Sunteți pe pagina 1din 12

Revista do

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO

Ano 2 Nmero 5 Maro de 2008

www.centropaulasouza.sp.gov.br

Ensino sustentvel
a 1a Feira Tecnolgica destaca compromisso de alunos com causas ecolgicas e sociais

Pgs. 6 a 8

Pesquisa em expanso
Helena Peterossi fala das novidades na ps-graduao
Pg. 9 Pg. 9

P quente

Cursos de Gesto da Produo de Calados atraem futuros empreendedores Pg. 12 Pg. 12

Emprego vista

Aumenta empregabilidade de egressos das Pg. 4 Etecs e das Fatecs Pg. 4

Editorial Conquistas e desafios


balano de 2007 contabilizou avanos importantes no crescimento do Centro Paula Souza, que expandiu a oferta de ensino profissional com agilidade, acompanhando as estratgias traadas pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de So Paulo. Chegamos a 33 Fatecs e 138 Etecs, trabalhando em parceria com os municpios para atingir a meta de 52 Fatecs e 100 mil novas matrculas em Etecs at 2010. Por isso, comemoramos a aprovao do aumento de 45% no oramento da instituio para 2008, reforo que nos ajudar a dar conta do grande desafio proposto pelo governo paulista. Para alm dos nmeros, porm, o ano passado registrou alguns marcos na construo do nosso padro de ensino de excelncia. Realizamos a 1a Feira Tecnolgica do Paula Souza, com trabalhos de estudantes que mostraram projetos inovadores, uma vitrine dos profissionais preparados por nossas escolas. Tivemos, ainda, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Sistema de Avaliao Institucional (SAI), que foi vencedor do Prmio Mrio Covas na categoria Gesto de Recursos Humanos. Tudo isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar fazendo nossa histria no caminho da educao pblica de qualidade. Laura Lagan Diretora Superintendente

Raul de Albuquerque

Rpidas

Educao para todos


H muito que incluso deixou de ser tabu e passou a fazer parte da vida de alunos, professores e funcionrios de Escolas Tcnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Pensando nisso, o Centro Paula Souza organizou, no final de 2007, o Seminrio Perspectivas de Incluso de Pessoas com Necessidades Especiais. Promovido pela Coordenadoria de Ensino Tcnico (Cetec), o evento reuniu especialistas em deficincia visual, mental e auditiva para um debate sobre prticas bemsucedidas. Entre as instituies que compartilharam suas experincias estavam algumas das maiores ONGs da rea, como a Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Fundao Dorina Nowill para Cegos. O seminrio foi uma de vrias atividades de incluso que faro parte das aes do Paula Souza neste ano.

Direto do pasto ao chip


Alunos da Fatec de Rio Preto criaram um chip para monitoramento do gado de corte. O precioso software colocado sob a pele do animal e armazena vrias informaes, entre elas peso, hbitos e alimentao, substituindo a tradicional marcao no couro ou Alunos da Fatec de Rio Preto em cerimnia do 2o Desafio GV-Intel de Empreendedorismo e Venture Capital as argolas de identificao. O chip to fcil de ser manuseado que os pees aprendero rpido, brincam O projeto ficou entre os dez finalistas os estudantes Marcelo Nagy, Carlos do 2o Desafio GV-Intel de EmpreendeDoria, Eduardo Assis e Kelly Ito, do dorismo e Venture Capital, organizado curso superior tecnolgico de Informpela Fundao Getlio Vargas em tica para a Gesto de Negcios. parceria com a Intel.
Arquivo pessoal

Em respeito ao ambiente, esta publicao foi impressa em papel reciclado.

A Revista do Centro Paula Souza uma publicao do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, ligado Secretaria de Desenvolvimento do Estado de So Paulo. Presidente do Conselho Deliberativo: Yolanda Silvetre Diretora Superintendente: Laura Lagan Vice-Superintendente: Csar Silva Chefe de Gabinete: Elenice Belmonte R. de Castro Reportagem e edio: Carolina Costa Reportagem: Amanda Polato Projeto grfico e editorao: Marta Almeida Foto da capa: Mara Soares Jornalista responsvel: urea Lopes MTB 11.518 Grupo de Comunicao GCOM Jornalistas: urea Lopes, Brbara Ablas, Dirce Helena Salles, Fbio Berlinga Designers: Luciano Senhorini (site), Marta Almeida (arte) Estagiria: Mariana Pereira Secretrio de Redao: Raul de Albuquerque Redao: Praa Coronel Fernando Prestes, 74, Bom Retiro, So Paulo , SP , CEP 01124-060, Tel. (11) 3327-3144 gcom@centropaulasouza.sp.gov.br www.centropaulasouza.sp.gov.br Impresso: Tarfic Grfica Tiragem: 7.800 exemplares

Carta

Quando o TCC comeou?


