Sunteți pe pagina 1din 3

CARACATERSTICAS DO ENDOSSO

De caractersticas e regras prprias, com intuito de garantir a facilidade de circulao de crdito, pois a emisso de um ttulo um ato simples, como tambm a transferncia de crtula, portanto, a ao do endossar no seria diferente, simples. Para endossar, preciso que o beneficirio do ttulo assine a crtula, sendo assinada de duas maneiras, segundo artigo 910 do Cdigo Civil, o endosso pode ser lanado pelo endossante no verso e anverso do prprio titulo, ou seja, a assinatura em sua face ou na parte de trs do ttulo e essa assinta ura j caracterizado a prova do endosso. De acordo com o cdigo 912 do Cdigo Civil, considera-se no escrita do endosso qualquer condio a que suborne o endossante, ou seja, no considerado no escrita na crtula as condies que o endossante possa subordinar a transferncia da crtula e do credito. Porm, se o endossante deixa expresso na crtula clusulas que possa condicionar a transferncia dessa crtula, ser considerada no escrita, uma vez independentemente da realizao ou no da condio anotada, o endossatrio, tendo posse do documento, exerce o direito de legitimo portador, podendo ter o direito de exigir ao inadimplemento da obrigao. O endosso, completa-se com a tradio da crtula, assim, o endossatrio, exigindo do devedor o crdito inscrito no ttulo de crdito, deve observar que deve-se apresentar o ttulo e comprovando que esteja inscrito que o credito foi-lhe endossado. Ao se falar de nulidade do endosso, j estabelecido nulo o endosso parcial, no que se refere no art.912 da C.C, porm a nulidade do endosso foi prevista pela legislao e no sua parcialidade, uma vez que este no possui qualquer efeito ou validao, quanta a ausncia do endosso. O endosso pode ser atravs da identificao ou no do endossatrio, se houver indicao do nome para quem o titulo transferido, chamado endosso em preto, caso no houver indicao, chama-se endosso em branco, isso so atribuies que so verificadas no art.913. Porm observado o disposto do art.910 do Cdigo Civil; para ser vlido o endosso, dado no verso do ttulo, suficiente para a assinatura do endossante. O endosso, no nica forma de transferncia de um ttulo ordem; sim, pela forma cambial, podendo ter efeito de cesso civil. uma forma para facilitar a circulao dos ttulos cambiais, meio mais simples, pois faz parte do prprio ttulo e dele mesmo decorre conseqncias.

SEQNCIA DO ENDOSSO

A circulao de uma crtula ampla, sendo que esta circulao pode ser realizada sem registro, ou seja, com os ttulos ao portador, ou pode ser feita com alguns registros , com endosso em branco recebido, passa a circular em situaes anlogas ttulos ao portador, como tambm com o registro de todas as transferncias, sempre endosso em preto. Na cadeia ou srie de endosso, ou seja trajetria de circulao, no se requer a identificao de todas as assinaturas, muito menos entrar em contato, o que importa examinar o titulo, sendo obrigao e verificar a regularidade, ou seja, assinatura legvel, verificar se est correspondida o nome do endossante, conhecendo sua assinatura. Com base nisso, tem-se a circularidade como caracterstica do titulo de crdito, importante a atribuio ao devedor uma obrigao de certificar-se da veracidade das operaes de transferncias, como forma de determinao de um procedimento extra, s vezes, muito demorado, para o pagamento, podendo desestimular a aceitao do endosso.

RESPONSABILIDADE PELO CRDITO ENDOSSADO

Segundo art.914, no responde ao endossante pelo cumprimento da prestao constante do ttulo. H no endosso, a transferncia do valor sem que seja assumida uma obrigao pelo valor do ttulo, ou seja, um beneficirio que endossa um cheque, no pode ser cobrado quem transferiu o ttulo, se caso, no houvesse fundo de conta emitente. Ao endosso, a regra do art.914, limita que o endossatrio pretenda exigir o cumprimento da obrigao do endossante, para soluo seria recorrer e entrar com ao de cobrana, pelo qual ser exigida o pagamento pelo terceiro., ou seja, devedor do ttulo endossado. Com tambm, h circunstancias, no qual, indispensvel que o endossatrio entregue a crtula ao endossante, no sendo licita a duplicidade, . O endosso pode ser feito amigavelmente, sua validade, como o endosso em preto, condicionada legitimao do endossante, como credor legitimo. Sendo regra geral, de que no respondendo o endossante pelo cumprimento da prestao constante de ttulo, pode a lei, express-la de outras formas, como o devedor solidrio, se o endossante expressa em assumir o crdito, clausula da crtula, torna-se devedor solidrio, presente no pargrafo primeiro do artigo 914 do Cdigo Civil, deixando o devedor solidrio em condio de devedor principal, o e aceitante, podendo, em caso de inadimplemento, o credor escolher dirigir a ao contra um deles

ou todos, caso o endossante paga o ttulo, tem ao como regresso contra os coobrigaes anteriores, se o primeiro endossante paga, no ter direito de voltar-se contra o outro endossante, o endossatrio, nem contra os avalistas de seu endosso.

S-ar putea să vă placă și