Sunteți pe pagina 1din 19

ADMINISTRAO PBLICA 1 Q260119 Questo resolvida por voc.

Confira suas respostas vendo as estatsticas desta questo, atravs do link logo abaixo. Voc acertou essa questo. Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

Acerca de noes de administrao pblica, julgue os itens a seguir. O plano SALTE (Sade, Alimentao, Transporte e Energia), elaborado pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, foi o primeiro a enfatizar a coordenao nos trs nveis: federal, estadual e municipal.

Certo

Errado

O Plano SALTE (iniciais de Sade, Alimentao, Transporte e Energia) foi um plano econmico lanado pelo governo brasileiro de Eurico Gaspar Dutra. O objetivo do SALTE era estimular e melhorar o desenvolvimento de setores de sade, alimentao, transporte e energia por todo o Brasil, assim ajudando e melhorando as condies de vida da populao brasileira, que mais tarde agradeceu pelo conveniente. ( eis as siglas que deram origem ao plano). Foi apresentado ao Congresso por mensagem presidencial em maio de 1947 e os recursos para sua execuo viram de emprstimos externos e da receita federal. Acabou sendo abandonado em 1951 por no terem sido alcanados os objetivos pretendidos. Fonte: WIKIPEDIA

Apesar de ter acertado, essa questo bastante questionvel tendo em vista que o nvel da esfera "municipal" surgiu na CF/88. Ento no correto afirmar que alcanou os trs nveis, tendo em vista o SALTE ser anterior a isso. Enfim, s vezes melhor saber de menos do que de mais...

Mas j havia os Municpios. O que a CF de 88 fez foi apenas transformar o municpio no 3 ente da federao. Mas j existia o nvel municipal.

2 Q260124

Questo resolvida por voc.

Confira suas respostas vendo as estatsticas desta questo, atravs do link logo abaixo. Voc acertou essa questo. Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: Administrao Burocrtica e Administrao Gerencial; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

Julgue os itens seguintes, a respeito da administrao pblica e das convergncias entre a gesto pblica e a gesto privada. A implantao do Departamento Administrativo de Servio Pblico (DASP) foi uma ao tpica da administrao pblica voltada para o paradigma ps-burocrtico.

Certo

Errado

ERRADO DASP foi um esforo sitemtico de superao do PATRIMONIALISMO, Foi uma ao deliberada e ambiciosa no sentido da burocratizao do Estado brasileiro, que buscava introduzir no aparelho administrativo do pas a centralizao, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mrito, a separao entre opblico e o privado. Visava constituir uma administrao pblica maisracional e eficiente, que pudesse assumir seu papel na conduo doprocesso de desenvolvimento, cujo modelo de crescimento, baseado naindustrializao via substituio de importaes, supunha um forteintervencionismo estatal e controle sobre as relaes entre os grupossociais ascendentes a nova burguesia industrial e o operariado urbano. logo, no foi paradigma PS-BUROCRTICO!

Foi aps o patrimonialismo. Foi implatado por GV. DASP o antigo Conselho Federal de servio pbico, foi institudo em meados dos anos de 1936 a fim de modernizar o Estado Novo . Fez parte da reforma BUROCRATICA no governo de Getlio Vargas e foi extinta em 1986.A grosso modo podemos afirmar que ela cuidava de toda parte de contratao de pessoal (concurso pblico) e contratao de servios pblicos , ou seja, a parte realmente burocrtica da administrao pblica. Quando falamos em DASP no h que se falar em ps-burocracia

Errado Pelo contrrio, os princpios da administrao burocrtica clssica foram introduzidos no pas atravs da criao, em 1936, do DASP - Departamento Administrativo do Servio Pblico, que representou no apenas a primeira reforma administrativa do pas, com a implantao da administrao pblica burocrtica, mas tambm a afirmao dos princpios centralizadores e hierrquicos da burocracia clssica.

Fonte:Luiz Carlos Bresser Pereira

ERRADO

O DASP passou a ser o rgo executor e, tambm, formulador da nova forma de pensar e organizar a administrao pblica. O DASP foi criado no incio do Estado Novo, um momento em que o autoritarismo brasileiro ganhava fora, com o objetivo de realizar a revoluo modernizadora do pas, industrializ-lo, e valorizar a competncia tcnica. Representou, assim, no plano administrativo, a afirmao dos princpios centralizadores e hierrquicos da burocracia clssica. Fiquem com Deus e bons estudos.

