Sunteți pe pagina 1din 40

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. Os sistemas distinguem-se pela troca de matria e energia com o meio exterior. Assim, no sistema fechado s ocorrem trocas de energia com o meio envolvente, no sistema aberto ocorre a permuta de energia e de matria e no sistema isolado no ocorrem trocas nem de energia nem de matria.

2. A classificao dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimenso. ____ b) a forma do seu limite. ____ c) o seu comportamento relativamente matria e energia. ____ d) a ausncia ou presena do limite do sistema. ____ (Seleccione com um X a opo correcta) 3. O sistema Terra constitudo por quatro subsistemas. 3.1. Indique o nome de cada um desses subsistemas. Hidrosfera, geosfera, atmosfera e biosfera. 3.2. Fornea um exemplo para cada subsistema citado. Por exemplo: Oceanos, rochas, camada de ozono e Homem (respectivamente).

3.3. Indique o composto qumico que comum a todos os subsistemas. gua 4. O conceito de biodiversidade est directamente relacionado com a: a) hidrosfera. ____ b) biosfera. ____ c) atmosfera. ____ d) geosfera. ____ (Seleccione com um X a opo correcta) 5. Classifique as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) e falsas (F). a) A Terra um sistema fechado. ____ b) Os sistemas isolados so mais fceis de obter em laboratrio. ____ c) Os subsistemas da Terra so independentes uns dos outros. ____ d) Na geosfera actuam todos os outros subsistemas. ____ e) difcil delimitar as fronteiras entre os diversos subsistemas do nosso planeta. ____ 6. Estabelea relaes possveis entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II.
Coluna I a) Geosfera b) Hidrosfera c) Atmosfera d) Biosfera Coluna II 1) Os automveis contribuem para a emisso de CO2. C 2) As rochas carbonatadas retiram o CO2 da atmosfera. A, C 3) Os rios escavam vales atravs das montanhas. A, B 4) O lobo-ibrico est em vias de extino. D 5) A Serra da Estrela j teve glaciares que escavaram vales em forma de U. A, B 6) As actividades humanas podem contribuir para a poluio da gua. B, D 7) As pedreiras de calcrio libertam poeiras nocivas para a sade. A, C

FICHA DE TRABALHO
7.

Biologia e Geologia Ano I

O grfico seguinte representa a evoluo, ao longo do tempo geolgico, do teor de dois gases na atmosfera terrestre.

7.1. Faa corresponder o oxignio e o dixido de carbono a cada uma das curvas do grfico (A e B). O2 A; CO2 B 7.2. Explique a que se deve o aumento da quantidade do gs representado pela letra A. Este aumento deve-se ao aparecimento de seres vivos fotossintticos.

7.3. Formule uma hiptese que explique a diminuio do teor do gs B. A quantidade do dixido de carbono diminui porque um gs utilizado pelas plantas no processo fotossinttico e porque assimilado em determinadas rochas.

8.

Atente s seguintes notcias relatadas numa das principais estaes de rdio do nosso pas.

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

8.1. Para cada uma das notcias, indique os subsistemas terrestres directa e indirectamente referenciados. Texto A Geosfera e atmosfera Texto B Atmosfera e biosfera Texto C Geosfera e hidrosfera 8.2. Justifique as suas opes na alnea anterior. Texto A As cinzas vulcnicas (geosfera) so lanadas para a atmosfera. Texto B A camada de ozono (atmosfera) filtra os raios UV que podem ser nocivos para os seres vivos (biosfera). Texto C Os desabamentos e deslizamentos de terras (fenmenos de risco geolgico que ocorrem na geosfera) so o resultado de uma forte precipitao (fenmeno natural que se enquadra na hidrosfera).

9. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas aos subsistemas terrestres. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H) A composio da atmosfera terrestre actual torna possvel a respirao. V O Homem uma ameaa ao equilbrio dos subsistemas terrestres. V O ciclo da gua representa as transformaes caractersticas da geosfera. F A fotossntese um processo biolgico que utiliza o oxignio atmosfrico. F A atmosfera terrestre favorece a vida ao regular a temperatura superficial. V As alteraes num subsistema terrestre interferem com a estabilidade dos demais. V A composio da biosfera foi aproximadamente constante, desde a origem da vida. F A atmosfera terrestre sempre constituiu uma proteco eficaz contra os impactos csmicos. F

10.Complete as frases que se seguem com o termo mais adequado. A grande variedade de rochas podem agrupar-se, atendendo origem, em rochas sedimentares, Magmticas/metamrficas e Metamrficas/magmticas. Os processos que intervm na formao das rochas sedimentares incluem a elaborao dos materiais que as vo constituir, ou Sedimentognese, e na posterior evoluo dos materiais, a Diagnese, que conduz formao de rochas consolidadas. Entre os processos intervenientes nessa evoluo podem destacar-se a desidratao, a Compactao, a Cimentao e, por vezes, a recristalizao de alguns materiais. Tipicamente, as rochas sedimentares apresentam-se constitudas por camadas sobrepostas, os Estratos, que inicialmente tm uma posio Horizontal. Quando o magma solidifica superfcie origina rochas Magmticas Extrusivas/vulcnicas. Entre os factores de metamorfismo podem destacar-se o Calor, a Presso, os fluidos de circulao e o Tempo.

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

11. Na figura seguinte est representada, em perfil, uma sequncia sedimentar que no foi sujeita a deformao tectnica. As letras A, B, C e D identificam quatro conjuntos sedimentares distintos.

11.1. Utilizando as letras, identifique o conjunto sedimentar: 11.1.1. Mais antigo. A 11.1.2. No consolidado. D 11.2. Identifique uma evidncia de sedimentao orgnica na sequncia sedimentar representada. Os leitos de carvo 11.3. Refira a caracterstica dos sedimentos constituintes dos conglomerados em A que permitem supor o seu transporte pela gua de um rio ou do mar. A forma (so rolados). 11.4. Indique que informao, relativa ao ambiente de sedimentao, se consegue obter, a partir da variao vertical da dimenso dos sedimentos em A.

A energia do ambiente de sedimentao foi diminuindo ao longo do tempo.

11.5. Formule uma hiptese que explique a disposio das camadas arenticas em B.

A orientao do agente transportador das areias foi mudando ao longo do tempo.


12. O esquema seguinte uma proposta de representao do ciclo das rochas. As letras A, B, C, D, E e F identificam processos geolgicos envolvidos na formao dos trs tipos bsicos de rochas.

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

12.1. Refira a letra que pode representar, no esquema, cada um dos processos geolgicos: a) erupo vulcnica. F b) transformao de um calcrio num mrmore. D c) transporte de areias pela gua de um rio. B d) fuso de rochas na base de uma camada montanhosa. E e) fracturao de uma rocha, por variaes bruscas da temperatura atmosfrica. A f) consolidao das areias de uma duna. C g) oxidao de determinados minerais do granito. A 13. O corte geolgico da figura seguinte refere-se a uma regio onde ocorrem rochas dos trs grandes grupos.

13.1. Classifique, quanto sua origem, cada uma das rochas representadas na figura. Granito Rocha magmtica Mrmore Rocha metamrfica Calcrio Rocha sedimentar Arenito Rocha sedimentar 13.2. Identifique a rocha do corte que se formou atravs de: a) precipitao de sais dissolvidos na gua. Calcrio b) transformao de calcrios no estado slido. Mrmore c) deposio de sedimentos detrticos. Arenito d) arrefecimento de material em fuso. Granito e) calor proveniente de um corpo magmtico. Mrmore 13.3. Explique o aparecimento, superfcie, de rochas como o granito e o mrmore. A resposta deve referir a eroso e causas tectnicas.

