Sunteți pe pagina 1din 42

1

APRESENTAO O PROJETO ESCOLA & UNIVERSIDADE uma proposta da Prefeitura Municipal de Curitiba sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educao, podendo dele fazer parte os integrantes do quadro prprio do magistrio municipal que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Caracteriza-se como uma proposta poltica de incentivo, como estmulo ao educador de Curitiba na busca de novas propostas e experincias educacionais, segundo o entendimento de que todos tm uma importante contribuio para a melhoria da qualidade da educao de nossa cidade, por meio de apresentao e compromisso de projetos. O presente relatrio apresenta e descreve as atividades desenvolvidas no ano de 2008, do Projeto: O jornal na sala de aula: um exerccio para incentivar a leitura e a escrita junto a 3 turmas da II etapa do II ciclo do ensino fundamental do perodo da tarde.

1. O PROBLEMA E SUA JUSTIFICATIVA

Nas sociedades modernas, em que os meios de comunicao interferem diretamente na formao das pessoas, sejam elas crianas, jovens ou adultos, no h mais como negar a importncia de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedaggicos das escolas. A utilizao do jornal impresso em sala de aula uma das preocupaes mais antigas em relao a essa possvel relao entre comunicao e educao. At porque esse o primeiro e mais antigo dos meios classificados como veculos de comunicao de massa. Questes como em que medida o trabalho com o jornal em sala de aula pode favorecer o trabalho com a leitura e a escrita? ou em que medida a crescente utilizao da mdia na escola pode melhorar ou servir como estmulo ao processo de cognio dos alunos? esto presentes no universo de indagaes de professores e de comunicadores que se interessam pelas duas reas. O domnio da lngua, oral e escrita, fundamental para a participao social efetiva, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensin-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingsticos, necessrios para o exerccio da cidadania, direito inalienvel de todos.(PCN, 1997, p.11). Esse domnio tambm salienta a necessidade de os cidados

desenvolverem sua capacidade de compreender textos orais e escritos, assumir a palavra e produzir textos orais e escritos em situaes de participao social.

Pesquisas atuais nacionais e internacionais, como o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), do Exame nacional do Ensino Mdio (ENEM) e do Programa Internacional de Avaliao dos estudantes (PISA), revelam o baixssimo nvel de compreenso, interpretao e reflexo dos alunos do Ensino Fundamental e Mdio. A incapacidade de leitura para alm dos cdigos lingsticos dos alunos, sejam eles de escolas pblicas ou privadas, tem sido objeto de reflexo dos educadores brasileiros para identificar as causas e encontrar caminhos para alterao desta realidade (CALDAS, 2006, p.119). Procurando melhorar e aperfeioar, cada vez mais a dinmica da escola, e at mesmo o processo de ensino e aprendizagem da lngua oral escrita, que se v no trabalho com o jornal na sala de aula, uma forma de trabalhar e desenvolver a escrita dos alunos. Com esse trabalho, pretende-se por meio de uma pesquisa qualitativa, abordar questes relativas ao processo de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos do perodo da tarde do ensino fundamental, com idades entre 10 e 12 anos.

2. CONTEXTUALIZAO

Uma das principais finalidades da educao, , a promoo de mudanas nos indivduos , que busquem o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. Desde o momento em que o ensino deixou de ser individualizado e intercalado, como inicialmente ocorria, e passou a assumir uma complexificao e burocratizao crescentes, tem persistido a filosofia do tratar todos como iguais ou um s. Esta idia, que inicialmente poder ter sido proveitosa e pragmtica, veio a transformar-se num paradigma dominante, tendo sido ainda mais potenciada com a massificao do ensino e a generalizao do acesso educao, e consubstanciou-se numa grande homogeneizao, desde a sala de aula at ao modo como estruturado o sistema educativo. Progressivamente, passou-se de um sistema escolar para um sistema de escolas e de uma poltica educativa nacional para polticas educativas locais. Debruar-se sobre a questo da leitura tem se tornado hoje uma corrida em crculos. Nas ltimas trs ou quatro dcadas o que mais se tem feito dizer que nossos alunos, e, por conseguinte, os adultos em geral, no tm a leitura como hbito, no recebem estmulos no ambiente familiar e, na escola, a preocupao com os contedos do Currculo ( e a leitura no um deles? ) tem relegado a segundo plano a sua importncia e necessidade. Ao longo dos

ltimos anos, muito se tem falado acerca da importncia da leitura, mas muito pouco se tem feito no sentido de instrumentalizar o professor para a realizao deste trabalho, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do gosto pela leitura. (VILLARDI. 1997, p.3).

Embora muito se tenha falado e escrito sobre este tema, ainda pertinente e relevante voltar a ele e, de forma veemente, onde se d, ou deveria se dar, o seu exerccio de modo mais sistematizado: a escola. Importar-se, debater, investigar, produzir novas idias sobre as formas de encaminhamento da instaurao do hbito, prazer e gosto de ler por ler, que leva inegavelmente aquisio de conhecimentos, urgente. Por isso, mais uma vez deve-se voltar os olhos para a temtica, no sentido de melhor conhec-la, tendo por base as situaes vivenciadas pelos alunos de uma escola especfica para desvelar a situao da leitura no contexto atual. Partindo destes fatores e na procura da melhoria e do aperfeioamento da dinmica da escola, e at mesmo o processo de ensino e aprendizagem da lngua oral-escrita, que viu-se no tema: O jornal na sala de aula: um exerccio para incentivar a leitura e a escrita , uma forma mais ampla de trabalhar e desenvolver a escrita e por seguinte, a leitura .

