. Ao colocar a educao como tema central para o desenvolvimento, capaz de induzir as polticas voltadas para inovao, trabalho e desenvolvimento social, o Frum chama a ateno para a necessidade de trat-la como prioridade". O secretrio de Educao Wilson Risolia, e o de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, tambm confirmaram presena. Segundo o presidente da ABE, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio. Em 1932, quando o manifesto foi lanado, os estudiosos pensavam em formas de desenvolver um plano de reconstruo educacional, com reformas em todas as etapas do ensino. Entre os signatrios daquela poca, estavam nomes como o da escritora Ceclia Meirelles e o mdico e professor Roquette Pinto, considerado o Pai da Radiodifuso Brasileira.

AdvoNews
www.advonews.com.br

Internet

30/11/2012

Ministro Vem Alerj Apoiar Carta Compromisso Em Favor Da Educao - Advogado News O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas, ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Aloizio Mercadante e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Leitura Jovem

Internet

30/11/2012

www.leiturajovem.blogspot.com.br/
RIO: MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Aloizio Mercadante e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Vincius Peixoto

Internet

01/12/2012

www.viniciuspeixotoblog.blogspot.com.br/
Assine a carta compromisso pela Educao e Inovao no Estado do Rio

Convidamos a assinar a Carta Compromisso do Rio de Janeiro com uma escola sempre renovada, que ser lida para o Ministro da Educao, Aloizio Mercadante, durante solenidade que comemora os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, no Plenrio da ALERJ, no Centro do Rio. Leia a integra. http://pt.scribd.com/doc/114936322/Carta-Compromisso Assine a carta compromisso pela Educao e Inovao no Estado do Rio, basta clicar aqui. http://bit.ly/UvXq2C

O So Gonalo
www.osaogoncalo.com.br
Educao em debate na Alerj

Internet

02/12/2012

O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, amanh, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O ministro da Educao, Aloizio Mercadante e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite estaro no evento. O encontro, que ser no plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj, conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis, em 1932, em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Participaram da confeco da carta, as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta-compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio. O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), tambm ressalta a importncia do evento. O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas, disse deputado Paulo Melo.

Catedral
www.radiocatedral.com.br
Em favor da Educao

Internet

03/12/2012

O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira,dia 4, s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao.

Daniel Galvo
www.danielgalvao.com.br

Internet

03/12/2012

Jnio Mendes participa hoje do Frum Permanente de Desenvolvimento na Alerj Por Daniel Galvo Com o tema "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", acontece nesta tera-feira (04), na Alerj, mais um encontro que faz parte do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio. O prefeito eleito de Cabo Frio, Jnio Mendes (PDT), uma das presenas confirmadas. O encontro conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, tambm estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. O documento tem a pretenso de representar a sociedade e, por isso, h necessidade de participantes de diversas reas avalizando o processo como o Senai, a Firjan e a Redetec.

Acontece
www. jacontece.blogspot.com.br

Internet

03/12/2012

MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO ASCOM O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

O Povo
www.opovo.com.br

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios usem royalties de contratos atuais O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu, nesta tera-feira (4/11), que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. "Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil", disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam %u201Cdar um passo adiante%u201D com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. "Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes", argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. "No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro", explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. "No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao", ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. "Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito", garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. 'Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo", declarou.

Correio Braziliense
www.correiobraziliense.com.br/

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios usem royalties de contratos atuais O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu, nesta tera-feira (4/11), que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. "Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil", disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam %u201Cdar um passo adiante%u201D com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. "Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes", argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. "No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro", explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. "No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao", ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. "Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito", garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. 'Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo", declarou.

Folha Dirigida

Internet

04/12/2012

www.anotacoes.folhadirigida.com.b
ABE na Alerj A Associao Brasileira de Educao (ABE) comemorar os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, considerado um dos mais importantes documento da educao brasileira, na tera, dia 4. Intitulado Compromisso do Rio de Janeiro com a educao e a inovao: os 80 anos do manifesto dos pioneiros da Educao Nova, o evento ter articipao do ministro da Educao, Aloizio Mercadante. Realizada em conjunto com o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, a solenidade acontecer, s 10 horas, no Plenrio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Notcias BR
www.noticiasbr.com.br/

