Sunteți pe pagina 1din 17

Comunicao e Expresso / Lngua Portuguesa / Literatura Brasileira / Lngua Estrangeira

Questes de 1 a 12
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

Lngua Portuguesa Questes de 1 a 9


Questes de 1 a 3
TEXTO:

03) passar algumas orientaes sobre condutas esperadas dos candidatos a emprego pelos que fazem a seleo do pessoal. 04) mostrar que boas maneiras pesam bem mais para os empregadores do que as informaes constantes no currculo de uma pessoa.

Como fisgar uma vaga / De olho nas redes sociais

05) ensinar juventude o caminho mais prtico para obter uma vaga no mercado de trabalho, sem precisar ser portador de maiores conhecimentos.
QUESTO

A concorrncia acirrada nos processos para a escolha de trainees no deixa espao para deslizes dos candidatos. As empresas esperam dos jovens talentos, segundo Adriana Roggieri, do Grupo Foco, bom senso 5 para se vestir, interesse pela empresa, autocontrole, participao comedida e comportamento adequado. Uma pesquisa mundial, feita pela empresa de recrutamento Robert Half, mostrou que muitos gestores olham o perfil de seus candidatos nas redes sociais, 10 como Facebook e Twitter. E a maioria deles diz que, quando encontram algo que consideram de mau gosto, isso pode prejudicar a avaliao de um profissional com um bom currculo. No h nada de anormal em publicar, nas redes, 15 fotos informais, de viagens ou com amigos. As imagens em que a pessoa aparece em trajes de banho, por exemplo, ou alcoolizada, so imperdoveis. Opinies controversas ou preconceituosas so de pssimo tom. Tambm pegam muito mal as crticas 20 empresa ou ao ambiente corporativo. Reclamaes como No vejo a hora de chegar sexta-feira! demonstram desinteresse, dentre outras. E, seja qual for o contedo, erros de ortografia sempre depem contra o candidato.
MACEDO, Daniela; SANDOVAL, Gabriela. Como fisgar uma vaga/ De olho nas redes sociais. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2231, ano 44, n. 24, p. 128, 24 ago. 2011. Guia Veja. Adaptado.
QUESTO

Marque com V as concluses a que se pode chegar com as informaes constantes no texto e com F, as demais. ( ) A tecnologia facilitou a bisbilhotice da vida dos outros. ( ) A vida de qualquer cidado pode ser rastreada na internet. ( ) A falta de tica consequncia inevitvel do progresso tecnolgico. ( ) Os registros postados na web so informaes de domnio pblico. ( ) O acesso s redes sociais invariavelmente pressupe invaso de privacidade. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F F V F 02) V V V F F 03) F F V V V 04) F V F V V 05) V V V V V
QUESTO

Em relao aos recursos lingusticos usados no texto, est correto o que se afirma em 01) O articulador pela, nos contextos interesse pela empresa (l. 5) e feita pela empresa (l. 7), exerce a mesma funo. 02) A forma verbal diz (l. 10) est no singular, concordando com a expresso partitiva presente no sujeito da orao, mas poderia aparecer no plural, concordando com o complemento dessa expresso, que est no plural. 03) Os vocbulos mau (l. 11), bom (l. 13) e mal (l. 19) pertencem mesma classe de palavras. 04) Os termos anormal (l. 14) e desinteresse (l. 22) so derivados formados por diferentes processos. 05) A expresso seja qual for (l. 22-23) expressa o descaso dos gestores pelos contedos postados na rede.
Port - 1

O texto tem como objetivo principal 01) divulgar a importncia das redes sociais para o mundo dos negcios na contemporaneidade. 02) instruir os jovens quanto ao comportamento desejvel nas suas relaes interpessoais e profissionais.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Questes de 4 a 6
TEXTO:

QUESTO

A leitura do texto leva ao pressuposto de que 01) o capital social passou a ser mais valorizado com o

Empresas usam redes sociais para atrair consumidores

chamado contato virtual. 02) a possibilidade de influenciar pessoas tornou-se exclusividade das redes sociais. 03) as relaes de pessoas mais prximas se intensificaram com o fenmeno das mdias sociais.

10

15

20

25

30

35

As redes sociais canais online de troca de contedo, como Twitter, Facebook e You Tube vm alterando a forma como as pessoas se relacionam e tm acesso informao em todo o mundo. A velocidade com que circulam dados, crticas e elogios sobre toda sorte de assuntos chegou a tal nvel, que ningum que dependa, em algum grau, da opinio pblica pode dar-se ao luxo de ficar de fora do processo. Polticos, por exemplo, tm se esmerado em interagir com os usurios dessas ferramentas interativas. Para acompanhar gostos, sentimentos, reaes e desejos dos clientes, empresas tambm tm sido obrigadas a esquecer a poca em que marcar presena na internet significava ter um site. preciso estar por toda parte. No Distrito Federal, empresrios esto se adaptando nova realidade, e j existe at consultoria para ajudar a cuidar da imagem virtual. O fenmeno das mdias sociais com a fora que elas possuem nos dias de hoje recente. O servio de microblog Twitter, por exemplo, atualmente o canal mais popular dentre todos, foi criado em 2006 e, no Brasil, s se tornou realmente conhecido poucos anos depois. Entretanto, no universo das redes da web, as coisas acontecem to rapidamente, que quem deseja seguir o ritmo forado a tomar decises antes mesmo de entender o que est se passando. Foi o que aconteceu com a artista plstica e empresria brasiliense Mariana Dap, proprietria da loja de peas de design Mercado Cobog. Mariana, que organizava exposies, abriu um espao fixo de vendas na Asa Norte, no ano passado. Na poca, sabia, por intermdio de amigos, que ferramentas da rede mundial de computadores comeavam a se mostrar eficazes na divulgao de negcios. Ainda sem ter muita intimidade com as mdias, resolveu ousar. Comecei a fuar com a ajuda deles e decidi que ia fazer tudo de graa, usando esse tipo de canal, conta. Atualmente, no exagero dizer que a empresa da artista plstica est espalhada por toda parte.

