Sunteți pe pagina 1din 6

Setembro, 2010.

Orientaes e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B


Com a criao do Programa Nacional de Produo e Uso de Biodiesel, em 2004, e a aprovao da Lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005, o governo brasileiro introduziu o biodiesel na matriz energtica nacional. Desde 1 de janeiro de 2010, todo o leo diesel veicular Essa

comercializado ao consumidor final possui 5% de biodiesel.

mistura denominada leo Diesel B e, assim como o combustvel fssil, requer cuidados no seu manuseio de forma a garantir a manuteno da sua qualidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento desde a produo at o consumidor final. Este folheto visa trazer orientaes sobre os procedimentos a serem aplicados no manuseio, transporte e armazenagem de leo Diesel B. Representantes de governo, mercado e academia participaram de sua elaborao, de forma a conferir-lhe confiabilidade e viabilidade prtica no seu atendimento. As orientaes aqui apresentadas tambm podero ser consideradas no caso do leo Diesel Martimo, que passar a ter 5% de biodiesel a partir de janeiro de 2011. Em meio a esse processo de conhecimento e aprendizagem acerca do novo combustvel, muito importante que esta no seja a nica fonte de informaes adotada pelo mercado, sendo necessria a busca contnua das melhores prticas em relao ao tema. Da mesma forma, faz-se necessrio ressaltar que a adoo das orientaes presentes nesse folheto possui carter voluntrio, no sendo alvo de aes de fiscalizao da ANP.

Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP

Guia de Procedimentos Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B

Orientaes e Procedimentos para o Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B


fundamental que toda a cadeia de abastecimento atente para o fato de que os cuidados inerentes ao manuseio e ao armazenamento do leo diesel A, 100% de leo diesel de petrleo, sejam incorporados na sua totalidade ao leo diesel B. Adicionalmente, deve-se salientar que a aquisio e uso da norma ABNT NBR 15.512 faz-se imprescindvel, considerando que estabelece os requisitos e procedimentos para o armazenamento, transporte, abastecimento e controle de qualidade de biodiesel e/ou mistura leo diesel/biodiesel. A adoo e efetiva aplicao da referida norma pelos agentes do mercado indispensvel para garantir a qualidade do combustvel, minimizando a contaminao por impurezas, degradao microbiolgica, oxidativa e a formao de borra. primordial, ainda, que o biodiesel recebido para a realizao da mistura com o leo diesel A esteja dentro da especificao estabelecida pela Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis.

Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP

Guia de Procedimentos Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B

Parte Um - O que preciso saber sobre estocagem e transporte? O leo diesel B deve ser estocado preferivelmente pelo prazo de at um ms; O combustvel estocado por perodo superior, considerando suas condies de armazenagem, pode deteriorar-se, apresentando formao de material insolvel; A presena de material insolvel no combustvel pode levar obstruo de filtros e injetores, alm de favorecer a formao de depsitos no sistema de combusto e a ocorrncia de corroso; Os tanques utilizados na armazenagem devem apresentar-se limpos, secos e protegidos de luz e temperaturas extremas. Busca-se com isso evitar a oxidao do combustvel ou a incorporao de contaminantes. O armazenamento pode ocorrer em tanques subterrneos ou areos, devendo ser observada a temperatura qual o combustvel ser submetido; Deve-se evitar a exposio do leo diesel B a substncias incompatveis como, por exemplo, gasolina, gua, etanol, dentre outras, buscando-se desta forma minimizar a sua degradao. Tambm deve ser evitado o contado do leo diesel B com materiais incompatveis, como certos tipos de elastmeros e metais, de forma a minimizar a incorporao de contaminantes ao combustvel. O biodiesel e suas misturas com leo diesel A podero apresentar formao de sedimentos decorrentes de reaes de oxidao, quando em contato com materiais a base de cobre, chumbo, titnio, zinco, aos revestidos, bronze e lates. Portanto, o uso desses metais deve ser evitado, tanto no transporte, como no armazenamento do referido combustvel; O biodiesel compatvel com ao carbono, ao inoxidvel e alumnio;
Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP 2

Guia de Procedimentos Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B

Aps a lavagem de tanques, tubulaes, bombas e filtros, o leo diesel B deve ser circulado por todo o sistema, em volume adequado para carrear resduos remanescentes. Em seguida, deve-se drenar todo esse volume de forma a preparar o tanque para o recebimento do produto; O biodiesel pode dissolver ferrugem e outras impurezas provenientes de tanques de armazenagem e transporte e, apesar dos efeitos destes contaminantes serem menores no leo diesel B, pelo seu baixo teor de biodiesel, faz-se necessria a checagem dos filtros periodicamente, de forma a inibir sua obstruo; A presena de ar nos tanques de armazenagem pode favorecer a oxidao do combustvel. Portanto, como medida preventiva importante manter os tanques no limite mximo permitido, reduzindo assim a quantidade de ar em contato com o combustvel; muito importante garantir a contnua renovao do contedo dos tanques de estocagem para limitar a presena de combustvel envelhecido. A drenagem de produto remanescente no fundo do tanque de armazenagem, para a retirada de gua, material microbiolgico ou outras impurezas deve ser feita regularmente.

Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP

Guia de Procedimentos Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B

Parte Dois Como prevenir a absoro de gua pelo biodiesel. O biodiesel, por sua natureza qumica, possui certo grau de

higroscopicidade. Essa caracterstica tende a favorecer a incorporao de gua ao produto, o que deve ser definitivamente evitado. Quando o biodiesel misturado ao leo diesel A, a gua dissolvida no primeiro pode passar para a fase livre. A presena de gua livre pode favorecer a formao de depsitos, tanto decorrentes da borra qumica, quando do crescimento microbiano de bactrias e fungos, podendo provocar o entupimento de filtros e corroso metlica. Portanto algumas medidas preventivas devem ser incorporadas ao manuseio do combustvel: Garantir que os tanques e compartimentos de armazenamento e transporte estejam secos antes do abastecimento com o leo diesel B. Checar periodicamente a presena de gua principalmente no fundo dos tanques. Manter os tanques de armazenamento na capacidade mxima permitida para minimizar a presena de oxignio e vapor dgua. Drenar equipamentos e veculos que no sero usados por longos perodos, de forma a se evitar o acmulo de gua e a deteriorao do combustvel. Analisar, frequentemente, amostra de seu combustvel para verificar sua qualidade, bem como a presena de microorganismos contaminantes.

Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP

Guia de Procedimentos Manuseio e Armazenagem de leo Diesel B

Elaborao e Publicao

Colaborao
Brasilcom Fecombustveis INT/LACOR Petrobras Petrobras Biocombustvel Sincopetro Sindbio Sindicom SindTRR Ubrabio UFRGS

Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP

S-ar putea să vă placă și