3. FUNDAMENTAO TERICA LINGUAGEM ESCRITA E LEITURA

Diversas pesquisas, realizadas nos ltimos anos, tm-se empenhado em apresentar contornos mais ntidos do cenrio em que se insere a questo da leitura e do livro no pas, permitindo maior conscincia das mazelas que afligem o setor e oferecendo dados concretos para que se possa buscar sua superao. o caso, por exemplo, do Mapa do Alfabetismo no Brasil (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP/MEC, 2003), do Indicador Nacional do Alfabetismo Funcional INAF (2001 e 2005), do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica SAEB (2001 e 2003), do Programa Internacional de Avaliao de Estudantes PISA (2000) e do Retrato da Leitura no Brasil CBL/Snel (2001).De acordo com o Mapa do Alfabetismo no Brasil (INEP, 2003), a evoluo da taxa de analfabetismo da populao de 15 anos ou mais, no Pas, diminuiu de 65,3%, em 1900, para 13,6%, em 2000, realizando grande avano neste campo ao longo do sculo passado. Apesar desse avano, entretanto, o Brasil ainda possua, em 2000, cerca de 16 milhes de analfabetos absolutos (pessoas que se declararam incapazes de ler e escrever um bilhete simples) e 30 milhes de analfabetos funcionais (pessoas de 15 anos ou mais, com menos de quatro sries de estudos concludas) E o dado mais estarrecedor, talvez, apontado pela pesquisa, o de que 35% dos analfabetos brasileiros j freqentaram a escola.Com outra abordagem sobre o analfabetismo, os dados de uma das mais relevantes pesquisas sobre o assunto, denominada Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional INAF-2001, realizada pelo Instituto Paulo Montenegro (Ibope pela Educao), definiu trs

nveis de alfabetismo de acordo com as habilidades demonstradas pelos entrevistados no teste aplicado. Observamos ento , que a escrita cada vez mais vem assumindo um papel mais proeminente no mundo contemporneo. Evoluindo a partir de necessidades histrico-culturais, passa, ...de simples instrumento de preservao de informaes importantes para a subsistncia das sociedades primitivas, (...) a meio fundamental de acumulao e transmisso de informaes e de conhecimentos, desempenhando um papel central nas sociedades letradas (RGO, 1988, p. 9).

4. CONCEPO DE LINGUAGEM

O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos bsicos na educao, dada sua importncia para a formao do sujeito, para a interao com as outras pessoas, na orientao das aes das crianas, na construo de muitos conhecimentos e no desenvolvimento. A linguagem uma forma de ao interindividual orientada por finalidade especfica, um processo de interlocuo que se realiza nas prticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua histria. Por essa necessidade de relacionar-se e comunicar-se, o homem produz a linguagem, superando os limites de sua condio natural. Sendo assim, desenvolve as capacidades de generalizao e abstrao do mundo exterior, ou seja, a possibilidade de operar na ausncia dos objetos. A linguagem, por seu carter simblico, permite ao homem a codificao dos objetos em signos. Essa capacidade de representao Nessa perspectiva, a lngua faz com que ele que supere sua conscincia sensvel, constituindo, assim, a conscincia racional. um sistema de signos histrico e social possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprend-la aprender no s as palavras, mas tambm os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesma. Produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para algum, de uma determinada forma, num determinado contexto histrico. O trabalho escrita e leitura. com a linguagem desenvolve-se em trs eixos: oralidade,

4.1 LINGUAGEM ORAL A linguagem oral est presente no cotidiano de todas as sociedades humana, onde todos participam, falam, se comunicam entre si, expressando sentimentos e idias.

O aluno que vai para a escola, j possui uma linguagem prpria, no formal, usando a linguagem oral com desembarao para interagir nas diversas situaes da vida. Este aluno aprendeu a falar e a entender o que fala passando por um processo de aquisio da linguagem gradativo e progressivo, sem que houvesse necessidade de sistematizao de qualquer contedo da lngua. Antes mesmo de serem capazes de pronunciar qualquer palavra, as crianas j compreendem algumas palavras e esto desenvolvendo suas capacidades de usar a voz como meio de expresso. Quando o ambiente social rico em boas relaes e em linguagem, produz-se uma atividade lingistica cada vez mais intensa, com as crianas experimentando novas combinaes de sons, dando gritos, usando expresses de espanto e de alegria, balbuciando coisas que podem parecer sem sentido, vocalizando para chamar a ateno dos outros, para conseguir alguma coisa, etc. Aos poucos, por meio de um processo de assimilao que possui uma longa histria e que desenvolve em funo das interaes da criana com os outros, ela comea a ensaiar suas primeiras palavras, que nascem daqueles sons da linguagem que a criana assimila da fala do adulto quando ouve. A construo da linguagem oral no linear e ocorre em um processo de aproximaes sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da me, professor, dos amigos, da televiso, do rdio, etc. A linguagem oral tem o suporte da prosdia, dos gestos, da expresso facial e principalmente do interlocutor.(FARACO,p.06,1991); as frases podem ser curtas e a aprendizagem ocorre pelo convvio (interao). Nas inmeras interaes com a linguagem oral, as crianas vo tentando descobrir regularidades que a constitui, usando todos os recursos de que dispem: histrias que conhecem, vocabulrio familiar, etc. Assim, acabam criando formas verbais, expresses e palavras, na tentativa de apropriar-se das convenes da linguagem. Cada criana tem seu prprio ritmo e a conquista de suas capacidades lingisticas se d em tempos diferenciados, sendo que a condio de falar com fluncia, de produzir frases completas e inteiras provm da participao em atos de linguagem. A ampliao de suas capacidades de comunicao oral ocorre gradativamente, por meio de um processo de idas e vindas que envolve tanto a do