Internet

04/12/2012

Ministrio da Educao relana livros de grandes educadores e pensadores Na comemorao do 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, que ocorreu nesta tera-feira (4), no Palcio Tiradentes, no Rio, em um evento denominado como O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, o ministro da educao Aloizio Mercadante fez um anncio sobre a republicao, pelo ministrio, de vrias obras dos chamados grandes educadores brasileiros, dentre os quais esto Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e a Associao Brasileira de Educao (ABE) com apoio do MEC organizaram o evento que tem por objetivo fazer a revalidao dos princpios registrados em uma carta-compromisso assinada em 1932, que buscava promover um acordo sobre a educao e a inovao. Na cerimnia, o ministro falou que o Manifesto dos Pioneiros teve seu nascimento em um momento histrico que teve muitas transformaes no pas. E falou que nos anos 20, a cultura j faz fazia uma antecipao das mudanas que iriam ocorrer. Ele ainda cita a Semana de Arte Moderna de 22 e o manifesto antropofgico que colocaram na agenda do pas uma identidade prpria da cultura nacional, e isso segundo ele foi uma quebra importante. Ainda conforme Mercadante, o projeto da educao do pas que foi proposto na carta assinada durante os anos 30 continua atual. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova teve sua redao feita por um total de 26 educadores, pensadores e lderes da sociedade civil do perodo. Este documento fazia a defesa da reconstruo da educao do pas, e atribua para o Estado o papel principal para a conduo de polticas pblicas neste setor, e propunha que fosse implantada uma escola em tempo integral para todos os brasileiros, assim como a criao de universidades pblicas.

Auto Surf
http://www.autosurf.wcsa.info

Internet

04/12/2012

MEC relana conjunto de obras de grandes educadores Obras de Paulo Freire, Ceclia Meireles e Darcy Ribeiro sero reeditadas. Anncio foi feito durante evento realizado no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro Comemorando o 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, celebrado nesta tera-feira, 4, no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro, no evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, o ministro Aloizio Mercadante anunciou a republicao, pelo MEC, de um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O evento foi organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, e teve por objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, promovendo um novo acordo pela educao e pela inovao. Durante a cerimnia, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. ?O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante?, lembrou o ministro. De acordo com Mercadante, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 segue atual. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi redigido por 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil da poca. O documento defendia reconstruo da educao nacional atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor ? e propunha a implantao de uma escola nica, com educao em tempo integral para todos, bem como a e criao urgente de universidades gratuitas. ?Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos?, salientou o ministro da Educao.

Sinteepp
www.sinteepp.com.br

Internet

04/12/2012

MEC vai reeditar conjunto de obras de grandes educadores O Ministrio da Educao vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anncio foi feito nesta tera-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, em comemorao ao 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao, no Palcio Tiradentes, Rio de Janeiro. Organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, o objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Em sua fala, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, relembrou o ministro. Segundo ele, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 est presente at hoje. Na poca, 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil redigiram e lanaram o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. Com diretrizes ntidas, o documento defendia entre outras coisas a reconstruo da educao nacional, atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor, alm de propor uma escola nica, com educao em tempo integral para todos e criao urgente de universidades gratuitas. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, salientou o ministro da Educao. Avanos Mercadante tambm pontuou algumas atividades do MEC nos ltimos anos, como avanos na educao infantil, a aplicao do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), o programa Cincia Sem Fronteiras e a criao das cotas. Ele abordou tambm o aumento de matrculas nas creches. Segundo ele, h 10 anos, somente 9% das crianas brasileiras de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creches. Hoje, j so 23%. A meta chegar a 50%, conforme recomendado internacionalmente. O maior desafio das creches colocar as crianas pobres, especialmente aquelas abaixo da linha da pobreza. A criana que tem o estmulo pedaggico em casa, com pais letrados, ou na creche, ela fala em torno de 12 mil palavras. A criana que no tem fala 4 ou 5 mil palavras quando inicia o processo de alfabetizao. A educao infantil essencial para a alfabetizao, afirmou o ministro, que ainda reforou a necessidade de alfabetizar as crianas at oito anos, como determina o recm-lanado Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa.

Alerj
www.alerj.rj.gov.br

Internet

04/12/2012

MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Jornal do Brasil
www.jb.com.br

Internet

04/12/2012

MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Alerj
Internet www.alerj.rj.gov.br

