Sunteți pe pagina 1din 5

Canto I Proposio Sntese Na proposio, o poeta pretende exaltar: -As armas e os bares assinalados, ou seja, todos aqueles homens

cheios de coragem que descobriram, por mares nunca dantes navegados, novas terras, indo mais longe do que aquilo que algum podia esperar de seres no divinos, Mais do que prometia a fora humana. -Daqueles Reis que foram dilatando, ou seja, os reis que contriburam para que a f crist se espalhasse por terras que foram sendo descobertas, alargando assim o Imprio Portugus. -E aqueles que por obras valerosas, ou seja, todos os que so dignos de serem recordados pelos feitos hericos cometidos em favor da ptria e que, por isso, nem mesmo a morte os pode votar ao esquecimento, Se vo da lei da Morte libertando pois foram imortalizados. Para tal compara os feitos dos portugueses aos de Ulisses, heri da Odisseia de Homero e aos de Eneias, o troiano que, na Eneida de Virglio, chegou ao Lcio e fundou Roma. A proposio funciona como uma apresentao geral da obra, uma sntese daquilo que o poeta se prope fazer. Propor significa precisamente apresentar, expor, anunciar, mostrar. O poeta mostra aquilo que pretende ao escrever a epopeia: Cantando espalharei por toda a parte. O verbo cantar tem aqui o sinnimo de exaltar, enaltecer ou celebrar

.Atravs da poesia, se tiver talento para isso, tornarei conhecidos em todo o mundo os homens ilustres que fundaram o imprio portugus do Oriente os reis, de D. Joo I a D. Manuel ,que expandiram a f crist e o imprio portugus todos os portugueses dignos de admirao pelos seus feitos.

Anlise Exerccios:

1. Cames refere alguns heris da Antiguidade que so muito famosos. Identifica-os associando as expresses respectiva figura:

a) sbio grego

Aquiles, heri da Ilada de Homero Eneias, heri da Eneida de Virglio

b) troiano

Ulisses, heri da Odisseia de Homero

2. Rel os versos: E aqueles que por obras valerosas Se vo da lei da Morte libertando. 2.1. Explica, seleccionando a resposta correcta, o sentido dos versos.

a) Os que por terem realizado grandes obras se tornam imortais, ou seja, conhecidos para sempre b) Os que por terem desenvolvido grandes obras se tornam imortais, isto , jamais morrem.

3. Atenta nas seguintes formas verbais da 3 estrofe e indica, associando coluna da direita, o tempo verbal em que se encontram.

cessem cale-se cesse

Pretrito Imperfeito do Conjuntivo Imperativo Presente do Conjuntivo

Apesar de estarem no Presente do Conjuntivo, as trs formas transmitem a ideia de ordem (Imperativo). Para o poeta, os feitos dos outros heris at agora venerados no tm comparao com os dos portugueses que merecem, por isso, ser dignificados Que outro valor mais alto se alevanta. A nvel da estrutura interna, a obra apresenta quatro planos narrativos que orientam a aco: - Plano da Viagem: refere-se narrao da viagem de Lisboa at ndia, com a partida de Belm, a paragem em Melinde e a chegada a Calecut.

- Plano da Histria: refere-se aos momentos em que se apresentam factos da Histria de Portugal. - Plano dos Deuses: tambm chamado mitolgico pela interveno dos deuses na aco, facilitando e complicando a viagem. - Plano do Poeta: refere-se s consideraes pessoais que o poeta tece e que deveriam ser em nmero reduzido.

4. Os quatro planos narrativos que orientam a aco esto presentes desde o incio. Associa o plano ao verso correspondente. a) Plano da Viagem b) Plano da Histria c) Plano dos Deuses d) Plano do Poeta Cantando espalharei por toda a parte A quem Neptuno e Marte sempre obedeceram Daqueles Reis que foram dilatando Por mares nunca dantes navegados

5. Rel com ateno a terceira estrofe e repara na expresso peito ilustre Lusitano. Explica a metonmia presente nessa expresso, seleccionando o respectivo significado. a)os povos ibricos b)os alemes c)o ilustre povo Lusitano A metonmia a substituio de uma palavra por outra com a qual ela est intimamente relacionada. Por exemplo, na frase Vamos ler Cames h uma metonmia, porque de facto o que vamos ler uma obra de Cames.Ametonmia uma figura de estilo do nvel semntico que consiste em designar uma realidade por meio de outra realidade relacionada com a primeira, por contiguidade ou proximidade. Exemplo (Ferreira de Castro, Emigrantes): "Borges interrompeu, com voz triste e cptica: difcil... muito difcil... Quase ningum l. O pas analfabeto." (o pas: as pessoas do pas).

Invocao

E vs, Tgides minhas, pois criadoTendes em mi um novo engenho ardente,Se sempre, em verso humilde, celebrado Foi de mi vosso rio alegremente, Dai-me agora um som alto e sublimado,Um estilo grandloco e corrente, Por que de vossas guas Febo ordeneQue no tenham enveja s de Hipocrene . Dai-me uma fria grande e sonorosa, E no de agreste avena ou frauta ruda ,Mas de tuba canora e belicosa,Que o peito acende e a cor ao gesto muda. Daime igual canto aos feitos da famosaGente vossa, que a Marte tanto ajuda;Que se espalhe e se cante no Universo,Se to sublime preo cabe em verso.

Invocar

significa

apelar, pedir, suplicar.

Nestas estrofes, Cames dirige-se s

Tgides

, as

ninfas do Tejo

, pedindo-lheque o ajudem a cantar os feitos dos portugueses de uma forma

sublime

Dai-me agora um som alto e sublimado,Um estilo grandloco e corrente,

Tratando-se de um pedido, a Invocao assume a forma de discurso persuasivo,onde predomina a

funo apelativa da linguagem

e as marcas caractersticas dessetipo de discurso o

vocativo

e os verbos no modo

imperativo

- determinam a estruturado texto:

E vs, Tgides minhas, (...) Dai-me (...) Dai-me (...) Dai-me (...)

S-ar putea să vă placă și