10

participao das crianas nas conversas cotidianas, em situaes de escuta e canto de msicas, em brincadeiras, etc, com a participao em situaes mais formais de uso da linguagem, como aquelas que envolvem a leitura de textos. 4.2 LINGUAGEM ESCRITA A fala, o discurso oral, no so as nicas formas de linguagem, esta possui diversas maneiras de se manifestar. Por exemplo: a msica, a expresso grfica e plstica (desenho, pintura, modelagem); a escrita. Todas so formas de expresso de criao e de troca de significados. Assim, por exemplo, Bartolomeis justifica a concepo do desenho e da pintura como linguagens, pois a criana atravs do desenho e da pintura tambm raciocina e narra .(BARTOLOMEIS, 1982, p.155). Em cada uma destas formas de linguagem a criana encontra diferentes possibilidades de representao, de reorganizao, de expresso de sua personalidade e de construo de seu conhecimento. Sendo assim, o desenho configura-se como a primeira representao grfica usada pela criana, que mantm caractersticas formais do objeto. no desenho que aparecem os precursores da lngua escrita, pois neles os gestos, comeam a ser usados para indicar novos significados para os objetos usados nas brincadeiras ou rabiscos no papel. A escrita, como possibilidade de desenhar a fala, surge como prolongamento desse desenvolvimento. A criana comea com desenhos, a escrita imitativa at s pseudo letras, indo, ento, para os e a fragmentos correspondentes escrita convencional, at a elaborao da escrita com as normas ortogrficas, tendo como experincias a interao interlocuo. Num segundo momento, ela j tenta escrever juntando alguns rabiscos, misturando linhas retas e curvas, onde o significado s o autor conhece. Nesta fase, j mostra que comea a possuir uma idia do que seja a escrita, mesmo que no saiba que estes sinais possuem uma ordem de colocao e significao. A escrita, portanto, o produto mais desenvolvido da abstrao da linguagem, pois no conta com quase nenhum elemento extra-verbal (gestos, mmica), possuindo diferentes funes: serve como indicativo de localizao, como forma de registro no tempo e no espao, como informao, registro auxiliar

11

da memria, ou ainda como forma de comunicao. Esta surgiu a partir do momento em que as relaes sociais de trabalho se tornaram mais complexas. A histria da escrita pode ser caracterizada em trs fases distintas; (LUNA et al.,1997, p.5).

pictrica: era feita atravs de desenhos, como a escrita Asteca, que associada imagem do que se quer representar, sem relao com o som;

ideogrfica: os ideogramas so desenhos que, com o tempo, perderam seus traos mais significados, tornando-se uma simples conveno da escrita (como exemplo, podemos citar as escritas egpcia, mesopotmica e chinesa);

alfabtica: caracteriza-se pelo uso de letras, assumindo uma representao fontica, destaca-se nesse sistema o grecolatino, do qual provm o nosso alfabeto (latino).

A aquisio da escrita no um produto puramente escolar, mas o resultado de um longo processo apropriativo e construtivo por parte da criana. Apreender a lngua escrita construir estruturas de pensamento capazes de abstraes cada vez mais elaboradas. Na viso histrico-crtica, a educao ocorre no mbito das inter-relaes do indivduo com seu grupo social, culturalmente estruturado. (id.,ibid.,1997, p.4). Considera-se que o processo de aprendizagem define-se em trs momentos

socializao: contato da criana com outro sujeito mais experiente e com o objeto do conhecimento; individualizao: interpretao, reelaborao e

internalizao desse objeto;

socializao: relacionamento com o mundo exterior, com sua conscincia j modificada pela aquisio de mais um conhecimento.

Assim, necessrio entender a linguagem como um processo de apropriao do conhecimento da lngua escrita, em que o aluno, gradativamente, ir ampliar e rever suas formas de ler o mundo e represent-lo. Com o domnio de um sistema de cdigo, a criana ampliar indefinidamente sua possibilidade de cognio.

12

A aprendizagem da linguagem padro, anteriormente tomada como mera atividade mecnica, individualista e desvinculada de outros conhecimentos, prioriza apenas o aspecto grfico da lngua escrita. Hoje, assumindo um sentido mais amplo, onde ensinar interagir com o mundo por intermdio da lngua escrita. Esse processo no se limita ao reconhecimento e utilizao de smbolos como simples tarefa de codificao e decodificao. Sendo a linguagem um instrumento de representao, por ela que se expressa a viso do mundo daquele que fala. No momento em que a criana entra em contato com a escrita, atravs da interao com pessoas que lem e escrevem, comea a elaborar noes bsicas da funo social da escrita, tais como de: organizao, comunicao, registro e lazer. A escrita deve ser encarada como uma representao da linguagem, pois necessrio que os sinais lingsticos se articulem, produzindo um determinado significado que resulta no texto. Segundo Vygostsky (in Moll, 1996), a escrita deve ter significado para as crianas, uma necessidade intrnseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessria e relevante para a vida. S ento poderemos estar certos de que ela se desenvolver no como hbito de mos e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem. Sendo assim, importante ressaltar, que a aprendizagem da lngua oral e escrita se d quando as palavras adquirem sentido no processo de interlocuo, tendo como base a importncia da apropriao cultural. Todo tipo de material escrito deve fazer parte do universo da criana. O professor deve oferecer ao aluno o maior nmero possvel de leituras para que, assim que o processo de apropriao esteja avanado, ele possa fazer leituras significativas a partir de sua escolha. Deve-se trabalhar na escola diferentes tipos de texto, pois cada um tem uma funo especfica e escrito de forma diferenciada. Quanto mais oportunidades o aluno tiver de ler e discutir, maior ser o seu referencial para da linguagem nas diferentes funes que ela assume na organizao da sociedade atual, enquanto bem

13

realizar uma produo escrita e oral prpria; assim ele no ser um mero reprodutor das idias dos outros. O trabalho com os alunos deve abranger uma variedade textual. Desse modo, o professor deve apresentar aos seus alunos diversos tipos de texto como, por exemplo: narrativo (contos, crnicas, histrias em quadrinhos, fbulas, lendas, piadas, relatrios de experincia e de visitas); literrio (literatura infanto-juvenil); informativo (matrias jornalsticas e cientficas, placas, mapas); de instruo (experincias, normas, receitas, folhetos de instrues, manuais tcnicos e bulas); publicitrio (propaganda, cartazes); grfico (grficos ilustrados com barras); dissertativo ( textos de opinio, resenhas, crticas); potico e ldico (quadrinhas, trava-lnguas, adivinhaes, cantigas de roda, poesias, parlendas); de correspondncia (cartas, cartes, bilhetes, convites, avisos telegramas).
A produo de um texto escrito envolve problemas especficos de estruturao do discurso, de coeso, de argumentao, de organizao, de idias e escolha de palavras, do objetivo e do destinatrio do texto etc. (CAGLIARI, 1990).