1) O DASP (1936) est relacionado ao modelo racional-legal (burocrtico) 2) O Ministrio da Adminstrao e Reforma do Apareclho do Estado - MARE (1994) est relacionado ao paradigma ps burocrtico (gerencial)

DASP constituiu-se no rgo central de Politicas pautadas pelos principios da administrao cientfica e do modelo weberiano de burocracia. Podemos dizer que a Administrao Pblica no Brasil passou por trs grandes reformas: - Reforma de 30 - DASP (burocrtica) - Reforma de 60 - Decreto Lei n. 200/67 (constituiu um marco na tentativa de superao da rigidez burocrtica - primeiros passos no sentido de uma administrao gerencial) - Reforma de 80/90 - Programa Nacional de Desburocratizao, criado no incio dos anos 80, com a criao do Ministrio da Desburocratizao e do PrND, cujos objetivos eram a revitalizao e agilizao das organizaes do Estado, a descentralizao da autoridade, a melhoria e simplificao dos processos administrativos e a promoo da eficincia. E, posteriormente, na dcada de 90, a criao do Ministrio da Adminstrao e Reforma do Aparelho do Estado - MARE (1994) .

Gostaria da ajuda dos colegas a respeito da criao do DASP.

O DASP foi criado em 1936 ou 1938??? Eu penso que foi em 1938 com o Decreto-Lei 579/38, porm vrios comentrios acima informam que o DASP de 1936!!! "...Nesse contexto poltico-econmico dos anos 30 que o DASP pensado. Os esforos iniciais para a construo de uma burocracia pblica na administrao direta foi a formao, em 1936, do Conselho Federal do Servio Pblico Civil, embrio do que seria montado em 1938, o Departamento Administrativo do Servio Pblico. A Constituio de 1937 j previa a formao de um Departamento Administrativo incumbido de organizar os rgos do Estado, para o aperfeioamento do seu aparelho, pela proposta oramentria e pela assessoria ao Presidente. J o decreto-lei 579/38, que criou, de fato, o DASP previa a realizao de estudos detalhados de reparties..." Se algum puder comentar eu agradeo. Bons estudos!!! Fonte: http://megacontador.com.br/momento-politico-economico-da-criacao-do-departamentoadministrativo-do-servico-publico-dasp.html em 20/12/12 14:10

Ricardo, o DASP foi criado em 1936 mesmo, porm s foi efetivamente organizado em 1938, por meio do Decreto- Lei 579/1938!

Fonte: Estratgia concursos - Professor Carlos Xavier.

3 Q260696 Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; A respeito das reformas administrativas e da nova gesto pblica, assinale a opo correta.

a) A nova gesto pblica rene caractersticas positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administrao pblica.

b) A ltima reforma administrativa que se tm notcia no Brasil foi aquela baseada nos princpios burocrticos estabelecidos pelo presidente Vargas.

c) A administrao pblica gerencial multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidado e procura flexibilizar as relaes de trabalho.

d) O modelo de administrao pblica burocrtico orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especializao.

e) A reforma administrativa resultante da independncia do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administrao pblica, que, apesar de superado, ainda revela grande importncia no governo do pas.

Gabarito C Caractersticas da administrao pblica gerencial: Orientada para o cidado. Orientada para obteno de resultados. Pressupe que polticos e funcionrios pblicos sejam merecedores de grau limitado de confiana. Como estratgia, serve-se da descentralizao e do incentivo criatividade e inovao. Utiliza o contrato de gesto como instrumento de controle dos gestores pblicos. No adota procedimentos rgidos (flexibilidade)

Administrao Gerencial Conceito Administrao pblica gerencial aquela construda sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos servios so destinados aos seus clientes, outrora cidados; na eficincia dos servios, na avaliao de desempenho e no controle de resultados, suas principais caractersticas. A Administrao gerencial seria conseqncia dos avanos tecnolgicos e da nova organizao poltica e econmica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros pases.

Caractersticas O Estado marcado com uma administrao gerencial aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigncias do mundo atual: adaptar-se reviso das formas de atuao do Estado, que so empreendidas nos cenrios de cada pas; e atender s exigncias das democracias de massa contemporneas.

