Sunteți pe pagina 1din 10

Universidade Federal do Paran

Antropologia da Sade Anlise da Festa de Natal

Curitiba 2013

Helena Zanella Nutrio 2012/2

Antropologia da Sade Anlise das Festas de Natal

Curitiba 2013

Sumrio

Introduo Metodologia e Objetivos Desenvolvimento Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas

01 02 03 05 06

Introduo A festa de Natal foi realizada na residencia da minha av paterna, Dona Mercedes, onde estiveram presentes, alm de mim, meus pais, meu irmo e minha av, alguns tios e tias, junto com seus filhos. A ceia e a troca de presentes ocorreram na noite do dia 24, aps a ida a uma missa Catlica. Um almoo foi realizado no dia 25, reunindo mais uma famlia de tios que no estiveram presentes na noite anterior.

01

Metodologia e Objetivos Objetivos: Analisar a alimentao e seu papel cultural na festa em questo, tendo como base os textos apresentados em sala e o conhecimento dos ritos caractersticos natalinos. Metodologia (Observao participante): Natal, independente de crenas, tempo de unio, que se da, tambm, pela comida: Para os seres humanos, alimentar-se nunca uma atividade puramente biolgica, vez que, ela tem relao com o passado, com as diversas tcnicas empregadas para encontrar, processar, preparar, servir e consumir os alimentos, atividades essas, que variam culturalmente e tem histrias prprias, condicionadas pelo significado que a coletividade lhes atribui. (MINTZ, 1996. Em: FREITAS, Maria do Carmo; Escritas e narrativas sobre alimentao e cultura. Salvador, EDUFBA, 2008. Pg. 219). A observao desses aspectos do alimento e da alimentao leva concluso de que no se trata de algo puramente biolgico, mas cultural, passvel de mudanas e aprimoramentos: No manifesto sobre aculturao, resultado de um seminrio realizado na Universidade de Standford, em 1953, os autores afirmam que qualquer sistema cultural est num contnuo processo de modificao. Assim sendo, a mudana que inculcada pelo contato no representa um salto de um estado esttico para um dinmico mas, antes, a passagem de uma espcie de mudana para outra. O contato, muitas vezes, estimula a mudana mais brusca, geral e rpida do que as foras internas. (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, pg 95 96). O contato de uma cultura com outra se reflete, tambm, na alimentao, alterando sua participao e significados em rituais e festas. O alimento tem em si um poder agregador, mesmo que invisvel: (...) embora sempre invocada como um elemento importante, a comida dificilmente aparece como um ator com falas prprias que se impem para alm do seu papel de mediadora e reprodutora de relaes sociais e formas culturais (BARBOSA, Lvia. Comida e sociabilidade no prato do brasileiro. Em: Consumo: Cosmologia e Sociabilidades. 2009, pg 39.), reunindo pessoas com os mais diversos estilos de vida em torno de um objetivo em comum.