04) o investimento nas redes sociais a maneira que se tem de permanecer no mercado do futuro. 05) o custo zero das publicaes uma das maiores garantias do sucesso de pequenas e grandes empresas.
QUESTO

Identifique com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas. Da leitura do texto, pode-se concluir que as redes sociais ( ) permitem a definio de melhores estratgias de marketing virtual. ( ) agilizam os processos de negcios, possibilitando, inclusive, a expanso do mercado. ( ) contribuem para o aumento das vendas e, desse modo, para a obteno de maiores lucros. ( ) viabilizam a interao com clientes, podendo deles receber feedbacks com relao aos produtos utilizados. ( ) facilitam a criao da imagem da empresa, podendo, assim, competir em melhores ou iguais condies com os seus concorrentes. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) F F V V F 02) F V F V V 03) V V V F F 04) V F F F V 05) V V V V V
QUESTO

uma informao sem suporte gramatical o que se declara sobre o termo transcrito em 01) O conector que (l. 6) introduz a consequncia do que foi anunciado na orao anterior. 02) O vocbulo tambm (l. 12) expressa a mesma ideia que at (l. 16). 03) Os termos realmente (l. 22) e rapidamente (l. 24) denotam modo. 04) O verbo fuar (l. 35), usado em sentido figurado, conota curiosidade. 05) A orao reduzida dizer (l. 38) exerce funo subjetiva no contexto em que se encontra.
Port - 2

BRANCO, Mariana. Empresas usam redes sociais para atrair consumidores. Correio Braziliense, Braslia, 6 set. 2011. Disponvel em:<http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/05/ 23/interna_cidadesdf,193950/index.shtml>. Acesso em: 6 set. 2011.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

QUESTO

7
II. O meu endereo t na internet Click para amado@.com Vamos resolver de vez o seu futuro Sou um homem maduro Sou um homem bom Que quer uma amiga Uma companheira Uma amada amante Uma namorada Pra viver comigo Uma vida inteira Estando ao meu lado No vai faltar nada
BATISTA, Amado. Amado@.com. Disponvel em: <http:// letras.terra. com.br/amado-batista/166232>. Acesso em: 9 set. 2011.

I. Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleja... [...] Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via internet Um bando de tietes de Connecticut
GIL, Gilberto. Pela internet. Disponvel em: <http://letras.terra. com.br/ gilberto-gil/68924/>. Acesso em: 9 set. 2011.

Sobre os textos I e II, correto afirmar: 01) Ambos se reportam rede como um meio de solucionar problemas a distncia. 02) Os dois dialogam ao referendar a internet como chance de contato com mundos diferentes. 03) Tanto o I quanto o II trabalham com o mesmo assunto: a troca de ideias entre desconhecidos. 04) O I traa o perfil da internet como geradora de emoes e o II, como causadora de desenlaces. 05) O I trata da busca de novas descobertas, de novos conhecimentos, e o II, da resoluo de uma questo amorosa.

Questes 8 e 9
I. Lira IV J, j me vai, Marlia, branquejando loiro cabelo, que circula a testa; este mesmo, que alveja, vai caindo, e pouco j me resta. As faces vo perdendo as vivas cores, e vo-se sobre os ossos enrugando, vai fugindo a viveza dos meus olhos; tudo se vai mudando. Se quero levantar-me, as costas vergam; as foras dos meus membros j se gastam, vou a dar pela casa uns curtos passos, pesam-me os ps e arrastam. [...]
GONZAGA, Toms Antnio. Lira IV. Segunda parte. Marlia de Dirceu. Salvador: Livraria Progresso, 1956. p. 113-114.
QUESTO

II. Retrato Eu no tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos to vazios, nem o lbio amargo. Eu no tinha estas mos sem fora, to paradas e frias e mortas; eu no tinha este corao que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, to simples, to certa, to fcil: Em que espelho ficou perdida a minha face?
MEIRELES, Ceclia. Retrato. Flor de poemas. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 63.

Os dois textos, embora de estilos de poca e de autores diferentes, tm em comum 01) a defesa do carpe diem. 02) a conscincia da inexorabilidade do fluir do tempo. 03) o inconformismo diante de mudanas imprevisveis. 04) o choque resultante da constatao entre o real e o idealizado. 05) o medo de enfrentamento dos problemas decorrentes da velhice.
QUESTO

A nica informao sem suporte, no texto II, a que declara que, diante da imagem refletida no espelho, a voz potica 01) aparece marcada por um tom melanclico. 02) se vale de gradaes para sugerir a passagem da vida. 03) revela um sentimento de perplexidade diante das mudanas ocorridas. 04) relembra, com certo amargor, os momentos felizes vividos anteriormente. 05) se indaga, atravs de metforas, sobre o lugar em que perdera sua juventude.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro) Port - 3

Lngua Estrangeira - Ingls


Questes de 10 a 12
TEXTO:

Letters Why I hate 3-D (and you should too)

Roger Erberts article, Why I hate 3-D, must have had a huge impact on everybody who, like me, is a cinema buff and is surprised by the rising trend of such technology. I entirely agree that 3-D should be an option, not the only tiring way of watching movies. However, I had the chance to watch Avatar with and without glasses and I know that I felt cheated at the end of the second experience. Alessandra da Silva, Rio de Janeiro, Brazil. The biggest failure of Hollywood, TV, and videogame designers is that they have come to rely on special effects, shock, violence, and one-liners instead of on writing and a storyline that draws viewers and players into the story and activates their imagination like radio programs used to. The near-total reliance on gimmicks of one sort or another is a cheap shot that only offers moviegoers a shallow experience. Dan Thompson, Union, Oregon.

LETTERS. Newsweek, New York, May 24 & 31, 2010. p. 6.

cinema buff (l. 1) : cinfilo. gimmicks (l. 7): truques.


QUESTO

10

After having watched the movie Avatar, Alessandra da Silva said that she 01) hated the 3-D experience. 02) preferred to watch it without glasses. 03) doesnt intend to watch 3-D movies anymore. 04) liked the 3-D version better than the traditional one. 05) didnt see much difference between the two versions.
QUESTO

11

Fill in the parentheses with T (True) or F (False). According to Dan Thompson, ( ) moviegoers nowadays profit a lot from technological advances. ( ) high-tech movies dont let people use their imagination. ( ) modern filmmakers use too many special effects. ( ) videogame designers give more importance to the storyline than to the use of special effects. According to the text, the correct sequence, from top to bottom, is 01) T T T T 02) F T T F 03) F T F T 04) T T F F 05) T F F T
QUESTO

12

The only alternative with a pair of opposites is 01) 02) 03) 04) 05) huge (l. 1) enormous. trend (l. 2) tendency. entirely (l. 2) completely. failure (l. 5) success. rely on (l. 5) depend on.
Ing - 4

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Lngua Estrangeira Espanhol


Questes de 10 a 12
TEXTO: Perderse No es preciso perderse o hacerse el perdido a la antigua usanza. Uno puede hallarse en ese mismo lugar preconocido pero puede hallarse inaccesible para los medios que constituyen hoy la base del estar en contacto. La cada del sistema informtico, la falta de cobertura para el ordenador, la no recepcin de los e-mails crea un entorno de vaco que siendo tan sutil e intangible parece impenetrable. La comunicacin es la norma y la anormalidad es igual a la prdida de estos enlaces electrnicos. Nos hace y nos deshace la presencia o la ausencia de esa comunicacin. Justo la clase de comunicacin que, funcionando, permiti ms fcilmente que nunca estar siendo otro, afirmarse mintiendo, vivir en otro personaje a la vez que eliminando la referencia al existente.