O pensamento favorvel a este novo modelo resume-se em que o Estado burocrtico no mais capaz de atender s exigncias democrticas do mundo atual. A administrao gerencial repousa em descentralizaes poltica e administrativa, a instituio de formatos organizacionais com poucos nveis hierrquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invs de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoo de confiana limitada, no lugar de desconfiana total, em relao aos funcionrios e dirigentes e, por ltimo, uma administrao voltada para o atendimento do cidado e aberta ao controle social. O Estado gerencial tem uma administrao baseada em concepo democrtica e plural. A administrao gerencial empreende adequar as organizaes pblicas aos seus objetivos prioritrios, que so os resultados. Busca identificao com os usurios e incrementar sua eficincia com mecanismos de quase-mercado ou concorrncia administrada. A administrao pblica gerencial teria como apoio a administrao burocrtica, conservando alguns dos seus princpios, embora flexibilizados, mas teria como fundamentos a admisso segundo critrios rgidos de mrito, um sistema estruturado e universal de remunerao, carreiras, avaliao de desempenho realizada constantemente e treinamento sistemtico. Utilizando-se do Plano Diretor da Reforma do Estado, busca-se dotar o Estado de um ncleo estratgico, que formule e controle a implementao de polticas pblicas. Parte deste plano de reforma administrativa foi confiado ao Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado, que veio a transformar-se em uma secretaria; seu lema era o de ajudar o Governo a funcionar melhor, ao menor custo possvel, promovendo a administrao gerencial, transparente e profissional, em benefcio do cidado. Esta citao esclarece o assunto: "O objetivo central o de reforar a governana, mediante transio programada, de um tipo de administrao pblica burocrtica, rgida e ineficiente, voltada para si prpria e para o controle interno, para uma administrao pblica gerencial, flexvel e eficiente, voltada para o atendimento do cidado

DIRETO AO PONTO:

A respeito das reformas administrativas e da nova gesto pblica, assinale a opo correta.

a) A nova gesto pblica rene caractersticas positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administrao pblica.

CORREO: A Nova Gesto Pblica rene aspectos positivos dos modelos BUROCRTICOS e gerencial
o

b) A ltima reforma administrativa que se tm notcia no Brasil foi aquela baseada nos princpios burocrticos estabelecidos pelo presidente Vargas. CORREO: A ltima reforma adm ocorreu com a cf/88!!

c) A administrao pblica gerencial multifuncional, define

indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidado e procura flexibilizar as relaes de trabalho. ESSA A CORRETA

d) O modelo de administrao pblica burocrtico orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especializao.
o o

CORREO: ORIENTADO PARA O PROCESSO

e) A reforma administrativa resultante da independncia do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administrao pblica, que, apesar de superado, ainda revela grande importncia no governo do pas.

CORREO: O PATRIMONIALISMO NO FOI SUPERADO

ESPERO TER AUXILIADO

muito bom o comentrio subscritamente exposto

A ltima reforma no Brasil no aconteceu no governo Fernando Henrique Cardoso com o Plano diretor da reforma do aparelho do Estado (PDRAE)? Eu estou com uma dvida gigante em relao alternativa B. b) A ltima reforma administrativa que se tm notcia no Brasil foi aquela baseada nos princpios

burocrticos estabelecidos pelo presidente Vargas. Eu interpretei a questo por partes. Vejamos: "A ltima reforma administrativa que se tm notcia no Brasil" = Gerencial, certo? A li que a Administrao gerencial se baseia na Administrao burocrtica, todavia de forma mais flexvel, certo? A Administrao burocrtica foi criada por Vargas, certo? Logo, entendi que o item est correto. Me ajudem a. Obrigado!

Caro Thiago Melo,

Quando a questo diz " reforma administrativa", ele pode se referir tanto a uma reforma burocrtica quanto a uma gerencial. Ns, atualmente, estamos vivendo o GERENCIALISMO e ento, pela lgica e pela histria, a LTIMA reforma que ocorreu no Brasil foi uma reforma gerencial, que o colega Jos Pereira me corrigiu acertadamente. A tlima reforma no Brasil ocorreu com o PDRAE no governo do FHC CUIDADO com a interpretao que voc fez: o gerencialismo no a burocracia mais flexvel; so reformas com o objetivos completamente diferentes. O que o gerencialismo fez foi APROVEITAR aquilo que a burocracia tem de bom como a meritocracia, eficincia e etc. Mas isso no siginifica que um o outro melhorado. So coisas distintas.