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

14. O diagrama representa as condies de presso e de temperatura que caracterizam diversos ambientes geolgicos magmtico, metamrfico e sedimentar.

14.1. Indique, pela respectiva letra (X, Y ou Z), o ambiente geolgico: a) mais quente. Z b) mais superficial. X 14.2. Faa corresponder a cada letra (X, Y e Z) o respectivo ambiente geolgico (magmtico, metamrfico ou sedimentar). a) X ambiente sedimentar b) Y ambiente metamrfico c) Z ambiente magmtico 15. O esquema da figura seguinte pretende representar dois tipos de rochas (X e Y).

15.1. Identifique o tipo de rocha X, justificando com um dado visvel da figura. Rochas sedimentares identificadas atravs dos estratos.

15.2. O principal agente evidenciado na figura responsvel pela formao da rocha Y : a) Calor. ____ b) Tempo. ____ c) Presso. ____ d) Fluidos de circulao. ____ (Assinale com um X a opo correcta)
6

FICHA DE TRABALHO
15.3. Identifique o grupo de rochas Y. Rochas metamrficas.

Biologia e Geologia Ano I

15.4. Classifique, quanto ao local de consolidao do magma, a rocha a que a intruso gnea dar origem. Rocha magmtica intrusiva 15.5. Justifique a sua resposta alnea anterior, utilizando um dado do esquema. A consolidao do magma ocorre em profundidade. 16. A figura seguinte representa a transformao de uma rocha grantica, superfcie as modificaes mineralgicas que ocorrem na passagem do granito fresco para a areia grantica esto ilustradas no grfico.

16.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A transformao de granito fresco em areia grantica uma evidncia de (A) (B) (C) (D) Eroso. ____ Meteorizao. ____ Sedimentao. ____ Estratificao. ____

16.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. O granito uma ____ e a areia que dele resulta ____. (A) (B) (C) (D) Rocha magmtica [] um sedimento. ____ Rocha sedimentar [] um sedimento. ____ Rocha magmtica [] uma rocha sedimentar. ____ Rocha sedimentar [] tambm uma rocha sedimentar. ____

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

16.3. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas interpretao dos dados. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H) A alterao da biotite devida aco da atmosfera. V Os minerais argilosos resultam da transformao do quartzo. F A areia grantica , essencialmente, uma mistura de quartzo com minerais argilosos. V Os feldspatos so minerais de rocha grantica mais resistentes ao contacto com o ambiente superficial. F A representatividade dos minerais argilosos tende a aumentar com a aproximao superfcie. V O quartzo no sofre alterao. V O granito uma rocha com cristais pouco desenvolvidos porque se forma em profundidade. F O granito, de origem profunda, pode ascender superfcie em regies onde se verifiquem compresses de origem tectnica. V

16.4. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A formao de minerais hidratados, como o caso dos minerais argilosos, uma consequncia das interaces (A) (B) (C) (D) Biosfera geosfera. ____ Hidrosfera biosfera. ____ Geosfera hidrosfera. ____ Atmosfera hidrosfera. ____

17. O texto seguinte foi extrado de uma brochura relativa ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros da Serra de Aire.

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

17.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. As pegadas de dinossauros da serra de Aire foram impressas ____ h 175 milhes de anos. So consideradas fsseis porque ____ daqueles animais.

(A) (B) (C) (D)

Numa rocha calcria [] constituem um vestgio da actividade. ____ Num sedimento calcrio [] constituem um vestgio da actividade. ____ Numa rocha calcria [] tero sido encontradas prximo de ossos fossilizados. ____ Num sedimento calcrio [] tero sido encontradas prximo de ossos fossilizados. ____

17.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A laje onde se observam os trilhos de pegadas de dinossauros da serra de Aire...

(A) (B) (C) (D)

um estrato. ____ Corresponde parte inferior de um estrato. ____ Corresponde parte superior de um estrato. ____ No faz parte de uma sequncia estratificada. ____

17.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A existncia de um clima tropical, na regio por onde passaram os dinossauros da serra de Aire, sugere que aquela regio foi deslocada para ____ h ____ de 175 milhes de anos.

(A) (B) (C) (D)

Sul [] mais. ____ Norte [] mais. ____ Sul [] menos. ____ Norte [] menos. ____

17.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A fragmentao da grande massa continental Pangea, no perodo Jurssico, uma manifestao da ____ de placas tectnicas que ter estado na origem das actuais rochas ____.

(A) (B) (C) (D)

Divergncia [] ocenicas. ____ Divergncia [] continentais. ____ Convergncia [] ocenicas. ____ Convergncia [] continentais. ____

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

17.5. Explique de que modo a deriva continental pode ter contribudo para alterar a distribuio dos seres vivos na Terra. A resposta dever contemplar os seguintes tpicos: Um continente, ao ocupar nova posio geogrfica, vai sofrer alteraes climticas; Os seres vivos mais sensveis s mudanas climticas poder-se-o extinguir, enquanto outros evoluiro e ocorrer o aparecimento de novas espcies.

18. A datao relativa... a) consiste em datar as diferentes camadas umas em relao s outras. ____ b) estabelece uma escala de dureza das camadas. ____ c) baseia-se no estudo morfolgico dos fsseis. ____ d) no tem em considerao a estratigrafia. ____ (Assinale com um X a opo correcta) 19. A datao radiomtrica... a) provou que os dinossauros desapareceram quando surgiram os homindeos. ____ b) baseia-se nas propriedades radioactivas de certos elementos qumicos. ____ c) mostrou que as rochas mais antigas que se conhecem tm 2 M.a.. ____ d) tem em considerao a sobreposio das camadas. ____ (Assinale com um X a opo correcta) 20. Defina fssil de idade. Os fsseis de idade, ou indicadores estratigrficos, correspondem a restos ou vestgios deixados por seres vivos contemporneos da formao da rocha em que aparecem, que existiram durante intervalos de tempo relativamente curtos escala geolgica e que apresentam uma ampla distribuio geogrfica. 21. Diga o nome de dois fsseis de idade. Trilobites e amonites 22. O perfil geolgico da figura seguinte diz respeito a uma regio onde se pode verificar uma intruso gnea e uma falha. Note que ambas esto a afectar uma srie sedimentar.

10

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

22.1. Relativamente ao perfil da figura, considere a descrio dos eventos geolgicos identificadas pelas letras A, B, C, D e E. A Intruso da formao 7 B Formao da superfcie 11 C Deposio das camadas 6, 5, 4, 3, 2 e 1 D Actuao da falha assinalada com 9 E Deposio do estrato 8, seguida de eroso A sequncia dos acontecimentos, do mais antigo para o mais moderno, foi a) E C B A D. ____ b) B E C D A. ____ c) E C A D B. ____ d) E C D A B. ____ (Assinale com um X a opo correcta) 22.2. Identifique os dois princpios da Estratigrafia em que se baseia a seriao dos acontecimentos evidenciados na figura. Podem referir dois dos trs que se seguem: Princpio da sobreposio, Princpio da horizontalidade inicial e Princpio da interseco 23. No diagrama da figura seguinte encontram-se representadas as distribuies temporais de determinados organismos.

