Sunteți pe pagina 1din 6

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

CALIBRAO DE UM TERMOPAR DE COBRE CONSTANTAN

1. OBJECTIVOS Calibrao de um termopar de cobre constantan, com o traado da curva (V) na gama de temperaturas (0C a 90C); Determinao do coeficiente de Seebeck =
dV pelo mtodo grfico; d

Introduzindo a sonda de referncia em neve carbnica e gua aquecida, obter a sua temperatura (tomando como referncia a fonte quente); Comparar os valores obtidos com os valores esperados.

2. MATERIAL NECESSRIO Multmetro digital, termopar de Cobre-Constantan, tina com gelo, neve carbnica, banho termosttico.

3. BIBLIOGRAFIA Calibrao de um Termopar - Fsica (Ed. Calouste Gulbenkian) Estudo da Funo (V) - Laboratrio de Fsica (1981) Laboratrio de Termodinmica - Faculdade de Cincias da Universidade Porto

Departamento de Fsica do ISEP

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

4. INTRODUO
4.1. DEFINIO DE TERMOPAR

O princpio de funcionamento de um termopar baseia-se no efeito termoeltrico de Seebeck, o qual descobriu que, num circuito formado por dois condutores metlicos diferentes A e B, em que as duas junes 1 e 2 esto a temperaturas diferentes, circula uma corrente I produzida por uma fora electromotriz cuja grandeza directamente proporcional diferena de temperatura entre as duas junes. Quando os dois metais diferentes entram em contacto, geram a passagem de electres entre eles (sempre do metal com menor trabalho de extraco para o outro). O termopar usado geralmente para medio de temperatura, isto , tem a funo de um termmetro.

4.2. CONCEITOS BSICOS

A relao entre a fora electromotriz e a diferena de temperaturas - 0, V = V ( - 0) pode ser representada por um polinmio do tipo:
V = a ( 0 ) + b ( 0 )2 + c ( 0 )3 + ... 2 3

Para um termopar que trabalhe numa gama no muito extensa de temperaturas, a funo quadrtica ser suficiente (i., toma-se apenas at ao termo de segunda ordem). A derivada da tenso termoelctrica em ordem temperatura designase por sensibilidade ou coeficiente de Seebeck () do termopar:
dV = a + b( 0 ) d
2

=
Departamento de Fsica do ISEP

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

Esta relao, que caracteriza as propriedades do termopar, verifica-se em muitos casos, com bastante rigor, at cerca dos 300C.

4.3. MTODO UTILIZADO

O termopar utilizado neste trabalho um termopar de CobreConstantan. Neste caso vamos fazer uma aproximao ainda maior, tomando a expresso da fora termoelctrica por uma recta (isto , toma-se apenas o termo de primeira ordem).

V = a ( 0 )

dV V a= d

5. ESQUEMA DE MONTAGEM INICIAL

A E
0,0001mv

C D

Legenda: A Banho termosttico B Multmetro digital C Juno de Termopar D Recipiente com gua e gelo E Termmetro digital

Departamento de Fsica do ISEP

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

6. MODO DE PROCEDER A primeira parte do trabalho consiste na calibrao do termopar (determinao da sensibilidade ); 6.1. Realizar a montagem de acordo com o esquema, verificando que uma das junes do termopar est dentro do banho termosttico e mergulhar a outra numa tina cheia de gelo picado e gua (verificar que a juno fica completamente imersa na mistura gelo-gua e cobrir o recipiente).

6.2. Colocar o termmetro digital de modo que esteja em contacto com a juno do termopar dentro do banho termosttico, usando a garra disponvel para o efeito.

6.3. Ler e registar a temperatura do banho, cerca de 5 minutos aps colocado o termmetro. Criar uma tabela de registo de duas entradas: numa delas indicar as temperaturas crescentes do banho termosttico, em incrementos de 5C, usando o valor da temperatura inicial registada; na outra, registar os valores da tenso elctrica lidos no multmetro para cada temperatura.
Tabela-exemplo
=Tbanho-Tgelo
(C) 1 leitura 18,5 23,5 28,5 33,5 38,5 .... 88,5 V
(Tenso)

(mV) Valor zero

ltima leitura

6.4. Na cabea termosttica, rodar o boto de aquecimento para os 90C. Ligar a cabea termosttica, pressionando o boto para o efeito.

6.5 Proceder ao registo dos valores de tenso elctrica para cada temperatura considerada, at ao limite de 80 C.

6.6. Desligar a cabea termosttica no boto respectivo. Esperar at que a temperatura diminua para um valor prximo de 60 C. Remover, entretanto, a juno do termopar da tina de gelo e gua.

Departamento de Fsica do ISEP

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

6.7. Rodar o boto de aquecimento da cabea termosttica para o valor BM=60C e voltar a ligar a cabea termosttica. Esperar at que a temperatura lida no termmetro esteja estabilizada num valor prximo de BM. 6.8. Usar os valores de tenso elctrica e temperatura lidos anteriormente para traar o grfico indicado abaixo, usando para isso o MSExcel (ou semelhante); obtenha por regresso linear a recta que melhor se ajusta ao conjunto de valores experimentais obtido, e determine a partir da sua equao a sensibilidade do termopar, .

A segunda parte do trabalho consiste em usar o termopar, j calibrado, para determinar a temperatura da neve carbnica e a temperatura de uma dada quantidade de gua retirada do banho termosttico.

6.9. Mergulhar na neve carbnica a juno do termopar que estava na mistura gelo-gua. 6.10. Aguardar que a tenso elctrica estabilize. Registar o seu valor. 6.11. Repetir o procedimento anterior 3 vezes. 6.12. Calcular os erros associados a cada uma das grandezas medidas directamente. 6.13. Retirar com um gobl um pouco de gua do banho termosttico. Medir com um termmetro a temperatura dessa gua e simultaneamente fazer a medio com o termopar (repetir os pontos 6.9. a 6.11. usando agora a gua em vez da neve carbnica). Comparar os dois valores de temperatura obtidos. Considerar como valor real de temperatura o medido com o termopar. Calcular o erro relativo e erro absoluto da temperatura medida com o termmetro.

Departamento de Fsica do ISEP

CALIBRAO DE UM TERMOPAR

Utilize as relaes abaixo indicadas para calcular a temperatura da neve carbnica, NC e a temperatura da gua gua.

V = ( BM 2 ) ,

sendo

NC ( ou gua ) = 2 + b ;

Questes: 1) Fez a calibrao do termopar para temperaturas positivas. Ser correcto utilizar a recta obtida nessas condies para fazer a determinao da temperatura da neve carbnica que negativa? Justifique. 2) possvel construir termopares com qualquer par de metais? Seria possvel que o termopar fosse constitudo somente por cobre? Justifique.

Departamento de Fsica do ISEP

S-ar putea să vă placă și