Ol Guie Lu, obrigado pela explicao. Entendi seu ponto de vista, mas eu entraria com recurso nessa questo, pois o Chiavenato diz exatamente isso, que a adm gerencial tem base na burocrtica pois preservou algumas partes. mas tranquilo... sigamos com f abs.

4 Q260546

Questo resolvida por voc.

Confira suas respostas vendo as estatsticas desta questo, atravs do link logo abaixo. Voc errou essa questo. Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: Administrao Burocrtica e Administrao Gerencial; Reforma administrativa; Reforma do Aparelho do Estado; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

Considerando a evoluo da administrao pblica no Brasil, as grandes reformas administrativas do Estado, ocorridas aps o ano de 1930, foram denominadas

a) liberal e neoliberal. b) monrquica, republicana e democrtica. c) patrimonialista, burocrtica e gerencial. d) republicana, burocrtica e democrtica. e) burocrtica e gerencial.

LETRA E

BUROCRTICA : VISA A REALIZAO DE VRIAS NORMAS , LEIS , PROCEDIMENTOS ETC... ESTABELECIDA POR WEBER . TIDA COMO UM PROCESSO BENFICO PARA A SOCIEDADE E QUE DIMinui A CORRUPO . MODELO GERENCIAL : DISCORRE SOBRE A CONCRETIZAO E FOCO EM RESULTADOS , PORM , NO SE ESQUECENDO DOS VALORES DAS PESSOAS , BUSCANDO ASSIM UM UNIFORMIDADE DE CRESCIMENTO .

Gabarito E

Os perodos foram divididos da seguinte forma:

1930/45 Burocratizao da Era Vargas

1956/60 A administrao paralela de JK 1967 A reforma militar (Dec. Lei 200/1967) - alguns autores consideram essa data para o gerencial 1988 A administrao pblica na nova Constituio 1990 O governo Collor e o desmonte da mquina pblica 1995/2002 O gerencialismo da Era FHC

5 Q248866 Prova: ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle - prova 1 - Conhecimentos gerais Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: Administrao Pblica; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

Considerando o atual contexto da administrao pblica brasileira, incluindo-se a o arcabouo legal, seus desdobramentos e as principais discusses temticas, correto afirmar que:

a) alm de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspirao para vrias iniciativas em outras esferas da vida pblica, a exemplo do uso de seus princpios, em diversos estados e municpios, como fator impeditivo posse em cargos de confiana.

b) tendo por base a transparncia nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor pblico por meio do equilbrio oramentrio, o que significa dizer que seus reflexos no alcanam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional.

c) tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, tambm conhecida como Lei de Responsabilidade Oramentria, pode ser considerada a pedra angular para a criao da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigncias em torno da disciplina fiscal e da transparncia.

d) ao passo em que limitou a capacidade de atuao dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal tambm contribuiu para o enfraquecimento dos rgos de controle interno. Da, em um movimento contrrio, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilbrio.

e) ao aceitar o fato de que possvel, para o Estado, adotar formas de gesto consagradas pelo setor privado, a discusso em torno da tica no servio pblico passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.

Segue, para fixar melhor o assunto, o comentrio do professor Rafael Encinas: A letra A certa. Em alguns casos, alguns entes esto adotando os princpios da Lei da Ficha Limpa para a nomeao em cargos de confiana. A letra B errada. Ao conter os gastos da mquina pblica, a LRF impacta sim o setor produtivo. Alm disso, ela alcana todos os entes da federao. A letra C errada. Segundo Helio Martins Tollini e Jos Roberto R. Afonso: Em conformidade com o contexto de sua poca, as exigncias de disciplina fiscal e transparncia constantes da Lei 4.320 eram mnimas. Mesmo assim, pode-se ressaltar a exigncia de mensagem e tabelas explicativas (art. 22) que deveriam acompanhar a proposta de lei oramentria, bem como dos balanos contbeis (art. 101) e da prestao de contas anuais ao Poder Legislativo (art. 82). Alm disso, nunca ouvi falar da Lei 4.320/64 como Lei da Responsabilidade Oramentria. Existe um Projeto de Lei que foi chamado assim e que ainda no foi votado. A letra D errada, a LRF fortaleceu o controle e trouxe novas competncias. A letra E errada. No houve tal afrouxamento, o nepotismo e o patrimonialismo so cada vez mais combatidos.