VERD, Vicente. Perderse. Disponvel em:< http://www.elboomeran.com/blog/11/vicente-verdu/80/>. Acesso em: 19 set. 2011. Adaptado.
QUESTO

10

De acuerdo con el texto, es correcto decir que son verdaderas las siguientes afirmaciones: ( ) El vaco en la comunicacin proviene de la falta de elementos informticos. ( ) La buena comunicacin permite proporcionar datos falsos. ( ) La comunicacin depende de conexiones electrnicas. ( ) El requisito para comunicarse es estar conectado. ( ) La gente que vive sin comunicarse es subnormal. La alternativa que indica la secuencia correcta, de arriba para abajo, es la 01) V V F F F 02) V F F V V 03) F V V F F 04) V F V V F 05) F F V F V
QUESTO

11

La locucin a la vez (l. 7) equivale a 01) una vez. 02) por una vez. 03) a un tiempo. 04) en otro tiempo. 05) de una sola vez.
QUESTO

12

En el texto, 01) Uno (l. 1) es un pronombre que se refiere a una persona de forma indeterminada. 02) hoy (l. 2) indica el da corriente. 03) que (l. 2) y e (l. 4) pertenecen a la misma clase gramatical. 04) esa (l. 5) funciona como pronombre. 05) otro, en siendo otro (l. 6), y otro, en otro personaje (l. 6-7), desempean la misma funcin gramatical. * * *

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Esp - 5

Prova de Redao
INSTRUES: Leia, com ateno, o tema proposto e elabore a sua Redao, contendo entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas, mas no ultrapasse os limites da Folha de Resposta. Escreva a sua Redao no espao reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Resposta, usando caneta de tinta azul ou preta. Se desejar, coloque um ttulo para a sua Redao. No utilize letra de forma ou de imprensa. Ser anulada a Redao redigida fora do tema proposto; apresentada em forma de verso; assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique; escrita a lpis, de forma ilegvel, ou no articulada verbalmente; redigida em folha que no seja a de Redao; pr-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vrios candidatos.

Tema da Redao
I. Se tivermos de esperar, que seja para colher a semente boa que lanamos hoje no solo da vida. Se for para semear, ento que seja para produzir milhes de sorrisos, de solidariedade e amizade.
(CORALINA, Cora. Se tivermos de esperar... Disponvel em:< http://pensador.uol.com.br/os_melhores_poemas_de_cora_coralina>. Acesso em: 10 set. 2011.)

II. Altrusmo e solidariedade so valores morais socialmente constitudos, vistos como virtudes do indivduo. Do ponto de vista religioso, acredita-se que a prtica do bem salva a alma; numa perspectiva social e poltica, pressupe-se que a prtica de tais valores zelar pela manuteno da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herana cultural e religiosa), reforada pelo ideal, as crenas, os sistemas de valores e o compromisso com determinadas causas so componentes vitais do engajamento. No se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do prprio indivduo.
(CORULLN, Mnica. O trabalho voluntrio. Disponvel em: <http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/assistencia/o-trabalho-voluntario.html>. Acesso em: 14 set. 20011.)

Leia com ateno os versos de Cora Coralina e o fragmento sobre trabalho voluntrio de Mnica Corulln, reflita sobre as mensagens que veiculam e, a seguir, escreva um texto dissertativo-argumentativo, procurando mostrar a importncia de o ser humano voltar-se mais para o coletivo na sociedade em que vive, a fim de minimizar o sofrimento dos outros, sem se esquecer de ressaltar as vantagens, no mbito geral, dessa luta pela causa humana.

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Red - 6

Rascunho da Redao

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Red - 7

Matemtico / Raciocnio Lgico


Questes de 13 a 22
Instruo
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

13

Comparando-se as alturas dos 58 estudantes de determinado grupo, observou-se que um dos meninos mais alto do que exatamente seis meninas; outro menino mais alto do que exatamente oito meninas e um terceiro menino mais alto do que exatamente dez meninas, e assim sucessivamente at que algum menino mais alto do que todas as meninas. Nessas condies, pode-se afirmar que, nesse grupo, o nmero de 01) meninos , no mnimo, igual a 18. 02) meninos , no mnimo, igual a 40. 03) meninas , no mximo, igual 32. 04) meninas , no mximo, igual a 36. 05) meninos e meninas igual.
QUESTO

14

Para ter acesso a determinado site na Internet cada pessoa deve cadastrar uma senha numrica de quatro dgitos e, por questo de segurana, recomenda-se que ela seja periodicamente modificada. Para alterar sua senha atual, um indivduo decide manter os mesmos algarismos das unidades e dos milhares que so respectivamente iguais a 5 e 9 , e continuar essa senha como um nmero divisvel por 3. Assim, o nmero total de escolhas possveis para a nova senha igual a 01) 26 02) 27
QUESTO

03) 32 04) 33

05) 38

15

X e Y partem, no mesmo instante, dos pontos P e Q, respectivamente, e andam em linha reta, um em direo ao outro. Ao se encontrarem, X continua a caminhar no mesmo sentido, mas Y retorna ao seu ponto de partida, chegando 8 minutos antes de X. da Sabendo-se que ambos caminham a velocidades constantes e que a velocidade de X velocidade de Y, pode-se afirmar que o tempo gasto, do incio da caminhada at se encontrarem, foi igual a 01) 12 minutos. 02) 13 minutos. 03) 14 minutos. 04) 15 minutos. 05) 16 minutos.
QUESTO

16

H anos o jeans est presente nos guarda-roupas de milhares de pessoas e sua aparncia sempre renovada atravs de modernas tecnologias capazes de produzir efeitos variados no tingimento, desgaste, desbotamento etc. Uma pessoa adquiriu uma cala jeans e observou que ela perde 2,5% de sua cor a cada lavagem, de tal modo que, aps n lavagens, ter apenas 25% de sua cor original. Considerando, se necessrio, log 5 = 0,698 e log 39 = 1,591, pode-se estimar que o valor aproximado de n 01) 10 02) 19 03) 28 04) 37
Mat - 8

05) 46

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

QUESTO

17

Sendo k um nmero real no nulo e considerando-se as funes f(x) = 2

2x+3

, representadas no grfico, pode-se afirmar que g(f( 2)) pertence ao intervalo 01) [ 3, 2[ 02) [ 2, 1[
QUESTO

03) [ 1, 0[ 04) [0, 1[

05) [1, 2]

