Sunteți pe pagina 1din 14

Cena 1 Aparece D.

Camila numa praa com a filha Ernestina, vestida de criana, e todos na praa olhavam para as duas(principalmente para D. Camila), D. Camila lhe da um beijo na testa e diz para filha: - v brincar com as outras crianas, minha filha Ernestina ia falar alguma coisa, mas se calou, e disse: - esta bem, mame... e ela sai correndo e encontra uma amiga que lhe pergunta: - por que estas com essa roupa? - porque a minha me disse para me vestir assim. - deixe disso, voc no mais uma criana, ento no deixe sua me trata-la assim. - eu sei Ernestina fala com pesar queria falar isso ela, mas no posso, ela iria se magoar comigo, e isso ultima coisa que quero fazer. -Venha, vamos a minha casa, irei trocar as suas roupas. A amiga puxa Ernestina pelo brao, e saem de cena, logo aps elas voltam, Ernestina volta com outras roupas (uma roupa que as jovens da poca usavam). A amiga de D. Camila fala pra ela: - no tinha reparado que Ernestina esta crescida, e mudada, para melhor claro, ela esta virando uma mulher. - D. Camila se preocupa e procura Ernestina, encontrando-a com as roupas novas se assusta e a chama: - Ernestina! Que roupas so essas? Isso jeito de se vestir? Ernestina fica sem reao vamos j para casa!

Cena 2

Elas vo para casa e Ernestina, triste, diz que ira dormir mais cedo e sai, D. Camila esta no quarto com o marido, ele lendo e ela se olhando no espelho, D. Camila diz: - voc acha que Ernestina cresceu? - claro, por que a pergunta? - por nada - ela suspira voc acha que eu estou ficando velha? - minha querida, no sei o porqu dessas perguntas, mas claro, todos envelhecem - ela faz uma cara de decepo mas voc continua linda e jovem como a primeira vez que a vi. ele a beija (no rosto) boa noite. - boa noite.

Cena 3 D. Camila vai a praa com Ernestina, elas se sentam no banco e comeam a conversar, D. Camila passa o brao pelo ombro de Ernestina e fala: - ento, Ernestina, como esta na escola? E com os seus amigos? - esta tudo bem, me, e os meus amigos so muito legais. - Ernestina a amiga de Ernestina a chama. - j vai diz Ernestina me preciso ir l com a minha amiga, tudo bem? - claro, Ernestina. ela lhe da um beijo na bochecha, e Ernestina lhe retribui e se levanta ah, Ernestina nunca se esquea... - de que, me? - que eu te amo. as duas sorriem. - eu tambm te amo. ela se vira e sai para encontrar os seus amigos.

- ela a sua irm mais nova? Pois vocs so to parecidas, e voc to nova, s pode ser a sua irm, certo? fala um senhor a D. Camila, ela sorri com o elogio. - porque eu me casei muito nova.

Cena 4 D. Camila esta na frente do espelho e encontra o primeiro cabelo branco. - ah, no. Ai meu Deus, um cabelo branco. - ela o arranca e entra Ernestina que fala: - me, tenho que lhe apresentar uma pessoa especial. - quem, minha filha? - o meu namorado. - mas, j filha? Voc to nova. - ela comea a se desespera - No esta pronta para namorar, se casar e ter um filho. E eu seria av ela se senta eu no estou pronta, quer dizer, voc no esta pronta. - calma, me, eu no vou me casar agora, ele s o meu primeiro namorado, s isso. Venha quero que vocs se conheam. Elas encontram o namorado, Ribeiro, e o pai de Ernestina. - me, este o Ribeiro, meu namorado, esta a minha me apresentou-lhes Ernestina. - um prazer, D. Camila. disse Ribeiro. -vamos deixa-los a ss. disse o marido de D. Camila. Ele e D. Camila saem de cena. - sua me muito bonita, ela parece mais a sua irm. - verdade, todos dizem isso. - ela da um sorriso forado.

- mas, eu s tenho olhos para uma pessoa ele lhe da um beijo na bochecha - que voc. ela da um sorriso eu te amo. - eu tambm te amo, e eu tambm s tenho olhos pra voc. ela da um beijo na bochecha.

Cena 5 D. Camila esta no quarto com o marido e comearam a conversar sobre Ribeiro. - o que voc achou de Ribeiro? Acha que ele to mau para namorar a nossa filha? disse o marido. - acho o nariz torto (pode ser outra coisa, caso o ator no tenha o nariz torto) e deu de ombros. - mau! comentou sarcasticamente voc esta nervosa apenas, falemos de outra coisa. - E depois ele olha para frente, cantarolando na garganta na verdade acho um genro aceitvel, e se lhe pedisse Ernestina, devamos permitir. inteligente e educado. E tambm o herdeiro provvel de uma tia de Cantagalo. E, claro tem um corao de ouro. Conta-se dele coisas muito bonitas. - D. Camila ouviu, batendo com a ponta do p no cho e bufando com os dedos batendo com impacincia e ele espera um despacho do ministro de estrangeiros, um lugar para os Estados Unidos. - o que? Separa-me de minha filha? No, senhor! - mas querida, ser melhor para nossa filha se ela morar l, e o ministro de estrangeiros... ela faz cara de que no quer ouvir as necessidades diplomticas... ela faz uma cara mais feia a fatalidade do matrimonio ela olhou para o lado, ele suspira cansado tudo bem, irei dormir, mas deixe-a fazer as prprias escolhas - ele lhe da um beijo boa noite.