O trabalho com o texto realizado visando a compreenso da funo da escrita enquanto representao de palavras, para a sistematizao necessria ao domnio do cdigo escrito. Considerando a funo social da escrita, o texto torna-se o centro do trabalho no processo de aquisio da lngua, pois com ele a palavra ter sentido e, dependendo do contexto em que estiver inserida, apresentar diferentes significados. necessrio dar ao aluno a oportunidade de realizar, alm das produes individuais, produes em dupla, em equipe e em textos coletivos. Uma das formas de escrita de texto individual o prprio desenho do aluno, que permite a expresso de idias, sentimentos e emoes. Toda representao que a criana faz, carregada de significado, um texto. Nesse momento importante deix-la criar, no se preocupando excessivamente com a ortografia, para no destruir o estmulo produo. A produo de texto uma atividade social onde o autor expressa alguma coisa para algum: um acontecimento, uma opinio, uma idia, um sentimento, uma histria. O texto tem a funo de interlocuo e, para isso ele, deve conter elementos como: unidade temtica, coeso textual, seqncia lgica de fatos e

14

idias, argumentao, uso adequado do discurso direto e indireto, concordncia verbal e nominal, ortografia correta das palavras e domnio dos aspectos formais. A reestruturao deve ser diferente da antiga correo, em que apenas eram anotados os erros no prprio texto. Por esse processo, faz-se a comparao do texto inicial com os parmetros necessrios para se chegar forma padro. Aps a produo escrita, fundamental que o aluno leia o texto para verificar se est de acordo com a inteno desejada, bem como fazendo correes gramaticais. necessrio observar tambm: clareza no assunto, coerncia nas idias, boa apresentao/ seqncia lgica-temporal dos fatos, argumentao, uso dos recursos de coeso. Espera-se, assim, que aos poucos os alunos se tornem revisores dos prprios textos. No entanto, cumpre lembrar que conduzir o aluno a autocorreo exige um prtica sistemtica em sala de aula, que deve ser mediada pelo trabalho do professor. preciso criar situaes nas quais o aluno possa identificar o que fez e por que precisa corrigir, concretizando, assim, uma prtica consciente, criando a possibilidade de o aluno raciocinar sobre a linguagem escrita e reconstru-la. 4.3 LEITURA: PRODUO SOCIAL E INDIVIDUAL

O processo de desenvolvimento da linguagem no homem tem culminncia nos processos de leitura e escrita. A formao da conscincia atravs do exerccio da linguagem numa sociedade letrada tem na leitura a possibilidade de ampliar seus horizontes. O indivduo, ao apropriar-se ou tomar conhecimento do discurso do outro pela leitura, participa da socializao das idias, da produo individual de algum, que por esta etapa tambm j passou e pode, mesmo ausente, passar adiante suas impresses e concluses a respeito de sua experincia com o mundo. Essa mediao entre o individual e o social feita pela linguagem cristaliza-se pela escrita e reproduz-se pela leitura. A linguagem tem a qualidade de tornar presentes pessoas e/ou situaes ausentes, transcendendo

15

completamente o imediato. (PALANGANA, 1995, p.21). E a escrita, como j dito, preserva as qualidades delas, diminuindo-lhes as interferncias produzidas pelo tempo e pelo espao. Pode-se ento entrar em contato com as experincias do passado e de outros lugares sem precisar ter estado l, o que contribui na compreenso de si mesmo e do mundo como um todo. O homem tem o seu pensamento como resultado do social onde se insere e o expressa de forma individualizada. Na relao com a escrita, que em geral uma produo individual, esse mesmo homem, sujeito leitor, entra em contato com muitas expresses de pensamento que qualificam esse ato como uma prtica social. Pode dialogar, entrar em conflito com outras formas de compreenso das coisas e fazer parte da dimenso social da leitura.
Com a linguagem o sujeito adquire um conjunto de riquezas produzidas pelos prprios homens, dentre elas a conscincia, que pode ser um fato alienado ou constituir-se em um poderoso instrumento na leitura de mundo e de si mesmos. (PALANGANA, 1995, p. 27).

Aprimorar o exerccio da leitura, decidir o que ler, duvidar do que l, constituem-se condies para superar a alienao. nesta perspectiva que se quer defender uma busca dos principais aspectos responsveis pelo afastamento da leitura, pelo menos na amplitude em que for possvel, respeitados os limites existentes. importante ressaltar que a leitura uma atividade ligada escrita, tendo como objetivo primordial sua compreenso. O mecanismo de decodificao est associado leitura. Para compreender o que o texto significa, preciso conhecer o cdigo alfabtico e decodificar o texto, saber o que as letras representam; mas no esquecer que ler no apenas decodificar, atribuir sentido ao texto, compreender, interpretar e, acima de tudo, ser capaz de fazer relaes com o que j foi percebido, lido e vivenciado.(CAGLIARI,1990). Toda leitura feita com o objetivo de buscar informaes, idias novas, confirmaes, destacando as idias principais, verificando as concluses,

16

associando as idias vinculadas por aquela leitura que j conhecida, argumentando, podendo concordar ou discordar do autor. A escrita uma atividade de exteriorizao do pensamento, j a leitura uma atividade de assimilao de conhecimentos, de interiorizao e reflexo. A leitura uma atividade complexa. O indivduo dever no somente decifrar e decodificar a escrita, mas tambm realizar uma interpretao de leitura de mundo. Entende-se por leitura de mundo o modo de pensar, ou seja, a viso que a pessoa possui da realidade. Por esse motivo necessrio trabalhar com diversos tipos de texto em sala de aula. Podemos considerar como modalidades de leitura (LUNA et al.,1997, p.13), de acordo com sua finalidade: leitura prazer: em que so trabalhadas as obras de literatura infantil e infanto-juvenil em prosa e verso com o objetivo de fazer interpretaes e desenvolver a sensibilidade literrio\a; leitura informativa: cujos textos so de variadas fontes, como jornais, revistas, enciclopdias, o prprio texto dos alunos, etc.; leitura pretexto: quando, a partir do texto, o aluno faz produes como dramatizao, colagem, desenhos e at novos textos. Uma outra finalidade da leitura a do estudo de texto, em que surgiro debates para a explorao de idias e fatos e o levantamento para a produo de textos. Para isso, importante trabalhar com o aluno as condies em que foi escrito o texto lido, isto , explorar a poca em que foi escrito, com que inteno e para quem. A leitura caracteriza-se, assim, como um ato de permanente entrelaamento do conhecimento com a informao - uma ponte para o novo.