18

O Sistema de Posicionamento Global ou GPS formado a partir de uma constelao de satlites e suas estaes na Terra e j comea a fazer parte do cotidiano da vida das pessoas. Dentre outras informaes relativas ao seu deslocamento, o portador de um receptor GPS padro pode ser situado no mapa em um determinado local, como tambm ter seu caminho traado por um mapa medida que se mova. A trilha, mostrando no mapa o caminho percorrido por determinada pessoa que se deslocou de um ponto A at um ponto B, quando representada no sistema de coordenadas cartesianas, corresponde parte da curva definida pela expresso algbrica 3 2 P(x) = ax x + bx + c representada no grfico. Com base nessas informaes, pode-se afirmar que o resto na diviso de P(x) por 2 Q(x) = 2x +3x 2 01) x 2 02) x + 2
QUESTO

03) 2 04) 0

05) 3

19

Considere uma matriz quadrada A = (aij), de ordem 2, cujos termos so definidos por aij = 2i j + 1. Uma reta que passe pelo ponto P = (a11, a12) e tenha coeficiente angular igual ao determinante de A pode ser representada analiticamente, no sistema cartesiano, pela equao 01) 02) 03) 04) 05) 2x y + 1 = 0 2x y 3 = 0 x 2y = 0 x 2y + 2 = 0 3x 2y 6 = 0
Mat - 9

Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

QUESTO

20

Escolhendo-se aleatoriamente trs pontos distintos da malha, a probabilidade de esses pontos serem colineares igual a 01) 02)
QUESTO

03) 04)

05)

21
e

Sabendo-se que os afixos dos nmeros complexos

so extremos de um dos dimetros de uma circunferncia de centro C e raio r, pode-se afirmar que 01) r = 02) r = 03) r = 04) r = 05) r =
QUESTO

e C afixo do nmero complexo e C afixo do nmero complexo e C afixo do nmero complexo e C afixo do nmero complexo e C afixo de um nmero complexo de mdulo 2.

. . . .

22

Um pedao quadrado de papel ABCD, de frente branca e verso colorido, dobrado de tal modo que os vrtices A e C coincidam com um ponto E da diagonal AC, dando origem a um hexgono HIBFGD, de acordo com a figura.

Sabendo-se que o hexgono tem metade de sua rea branca e metade colorida e que o tringulo maior tem oito unidades de rea, pode-se afirmar que o quadrado ABCD tem rea, em u.a., igual a 01) 02) 03) 04) 05)
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro) Mat - 10

Cincias Humanas / Atualidades


Questes de 23 a 30
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

Questes 23 e 24
O Conselho Supremo das Foras Armadas do Egito, que governa o pas, anunciou ontem que aplicar todos os artigos da Lei de Emergncia, de 1981, para evitar distrbios, como os de sexta-feira [9 set. 2011], na embaixada israelense no Cairo. Aps reunio entre a cpula militar e o governo, o ministro da Informao, Osama Hekal, disse que os corpos de segurana adotaro todas as medidas contra atos de violncia, incluindo o direito autodefesa. Ontem, centenas de manifestantes continuavam reunidos frente embaixada, aps os confrontos da noite de sexta-feira, que causaram trs mortes e estremeceram as relaes entre Egto e Israel. Pela manh, ainda ocorreram choques espordicos entre manifestantes e foras de segurana em frente sede dplomtica, no distrito de Giza. [...]. O que comeou como um grande protesto na praa Tahrir, no centro da capital, para agilizar o processo de transio democrtica no Egito, resultou em uma demonstrao de raiva contra Israel. Entre os motivos dessa reao, destacase o ltimo ataque da aviao israelense que, em agosto, matou seis soldados na fronteira que compartilham ambos pases na Pennsula do Sinai, segundo a ltima apurao divulgada ontem pelas autoridades. (DELGADO, 2011, p. B8).
QUESTO

23

O norte da frica e o Oriente Mdio so regies de culturas seculares e palco de intensos conflitos ao longo de sua histria, que podem ser observados 01) na formao do Egito Antigo, na medida em que a cultura teocntrica egpcia se chocava com o racionalismo das sociedades mesopotmicas, bero da filosofia oriental. 02) durante o perodo medieval, quando a expanso muulmana se consolidou no norte da frica, contribuindo para o desenvolvimento de importantes cidades no reinos, imprios e cidades-estados nessa regio. 03) no processo de expanso martima e comercial que, ao deslocar o eixo econmico do Mediterrneo para o Atlntico, provocou grave crise econmica na regio, acirrando as rivalidades entre palestinos, egpcios e israelenses pela disputa de territrios no Oriente. 04) nos confrontos entre os egpcios e os hebreus, que provocaram a dispora judaica e a extino do Estado israelense, que s foi novamente constitudo aps a Primeira Guerra Mundial. 05) na poltica israelense de expanso territorial no Oriente Mdio, durante a Guerra Fria, que confrontava os grupos muulmanos, apoiados pela Unio Sovitica, como o Taleb e a Al Qaeda, e os grupos anti-islmicos, apoiados pelos Estados Unidos, como o Hezbol.
QUESTO

24

A regio do Oriente Mdio se constitui um dos pontos de maior tenso mundial, atualmente, sem apresentar perspectivas viveis, a curto ou a longo prazo, de resoluo definitiva dos litgios que envolvem a regio. Em relao histria do Oriente Mdio, pode-se afirmar: 01) A formao do Imprio Bizantino contribuiu para a ruralizao da economia e para a formao do sistema feudal, caracterstico do perodo conhecido como a Baixa Idade Mdia. 02) As Cruzadas, ao estabelecerem o domnio cristo sobre a regio, reativaram o comrcio entre a Europa e a sia, e a matria-prima trazida do Oriente foi fundamental para o processo da Revoluo Industrial inglesa. 03) Os interesses imperialistas do sculo XIX se fizeram sentir com a diviso da regio em rea de influncia franco-britnica, objetivando o controle de reas produtoras de matria-prima e para a aplicao do excedente de capital europeu. 04) O controle dos estreitos de Bsforo e de Dardanelos, pertencentes aos egpcios, ops a Alemanha, aliada dos pases rabes, aos austracos, aliados dos turcos, agravando a tenso na regio e contribuindo para a ecloso da Primeira Guerra Mundial. 05) A Alemanha nazista objetivou controlar o Oriente Mdio, fundamental para a construo da Estrada de Ferro Berlim-Bagd, o que contribuiu para o Pacto de No Agresso Germano-Sovitico, que tinha como finalidade a explorao das reservas de petrleo do Oriente pelas duas naes.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro) CH/At - 11

QUESTO

25
Realidade ao extremo. H dez anos, terroristas islmicos conduziram um atentado midiaticamente pensado para chocar. Como um terremoto que pe ao cho grandes edificaes, o choque inicial foi seguido por repiques guerras sob justificativas infundadas, crises econmicas, uso autorizado de torturas, ataques em Bali, Londres e Madri que ainda movimentam o tabuleiro geopoltico mundial e traumatizam geraes, seja na memria indelvel, na incompreenso ou na incapacidade de artistas criarem obras mais chocantes e significativas que a realidade em si mesma. A vida no um filme e, s vezes, mais que isso. (A DCADA..., 2011, p.1).

