Sunteți pe pagina 1din 13

FEMINIZAO DA POBREZA: UMA LEITURA CRITICA

Guillermo Alfredo Johnson * Moises Krieger **

1. Introduo

Na sociedade contempornea a questo da pobreza vem se apresentado de forma aguda e angustiante, a qual podes ser interpretada luz de uma crtica contundente da lgica neoliberal1 que tem tomado conta da esfera estatal. Esse estado de coisas conduz a que os problemas decorrentes da persistente distribuio desigual da riqueza socialmente produzida se torne um lugar comum dos debates no mundo acadmico. Em face do cenrio esboado ns autores da pesquisa A Feminizao da Pobreza na Associao de Municpios da Foz do Rio Itaja (AMFRI): A desigualdade de gnero no mercado de trabalho formal consideramos indispensvel inserir nesse debate os desdobramentos particulares que esse fenmeno macro-estrutural assume na realidade social da regio.

Considerando a crescente importncia da temtica relacionada com estudos da pobreza, decorrentes do aprofundamento das desigualdades de rendas em nvel global, no presente escrito abordaremos conceitos vinculados a interseo das questes de gnero com a pobreza. Nesse contexto, ensaiaremos uma sucinta anlise dessa problemtica relacionada a regio acima apontada.

2. Fundamentao Terica

Uma concepo referencial de neoliberalismo pode ser sucintamente esboada ao apontar as suas cinco diretrizes gerais: estabilizao (de preos e das contas nacionais); privatizao (dos meios de produo e das empresas estatais); liberalizao (do comrcio e dos fluxos de capital); desregulamentao (da atividade privada) e austeridade fiscal (restries aos gastos pblicos) (Petras, 1997, p. 18). Esse conjunto de polticas tem orientado a concepo da nova relao entre mercado, Estado e sociedade implementadas em diversos graus e de vrias formas na Amrica Latina.

18

Em primeiro lugar, para ter uma devida compreenso do tema, torna-se indispensvel salientar que, na perspectiva de Oliveira (2004), a pobreza no um estado, mas sim um processo.

Nesse sentido, referindo-nos problemtica da pobreza, importante destacar as particularidades, as caractersticas que a podem diferenciar de uma regio para outra, de um pas a outro. Ao mesmo tempo, a sua interpretao apresenta uma estreita relao com fatores culturais, como por exemplo, gnero, raa e etnia (Arriagada, 2005).

Por conseqncia importante ressaltar que nas sociedades modernas a definio da pobreza no uma dimenso absoluta, seno que a sua expresso conceitual se apresenta na comparao da distribuio da renda, geralmente vinculando sua extino ou reduo como decorrncia natural do aumento da riqueza. Desta forma a pobreza no somente o estado de uma pessoa que carece de bens materiais; ela corresponde, igualmente, a um status social especfico, inferior e desvalorizado (Paugam, 2003, p.45).

Desde o ponto de vista das elaboraes provindas da CEPAL Comisso de Estudos para Amrica Latina a pobreza, de acordo com Arriagada (2005), pode ser compreendida como sendo:

Una sindrome al que se asocia el infraconsumo, la desnutricn, las precarias condiciones de vivienda, los bajos niveles

educacionales, las malas condiciones sanitarias, una insercin inestable en el aparato productivo, actitudes de desaliento y anomia, poca participacin en los mecanismos de integracin social, y quizs la adscripcion a una escala particula de valores, diferenciada en alguna medida de la del resto de la sociedad (Altimir apud Arriagada, 2005, p.102-103).

Assim, ao estudar a questo da pobreza importante compreend-la como uma categoria que pode apresentar vrios desdobramentos, entre os quais mister evidenciar que as suas tendncias dinmicas mantm relaes com as mudanas no mercado de trabalho e com o processo de urbanizao. Dessa forma, a conceituao

19

tradicional de pobreza identifica as modalidades de pobreza que os matizes contemporneos permitem analisar (Pr, 2004).

