Sunteți pe pagina 1din 17

A Contabilidade em Angola

Jos Luiz Gouveia Neto

A Contabilidade em Angola
Quadro legal e institucional no que toca organizao da profisso e dos profissionais de Contabilidade no Pas. A Lei 03/01 de 23 de Maro tambm conhecida como LEI DA CONTABILIDADE E AUDITORIA que estabelece e projecta prticas e procedimentos que asseguram a prestao de dados fidedignos sobre a situao econmica e financeira aos agentes econmicos, especialmente investidores, empregados, fornecedores e clientes, entidades pblicas e todos os que com ela se relacionem, segundo os padres de qualidade idnticos queles j praticados a nvel internacional.
A Contabilidade em Angola 3

A Contabilidade em Angola
A Lei 10/01 conhecida como a Lei de Alterao da Figura de Tcnico de Contas que conforma e impe em toda a legislao anterior, nomeadamente o Cdigo do Imposto Industrial, novas figuras no exerccio da profisso: o Contabilista e o Perito Contabilista, estes subordinados ao registo e controlo da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola.

A Contabilidade em Angola

A Contabilidade em Angola
Com excepo do Decreto 82/01 de 16 de Novembro que aprova o PGC Plano Geral de Contabilidade e do estabelecido no Art. 18 da Lei da Contabilidade e auditoria que diz que at haver Contabilistas e Peritos Contabilistas inscritos na Ordem, mantm-se em exerccio os antigos tcnicos de contas, qualquer destas leis, bem como as resolues e decretos regulamentadores que se lhes seguiram, tiveram efeitos prticos de reduzido impacto na nossa actividade, at publicao do Decreto presidencial 232/10 de 11 de Outubro, que aprova os Estatutos da OCPCA.

A Contabilidade em Angola

A Contabilidade em Angola
Durante o perodo de transio definido pelos Estatutos, a Comisso Instaladora tem como uma das principais tarefas, inscrever os profissionais na Ordem. Porm nos termos da Lei e dos nossos Estatutos, tais profissionais devem durante este perodo, frequentar um curso de actualizao profissional construdo segundo as regras da IFAC.

A Contabilidade em Angola

A Contabilidade em Angola
Ao mencionar esta tarefa pretendo claramente transmitir que a OCPCA promoveu j e concluiu trs cursos para contabilistas e outros tantos para auditores de contabilidade, podendo brevemente inscreverem-se na OCPCA, mais de duzentos profissionais. Outros cursos certamente surgiro e talvez se possa realizar mais um ou dois ainda este ano. Porm, qualquer que seja o nmero de profissionais que consigamos inscrever durante o perodo transitrio, ser nitidamente insuficiente face procura de profissionais qualificados. Seno vejamos:

A Contabilidade em Angola

A Contabilidade em Angola
Segundo dados obtidos junto do Ministrio das Finanas, existem em 31 de Agosto de 2012: 578.460 empresas com nmero de identificao fiscal ativo inscritas no Ministrio das Finanas. Destas, pertencem ao Grupo A 119.934, Destas,377 so consideradas grandes contribuintes, Sendo destas, 40 com regimes especiais, ou seja: 27 empresas inscritas como produtoras e exportadoras de hidrocarbonetos e 13 ligadas ao ramo mineiro.
A Contabilidade em Angola 8

A Contabilidade em Angola
No que tange contabilidade, todas as leis, resolues, normas regulamentadoras e at programas de governo, apelam utilizao urgente das Normas Internacionais de Contabilidade em Angola, como forma de atender internacionalizao dos mercados de capitais, necessria comparabilidade internacional entre economias dos diversos sectores, em benefcio de uma linguagem contabilstica interna e externa comum.