23.1. Refira quais os perodos geolgicos onde a diversidade de Braquipodes foi maior. Silrico e devnico. 23.2. Com base na figura indique um organismo que possa ser considerado um fssil de idade. Pentamerida 23.3. Fundamente a sua resposta alnea anterior com base num dado da figura. Porque viveu durante um curto espao de tempo

23.4. Em rochas de dois locais distanciados de 1200Km foram encontrados fsseis do organismo a que se refere a questo anterior. Refira o que pode concluir relativamente idade dessas rochas. So da mesma idade

11

FICHA DE TRABALHO
23.5. Denomine o processo de datao utilizado. Datao relativa

Biologia e Geologia Ano I

24. A figura seguinte ilustra a variao do nmero de famlias ao longo do tempo geolgico.

24.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Os perodos representados pelas letras G e H so, respectivamente, o ____ e o ____ e ambos pertencem era ____. (A) (B) (C) (D) Devnico [] Carbnico [] Paleozica. ____ Devnico [] Carbnico [] Mesozica. ____ Jurssico [] Cretcico [] Paleozica. ____ Jurssico [] Cretcico [] Mesozica. ____

24.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. As trilobites podem ser considerados bons fsseis de idade porque viveram num ____ perodo de tempo e ocuparam uma ____ rea geogrfica.

(A) (B) (C) (D)

longo [] pequena. ____ curto [] pequena. ____ longo [] ampla. ____ curto [] ampla. ____
12

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

24.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Afirmaes do tipo A extino dos Dinossauros pode atribuir-se a um evento nico, de grandes propores, localizado no tempo, generalizadas a outros seres vivos, enquadram-se em hipteses: (A) Catastrofistas. ____ (B) Actualistas. ____ (C) Uniformitaristas. ____ (D) Mobilistas. ____ 25. Suponha que num cristal de Zirco existe 25% de U-235 (istopo-pai). 25.1. Indique a percentagem de Pb-207 (istopo-filho). 75% 25.2. Sabendo que a semivida de 700 M.a., calcule a idade do cristal. 1400 M.a. (corresponde a 2 semi-vidas) 25.3. Denomine o processo de datao utilizado. Datao absoluta ou radiomtrica 26. A sequncia de esquemas da figura seguinte procura representar a intensa actividade geolgica, em ambientes orognicos, onde se sucedem e sobrepem mltiplos fenmenos, ao longo de dezenas de milhes de anos (M.a.). Admita que em A j ocorreu a diagnese.

13

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

26.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Os ambientes orognicos so favorveis formao de rochas ____, devido existncia de intensas presses tectnicas e ao aumento de espessura da crosta terrestre, com ____ da presso litosttica. (A) (B) (C) (D) Sedimentares [] o consequente aumento. ____ Metamrficas [] o consequente aumento. ____ Sedimentares [] a consequente diminuio. ____ Metamrficas [] a consequente diminuio. ____

26.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A cadeia montanhosa cuja formao est ilustrada na figura localiza-se num limite ____ de placas, tambm denominado destrutivo, por a ocorrer destruio da litosfera. ____. (A) (B) (C) (D) Divergente [] ocenica. ____ Convergente [] ocenica. ____ Divergente [] continental. ____ Convergente [] continental. ____

26.3. Explique por que razo o modelo de formao de cadeias montanhosas representado na sequncia da figura no compatvel com a clssica viso catastrofista da Natureza. A resposta dever contemplar os seguintes tpicos: A viso catastrofista assume que os fenmenos ocorridos na Terra seriam pontuais, dirigidos e localizados num curto espao de tempo; A formao de cadeias montanhosas um processo extremamente lento como est evidenciado na figura (a cadeia montanhosa representada demorou cerca de 145 M.a. a formar-se).

27. Na regio representada pelo corte geolgico da figura seguinte, foram feitas dataes isotpicas das rochas das duas intruses magmticas (I1 e I2) e foram obtidos os valores de 60 M.a. e de 42 M.a. para I1 e I2, respectivamente. A rocha B foi datada com 150 M.a., recorrendo a fsseis de amonites.

14

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

27.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A superfcie aplanada que constitui a base de E foi formada por ____ e a sua horizontalidade revela que, depois de ela ter surgido, as rochas da regio ____ sujeitas a deformao. (A) (B) (C) (D) Eroso [] foram. ____ Eroso [] no foram. ____ Sedimentao [] foram. ____ Sedimentao [] no foram. ____

27.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. O arenito F tem (A) (B) (C) (D) Mais de 150 M.a.. ____ Menos de 42 M.a.. ____ Entre 42 e 60 M.a.. ____ Entre 60 e 150 M.a.. ____

27.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Alm de serem usados, em Geologia, na determinao de idades ____, os fsseis permitem deduzir ____ das rochas onde se encontram.

(A) (B) (C) (D)

Relativas [] as condies de formao. ____ Relativas [] a composio mineralgica. ____ Radiomtricas [] as condies de formao. ____ Radiomtricas [] a composio mineralgica. ____

27.4. Explique em que me medida os fsseis de amonites puderam ser utilizados para datar a rocha B com 150 M.a.. A resposta dever contemplar os seguintes tpicos: As amonites so considerados bons fsseis de idade porque pertencem a organismos que ocuparam uma ampla distribuio geogrfica e viveram durante um curto perodo de tempo; Ao saber o perodo geolgico em que viveram as amonites, possvel datar as rochas que contm esse tipo de fsseis. 27.5. O interesse pela geocronologia levou elaborao de princpios simples que continuam a ser utilizados pelos gelogos, embora, actualmente, com o conhecimento das idades aproximadas dos diferentes acontecimentos. Explique em que medida os princpios da estratigrafia podem ser aplicados situao evidenciada na figura anterior. A resposta dever contemplar os seguintes tpicos: Podemos verificar que nesta sequncia de estratos, um estrato mais recente do que aquele que lhe serve de base e mais antigo do que o que se encontra acima dele. (Princpio da sobreposio) Podemos verificar que os estratos, aquando da sua formao, so horizontais e paralelos superfcie de deposio. (Princpio da horizontalidade) Podemos verificar que qualquer elemento geolgico (intruses) posterior aos elementos que intersecta e anterior aqueles que no afecta. (Princpio da interseco)
15

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

28. A Astrogeologia, aplicando princpios e mtodos geolgicos a um plano muito vasto que inclui o Sistema Solar no seu conjunto, tem fornecido muitas informaes que pem prova os modelos sobre a estrutura do nosso planeta. O grfico da figura seguinte mostra como variam a temperatura e o raio equatorial dos planetas do Sistema Solar.

28.1. Indique, com base nos dados do grfico, os planetas telricos e os planetas gigantes. Telricos: Mercrio; Vnus; Terra e Marte Gigantes: Jpiter; Saturno; Urano e Neptuno 28.2. Relacione a temperatura mdia superfcie da maioria dos planetas com a distncia ao Sol. A temperatura dos planetas diminui medida que aumenta a distncia ao Sol (com excepo de Vnus).

28.3. Justifique o valor elevado da temperatura mdia superfcie do planeta Vnus. A sua atmosfera densa e volumosa rica em CO2, cria o efeito de estufa, no havendo dissipao de calor. 28.4. A tabela seguinte inclui dados sobre a densidade e a massa de cinco planetas do Sistema solar. Com base na sua anlise assinale, das afirmaes que se seguem, as correctas (V) e as falsas (F). Vnus 5.2 0.815 Terra 5.5 1 Marte 3.9 0.108 Jpiter 1.3 318 Neptuno 1.67 18

Densidade (gua=1) Massa (Terra=1)

[ F ] A densidade dos planetas directamente proporcional sua massa [ V ] Os planetas telricos so mais densos que os planetas gigantes. [ F ] O peso de qualquer corpo em Jpiter menor que na Terra. [ V ] O planeta Jpiter tem mais massa que todos os outros juntos. [ V ] A relao entre a massa e a densidade do planeta Jpiter deve-se sua constituio gasosa. [ V ] A gravidade nos planetas telricos menor que nos planetas gigantes.

16

FICHA DE TRABALHO
29. Explique por que razo Pluto actualmente considerado um planeta ano. Orbita volta do Sol; Tem massa suficiente para assumir a forma esfrica; No atrai pequenos corpos; No satlite.