02

Desenvolvimento Como gostamos muito de Natal, eu e minha me comeamos a pensar na ceia com algum tempo de antecedncia, elaborando o cardpio, pensando na decorao e comprando o necessrio, tentando agradar o gosto de todos os presentes. Com tudo decidido e todos os ingredientes comprados, a ceia comeou a ser preparada por volta das 15:00 horas, quando meu pai temperou as carnes, comeamos a fazer os bolos e a arrumar a mesa, decorando com frutas tpicas da poca e alguns artigos natalinos. O cardpio foi composto por peru recheado e assado, arroz grega, maionese de frutas (abacaxi, ma e manga picados, uvas passa e maionese), bolo de frutas, panetone recheado com sorvete e algumas saladas. instituido que aqueles que cozinham no precisam ajudar na limpeza, portanto minhas tias se encarregaram dessa parte. As crianas e adolescentes no se envolvem na preparao da ceia, e os homens s participam quando a preparao de alguma carne necessria, fazendo valer a afirmao de Laraia acerca da participao diferenciada dos indivduos em sua cultura: A participao do indivduo em sua cultura sempre limitada; nenhuma pessoa capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Esse fato to verdadeiro nas sociedades complexas com um alto grau de especializao, quanto nas simples, onde a especializao refere-se apenas s determinadas pelas diferenas de sexo e de idade. (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico, Rio de Janeiro: Zahar, 2001. Pg 80). Com relao tabus e restries alimentares, so quase inexistentes em minhas festas familiares, porm os netos da minha av no consomem bebidas alcolicas, independente da idade, e os filhos dela consomem muito pouco lcool devido, entre alguns outros motivos, a hbitos construdos desde a infncia, como escrito em: Este processo no se reduz repetio de determinadas experincias gustativas, pois o papel que os outros membros da famlia exercem, ao elogiarem ou censurarem alguns alimentos e preparaes, contribui para a aquisio de hbitos. (BOEHMER, 1994. Em: FREITAS, Maria do Carmo. Escritas e narrativas sobre alimentao e cultura. Salvador: EDUFBA, 2008, pg. 221). Os excessos dos alimentos (dependendo da quantidade e do alimento em questo) foram reaproveitadas no almoo do dia 25, como por exemplo o peru, que foi transformado em um salpico. Quando nos reunimos na casa da minha av, meu pai e meus tios tem o costume de fazer uma compra grande no supermercado e dividir igualmente as despesas. As compras menores no so divididas, pois normalmente se tratam de suprfluos. Com relao ao 03

aumento nas contas da casa, todos se renem e mandam o dinheiro necessrio para que minha av pague as despesas. A decorao da casa foi rica em luzes, com adornos em cmodos como a sala de jantar e a cozinha, alm do pinheirinho montado pelas crianas, que j estavam ansiosas pela troca de presentes. Esta ocorreu aps a ceia, com todos ao redor da rvore enquanto minha tia distribua os presentes. Somente nesse momento foi colocada alguma msica, pois minha famlia no tem o costume de comer com rdio tocando ou televiso ligada. Como vero e Dois Vizinhos (cidade da minha av) especialmente quente, o vesturio bem leve e sem muito requinte. Sendo uma tradio de famlia, que catlica, fomos uma missa na Igreja Matriz da cidade, antes da ceia, que normalmente tem teatros sobre o Natal e suas representaes bblicas. Fizemos, tambm, uma orao antes de comer, com todos de mos dadas ao redor da mesa.

04

Consideraes finais Por ser uma famlia catlica, a religio exerce alguma influncia sobre a alimentao e ritos natalinos. Alm do alimento, a festa tem centro nas trocas de afeto entre os familiares, que so muito mais prezadas que as trocas materiais: A festa e a religiosidade apresentam-se igualmente como um modo privilegiado de organizao em torno do princpio da

reciprocidade, como proposto por Mauss (1988). Para este autor, este princpio vai para alm da troca, referindo-se ao ritual da troca como mais importante que as coisas trocadas em si, j que no se trocam apenas coisas economicamente teis, mas antes de tudo gentilezas, banquetes, ritos, danas, festas, etc. A reciprocidade est alicerada no movimento de dar, receber e retribuir, constituindo laos sociais, alicerado na obrigao, associada liberdade de retribuir. (WEDIG, Josiane Carine; MENASCHE, Renata. Ddiva e reciprocidade: Rituais religiosos e festivos na vida camponesa. 2009, pg. 3), pois entende-se que a comunho proporcionada pelo alimento a essncia do esprito natalino.

05

Referncias Bibliogrficas Ftima Portilho; Lvia Barbosa e Letcia Veloso: CONSUMO: COSMOLOGIA E SOCIABILIDADES. 2009. Roque de Barros Laraia: CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLGICO. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. Maria do Carmo Freitas: ESCRITAS E NARRATIVAS SOBRE ALIMENTAO E CULTURA. EDUFBA, 2008. Josiane Carine Wedig e Renata Menasche: DDIVA E RECIPROCIDADE: RITUAIS RELIGIOSOS E FESTIVOS NA VIDA CAMPONESA; 2009.

(http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/686.pdf ; acessado em 15/01/2013).

06

S-ar putea să vă placă și