Com todo o respeito e liberdade, indicando a fonte claro, colocarei uma matria publicada no correio brasiliense do dia 31/7/2012, que fala algo prximo (mas no igual) ao que a letra "A" relata: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/07/31/interna_politica,314553/cnjaprova-proposta-que-exige-ficha-limpa-para-contratacoes-do-judiciario.shtml

CNJ aprova proposta que exige ficha limpa para contrataes do Judicirio O Conselho Nacional de Justia (CNJ) aprovou nesta tera-feira (31/7) uma proposta de resoluo que exige a aplicao da Lei da Ficha Limpa para contratao de funcionrios do Poder Judicirio. A regra vai impedir o ingresso de servidores comissionados, ocupantes de funes de confiana ou terceirizados que tenham sido condenados, em colegiado, por crimes listados pela Lei da Ficha Limpa. Alm das pessoas condenadas, tambm sero impossibilitadas de ocupar vagas comissionadas as que tiverem contas de cargos ou funes pblicas rejeitadas por irregularidades, tenham o registro profissional cassado ou tenham sido demitidas de cargos pblicos por justa causa. A resoluo, no entanto, no vlida para servidores concursados. Alm da Justia Federal, a norma ser aplicada s justias Eleitoral, Estadual, Militar e tribunais de conta. Segundo a resoluo, as vedaes deixam de existir aps cinco anos da extino da pena. O Conselho Nacional de Justia, portanto, nos limites de sua competncia constitucional, ao aprovar esta proposta de Resoluo dar o exemplo para uma nova era da administrao da

coisa pblica no Brasil, valorizando a impessoalidade, a probidade, a tica e a eficincia, disse o relator da proposta, conselheiro Bruno Dantas, no voto. (....) FONTE: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/07/31/interna_politica,3145 53/cnj-aprova-proposta-que-exige-ficha-limpa-para-contratacoes-do-judiciario.shtml

E : Errada. A implantao de uma nova administrao_ como o novo modelo gerencial_, no eliminou todos os princpios da Burocracia.

6 Q214420 Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Administrativa Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: Administrao Pblica; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

Em relao ao processo de modernizao da Administrao Pblica, considere as afirmativas abaixo: I. Um dos vetores essenciais no processo de modernizao foi o desenvolvimento da TI Tecnologia da Informao -, aliado a tendncias liberais que provocaram uma onda de relativo esvaziamento do aparelho do Estado. II. A busca da ampliao do bem-estar social, alteraes no cenrio geoeconmico e o privilgio da eficincia e eficcia na gesto so fatores que forjaram o surgimento da administrao pblica contempornea. III. O fracasso de reformas previdencirias em todo o mundo e os movimentos sociais para a reduo de tributos foram decisivos para o surgimento de um perfil moderno da gesto pblica. IV. As mudanas polticas em regimes socialistas, o crescimento da populao europeia, fomentada por imigrantes do leste europeu e por asiticos, e o surgimento da Terceira Via, como ideologia inspiradora, fortaleceram uma nova administrao pblica a partir da Europa. Est correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV. b) II, III e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas.

e) III e IV, apenas.

No consigo observar qualquer onda de esvaziamento do aparelho de Estado, principalmente causada por tendncias liberais. Discordo do gabarito, pois "A busca da ampliao do bem-estar social" na afirmativa ll deixa o texto incoerente com o que se busca na administrao pblica contempornea. Esvaziamento do Estado = descentralizao

Disciplina de Adm Pblica com a FCC f........ 'Processo de modernizao foi o desenvolvimento da TI , aliado a tendncias liberais provocaram uma onda de relativo esvaziamento do aparelho do Estado' ONDE, QUANDO, COMO acreditar que est havendo um relativo esvaziamento do aparelho do Estado por esses motivos.

7 Q44472

Questo fcil

O ndice de acertos para essa questo est na faixa de 61% a 80%. Prova: CESPE - 2010 - MPS - Administrador Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: Modelos tericos de Administrao Pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencial; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

A propsito da evoluo da administrao pblica no Brasil, julgue os itens a seguir. O Estado oligrquico, modelo adotado no sculo passado, no Brasil, antes do primeiro governo Vargas, atribua pouca importncia s polticas sociais, o que fortaleceu o papel de instituies religiosas, voltadas para o atendimento das populaes mais pobres e desprotegidas.