Com base no texto sobre o 11 de Setembro de 2001 e nos conhecimentos sobre a nova ordem poltica mundial e a poltica externa norte-americana, correto afirmar: 01) Os Estados Unidos, nos ltimos dez anos, envolveram-se em guerras e foram responsveis pela desestabilizao poltica do Oriente Mdio, porm os fabulosos gastos militares decorrentes dessa poltica externa foram compensados, pois esta assegurou a hegemonia do pas dessa regio. 02) A eliminao das bases da organizao terrorista Al Qaeda pelos Estados Unidos no Afeganisto e no Paquisto aponta para uma poltica externa norte-americana mais conciliadora e prenuncia aes militares unicamente pontuais. 03) A morte do lder terrorista Osama bin Laden assegurou aos Estados Unidos a vitria final contra o terrorismo, o que pode ser comprovado pela desocupao militar do Iraque em curso, pelas tropas americanas. 04) O governo Barack Obama, ao eliminar Osama bin Laden, alterou as relaes internacionais entre o Ocidente e o mundo islmico, possibilitando a democratizao da quase totalidade dos pases que formam esse mundo. 05) As pretendidas mudanas, pelo atual governo norte-americano, na ao militar dos Estados Unidos no mundo visam, sobretudo, reduo do dficit das contas pblicas do pas.

Questes de 26 a 28

QUESTO

26

A anlise do grfico e os conhecimentos sobre a poltica econmica e financeira do Brasil permitem afirmar: 01) O perodo republicano, caracterizado pela economia agroexportadora, ao estabelecer uma balana comercial favorvel, impediu o endividamento pblico, problema surgido com o estabelecimento da indstria, que alterou a vocao agrcola brasileira. 02) O dficit pblico do Governo Federal surgiu a partir da redemocratizao, aps o regime ditatorial militar, em funo do descontrole inflacionrio da dcada de 90 do sculo passado e da primeira dcada deste sculo. 03) O aumento progressivo da dvida pblica brasileira impediu que o governo Fernando Henrique Cardoso desenvolvesse uma poltica de estabilidade financeira. 04) O aumento da dvida externa e a recesso econmica, no governo Luiz Incio Lula da Silva, contriburam para a adoo de uma poltica paternalista em relao aos pobres, buscando desviar a ateno dos problemas econmicos. 05) Os pressupostos do Plano Real, elaborados no governo Itamar Franco, foram mantidos no governo Luiz Incio Lula da Silva, a partir de uma poltica monetarista, que manteve, contudo, o crescente endividamento pblico.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro) CH/At - 12

QUESTO

27

As caractersticas econmicas e financeiras brasileiras esto intimamente vinculadas aos acontecimentos polticos, no decorrer da histria do Brasil. Em relao a essas caractersticas, pode-se afirmar: 01) A crise da economia canavieira decorreu unicamente do desenvolvimento da minerao, que deslocou mo de obra e capital da produo aucareira para a extrao de metais. 02) A proibio do trfico negreiro provocou uma crise sem precedentes na economia cafeicultora, durante o Segundo Imprio, provocando o dficit pblico, que s foi superado com o processo industrial da Era Vargas. 03) O modelo industrial populista pressupunha a entrada macia de capital estrangeiro, a partir da instalao de multinacionais que controlavam a extrao das riquezas naturais, agravando o endividamento pblico. 04) A emisso de papel moeda e a tomada de emprstimos no exterior foram mecanismos utilizados por Juscelino Kubistchek para financiar o processo industrial, o que agravou o dficit pblico brasileiro. 05) O milagre econmico, estabelecido no Brasil durante o regime militar, ao agravar o dficit pblico, provocou uma forte reao da classe mdia e da elite que se opuseram continuidade da ditadura militar.
QUESTO

( ) O Brasil foi, sempre, um pas que restringiu a imigrao estrangeira, todavia sua poltica de imigrao se modificou, nos ltimos governos, devido ao desenvolvimento econmico e necessidade de mo de obra estrangeira. ( ) O Sudeste brasileiro viu o declnio da migrao na primeira dcada do sculo XXI, em razo do aumento do desemprego nessa regio. ( ) A poltica de anistia aos imigrantes ilegais, adotada pelo governo em 2009, permitiu a regularizao da situao de grande nmero de estrangeiros ilegais, possibilitando o seu amparo legal e direitos trabalhistas. A alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) 02) 03) 04) 05) VFFVV FVVFF FFVVV VVFFV FVVVF

QUESTO

30

28

Sobre a atual organizao econmica do Brasil e suas implicaes, pode-se afirmar: 01) A inflao, consequncia da crise mundial e da poltica cambial de desvalorizao do dlar e da valorizao do real, ameaa a estabilidade da economia brasileira e dos parceiros comerciais do Mercosul. 02) A grande desvalorizao do real, no ano de 2010, aumentou a dvida externa e a excludncia social foi a mais alta j registrada no pas, no perodo republicano. 03) A atuao desastrosa do Banco Central, a omisso do governo brasileiro, o aumento de moeda em circulao e uma oferta maior de produtos e servios que as necessidades do pas explicam a volta da inflao, que ora se verifica. 04) A crise mundial e os aumentos constantes da SELIC constituem os nicos fatores da crise econmica que o pas atravessa atualmente. 05) A inflao danosa por desarticular o processo produtivo, reduzir o consumo e ter a capacidade de se tornar crnica.
QUESTO

