Sunteți pe pagina 1din 5

Um texto narrativo um texto no qual contada uma histria, atravs de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.

e. Estrutura Um texto narrativo geralmente organizado da seguinte forma:


Situao inicial: Os personagens e o espao so apresentados. Estabelecimento de um conflito: Um acontecimento modifica a situao apresentada e desencadeia uma nova situao a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. Clmax: Ponto de maior tenso na narrativa. Eplogo: Soluo do conflito, o que nem sempre significa um final feliz.

Entretanto, uma narrao bem livre e pode ser organizado de formas diferentes, dependendo do estilo de texto.

Texto Dissertativo / Argumentativo


sobre Redao por Noely Landarin noelylandarin@yahoo.com.br Dissertar o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentao cientfica, o relatrio, o texto didtico, o artigo enciclopdico. Em princpio, o texto dissertativo no est preocupado com a persuaso e sim, com a transmisso de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrrio, tm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, alm de explicar, tambm persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por trs partes essenciais.

Introduo
Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto. Teatro e escola, em princpio, parecem ser espaos distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposio ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "srios" , o teatro se configura como um espao de lazer e diverso. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grcia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)

Desenvolvimento
Formado pelos pargrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada pargrafo, apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relaes de causa e efeito ou comparaes entre situaes, pocas e lugares diferentes, pode tambm se apoiar em depoimentos ou citaes de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatsticos, pesquisas, aluses histricas. Antes de partirmos para a escrita de qualquer texto devemos conscientizar-nos de que a mesma requer certas habilidades que apreendemos ao longo de nossa experincia, tais como aperfeioamento vocabular, domnio das regras gramaticais como um todo, conhecimento de elementos lingusticos e extratextuais, entre outros. Outro fator de extrema relevncia a tcnica utilizada para compor os diversificados tipos de textos, sejam estes: narrativos, descritivos ou dissertativos. O texto descritivo por excelncia consiste em uma percepo sensorial, representada pelos cinco sentidos (viso, tato, paladar, olfato e audio) no intuito de relatar as impresses capturadas com base em uma pessoa, objeto, animal, lugar ou mesmo um determinado acontecimento do cotidiano. como se fosse uma fotografia traduzida por meio de palavras, sendo que estas so ornamentadas de riqussimos detalhes, de modo a propiciar a criao de uma imagem do objeto descrito na mente do leitor. A descrio pode ser retratada apoiando-se sob dois pontos de vista: o objetivo e o subjetivo. Na descrio objetiva, como literalmente ela traduz, o objetivo principal relatar as caractersticas do objeto de modo preciso, isentando-se de comentrios pessoais ou atribuies de quaisquer termos que possibilitem a mltiplas interpretaes. A subjetiva perfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual so permitidas opinies, expresso de sentimentos e emoes e o emprego de construes livres em que revelem um toque de individualismo por parte de quem a descreve. s textos explicativos nada mais do que simples textos que aprofunda bem no tema, oferecendo um contedo bem complexo e explicativo, sem muita enrolao ou algo do gnero, sendo que podemos usar o texto explicativo para negcios, escola, faculdade, programas e muitos outros. Exemplos de texto explicativo:

Porque ter cuidados com a pele?

A pele algo do nosso corpo que sempre est exposto, sendo que quando ocorre as mudanas climticas, poluio e muitos outros, a pele a que mais sofre fica ressecada, com aparncia feia, manchas e pode ocorrer alergias, cncer e muitos outros, sendo que os cuidados com a pele no algo dificil, basta hidratamos a pele todos os dias, com

leos corporais, protetor solar e cremes hidratantes para pele, assim evitaremos estrias, ressecamento e teremos uma pele mais saudvel e mais bonita.