Estudante do curso tcnico em Nutrio e Diettica da Etec Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (Ipaussu), Willian Jos Dias comenta que, ao contrrio do publicado na reportagem De Olho na Qualidade, da edio passada da revista, o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) existe desde 2003 naquela Etec. De fato, a exemplo de Ipaussu, vrias escolas j desenvolviam TCC antes de ele se tornar um requisito obrigatrio para as escolas do Centro Paula Souza. No entanto, essas iniciativas eram isoladas e, muitas vezes, desenvolvidas em cursos especficos e no por toda a escola. Como ao institucional do Paula Souza, os TCC s foram implantados depois do projeto-piloto desenvolvido em 2005, conforme explicado na reportagem.

Rpidas

Longo alcance
Seis novas Fatecs, todas no interior, elevam para 39 o nmero de unidades; meta chegar a 52 em dois anos
Empenhado em implantar o mais ousado plano de democratizao do ensino pblico profissional da histria do Estado, o governo de So Paulo criou mais seis Fatecs, nos municpios de Araatuba, Capo Bonito, Itu, Jaboticabal, Piracicaba e Sertozinho. S neste primeiro semestre, foram oferecidas nessas unidades cerca de 500 novas vagas. Agora, so 39 faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza. A meta chegar a 52 unidades at 2010. Angelo Cortelazzo, da Assessoria de Assuntos de Educao Superior do Centro Paula Souza, explica a estratgia de expanso: Queremos capilarizar a rede para incluir mais pessoas no ensino superior e atender s demandas do setor produtivo. Em Sertozinho, por exemplo, a vocao local a indstria mecnica voltada para usinas de acar e lcool. Por isso, a nova Fatec comea com o curso superior de Tecnologia em Mecnica Modalidade Soldagem. No vestibular, realizado em dezembro, o curso, no perodo noturno, teve 5,9 candidatos/vaga. Tambm com foco no setor, as faculdades de Araatuba, Jaboticabal e Piracicaba ministram o curso superior tecnolgico de Bioenergia SucroAlcooleira. Cada faculdade oferece 80 vagas, 40 no turno da tarde e 40 noite. O perodo noturno foi o mais procurado, com 7,5 candidatos/vaga em Araatuba, 11,7 em Jaboticabal, e 9,5 em Piracicaba. Em Capo Bonito, cidade de 45 mil habitantes, o perodo noturno do curso de Tecnologia em Silvicultura da nova Fatec chegou a 8 candidatos/ vaga. Oferecendo o curso de Informtica, Modalidades Gesto Financeira e Gesto da Produo Industrial, Itu teve o vestibular mais tardio das novas unidades, em meados de fevereiro. A concorrncia nas novas Fatecs foi acima da mdia, por causa de uma demanda reprimida, conta Angelo. Isso refora a tese da necessidade de expanso do ensino superior pblico com novos cursos tecnolgicos, avalia.

Muitas opes
Etecs e Fatecs iniciam o ano com novos cursos e maior oferta de vagas
Sempre em busca de inovar e atender a demandas sociais e dos setores produtivos, o Paula Souza cria novos cursos nas Fatecs e Etecs. Nos vestibulinhos para o Ensino Tcnico do primeiro semestre de 2008, foram oferecidos quatro novos cursos tcnicos: Higiene Dental (Ribeiro Preto), Industrial Madeireiro (Itapeva), Produo e Comercializao de Caf (Esprito Santo do Pinhal e Franca) e Redes de Computadores (So Jos do Rio Pardo). A opo mais procurada foi o curso tcnico em Enfermagem na Etec Carlos de Campos (So Paulo), com demanda de 26,3 candidatos por vaga para o perodo da manh. Em seguida vieram Logstica na extenso da Etec Dona Escolstica Rosa (Cubato), com 20,8 candidatos/vaga, e Segurana do Trabalho na Etec Dona Escolstica Rosa (Santos), com 20,3 candidatos/vaga. Nas Fatecs, os cursos inditos foram Bioenergia Sucro-Alcooleira, nas novas unidades de Araatuba, Jaboticabal e Piracicaba; e Silvicultura, na nova Fatec de Capo Bonito. Em So Paulo foram criados os cursos de Materiais com nfases em Materiais Polimricos, em Materiais Cermicos e em Materiais Metlicos e Turismo e Hospitalidade, com nfases em Gesto de Empreendimentos Tursticos e em Eventos em Negcios.