A Contabilidade em Angola

A Contabilidade em Angola
Os desafios para se proceder normalizao e implementao de um tal programa em Angola, ganharo certamente o espao e a dimenso do seu gigantismo. Tanto quanto sabemos, em Angola, em apenas trs universidades existe curso especfico para contabilidade e Auditoria, e no consta que em qualquer das cadeiras de contabilidade nos mais diversos cursos, de todas universidades e institutos onde so ministrados, tenham sido alguma vez abordadas, como matria de estudo e/ou investigao, as normas Internacionais de contabilidade, de auditoria e de controlo de qualidade, garantia de fiabilidade e servios relacionados.
A Contabilidade em Angola 10

A Contabilidade em Angola
Temos porm uma primeira grande vantagem. que, o nosso actual Plano Geral de Contabilidade foi construdo j alinhado com as normas e parmetros da IASB. Est em utilizao, h mais de dez anos e, portanto, a sua adaptao ser certamente mais fcil do que em pases onde isso no aconteceu. A segunda grande vantagem que uma parte das empresas internacionais transportaram para Angola os procedimentos requeridos pelas suas holdings ou afiliadas. A converso para as normas geralmente aceites em Angola, estabelecidas pelo Plano Geral de Contabilidade Angolano, mais fcil e tende, quase sempre, a observar apenas, as obrigaes fiscais.
A Contabilidade em Angola 11

A Contabilidade em Angola
Finalmente, mas no por fim, possumos com uma parte significativa das nossas congneres do espao da CPLP, um excelente relacionamento, um clima de cooperao saudvel, um ambiente de parceria incontornvel. Temos protocolos de cooperao assinados e outros s-lo-o muito brevemente. Acreditamos que da conjugao de esforos com todos os nossos parceiros, a contabilidade ganhar em Angola e em todo o espao da lusofonia.

A Contabilidade em Angola

12

A Contabilidade em Angola
No queria terminar sem referir claramente um tema que, com toda a objectividade, gostaramos de abordar: De facto incontornvel, que Angola foi dos pases do Mundo que mais cresceu nestes ltimos cinco anos. Um volume significativo de empresas provenientes de todos os cantos do mundo, foram constitudas em Angola nos mais diferentes ramos, sectores e segmentos de actividade, onde se incluem tambm as empresas de contabilidade e auditoria. Se por um lado, desejamos chamar a ateno de que em Angola, o exerccio no autorizado desta profisso, crime, desejamos tambm claramente referir que a nossa maior preocupao e ateno est na resoluo dos problemas dos profissionais de contabilidade angolanos.

A Contabilidade em Angola

13

A Contabilidade em Angola
Mesmo no perodo ps independncia, Angola sempre teve profissionais de contabilidade vindos das mais diferentes paragens. O seu credenciamento e registo no Ministrio das Finanas, foi sempre muito facilitado pelas necessidades. Angolanos e estrangeiros inscreveram-se sempre em igualdade de circunstncias, situao essa que a actual legislao no abenoa. Para os estrangeiros com estatuto de residentes em Angola temos uma situao transitria at que estejamos inscritos numa das Organizaes internacionais regionais ou na IFAC.

A Contabilidade em Angola

14

A Contabilidade em Angola
Para todos os outros no residentes, independentemente da provenincia, o exerccio da profisso por um estrangeiro, ser admissvel em Angola se o reconhecimento reciproco, for conseguido entre as Ordens de Angola e de cada um dos outros Pases. A OCPCA que aqui, em nome da Comisso Instaladora represento, tudo far para que tal reconhecimento mtuo das congneres seja conseguido.

A Contabilidade em Angola

15

A Contabilidade em Angola
Queremos agradecer o convite que nos foi feito pela Organizao da IV Conferncia da OTOC e acreditem que nos sentimos muito orgulhosos de ter podido estar presentes e participar deste evento que do nosso ponto de vista assume a grandiosidade e importncia escala dos Pases de Lngua Oficial Portuguesa.

A Contabilidade em Angola

16

Muito obrigado a todos

S-ar putea să vă placă și