17

4.4 LETRAMENTO: BREVE HISTRICO

Letrar mais que alfabetizar, ensinar a ler e a escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e faam parte da vida do aluno (SOARES, Magda, 2003).

O que letramento Letramento no um gancho em que se pendura cada som enunciado, no treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramtica. Letramento diverso. leitura luz de vela ou l fora, luz do sol. So notcias sobre o presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mnica e Cebolinha nos jornais de domingo. uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabns e cartas de velhos amigos. viajar para pases desconhecidos, sem deixar sua cama rir e chorar com personagens, heris e grandes amigos. um Atlas do mundo, sinais de trnsito, caas ao tesouro, manuais, instrues, guias,

18

u orientaes em bula de remdios, uara que voc no fique perdido. Letramento , sobretudo, um mapa do corao do homem, um mapa de quem voc , um de tudo que voc pode ser. Magda Soares

A inveno do Letramento se d em meados dos anos de 1980 no Brasil. Magda Soares define letramento como sendo o estado em que vive o indivduo que sabe ler e escrever e exerce as prticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive: ler jornais, revistas, livros, saber ler e interpretar tabelas, quadros, formulrios, sua carteira de trabalho, suas contas de gua, luz, telefone, saber escrever e escrever cartas, bilhetes, telegramas sem dificuldade, saber preencher um formulrio, redigir um ofcio, um requerimento, etc. A alfabetizao e o letramento se somam, so complementos. Enquanto que alfabetizar significa orientar a criana para o domnio da tecnologia da escrita, letrar significa lev-la ao exerccio das prticas sociais de leitura e de escrita. O importante criar hbitos e desenvolver habilidades, sentir prazer de ler e escrever diferentes gneros de textos. O letramento um processo que se estende por toda a vida; um fenmeno de cunho social, e salienta as caractersticas scio-histricas ao se adquirir um sistema de escrita por um grupo social. Ele o resultado da ao de ensinar e/ou de aprender a ler e escrever, e denota estado ou condio em que um indivduo ou sociedade obtm como resultado de ter-se apoderado de um sistema de grafia.. Letrar funo e obrigao de todos os professores, mesmo porque cada rea do conhecimento tem uma linguagem especfica tanto no campo da informao, dos conceitos e dos princpios. Contudo este Projeto buscou, priorizar os seguintes aspectos: produzir textos espontneos, valorizar os desenhos como forma de representao, no rotular, divertir, educar, motivar, emocionar, informar, orientar, formar e comunicar.

19

Para a implantao do trabalho com o jornal em sala de aula, foram adotados os seguintes procedimentos iniciais; Pesquisa, atravs de revistas, jornais, livros e outras fontes; Interpretao, entendimento do assunto a ser produzido; Debate, troca de informaes entre alunos e professores; Produo dos textos selecionados; Promover a necessria interdisciplinaridade na escola.

Dessa forma observamos que os alunos sentiram-se motivados a ler e escrever.

20

5. OBJETIVOS Objetivos Gerais Possibilitar aos alunos o contato com os diferentes recursos didticos, inclusive o jornal impresso aprendendo as funes da linguagem neste meio de comunicao, tornando-se um ser crtico e participativo do processo de

aquisio da mesma, ou seja, que o ensino da lngua portuguesa se torne mais prazeroso e o ambiente de ensino mais motivador.

Objetivos Especficos permitir a compreenso do funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se para ser lido; possibilitar que o aluno compreenda a relao existente entre a fala e a escrita.

Favorecer a formao de opinio mediante boa argumentao. Facilitar o manuseio da informao, desenvolvendo o senso crtico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicao: TV, rdio, revista, jornal e outros.

Promover a utilizao do jornal como veculo de formao de cidadania.

21

6. A IMPRENSA : BREVE HISTRICO

Por imprensa queremos dizer, em sentido estrito, tudo o que se edita com a ajuda de mquinas de imprimir, isto , em forma tipogrfica e litogrfica, ou sejam, livros, revistas, folhetos, boletins, cartazes, jornais e reprodues de fotografias. Em sentido amplo o conjunto de meios de divulgao impressos (jornais, livros, etc.) que visam publicidade peridica de notcias e opinies. A imprensa ensina, educa, dirige, inspira, a moral de um povo depende primacialmente do que ele l. O livro e o jornal so os educadores. Eles animam os seus sentimentos, despertam as suas idias, modelam a sua conscincia: criam-lhe, numa palavra, a alma. Escrava do progresso, o jornal destri os prejuzos, combate o carrancismo e impulsiona os povos para o futuro. Nas transformaes quase instantneas por que passa o mundo moderno, a imprensa dos fatores preponderantes. A primazia da publicao daquilo que designamos hoje de imprensa peridica pertence, antes, aos chineses. E isto passou-se j no ano 700 antes de Cristo. Trata-se do Ching Pao impresso em papel fino (papel arroz). A gazeta de Pequim em 1350 apresentava-se com todas as caractersticas de jornal; utilizavam-se tbuas de madeira onde se traavam a puno, os caracteres invertidos. Mas a era da Imprensa peridica comea com a inveno das letras mveis por Gutemberg . Foi Joo Gutemberg quem aperfeioou, em Mogncia (Alemanha), por volta de 1436, a tipografia criando o sistema de letras mveis em metal que viria dar incremento notvel e fundamental a arte da impresso; at o aparecimento desse homem no existia um s livro impresso, um s jornal, uma s revista. Os livros existentes eram todos feitos a mo(ROSADO, 1966, p.9). Inicia-se, portanto, uma nova era, na qual Gutemberg imaginou meios mecnicos de fazer livros e imprimiu na Alemanha o primeiro livro, uma Bblia em latim. H quem atribua a inveno das letras mveis em metal a Panfile Castaldi, nascido em Feltre, Itlia em 1398. At a inveno das letras mveis metlicas por Gutemberg os livros eram quase todos manuscritos, embora a xilografia j estivesse em uso.