04/12/2012

MERCADANTE DEFENDE APLICAO DOS ROYALTIES NA EDUCAO O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, defendeu, em evento na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a aplicao de todos os recursos derivados dos royalties do petrleo e do pr-sal na educao. O petrleo uma riqueza no renovvel, os royalties no existiro para sempre e as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza. Portanto, ns, que estamos antecipando o uso dessa riqueza, temos que pensar no futuro do Brasil e em uma educao de qualidade, disse. Mercadante tambm manifestou apoio a uma carta-compromisso firmada, nesta tera-feira (04/12), pelas 33 entidades da sociedade civil e universidades que compem o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, com objetivo de promover um novo acordo pela inovao do setor. O documento contou ainda com o apoio da Associao Brasileira de Educao (ABE). Presidente da Alerj e do Frum, o deputado Paulo Melo (PMDB) comentou que a aplicao desses recursos deve servir para uma melhor qualificao da mo de obra. Somente dessa forma, o Brasil de amanh acontecer com a consistncia que queremos, e a oferta da educao ocorrer de forma igualitria, para que todos tenham oportunidades, defendeu. Mercadante ressaltou ainda o papel decisivo que a educao tem no Pas e afirmou que o desenvolvimento dela continua sendo o maior desafio dos governos. A Unio est disposta a colocar todos os royalties do petrleo na educao. A presidente Dilma Rousseff, ao vetar a lei da redistribuio, assegurou o respeito aos contratos, o que fundamental, mas ela quer que, daqui para a frente, 100% dos recursos sejam dedicados ao setor, reforou. O ministro tambm classificou a deciso como uma demonstrao muito importante do Pas que queremos ser , que poderemos ser, se usarmos com inteligncia essa riqueza fantstica que o pr-sal. Presidente da Comisso de Educao da Alerj, o deputado Comte Bittencourt (PPS) qualificou a atitude da presidente Dilma como uma grande vitria para o estado do Rio. Esse o comprometimento com uma poltica nica de educao, assegurou o parlamentar. Secretrio de Estado de Educao, Wilson Risolia disse que esse envolvimento coletivo fundamental para o desenvolvimento do estado e aproveitou para anunciar a inaugurao de uma escola integral no prximo dia 19, no Andara, zona Norte do Rio. De acordo com Risolia, o modelo pedaggico dessa escola foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e comear a funcionar com o conceito integral, integrado. Essas empresas so as demandadoras de mo de obra, ou seja, elas precisam ter a viso de que a juventude de hoje ser o consumidor de amanh ou ser quem vai trabalhar nessa empresa amanh, afirmou. Tambm estiveram presente na solenidade os deputados Paulo Ramos (PDT), Roberto Henriques (PSD) e Aspsia Camargo (PV), o presidente da Rede de Tecnologia e Inovao do Rio de Janeiro (Redetec), Paulo Alcntara Gomes, e o presidente da ABE, Joo Pessoa de Albuquerque.

(Texto de Vanessa Schumacker)

Jornal do Brasil
www.jb.com.br/

Internet

04/12/2012

Mercadante defende o uso de royalties s na Educao Pasta pode ter R$ 40 bilhes/ ano proveniente do petrleo O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, recomendou aos governantes das cidades e estados produtores de petrleo para que utilizem maior fatia do dinheiro dos royalties da explorao do mineral na Educao. Segundo ele, deve-se evitar que esta 'riqueza' seja desperdiada no 'inchao da mquina pblica ou em qualquer outro meio'. "O petrleo uma riqueza no renovvel, portanto preciso que nossa gerao pense no futuro do pas, que passa pela educao de qualidade", analisou. "As futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, ela deve ir para o investimento estruturante, que a educao". Mercadante, que participou na manh desta tera-feira (4/12) da comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), calculou qual pode ser o oramento da pasta que comanda caso seja aprovada a Medida Provisria 592/2012, que redistribui os royalties do petrleo e define sua destinao integral para a educao.

Sintese
www.sintese.com

Internet

04/12/2012

Mercadante defende o uso de royalties s na Educao Pasta pode ter R$ 40 bilhes/ ano proveniente do petrleo O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, recomendou aos governantes das cidades e estados produtores de petrleo para que utilizem maior fatia do dinheiro dos royalties da explorao do mineral na Educao. Segundo ele, deve-se evitar que esta 'riqueza' seja desperdiada no 'inchao da mquina pblica ou em qualquer outro meio'. "O petrleo uma riqueza no renovvel, portanto preciso que nossa gerao pense no futuro do pas, que passa pela educao de qualidade", analisou. "As futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, ela deve ir para o investimento estruturante, que a educao". Mercadante, que participou na manh desta tera-feira (4/12) da comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), calculou qual pode ser o oramento da pasta que comanda caso seja aprovada a Medida Provisria 592/2012, que redistribui os royalties do petrleo e define sua destinao integral para a educao.

Clipping Campanha

Internet

04/12/2012

www.clippingcampanha.wordpress.com
Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas, ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Jornal Atual
www.jornalatual.com.br
Quem vem

Internet

04/12/2012

O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, e os secretrios de estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro hoje na Alerj, participando da assinatura de uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao.

Petropolis News
www.petropolisnews.com.br

Internet

04/12/2012

MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO ASCOM O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Conexo Noroeste

Internet

04/12/2012

www.conexaonoroeste.wordpress.com
Frum Permanente de Desenvolvimento recebe o Ministro da Educao Alozio Mercadante O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas, ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Justia
www.al-rj.justica.inf.br

Internet

04/12/2012

MINISTRO VEM ALERJ APOIAR CARTA COMPROMISSO EM FAVOR DA EDUCAO O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04/12), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do Pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no Pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Folha Dirigida
Internet www.dirigida.com.br

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Jornal do Brasil
Internet www.jb.com.br

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Mix Touch
Internet www.br.mixtouch.com

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Booking - Brasil
Internet www.booking-brasil.com

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

VOX - Brasil
Internet www.vox-brasil.com

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Justia
Internet www.al-rj.justica.inf.br