Biologia e Geologia Ano I

30. Em conjunto com os planetas, existem outros corpos no Sistema Solar. As suas dimenses, composio e outras caractersticas so variveis. A figura seguinte mostra alguns desses corpos.

30.1. Faa a legenda da figura. 1 Pluto 2 Cometa 3 Asterides 30.2. Explique a forma assumida pelo corpo assinalado com o nmero 2. Ao aproximar-se do Sol o seu ncleo aquece, dilata e forma-se a cabeleira e cauda constitudas por partculas e gases resultantes da desintegrao do material do ncleo.

30.3. Explique como que os corpos assinalados com o nmero 2 podem dar origem a chuvas de estrelas. Quando se desagregam podem originar uma infinidade de partculas as quais muitas vezes intersectam a rbita da Terra.

30.4. Por vezes os corpos assinalados com os nmeros 2 e 3 atingem a superfcie terrestre designando-se ento por meteoritos. Considere a tabela seguinte que fornece a composio mdia de trs tipos de meteoritos. Meteoritos Composio mdia 1 2 Olivina Ni-Fe (liga) 90% Piroxena 50% Troilite 8% Plagioclase Cobalto 0,5% Ni-Fe (liga) 50% Outros elementos 1,5% 30.4.1. Classifique os trs meteoritos includos na tabela. 1 Siderlito 2 Siderito 3 Aerlito

3 Olivina Piroxena Plagioclase Ni-Fe (liga)

40% 30% 10% 5 a 20%

17

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

31. Tm surgido vrias tentativas de explicar a origem do sistema solar. A figura seguinte representa algumas das principais etapas de evoluo de um planeta.

31.1. Indique que hiptese para a formao do sistema solar se encontra representada na figura. Hiptese nebular 31.2. Estabelea a sequncia correcta dos fenmenos ocorridos durante a formao da Terra. a-c-b-e-d 31.3. Faa corresponder a cada uma das seguintes etapas de evoluo do planeta Terra uma das letras da figura. _d_ Diferenciao interna e desgaseificao do planeta. _c_ Corpos que tiveram origem nos materiais condensados a partir da Nbula Solar primitiva. _e_ Bombardeamento resultante da acreo conduziu formao de protoplanetas. _b_ Aglutinao de poeiras por aco da fora da gravidade leva formao de planetesimais. 32. A Figura seguinte representa, esquematicamente, a evoluo de alguns planetas ao longo do tempo.

32.1. Menciona quais os planetas geologicamente activos na actualidade. Vnus e Terra so os dois planetas geologicamente activos na actualidade. 32.2. Fundamenta a tua resposta alnea anterior com base nos dados da Figura. Na actualidade so os nicos que apresentam a formao de rochas magmticas o que indica a existncia de uma actividade geolgica interna.

18

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

32.3. Explica o facto de a Terra apresentar poucas crateras de impacto na sua superfcie. Apesar de inicialmente a Terra ter sido bombardeada intensamente por corpos celestes com o passar do tempo a diferenciao de atmosfera permitiu a aco de agentes erosivos como o vento ou gua actuassem e desgastassem a superfcie do planeta. tambm de referir que actualmente a atmosfera evita muitos dos impactos de corpos celestes com a superfcie terrestre.

32.4. Indica duas condies da Terra que permitem a existncia de vida. Valores mdios da distncia ao Sol; temperatura superficial compatvel com a vida, devido existncia de um efeito estufa moderado; existncia de gua no estado lquido; densidade atmosfrica; existncia da camada protectora das radiaes solares camada de ozono; valores adequados de acelerao. 32.5. Com base na Figura anterior classifica as seguintes afirmaes de Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A A actividade de Marte terminou h cerca de 500 M.a. ____ B A actividade de Marte prolongou-se por mais tempo do que a de Vnus. ____ C A Terra teve picos de variaes na intensidade da sua actividade ao longo do tempo. ____ D As actividades de Mercrio e da Lua comearam ao mesmo tempo. ____ E A actividade da Lua durou 4 000 M.a. ____ 32.6. Corrige as afirmaes falsas, sem contudo recorrer sua negao. b) A actividade de Vnus prolongou-se por mais tempo do que a de Marte, nomeadamente at actualidade. e) A actividade da Lua durou 1,55 M.a.

33. A Figura seguinte representa diferentes aspectos da superfcie lunar.

33.1. Legenda a Figura. A Mares lunares B Crateras de impacto C Continentes lunares

19

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

33.2. Estabelece a correspondncia correcta entre as letras da Figura e as seguintes caractersticas: a) constituda por feldspato. C b) Reflecte cerca de 7% da luz do Sol. A c) Reflecte cerca de 18% da luz do Sol. C d) constituda por uma rocha que se chama basalto. A e) Apresentam um relevo plano. A f) Apresentam um relevo muito acentuado. C 33.3. Uma das imagens mais famosas mas, no entanto, alvo de crticas aquela em que aparece uma bandeira dos EUA a ondular na superfcie lunar. Explica porque se torna to crtico este facto. Devido sua reduzida massa e fora da gravidade no existe atmosfera na Lua, no existindo, como tal, vento logo, no havendo modo de ondular a bandeira a colocada.

33.4. Explique sucintamente como se formaram os conjuntos assinalados pela letra A. Os grandes impactos meteorticos provocam fracturas que propiciam (fenmenos de vulcanismo) ascenso de lavas baslticas que preenchem as depresses resultantes desses impactos.

34. A superfcie da Lua est coberta por um material solto e pulverulento chamado reglito. Contriburam para a formao do reglito: a) o impacto de meteoritos. ____ b) o grande aquecimento a que a Lua foi sujeita. ____ c) as grandes amplitudes trmicas. ____ d) a eroso pelo vento. ____ e) a fora gravtica. ____ (Seleccione com um X a opo correcta) 35. A verso moderna para a origem do sistema solar prope que uma grande nuvem em rotao de gs interestelar, colapsou para dar origem ao Sol e aos planetas. Esta teoria baseada na hiptese sugerida em 1755 pelo filsofo alemo Immanuel Kant (1724-1804), e desenvolvida em 1796 pelo matemtico francs Pierre-Simon de Laplace (1749-1827), no seu livro Exposition du Systme du Monde.
Adaptado de http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm

35.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A origem do Sistema Solar sugerida por Kant serviu de base hiptese: (A) Uniformitarista. ____ (B) Catastrofista. ____ (C) Gradualista. ____ (D) Nebular. ____

20

FICHA DE TRABALHO
35.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte.

Biologia e Geologia Ano I

Um dos factores que determina a temperatura mdia superfcie de um planeta como a Terra : (A) A sua distncia ao Sol. ____ (B) A libertao do calor resultante da acreo. ____ (C) A desintegrao de elementos radioactivos. ____ (D) A compresso das zonas internas do planeta. ____ 35.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. possvel determinar a idade de formao do Sistema Solar recorrendo a mtodos de datao absoluta. Sero condies necessrias para que uma dada rocha possa ser utilizada com este fim: a rocha ser oriunda de um astro do Sistema Solar onde _____ actividade geolgica interna e a amostra no ter sido alvo de _____ posterior. (A) No se tenha verificado [] contaminao. ____ (B) No se tenha verificado [] alterao fsica. ____ (C) Se tenha verificado [] contaminao. ____ (D) Se tenha verificado [] alterao fsica. ____ 35.4. Explique de que modo a distribuio das densidades mdias dos diferentes planetas principais do sistema solar apoia a hiptese que referiu na questo 35.1. A resposta deve contemplar os seguintes tpicos: De acordo com a hiptese nebular, os planetas do sistema solar ter-se-o formado a partir de uma nbula em rotao; Durante a acreo, os materiais mais densos ter-se-o aglutinado prximo do centro de massa da nbula, originando os planetas rochosos; o inverso ter ocorrido com materiais menos densos, que originaram os planetas gasosos. 36. O esquema da figura seguinte representa o fundo dos oceanos.