Gasto Guedes

Alunos em usina de Araatuba: uma das trs Fatecs que oferecem o curso de Bioenergia Sucro-Alcooleira

Substituindo o curso de Processamento de Dados em So Paulo, surge o de Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (tambm oferecido em Presidente Prudente), o mais concorrido do ltimo vestibular, com 22,8 candidatos por vaga para o perodo noturno e 17,7 para o matutino, ambos na capital paulista.

Mercado

Mercado de trabalho absorve rapidamente os egressos de Etecs e Fatecs

Mara Soares

H vagas
Aumentam os ndices de empregabilidade dos egressos de Etecs e Fatecs

como se existissem dois mundos paralelos. Em um, vivem quase 1,5 milho de pessoas em busca de trabalho no Estado de So Paulo, sempre vencidas por candidatos mais preparados. Em outra dimenso, esto os formandos do Centro Paula Souza, rapidamente absorvidos por um mercado em busca de profissionais com competncias e habilidades especficas, adquiridas em uma instituio que tem foco em formao profissional. Enquanto a taxa de empregabilidade do Estado de 50% nessa faixa etria, a dos egressos das Etecs varia de 74% a 78%; e a das Fatecs, entre 90% e 95%. Os nmeros seriam ainda mais animadores no fosse o fato de boa

parte dos estudantes que conclui um curso tcnico preferir dar continuidade aos estudos antes de procurar emprego. A cada novo levantamento dos ndices de empregabilidade feito pelo Sistema de Avaliao Institucional (SAI), os nmeros crescem. A vocao do Paula Souza justamente oferecer ensino profissionalizante, analisa Roberta Froncillo, coordenadora do SAI. Quem procura nossos cursos est de olho no mercado de trabalho, completa ela. No mundo dos egressos de escolas tcnicas (Etecs), mais de 83% tm carteira assinada e a remunerao mdia de R$ 2.041 mensais um aumento de 34% em relao ao perodo imediatamente posterior

OS DEZ MAIS
aiba quais so os cursos tcnicos que mais empregam no Estado de So Paulo: Administrao Contabilidade Edificaes Eletromecnica Eletroeletrnica Eletrnica Enfermagem Informtica Mecnica Segurana do Trabalho Fonte: SAI

Febrace

Avaliao reconhecida
ela segunda vez, o Centro Paula Souza ganhou o Prmio Mrio Covas na categoria Gesto de Recursos Humanos. No final de 2007, o SAI foi reconhecido como exemplo de prtica em gesto pblica. Criado em 1999, o sistema avalia dados de Etecs e Fatecs, colhendo informaes entre alunos, pais, professores e egressos. Os dados so analisados e servem para definir estratgias e metas a serem seguidas pela instituio. Em 2006, o Prmio Mrio Raul de Albuquerque Covas reconheceu o Sistema de Auto-Avaliao para a Melhoria da Qualidade da Educao Profissional do Estado de So Paulo (Observatrio Escolar), desenvolvido pela Coordenadoria de Ensino Tcnico (Cetec).
Marcos Monteiro, secretrio adjunto de Gesto Pblica; Roberta Froncillo, do SAI; Laura Lagan, do Paula Souza; Sidney Beraldo, secretrio de Gesto Pblica; e Alberto Goldman, vicegovernador e secretrio de Desenvolvimento

Jovens inventores

concluso do curso, quando os salrios tm uma mdia de R$ 1.337 mensais. Os dados englobam valores pesquisados entre 2000 e 2007. Os cursos com os ndices de empregabilidade mais altos so Mecnica, Contabilidade e Segurana do Trabalho (confira os dez mais no grfico na pgina ao lado). De acordo com os dados do SAI, a maior oferta de vagas est na indstria (26,4%), seguida por servios (20,7%) e comrcio (14,8%). Trabalhador h 26 anos em uma fbrica de eixos para caminho, Carlos Roberto Gregrio, 44, sentia falta de aprofundar seus conhecimentos tcnicos. Eu tinha o emprego garantido, mas a empresa onde trabalho comeou a estimular que os funcionrios continuassem os estudos, recorda ele. Apesar do interesse crescente em estudar em uma escola do Paula Souza, Carlos nunca arranjava tempo. At que, com empenho prprio e apoio da empresa, ele pde fazer um curso tcnico. Em 2006, Carlos concluiu o curso de Mecnica na Etec Professor Basilides