04/12/2012

Mercadante vem Alerj apoiar carta compromisso em favor da educao O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado realizar o evento "O Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", nesta tera-feira (04), s 10h. O encontro, que ser no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conta com a parceria da Associao Brasileira de Educao (ABE), com apoio do Ministrio da Educao, e revalidar os princpios registrados no documento assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso com objetivo de promover um novo acordo pela educao e pela inovao. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonncia do pas, realiza este evento com a certeza de que ele se tornar um marco para a Educao no estado do Rio e no pas", ressalta o presidente da Alerj e do Frum, deputado Paulo Melo (PMDB). O ministro da Educao, Alozio Mercadante, e os secretrios de Estado de Educao, Wilson Risolia, e de Cincia e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, estaro no evento. Participaram da confeco da carta as 33 entidades que compem o Frum, alm da ABE. Segundo o presidente da associao, Joo Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por no ter como signatrios apenas representantes do setor da educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, enfatizou Albuquerque. rgos como o Senai, a Firjan e a Redetec vo assinar a carta, que ser apresentada e lida no plenrio.

Exame
Internet www.exame.abril.com.br
Mercadante pede que produtores usem royalties para educao

04/12/2012

Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

Marcos Manso
Internet www.marcosmanso.com.br

05/12/2012

MERCADANTE DEFENDE APLICAO DOS ROYALTIES NA EDUCAO O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, defendeu, em evento na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a aplicao de todos os recursos derivados dos royalties do petrleo e do pr-sal na educao. O petrleo uma riqueza no renovvel, os royalties no existiro para sempre e as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza. Portanto, ns, que estamos antecipando o uso dessa riqueza, temos que pensar no futuro do Brasil e em uma educao de qualidade, disse. Mercadante tambm manifestou apoio a uma carta-compromisso firmada, nesta tera-feira (04/12), pelas 33 entidades da sociedade civil e universidades que compem o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, com objetivo de promover um novo acordo pela inovao do setor. O documento contou ainda com o apoio da Associao Brasileira de Educao (ABE). Presidente da Alerj e do Frum, o deputado Paulo Melo (PMDB) comentou que a aplicao desses recursos deve servir para uma melhor qualificao da mo de obra. Somente dessa forma, o Brasil de amanh acontecer com a consistncia que queremos, e a oferta da educao ocorrer de forma igualitria, para que todos tenham oportunidades, defendeu. Mercadante ressaltou ainda o papel decisivo que a educao tem no Pas e afirmou que o desenvolvimento dela continua sendo o maior desafio dos governos. A Unio est disposta a colocar todos os royalties do petrleo na educao. A presidente Dilma Rousseff, ao vetar a lei da redistribuio, assegurou o respeito aos contratos, o que fundamental, mas ela quer que, daqui para a frente, 100% dos recursos sejam dedicados ao setor, reforou. O ministro tambm classificou a deciso como uma demonstrao muito importante do Pas que queremos ser , que poderemos ser, se usarmos com inteligncia essa riqueza fantstica que o pr-sal. Presidente da Comisso de Educao da Alerj, o deputado Comte Bittencourt (PPS) qualificou a atitude da presidente Dilma como uma grande vitria para o estado do Rio. Esse o comprometimento com uma poltica nica de educao, assegurou o parlamentar. Secretrio de Estado de Educao, Wilson Risolia disse que esse envolvimento coletivo fundamental para o desenvolvimento do estado e aproveitou para anunciar a inaugurao de uma escola integral no prximo dia 19, no Andara, zona Norte do Rio. De acordo com Risolia, o modelo pedaggico dessa escola foi desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e comear a funcionar com o conceito integral, integrado. Essas empresas so as demandadoras de mo de obra, ou seja, elas precisam ter a viso de que a juventude de hoje ser o consumidor de amanh ou ser quem vai trabalhar nessa empresa amanh, afirmou. Tambm estiveram presente na solenidade os deputados Paulo Ramos (PDT), Roberto Henriques (PSD) e Aspsia Camargo (PV), o presidente da Rede de Tecnologia e Inovao do Rio de Janeiro (Redetec), Paulo Alcntara Gomes, e o presidente da ABE, Joo Pessoa de Albuquerque.