21

FICHA DE TRABALHO
36.1. A cada um dos nmeros (1 a 6), faz corresponder uma letra (A a F) da chave. Chave A Plataforma continental B Dorsal C Talude continental D Plancie abissal E Rifte F Fossa abissal 1-B 2-C 3-D 4-A 5-E 6-F

Biologia e Geologia Ano I

36.2. Estabelece a correspondncia entre os nmeros (1 a 6) correspondentes aos termos da coluna I e as letras (A a F), correspondentes s definies da coluna II.

Nota: Crates = Escudos

1-B/2-E/3-D/4-F/5-C/6-A 37. Assinale com um X as afirmaes que constituem medidas da gesto ambiental que contribuem para um desenvolvimento sustentvel. (A) Utilizao do biogs como fonte de energia. ____ (B) Ocupao de reas de risco. ____ (C) Armazenamento de resduos. ____ (D) Recuperao das reas degradadas. ____ (E) Fertilizao qumica dos solos. ____ (F) A utilizao de combustveis fsseis. ____ (G) A reutilizao de resduos. ____

22

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

38. A gua um recurso to importante que a sua gesto e preservao uma preocupao a nvel internacional. O bloco diagrama da figura reproduz uma propriedade onde foi construda uma casa, dotada de uma fossa sptica (sem tratamento de desinfeco) F. Passado algum tempo, o proprietrio da casa mandou abrir um poo P, que forneceu gua a pouca profundidade. A gua proveniente do poo foi considerada no potvel, com base na anlise bacteriolgica.

38.1. A gua um recurso renovvel ou no renovvel? Justifica. Recurso renovvel porque um recurso que pode voltar a ser utilizado pelo Homem a curto ou mdio prazo.

38.2. De acordo com os dados fornecidos pela figura, apresenta uma razo para o facto de a gua do poo P se encontrar poluda. A gua do poo P encontra-se poluda em consequncia de o mesmo ter sido aberto perto da fossa sptica e num terreno permevel.

38.3. Uma das melhores formas de evitar a poluio dos aquferos : (A) utilizao de esgotos para rega. ____ (B) a reciclagem dos esgotos. ____ (C) construo de fossas com desinfeco. ____ (D) no utilizar gua nas sanitas. ____ (E) o lanamento no mar ou em rios de grande caudal. ____ (Assinala com um X a opo correcta) 38.4. Sugere uma medida que contribua para que a gua do poo P seja potvel. Impermeabilizar a fossa sptica.

23

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

39. Em Portugal e em particular em Portimo tm-se tomado algumas medidas relativamente aos resduos slidos urbanos. A figura seguinte representa quatro grficos (A, B, C e D) da evoluo da recolha de R.S.U. entre os anos 2002 e 2003, aps a entrada em funcionamento das Ilhas ecolgicas, nalguns pontos da cidade de Portimo.

39.1. Os aterros sanitrios e a reciclagem so dois dos destinos possveis dos resduos. Utilizando as letras A, B, C e D, da figura, refere o destino final de cada um destes resduos, no concelho de Portimo. - Aterro sanitrio. D - Reciclagem. A, B e C 39.2. Refere duas vantagens para o ambiente, desta poltica adoptada pelo concelho de Portimo. O aterro sanitrio pode ser utilizado durante mais tempo; Permite uma economia de recursos naturais adiando assim o seu esgotamento. 39.3. Hoje em dia desejvel a aplicao de medidas de desenvolvimento sustentvel para: (A) que o Pas se torne rapidamente industrializado. ____ (B) que os recursos naturais sejam utilizados sem restries. ____ (C) garantir que as geraes futuras tenham qualidade vida. ____ (D) aumentar o produto interno bruto. ____ (E) garantir a possibilidade de ocupao das reas de risco. ____ (Assinale com um X a opo correcta) 40. A Figura seguinte mostra a evoluo do consumo de diferentes fontes energticas desde o ano de 1800 e uma previso da evoluo at ao ano de 2100.

24

FICHA DE TRABALHO
40.1. Com base nos dados do grfico da Figura refere: 40.1.1. o perodo em que se verificou o consumo mximo de carvo. Por volta de 1900 40.1.2. as duas principais fontes de energia utilizadas na actualidade. Gs Natural e Petrleo 40.1.3. a principal fonte de energia utilizada entre 1800 e 1850. Madeira

Biologia e Geologia Ano I

40.2. Os combustveis fsseis so uma importante fonte de energia mas, simultaneamente, constituem um grave impacte ambiental. Justifica esta afirmao. A utilizao de combustveis fsseis como fonte de energia provoca uma libertao excessiva de dixido de carbono e monxido de carbono. Estes gases so os principais responsveis pelo efeito de estufa. Se a concentrao destes gases continuar a aumentar o efeito de estufa vai-se agravando o que vai conduzir a um sobreaquecimento global do planeta com todas as consequncias nefastas que da resultam como degelo, cheias, pocas de secas, destruio da biosfera, etc.

40.3. Explica o que significa dizer que o petrleo um recurso natural no renovvel. O petrleo um recurso no renovvel pois, por um lado, a sua taxa de produo muito lenta em termos de tempo geolgico e, por outro lado, essa taxa de reposio no consegue acompanhar a sua taxa de explorao que excede em grande escala o ritmo de renovao deste recurso.

40.4. Refere dois exemplos de fontes alternativas que poderiam estar representadas na Figura. Por exemplo a energia elica, a energia solar, a energia geotrmica.

40.5. Relativamente aos dados fornecidos pela Figura pode dizer-se que est a ser aplicado o conceito de desenvolvimento sustentvel? Justifica a tua resposta. De acordo com os dados fornecidos, no futuro a maioria dos recursos representados tm tendncia a desaparecer sendo a sua taxa de explorao no presente muito elevada. Associado est tambm um menor nvel de qualidade de vida na vertente ambiental. O conceito de desenvolvimento sustentvel entendido como o conjunto de processos e atitudes que podem satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das geraes vindouras. Ora, pelos dados fornecidos, no parece que este conceito se possa aplicar, mesmo j existindo um aumento de utilizao de fontes alternativas de energia no parece que o seu ritmo de implementao seja suficiente para suprir as necessidades de geraes futuras.

25

FICHA DE TRABALHO
41. A figura seguinte representa esquematicamente uma sequncia geolgica.

Biologia e Geologia Ano I

41.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas interpretao da sequncia geolgica da figura e s caractersticas das rochas presentes. (A) Ocorreram fenmenos de diagnese posteriormente formao do gnaisse. V (B) As rochas vulcnicas so anteriores s rochas plutnicas. F (C) O material litolgico que originou a rocha do estrato mais antigo esteve sujeito a presses elevadas. V (D) A exposio da intruso grantica conduziu sua eroso. V (E) Nos tempos mais recentes ocorreram fenmenos de metamorfismo. F (F) O filo de basalto a formao rochosa mais recente na sequncia geolgica. V (G) Na sequncia geolgica representada existem predominantemente rochas magmticas. F (H) A aurola de metamorfismo presente nesta sequncia geolgica caracterstica do metamorfismo de contacto. V 41.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Na formao do gnaisse, houve fenmenos de: (A) Recristalizao de minerais preexistentes. ____ (B) Fuso da rocha que lhe deu origem. ____ (C) Meteorizao qumica da rocha que o originou. ____ (D) Consolidao de material magmtico. ____

26

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

42. No final dos anos 60 do sculo XX, com um programa conhecido por Deep Sea Drilling Project, foi possvel efectuar perfuraes e recolher amostras de rochas dos fundos ocenicos em vrios locais. Explique de que modo os resultados obtidos no estudo realizado podero ter contribudo para comprovar a mobilidade das placas litosfricas. A resposta deve contemplar os seguintes tpicos: Ser que esperar que os resultados mostrem rochas com diferentes idades consoante a sua distncia ao rifte (a idade das rochas aumenta com o aumento da distncia relativamente ao rifte); Ao nvel do rifte (limite divergente) sai constantemente magma que consolida ao entrar em contacto com a gua do oceano; Com a mobilidade das placas, as rochas mais recentes sero afastadas do Rift.