de Godoy (So Paulo). Depois de tantos anos trabalhando na serralheria da fbrica, hoje ele coordenador de servios. A fbrica passou por um grande processo de terceirizao na produo, reduzindo a quantidade de funcionrios de cinco mil para pouco mais de mil. Com o curso tcnico, hoje produzo mais do que quando tnhamos mais funcionrios, afirma. GESTO PREMIADA Agraciado com o Prmio Mrio Covas (leia mais no quadro acima), o SAI passou a analisar tambm a relao entre a administrao do Centro Paula Souza e suas escolas e faculdades por meio do recm-criado Sistema de Avaliao da Administrao Central (SAAC). Com o SAAC e as avaliaes das Etecs e Fatecs j realizadas pelo SAI, todas as instncias passaro por avaliao, do trabalho educacional desenvolvido nas escolas com os alunos prpria eficincia do sistema de gesto. Vamos avaliar desde a superintendente ao vigia do prdio, explica Roberta.

lunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, venceram a 6a Feira Brasileira de Cincias e Engenharia, Criatividade e Inovao (Febrace) e vo representar o Brasil na Feira Internacional de Cincias e Engenharia da Intel (Intel ISEF), nos Estados Unidos. O evento rene jovens de mais de 40 pases. Com o projeto Reciclo, trs estudantes do curso tcnico de Qumica desenvolveram o reaproveitamento de substncias encontradas nas pilhas, como agente de pigmentao para cermicas. a terceira vez que uma Etec ganha o prmio principal da competio: na Febrace 2007, projeto realizado por estudantes da Etec Getlio Vargas foi um dos vencedores. Antes, na edio de 2004, estudantes da Etec Polivalente, de Americana, foram para a Isef. Quinze projetos de oito Etecs foram finalistas do evento. Alm do Reciclo, seis deles foram premiados: Uma mistura explosiva?, da Etec Polivalente, de Americana; Curtimento de peles de peixe para a confeco de calados e acessrios, da Etec Professor Carmelino Corra Jnior, de Franca; Fleck tira-manchas, Qumica ambiente, da Etec Trajano Camargo; Controle para chuveiro eltrico, da Etec Guaracy Silveira, de So Paulo. A Febrace uma das maiores feiras de cincia jovem no Brasil. Estudantes dos ensinos Fundamental (8a srie), Mdio e Tcnico de todo o pas mostram seus conhecimentos e sua capacidade de criar projetos inovadores e criativos nas reas de Cincias e Engenharia. Nesta edio, foram apresentados 262 projetos.
Raul de Albuquerque

Matria de capa

A corrente
Preocupados com problemas da atualidade, alunos aproveitam TCC para desenvolver projetos ecolgicos e sociais

Mara Soares

Leilian com as cascas de camaro usadas para produzir plstico

as 160 pginas que Vincius Bertochi, 20, folheia, est uma empresa de produtos capilares prontinha para sair do papel. Resultado do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) apresentado na 1a Feira Tecnolgica (Feteps), promovida na Etec Parque da Juventude (So Paulo), no final de 2007 (leia mais no quadro ao lado), a BFG Cosmticos Ltda. pode no ser ainda uma empresa de fato, mas j nasce com um cuidado socioambiental autntico. Desenvolvido com os colegas Fernando Fantasia Lopes, 17, e Wyver Godoi, 18, todos do curso de Administrao da Etec Trajano Camargo (Limeira), o TCC tem uma clara preocupao ambiental. Elaboramos o projeto seguindo todas as especificaes dos estudos e relatrios de impacto ambiental e at fizemos uma previso de patrocnio para uma ONG de combate ao cncer aqui da regio, explica Vincius, com pose de empresrio. Casos de TCCs comprometidos com questes sociais ou de meio ambiente, como o da BFG Cosmticos Ltda., so cada vez mais freqentes entre as futuras empresas criadas por alunos de escolas tcnicas da rede Paula Souza. Na Feteps, dos 51 projetos apresentados por estudantes de todo o Estado, 55% abordavam aspectos cidados ou estavam alinhados com a causa ecolgica. De estudos sobre bullying e desnutrio a experimentos de utilizao de agricultura orgnica na produo de medicamentos homeopticos

do

bem
Carolina Costa

Vincius (dir.), ao lado dos colegas Wyver e Fernando: empresa de cosmticos nas normas ambientais

ou confeco de uma mquina para amassar latinhas, 28 projetos mostraram como os TCCs refletem o esforo em lidar com desafios atuais e concretos. Calculamos a quantidade de gases do efeito estufa que uma empresa de nibus de Franca emite e descobrimos que os 155 carros da frota liberam 58 toneladas de dixido de carbono na atmosfera, anualmente,