(Texto de Vanessa Schumacker)

Aspasia Camargo
Internet www.aspasiacamargo.com.br
Aspsia Camargo participa de homenagem a Ansio Teixeira

04/12/2012

O evento foi realizado hoje na Alerj e contou com a presena do ministro da Educao, Aloizio Mercadante, que elogiou bastante o discurso de Aspsia Camargo Ansio Teixeira sabia que a educao tinha que levar um choque de conhecimento cientfico. Sabia tambm que a educao tem que ligar as pessoas vida e que precisa ser preparada para encontrar o desconhecido, pois o futuro absolutamente desconhecido. Esta anlise sobre o importante educador e escritor brasileiro foi feita pela deputada Aspsia Camargo do PV, durante do evento Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e a Inovao: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova", promovido pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, na Alerj, e que contou com a presena do Ministro da Educao, Alozio Mercadante. Para Aspsia, o ministro Aloizio Mercadante abordou questes fundamentais, como a educao integral, no necessariamente em horrio integral na escola. Essa tese atualssima foi defendida em minha campanha. Temos que construir novas escolas , no para um futuro previsvel , mas para um futuro absolutamente imprevisvel., avaliou. Mercadante deixou claro que o governo federal vai atuar no sentido de garantir a aplicao dos royalties do pr-sal integralmente na educao. O evento, que reuniu secretrios de educao do estado e de vrios municpios do Rio, alm de professores, reitores e intelectuais, teve o objetivo de revalidar os princpios registrados no Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, assinado por notveis em 1932 em uma carta-compromisso para promover um novo acordo pela educao. O documento tem a pretenso de representar a sociedade; por isso, h necessidade de termos participantes de diversas reas avalizando o processo, segundo os organizadores do seminrio. Um dos pontos altos do seminrio foi a homenagem prestada Terezinha Saraiva, professora e a primeira secretria municipal de educao do Rio (1975-1979), ps-fuso dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. A mestre um exemplo a ser seguido. Ela trabalha com entusiasmo para melhorar a educao e hoje dirige suas foras para isso. Ela atua como consultora da Fundao Cesgranrio, onde responsvel pelo projeto Apostando no Futuro. Quem foi Ansio Teixeira A ideia de educao para todos, expressa por Ansio Teixeira, est a base de sua atuao como educador e sua contribuio para a educao no Brasil. Ansio fez seus primeiros estudos em colgios jesutas em Salvador. Com a mudana para o Rio de Janeiro, ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1922. Tornou-se Secretrio da Educao do Rio de Janeiro em 1931 e realizou uma ampla reforma na rede de ensino, integrando o ensino da escola primria universidade. Em 1935, criou a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, perseguido pelo governo de Getlio Vargas, Ansio Teixeira mudou-se para sua cidade natal, na Bahia, onde viveu at 1945. Em fins dos anos 1950, Ansio Teixeira participou dos debates para a implantao da Lei Nacional de Diretrizes e Bases, sempre como rduo defensor da educao pblica. Ao lado de Darcy Ribeiro, Ansio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Braslia, da qual tornou-se reitor em 1963. Nos anos de chumbo, foi para os Estados Unidos e lecionou nas Universidades de Colmbia e da Califrnia. De volta ao Brasil em 1966, tornou-se consultor da Fundao Getlio Vargas. Ansio Teixeira morreu em 1971, em circunstncias consideradas obscuras durante o governo Medici.

Agencia Brasil
Internet www.agenciabrasil.ebc.com.br

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou. Edio: Davi Oliveira

Bahia Notcias
www.bahianoticias.com.br

Internet

04/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

Cinema Cinemas
www.cinemacinemas.com.br

Internet

04/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

JusBrasil
www.jusbrasil.com.br

Internet

04/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

Amap Dirio
www.amapadiario.com

Internet

04/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

Agncia Brasil
www.agenciabrasil.ebc.com.br

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

O Dia
www.portalodia.com

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

Jornal do Brasil Online


www.jornalbrasil.com.br

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

R7 Notcias
www.noticias.r7.com

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

EBC
www.ebc.com.br

Internet

04/12/2012

Mercadante pede que estados e municpios produtores usem royalties de contratos atuais na educao Rio de Janeiro O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu hoje (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidenta Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou. Mercadante admitiu que os royalties esto muito concentrados, mas alegou que municpios e estados produtores no tm a arrecadao de Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) do petrleo na origem. No caso do petrleo, o ICMS cobrado no local de destino, onde ele consumido, ento deve haver uma compensao, ponderou. Mercadante se disse confiante sobre a aprovao pelo Congresso da medida provisria que vincula integralmente os recursos dos royalties do petrleo de futuros contratos educao, e cuja tramitao j mobiliza setores da sociedade civil. Temos chances reais de vencer esse debate e o governo vai se empenhar muito, garantiu. O ministro disse que educao de qualidade custa caro e que o Brasil precisa aumentar o investimento no setor para recuperar seu atraso histrico. Para termos educao em tempo integral de qualidade, com professores bem pagos, que no so no Brasil, precisamos de mais recursos, e o melhor caminho para esse salto so os royalties do petrleo, declarou.