No entanto preciso ter uma compreenso abrangente da pobreza, pois Paugam (2004) compreende que uma categoria variada, relativa e arbitrria, mas constitui uma propriedade da estrutura das sociedades modernas (p.55).

Na atual conjuntura a pobreza compreendida como efeito negativo provocado pela lgica neoliberal na sociedade, que conseqentemente recriou ou at mesmo fortaleceu a distribuio desigual da riqueza. Assim, dessa categoria sociolgica, na pobreza, fazem parte os desempregados e desempregadas de longa durao, de idades avanadas, os incapazes de trabalhar, as famlias monoparentais, essencialmente femininas (Pr, 2004; Marx, 1987).

Partindo da perspectiva da nova pobreza possvel observar a emergncia de uma concepo que enfatiza a discriminao de gnero, aprofundando a dimenso cultural da desigualdade de gnero existentes nas sociedades dos pases desenvolvidos e nos pases em desenvolvimento (Arriagada, 2005).

Contudo importante salientar que a categoria da pobreza no tem uma forma nica de ser caracterizada, mas, podemos observar que a pobreza, como categoria sociolgica, variada e, s vezes, arbitrria como propriedade da sociedade moderna (PAUGAM, 2003). Desta maneira crescente o nmero de estudos vinculados a essa temtica conduzindo a que o fenmeno denominado feminizao da pobreza seja inserido na problemtica dessa nova pobreza, que envolvera uma reformulao no seu modo de ser compreendido como fenmeno social (Pr, 2004).

Por tanto, a questo da feminizao da pobreza est relacionado com o aumento na proporo de famlias chefiadas por mulheres bem como ao crescimento da taxa de participao das mulheres em setores de atividades (Novellino apud Pr, 2004, p.28). Essa questo ganha, nas anlises contemporneas, crescente relevncia no mbito do conceito de feminizao da pobreza precisamente com relao ao fenmeno recente do aumento das famlias chefiadas por mulheres, sejam esses domiclios chefiados por mulheres com ou sem companheiros (Spindola, 2005).

20

Contudo, para aprofundar a compreenso da questo chefia feminina importante salientar que chefia familiar pode ser vista como um sistema patriarcal de governancia e a noo de ausncia de conflitos internos quanto alocao de recursos entre os membros do domicilio (Folbre apud Carvalho, 1998, p.77). Com isso pretendemos fenmeno. ressaltar a heterogeneidade e complexidade caracterstica deste

Dessa forma podemos observar que o termo chefia feminina em alguns casos est relacionado com a ausncia ou at mesmo negao da chefia masculina no domicilio sendo freqente a condio de me solteira, viva, ou at mesmo separada com dependentes, sendo responsvel economicamente pela sobrevivncia do grupo familiar (Spindola, 2005; Carvalho, 1998).

No entanto, quando se fala em chefia feminina em relao famlia est mencionando a questo de gnero, que conseqentemente essa relao est presente na questo das atitudes diante da sociedade partindo da concepo de que essas atitudes so construdas culturalmente e aprendidas, uma relao hierrquica entre os sexos, uma relao de poder (Krieger; Johnson, 2005).

Mas, quando se fala em gnero, por conseqncia, aborda-se relao hierrquica historicamente persistente entre homens e mulheres. Nesse aspecto tornase fundamental destacar que, sendo um conjunto de atitudes referentes sexualidade biolgica, o que pode ser considerado meramente como o feminino, transforma-se, como produtos da organizao das atividades humanas que permitem a satisfao das necessidades sociais, na idia de gnero. Por tanto, a questo de gnero deve ser pensada no somente como uma relao entre homens e mulheres, mas como elemento constitutivo das relaes sociais (Toledo, 2003).

No entanto, na dinmica societria, com a incorporao das mulheres no mercado de trabalho, na educao, na poltica, foi possvel perceber uma mirade de mudanas nas relaes de gnero. Contudo, verifica-se no mercado de trabalho que a relao de gnero mantm-se fortemente desigual, no mbito da precarizao das relaes de produo vigentes, desdobrando-se em repercusses negativas de grande monta nas atividades femininas (Sorj, 2005).