22

J no Brasil, pouco antes da invaso Francesa, D. Joo havia encomendado uma imprensa na Inglaterra. O material estava ainda nos caixotes, quando o prncipe portugus fugiu de Lisboa. Trouxe consigo esse material e com ele fundou a Imprensa Rgia, em decreto datado de 13 de maio de 1808. Esse prelo trabalhou afanosamente. Em 1822 as publicaes que dele haviam sado alcanavam a 1154, eram principalmente atos oficiais de vrias autoridades e folhetos a servio das convices rgias. Dessas oficinas nos veios, desde 10 de setembro de 1808, o primeiro jornal aparecido no Brasil a Gazeta do Rio de Janeiro. Conquanto se dissesse no oficial, tanto se aproximava do governo que foi tida justamente como oficiosa (id.ibid.,1966, p.29).

23

7. O JORNAL COMO MEIO DE AQUISIO DO CONHECIMENTO De criatura a imprensa evoluiu a criador e to grande chegou a ser a sua fora que os homens avisados a batizaram como quarto poder, aquele que vinha incorporar-se aos outros poderes do Estado o Executivo, o Legislativo, e o Judicirio. Os jornais so um grande veculo de comunicao e de informao, mas importante que o professor, que esteja utilizando tal recurso, fique atento aos aspectos das informaes a serem trabalhadas. A utilizao do jornal na sala de aula pode ser de duas formas: independente ou interdependente. Chama-se a situao independente quando o jornal utilizado por si s, no havendo produes jornalsticas, ou seja, o uso do jornal para desenvolver a leitura e anlise crtica dos textos, ou ainda quando se utilizam produes de jornais a partir de atividades desenvolvidas na prpria escola, sem intermediao de jornais externos. A situao interdependente ocorre quando utilizamos algum jornal especfico ou no para o desenvolvimento do jornal da prpria escola. As matrias a serem publicadas so originadas a partir de matrias preexistentes em outros jornais. Ns trabalharemos com o modelo de jornal interdependente. Tendo em necessidades vista estes aspectos afirmarmos que ao complexas, o homem produz satisfazer instrumentos cada vez mais

fsicos (ferramentas, mquinas, etc.) e smbolos (idias, crenas, valores.) cujo uso lhe permite transformar e conhecer o mundo, comunicar suas experincias e desenvolver novas funes psicolgicas. pois, na complexidade das formas sociais de produo que, pela necessidade de relacionar- se de forma humana, e consequentemente de comunicar-se de uma forma tambm humana que ele produz a linguagem, na superao dos limites de sua condio natural. Diante deste quadro, a linguagem verbal possibilita ao homem representar a realidade fsica e social e, desde o momento em que aprendida conserva um vnculo muito estreito com o pensamento, possibilitando no s a representao e a regulao do pensamento e da ao, prprio e alheios, mas, tambm comunicar idias, pensamentos e intenes de diversas naturezas, estabelecendo assim, relaes interpessoais anteriormente inexistentes.

24

Por outro lado, as tecnologias de comunicao imprimem de alguma forma uma fora educativa na vida cotidiana, em geral fora do ambiente formal escolar, e exercem um impacto significativo na sociedade. O gerenciamento executado pelo professor que despertar nos alunos a comunicao interativa significativa ou apenas a execuo mecnica e automtica de comandos, bem como uma leitura crtica das mdias que os tornar capazes de identificar possveis manipulaes ideolgicas, religiosas etc. No podemos esquecer que a sociedade que forma nossos alunos e nos forma produz as representaes, as formas simblicas pelas quais se transformam em bens simblicos no processo de circulao, o qual se d de acordo com a formao scioeconmica. Sendo assim, importante ressaltar, que a aprendizagem da lngua oral e escrita se d quando as palavras adquirem sentido no processo de que ela assume na organizao da sociedade atual, interlocuo, tendo como base a importncia da apropriao da linguagem nas diferentes funes enquanto bem cultural. importante frisar tambm, que mesmo o aluno no tendo domnio da escrita, necessrio que o mesmo esteja em contato com o texto em suas diferentes modalidades, pois esse um processo contnuo. Para aprender a escrever, necessrio ter acesso diversidades de textos escritos, vivncias, etc. A utilizao que se faz da escrita em diferentes circunstncias, defrontar-se com as reais questes que a escrita coloca a quem se prope produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem j sabe escrever. No caso da lngua escrita o professor usar como objeto de estudo os textos j utilizados por pessoas que dominam a leitura e a escrita: o texto impresso, ou seja, a sntese de toda produo cultural da poca em que vivemos.

25

7.1 JORNAIS VOLTADOS AO PBLICO INFANTO-JUVENIL No h no Brasil, grande tradio em explorar a palavra destinada a pblico infantil ou infanto-juvenil, veiculado por meios de comunicao como a revista, o jornal. Tentativas tem havido e com resultados significativos. Publicaes vrias tem circulado, como Tico-tico, Bem-te-vi, O Beija-flor, O Jornalzinho (publicao em forma de revista). Poucos jornais brasileiros dedicam um suplemento criana. Os mais conhecidos so: O Estadinho, A Folhinha, O Globinho, Diarinho e em Curitiba a Gazetinha. 7.1.1 O Estadinho Suplemento semanal de O Estado de So Paulo, passa criana uma linha alegre e divertida, visando mais ao lazer, com sua coluna de cartinhas, conto (atual ou clssico), poema, reportagem (envolvendo assunto de interesse infantil), quadrinhos (Horcio, Chico Bento, Cebolinha) de Maurcio de Souza, programinha (indicao de passeio, teatro, museu, esporte, guloseimas), passatempo (palavras cruzadas, caa-palavras, jogo de diferena entre objetos, brincando de fazer).

