Sunteți pe pagina 1din 12

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE CUIAB

NUTRIO E ALIMENTAO ANIMAL

Fabiana Ramos dos Santos Roberta Martin Gomes da Silva

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

SUMRIO

UNIDADE I NUTRIO ANIMAL......................................................................................3 INTRODUO .....................................................................................................................3 2. CLASSIFICAO DOS ANIMAIS DE ACORDO COM A ALIMENTAO ....................4 3. SISTEMA DIGESTRIO DOS ANIMAIS .........................................................................4 3. SISTEMA DIGESTRIO DOS MONOGSTRICOS ........................................................5 3.1.1 Sistema digestrio dos sunos .................................................................................5 3.1.2 Sistema digestrio das aves ....................................................................................7 3.1.3 Particularidades do sistema digestrio dos eqinos e coelhos ................................8 4. SISTEMA DIGESTIVO DOS RUMINANTES....................................................................9 5. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ..............................................................................12

2
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

UNIDADE I NUTRIO ANIMAL INTRODUO A nutrio animal adequada visa atender a todos os nutrientes que os animais exigem para que estes expressem todo o seu potencial produtivo. Atualmente, a aplicao da nutrio animal deve obedecer regras bem definidas e baseadas em fatores como: a ecologia (sustentabilidade ambiental), a qualidade (aceitabilidade e segurana alimentar) e a responsabilidade (proteo humana, animal e tica). Isso porque na alimentao animal intensiva, cada dia mais comum a utilizao de aditivos na dieta dos animais que quando consumidos, podem causar efeitos deletrios sade humana, como o aparecimento de doenas e de infeces com microorganismos resistentes aos antimicrobianos. Portanto, a sociedade est cada dia mais preocupada com a segurana dos alimentos que ingere e tambm com o bem estar animal. Por estes motivos, os sistemas de criao e alimentao tem evoludo para atender as necessidades dos animais e dos consumidores. No sistema de produo agroecolgico constante a busca por alimentos alternativos, isentos de contaminantes e que possam trazer um bom desempenho aos animais e sade ao consumidor de carnes e ovos. No entanto, cada espcie animal tem caractersticas digestivas peculiares e para saber como o fornecimento de um alimento poder atuar sobre o desempenho do animal necessrio conhecer o funcionamento do sistema digestivo de cada espcie. Nesta apostila pretende-se apresentar de forma simples o sistema e o processo digestivo de monogstricos e ruminantes com o objetivo de tornar os alunos capazes de distinguir as diferenas digestivas entre as espcies e assim saber como aliment-las eficientemente.

3
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

2. CLASSIFICAO DOS ANIMAIS DE ACORDO COM A ALIMENTAO De acordo com o tipo de alimentao, os animais classificam-se em : A) Carnvoros. So aqueles animais cuja alimentao de origem animal. O co e o gato so carnvoros por excelncia. O trato gastrointestinal proporcionalmente curto em relao ao comprimento do corpo (relao 1:5), sua alimentao consiste basicamente de alimentos ricos em nutrientes de alta digestibilidade.

B) Herbvoros. So aqueles animais cuja alimentao de origem vegetal. Dentre estes, destacam-se o cavalo, bovino, ovinos, caprinos e o coelho. Os herbvoros apresentam no tubo digestivo segmentos ampliados (estmago, intestino grosso), que so particularmente importantes para a decomposio dos componentes da parede celular (celulose, hemicelulose, etc.)

C ) Onvoros Os onvoros so colocados em posio intermediria, pois sua alimentao pode ser tanto de origem vegetal quanto animal. O homem e o suno so considerados representantes desta classe. O trato gastrointestinal dos onvoros consideravelmente mais longo do que o dos carnvoros. Nos animais carnvoros e onvoros, a digesto basicamente qumica (enzimtica). O suno adulto, em condies de campo, pode ter um pouco de digesto microbiana. Nos herbvoros a digesto microbiana e enzimtica.

3. SISTEMA DIGESTRIO DOS ANIMAIS Compreende o aparelho digestrio (tambm chamado de trato gastrointestinal), todos os rgos, desde a boca at o nus e algumas glndulas acessrias como as glndulas salivares, fgado e pncreas.

