Sunteți pe pagina 1din 5

TIPOLOGIA BBLICA

Estas coisas so sombras do que haveria de vir, a realidade, porm encontra-se em Cristo Colossenses 2:17

As festas judaicas
Origem em Levtico 23, Deus ordenou que Israel celebrasse sete festas, conhecidas como festas solenes do Senhor. Tratava-se de festas memoriais de seus grandes feitos entre os israelitas, para que eles no se esquecessem das maravilhas e dos milagres que Deus havia realizado pelo povo. Em parte elas tambm eram festas que se relacionavam com a agricultura, isto , festas de aes de graas pela colheita. Alm disso, elas tm um sentido simblico-proftico da salvao divina futura. Todas as sete festas tinham relao com servio de sacrifcios e, portanto, com o Santurio do Tabernculo e posteriormente com o Templo. Como o Templo no existe mais na atualidade, algumas dessas celebraes perderam o significado para os judeus. A grande questo : Que festas so estas e porque so importantes? Quais suas implicaes messinicas e por qu o crente de hoje, precisa conhecer estas celebraes. Vamos de apresentar cada uma destas festas: a Pscoa, a Festa dos Pes sem Levedo, das Primcias, do Pentecoste, das Trombetas, da Expiao e dos Tabernculos. No queremos defender a celebrao destas festas pelos crentes, mas informar sobre sua existncia e de como podemos usar a histria e os costumes de Israel para comprovar a messiandade de Cristo.

Festas da Primavera
Historicamente cumpridas durante a primeira vinda de Jesus. So quatro: 1 Pscoa, comemorada no dia 14 do primeiro ms abide - maro/abril. Conceito:
Sacrificar e comer um cordeiro, junto com ervas amargas e pes sem fermentos, em todos os lares.

Propsito: Lembrana de como Israel foi liberto do Egito.

Motivao: O elemento mais importante do cordeiro pascal no Egito foi o sangue, que devia ser passado nas ombreiras e na verga das portas das casas. Para os israelitas o sinal do sangue foi sua salvao, e o sangue de Jesus tornou-se o sinal da salvao para ns que cremos nEle.

Significado tipolgico:
Joo Batista chamou Jesus de cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1.29). Paulo disse que ele a nossa pscoa (1Co 5.7), e ele mesmo prometeu a libertao a todos quantos crerem nele (cf. Jo 8.32,36 e Mt 11.28). Da justificao. ...Cristo nosso cordeiro pascal (nossa pscoa) foi imolado. (1Co 5:7)

2 Pes asmos (sem fermento), vai do dia 15 a 21 do primeiro ms. Conceito: Comer pes sem fermento; realizar vrias reunies; apresentar ofertas designadas. Propsito: Lembrana de como o Senhor tirou os israelitas do Egito com pressa. Motivao: Comemorar a libertao da escravido do Egito. Significado tipolgico:
Simboliza a nossa separao radical do mundo pecaminoso. A vida antiga e pecaminosa deve ser deixada para trs com pressa. O Egito a ilustrao do mundo idlatra e pecaminoso e o fermento fala da maldade e malcia. Santificao. Por isso celebremos a festa no com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malcia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade. 1Co 5:8

3 Das Primcias, realizada no dia 16 de abide. Onde comeava a contagem dos cinqenta dias para o dia de pentecostes Conceito: Apresentar um feixe do incio da colheita dos cereais como oferta movida; trazer um holocausto e uma oferta de cereal.

Propsito: Reconhecer a generosidade de Deus na terra. Motivao: Mostra a gratido que precisamos ter, ao Senhor, atravs dos dzimos e ofertas que entregamos a Ele. Significado tipolgico:
Ressurreio. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primcias dos que dormem... Cada um, porm, por sua prpria ordem: Cristo, as primcias; depois, os que so de Cristo, na sua vinda. 1Co 15:20 e 23.

4 Pentecostes ou Semanas Conceito: Festa de alegria; ofertas obrigatrias e voluntrias, incluindo os primeiros frutos da colheita do trigo. Propsito: Demonstrar alegria e aes de graas pela bno divina da colheita. Motivao: Os filhos de Israel tinham que oferecer po assado e esta oferta instituda nesta data tinha como objetivo lembrar o povo de que todo o bom e perfeito dom vem de Deus. Significado tipolgico:
Crescimento do Reino de Deus pelo poder do Esprito Santo. Ao cumprir-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente, veio do cu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados...Todos ficaram cheios do Esprito santo... At 2:1,4, 41.

Festas do Outono
Sero cumpridas durante a segunda vinda de Jesus. So trs: 1 Dia das Trombetas, no 1 dia do stimo ms tisri setembro/outubro, que hoje o ano novo dos israelitas. Conceito: Assemblia num dia de descanso, comemorados com sonidos de trombeta e com sacrifcios. Propsito: Apresentar Israel diante do Senhor para receber o seu favor. Motivao: A Festa das Trombetas tambm proftica, e tem a ver com segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos! Significado tipolgico:
Anncio do dia da expiao. Temei a Deus e da-lhe glria, pois chegada a hora do seu juzo... Ap 14:7. A Festa das Trombetas tambm proftica, e tem a ver com segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos!

2 Dia da Expiao (Yom Kippur), 10 do stimo ms tisri. Conceito: Dia de repouso, jejum e sacrifcios de expiao pelos sacerdotes e povo, e a expiao pelo tabernculo e pelo altar. Propsito: Purificar os sacerdotes e o povo dos seus pecados e purificar o Lugar Santo Motivao: Era neste dia que os pecados das pessoas eram cobertos por um ano diante de Deus. Significado tipolgico: Em Jesus temos um sacrifcio expiatrio perfeito Hb 9:24; 9:9-14; 10:1-10. Profeticamente a purificao do santurio na segunda vinda de Jesus. Dn 8:14

3 Dos tabernculos ou cabanas, de 15-21 de tisri. Conceito: Semana de celebrao pelo fim da colheita; habitar em cabanas e oferecer sacrifcios. Propsito: Relembrar a viagem do Egito at Cana; dar graas pela produtividade de Cana. Motivao: Alegrar-se diante de Deus pela beno da colheita, pelo trabalho concludo e pela salvao que lhes fora concedida. Significado tipolgico:
O tema da festa a ltima colheita que ser para o reino de Deus. A ltima celebrao santa ordenada por Deus aos Israelitas aponta para o reino milenar do Messias, quando Cristo reinar em poder e glria sobre a terra. Este ser dia de vitria, conforme est escrito em Zacarias 14:9, quando Cristo reinar sobre a terra. Acontecia aps o dia do Juzo ter acabado, todos os frutos j estavam no celeiro. Ento dava-se uma grande festa. Era o fim e a realizao de tudo o que desejava o povo.

Outra Festa
Purim, festa instituda na poca de Ester, dias 14 e 15 do dcimo segundo ms adar fevereiro/maro. Conceito: Dia de alegria, festa e de dar presentes Motivao: Celebrao pela obra de redeno que Deus fizera pelo seu povo. Propsito: Relembrar Israel da sua libertao nacional nos dias de Ester.

S-ar putea să vă placă și