Uma vitrine de boas idias

primeira edio da Feira Tecnolgica (Feteps) aconteceu na Etec Parque da Juventude (So Paulo) entre os dias 23 e 25 de outubro de 2007 e foi um sucesso. Participaram 30 escolas e faculdades com quase 80 projetos. Depois de uma seleo feita pelos professores, os melhores projetos participantes receberam trofus e prmios em dinheiro. Entre os vencedores de Etec esto o brao mecnico, da Paulino Botelho (So Carlos); o dosador de lquidos, da Martin Luther King (So Paulo); a BFG Cosmticos, da Trajano Camargo (Limeira); a qumica da limpeza, da Martinho Di Ciero (Itu); e uma anlise de poliestireno expandido, da Etesp (So Paulo). Nas Fatecs, os premiados foram um software para entrada de dados estatsticos e um trabalho de computao grfica, ambos desenvolvidos pela unidade de Ourinhos, e uma campanha de marketing para grameira de pequeno porte, feita por alunos da faculdade de Itapetininga. Na votao popular, o projeto de
Mais de 50 projetos de Etecs e Fatecs foram apresentados

produo de plstico a partir de cascas de camaro foi destaque na opinio dos visitantes. Este ano, o Centro Paula Souza j est estudando como ser a segunda edio da Feteps, que deve acontecer, provavelmente, em outubro.
Raul de Albuquerque

Matria de capa

Fotos: Carolina Costa

comenta Marcelo Colombari, 26, aluno do curso tcnico em meio ambiente, da Etec Professor Carmelino Correia Jnior (Franca). Para zerar essa emisso de poluentes, necessrio o plantio de 288 rvores, ento, optamos por espcies nativas da regio, completa ele, que desenvolveu o TCC junto com Daniela de Pr e Luciana Silva Radesca. PLSTICO DE CAMARO natural que alunos de uma turma de meio ambiente escolhessem uma abordagem verde na hora de definir o tema do TCC. Mas uma olhada atenta aos estandes da Feteps mostra que conceitos como aquecimento global, reciclagem e manejo sustentvel aparecem como o foco mesmo em cursos que no so diretamente ligados rea. Foi o que aconteceu no TCC de uma turma de qumica, da Etec de Ribeiro Pires. A inteno dos estudantes Leilian Cristine de Oliveira Caetite, 18, Luana Lima, 18, Filipe Candeleiro, 18, Mariane da Silva, 17, e Walter Jos do Carmo, 18, foi aliar o trabalho de concluso a algo que fosse benfico ao meio ambiente. Um dos integrantes do grupo leu em uma revista que a casca do camaro poderia ser usada no tratamento de afluentes e foi com esse foco que eles comearam a estudar mais sobre esse crustceo, to popular no litoral brasileiro. Descobrimos que o camaro tem uma substncia, a quitina, que pode ser transformada em polmero, justamente a matria-prima das sacolinhas de supermercado, conta Leilian, entu-

Na foto acima, Marcelo e o projeto de carbono, ao lado, Guilherme, Paloma e Felipe com o amassador de latas

siasmada. Por vrios dias, os estudantes freqentaram feiras e supermercados atrs das cascas de camaro por seu baixo valor comercial, as cascas costumam ser simplesmente descartadas pelos vendedores. Ficamos cheirando a camaro no s na poca de coletar as cascas mas em toda a produo do TCC. At a escola cheirava a camaro!, brinca Walter. De olho na viabilidade comercial do projeto, ele deu continuidade aos estudos em qumica e hoje cursa Produo de Plsticos na Fatec de Mau. O processo desenvolvido por Walter e seus colegas ainda bastante demorado, mas os estudantes contaram com

total apoio da direo da escola, que, entre muitos incentivos, forneceu reagentes, solventes e todos os equipamentos necessrios. Leilian explica que seu grupo teve de adaptar muitas coisas para concluir a extrao de quitosana a partir da quitina da casca do camaro: Nossos laboratrios no tinham todas as condies que precisvamos para realizar o trabalho, os aparelhos no agentariam passar 36 horas ligados, por exemplo. Tambm foi fundamental o estmulo dos professores, que ajudaram nas pesquisas e incentivaram os jovens a participar da Feteps. Como todo ecologista, os alunos de Ribeiro Pires j esto de olho na disseminao do projeto, para que ele possa se tornar, de fato, uma opo s danosas sacolas plsticas no biodegradveis. Precisamos desenvolver melhor o projeto para reproduzi-lo em escala industrial, mas temos planos de continuar as pesquisas no comeo do ano que vem, como trabalho de iniciao cientfica, antecipa Leilian.