3. Caracterizao do Micro-Regio

21

Para iniciar a anlise dos dados importante observar algumas informaes demogrficas e scio-espaciais para construirmos um perfil da regio AMFRI, como segue na tabela abaixo:

TABELA 1 Perfil da AMFRI Indicadores Populao Residente Taxa de Analfabetismo (%) Pop. Economicamente Ativa PEA Desocupada PEA Ocupada De 16 a 24 anos Fonte: IBGE, Censo 2000. Municpios 11.636 101.576 23.356 12.941 63.550 15.750 25.577 165.226 39.106 Masculino 194.366 5,07 113.212 Feminino 199.771 5,55 76.591 Total 394.137 5,31 189.803

Elaborao: MTE, Caged/Rais, Perfis dos

Conforme pode ser apreciado na tabela acima, na regio da AMFRI 50,60% da populao residentes so mulheres, sendo que destas 38,33% so economicamente ativas e, por sua vez, essas mulheres representam das 40,35% da populao esto

economicamente

ativa.

No

entanto,

31,81%

mulheres

residentes

trabalhando formalmente nos diversos setores de ocupao, sendo que esses valores ao mesmo tempo representam 38,46% da populao economicamente ativa da regio da AMFRI. importante destacar que a diferena existente entre os dados disponveis da populao economicamente ativa (PEA) ocupada e desocupada denota uma clara desvantagem para as trabalhadoras, sendo as vtimas mais freqentes do desemprego. Para a devida compreenso do fenmeno apontado como feminizao da pobreza, tem importncia salientar que essa questo periclitante parte do fato que as mulheres tem um rendimento inferior ao do masculino. Este fato possvel de ser constatado na regio da AMFRI, pois a mdia de rendimento do conjunto dos trabalhadores formais, de acordo com os dados de IBGE (2000), de R$ 231,58 por ms e ao comparar os rendimentos masculinos aos femininos a diferena apresenta uma mdia de 15,89% (conforme pode ser observado na tabela 4). Mas, fazendo uma comparao com o valor mdio indicado na tabela 4 possvel observar que ocorre uma diferena de 68,27% entre a mdia do rendimento mdio na AMFRI e o

22

rendimento feminino. Uma outra dimenso da desigualdade na distribuio de renda por gnero possvel verificar visualmente na tabela a seguir, pois se percebe que nas faixas salariais mais elevadas os trabalhadores masculinos apresentam evidente vantagem, sendo que as trabalhadoras so sutilmente maiores nas faixas de mais de meio at dois salrios mnimos.

TABELA 2 Nmero de trabalhadores formais distribudos em faixas de rendimento mdio, por sexo. Regio AMFRI FX REM MEDI ATE 0,50 0,51 1,00 1,01 1,50 1,51 2,00 2,01 3,00 3,01 4,00 4,01 5,00 5,01 7,00 7,01 10,00 10,01 15,00 15,01 20,00 MAIS DE 20,0 FONTE: MTE, RAIS, Dados On Line, 2005. MASCULINO 156 1049 6190 13494 16942 6604 2952 2744 1858 1356 683 833 FEMININO 48 1185 7932 13663 7192 2210 1097 1547 1014 587 288 272

Na tabela a seguir pode ser observada uma das razes da pertinncia da crescente ateno que a feminizao da pobreza, pois possvel observar que quase um quarto dos lares da regio em estudo so chefiadas por mulheres, que ao mesmo tempo detm renda sensivelmente inferior quela que os homens apresentam nas cidades da AMFRI. Se comparadas numericamente s informaes abaixo podero constatar que as mulheres so responsveis por 23,51% das residncias, enquanto que detm em mdia 13,67% dos rendimentos decorrentes do trabalho formal na regio em fito.