Certo

Errado

O perodo oligrquico referido no item diz respeito a Repblica do Caf-com-Leite, foi visvel nessa poca a pouca importncia dos governadores com o social (educao, sade), o pas para crescer tinha que ter altos ndices de exportao e influncia no exterior, esquecendo-se do interno. Por isso em muitos lugares as instituies religiosas que inclusive tinham apoio do governo fizeram trabalhos grandiosos em prol da sociedade aumentando assim os seus prestgios.Modernamente ocupam ainda lugar de destaque como instituies filantrpicas principalmente na sade e educao.

Stela Antes de Getlio Vargas o ADM Pblica era uma baguna favorecia corrupo e no, o povo. Mas realmente o questo viu. CERTO

As instituies religiosas mencionadas na questo eram nmades que cultuavam a literatura pag, com elementos tpicos da cultura fencia e babilnica.

8 Q15808

Questo difcil

O ndice de acertos para essa questo est na faixa de 21% a 40%. Prova: ESAF - 2009 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Prova 2 Disciplina: Administrao Pblica | Assuntos: HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL;

a) ao privilegiar o usurio do servio pblico, o Programa Nacional de Desburocratizao marcou pelo ineditismo, j que nenhum outro antes dele fora dotado de carter social e poltico.

b) a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administraes direta e indireta, garantindo a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso.

c) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torn-lo responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social.

d) a reforma burocrtica de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado.

e) com a Repblica Velha, deu-se a primeira experincia radical de reforma administrativa, em resposta s mudanas econmicas e sociais que levavam o pas rumo industrializao.

a) O Programa Nacional de Desburocratizao foi levado a cabo pelo Decreto n 83.740, de 18 de julho de 1979. b) Dois erros: no houve reduo da separao entre os dois tipos de administrao, inclusive a administrao indireta ganhou maior flego, distanciando-se ainda mais da administrao direta. Alm disso, a profissionalizao do servio pblico no passou por toda extenso do mesmo. c) Ao contrrio, a reforma dos anos 90 visava diminuir o tamanho do Estado, de modo que este apenas participasse do desenvolvimento econmico e social como agente regulador/fiscalizador, deixando espao para o mercado. d) A reforma da dcada de 30, inspirada no modelo burocrtico weberiano, tinha como pilares:

formalidade, impessoalidade e profissionalismo. e) Tal experincia ocorreu com o advento da Nova Repblica, a partir da dcada de 30. (Wagner R. Jr)

ADMINISTRAO PBLICA 1 - Q260119 ( Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Administrao Pblica / HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Acerca de noes de administrao pblica, julgue os itens a seguir. O plano SALTE (Sade, Alimentao, Transporte e Energia), elaborado pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, foi o primeiro a enfatizar a coordenao nos trs nveis: federal, estadual e municipal.

( ) Certo

( ) Errado

2 - Q260124 ( Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Administrao Pblica / Administrao Burocrtica e Administrao Gerencial; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Julgue os itens seguintes, a respeito da administrao pblica e das convergncias entre a gesto pblica e a gesto privada. A implantao do Departamento Administrativo de Servio Pblico (DASP) foi uma ao tpica da administrao pblica voltada para o paradigma ps-burocrtico.

( ) Certo

( ) Errado

3 - Q260696 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio / Administrao Pblica / HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) A respeito das reformas administrativas e da nova gesto pblica, assinale a opo correta.

a) A nova gesto pblica rene caractersticas positivas dos modelos patrimonial e gerencial de administrao pblica.

b) A ltima reforma administrativa que se tm notcia no Brasil foi aquela baseada nos princpios burocrticos estabelecidos pelo presidente Vargas.

c) A administrao pblica gerencial multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidado e procura flexibilizar as relaes de trabalho.

d) O modelo de administrao pblica burocrtico orientado para resultado, concentra-se no processo, controla procedimentos e possui alta especializao.

e) A reforma administrativa resultante da independncia do Brasil apresentou o patrimonialismo como modelo de administrao pblica, que, apesar de superado, ainda revela grande importncia no governo do pas.