43. A cadeia montanhosa dos Himalaias resulta da coliso entre a placa Indiana e a placa Euroasitica. Actualmente, a placa Indiana continua a deslocar-se para Norte velocidade aproximada de 2 cm por ano, o que faz com que a altitude dos Himalaias continue a aumentar razo aproximada de 5 mm por ano. A geloga Yani Najman, recorrendo anlise de istopos de rgon presentes em minerais constituintes de rochas da regio, reavaliou a idade da cordilheira dos Himalaias, e considerou que esta formao seria 15 milhes de anos mais jovem do que inicialmente se pensava. 43.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A formao da cadeia montanhosa dos Himalaias resultou da coliso entre duas placas litosfricas, que apresentam entre si limites: (A) Convergentes, havendo o aumento da espessura da crosta continental. ____ (B) Conservativos, permitindo a manuteno da litosfera ocenica. ____ (C) Conservativos, permitindo a manuteno da espessura da crosta continental. ____ (D) Convergentes, havendo a formao de litosfera ocenica. ____ 43.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A datao efectuada pela geloga Yani Najman permitiu obter a idade ____ da cadeia montanhosa dos Himalaias. Esta datao possvel devido ____ de certos istopos. (A) radiomtrica [] estabilidade. ____ (B) radiomtrica [] instabilidade. ____ (C) relativa [] instabilidade. ____ (D) relativa [] estabilidade. ____

27

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

44. Um recurso geolgico que pode ser utilizado como fonte de energia limpa a energia geotrmica (calor contido no interior da Terra). O aproveitamento desta energia implica a existncia de um fluido, normalmente a gua, que transporta o calor do interior da Terra para a superfcie. 44.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Numa explorao sustentvel de um recurso geotrmico, a velocidade de infiltrao da gua da chuva ____ velocidade de extraco da gua quente do reservatrio, atravs de um furo, e a taxa de recarga do sistema geotrmico ____ para manter a produo de energia. (A) (B) (C) (D) Inferior [] insuficiente. ____ Superior [] insuficiente. ____ Inferior [] suficiente. ____ Superior [] suficiente. ____

44.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Uma vantagem da utilizao dos recursos geotrmicos, em relao aos combustveis fsseis, que: (A) (B) (C) (D) Podem ser explorados em qualquer regio do planeta. ____ Podem ser fonte de minerais que contm elementos radioactivos. ____ So considerados recursos energticos no renovveis. ____ Apresentam menores impactes ambientais. ____

44.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Uma medida de gesto ambiental que contribui para um desenvolvimento sustentvel : (A) (B) (C) (D) A ocupao de reas de risco. ____ A fertilizao qumica dos solos. ____ A recuperao das reas degradadas. ____ A utilizao de combustveis fsseis. ____

45. A 4 de Outubro de 2007, comemorou-se o cinquentenrio do lanamento do primeiro satlite artificial Sputnik. Com o lanamento deste satlite iniciou-se uma nova era do conhecimento do Espao, o que proporcionou o desenvolvimento de vrias tecnologias, como os satlites para a pesquisa de recursos naturais (ERTS Earth Resources Technology Satellites). No domnio da agricultura, por exemplo, estes satlites permitem detectar a poca adequada colheita e sementeira e descobrir regies potencialmente produtivas. Explique, a partir da informao fornecida, de que modo a utilizao de satlites pode contribuir para o desenvolvimento sustentvel do nosso planeta. A resposta deve contemplar os seguintes tpicos: O desenvolvimento sustentvel impe que os recursos existentes sejam geridos de tal forma que o seu consumo no presente no comprometa a sua utilizao pelas geraes futuras. As novas tecnologias/utilizao de satlites possibilitam um melhor conhecimento dos recursos naturais ( de aceitar a concretizao com exemplos); Este conhecimento permite uma melhor gesto/aproveitamento dos mesmos, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentvel.
28

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

46. Um vulco situado em Montserrat, uma pequena ilha situada nas Carabas, entrou em actividade e j causou a destruio em alguns edifcios e vegetao da ilha, disseram quarta-feira cientistas prximos regio, refere a Lusa. Segundo os cientistas, uma exploso ocorreu tera-feira noite no vulco sem que antes existisse qualquer actividade ssmica. Trata-se da primeira exploso daquele vulco nos ltimos seis meses. Recorde-se que, em 1995, outro vulco da ilha, o Soufrire Hills, entrou em actividade, tendo a capital do pas, Plymouth, sido evacuada. Em 1997, deu-se a maior erupo, que destruiu o aeroporto e matou 19 pessoas. Montserrat conserva apenas 4.900 dos mais de treze mil habitantes que tinha antes da erupo. Dois teros das pessoas emigraram e mais de metade do territrio encontra-se inabitvel.
Notcia de 4 de Dezembro de 2009 em http://diario.iol.pt/internacional/monteserrat--caraibas-vulcao-ilha/1020065-4073.html (consultado em 16 de Janeiro de 2009)

46.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A libertao de gases durante uma erupo vulcnica um exemplo da interaco: (A) (B) (C) (D) Biosfera geosfera. ____ Hidrosfera biosfera. ____ Geosfera atmosfera. ____ Atmosfera hidrosfera. ____

46.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Afirmaes do tipo uma exploso ocorreu tera-feira noite no vulco, enquadra-se numa hiptese: (A) (B) (C) (D) Catastrofista. ____ Gradualista. ____ Uniformitarista. ____ Mobilista. ____

46.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. As rochas formadas a partir do magma expelido durante uma erupo vulcnica apresentam minerais geralmente de ____ o que indica um arrefecimento ____ do magma. (A) (B) (C) (D) Grandes dimenses [] lento. ____ Grandes dimenses [] rpido. ____ Pequenas dimenses [] lento. ____ Pequenas dimenses [] rpido. ____

29

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

46.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Esta erupo resulta da subduco entre duas placas tectnicas, definindo-se assim um limite ____ com ____ da litosfera. (A) (B) (C) (D) Divergente [] destruio. ____ Divergente [] construo. ____ Convergente [] destruio. ____ Convergente [] construo. ____

46.5. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Os fenmenos secundrios associados aos vulces designam-se por vulcanismo ____. So exemplos as emisses fumarlicas chamadas ____ quando os gases que emitem so ricos em dixido de carbono. (A) (B) (C) (D) Primrio [] fumarolas. ____ Primrio [] sulfataras. ____ Secundrio [] giseres. ____ Residual [] mofetas. ____

46.6. Colocou-se a hiptese desta erupo ter tido actividade explosiva. Faa corresponder S (sim) ou N (no) a cada uma das afirmaes seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hiptese mencionada. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H) O magma pouco viscoso. ____ Forma-se um grande cone vulcnico. ____ So ejectados piroclastos. ____ A erupo estar associada a magmas bsicos. ____ Libertam-se elevadas quantidades de gases e poeiras sob a forma de nuvem ardente. ____ O magma possui composio em slica (SiO2) inferior a 50%. ____ Formam-se grandes escoadas de lava. ____ A temperatura do magma inferior a 1000o C. ____

46.7. Supondo que um vulco associa um tipo de erupo explosiva seguida de uma erupo efusiva, reconstitua a sequncia temporal dos acontecimentos mencionados, colocando por ordem as letras que os identificam. (A) (B) (C) (D) (E) Formam-se escoadas de lava. A expanso dos gases magmticos projecta cinzas e lapilli. Forma-se, aps a erupo, um cone com vertentes muito inclinadas. O cone formado aps a erupo apresenta vertentes pouco inclinadas. O magma cido aproxima-se da superfcie. EBCAD

30

FICHA DE TRABALHO
46.8. A previso de erupes vulcnicas pode minimizar os riscos do vulcanismo.

