Sunteți pe pagina 1din 13

IFRJ Campus So Gonalo Curso Tcnico Integrado em Qumica Biologia I

A Origem da Terra
Prof. MSc. Leonardo Silvestre Gomes Rocha

Para comear...
A vida se encontra entre esses dois extremos

H muito tempo atrs...

Como vimos antes, o Sistema Solar formou-se pela atrao gravitacional dos restos de uma supernova. A massa principal entrou em fuso e originou o Sol. Mas e o resto do material?

Tudo comeou numa nuvem

Havia gases e poeira nos restos da nebulosa proto-solar. Com a ignio dos Sol, esses elementos foram atrados pela gravidade solar. A poeira e as rochas, mais densas, foram puxadas para perto do Sol, enquanto os gases permaneceram longe.

E a poeira se tornou nosso lar

As rochas e a poeira comearam a se atrair, num processo chamado acreso. Isso resultou em pequenos corpos, os planetesimais. Cada vez mais matria se agregava, e os planetesimais tornaram-se proto-planetas.

Enfim, a Terra!

A presso da atrao gravitacional, juntamente com a energia de impactos de meteoritos e da desintegrao de elementos radioativos liberou uma enorme quantidade de calor, e fundiu todo o planeta que viria a ser a Terra.

Rocha e fogo

Iniciou-se ento a diferenciao da Terra, que a fez ser um planeta verdadeiro. Com a fuso do material, os elementos densos afundaram e os leves flutuaram, formando as camadas da Terra de hoje.

Catstrofe

Quando o calor comeou a diminuir, a Terra jovem esfriou, e se formou a sua crosta slida e sua primeira atmosfera. Mas no por muito tempo... Um corpo do tamanho de Marte colidiu com a Terra ainda quente, vaporizando a atmosfera, derretendo a crosta e arrancando um pedao da Terra.

Bonana

Aps esse episdio, o material arrancado com o impacto ficou em rbita, vindo a formar a Lua, nosso satlite natural. Enquanto isso, uma nova crosta e uma nova atmosfera se formaram na Terra.

Bombardeio

Nessa poca, a queda de meteoritos e cometas era constante, e a Terra sofreu um intenso bombardeio enquanto esfriava. Muitos desses corpos tinham uma carga preciosa em seu interior: gua. Eles trouxeram gua o suficiente para complementar a que j estava no interior do planeta, e assim a Terra comea a ficar parecida com a de hoje: com grandes oceanos.

Caminho aberto

Com a presena da gua lquida, est pavimentada a estrada para levar ao surgimento da vida na Terra. Devemos, no entanto, lembrar que essa Terra primitiva ainda era muito diferente da atual, e foram essas diferenas que levaram ao surgimento da vida. Na prxima aula, veremos como isso ocorreu.

Finis

Finis
Alguns exerccios para treinar essa primeira parte do nosso curso: 1 O livro O Silmarillion, do mesmo autor de O Senhor dos Anis, conta a histria da formao e transformao do mundo onde acontecem as duas histrias. Que tipo de interpretao do Universo o autor usou? 2 possvel descobrir a verdade sobre a extino dos dinossauros? Por qu? 3 Quando olhamos a constelao de Libra, estamos vendo o que realmente acontece no local? Quais as possveis diferenas entre o que observamos e o que est ocorrendo neste momento? 4 Como tcnicos em Qumica, o que vocs poderiam dizer sobre a histria dos elementos com os quais vocs trabalham? 5 Por que a Terra o nico planeta interno a ter um satlite verdadeiro? (os dois de Marte so apenas grandes asterides). 6 Pesquise sobre a Terra primitiva e d duas principais diferenas de sua atmosfera para a atmosfera atual.

S-ar putea să vă placă și