Apesar dos avanos tecnolgicos da atualidade, a previso da ocorrncia de certos fenmenos naturais deixa muito a desejar. Calcular rotas de furaces com preciso ou quando dever ocorrer um novo terremoto ainda um desafio para a comunidade cientfica. O Japo, pas preparado para enfrentar terremotos, em maro de 2011 foi surpreendido por um terremoto de magnitude 8,9 graus na escala Richter, seguido de um maremoto, que provocou um rastro de destruio e fez inmeras vtimas. Considerando-se as informaes e os conhecimentos sobre os agentes endgenos que interferem na formao do espao, pode-se afirmar: 01) A previso de terremotos praticamente impossvel porque existe um desinteresse nos investimentos na pesquisa desse fenmeno, uma vez que apenas um reduzido nmero de pases, a maioria deles subdesenvolvida, est sujeita a esse fenmeno. 02) O terremoto que provocou a tragdia no Japo modificou o eixo da Terra e a pouca profundidade de sua ocorrncia aumentou o poder de destruio do tsunami que o seguiu. 03) A maior incidncia mundial de vulces ativos ocorre em reas onde existem placas divergentes, no chamado Cinturo de Fogo do Atlntico. 04) As falhas transformantes so resultantes de duas placas tectnicas com a mesma densidade que, ao se chocarem, se comprimem e do origem a litorais bastante recortados e a terremotos com baixa intensidade. 05) O deslocamento das placas tectnicas s modifica a geografia de um lugar quando existe choque entre uma placa continental e uma placa ocenica, que possuam densidades diferentes. * * *

29

Sobre as migraes internas e a poltica de imigrao, no Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) As diferenas econmicas das regies brasileiras retratam os movimentos migratrios pelo territrio nacional, desde o Perodo Colonial. ( ) A expanso do agronegcio e das fronteiras agrcolas explicam o fato de a Regio Nordeste, na ltima dcada, ter sido a que mais recebeu contingentes populacionais de outros estados.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

CH/At - 13

Cincias da Natureza
Questes de 31 a 40
Instruo Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque o nmero correspondente na Folha de Respostas.

Questes de 31 a 33
A decoada um fenmeno natural tpico do Pantanal. Ocorre quando h excesso de matria orgnica, que se decompe na gua com as inundaes, entre os meses de outubro e maro, e fica submersa nos crregos e rios. Decoada significa deteriorao da qualidade da gua e acontece, normalmente, no incio do processo de inundao do Pantanal. Como as plancies ficam cheias de vegetao morta, a quantidade de oxignio, gs essencial vida, reduzida. Por outro lado, h o aumento do gs carbnico na gua, resultado da decomposio das plantas. Esses dois fatores associados reduo do oxignio e aumento do gs carbnico podem levar morte peixes e outros organismos, como algas, bactrias, protozorios e invertebrados, que ficam sem oxignio dissolvido na gua. Logo, nesse perodo, comum observar peixes subindo superfcie da gua. (COLOMBINI, 2011, p. 6-8).
QUESTO

( ) Um peixe que se encontra a 10,0m de profundidade de um rio de gua decoada fica submetido presso hidrosttica, que se iguala presso atmosfrica. ( ) Um peixe que sobe superfcie e coloca a cabea para fora da gua fica praticamente em repouso, e, nesse instante, o mdulo do seu peso igual ao mdulo do empuxo que a gua exerce sobre a parte do corpo submerso. Aps anlise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V F V 02) F V F 03) V F F 04) F F V 05) V V F
QUESTO

33

Considerando-se a decoada, que ocorre no Pantanal com o incio da inundao, no perodo de chuvas, e as consequncias desse fenmeno natural no bioma pantaneiro, correto afirmar: 01) A demanda bioqumica de oxignio durante a decoada igual ao coeficiente de solubilidade desse gs na gua. 02) A reduo de oxignio dissolvido estimulada pela diminuio da temperatura das guas do Pantanal durante o dia. 03) O pH das guas do pantanal permanece inalterado com a dissoluo de dixido de carbono, o que justifica a mortandade de peixes e de outros organismos. 04) O crescimento da concentrao de dixido de carbono na gua decorrncia do aumento da velocidade da reao de fotossntese motivada pelo consumo excessivo de oxignio. 05) A reduo de oxignio dissolvido, durante a decomposio de vegetais mortos, aliado ao aumento de dixido de carbono, sinaliza para a ocorrncia de fenmeno de oxidao de matria orgnica durante a decoada.

31

Com base nas informaes no texto e nos conhecimentos associados ao Bioma Pantanal, correto afirmar: 01) As temperaturas baixas, tpicas do perodo das enchentes, ajudam a acelerar a decomposio da matria orgnica. 02) O fenmeno da decoada no Pantanal resultante da perda das folhas pelas plantas xerfilas, nos longos perodos de seca. 03) A morte de peixes, em virtude da diminuio do oxignio, afeta negativamente as famlias que vivem da atividade pesqueira. 04) A temperatura do Pantanal cai no incio da fase de inundao, provocando uma melhora ainda mais intensa na qualidade da gua. 05) O processo de decomposio realizado pelas algas planctnicas to intenso, que consome todo oxignio e libera dixido de carbono.
QUESTO

Questes de 34 a 37
A substituio dos derivados de petrleo pelos chamados agrocombustveis pode parecer a soluo para a crise dos combustveis fsseis no mundo. Mas, do jeito que vem sendo realizada, vai causar uma srie de problemas nos pases pobres que apresentam as condies para a produo de biomassa. A produo do etanol brasileiro camufla atividades e relaes que no so nada sustentveis do ponto de vista social. Sem contar a queima indiscriminada da cana-deacar, processo conhecido como devastador ambiental. H dezenas de pontos crticos na produo dos combustveis ditos ecolgico e politicamente corretos. Centenas de milhes de
CN - 14

32

Com base nas informaes do texto, admitindo-se a densidade da gua decoada como sendo maior do que a da gua pura, 3 cuja densidade igual a 1,0g/cm ; o mdulo da acelerao 2 da gravidade local igual a 10,0m/s ; a presso atmosfrica 5 igual a 1,0.10 Pa e desprezando-se a viscosidade e a correnteza da gua, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O corpo de um peixe sem vida que afunda na gua decoada realiza um movimento acelerado sob a ao da fora resultante igual ao peso menos empuxo.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

hectares de terras frteis tm sido e sero destinados produo da biomassa, milhes de produtores rurais do campo so expulsos de suas terras de origem, a poluio da gua e do meio, os problemas de sade com a disperso de fuligem resultante da queimada da palha de cana, a diminuio da diversidade social e biolgica por conta do cultivo da cana, a potencial contaminao dos ecossistemas vizinhos por organismos geneticamente modificados, as condies de trabalho degradante dos camponeses, proletrios, migrantes e subproletrios que trabalham na produo da biomassa. Hoje o Brasil o maior produtor mundial de acar e o segundo maior exportador de etanol. Produzimos cerca de 30% do total de cana-de-acar mundial e 18% do total de acar. Mas os nmeros sozinhos no demonstram as condies de produo e seus reflexos polticos, econmicos e ambientais. (CAVALIERI, 2011, p. 94-95).
QUESTO