Biologia e Geologia Ano I

Explique de que forma os gelogos podem prever o comportamento dos vulces. A resposta dever conter os seguintes tpicos desenvolvidos: Reconstituio da histria do vulco () Identificao de fenmenos percursores de actividade vulcnica ()

46.9. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. O vulcanismo recente na ilha de Montserrat nas Carabas permite consider-la um laboratrio aberto uma vez que o seu estudo constitui um mtodo ____ para o conhecimento do interior da Terra, e possibilita a observao de processos geomagnticos ____. (A) (B) (C) (D) Directo [] actuais. ____ Indirecto [] actuais. ____ Indirecto [] passado. ____ Directo [] passado. ____

47. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. O vulcanismo no exclusivo da Terra. Tambm Vnus o apresenta. Estes dois planetas apresentam vulcanismo: (A) (B) (C) (D) Devido ao efeito de estufa. ____ Para libertar energia produzida no interior do planeta. ____ Devido existncia de campo magntico. ____ Porque os vulces se formam como consequncia do impacto de meteoritos. ____

48. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Para que pudesse ocorrer, na actualidade, actividade vulcnica em Marte, teria de se verificar nesse planeta: (A) (B) (C) (D) O impacto de um meteorito de grandes dimenses. ____ A actividade geolgica interna resultante de esforos de natureza tectnica. ____ O aumento da temperatura, devido desintegrao de elementos radioactivos. ____ A fuso de materiais, devida compresso resultante do peso de rochas sobrejacentes. ____

31

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

49. Apesar dos aspectos negativos, o vulcanismo tambm apresenta aspectos positivos. Fundamente esta afirmao. A resposta dever contemplar dois tpicos de entre os seguintes: Aproveitamento da energia geotrmica; Fertilidade dos solos; Explorao de recursos minerais; Aumento do turismo na regio. 50. A Terra um planeta geologicamente activo. No que diz respeito actividade vulcnica, podem verificar-se episdios predominantemente efusivos, bem como episdios predominantemente explosivos. Explique de que modo cada um dos dois tipos de actividade vulcnica mencionados condiciona os seus potenciais riscos para as populaes. A resposta contempla os seguintes tpicos: Num episdio efusivo, ocorre a formao de escoadas de lava, que fluem lentamente a partir das chamins, possibilitando a evacuao atempada das populaes / o controlo da direco do fluxo; Quando, no decurso de uma erupo de carcter explosivo, ocorre a formao de nuvens ardentes, estas deslocam-se a uma velocidade muito grande, de forma no controlvel; Quando se formam nuvens ardentes, a possibilidade de ocorrncia de perturbaes que alterem o estado de segurana das populaes significativamente maior do que quando as erupes consistem fundamentalmente em escoadas.

32

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

51. Os Aores situam-se num quadro tectnico original, que confere a essas ilhas uma geodinmica muito activa, nomeadamente no que se refere ao vulcanismo e sismicidade. No parece haver uma estrutura tectnica nica e bem definida entre a placa Euroasitica e a placa Africana na regio dos Aores, mas antes uma larga faixa de acomodao das tenses entre estas duas placas. A figura seguinte (esquemas A e B) representa, respectivamente, a localizao do plateau (plataforma) dos Aores e as principais caractersticas tectnicas da regio.

51.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas ao contexto geotectnico do Arquiplago dos Aores. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) O rifte da Terceira prolonga-se, a sudeste, pela falha de Aores-Gibraltar. ____ As ilhas das Flores e do Corvo esto a deslocar-se para oeste. ____ As fronteiras do plateau dos Aores apresentam o mesmo tipo de limites. ____ possvel que a ilha Terceira venha a dividir-se em duas ilhas distintas. ____ O rifte da CMA resulta da actuao de foras predominantemente compressivas. ____ No limite oeste do plateau dos Aores ocorre subduco da placa Americana. ____ De acordo com a sua posio relativamente CMA, Santa Maria a ilha mais antiga do arquiplago. ____ (H) de esperar que a distncia entre as Flores e o Pico se mantenha. ____ 51.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. As ilhas do Corvo e das Flores so tectonicamente menos activas do que as restantes ilhas, porque: (A) (B) (C) (D) apresentam uma origem distinta destas. ____ se encontram sob a aco de falhas de origem tectnica. ____ esto mais prximas da Crista Mdio-Atlntica. ____ se localizam no interior da placa Norte Americana. ____

33

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

52. A Terra um imenso reservatrio de energia trmica; no entanto, apenas uma pequena fraco dessa energia pode ser utilizada pelo homem. Existem recursos geotrmicos de alta e de baixa entalpia (classificao baseada na temperatura atingida pelos fluidos a eles associados). Em Portugal, os primeiros so utilizados na produo de energia elctrica, nos Aores, enquanto os segundos tm aplicaes no aquecimento e na produo de gua quente para fins sanitrios (por exemplo, em Chaves). 52.1. Explique a diferente localizao, em Portugal, dos recursos geotrmicos de alta e de baixa entalpia mencionados no texto, com base na Teoria da Tectnica de Placas. A resposta deve contemplar os seguintes tpicos: Os Aores localizam-se junto a uma zona de fronteira entre placas, enquanto Portugal continental se localiza no interior de uma placa litosfrica; Junto zona de fronteira entre placas onde se situam os Aores, o fluxo trmico mais elevado do que no local do interior da placa onde se situa Chaves; A explorao de recursos geotrmicos de baixa ou de alta entalpia est directamente relacionada com o valor do fluxo trmico na rea considerada. 52.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A energia geotrmica hoje utilizada em regies vulcnicas, a partir da transformao do movimento ____ do vapor de gua em ____. (A) (B) (C) (D) Ascendente [] calor. ____ Descendente [] calor. ____ Ascendente [] electricidade. ____ Descendente [] electricidade. ____

34

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

53. A medio da magnetizao das rochas permite reconhecer a inverso da polaridade do campo magntico terrestre. Na microplaca ocenica Juan de Fuca, localizada na costa Oeste dos Estados Unidos da Amrica, foram efectuadas medies da intensidade e da polaridade do campo magntico das rochas. Estes dados foram cruzados com determinaes da idade radiomtrica e da polaridade do campo magntico de amostras de rochas vulcnicas continentais. A figura seguinte (esquemas A, B e C) apresenta os dados obtidos no estudo realizado.