Entrevista Helena Peterossi

Mudar para crescer


Coordenadora da ps-graduao aborda novidades da rea e fala do estmulo cultura de pesquisa e inovao tecnolgica

Carolina Costa

elena Gemignani Peterossi, 61, pisou pela primeira vez no Centro Paula Souza em 1973. De l para c, passou por vrios departamentos, sempre com o mesmo foco: investir na qualidade do ensino oferecido pela instituio. O desafio manter na ps-graduao o mesmo padro de qualidade que conquistamos nos ensinos mdio, tcnico e superior tecnolgico, explica a assessora-chefe para Assuntos de Ps-Graduao e Pesquisa e coordenadora do Programa de Mestrado do Paula Souza. Nesta entrevista, Helena fala sobre a implantao de cursos de especializao lato sensu e do mestrado nas Fatecs. Como surgiu o programa de ps-graduao? Helena Peterossi O programa comeou a ser planejado a partir do compromisso do Paula Souza de fortalecer e completar a ao institucional voltada para a educao profissional. O objetivo era fazer com que a instituio abrangesse todos os nveis e modalidades de ensino: formao inicial continuada, ensino tcnico, ensino superior tecnolgico e ps-graduao stricto e lato sensu. Os primeiros cursos de especializao comearam em 2002 e, aps a recomendao da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes), o programa de mestrado teve incio em 2003. Por que investir em ps-graduao? No mestrado, o aluno participa de um ambiente de investigao, com

qualidade da produo acadmica dos professores e alunos que faz com que o programa seja recomendado pela Capes. Qual o perfil dos candidatos? Pode-se dizer que os candidatos tm entre 30 e 40 anos e que so profissionais com atividades na rea empresarial, que procuram o mestrado em busca de novas oportunidades. expressiva a demanda de tecnlogos formados pelo Paula Souza, assim como de professores de Etecs e Fatecs. A maior demanda de candidatos para as linhas de pesquisa em Tecnologias de Informao e Formao Tecnolgica. Quais so as metas da rea para este ano? A principal meta o incremento da produo acadmica conjunta de professores e alunos de trabalhos em peridicos, livros e eventos que atendam aos requisitos de avaliao da Capes. Especial ateno ser dada realizao do 3o Workshop de Ps-Graduao e Pesquisa, previsto para outubro, de modo a torn-lo um evento que possibilite a difuso da cultura da pesquisa acadmica junto comunidade do Paula Souza. Quais os pr-requisitos para se candidatar a uma vaga de ps-graduao? O processo de seleo para o mestrado exige certificao de proficincia em lngua inglesa e um prprojeto de pesquisa. H uma prova de lngua portuguesa e entrevista. A seleo para os cursos de especializao e MBA realizada pela anlise do curriculum vitae e da trajetria profissional.

Helena Peterossi, coordenadora da Ps-Graduao

projetos e contedos multidisciplinares que o habilitam a desenvolver conhecimentos e novas alternativas de soluo para problemas prticos. Alm disso, a pesquisa aplicada na rea de atuao agrega valor ao setor produtivo e formao profissional, estimulando uma cultura de inovao tecnolgica. J os cursos de especializao e MBA desenvolvem contedos inovadores e metodologias que permitem aos profissionais de empresas, seu pblico alvo, qualificao para o desenvolvimento de projetos e prticas de investigao em seus ambientes de trabalho. Os mestrados tambm so avaliados? Sim, o programa de mestrado avaliado anualmente por rgos externos instituio, a partir de critrios nacionalmente estabelecidos pela comunidade acadmica. As atividades de pesquisa e o imperativo da produo acadmica so o diferencial da ps-graduao e o principal aspecto avaliado. Com isso, a