04) liberao de xidos de nitrognio, como o NO 2(g), na combusto, que se dissolve rapidamente no vapor de gua, na atmosfera, sem provocar alteraes de pH. 05) ausncia de xidos de enxofre, como SO2(g), nos gases de escapamento de veculos movidos a etanol, aliada sustentabilidade parcial do biocombustvel.
QUESTO

36

Considerando-se as informaes do texto e conhecimentos da Fsica, e admitindo-se que o Brasil totaliza, em 2011, sete milhes de hectares plantados de cana-de-acar e que a produo de bioeletricidade estimada para 2020 e 2021, a partir do bagao da cana-de-acar, de 7600 MW, correto afirmar: 01) A rea utilizada para plantio de cana-de-acar no Brasil 9 2 4 2 da ordem de10 m , sabendo-se que 1ha igual a 10 m . 02) O fluido operante em uma usina termoeltrica que produz bioeletricidade composto por bagao e folhas de cana-de-acar. 03) O etanol considerado como uma das fontes de energia verde porque no emite gases de efeito estufa nas etapas de cultura e industrializao de cana-de-acar. 04) A energia eltrica que ser produzida em 2020 e 2021, utilizando a biomassa da cana-de-acar, estimada, por 7 hora, em 10 kWh. 05) A produo de eletricidade, utilizando a biomassa de cana-de-acar, em uma usina termoeltrica dispensa o uso de bobinas que se movimentam em uma regio do campo magntico.
QUESTO

34

A partir da anlise do texto, correto afirmar: 01) A fuligem projetada pelo vento com a queima da cana-de-acar pode causar uma srie de doenas respiratrias, como bronquite e faringite. 02) Os incndios no planejados nas lavouras de cana-de-acar enriquecem o solo na medida em que aumenta a decomposio da matria orgnica. 03) A produo de cana-de-acar promove aumento da biodiversidade, como qualquer outra atividade agrcola que emprega recursos naturais. 04) Os benefcios sociais e ambientais so camuflados pela produo dos agrocombustveis, ao substiturem os derivados do petrleo. 05) O excesso de adubos qumicos utilizados no plantio da cana-de-acar favorece o crescimento da vegetao natural como um todo.
QUESTO

37

Considerando-se a ameaa sustentabilidade do ponto de vista social e biolgico, que se configura na produo de etanol brasileiro, relacionada aos conhecimentos de qumica, correto destacar: 01) Os problemas de sade causados pela fuligem, material particulado, decorrem da presena de argila, areia, restos de palha e fungos existentes nesse material. 02) A poluio das guas e do ambiente, que causada pelo lanamento de resduos da destilao de etanol, e de agrotxicos, utilizados na lavoura de cana-de-acar. 03) A diminuio da diversidade social e biolgica, por conta do cultivo da cana-de-acar, compensada socialmente pela transformao de restos da biomassa em energia eltrica. 04) A contaminao de ecossistemas por organismos geneticamente modificados ocorre com a substituio de bases nitrogenadas, no DNA, por fenilalanina e piridina. 05) A queima indiscriminada da cana-de-acar antes da colheita, processo destrutivo de grande impacto ambiental, se justifica porque o Brasil o maior produtor mundial de acar e o segundo exportador de etanol.
CN - 15

35

A substituio dos combustveis derivados de petrleo pelos agrocombustveis, como o etanol de cana-de-acar, aponta corretamente, dentre outras vantagens, para a 01) emisso de gases de escapamento, isenta de poluentes atmosfricos. 02) incorporao completa de CO(g), proveniente de combusto de etanol, no processo de crescimento de biomassa, o que torna esse combustvel renovvel. 03) origem de fonte renovvel do agrocombustivel, porque no agrega nenhuma outra condio, proveniente de fonte no renovvel, para consumo.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

Questes de 38 a 40
Uma nova prtese para desobstruo arterial absorvida pelo organismo, reduzindo os efeitos colaterais dos dispositivos metlicos, no centro cirrgico de um Hospital, em So Paulo, mdicos e enfermeiros conduziam a operao de uma mulher de 66 anos, cuja artria coronria direita sofria uma obstruo de 93%. A angioplastia, nas ltimas dcadas, utilizou diversos stents de materiais diferentes. O balo de borracha, em 1977, conduzido at a obstruo arterial, onde inflado, esmaga a placa de gordura contra a parede da artria. Depois de seis meses de uso, em cerca de 40% dos casos, as artrias voltam a se obstruir. Em 1987, um balo pressiona a placa de gordura em direo parede da artria e uma prtese de ao inoxidvel implantada nessa regio de modo a manter a abertura da artria. O stent no removido e depois de seis meses de uso, cerca de 25% dos pacientes apresentam um processo exagerado de cicatrizao, o que pode causar nova obstruo. A partir de 2001, uma prtese de ao inoxidvel com a superfcie recoberta de medicamentos anticicatrizantes substituiria a prtese de ao inoxidvel anterior. Atualmente, uma prtese feita de polmero de cido lctico, uma espcie de plstico usado em suturas, utilizada, como stent, que comea a ser absorvido pelo organismo aps seis meses de sua implantao. Em dois anos, ele desaparece e depois de seis meses de uso, estudos com cinco anos de durao mostram que as obstrues ocorrem em apenas 2% dos pacientes, sem que ocorram casos de formao de cogulos. (LOPES, 2011, p. 132-134).
QUESTO

38

Uma nova prtese para desobstruo arterial absorvida pelo organismo, reduzindo os efeitos colaterais dos dispositivos metlicos. O primeiro procedimento de desobstruo arterial coronria no pas com um stent bioabsorvvel foi realizada em uma mulher de 66 anos, cuja artria coronria direita apresentava uma obstruo de 93%. Com base nas informaes do texto e nos conhecimentos da Fsica, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A rea da seo transversal de uma artria coronria de dimetro igual a 4,0mm, com obstruo de 93%, reduzida de, aproximadamente, 15mm2. ( ) O funcionamento de stent, uma pequena mola que mantm a artria aberta no local da obstruo, alicerado pela lei de Hook. ( ) A regio escura e a regio clara de uma chapa de Raios X correspondem, respectivamente, imagem do stent metlico e de ossos e imagem dos tecidos moles. Aps anlise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo, a 01) V V F 03) F V F 02) V V V 04) F F V
QUESTO

05) V F F

39

Com base nas informaes do texto e nos conhecimentos, associados aterosclerose, correto afirmar: 01) Indivduos da gerao F1, cujos pais tiveram aterosclerose, tm menos chances de desenvolver a doena. 02) O LDL, quando em elevada concentrao nos vasos sanguneos, reduz as chances de desenvolver aterosclerose. 03) A alimentao rica em colesterol um fator preponderante para que ocorra uma reduo no calibre dos vasos sanguneos. 04) A hipertenso, a obesidade e a inatividade fsica, quando ocorrem concomitantemente, promovem o aumento da elasticidade dos vasos. 05) A obstruo de uma artria, como a coronria, no traz grandes prejuzos, pois o organismo busca substitu-la, formando outra no mesmo lugar.
QUESTO