TABELA 3 Pessoas Responsveis e com Rendimento nas cidades da AMFRI

23

Cidades Pessoas Balnerio Cambori Bombinhas 2.470 23.393

Responsveis Homens 16.510 Mulheres 6.883 Pessoas R$ 3.106,34 2.043 427 R$ 1.317,29

Rendimento Homens R$ 2.525,37 Mulheres R$ 573,23

R$ 1.195,11

R$ 144,45

Cambori

6.401

5.259

1.142

R$ 1.396,56

R$ 1.252,27

R$ 133,49

Ilhota

2.957

2.476

481

R$ 1.286,96

R$ 1.160,91

R$ 120,00

Itaja

41.396

31.328

10.068

R$ 2.438,11

R$ 2.020,91

R$ 358,94

Itapema

7.533

5.983

1.550

R$ 1.647,18

R$ 1.424,45

R$ 222,71

Luiz Alvez

2.114

1.890

224

R$ 1.821,78

R$ 1.583,17

R$ 238,61

Navegantes

10.900

8.440

2.460

R$ 1.105,35

R$ 941,19

R$ 164,16

Penha

5.077

4.053

1.024

R$ 1.419,22

R$ 1.241,88

R$ 177,35

Piarras

3.065

2.402

663

R$ 1.428,65

R$ 1.215,59

R$ 213,06

Porto Belo

3.096

2.524

572

R$ 1.666,68

R$ 1.465,35

R$ 201,33

Soma / Mdia

108.402

82.908

25.494

R$ 1.694,01

R$ 1.456,93

R$ 231,58

Fonte: IBGE, Censo 2000. Micro Dados

As questes acima discutidas em torno da distribuio do rendimento no setor formal podem ser observadas tambm no mbito do rendimento nominal mdio na regio em estudo.

TABELA 4 Rendimento Nominal nas cidades da AMFRI Local Rendimento Mdio Empregador Conta Prpria

24

Balnerio Bombinhas Cambori Ilhota Itaja Itapema Luiz Alves Navegantes Penha Piarras Porto Belo Mdia Geral

470,00 400,00 350,00 302,00 400,00 400,00 350,00 350,00 350,00 340,00 360,00 338,36

1750,00 1500,00 1500,00 1200,00 1500,00 1500,00 4000,00 1000,00 1000,00 1000,00 1500,00 1586,36

600,00 500,00 400,00 400,00 500,00 500,00 480,00 400,00 400,00 400,00 450,00 457,27

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico 2000.

Um argumento recorrente para explicar a questo do baixo rendimento feminino vincula-se a uma justificativa de que as mulheres possuem jornadas de trabalho menores do que a jornada de trabalho masculina por causa dos encargos domiciliares que a mulher tem, contudo essa explicao uma das formas reprodutoras da desigualdade elaboradas para justificar essa disparidade no

rendimento entre homens e mulheres. O que ocorre que no mbito da precarizao das relaes de trabalho vigentes nas ltimas dcadas o trabalho feminino tem sido utilizado de forma mais intensiva na tentativa da reduo dos custos de produo (Melo, 2005).

Uma outra explicao no mbito das relaes desiguais de gnero constrise a partir da idia de que a diferena de rendimentos entre homens e mulheres possa ser compreendida como que o baixo rendimento das mulheres um suplemento da famlia, pois os rendimentos j seriam calculados para a prpria subsistncia e para a manuteno da famlia (Scott, 2001).

Isto, na prtica, encontra-se na base da explicao da desigualdade dos rendimentos entre os homens e mulheres, pois necessrio salientar que em muitos casos as mulheres esto concentradas nas ocupaes menos qualificadas, e, nos casos em que desempenham tarefas igualmente qualificadas que os homens, as relaes patriarcais e as desigualdades inerentes ao sistema social em curso tomam conta do

25

cenrio, reproduzindo no trabalho as relaes hierrquicas vigentes no mbito domstico (Toledo, 2004; Soares; Oliveira, 2004).

Dessa forma, com Sorj (2005), tem a possibilidade de salientarmos que essas desigualdades na sociedade foram superadas em alguns aspectos, sendo que as questes de representatividade poltica perderam a sua legitimao, como por exemplo, a excluso das mulheres no exerccio do voto. No entanto, tem outras desigualdades que ainda mantm a sua legitimidade, por exemplo, a mulher tendo a funo, perante a sociedade, de cuidar dos filhos uma viso maternal enquanto que o homem, perante a sociedade tem a sua funo em ser o provedor da manuteno do grupo familiar.