Artigo Jos Vitrio Sacilotto

Um currculo,
possibilidades
Mudanas curriculares na educao profissional no dispensam os saberes e os fazeres do trabalho
educao sexual, espanhol, religio e uma poro de outros temas. Ao mesmo tempo, como resultado dos estudos e pesquisas na rea, novos temas vo sendo incorporados, a partir de categorias como diferena e identidade, nas quais se incluem raa, gnero, classe, etnia, idade, cultura, lngua e nacionalidade. Outra tendncia que se acentua a instituio de uma pedagogia mundial, com a divulgao de propostas de uma educao que se ocupe de questes relevantes para a sobrevivncia e evoluo do ser humano. Com patrocnio de agncias internacionais, intelectuais como Edgar Morin e Jacques Delors coordenam grupos de especialistas que elaboram propostas de currculos de alcance mundial. A citao de Comnio nos remete educao profissional: faz referncia ao conhecimento das coisas que se fabricam (...) para que nos faamos (...) tambm de atores. Com isso, agregase ao tudo o conhecimento dos fundamentos, razes e objetivos do saber fazer do trabalho. Apesar da polmica sobre a referncia ao mercado de trabalho, necessrio admitir que a educao profissional no prescinde dos saberes e fazeres do trabalho, no contexto e nas formas em que se organiza para a produo de bens, servios, tcnicas e tecnologias. Na educao profissional, o currculo se organiza em funo de um perfil profissional elaborado a priori. Em qualquer nvel ou modalidade de educao, ser indispensvel delimitar a extenso do contedo curricular. Nossa pretenso, nas palavras de Comnio, de ensinar com tal certeza, que seja impossvel no conseguir bons resultados, talvez seja uma utopia, um lugar a procurar incessantemente. Nosso trabalho ser mais produtivo se reconhecermos os nossos limites e as nossas possibilidades. Contra o muito que pretendemos, nos lugares e tempos de escola, talvez ainda devamos admitir, com Noel Rosa e Vadico, que ningum aprende samba no colgio. Ou, contrariando-os: aprende-se samba no colgio, s que fora da sala de aula. JOS VITRIO SACILOTTO assistente tcnico de direo II da Coordenadoria de Ensino Tcnico do Centro Paula Souza

muitas

erpassa no sistema formal de ensino um otimismo didtico na capacidade de a escola ensinar qualquer assunto a qualquer pessoa. A pretenso antiga. Joo Ams Comnio, no sculo 17, j a defendeu na sua Didtica Magna ou o mtodo universal de ensinar tudo a todos. De fato, os contedos curriculares podem incluir tudo: objetivos de ensino e de aprendizagem, competncias, conhecimentos, habilidades, mtodos, materiais, avaliao. Sob esse currculo oficial, h um ensino implcito de valores, normas e regras, e pressupostos polticos e epistemolgicos das disciplinas e matrias, que no se explicitam nas formas em que so apresentadas. O desenvolvimento e a expanso da cincia, da tcnica e da tecnologia derramam na escola novas demandas que invariavelmente so recolhidas em recipientes, as disciplinas curriculares. Freqentemente, autoridades apresentam propostas e iniciativas de incluir no currculo novos contedos, como

10

Raul de Albuquerque

Relaes Internacionais

Jovem embaixadora
Atuao socioambiental leva aluna da Etec de Marlia para programa de intercmbio cultural nos Estados Unidos
do Ensino Mdio. Depois de estudar a fundo a questo do tratamento de esgoto, a professora estimulou a turma a pensar em formas de levar esse conhecimento aos familiares e comunidade. Eu e algumas amigas tivemos a idia de mostrar o que havamos aprendido para as crianas de uma escola da
Arquivo pessoal

epois de passar todo o Ensino Mdio acompanhando a histria dos Estados Unidos s pela televiso e pelos livros escolares, Letcia Vieira Mattos, 17, da Etec Antnio Devisate (Marlia) pde conhecer a terra de Tio Sam de pertinho. Tinha a impresso de estar dentro de um filme!, diverte-se a jovem. Mas ela no esperava aprender tanto: Cada lugar de Washington que visitvamos era uma verdadeira aula de histria. Ao lado de 35 jovens brasileiros, Letcia visitou a capital americana e, em um grupo menor, o Estado de Michigan. A viagem de duas semanas, em janeiro deste ano, ocorreu depois de ela ter sido selecionada para participar do programa Jovens Embaixadores 2008, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com instituies dos setores pblico e privado de ambos pases. Letcia foi selecionada entre mais de trs mil jovens de escolas pblicas do pas. Entre os pr-requisitos, estavam fluncia em ingls, bom desempenho escolar e engajamento em atividades de responsabilidade social e voluntariado. O projeto sobre meio ambiente que realizei na escola foi o que fez a diferena na seleo. Sem isso, eu no teria sido chamada, explica a estudante, que acaba de concluir o Ensino Mdio e o curso Tcnico em Administrao na Etec Antnio Devisate (Marlia). O embrio do projeto surgiu nas aulas de uma disciplina chamada Tcnico-Cientfico e Uso Racional da gua, no segundo e terceiro anos

Aprendi sobre a forma como eles preservam o meio ambiente. A coleta seletiva de lixo, por exemplo, um hbito comum, recorda. Ela explica que tambm se preocupou em mostrar um outro lado do Brasil, longe das manchetes de violncia e corrupo que costumam ilustrar fotos do pas no