7.1.2 A Folhinha Suplemento semanal do jornal Folha de So Paulo, o mais antigo dos atuais suplementos infantis, tem passado por reformulaes nos ltimos tempos, depois da orientao de Tia Lenita e de outras editoras, relegando a segundo plano o que foi sua maior qualidade, o de cartas, relao de cursos de interesse da criana, informaes gerais e cientficas, brincadeiras, concurso, relao de lanamentos de livros infantis, com incluso dos mais vendidos, bem como de livrarias especializadas na rea infanto-juvenil. 7.1.3 O Globinho Suplemento semanal do jornal O Globo, enfatiza, principalmente, o quadrinho, de autores estrangeiros. Acrescenta duas colunas diversificadas: O Globinho Pesquisa (filatelia, numismtica e outros temas) e Diverte ( jogo de erros, coisas afins), o que muito pouco para estimular o pequeno leitor.

26

7.1.4 Diarinho Suplemento semanal do jornal Dirio do Grande ABC, em forma de revista, publicao muito bem cuidada, em que se destacam o fato importante da semana ( dia do professor, dia da avaliao, dia do livro, etc.), narrativa, poema, curiosidade cientfica, brincadeiras, loteria do saber, calendrio cvico, palavras cruzadas e quadrinhos.

7.1.5 A Gazetinha Suplemento semanal do jornal A Gazeta do Povo, destacam-se os fatos importantes da semana/ms ( dia do professor, aniversrio da cidade, dia do livro, etc.), acontecimentos voltados educao, curiosidades cientficas, brincadeiras, calendrio cvico, palavras cruzadas, entrevistas, informativos sobre programaes culturais voltadas as crianas, cartas, desenhos, informaes gerais e quadrinhos.

27

8. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO No princpio o trabalho com o jornal na Escola Municipal Newton Borges dos Reis Educao Infantil e Ensino Fundamental, foi de explorao de uma forma ldica, manuseando, recortando, rasgando, moldando figuras, fazendo dobraduras e brincadeiras diversas com os alunos envolvidos no trabalho. Em um segundo momento fizemos com os alunos a desmontagem do jornal para que eles reconhecessem o material, recortando fotografias, ilustraes, reportagens, ttulos de classificados e outros elementos ; montando cartazes com sees diversas e montando um mural com jornais trazidos pelos alunos. A partir desse reconhecimento demos o incio da confeco de materiais, aproveitando as contribuies dos alunos, relatos de fatos do cotidiano do aluno, atravs de discusses e os debates e esclarecendo-os sobre a histria da imprensa, o processo de impresso, a montagem do jornal, etc. Por ltimo utilizamos o material criado atravs dos exemplares de jornais cedidos aos alunos para a confeco do Jornal Mural para a escola.

28

9. DESCRIO DAS ATIVIDADES AGOSTO Iniciamos o trabalho com o Jornal, contando a histria do surgimento do mesmo e a sua evoluo e importncia para a sociedade. Num segundo momento, falamos dos tipos de jornais existentes e mostramos um exemplar da Gazeta do Povo, da Gazeta Esportiva, da Tribuna do Paran, da Folha de So Paulo, do Dirio popular e do Paran em Pginas, para que pudessem observar essas diferenas existentes, alm disso criou-se um espao na sala para que todos pudessem contribuir com os tipos de jornais que possuam em casa.

29

SETEMBRO Propusemos um trabalho de pesquisa com os alunos, com intuito de identificar quais jornais os alunos conheciam dos que foram mencionados ou no, se a famlia adquire algum tipo de jornal, qual a importncia do jornal para nossa vida e que notcias podemos encontrar no jornal. A atividade iniciou-se em sala, cada aluno respondeu o seu e depois discutimos coletivamente os resultados da pesquisa, para que depois colhessem as informaes finais com seus familiares. Foi possvel constatar que a maioria dos alunos e famlias tem contato com algum tipo de jornal. Os assuntos mais lidos referem-se a esportes ou aos casos de violncia ocorridos na sociedade e publicados no jornal. Os classificados tambm so muito procurados, principalmente os anncios de empregos. Aps a realizao da pesquisa que propiciou sabermos a proximidade dos alunos com o jornal, utilizamos com os alunos os diferentes tipos de jornais que j lhes mostrar. Os alunos puderam manusear os jornais e observar o tamanho, tipos de papel, numerao das pginas, espaos, colunas, tipos e tamanho das letras, fotos, cores e assuntos. Na primeira pgina exploramos os elementos principais cabealho e

30

manchete. A atividade foi realizada em grupo, os alunos precisavam identificar e recortar o nome, preo e data do jornal colando em uma folha. Em seguida, trabalhamos com as manchetes explicando o objetivo e porque algumas notcias ganham mais destaque. Aps cada grupo escolhia uma manchete do seu jornal recortava e colava na folha do cabealho. Depois procurava a notcia referente manchete escolhida e colava em outra folha. Para encerrar cada grupo apresentava para os demais o seu trabalho expondo com qual jornal trabalhou e falando um breve resumo da reportagem que escolheu.

31

OUTUBRO Trabalhamos especificamente com os classificados do jornal. Quas so os tipos de classificados (empregos, venda, compra, alugueL.), quem anuncia e o que necessrio expor no classificado, por exemplo, se o anncio refere -se a emprego a maioria informa a funo a ser exercida, formao exigida, local do trabalho, benefcios e salrio. Depois os alunos elaboraram o seu prprio classificado e apresentaram aos colegas. Com a participao dos alunos escolhemos as palavras CLASSIFICADOS e INFORMAO com intuito de encontrar outras palavras dentro destas. Exemplo: dentro da palavra Informao podemos retirar a palavra Formao. O objetivo foi que as crianas encontrassem o maior nmero possvel de palavras dentro das duas selecionadas. No final conferimos as que foram encontradas onde os alunos interagiam entre si trocando suas descobertas. Nessa atividade, tivemos algumas dificuldades na realizao com um grupo, que se recusou a realiz-la num primeiro momento devido a no aceitao das orientaes; mais o problema foi resolvido quando o tema para o referido grupo foi livre, sendo que o tema que foi trabalhado pelos alunos foi resolveram a atividade com a leitura da imagem. Utilizando a segunda atividade retiramos do cabealho dos jornais trabalhados os preos dos mesmos e fizemos uma tabela. Em seguida, elaboramos algumas situaes - problemas, envolvendo estes valores. Exemplos: - Qual a diferena de preo entre o jornal mais caro e o mais barato? - Quanto gastarei para comprar determinado jornal durante uma semana? sobre violncia, tendo como especificidade desse grupo a leitura visual , ou seja,