40

A partir da evoluo da angioplastia, nas ltimas trs dcadas, e com base nos conhecimentos de qumica sobre os materiais utilizados na desobstruo arterial menos invasiva, correto afirmar: 01) A inadequao dos resultados na utilizao de stent de borracha, no tratamento de 40% dos casos de obstruo, devese estrutura saturada das cadeias carbnicas que impedem a completa elasticidade desse material no interior da artria. 02) O uso de ao inox com a superfcie recoberta por medicamento anticicatrizante reduziu, em 2001, o nmero de casos de cicatrizao exagerada porque a superfcie recoberta do material impede os efeitos oxidantes do sangue. 03) O problema apresentado no implante de prtese de ao inoxidvel, no interior da artria, decorre de presena excessiva de alumnio na liga utilizada para fins cirrgicos. 04) A reao de hidrolise do stent de polmero de cido lctico integra o processo de bioabsoro, que tem incio com a produo desse cido. 05) O polmero derivado de cido lctico, bioabsorvvel, um policido que age como filtro no interior de artria, impedindo o infarto.
Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro) CN - 16

Referncias Questes 23 e 24 DELGADO, B. Egito aplicar integralmente Lei de Emergncia aps distrbios no Cairo. A Tarde. Salvador, 11 set. 2011. Mundo. Questo 25 A DCADA do choque. A Tarde. Salvador, 11 set. 2011. Especial. Questes de 31 a 33 COLOMBINI, Fbio. A vida alagada. Cincia Hoje . So Paulo: SBPC, n. 226, ano 24, ago. 2011 Questes de 34 a 37 CAVALIERI, Lcia. Meio Ambiente: etanol est longe de ser sustentvel. Galileu. So Paulo: Globo, n. 240, jul. 2011. Questes de 38 a 40 LOPES, Adriana Dias. O stent sumiu. Veja. So Paulo: Abril, ed. 2230, ano 44, n. 33, 17 ago. 2011. Fonte da ilustrao Questes de 26 a 28 SAKATE, M. O risco a soberba. Veja. So Paulo: Abril, ed. 2228, ano 44, n. 31, 3 ago. 2011, p. 97-98. Internacional.

1 1A
HIDROGNIO 1

Tabela Peridica CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS QUMICOS (com massas atmicas referidas ao istopo 12 do carbono)
Nome do elemento qumico

18 8A
2 HLIO NENIO ARGNIO CRIPTNIO XENNIO RADNIO

H
1

Nmero atmico

2 2A
4 BERLIO

Smbolo
Massa atmica
BORO

13 3A
CARBONO 5

14 4A
6 NITROGNIO

15 5A
OXIGNIO 7

16 6A
8

17 7A
9 FLOR

He
4

3 LTIO

10

Li
7

Be
9

B
11 13 27

C
12

N
14

O
16

F
19

Ne
20

MAGNSIO

FSFORO

ENXOFRE

ALUMNIO

11 SDIO

12

Elementos de transio 3 3B
ESCNDIO 21 TITNIO

14 SILCIO

15

16

17 CLORO

18

Na Mg
23 24

4 4B
VANDIO 22

5 5B
23 CROMO

6 6B
MANGANS 24

7 7B
25 FERRO

8
COBALTO 26

9 8B
27 NQUEL

10
28 COBRE

11 1B
29 ZINCO

12 2B
30

Al Si
28

P
31

S
32

Cl Ar
36 40

POTSSIO

GERMNIO

19 CLCIO

20

ARSNIO

31 GLIO

32

33 SELNIO

34 BROMO

35

36

K
39

Ca Sc Ti
40 45 48

V
51

Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr
52 55 56 59 59 64 65 70 73 75 79 80 84

ESTRNCIO

ANTIMNIO

TECNCIO

ZIRCNIO

ESTANHO

RUTNIO

37 RUBDIO

38 TRIO

TELRIO

PALDIO

39

40 NIBIO

41

SEABRGIO TUNGSTNIO MOLIBDNIO

42

43

44 RDIO

45

46 PRATA

47 CDMIO

48 NDIO

49

50

51

52 IODO

53

54

Rb Sr Y
86 88 89

Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te
91 93 96 (98) 101 103 106 108 112 115 119 122 128

I
127

Xe
131

MERCRIO

TANTLIO

BISMUTO

POLNIO

LUTCIO

CHUMBO

55 BRIO CSIO

56

71 HFNIO

72

73

74 RNIO

75 SMIO

76 IRDIO

77 PLATINA

78 OURO

79

80 TLIO

81

82

83

84 ASTATO

85

86

Cs Ba Lu Hf Ta W Re Os Ir
133 137 175 179 181 184 190 192

Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
195 197 201 204 207 209 (209) (210) (222)

DARMSTCIO

ROENTGNIO

LAWRNCIO

Fr Ra Lr Rf Db Sg Bh Hs Mt Ds Rg
(223) (226) (262) (261) (262) (266) (264) (277) (268) (271) (272) (277) (285) (289)

Srie dos lantandeos


GADOLNIO DISPRSIO PROMCIO LANTNIO NEODMIO EURPIO SAMRIO 57 CRIO 58 59 60 61 62 63 64 TRBIO 65 66 HLMIO 67 RBIO 68 TLIO 69 ITRBIO 70

La Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb
139 140 141 144 (145) 150 152 157 159 163 165 167 169 173

Srie dos actindeos


MENDELVIO CALIFRNIO EINSTNIO NEPTNIO PLUTNIO AMERCIO BERKLIO 89 ACTNIO TRIO 90 91 URNIO 92 93 94 95 CRIO 96 97 98 99 FRMIO 100 101 NOBLIO 102

Ac Th Pa U
(227) 232 (231) 238

Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No
(237) (244) (243) (247) (247) (251) (252) (257) (258) (259)

Outras informaes importantes: R = 0,082 atm.l.mol-1.K-1 F = 96500 C 23 Constante de Avogadro 6,02.10


Unifacs - 2012.1 - Graduao-Bacharelado (outubro)

OBSERVAES: Valores de massa atmica aproximados com a finalidade de serem utilizados em clculos. Os parnteses indicam a massa atmica do istopo mais estvel. Fonte: IUPAC Periodic Table of the Elements (dezembro de 2006).
CN - 17

MEITNRIO

FRNCIO

87 RDIO

88

103

104 DBNIO

105

106 BHRIO

107 HASSIO

108

109

110

111

112

114

116

118

S-ar putea să vă placă și