O que Bullying?

uma agresso verbal ou fsica que ocorre por meio de um grupo ou apenas um individuo contra uma criana, adolescente que tenha algo incomum do que considerado normal, como por exemplo vestir roupas diferentes, gostar de estudar muito, e assim sucessivamente, essa agresso pode ser fsica (socos, chutes, tapas), verbal (piadas, xingar, insultar), moral ( desprezar, humilhar, ignorar), o bullying acontece em casa, escola, nas ruas ou em outros lugares. O texto expositivo apresenta informaes sobre um objeto ou fato especfico, sua descrio e a enumerao de suas caractersticas. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto. Um fato importante a apresentao de bastante informao; caso se trate de algo novo esse se faz imprescindvel. Quando se trata de temas polmicos, a apresentao de argumentos se faz necessria para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de anlise do assunto. O texto expositivo deve ser abrangente e deve ser compreendido por diferentes tipos de pessoas. O texto expositivo pode apresentar recursos como a: - instruo, quando apresenta instrues a serem seguidas; - informao, quando apresenta informaes sobre o que apresentado e/ou discutido; - descrio, quando apresenta informaes sobre as caractersticas do que est sendo apresentado; - definio, quando queremos deixar claro para o nosso leitor do que, exatamente, estamos falando; - enumerao, quando envolve a identificao e apresentao sequencial de informaes referentes quilo que estamos escrevendo; - comparao, quando o autor quer garantir que seu leitor ir compreender bem o que ele quer dizer; - o contraste, quando, ao analisar determinada questo, o autor do texto deseja mostrar que ela pode ser observada por mais de um ngulo, ou que h posies contrrias. Veja um exemplo de texto expositivo: O telefone celular A histria do celular recente, mas remonta ao passado e s telas de cinema. A me do telefone mvel a austraca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artstico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clssico Sanso

e Dalila (1949). Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligncia. Ela foi casada com um austraco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relao desgastante foi o interesse pela tecnologia. J nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa no fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940. A comear pelas ilustraes retratadas na imagem que abre este artigo, constatamos que a forma pela qual interagimos socialmente se d pela comunicao, sendo ela manifestada de vrias formas e por diferentes canais: rdio, televiso, jornais, etc. Partindo dessa premissa e tendo em vista que a linguagem possui um carter eminentemente social, toda ela se perfaz de uma finalidade especfica, a depender dos objetivos do emissor frente a um determinado interlocutor. Tal fato nos remete noo dos chamados gneros textuais, os quais se definem pelas diferentes situaes sociocomunicativas de que fazemos parte no nosso dia a dia, cada um deles com uma inteno, com um propsito discursivo previamente definido. Dessa forma, como no seria vivel fazer meno a todos eles, ocupemo-nos em focar nossa ateno queles cuja proposta comunicativa se define pela instruo. Nessa categoria, enquadram-se os dois sobre os quais falamos: o injuntivo e o prescritivo. Seguindo essa linha de raciocnio h aqueles que at os consideram como sendo sinnimos um do outro, ainda que as diferenas precisem estar devidamente demarcadas. Acerca delas constatemos algumas elucidaes: O texto injuntivo se caracteriza como tal pelo fato de a inteno estar voltada para instruir o interlocutor acerca de um determinado procedimento. Cabe aqui ressaltar que esse aspecto voltado para a orientao no possui aquela essncia coercitiva, apenas sugere como algo deve ser feito. Entre os casos que representam as circunstncias em questo podemos mencionar: * O discurso manifestado por um livro de autoajuda qualquer;

* O mesmo discurso revelado por um manual de instrues, o qual instrui o interlocutor a proceder de uma forma definida; * Os procedimentos manifestados mediante uma receita culinria, visto que a inteno a mesma, embora nada impea que o leitor opte por um ingrediente em vez do outro. O chamado texto prescritivo, de antemo j assume um carter um tanto quanto coercitivo, imposto, regido por condies inquestionveis de atuao, ou seja, proceda sempre dessa forma e no opte por demais alternativas. Nessa categoria se enquadram:

* Aqueles discursos manifestados nas clusulas de um determinado contrato; * Os mesmos retratados nos artigos da Constituio ou do Cdigo de Processo Penal; * As regras preconizadas pela gramtica normativa, tendo em vista o padro formal da linguagem; * As instrues materializadas nos editais de concursos pblicos em geral, entre outras circunstncias cuja finalidade assim se define.

S-ar putea să vă placă și