32

NOVEMBRO Durante o trabalho com os jornais os alunos perceberam que em todos sempre h no mnimo uma reportagem sobre violncia e que em alguns jornais a quantidade e a nfase dada a elas so relativamente grandes. Contudo, iniciamos a organizao para a elaborao do Jornal Mural no ptio interno da escola. Todas as turmas foram convidadas a participar enviando notcias do bairro, reportagens, classificados, humor, curiosidades e outros trabalhos para expor no Jornal Mural. Muitos alunos de diferentes etapas e turmas colaboraram. A composio do Jornal Mural contou com as seguintes sees:

33

Manchete Paran Brasil Mundo Entrevista Classificados Opinio Charge Curiosidade Esporte Poltica Economia Cultura

34

10.RESULTADOS OBTIDOS Novo conceito sobre o jornal; Mobilizao: todos os alunos buscavam informaes para a montagem do Valorizao da leitura e escrita.

jornal mural e,

35

11.CRONOGRAMA:

PERODO: AGOSTO - Desenvolver a habilidade da comunicao e expresso escrita e oral; - Utilizao de diferentes registros dos contedos trabalhados em sala de aula e extra-classe; - Valorizao do trabalho em grupo, tornando os alunos capazes de ao critica e cooperativa para a construo coletiva do conhecimento; - Despertar hbitos de estudo, de ordem e clareza no desenvolvimento do trabalho. PERODO: SETEMBRO E OUTUBRO - Fixar e enriquecer a aprendizagem, despertando no aluno o interesse pela confeco do jornal; - Utilizao da pesquisa e coleta de informaes para produzir e ampliar seus conhecimentos iniciados na sala de aula e montagem do jornal mural; PERODO: NOVEMBRO - Escolha dos temas e discusso sobre o material necessrio e formas de o fazer; - Produo dos textos e dos desenhos; - Seleo dos textos, desenhos a serem utilizados no jornal mural .

36

12. CONSIDERAES FINAIS O projeto do Jornal obteve um alcance alm do esperado. Todos os envolvidos ficavam ansiosos ; pois se inteiravam dos acontecimentos e mais do que isso, os olhinhos brilhavam de satisfao ao verem seus trabalhos editados, sendo estes: fotos, pesquisas, desenhos, produes de textos, curiosidades, mensagens, recados, agradecimentos, aniversrios... A Multidiscip!inaridade esteve presente em todos os momentos. Deste modo s produes e participaes ficavam mais ricas a cada edio. Os alunos trocavam idias, leram e pesquisaram mais, registraram, compreenderam e principalmente, obtiveram melhorias significativas no processo ensino-aprendizagem e relacionamento interpessoal. Podemos afirmar com grande veemncia que este trabalho desenvolveu nos alunos grandes potencialidades e que a participao e colaborao de todos, inclusive da comunidade, s fizeram enriquecer e abrilhantar o desenvolvimento deste.

37

13. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMARAL, Lus, Tcnica de Jornal e Peridico, 3 edio, Fortaleza-CE: Edies UFCE, 1982. BARBOSA LIMA SOBRINHO, Alexandre Jos, O Problema da Imprensa, 3 edio, So Paulo: Edusp,1997. BRASIL, P.C.N. : Parmetros Curriculares Nacionais ( 1 a 4 srie): Lngua Portuguesa, Secretaria de Educao Fundamental, volume 2, Brasilia: MEC/SEF, 1997. CAGLIARI, Luiz C. Alfabetizao & Lingistica, 6 edio, So Paulo: Scipione, 1996. CAPELATO, Maria Helena Rolim. A Imprensa na histria do Brasil, 2 edio,So Paulo: Contexto/Edusp, 1994. CARDOSO, Manoel, Estudos de Literatura infantil, 1 edio, So Paulo: Editora Brasil, 1991. CURITIBA, Secretaria Municipal da Educao, Alfabetizao: Currculo Bsico da Rede Municipal de Ensino, Curitiba: 1991. DINES, Alberto. O Papel do Jornal. 5 edio, v. 15. So Paulo: Summus Editorial,1995. FARACO, Carlos Alberto, Algumas consideraes sobre a escrita, Transcrio da Palestra, Curitiba, 26 jun.1991. FAZENDA, Ivani (Org.), Prticas Interdisciplinares na Escola, 6 edio,So Paulo:

38

Cortez, 1999. HARRIS, Ray e Chris, Faa seu prprio Jornal, 4 edio, Campinas-S.P: Papirus, 1995. HEEMANN, Ademar; VIEIRA, Leocila Aparecida, A Roupagem do Texto Cientfico: estrutura e fontes bibliogrficas, 2 edio, Curitiba: IBPEX, 1999. KLEIN, Lgia Regina,Alfabetizao: quem tem medo de ensinar? 1 edio, So Paulo: Cortez, 1996. ROSADO, Nuno, A Imprensa, Coleo educativa, srie C, n 11,Brasilia. MEC:1966.

SERKEZ, Angela Maria Batista; Martins, Sandra Mara Bozza, Trabalhando com a palavra viva: a sistematizao dos contedos de Lngua Portuguesa a partir do texto,Vol. 1 e 2 ,Curitiba:Renascer, 1996. VYGOTSKY, L.S. A formao Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos Psicolgicos Superiores. So Paulo: Martins Fontes, 1980.

39

ANEXOS FOTOS DAS ATIVIDADES

40

41

42

S-ar putea să vă placă și