4 - Q260546 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Pblica / Administrao Burocrtica e Administrao Gerencial; Reforma administrativa; Reforma do Aparelho do Estado; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Considerando a evoluo da administrao pblica no Brasil, as grandes reformas administrativas do Estado, ocorridas aps o ano de 1930, foram denominadas

a) liberal e neoliberal. b) monrquica, republicana e democrtica. c) patrimonialista, burocrtica e gerencial. d) republicana, burocrtica e democrtica. e) burocrtica e gerencial.

5 - Q248866 ( Prova: ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle - prova 1 Conhecimentos gerais / Administrao Pblica / Administrao Pblica; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Considerando o atual contexto da administrao pblica brasileira, incluindo-se a o arcabouo legal, seus desdobramentos e as principais discusses temticas, correto afirmar que:

a) alm de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspirao para vrias iniciativas em outras esferas da vida pblica, a exemplo do uso de seus princpios, em diversos estados e municpios, como fator impeditivo posse em cargos de confiana.

b) tendo por base a transparncia nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor pblico por meio do equilbrio oramentrio, o que significa dizer que seus reflexos no alcanam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional.

c) tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, tambm conhecida como Lei de Responsabilidade Oramentria, pode ser considerada a pedra angular para a criao da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigncias em torno da disciplina fiscal e da transparncia.

d) ao passo em que limitou a capacidade de atuao dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal tambm contribuiu para o enfraquecimento dos rgos de controle interno. Da, em um movimento contrrio, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilbrio.

e) ao aceitar o fato de que possvel, para o Estado, adotar formas de gesto consagradas pelo setor privado, a discusso em torno da tica no servio pblico passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.

6 - Q214420 ( Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Administrativa / Administrao Pblica / Administrao Pblica; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Em relao ao processo de modernizao da Administrao Pblica, considere as afirmativas abaixo: I. Um dos vetores essenciais no processo de modernizao foi o desenvolvimento da TI Tecnologia da Informao -, aliado a tendncias liberais que provocaram uma onda de relativo esvaziamento do aparelho do Estado. II. A busca da ampliao do bem-estar social, alteraes no cenrio geoeconmico e o privilgio da eficincia e eficcia na gesto so fatores que forjaram o surgimento da administrao pblica contempornea. III. O fracasso de reformas previdencirias em todo o mundo e os movimentos sociais para a reduo de tributos foram decisivos para o surgimento de um perfil moderno da gesto pblica. IV. As mudanas polticas em regimes socialistas, o crescimento da populao europeia, fomentada por imigrantes do leste europeu e por asiticos, e o surgimento da Terceira Via, como ideologia inspiradora, fortaleceram uma nova administrao pblica a partir da Europa.

Est correto o que se afirma em


a) I, II, III e IV. b) II, III e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) III e IV, apenas.

7 - Q44472 ( Prova: CESPE - 2010 - MPS - Administrador / Administrao Pblica / Modelos tericos de Administrao Pblica: patrimonialista, burocrtico e gerencial; HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) A propsito da evoluo da administrao pblica no Brasil, julgue os itens a seguir. O Estado oligrquico, modelo adotado no sculo passado, no Brasil, antes do primeiro governo Vargas, atribua pouca importncia s polticas sociais, o que fortaleceu o papel de instituies religiosas, voltadas para o atendimento das populaes mais pobres e desprotegidas.

( ) Certo

( ) Errado

8 - Q15808 ( Prova: ESAF - 2009 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental - Prova 2 / Administrao Pblica / HISTRICO, REFORMAS E EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL; ) Considerando a evoluo da administrao pblica em nosso pas, bem como as suas experincias de reforma, correto afirmar que:

a) ao privilegiar o usurio do servio pblico, o Programa Nacional de Desburocratizao marcou pelo ineditismo, j que nenhum outro antes dele fora dotado de carter social e poltico.

b) a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administraes direta e indireta, garantindo a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso.

c) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torn-lo responsvel direto pelo desenvolvimento econmico e social.

d) a reforma burocrtica de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado.

e) com a Repblica Velha, deu-se a primeira experincia radical de reforma administrativa, em resposta s mudanas econmicas e sociais que levavam o pas rumo industrializao.

GABARITOS: 1-C 2-E 3-C 4-E 5-A 6-C 7-C 8-A

S-ar putea să vă placă și