Leia J
www.leiaja.com

Internet

04/12/2012

Educadores tero suas obras republicadas pelo MEC Publicaes de Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro so alguns delas O Ministrio da Educao (MEC) divulgou, nesta tera-feira (4), que republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros. Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro so alguns deles. O anncio foi feito pelo ministro da educao, Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, em comemorao ao 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao, no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Mercadante falou sobre o Manifesto dos Pioneiros e destacou outros fatos histricos importantes para a formao educacional. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, disse o ministro, conforme informaes do MEC. De acordo com Mercadante, o projeto educacional sugerido no documento, durante a dcada de 30, est presente nas salas de aula at hoje. Naquele perodo, intelectuais, lderes da sociedade civil e educadores redigiram e fizeram o lanamento do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. A ao, entre outras reivindicaes, pedia a reconstruo da educao nacional, deixando o poder pblico, no caso o Estado, como o responsvel por conduzir as polticas pblicas para o setor educacional. O manifesto tambm props uma escola nica, com educao em tempo integral para todas as pessoas, alm da criao de universidades gratuitas. O ministro tambm comentou sobre a relao do manifesto com a ideia de uma boa educao para os brasileiros. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, questionou o ministro, de acordo com informaes do MEC. Sobre as datas das republicaes, essas ainda no foram divulgadas.

Alerj Notcias

Internet

04/12/2012

www.alerjnoticias.blogspot.com.br
MERCADANTE DEFENDE APLICAO DOS ROYALTIES NA EDUCAO O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, defendeu, em evento na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a aplicao de todos os recursos derivados dos royalties do petrleo e do pr-sal na educao. O petrleo uma riqueza no renovvel, os royalties no existiro para sempre e as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza. Portanto, ns, que estamos antecipando o uso dessa riqueza, temos que pensar no futuro do Brasil e em uma educao de qualidade, disse. Mercadante tambm manifestou apoio a uma cartacompromisso firmada, nesta tera-feira (04/12), pelas 33 entidades da sociedade civil e universidades que compem o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado, com objetivo de promover um novo acordo pela inovao do setor. O documento contou ainda com o apoio da Associao Brasileira de Educao (ABE).

Passei Aki
www.passeiaki.com

Internet

05/12/2012

Ministrio da Educao relana livros de grandes educadores e pensadores Na comemorao do 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, que ocorreu nesta tera-feira (4), no Palcio Tiradentes, no Rio, em um evento denominado como O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, o ministro da educao Aloizio Mercadante fez um anncio sobre a republicao, pelo ministrio, de vrias obras dos chamados grandes educadores brasileiros, dentre os quais esto Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e a Associao Brasileira de Educao (ABE) com apoio do MEC organizaram o evento que tem por objetivo fazer a revalidao dos princpios registrados em uma carta-compromisso assinada em 1932, que buscava promover um acordo sobre a educao e a inovao. Na cerimnia, o ministro falou que o Manifesto dos Pioneiros teve seu nascimento em um momento histrico que teve muitas transformaes no pas. E falou que nos anos 20, a cultura j faz fazia uma antecipao das mudanas que iriam ocorrer. Ele ainda cita a Semana de Arte Moderna de 22 e o manifesto antropofgico que colocaram na agenda do pas uma identidade prpria da cultura nacional, e isso segundo ele foi uma quebra importante. Ainda conforme Mercadante, o projeto da educao do pas que foi proposto na carta assinada durante os anos 30 continua atual. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova teve sua redao feita por um total de 26 educadores, pensadores e lderes da sociedade civil do perodo. Este documento fazia a defesa da reconstruo da educao do pas, e atribua para o Estado o papel principal para a conduo de polticas pblicas neste setor, e propunha que fosse implantada uma escola em tempo integral para todos os brasileiros, assim como a criao de universidades pblicas.

Maca News
www.macaenews.com.br

Internet

05/12/2012

MEC relana conjunto de obras de grandes educadores Comemorando o 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, celebrado nesta tera-feira, 4, no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro, no evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, o ministro Aloizio Mercadante anunciou a republicao, pelo MEC, de um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O evento foi organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, e teve por objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, promovendo um novo acordo pela educao e pela inovao. Durante a cerimnia, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, lembrou o ministro. De acordo com Mercadante, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 segue atual. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi redigido por 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil da poca. O documento defendia reconstruo da educao nacional atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor e propunha a implantao de uma escola nica, com educao em tempo integral para todos, bem como a e criao urgente de universidades gratuitas. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, salientou o ministro da Educao.

Ultimo Segundo
www.ultimosegundo.ig.com.b

Internet

05/12/2012

MEC relana conjunto de obras de grandes educadores Obras de Paulo Freire, Ceclia Meireles e Darcy Ribeiro sero reeditadas. Anncio foi feito durante evento realizado no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro

Comemorando o 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, celebrado nesta tera-feira, 4, no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro, no evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, o ministro Aloizio Mercadante anunciou a republicao, pelo MEC, de um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O evento foi organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, e teve por objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, promovendo um novo acordo pela educao e pela inovao. Durante a cerimnia, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, lembrou o ministro. De acordo com Mercadante, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 segue atual. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi redigido por 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil da poca. O documento defendia reconstruo da educao nacional atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor e propunha a implantao de uma escola nica, com educao em tempo integral para todos, bem como a e criao urgente de universidades gratuitas. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, salientou o ministro da Educao.