4. CONSIDERAES FINAIS

A questo que buscamos estudar se apresenta na sociedade como resultado da lgica neoliberal que toma conta do debate no meio acadmico e no campo poltico orientado para a necessidade de elaborao de polticas pblicas, tendo como foco na sociedade contempornea o fenmeno da feminizao da pobreza como uma das faces da nova pobreza. Na prtica a crescente pesquisa nesta rea no quer afirmar que isto seja uma caracterstica crescente, nem mesmo que a pobreza em si o seja, mas o que buscamos apresentar que os estudos da recente pobreza apontam para esse aspecto peculiar de uma parcela considervel dos lares serem chefiados por mulheres, e que, por conta das caractersticas persistentemente patriarcais e hierrquicas da sociedade capitalista, esse exerccio acontece em situao de pobreza.

Compreendemos que essa face da nova pobreza um processo que est intrinsecamente ligada com a questo de gnero e conseqentemente com o termo chefia feminina, quem em muitos casos est relacionado com a falta do cnjuge e seus dependentes so filhos ou at mesmo cnjuge incapaz de trabalhar.

Os dados de IBGE (2000) mostram que as mulheres obtm menos rendimentos que os homens, os quais na regio da AMFRI adquirem uma diferena significativa, como a que pode ser observada na cidade de Balnerio Cambori, onde o rendimento registrado das mulheres no setor formal representa 22,69% dos rendimentos obtidos pelos homens.

26

Para sucintamente compreendermos essa diferena no mbito da pesquisa foram aventadas uma srie de explicaes. Entre as quais podem ser destacadas: (a) considerar as diferenas de jornada de trabalho, (b) com a questo da qualificao feminina, e (c) a viso de que o rendimento feminino um complemento para a manuteno do grupo familiar. Essas hipteses so as que norteiam as pesquisas em curso visando compreender a questo da feminizao da pobreza, isto desvendar os fatores que esto relacionados com a persistncia da pobreza das mulheres, no mbito de uma crescente precarizao social na contemporaneidade (Spindola, 2005).

Em ltima instancia, a pobreza no possui nada de novo, o que podem ser novas so as ticas e as caractersticas que assume nas diversas conjunturas e espaos, mas a partir de considerarmos a desigualdade de apropriao da riqueza a pobreza uma decorrncia natural. A perspectiva subliminar que conduz o presente estudo est vinculada com a preocupao de superao dessa condio social, no somente do vis feminino da pobreza, seno com a compreenso da necessidade da sua extirpao definitiva do seio da sociedade. Para tal, concebemos o estudo e sua anlise como um primeiro passo fundamental, como um primeiro estgio para em seguida debater as possibilidades de transformao social.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ARRIAGADA, Irm. Dimensiones de la pobreza y polticas desde uma perspectiva de gnero. Revista de la Cepal, n.85, Abril de 2005, p.101-113.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Censo demogrfico. Censo de 2000, micro dados. Florianpolis, 2004.

MARX, Karl. O Capital. 11 ed. So Paulo: Bertrand Brasil, 1987, livro 1. 933p.

MELO, Hildete Pereira de. O Trabalho Industrial no Feminino. IN: CEPAL. Emprego Feminino no Brasil: Mudanas Institucionais e novas inseres no mercado de trabalho. Disponvel em <www.eclac.cl>. Acesso em 5 de maro de 2005, p.33-52.

27

MINISTRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO. Cadastro de emprego e Desemprego. Base de Dados On Line. Disponvel em <www.mte.gov.br> . Acesso em 8 de fevereiro de 2005.

OLIVEIRA, Guacira Csar de. Gnero, raa e classe: Contribuies para a erradicao da pobreza. IN: BRASIL. Congresso Nacional. Cmara dos Deputados. Comisso Externa da Feminizao da Pobreza no Brasil. Por um Brasil sem desigualdades. Relatrio final, seminrio internacional. Braslia: Cmara dos Deputados, 2005, p.295299.