4
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

De uma forma geral o trato gastrointestinal e suas glndulas acessrias tem trs funes fundamentais, nas quais os alimentos so transformadas em substncias simples. So elas: - DIGESTO consiste na quebra do alimentos para que possam ser aproveitados pelo animal. - ABSORO aps quebrados os alimentos so absorvidos pela parede intestinal pelas fezes e excreta. - EXCREO - e os resduos no aproveitados eliminados. De acordo com sistema digestrio os animais podem ser considerados como monogstricos ou ruminantes. - Monogstricos: so os animais no ruminantes que apresentam um estmago simples (mono=1 gastrico= digesto), com uma capacidade de armazenamento pequena e portanto o fornecimento de alimentos deve ser constante. Existem monogstricos carnvoros como o co e o gato; herbvoros como o coelho e o cavalo; e onvoros como as aves e os sunos. - RUMINANTES: so mamferos herbvoros que possuem vrios compartimentos gstricos, por isso tambm denominados de poligstricos. O estmago dos ruminantes possuem quatro compartimentos o rmen, retculo, omaso e abomaso. O termo ruminantes vem do fato destes animais ruminarem, isto , ingerem rapidamente o alimento e aps um perodo eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde ele de novo mastigado e deglutido.

3. SISTEMA DIGESTRIO DOS MONOGSTRICOS

3.1.1 Sistema digestrio dos sunos O sistema digestrio dos sunos composto pela boca, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus. Possui ainda como acessrios os dentes, glndulas salivares, fgado e pncreas.

- Boca: contm quatro grupos acessrios:


1. Lbios so responsveis pela apreenso do alimento; 2. Lngua responsvel pela apreenso, mistura e deglutio do alimento alm do sentido do gosto;
5
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

3. Dentes - so responsveis apreenso e mastigao: 4. Glndulas salivares - trs pares de glndulas que secretam a saliva que serve para umedecer o alimento e facilitar o processo digestivo. A saliva tambm possui a enzima amilase salivar qua auxilia no processo de digesto de carboidratos.

FIGURA 1. Sistema digestrio dos sunos.

- Esfago: Responsvel pelas ondas peristlticas, ou seja, movimento muscular que leva
o alimento at o estmago. - Estmago: um rgo digestrio oco, em forma de pra. Estoca por algum tempo e tritura mediante contraes musculares, o alimento ingerido. Secreta o suco gstrico tambm conhecido como cido clordrico que auxilia na digesto das protenas do alimento. - Intestino delgado: um rgo subdivido em trs sees: duodeno, jejuno e leo. Embora se pense que o processo digestivo ocorre no estmago, a maioria dos nutrientes sero digeridos e absorvidos nas suas diferentes pores do intestino delgado. - Intestino grosso: composto pelo ceco, clon e reto. O ceco e clon normalmente ser bem desenvolvido em monogstricos herbvoros como o cavalo e coelho. O intestino grosso considerado como cmara de fermentao microbiana, pos nesta poro do

6
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

intestino tem uma grande quantidade de microrganismos que realizam a digesto dos alimentos fibrosos e sntese de vitaminas K e algumas do complexo B. Tambm nesta poro do intestino ocorrer a reabsoro da gua dos alimentos e formao das fezes. Com relao s glndulas acessrias temos ainda: - O fgado contribui para a sntese de bile, necessria emulsifico das gorduras e absoro de compostos lipossolveis. No metabolismo o rgo que centraliza toda a utilizao dos nutrientes absorvidos no trato digestivo. - O pncreas que produz bicarbonato que tem a funo de diminuir a acidez dos alimentos que vem do estmago e enzimas que iro atuar no processo digestivo de protenas, lipdeos e carboidratos.

3.1.2 Sistema digestrio das aves FIGURA 2. Sistema digestrio das aves.

Apesar de tambm serem monogstricos, as aves apresentam uma srie de diferenas anatmicas de trato gastrointestinal em relao aos sunos. As aves possuem bico, ao invs de boca e dentes nos sunos, o que modifica o hbito alimentar. No esfago das aves aparece o papo ou inglvio que tem a funo de armazenamento, j que o estmago tem pequena capacidade de reter alimentos em
7
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

relao aos sunos. Diferente dos demais monogstricos, a aves apresentam dois estmagos: - O proventrculo ou estmago glandular que produz cido clordrico e faz a digesto qumica. - A moela ou estmago mecnico que tem a funo de triturar os alimentos uma vez que as aves no possuem dentes. O intestino delgado e intestino grosso so semelhantes ao dos sunos. No entanto as aves possuem um ceco bipartido. O clon suno tem maior capacidade relativa do que o das aves e se liga diretamente ao nus. Nas aves esta ligao feita no rgo misto chamado de cloaca.