53.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas interpretao dos resultados das medies referidas. (A) (B) (C) (D) (E) (F) (G) (H) As rochas com polaridade inversa so as que apresentam uma magnetizao mais intensa. ____ As rochas baslticas formadas actualmente apresentam polaridade inversa. ____ As rochas com 1,95 M.a. esto mais afastadas do rifte do que as rochas que tm 1 M.a. ____ As rochas com 3,42 M.a. tm a mesma polaridade que as rochas actuais. ____ A idade das rochas representadas foi determinada por um processo de datao relativa. ____ As lavas adquirem a polaridade do campo magntico vigente aquando da sua consolidao. ____ As rochas dos fundos ocenicos registam inverses de polaridade do campo magntico. ____ A polaridade magntica das rochas dos fundos ocenicos distribui-se simetricamente em relao ao rifte. ____
35

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

53.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. As medies efectuadas na microplaca Juan de Fuca apoiam a hiptese de (A) (B) (C) (D) ...a crosta ocenica ser continuamente gerada nos limites divergentes de placas. ____ a crosta continental, menos densa, se mover sobre a crosta ocenica, mais densa. ____ ...a crosta ocenica ser mais antiga do que a crosta continental. ____ ...a crosta continental ser continuamente destruda nos limites divergentes de placas. ____

53.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. Em finais dos anos 90 do sculo XX, em alguns locais da superfcie de Marte, foram detectadas anomalias magnticas idnticas s observadas na Terra, que constituram evidncias a favor da hiptese de Marte j ter (A) (B) (C) (D) ...possudo uma atmosfera rica em CO2. ____ apresentado actividade tectnica no passado. ____ ...possudo gua no estado lquido. ____ ...apresentado sinais de impacto de pequenos meteoritos. ____

54. A figura seguinte representa esquemas dos diferentes tipos de ondas de acordo com o modo como as partculas oscilam em relao direco de propagao.

54.1. Identifique o esquema que corresponde a cada uma das ondas ssmicas: a) Ondas P. C b) Ondas S. B c) Ondas Love (L). A d) Ondas Rayleigh (R). D

36

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

54.2. Faa a correspondncia entre as afirmaes que se seguem, relativas s caractersticas de propagao das ondas ssmicas, e as respectivas ondas: a) Transmitem-se pela superfcie da Terra. L, R b) Propagam-se no interior da geosfera, apenas em meio slido. S c) Transmitem-se por oscilaes alternadas de compresso e distenso paralelamente direco de propagao. P 55. Leia atentamente a notcia referente a um sismo que ocorreu em Marrocos em 2004. O sismo que abalou Marrocos s 2h30 de hoje ter feito pelo menos 200 mortos, adianta o Ministrio do Interior marroquino, admitindo que o nmero de vtimas mortais vai aumentar. A cidade porturia de Al Hoceima, na costa norte est a receber centenas de feridos, que procuram assistncia nos hospitais e clnicas locais. Os sobreviventes esto a ser ajudados por equipas de militares e mdicos que afluram provncia. Foram j organizadas equipas de buscas para procurar por eventuais vtimas soterradas no entulho. Contudo, as equipas de salvamento esto a ter dificuldades em chegar ao local, rodeado por montanhas atravessadas apenas por estradas muito estreitas e degradadas. O rei Mohammed VI ordenou j a interveno da Fora Area de Marrocos para socorrer Al-Hoceima. Os habitantes dizem aos jornalistas que o abalo foi muito forte e que a maioria das vtimas sofreu fracturas devido ao colapso das casas. O sismo, segundo o Observatrio das Cincias da Terra de Estrasburgo, em Frana, ter tido uma magnitude de 6,3 na escala aberta de Richter. Por seu lado o Instituto Geolgico norte-americano d conta de uma magnitude de 6,5 e o Instituto de Meteorologia portugus de 5,5. Segundo este instituto, o sismo tambm foi sentido no Algarve com intensidade mxima de trs na escala de Mercali modificada. O mais grave sismo em Marrocos ocorreu em 1960, tendo destrudo a cidade de Agadir, beira do Atlntico e a sul. Doze mil pessoas morreram. O sismo mais violento aconteceu em 1994, com uma magnitude de 6 graus na escala de Richter.
In http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=31558 (consultado em 09 de Fevereiro de 2009)

55.1. Baseando-se nos dados do mapa, indique a provvel causa do sismo de Marrocos. Origem tectnica 55.2. Refira como se denomina a teoria que explica a ocorrncia de sismos com esta origem. Teoria do ressalto elstico
37

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

55.3. Refira o significado das setas assinaladas no mapa. Tenso exercida, na zona de fronteira convergente, pelas placas Euroasitica e Africana.

55.4. Refira como designa o ponto assinalado por A no mapa. Epicentro 55.5. Denomine os sismos que atingiram menor valor na escala de Richter. Rplicas 55.6. Refira um factor que poder ter contribudo para os efeitos catastrficos deste sismo. O tipo de construes existentes na regio. 56. A figura A representa dois sismogramas hipoteticamente relativos ao sismo de Marrocos. O grfico da figura B regista a distncia percorrida pelas ondas ssmicas S e P em funo do tempo.

Fig. A 56.1. Identifique os tipos de ondas que na estao 1 esto representadas por: a) A P b) B S c) C L

Fig. B

56.2. Refira como distinguiu as ondas referidas na alnea anterior. Ondas P so as de maior velocidade portanto as primeiras a chegar. Ondas S tm menor velocidade que as P portanto as que chegam a seguir e tem maior amplitude. Ondas L so as de maior amplitude. 56.3. Refira qual o tipo de onda ssmica com maior influncia nos danos provocados pelos sismos. Ondas L 56.4. Com base na figura B, refira a velocidade das ondas P e S distncia de 300 Km.(apresente os clculos). Vp= 300/40= 7,5 Km/s Vs= 300/70= 4,28 Km/s
38

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

56.5. Indique qual dos sismogramas da estao 1 ou 2 poderia ter sido registado no Algarve. Justifique com base nos dados dos sismogramas. Estao 2, porque a diferena de tempo de chegada das ondas S e P maior (90-39=51s) maior do que na estao 1 (65-30=35s)

57. Na figura seguinte a carta de intensidades ssmicas indica o mximo histrico registado em cada regio.

57.1. Indique se as afirmaes que se seguem esto ou no de acordo com os dados obtidos pela anlise da figura utilizando para o efeito a seguinte chave. Chave: A A afirmao apoiada pelos dados B A afirmao contrariada pelos dados C No h dados suficientes para fazer a afirmao Afirmaes: I Em Portugal Continental, no perodo de tempo considerado, a intensidade dos sismos registados em Portalegre foi inferior intensidade dos sismos que ocorreram em Beja. B II Os sismos que ocorreram em Portugal Continental tiveram uma intensidade maior na zona de Portimo do que na zona de Beja. A III provvel que os estragos provocados por futuros sismos sejam maiores no Algarve do que no Alentejo. C IV Os terrenos de Portugal Continental tm uma estrutura heterognea. A V As zonas do pas susceptveis de ser atingidas por sismos mais destruidores so o Algarve e a orla costeira ocidental a sul de Lisboa. A

39

FICHA DE TRABALHO

Biologia e Geologia Ano I

58. O diagrama da Figura seguinte mostra a variao da velocidade das ondas ssmicas no interior do globo. 58.1. Estabelea a correspondncia possvel entre cada letra do grfico da figura e um dos termos da seguinte lista: b Manto superior a Descontinuidade de Mohorovicic _Astenosfera e Ncleo externo f Descontinuidade de Lehmann c Manto inferior g Ncleo interno Fig. 4 d Descontinuidade de Gutenberg 58.2. Refira o comportamento das ondas P e S profundidade de 2900 Km. Ondas P - decrscimo acentuado na velocidade de propagao; Ondas S - Deixam de se propagar

58.3. Justifique o comportamento das ondas S a partir dessa profundidade. O ncleo externo encontra-se num estado fluido e as ondas S no se propagam nos fluidos.

58.4. Faa corresponder a cada um dos seguintes materiais rochosos uma ou mais zonas representadas no grfico. a Granitos e, g Ferro e nquel b, c Peridotitos 59. O grfico da figura seguinte representa a variao da temperatura da geosfera com a profundidade. Retire do grfico os dados que permitem justificar o estado fsico dos materiais na rea II.

Na zona II a temperatura da Terra superior temperatura de fuso dos materiais, por isso, esta zona encontra-se no estado lquido.

Bom trabalho!

40

S-ar putea să vă placă și