MEC
www.portal.mec.gov.br

Internet

04/12/2012

MEC vai reeditar conjunto de obras de grandes educadores O Ministrio da Educao vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anncio foi feito nesta tera-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, em comemorao ao 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao, no Palcio Tiradentes, Rio de Janeiro. Organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, o objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Em sua fala, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, relembrou o ministro. Segundo ele, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 est presente at hoje. Na poca, 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil redigiram e lanaram o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. Com diretrizes ntidas, o documento defendia entre outras coisas a reconstruo da educao nacional, atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor, alm de propor uma escola nica, com educao em tempo integral para todos e criao urgente de universidades gratuitas. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, salientou o ministro da Eucao. Avanos Mercadante tambm pontuou algumas atividades do MEC nos ltimos anos, como avanos na educao infantil, a aplicao do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), o programa Cincia Sem Fronteiras e a criao das cotas. Ele abordou tambm o aumento de matrculas nas creches. Segundo ele, h 10 anos, somente 9% das crianas brasileiras de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creches. Hoje, j so 23%. A meta chegar a 50%, conforme recomendado internacionalmente. O maior desafio das creches colocar as crianas pobres, especialmente aquelas abaixo da linha da pobreza. A criana que tem o estmulo pedaggico em casa, com pais letrados, ou na creche, ela fala em torno de 12 mil palavras. A criana que no tem fala 4 ou 5 mil palavras quando inicia o processo de alfabetizao. A educao infantil essencial para a alfabetizao, afirmou o ministro, que ainda reforou a necessidade de alfabetizar as crianas at oito anos, como determina o recm-lanado Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa.

Dihitt
www.dihitt.com.br

Internet

05/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

Bagarai
www.bagarai.com.br

Internet

05/12/2012

Ministro pede que produtores usem royalties de contratos atuais na educao O ministro da Educao, Aloizio Mercadante, pediu nesta tera-feira (04) que os municpios e estados produtores de petrleo deem exemplo ao pas e vinculem parte dos seus royalties a investimentos na educao. Os royalties no so renovveis, as futuras geraes no tero acesso a essa riqueza, portanto, temos que pensar no futuro do Brasil, disse o ministro. Para Mercadante, os estados produtores precisam dar um passo adiante com relao ao melhor aproveitamento desses recursos. Como uma riqueza temporria, no pode ir para o inchao da mquina pblica e para qualquer outro desperdcio, mas para investimentos estruturantes, argumentou. A declarao de Mercadante foi feita durante a solenidade de comemorao do 80 aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A Medida Provisria 592/2012, que define novos critrios para a distribuio dos royalties do petrleo e sua destinao integral educao, vincula apenas os contratos assinados a partir de 3 de dezembro deste ano. Para o ministro, a deciso da presidente Dilma Rousseff de vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso de partilha foi difcil, porm indispensvel. No podemos quebrar contratos, desestabilizar um ente da Federao de um dia para o outro, explicou.

ANEC
www.anec.org.br

Internet

06/12/2012

ANEC no 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova Como parte da comemorao do 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova, realizou-se no Palcio Tiradentes, no Rio de Janeiro, o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil. O evento, organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do Ministrio da Educao, teve por objetivo revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, e que promovia um novo acordo pela educao e pela inovao. O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova foi redigido por 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil da poca. O documento defendia a reconstruo da educao nacional atribuindo ao Estado o papel central na conduo das polticas pblicas para o setor e propunha a implantao de uma escola nica, com educao em tempo integral para todos, bem como a e criao urgente de universidades gratuitas. A Ir. Teresinha Maria de Souza, membro do Conselho Superior da ANEC, esteve presente no evento representando o Pe. Jos Marinoni, presidente desta associao.