PAUGAM, Serge. Desqualificao Social: Ensaio sobre a nova pobreza. So Paulo: Cortez, 2003. 331p.

PETRAS, J. Os Fundamentos do Neoliberalismo. In: OURIQUES, N. D. e RAMPINELLI, W. J. No Fio da Navalha: crtica das reformas neoliberais de FHC. So Paulo: Xam, 1997.

PR, Jussara reis. Pobreza, Gnero e Polticas Pblicas. IN: BRASIL. Congresso Nacional. Cmara dos Deputados. Comisso Externa da Feminizao da Pobreza no Brasil. Por um Brasil sem desigualdades. Relatrio final, seminrio internacional. Braslia: Cmara dos Deputados, 2005, p.277-294.

SCOTT, Joan W.. A Mulher trabalhadora. IN: DUBY, Georges; PERROT, Michele. Histria das Mulheres no ocidente. Sculo XIX. Porto: Edies Afrontamento, 2001, v.4, p.443-475.

SORJ, Bila. Percepes sobre esferas separadas de gnero. IN: ARAJO, Clara; SCALON, Celi (ORG). Gnero, famlia e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p.79-88.

SOARES, Cristiane; OLIVEIRA, Sonia. Gnero, estrutura ocupacional e diferenas de rendimento. Trabalho apresentado no XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Caxambu, 20-24 de setembro de 2004.

SPINDOLA, Clio. Mulher Chefe de Famlia. Mmeo. Florianpolis, 2005.

28

TOLEDO, Ceclia. Mulheres: O gnero nos une, classe nos divide. 2 ed. So Paulo: Instituto Jos Luis e Rosa Sundermann, 2003. 148p.

Resumo:

Este artigo visa comunicar resultados de uma pesquisa que est em curso denominada A Feminizao da Pobreza na Associao de Municpios da Foz do Rio Itaja (AMFRI): A desigualdade de gneros no mercado de trabalho formal. Na presente investigao tencionamos por analisar a relao de gnero com as problemticas crescente da pobreza, que incita a um intenso debate entre os pesquisadores que atuam nessa linha de pesquisa, assim como se tornou caminho obrigatrio no dilogo dos governantes com os movimentos sociais.

Decorrentes da crescente desigualdade na distribuio de renda nos ltimos decnios a questo da pobreza retornou ao centro do debate acadmico e das polticas pblicas. Os autores desta pesquisa compreendem ser necessrio construir um

entendimento deste fenmeno como sendo uma das faces da nova pobreza. Concebemos que tem uma devida importncia resgatar uma contextualizao histrica e contempornea do fenmeno da desigualdade entre os gneros para compreender o fenmeno que est atingindo a sociedade. Os dados apresentados oferecem-nos elementos para construir uma leitura abrangente sobre a questo aguda e angustiante da desigualdade na apropriao da riqueza socialmente produzida, como um dos resultados mais cruis da lgica neoliberal. Obviamente que essa desigualdade de riqueza e renda que a pobreza assume nos dias atuais possui vrias dimenses particulares em que cada uma das regies do Brasil. O que procuramos na pesquisa realizada analisar a dimenso que essa desigualdade assume na regio antes referida, ao mesmo tempo em que buscamos identificar as principais caractersticas que assumem as relaes de gnero vinculadas distribuio de rendimentos e riqueza nesta regio. No presente escopo analtico somamo-nos a uma numerosa gama de pesquisadores preocupados com a persistncia e a complexidade crescente da desigualdade na apropriao da riqueza na sociedade contempornea.

29

Palavras-Chave: pobreza, feminizao e trabalho formal.

* Professor dos Cursos de Cincias Sociais e Cincia Poltica e do Programa de Mestrado Profissionalizante em Gesto de Polticas Pblicas.

** Acadmico de Cincia Poltica, 8 Perodo, na Universidade do vale do Itaja UNIVALI, bolsista do Programa de Iniciao Cientifica da Univali ProBic/Univali.

30

S-ar putea să vă placă și