3.1.3 Particularidades do sistema digestrio dos eqinos e coelhos

Os eqinos e coelhos so monogstricos herbvoros. Dessa forma, conseguem fazer uma boa digesto dos alimentos fibrosos como as forragens verdes (capins e leguminosas) e as forragens secas (fenos) quando comparado ao processo digestivo de fibras obtido pelas aves e sunos. Essa melhor digestibilidade das fibras atribuda ao fato destes animais possurem o intestino grosso desenvolvido o que propicia um maior desenvolvimento da flora microbiana neste rgo. esta flora que ir atuar sobre as fibras alimentares tornando-as compostos nutricionais disponveis aos animais. Os coelhos apresentam o ceco bem desenvolvido, enquanto que nos eqinos a poro do intestino grosso mais desenvolvida o clon.

8
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

FIGURA 4. Sistema digestrio das coelhos.

FIGURA 5. Sistema digestrio das equinos.

4. SISTEMA DIGESTIVO DOS RUMINANTES Compreendem os animais ruminantes: os bovinos, os carneiros, as cabras, os veados etc...
9
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

O sistema digestrio dos ruminantes, assim como dos monogstricos composto pela boca, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, anus e glndulas acessrias. No entanto, o estomago do ruminantes dividido em quatro pores: rmen, retculo, omaso e abomaso.

FIGURA 6. Estmago dos ruminantes.

Os bovinos possuem limitao no movimento dos lbios e por isso que estes animais utilizam-se de movimentos com a lngua para apreender os alimentos. Os carneiros possuem movimentao apenas no lbio superior e isso favorece a apreenso dos alimentos com os lbios e dentes. Por este motivo estes animais conseguem pastejar o pasto mais baixo que os bovinos, podendo-se em sistemas agroecolgicos de produo associar as duas espcies em uma mesma rea de pastejo, ou em rotao, tendo-se ainda como vantagem uma reduo na infestao por verminoses. Cada poro do estmago dos ruminantes possuem funes especficas:
10
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

- RMEN RETCULO: O rmen preenche quase que totalmente a metade esquerda da cavidade abdominal. O rmen e o retculo so considerados cmaras fermentativas, pois nele que vivem milhares de microrganismos que vivem em simbiose com o animal hospedeiro. Estes microrganismos utilizam os alimentos que ali chegam como substrato alimentar, tirando deles os nutrientes necessrios para sua multiplicao e crescimento e em troca liberam energia na forma de cidos graxos volteis que so absorvidos em grande quantidade pela parede ruminal. A parede do rmen revestida por uma mucosa coberta de papilas ligeiramente chatas, que lhe conferem o aspecto de toalha felpuda. - OMASO: um rgo que tem grande capacidade absoro e permite reciclagem de gua e minerais como sdio e potssio e tambm rgo de passagem para o abomaso -ABOMASO: O abomaso, conhecido tambm por coalheira o nico estmago verdadeiro, ou seja, onde ocorre a secreo de suco gstrico, e onde se processa a digesto propriamente dita. De forma alongada, est situado direita do rmen e repousa sobre o abdmen, logo atrs do retculo. O coalho, utilizado na fabricao de queijos, nada mais que o suco gstrico de cabritos, cordeiros ou bezerros em aleitamento.

11
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

5. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS BERTECHINI, A. G. . NUTRIO DE MONOGSTRICOS. 1. ed. LAVRAS: Editora UFLA, 2006. v. 1. 302 p. COLGIO SO FRANCISCO. SISTEMA DIGESTIVO DOS RUMINANTES. Disponvel em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/ruminantes/sistema-digestivo-dosruminantes.php. Acessado em: 03/10/2008. LANA, R.P. NUTRIO E ALIMENTAO ANIMAL (mitos e realidades). Viosa: UFV, 2005. 344 p.

12
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

S-ar putea să vă placă și