Bruno Maranho - Jornalista da ANEC

A Voz da Cidade
www.avozdacidade.com.br

Internet

06/12/2012

Prefeito participa das comemoraes pelos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova O prefeito Luis Carlos Yp (PP), juntamente com a secretria de Educao, Elenir Laurindo, e a chefe de gabinete, Adriana Fontes, participaram na tera-feira, do evento que marcou as comemoraes dos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. O encontro, que destacou a atualidade do documento assinado, em 1932, por nomes como Ansio Teixeira, Fernando Azevedo e Ceclia Meireles, aconteceu no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e reuniu diversas autoridades, entre elas: o secretrio estadual de Educao, Wilson Risolia e o ministro da Educao, Aloizio Mercadante - que recebeu das mos do presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), a Carta-Compromisso do Rio de Janeiro com a Educao e Inovao. O objetivo do evento foi promover um novo acordo pela educao e pela inovao no estado no Rio de Janeiro. O avano na rea foi um dos temas principais do encontro que apresentou a melhoria da qualidade do ensino desde a educao infantil at o ensino universitrio, que hoje conta com mtodos mais democrticos de ingresso,como Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM). A importncia da educao infantil para a formao dos alunos tambm foi um tema permanente durante o evento. Foi muito importante ouvir do secretrio de Educao Wilson Risolia o quanto a educao em nosso Estado melhorou e tambm a viso que o governo estadual tem em relao a educao infantil para a solidificao do ensino , digo isso porque Itatiaia tem essa mesma viso, disse a secretaria de Educao, Elenir Laurindo, que ainda enfatizou: Como foi dito tambm no encontro as creches no devem ser vistas pelos pais apenas como um lugar para deixar seus filhos quando vo trabalhar, hoje elas so mais do que isso, pois tem um papel fundamental na formao dos cidados. Nessas unidades so realizados trabalhos pedaggicos srios que servem de base para toda a vida escolar dos alunos, afirmou Elenir. Para o prefeito Luis Carlos Yp o encontro mostrou que Itatiaia est no caminho certo.Hoje pudemos ver mais uma vez que nosso trabalho e nosso investimentos para oferecer uma educao de qualidade para nossos alunos est de acordo com o que proposto pelos governos estadual e federal e isso nos deixa felizes e ainda mais dispostos para trabalhar cada vez mais, porque a educao dinmica e deve sempre evoluir sempre.Participamos desse encontro e vamos participar sempre de tudo que for importante para o desenvolvimento de Itatiaia,ressaltou o prefeito. Alm de representantes do setor educacional, como a Academia Brasileira de Educao, o Conselho Estadual de Educao do Rio de Janeiro, o Frum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro (Forerj) e a Academia Brasileira de Letras (ABL) participaram tambm do encontro representantes da Alerj , do Sebrae, do Clube de Engenharia, do Senai, da Firjan, da Redetec, do meio acadmico, lideranas do empresariado fluminense e autoridades de diversos municpios do estado.

Prograd UFF
www.prograd.uff.br

Internet

16/12/2012

MEC vai reeditar conjunto de obras de grandes educadores O Ministrio da Educao vai republicar um conjunto de obras de grandes educadores e pensadores brasileiros, entre eles, Paulo Freire, Ceclia Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro. O anncio foi feito nesta tera-feira, 4, pelo ministro Aloizio Mercadante, durante o evento O Manifesto dos Pioneiros da Educao e sua Atualidade na Poltica Educacional no Brasil, em comemorao ao 80 Aniversrio do Manifesto dos Pioneiros da Educao, no Palcio Tiradentes, Rio de Janeiro. Organizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associao Brasileira de Educao (ABE), com o apoio do MEC, o objetivo do evento revalidar, em uma carta-compromisso, os princpios registrados no documento do manifesto, assinado em 1932, e promover um novo acordo pela educao e pela inovao. Em sua fala, Mercadante destacou a importncia do cenrio histrico em que o Manifesto dos Pioneiros esteve inserido. O Manifesto dos Pioneiros nasceu em um momento histrico de grandes transformaes no Brasil. Nos anos 20, a cultura j antecipava as mudanas que viriam. A Semana de Arte Moderna e o manifesto antropofgico colocavam na agenda nacional uma identidade prpria da nossa cultura. Era uma ruptura muito importante, relembrou o ministro. Segundo ele, o projeto educacional proposto no documento da dcada de 30 est presente at hoje. Na poca, 26 educadores, intelectuais e lderes da sociedade civil redigiram e lanaram o Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova. Com diretrizes ntidas, o documento defendia entre outras coisas a reconstruo da educao nacional, atribuindo ao Estado papel central na conduo das polticas pblicas para o setor, alm de propor uma escola nica, com educao em tempo integral para todos e criao urgente de universidades gratuitas. Queremos buscar exatamente este esprito do manifesto, que o debate da educao, como debate essencial para o pas. O que ns queremos ser como sociedade? Como povo? Como nao? A educao tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histrico: ter uma educao universal, republicana, que d oportunidades iguais para todos, salientou o ministro da Educao. Avanos Mercadante tambm pontuou algumas atividades do MEC nos ltimos anos, como avanos na educao infantil, a aplicao do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem), o programa Cincia Sem Fronteiras e a criao das cotas. Ele abordou tambm o aumento de matrculas nas creches. Segundo ele, h 10 anos, somente 9% das crianas brasileiras de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creches. Hoje, j so 23%. A meta chegar a 50%, conforme recomendado internacionalmente. O maior desafio das creches colocar as crianas pobres, especialmente aquelas abaixo da linha da pobreza. A criana que tem o estmulo pedaggico em casa, com pais letrados, ou na creche, ela fala em torno de 12 mil palavras. A criana que no tem fala 4 ou 5 mil palavras quando inicia o processo de alfabetizao. A educao infantil essencial para a alfabetizao, afirmou o ministro, que ainda reforou a necessidade de alfabetizar as crianas at oito anos, como determina o recm-lanado Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa.

S-ar putea să vă placă și