Letcia, em frente ao Palcio da Justia, em Washington: projeto de fazer Relaes Institucionais

regio, diz Letcia. Seu engajamento com o voluntariado comeou com peas de teatro, que ela montava para falar sobre a importncia do uso consciente da gua. Gostei muito de estudar na Etec porque os professores no ficavam s jogando contedos nos alunos. Eles nos incentivam a criar projetos e a nos interessar por coisas ao nosso redor, avalia a garota. Com essa preocupao, Letcia foi para os Estados Unidos no apenas para conhecer outra cultura mas tambm para trocar informaes.

exterior. Ns estamos preocupados com a questo ambiental, conclui Letcia. Sempre interessada em histria, geografia e portugus, a jovem encontrou timas aulas nessas reas na Etec, alm de uma boa infra-estrutura de apoio, com novas salas de informtica e biblioteca. Agora, ela sonha com uma carreira em Relaes Internacionais, sua escolha no prximo vestibular que prestar. O programa Jovens Embaixadores j est abrindo portas. Letcia est pleiteando uma bolsa para estudar em uma universidade americana.

11

Arranjos Produtivos

p direito
Cursos tcnicos e tecnolgicos se aperfeioam para atender demanda por qualificao no setor caladista
atuao empreendedora. o caso ranca, Ja, Birigui. Nessas trs de Juliana Camila Zanetti Soares, de Ja, cidades se concentra um negcio dona de sua prpria empresa. Meu pai que movimenta quase dois bilhes resolveu fechar a fbrica dele e eu de reais por ano s em exportaes, comprei as mquinas, lembra. Juliana a indstria dos calados. No toa, saiu dos saberes do cho de fbrica, justamente onde esto os principais adquiridos desde os 12 anos, trabalhancursos tcnicos e tecnolgicos do setor, do com o pai, e passou para o gerenciade olho nos cerca de 300 mil trabalhamento: Com o que aprendi na Fatec, dores desse mercado em todo pas. montei um plano de negcios e No setor, comum encontrar profisconsegui apoio da incubadora sionais muito experientes que no tm de empresas do sindicato. nem Ensino Mdio, observa Nelci Rosa Em Franca, sede de um dos prinde Souza Rodella, coordenadora do cipais plos caladistas do pas, com curso tcnico em Gesto da Produo mais de 700 indstrias, a Etec de Calados na Etec de Birigui. Professor Carmelino Correia O objetivo do curso preparar Jnior criou, em 1999, o curso os alunos para conhecerem tcnico em Curtimento, todas as etapas de produo. voltado para indstrias de O perfil do profissional buscouro, peles e calados e cado aquele capaz de lidar tambm para empresas de com as novas tecnologias e consultoria. A fim de no de pensar em novos modos perder o contato com o de produo, afirma a profesmercado, a Etec faz pesquisas sora, tambm profissional do peridicas com empresrios. mercado h mais de 20 anos. Assim, surgiu uma disciplina Desde a criao do curso, Acima, Juliana, que montou sua prpria empresa; abaixo, estudantes da Etec de Birigi trabalham com moldes de calados nova chamada Gesto em 2005, a Etec esteve preoAmbiental, pensada para cupada em adequ-lo s desenvolver anlises e tcnicas de Para montar um currculo de necessidades do setor e dos alunos, preservao ambiental. acordo com esse novo perfil, a Fatec que, muitas vezes, j estavam trabaAs fbricas esto sempre pedindo de Ja, na poca da criao do curso lhando nas indstrias. Reunies com que a escola abra mais vagas e solicitecnolgico em Gesto da Produo sindicatos, empresrios e com o Servio tando mais estagirios, relata Valdete de Calados, em 2006, fez reunies com de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Pereira, coordenadora do curso. Neste representantes das indstrias de calados, (Sebrae) foram fundamentais para isso. ano, deve ser implantado mais um curso, alm de sindicatos e do Sebrae. crucial nosso apoio ao curso se quereo tcnico em Gesto da Produo de O coordenador do curso, Clio mos formar os profissionais melhor Calados. A instalao de uma Fatec na Favoni, afirma no haver turmas formapreparados de que tanto precisamos, cidade tambm aguardada para 2008. das, embora a maioria j esteja trabaressalta Samir Nakad, empresrio de Tudo para os alunos sarem com um p lhando na rea: Alm disso, alguns Birigui e diretor da Federao das na qualificao e outro no mercado. alunos tm se destacado por uma Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp).
Fotos: Arquivo pessoal

Com o

12

Gasto Guedes

S-ar putea să vă placă și