Cena 6 D. Camila esta sozinha no quarto, e fala pensativa: - no sei o que fao, minha filhinha poder ir para os Estados Unidos. Mas seria to bom para ela, e para mim, ningum perceber que estou ficando velha e no seremos comparadas, mas sentirei tanto a sua falta, ela a minha princesinha.

Cena 7 Ernestina est na sala triste, andando de um lado para o outro, entra Ribeiro, feliz, lhe da um beijo, e fala: - Ernestina, trago boas novas, fui nomeado... - eu j sei ela diz triste. - o que houve? ele pergunta preocupado so timas noticias, voc no acha? - Ribeiro ela respira fundo e com lagrimas nos olhos, a voz de quem esta para chorar, tremida e gaguejando eu no quero que voc pea a minha mo meu pai. Ele fecha a cara e fala com raiva: - tudo bem, eu s quero saber por que? - no quero me separar da minha famlia. Ele vai saindo e volta. - eu te amo, e espero que depois no se arrependa, ser tarde demais. ele sai de cena.

Cena 8 Ernestina esta chorando no quarto, entra D. Camila e abraa a sua filha. - no fique assim, minha filha existem outros rapazes por ai, venha vamos pentear o seu cabelo ela comeou a pentear o cabelo de Ernestina j sei. Vamos para a praa, voc vai encontrar os seus amigos, e conhecer novos rapazes. Voc to nova, e linda que encontrar um novo amor. - me, no quero pensar nisso agora, por favor. - tudo bem, vamos s para passear ento.

Cena 9 D. Camila esta na praa com Ernestina. -vamos, filha, anime-se. Esta espantando os rapazes com esse humor. - Ernestina, sinto muito pelo que aconteceu. - chegou a amiga da Ernestina. - tudo bem. - ela j superou o que aconteceu, e esta pronta para algo novo, certo, filha? - certo, me.

Cena 10 Chega o novo namorado de Ernestina na casa de sua famlia, o pai de Ernestina abre a porta: - pode entrar, vou chama-la. Ernestina grita seu namorado chegou.

Ela entra em cena com o ar desanimado. - ah, ola. A D. Camila entra em cena curiosa. - ola, eu sou a me de Ernestina, Camila. - j sei de onde vem a beleza da sua filha, no que o senhor seja feio, mas... - tudo bem. disse Ernestina. D. Camila e seu marido saem de cena. - gostou da nova roupa que eu comprei? Comprei na Madame Anglica, Moda e Alta Costura. uma loja muito sofisticada, poucos podem comprar l, sabia? Mas claro que o seu pai pode comprar l. Foi bastante cara, quer saber quanto custou? Custou 3 mil-ris... Ernestina? - sim? - voc estava prestando ateno para o que eu estava dizendo? - desculpe, eu estava com o pensamento longe. - em que? - em um velho amigo meu. - e onde ele est? - ele perguntou com cime. - nos Estados Unidos.

Cena 12 Em outro dia D. Camila, seu marido, Ernestina e seu namorado se encontraram na praa. O namorado chegou deu um beijo no rosto de Ernestina e falou: - bom dia. - bom dia, faz um lindo dia de domingo, vocs no acham? - perguntou D. Camila. E todos concordaram com a cabea.

- bonita roupa, D. Camila tenho certeza que a senhora comprou essa roupa na Madame Anglica, Moda e Alta Costura Ernestina olhou para o lado, seu pai abriu o jornal e D. Camila deu um grande bocejo. esta minha roupa foi 4 mil-ris, e tenho varias roupas dela, so realmente boas. E ela tambm vende sapatos Ernestina deu um longo suspiro, e sua me deu outro bocejo, e seu pai virou a pagina do jornal so muito confortveis e so bonitos, estes custaram 2 mil-ris. O que vocs acham dele? - bonitos disse D. Camila. - concordo disse seu marido. - hum, hum disse Ernestina. - e l vendem chapus tambm... - meu querido, infelizmente tenho que voltar para casa agora, tenho que fazer o almoo, voc vem Ernestina? - vou, me - as duas levantaram-se tchau, amor. E foram embora. - bem melhor eu acompanh-las. disse o marido se levanta e sai de cena.

Cena 13 Na casa o namorado de Ernestina chega e fala para Ernestina, com raiva: - precisamos conversar. - pode falar. - no irei pedir a sua mo a seu pai. - isso quer dizer... - acho melhor ns terminarmos. - tudo bem.

- eu sei que... O que? - tudo bem. - mas, voc no vai nem protestar? - voc fez essa escolha. - mas... Eu vou embora. - adeus. Ele sai de cena, aparece D. Camila. - ele j foi? - j, me. - graas a Deus, ele foi embora. - sim. - ah, minha filha ela fala a abraando - eu s quero que voc tenha a mesma felicidade, com um namorado, que eu tenho com o seu pai. E alm disso, esse rapaz era mesmo um fraco, orgulhoso e nem lutou para reconquista-la. Um fraco s isso que tenho a dizer.

Cena 14 Na praa D. Camila esta sentada com Ernestina ao seu lado, quando um rapaz grita o nome de Ernestina chamando-a, ela se levanta e diz para a me: - me, eu irei ali, esta bem? - quem ele, Ernestina? - apenas um amigo, me. - esta bem.

Ernestina sai. Ela chega perto do rapaz, e o mesmo lhe da uma flor e um beijo na bochecha. D. Camila apenas observa, quando a amiga chega perto e fala: - Ernestina j esta com um novo namorado? - o que parece. - como eles crescem rpido, no mesmo? - sem dvida.

Cena 15 Na casa o novo namorado chega para ser apresentado aos pais. - me, pai esse o meu novo namorado. Querido, estes so os meus pais. - um prazer em conhec-los. - igualmente. responde o pai de Ernestina. - na verdade, quero pedir a mo de sua filha. - mas... To rpido? perguntou D. Camila. Ele ri, e responde: - sim, eu amo Ernestina. - ele fala olhando para ela. - eu tambm te amo responde Ernestina. - voc quer se casar comigo? - sim. - os senhores nos abenoam? D. Camila olha com urgncia para o marido. E ele responde: - vocs tem a nossa beno.

Cena 16

D. Camila esta se olhando no espelho e v um cabelo branco, e diz: - outro cabelo branco? e o arranca. - como disse? pergunta o marido. - nada. Voc acha que foi uma boa ideia conceder a mo de nossa filha aquele rapaz? - sim, ele um bom rapaz, tem um timo corao, sem precisar lembrar do salrio, que timo. Ele cuidar bem de nossa filha. Irei dormir, boa noite.

Cena 17 (passados alguns messes) Ernestina j esta casada, chega casa dos pais com o marido. - ola, pai - ele a abraa ola, me ela a abraa como vo? - bem, minha filha responde o pai - e vocs? - melhor agora, pois - ela olha confidente ao marido voc fala. - melhor voc falar. - o que ? D. Camila pergunta impaciente. - juntos, ento. fala o marido de Ernestina. - vocs vo ser vov e vov - responderam juntos. - que bom, minha filha e meu genro. responde o pai. - a minha filha vai ser me responde feliz, D. Camila, e depois com desespero e eu av. - parabns aos dois respondeu o futuro pai. - obrigado respondeu o futuro av.

Cena 18 (messes depois)

D. Camila est com o marido e o genro esperando a chegada do neto. O genro esta andando de um lado para o outro, ansioso. Os outros dois esto sentados, e o marido diz ao genro: - sente, pois poder demorar ainda. - no d para sentar, estou muito ansioso, senhor. - sente, v por mim, e sente. - irei tentar. ele se senta, e entra uma senhora com o beb no colo e ele se levanta e vai ate senhora. - um menino. a senhora diz e o d ao pai. parabns. A D. Ernestina esta lhe chamando, senhor. O pai do beb lhe d um beijo na testa. E o entrega a av e diz: - irei ver Ernestina. - sai de cena. - ele to lindo. fala D. Camila que tambm lhe beija a testa. - e fofo fala seu marido fazendo carinho na testa do beb.

Cena 19 D. Camila vai praa com uma empregada e o neto. - cuidado para no cair. - sim, senhora. - cuidado com o sol. - sim, senhora. - no o aperte tanto. - sim, senhora. - cubra o rostinho.

- sim, senhora. - Camila, ele to lindinho falou a amiga de D. Camila ele ate parece ser seu filho. - obrigada. - ela d um sorriso satisfeito.

Cena 20 Na casa de Ernestina, chega D. Camila com o neto no colo, e a empregada. E a empregada sai de cena. - obrigada por leva-lo para passear, me Ernestina pega o filho no colo. - quando voc precisar, pode contar comigo, filha, um prazer ajudar. - tudo bem, me. - eu j vou. - ela d um beijo na filha e o neto. - esta bem, me. Mande um beijo para o papai. D. Camila sai de cena. E Ernestina fala com o seu filho: - voc gostou de passear com a vov? . A vov foi elogiada, no foi? Ela quer sair de novo com voc, para ser elogiada de novo. - querida? entra o seu marido. - aqui. ele da um beijo na esposa e no filho. - como foi com a sua me? - timo. Ela quer sair de novo com o nosso filho. - ela foi elogiada? - acho que sim, mas pelo menos ela passa mais tempo com o neto. - se esta bem para voc, esta bem para mim. - obrigada, amor. - voc quer sair?

- claro. - vamos, ento. Eles saiam de cena, e acaba a pea.

S-ar putea să vă placă și